Anda di halaman 1dari 29

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO

Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Regime diferenciado de contrataes pblicas (RDC): Regras no mais exclusivas para licitaes e contratos relacionados Copa do Mundo e Jogos Olmpicos
* Srgio Ciquera Rossi * Srgio de Castro Jr.

H cerca de dois anos, algumas consideraes iniciais eram lanadas sobre o ento novel regime diferenciado de contrataes pblicas (RDC) que se desenhava no cenrio jurdico nacional.

Aprovado na Cmara dos Deputados, no Senado Federal e aguardando sano da Presidncia da Repblica, em junho de 2011, quando ainda se tratava de Projeto de Lei de Converso MP 527/11, o RDC foi por ns superficialmente analisado. A despeito de no ter logrado xito nas primeiras tentativas1, o projeto finalmente prevaleceu, restando convertido na Lei n 12.462, de 04 de agosto de 2011.

Ocorre, entretanto, que, apesar de ainda incipiente, o RDC j sofreu profunda mutao: alteraes na mencionada norma legal, promovidas em julho e dezembro de 2012, estenderam sobremaneira o alcance do regime que nascera especfica e exclusivamente para determinados eventos esportivos de envergadura internacional.

Identificar e avaliar o reflexo dessas mais recentes modificaes o escopo do presente artigo.

Antes da converso em lei, houve quatro tentativas frustradas do governo, nas MPs ns 489/10 (que perdeu validade por no ter sido votada no prazo constitucional), 503/10, 510/10 e 521/10.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

CONCEITO, ORIGEM E OBJETIVOS DO RDC

O RDC consiste em procedimento distinto daquele adotado pela Lei Federal n 8.666/93 Lei Geral de Licitaes, eis que concebido para reger certames e contratos necessrios realizao da Copa das Confederaes FIFA 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olmpicos e Paraolmpicos 2016.

O novo modelo enfrentou, desde o incio, duras crticas por parte de seus opositores, sobretudo por restar inserido em diploma que trata tambm de assuntos absolutamente estranhos ao tema (tal como regras voltadas aviao civil), bem como por ter sido desenhado a partir de medida provisria, e no lei, o que estaria a contaminar o estatuto desde o seu nascimento.

Nesse sentido, o Ministrio Pblico Federal (MPF), ao examinar o Projeto de Lei de Converso da MP 521/2010, (que antecedeu a MP 527/2011), j se posicionara contrrio ao RDC, valendo-se, dentre outros argumentos, do entendimento de que teria havido afronta ao art. 22, XXVII e art. 37, XXI, ambos da Constituio Federal, os quais estabelecem o dever da legislao federal regulamentar, a ttulo de norma geral, as licitaes e contrataes pblicas, e que a aplicao do RDC aos contratos necessrios realizao da Copa e das Olimpadas seria uma clusula intoleravelmente aberta, pois estaria conferindo ao Poder Executivo o poder de definir ou escolher, com base em critrio de elevado subjetivismo, o regime jurdico das licitaes pblicas, poder esse de regncia normativa que exclusivamente do legislador, intransfervel e indelegvel ao Poder Executivo, ao contrrio do que pretendia o projeto.

Assim, para o Grupo de Trabalho do MPF que acompanhava o andamento do RDC, nele havia violao dos princpios constitucionais da Administrao Pblica, na medida em que estaria a atentar contra a isonomia ao admitir a aplicao de regimes 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

jurdicos dspares para contrataes similares, sujeitando-se exclusiva e subjetiva deciso da Administrao Pblica em determinado momento; tambm estaria a gerar violao da moralidade administrativa, porque a lei s viria a chancelar e no limitar a atividade arbitrria do Administrador.

Alm desses aspectos, houve, ainda, diversas outras crticas tecidas pelo rgo ministerial federal, tais como: adoo de regime denominado contratao integrada, no caso de obras e servios de engenharia, os quais ficam livres da exigncia de apresentao de projeto bsico e de projeto executivo nos termos da legislao geral em vigor (art. 7, Lei 8.666/93); inadequada adoo obrigatria do critrio de julgamento tcnica e preo sem a prvia definio das obras e servios de engenharia; adoo de critrio de julgamento maior retorno econmico conjugado com a criao de novo tipo contratual, o denominado contrato de eficincia, conflitando com o princpio constitucional da impessoalidade e afastando-se da necessria objetividade nas licitaes pblicas.

No mbito poltico, o RDC tambm enfrentou resistncia da oposio poca da tramitao do projeto.

Para o deputado Duarte Nogueira, o texto ideal deveria suprimir o regime de contratao integrada, que chamou de cheque em branco; uma das principais inovaes do RDC, esse regime de contratao torna a empresa contratada tambm responsvel pela elaborao dos projetos bsico e executivo, alm da realizao do objeto. como dar uma folha em branco para um pedreiro. Isso vai abrir uma margem de insegurana jurdica jamais vista no nosso pas, disse o ento lder do PSDB.

O lder do PPS poca, deputado Rubens Bueno, alertou para o fato de que todos os especialistas em licitaes, inclusive do TCU, entendiam que a modificao seria danosa ao interesse pblico. Agora vamos atropelar a lei, porque faltou capacidade e competncia do governo para comear a tempo as obras da Copa?, questionou. 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), em dada ocasio, lembrou que o governo sabia h 20 meses que as Olimpadas sero realizadas no Brasil, e a Copa foi anunciada h 44 meses, portanto no haveria necessidade de rasgar a atual Lei de Licitaes (8.666/93).

L em Minas no temos atrasos, e tudo foi feito com a legislao vigente. O Mineiro o estdio mais avanado, e estamos competindo pela abertura da Copa, acrescentou, poca, o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).

Os deputados governistas, por seu turno, defenderam o RDC.

O relator da MP, deputado Jos Guimares (PT-CE), considerou que o RDC moraliza o processo licitatrio: " o melhor remdio para dar mais transparncia, mais celeridade e modernizar alguns dos aspectos da lei. Ao estabelecermos regras e normas de conduta, ns estamos dizendo ao setor privado: 'Vocs vo participar, mas tero inteira responsabilidade do incio at o final da obra', interditando os interminveis aditivos que as empreiteiras muitas vezes fazem. Essa contratao integrada moraliza alguns dos aspectos da lei", destacou. Para o ento lder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), a oposio se esquece de que todas as obras de transportes e infraestrutura que sero feitas podero se beneficiar dos procedimentos previstos nas novas regras que, segundo afirmou, somam a melhor experincia internacional em contrataes e da atual Lei do Prego (Lei Federal n 10.520/02), ressaltando que o Tribunal de Contas da Unio (TCU), a Controladoria Geral da Unio (CGU) e a Advocacia Geral da Unio (AGU) concordam com a nova lei: No h relaxamento nem flexibilizao da Lei 8.666. Se o prefeito quiser us-la, poder, mas vamos dar aos nossos governantes o melhor instrumento de contrataes, disse.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Por sua vez, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) apresentou emenda para que esse regime de contratao especial fosse usado para todas as licitaes, apelando para o fato de que o pas precisa ainda mais de hospitais e escolas: Se esse regime to bom, por que no us-lo para todos? A Lei 8.666 cumpriu seu momento, mas fazer apenas para algumas situaes um regime diferenciado vai ficar mal explicado, argumentou. A despeito das divergncias tcnicas e polticas, o fato que o Plenrio da Cmara concluiu, aos 28.06.20112, a votao da MP n 527/11, restando rejeitados todos os destaques da oposio, tendo a matria seguido para o Senado Federal, onde, aos 06.07.2011, sob a denominao Projeto de Lei de Converso (CN) n 17/2011, restou aprovada, tendo sido remetida sano Presidencial aos 18.07.2011 e convertendo-se na Lei Federal n 12.462, de 04 de agosto de 2011. Quanto a seus objetivos, pode-se dizer que o RDC foi criado com o propsito de ampliar a eficincia nas contrataes pblicas destinadas realizao de determinados eventos esportivos, tornando-as mais cleres e desburocratizadas, devendo sua adoo constar de forma expressa dos instrumentos convocatrios, j que, via de regra, resultar no afastamento de normas contidas na Lei Federal n 8.666/93.

INOVAES TRAZIDAS PELO RDC Algumas das principais regras introduzidas pelo RDC j foram bastante discutidas pelos especialistas, podendo ser sintetizadas no seguinte quadro comparativo entre o referido regime e a Lei Geral de Licitaes3:

RDC

Lei 8.666/93

2 3

Conforme informou, poca, a Agncia Cmara de Notcias (http://www2.camara.gov.br/agencia/). http://www2.camara.leg.br/agencia/flash/130d311a0a7.swf

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

CONTRATAO INTEGRADA Permite que todas as etapas de uma obra sejam contratadas com uma nica empresa, que far os projetos bsico e executivo e realizar a obra, entregando-a pronta para a administrao. No prev esse tipo de contrato. Os projetos bsico e executivo devem ser feitos por empresas diferentes. O Regulamento do Procedimento Licitatrio Simplificado da Petrobras (Decreto 2.745/98) j permite a contratao integrada.

REMUNERAO VARIVEL Na contratao de obras e servios, inclusive de engenharia, a contratada poder receber uma remunerao varivel vinculada ao desempenho. Esse nus ser definido com base em metas, padres de qualidade, critrios de sustentabilidade ambiental e prazo de entrega definidos no edital e no contrato. No prev esse bnus. A Petrobras j o usa para contratos que envolvem vrias empresas quando a licitao impossvel por falta de competitividade, mas tambm so previstas penalidades por atrasos.

INVERSO DE FASES O regime prev que a fase de habilitao (exigncia de documentos e outras obrigaes legais) ocorra depois do julgamento das propostas e somente seja cobrada do licitante vencedor. A habilitao ocorre antes do julgamento das propostas e feita para todos os concorrentes. Segundo seu regulamento especfico, a Petrobras pode dispensar os documentos da habilitao se o licitante possuir um certificado de registro em seu cadastro.

PARCELAMENTO E CONTRATAO SIMULTNEA Permite o parcelamento do objeto a licitar, No prev a possibilidade de fracionar o inclusive em servios de engenharia, assim objeto ou sua execuo. A Petrobras pode

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

como a contratao de mais de uma empresa fracionar o objeto, mas a modalidade de para executar um mesmo servio (exceto de licitao deve seguir o valor global do objeto antes desse fracionamento. engenharia).

FASE NICA DE RECURSOS O regime estipula uma fase nica de recurso aps a habilitao do vencedor. A inteno de apresent-lo deve ser manifestada imediatamente, mas o prazo continua ser o atual, de cinco dias teis. Igual prazo tero empresas que quiserem apresentar contraargumentos. A lei prev o efeito suspensivo do recurso nas fases de habilitao e de julgamento das propostas. A fase seguinte somente pode ocorrer depois de julgado o recurso anterior.

PR-QUALIFICAO criada a pr-qualificao permanente e um regulamento estabelecer as condies em que a administrao poder fazer uma licitao restrita aos pr-qualificados. A lei permite a pr-qualificao de licitantes na modalidade de concorrncia sempre que o objeto da licitao recomende maior anlise de qualificao tcnica dos interessados.

PROPOSTA VENCEDORA No caso do vencedor da licitao no querer Permite apenas convocar os licitantes assinar o contrato e os demais classificados remanescentes para assinar o contrato nas no aceitarem assin-lo nas condies mesmas condies propostas pelo primeiro ofertadas pelo vencedor, a administrao classificado. poder usar os preos dos outros classificados, desde que no sejam superiores ao oramento estimado para a contratao. Sobre esses e outros aspectos, e a par da eventual

inconstitucionalidade do RDC, tal como defendido, dentre outros, pelo MPF, registramos na concluso deste estudo aquelas que foram as nossas primeiras impresses quando do exame do Projeto de Lei de Converso. 7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Alis, naquela primeira anlise, trouxemos reflexo alguns aspectos que, a despeito de tantas crticas, poderiam ser considerados positivos no que diz respeito ao que acabou ficando conhecido como oramento sigiloso4, j que a ausncia de prvia disponibilizao do oramento elaborado pela Administrao evita que as empresas superestimem seus preos, caso verifiquem que o ente promotor do certame est disposto a pagar valores superiores queles efetivamente viveis, uma vez que o oramento levantado pela Administrao, conforme a prtica revela, no raro apresenta-se sobremaneira acima dos valores praticados no mercado5.

Finalmente, antes de adentrarmos especificamente no estudo das alteraes promovidas na norma sob exame, pareceu-nos relevante, nesta oportunidade, destacar outro aspecto inovador do RDC que, por um lapso, escapou-nos por ocasio daquela primeira anlise: a previso acerca de amostras.

Trata-se do artigo 7, II, que assim dispe: Art. 7o No caso de licitao para aquisio de bens, a administrao pblica poder: (...) II - exigir amostra do bem no procedimento de pr-qualificao, na fase de julgamento das propostas ou de lances, desde que justificada a necessidade da sua apresentao; Conforme se verifica, a lei que instituiu o RDC inovou ao prever expressamente a possibilidade de se exigir amostras em certames licitatrios.

Art. 6 - Observado o disposto no 3o, o oramento previamente estimado para a contratao ser tornado pblico apenas e imediatamente aps o encerramento da licitao, sem prejuzo da divulgao do detalhamento dos quantitativos e das demais informaes necessrias para a elaborao das propostas.
5

Sobre o assunto, vale conferir ARAUJO, Fabiano de Figueirdo. A verdade acerca do (constitucional) sigilo de oramento no RDC para a Copa do Mundo 2014 e Olmpiadas 2016. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2920, 30 jun.2011. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/19444>. Acesso em: 11 jun. 2013.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Isso porque, at o advento da Lei Federal n 12.462/11, e do Decreto n 7.581/11, que a regulamenta, no havia no ordenamento jurdico brasileiro qualquer previso acerca de apresentao de amostras em procedimentos licitatrios, embora a ampla doutrina e jurisprudncia j viessem acolhendo essa possibilidade.

Assim, devido s dificuldades que a Administrao encontrava para definir o objeto pretendido, seja por falta ou excesso de detalhamento no primeiro caso, resultando na aquisio de produtos de pssima qualidade, e no segundo, no direcionamento para determinada marca -, encontrou-se na requisio de amostras uma maneira de contornar este bice, invocando-se, para tanto, o disposto no artigo 43, incisos IV e V, da Lei n 8.666/936 e no artigo 4, VII, da Lei n 10.520/027.

Embora no nos parea que os dispositivos legais supracitados refiram-se especificamente a amostras, at porque fazem meno expressa conformidade das propostas - e no dos produtos oferecidos - com os requisitos estabelecidos no edital, o fato que tal exigncia passou a ser amplamente admitida, no obstante ainda decorram grandes divergncias acerca de qual momento pode ser fixado para a entrega das amostras (antes, durante ou depois da sesso?), quem deve apresent-las (todos os proponentes ou s o vencedor?) e, bem assim, quando e por quem deve ser efetivamente realizada sua anlise. Seja como for, o fato que o RDC vingou, restando introduzido no ordenamento jurdico ptrio, e, a despeito de bastante enfrentado nos meios acadmicos e doutrinrios, s agora comea a se desenvolver na prtica. A esse respeito, embora haja notcias
6

Art. 43. A licitao ser processada e julgada com observncia dos seguintes procedimentos: (...) IV - verificao da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preos, os quais devero ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificao das propostas desconformes ou incompatveis; V - julgamento e classificao das propostas de acordo com os critrios de avaliao constantes do edital;
7

Art. 4 A fase externa do prego ser iniciada com a convocao dos interessados e observar as seguintes regras: (...) VII - aberta a sesso, os interessados ou seus representantes, apresentaro declarao dando cincia de que cumprem plenamente os requisitos de habilitao e entregaro os envelopes contendo a indicao do objeto e do preo oferecidos, procedendo-se sua imediata abertura e verificao da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatrio;

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

de que rgos pblicos do Estado de So Paulo estariam preparando licitao sob a gide do RDC, no se tem conhecimento, at o momento, de efetiva deflagrao de certame dessa natureza, tampouco de deciso do Tribunal de Contas Paulista acerca de referido regime; por outro lado, no mbito federal algumas experincias j foram perpetradas8, conforme se verifica a partir de anlises efetuadas pelo TCU, nos termos dos excertos a seguir transcritos: ACRDO N 1324/2012 TCU Plenrio 1. Processo TC-038.038/2011-0 2. Grupo II - Classe de Assunto V Relatrio de Levantamento de Auditoria 3. Interessado: Tribunal de Contas da Unio (Secob-1) 4. Entidade: Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia Infraero 5. Relator: Ministro Valmir Campelo 6. Representante do Ministrio Pblico: no atuou 7. Unidade Tcnica: Secob-1 8. Advogado constitudo nos autos: no h 9. Acrdo: VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Relatrio de Levantamento de Auditoria realizado pela Secob-1 nas obras no edital de licitao para a contratao de projeto executivo e execuo das obras e servios de engenharia para reforma, ampliao e modernizao do Terminal de Passageiros, adequao do sistema virio de acesso e ampliao do ptio de aeronaves para o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza/CE, objeto dos Planos de Trabalho PT 26.781.0631.10ZB.0023/2011 e PT 26.781.2017.10ZB.0023/2012. ACORDAM os Ministros do Tribunal de Contas da Unio, reunidos em sesso do Plenrio, ante as razes expostas pelo Relator, em: 9.1. determinar a Infraero, com base no art. 250, inciso II, do Regimento Interno do TCU que, nos casos de obras com trmino posterior Copa do Mundo de 2014 ou s Olimpadas de 2016, somente utilize o Regime Diferenciado de Licitaes Pblicas (RDC), conforme o caso nas situaes em que ao menos frao do empreendimento tenha efetivo proveito para a realizao desses megaeventos esportivos, cumulativamente com a necessidade de se demonstrar a inviabilidade tcnica e econmica do parcelamento das fraes da empreitada a serem concludas a posteriori, em atendimento ao disposto nos arts. 1, incisos de I a III; 39 e 42 da Lei 12.462/2011, c/c o art. 23, 1, da Lei 8.666/93; 9.2. determinar Secob-1 que nas prximas fiscalizaes a serem realizadas nos editais dos aeroportos inscritos na matriz de responsabilidades da Copa do Mundo de 2014, avalie o cumprimento do item 9.1 desta deciso;

Experincias de contratao integrada no Governo Federal: DNIT - Ex: BR-163/PA, BR-163-364/MT, BR-262/ES www.dnit.gov.br VALEC - remanescentes da Ferrovia Norte-Sul www.valec.gov.br INFRAERO - Aeroporto de So Jos dos Pinhais www.infraero.gov.br

10

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

9.3. encaminhar Infraero cpia desta deciso, acompanhada do relatrio e do voto que a fundamentam; e 9.4. arquivar o presente processo. 10. Ata n 20/2012 Plenrio. 11. Data da Sesso: 30/5/2012 Ordinria. 12. Cdigo eletrnico para localizao na pgina do TCU na Internet: AC-1324-20/12-P. 13. Especificao do quorum: 13.1. Ministros presentes: Augusto Nardes (na Presidncia), Valmir Campelo (Relator), Walton Alencar Rodrigues, Aroldo Cedraz, Raimundo Carreiro, Jos Jorge e Ana Arraes. 13.2. Ministros-Substitutos presentes: Augusto Sherman Cavalcanti, Marcos Bemquerer Costa, Andr Lus de Carvalho e Weder de Oliveira. As licitaes sob a gide do RDC, quando estabelecerem intervalo mnimo de diferena de valores entre os lances, devem prever mecanismos que cobam a possibilidade de eventual licitante cobrir o menor preo ofertado com desconto irrisrio Relatrio de auditoria em obras no Aeroporto Internacional de Salvador/BA consignou achado referente a procedimento adotado em licitao sob o Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas (RDC), regulamentado pela Lei 12.462/2011. Consoante parecer da unidade tcnica, as disposies do edital estabeleceram intervalo mnimo de valor apenas entre os lances de um mesmo licitante, mas no entre determinado lance e a melhor proposta at o momento, quando ofertada por outro participante. Com isso, licitantes que se utilizassem da prerrogativa de apresentar lances intermedirios (inferiores a sua proposta anterior mas superiores ao menor lance registrado) poderiam, como realmente veio a ocorrer, esperar o momento apropriado para cobrir o menor preo com diferena irrisria (R$ 0,01, no caso concreto), esperando que o concorrente superado desistisse da disputa, pois o novo lance a ser por este apresentado teria que respeitar o intervalo mnimo estabelecido pelo edital (R$ 368.189,12, no caso concreto), o que poderia no ser do seu interesse (como no foi). Diante da situao ftica verificada na licitao em exame e do risco de quebra de isonomia em certames da espcie, o Tribunal, seguindo o voto do relator, expediu recomendao Infraero para que, quando vier a estabelecer um intervalo mnimo de diferena de valores entre os lances, tal qual regrado pelo art. 17, 1, inciso I da Lei 12.462/2011, preveja mecanismos que cobam a possibilidade de eventual licitante que venha sistematicamente ofertando propostas intermedirias de cobrir o menor preo por desconto irrisrio, como, por exemplo, obrigando a apresentao de lances com intervalo mnimo aplicado, tanto com relao s propostas de cada licitante, como tambm com relao melhor proposta, no caso de o lance intentar cobrir o menor preo; no mesmo compasso, foi feita recomendao ao Ministrio do Planejamento e Casa Civil/PR para que estudem a incluso no regulamento do RDC de mecanismos que cobam essa ocorrncia. Acrdo 306/2013-Plenrio, TC 039.089/2012-6, relator Ministro Valmir Campelo, 27.2.2013.

11

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Nas licitaes regidas pelo RDC possvel a abertura do sigilo do oramento na fase de negociao de preos com o primeiro colocado, desde que em ato pblico e devidamente justificado Ainda no mbito da auditoria realizada em obras no Aeroporto Internacional de Salvador/BA, o diretor da unidade tcnica encarregada da instruo do processo apontou possvel quebra de sigilo do oramento na fase de negociao efetuada aps a definio da melhor proposta da fase de lances. A negociao ocorreu porque o menor lance fora significativamente superior ao valor orado. Como o valor final negociado representou desconto irrisrio (0,023%) em relao ao oramento da administrao, a ocorrncia poderia apontar para quebra do sigilo do oramento em benefcio da empresa licitante e em prejuzo obteno de proposta mais vantajosa. O relator considerou no haver elementos materiais mnimos para corroborar a ocorrncia da irregularidade. Considerou tambm que, no obstante o momento da publicao do oramento estar previsto na Lei 12.462/2011 (imediatamente aps o encerramento da licitao, art. 6) e no Decreto 7.581/2011 (imediatamente aps a adjudicao do objeto, art. 9), a questo merece cautela, notadamente por se tratar de novidade em matria licitatria, pois existem situaes em que no vislumbro como manter, de modo judicioso e a estrito rigor, o sigilo na fase de negociao. Aps apresentar situaes hipotticas para corroborar seu entendimento, concluiu: para se fazer valer a real possibilidade de negociar, desde que em ato pblico e devidamente justificado, no vejo, em princpio, reprovabilidade em abrir o sigilo na fase de negociao. O Tribunal, ento, endossou o entendimento do relator quanto a essa questo. Acrdo 306/2013-Plenrio, TC 039.089/2012-6, relator Ministro Valmir Campelo, 27.2.2013. Acerca da adoo do RDC, destaca-se o DNIT Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, que, em sua pgina na internet 9, noticia que o responsvel pela realizao do maior nmero de licitaes por meio do RDC na Administrao Federal:

DNIT APRESENTA EXPERINCIA EXITOSA DO RDC AO TCU E CGU Autarquia publicou 73 editais e assinou 30 contratos na modalidade Responsvel pela realizao do maior nmero de licitaes pelo Regime Diferenciado de Contrataes RDC na Administrao Federal, o DNIT apresentou sua experincia, nesta quinta-feira (07/02), a representantes do Tribunal de Contas da Unio TCU, Controladoria Geral da Unio CGU e Ministrio do Planejamento. O diretor executivo da Autarquia, Tarcsio Gomes de Freitas, citou como principais vantagens desta modalidade, em relao concorrncia tradicional, a significativa reduo de prazo, disputa de preo e interesse das empresas em estudar mais profundamente os projetos.
9

http://www.dnit.gov.br/noticias/dnit-apresenta-experiencia-exitosa-do-rdc-ao-tcu-e-cgu

12

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

O RDC agiliza a contratao de empreendimentos importantes para a infraestrutura nacional, comentou. Entre a abertura da licitao e a homologao de resultados, uma concorrncia pblica demora, em mdia, 285 dias enquanto pelo RDC este prazo reduzido a 79 dias, em mdia. Uma licitao realizada pelo Prego demora, em mdia, 46 dias. Lembrando que a legislao relativa ao RDC sintetizou pontos existentes em outras leis, o diretor executivo destacou ainda a existncia de uma nica fase recursal e a inverso de fases da licitao. Desde o incio das discusses sobre a extenso do RDC para as obras integrantes do Programa de Acelerao do Crescimento PAC, o DNIT se preparou para trabalhar com esta modalidade, antes restrita s contrataes de obras para Copa do Mundo e Olimpadas. Formou equipes que estudaram profundamente a matria e vem discutindo permanentemente sua utilizao. At o momento, foram publicados 48 editais de licitao pelo RDC para obras de manuteno estruturada, o chamado Crema 2 etapa, e 25 editais de grandes obras. Deste total, 30 contratos j foram assinados, no valor de R$ 6,1 bilhes. O xito nos certames correspondeu a 92%. Durante sua exposio, Tarcsio Freitas esclareceu as dvidas levantadas pelos presentes, a exemplo do dimensionamento e capacitao das equipes tcnicas, critrios para definio das obras e estruturao da Autarquia em relao ao controle necessrio. Vai haver um fortalecimento dos quadros no que diz respeito prtica da engenharia o DNIT voltar a ser referncia na engenharia rodoviria, declarou. Acrescentou ainda que a preocupao com o controle est estampada no planejamento estratgico, seguido de forma ortodoxa, incluindo a melhoria da fiscalizao. MODIFICAES QUE AMPLIAM O ALCANCE DO RDC

Conforme antes dito, o RDC constitui-se num novo regimento licitatrio, introduzido em nosso ordenamento pela Lei Federal n 12.462/2011, regulamentada pelo Decreto n 7.581/2011, inicialmente institudo para atender exclusivamente s licitaes e contratos necessrios realizao:

I.

dos Jogos Olmpicos e Paraolmpicos de 2016;

II.

da Copa das Confederaes da Federao Internacional de Futebol Associao FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014, restringindo-se, no caso de obras pblicas, s constantes da matriz de responsabilidades celebrada entre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios; 13

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

III.

de obras de infraestrutura e de contratao de servios para os aeroportos das capitais dos Estados da Federao distantes at 350 km das cidades sedes dos jogos mundiais acima referidos.

Entretanto, e no obstante tal previso ainda persistir no artigo 2 do Decreto n 7.581/201110, a Lei Federal n 12.462/2011 foi alterada pelas leis 12.688, de 2012, 12.745, de 2012 e 12.722, de 2012.

Tais modificaes basicamente trataram de incluir no artigo 1 da lei instituidora do RDC os incisos IV e V, bem assim o 3, nos seguintes termos: Art. 1o institudo o Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas (RDC), aplicvel exclusivamente s licitaes e contratos necessrios realizao: (...) IV - das aes integrantes do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) (Includo pela Lei n 12.688, de 2012)

V - das obras e servios de engenharia no mbito do Sistema nico de Sade - SUS. (Includo pala Lei n 12.745, de 2012)

(...) 3o Alm das hipteses previstas no caput, o RDC tambm aplicvel s licitaes e contratos necessrios realizao de obras e servios de engenharia no mbito dos sistemas pblicos de ensino. (Includo pela Lei n 12.722, de 2012)

10

Art. 2o O RDC aplica-se exclusivamente s licitaes e contratos necessrios realizao: I - dos Jogos Olmpicos e Paraolmpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olmpicos a ser definida pela Autoridade Pblica Olmpica - APO; II - da Copa das Confederaes da Fedration Internationale de Football Association - FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014, definidos em instrumento prprio pelo Grupo Executivo da Copa do Mundo FIFA 2014 - GECOPA, vinculado ao Comit Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014 - CGCOPA; e III - de obras de infraestrutura e contratao de servios para os aeroportos das capitais dos Estados distantes at trezentos e cinquenta quilmetros das cidades sedes das competies referidas nos incisos I e II do caput. Pargrafo nico. (grifei)

14

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Ante tais inseres, possvel inferir que o RDC, diferentemente de sua original concepo, agora se destina no s a projetos voltados Copa das Confederaes 2013, Copa do Mundo 2014 e Jogos Olmpicos 2016, mas tambm aplicvel s aes integrantes do PAC, s obras e servios de engenharia no mbito do SUS e s obras e servios de engenharia no mbito dos sistemas pblicos de ensino.

AES INTEGRANTES DO PAC Segundo o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto11, o PAC Programa de Acelerao do Crescimento, institudo pelo Decreto n 6.025, de 22 de janeiro de 2007, representa um novo modelo de planejamento, gesto e execuo do investimento pblico.

Articular projetos de infraestrutura pblicos e privados e medidas institucionais para aumentar o ritmo de crescimento da economia, modernizar a infraestrutura, melhorar o ambiente de negcios, estimular o crdito e o financiamento, aperfeioar a gesto pblica e elevar a qualidade de vida da populao so alguns dos objetivos do PAC.

Busca tal programa ser um instrumento de incluso social e de reduo das desigualdades regionais, mediante aes e obras que gerem empregos garantidores de renda para a populao.

A primeira etapa do PAC foi lanada no ano de 2007, pelo ento Presidente Lula, e encerrou-se em dezembro de 2010; a segunda etapa, denominada PAC 2, foi lanada ainda no seu mandato, em maro de 2010, para ser desenvolvida a partir de 2011, sob o comando da Presidente Dilma, estando previsto para o perodo de 2011 a 2014, sendo
11

http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?cat=500&sub=677&sec=62

15

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

que, em relao ao PAC 1, houve um crescimento no valor dos investimentos: no primeiro ciclo, a previso foi de R$ 657 bilhes e, agora, no PAC 2, os investimentos somam R$ 955 bilhes at 2014 (dos quais, at 31/12/2011, conforme o 3 Balano do PAC, j teriam sido executados R$ 204,4 bilhes).

Para uma perfeita compreenso dessa nova possibilidade de adoo do RDC, impende identificar as reas de atuao do PAC.

Segundo o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, o PAC est estruturado em seis eixos distintos, a saber: - Transportes: Rodovias, Ferrovias, Portos, Hidrovias, Aeroportos e Equipamentos para estradas vicinais; - Energia: Gerao de Energia Eltrica, Transmisso de Energia Eltrica, Petrleo e Gs Natural, Refino e Petroqumica, Fertilizantes e Gs Natural, revitalizao da Indstria Naval, Combustveis Renovveis; - Cidade Melhor: Saneamento, Preveno em reas de Risco, Mobilidade Urbana, Pavimentao. - Comunidade Cidad: Unidade Bsica de Sade (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Creches e Pr-escolas, Quadras Esportivas nas Escolas, Praas dos Esportes e da Cultura. - Minha Casa, Minha Vida: Programa Minha Casa Minha Vida, Urbanizao de Assentamentos Precrios, Financiamento Habitacional (SBPE). - gua e Luz para Todos: Luz para Todos, gua em reas Urbanas, Recursos Hdricos.

16

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Ante a previso legal contida no artigo 1, inciso IV, da Lei do RDC, seria fcil chegar concluso de que toda e qualquer licitao voltada para as reas de atuao acima identificadas agora pode valer-se do regime diferenciado de contrataes pblicas.

Entretanto, para uma legtima opo pelo RDC, parece-nos imprescindvel restar plenamente evidenciado que se trata de contrato efetivamente amparado em recursos provenientes do PAC.

Isso porque no haveria razoabilidade na admisso do RDC em licitaes e contratos que, embora voltados a objetos e aes descritos no PAC, no so por ele financiados.

Exemplo: no basta, para a adoo do RDC, que o Municpio intente uma obra de pavimentao (atividade prevista no PAC, inserida na rea de atuao cidade melhor); preciso que a referida ao seja efetivamente custeada com recursos provenientes do PAC.

Alis, faz-se aqui uma crtica forma adotada pelo legislador para a insero dessa nova hiptese de adoo do RDC.

No se afigura uma boa soluo mencionar o PAC como o referencial para as atividades aptas a serem perseguidas por meio do novo regime.

O fato de se tratar de um programa de governo, poltico, portanto, confere ao PAC a possibilidade de ser, a qualquer tempo, alterado, conforme a convenincia do Governo.

17

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Desse modo, de se concluir que eventual alterao, redutiva ou ampliativa, nas reas de atuao do PAC deciso que se insere no mbito do poder discricionrio do Administrador acarretaria, ainda que indiretamente, modificao das hipteses de adoo do RDC, revestindo-se tal medida de poder normativo, que, de rigor, deveria ficar adstrito ao mbito da lei em sentido estrito.

Mais que isso: nada impede que numa futura transio de governo deixe-se de adotar o PAC como forma de alcanar os objetivos a que ele se destina; nesse caso, a descontinuao do programa, ou at mesmo sua substituio por outro, tornaria letra morta a previso legal em comento.

Em outras palavras, dizer que, ao menos nesse especfico aspecto, o alcance do RDC fica merc da vontade do Executivo.

Por tais razes, melhor teria sido se, ao invs de referir-se a aes integrantes do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), a norma legal mencionasse, expressa e especificamente, quais as aes sujeitas ao diferenciado regime.

OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA NO MBITO DO SUS

Dentre as novas possibilidades de adoo do RDC, inserem-se tambm as obras e servios de engenharia no mbito do Sistema nico de Sade SUS.

Segundo o Manual de Orientaes para Contratao de Servios no Sistema nico de Sade


12

, produzido pelo Ministrio da Sade, a contratao de tais

12

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=obras%20e%20servi%C3%A7os%20no%20%C3%A2mbito%20do%20sus&source=web&cd=6&v ed=0CEIQFjAF&url=http%3A%2F%2Fportalses.saude.sc.gov.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid %3D2689%26Itemid%3D82&ei=JJC4Ud-WGe6D0QHQ8oHoCw&usg=AFQjCNGGNl2cpCUeGFwMyGeOWH4WEGyrnA

18

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

servios pelo setor pblico acompanhou a grande expanso da oferta de servios privados de assistncia hospitalar, ocorrida na dcada de 70 e financiada pelo estado.

A contratao dos servios se dava de forma desordenada, conforme a oferta da iniciativa privada, no sendo, portanto, consideradas as necessidades da populao, como tambm foi desordenada a expanso dos servios, sem planejamento e avaliao. O governo federal, por meio do INAMPS, tornou-se o maior comprador de servios de sade, sem a participao das Secretarias Estaduais e Municipais de Sade.

Com a Constituio de 1988, a sade ganhou uma seo especfica na qual foi institudo o Sistema nico de Sade (SUS). A sade passou a ser definida como um direito de todos e um dever do Estado, instituindo, assim, o princpio da universalidade no atendimento sade. De acordo com o Ministrio da Sade13, a Unio o principal financiador da sade pblica no pas. Historicamente, metade dos gastos feita pelo governo federal e a outra metade fica por conta dos estados e municpios. A Unio formula polticas nacionais, mas a implementao feita por seus parceiros (estados, municpios, ONGs e iniciativa privada). O municpio, portanto, o principal responsvel pela sade pblica de sua

populao. A partir do Pacto pela Sade, assinado em 2006, o gestor municipal passa a assumir imediata ou paulatinamente a plenitude da gesto das aes e servios de sade oferecidos em seu territrio.

Com referido Pacto, os estados e municpios passaram a receber os recursos federais por meio de cinco blocos de financiamento: 1 Ateno Bsica; 2 Ateno de Mdia e Alta Complexidade; 3 Vigilncia em Sade; 4 Assistncia Farmacutica; e 5 Gesto do SUS. Antes do pacto, havia mais de 100 formas de repasses de recursos financeiros, o que trazia algumas dificuldades para sua aplicao.
13

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_entendendo_o_sus_2007.pdf

19

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Nos termos da Constituio Federal, o Sistema nico de Sade ser financiado com recursos do oramento da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, sendo que tais entes estatais destinaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais legalmente definidos, calculados sobre o produto da arrecadao de impostos (artigo 198, 1 a 3). Assim, a nova previso contida na Lei do RDC autoriza a adoo do regime diferenciado para contratos financeiramente suportado com recursos destinados ao Sistema Unificado de Sade.

De se destacar, entretanto, que o legislador optou por autorizar a adoo do RDC no para todas e quaisquer despesas relacionadas ao SUS, mas somente para aquelas atinentes a obras e servios de engenharia14, excludos, portanto, os demais servios e as compras.

OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA NO MBITO DOS SISTEMAS PBLICOS DE ENSINO

Finalmente, a terceira e - por ora - ltima alterao ampliativa do rol de hipteses de cabimento do RDC: as obras e servios de engenharia no mbito dos sistemas pblicos de ensino.

Logo de incio, a localizao da nova previso digna de crtica: no se vislumbra justificativa tcnica para que, diferentemente das outras duas alteraes j

14

Segundo Orientao Tcnica do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras pblicas, OT IBR 002/2009, Obra de engenharia a ao de construir, reformar, fabricar, recuperar ou ampliar um bem, na qual seja necessria a utilizao de conhecimentos tcnicos especficos envolvendo a participao de profissionais habilitados conforme o disposto na Lei Federal n 5.194/66 e Servio de Engenharia toda a atividade que necessite da participao e acompanhamento de profissional habilitado conforme o disposto na Lei Federal n 5.194/66, tais como: consertar, instalar, montar, operar, conservar, reparar, adaptar, manter, transportar, ou ainda, demolir. Incluem-se nesta definio as atividades profissionais referentes aos servios tcnicos profissionais especializados de projetos e planejamentos, estudos tcnicos, pareceres, percias, avaliaes, assessorias, consultorias, auditorias, fiscalizao, superviso ou gerenciamento. Disponvel em http://www.ibraop.org.br/media/OT%20IBR%2002-2009%20-%20Ibraop%2001-07-10.pdf

20

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

analisadas (atinentes ao PAC e ao SUS), esta no se tenha dado pela incluso de mais um inciso no artigo 1 da Lei do RDC.

No se sabe por qual razo, houve por bem o legislador inserir essa alterao num deslocado 3 do artigo 1, dificultando sua identificao e o enfoque didtico da matria.

Seja como for, a previso est l, apta a produzir efeitos e, portanto, merecedora de anlise.

Diz o dispositivo sob exame: 3o Alm das hipteses previstas no caput, o RDC tambm aplicvel s licitaes e contratos necessrios realizao de obras e servios de engenharia no mbito dos sistemas pblicos de ensino. (Includo pela Lei n 12.722, de 2012) Trata-se de prescrio legal que, segundo noticiado na imprensa15, nasceu da seguinte forma:

Cmara aprova RDC para obras no sistema de ensino 04 de setembro de 2012 | 21h 50 EDUARDO BRESCIANI - Agncia Estado O plenrio da Cmara dos Deputados aprovou uma proposta que estende o Regime Diferenciado de Contrataes (RDC) para obras e servios de engenharia no sistema pblico de ensino. O RDC o modelo flexibilizado de licitaes criado para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpada de 2016 e que j tinha sido ampliado para abranger as obras do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC). A proposta foi includa na Medida Provisria que instituiu o programa Brasil Carinhoso, que ampliou benefcios do programa Bolsa-Famlia. O projeto segue para o Senado Federal.
15

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,camara-aprova-rdc-para-obras-no-sistema-deensino,925929,0.htm

21

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

A votao aconteceu com manifestaes contrrias da oposio. O PSDB apresentou um destaque para tentar tirar a proposta do texto da MP. A base, porm, se mobilizou e aprovou por 231 votos a 97 a ampliao do RDC para esta finalidade. Os governistas defenderam a medida por entender que isso facilitar licitaes para a construo de creches e escolas. A proposta foi includa no projeto pelo relator, Pedro Uczai (PT-SC), e contou com o apoio do Executivo. Desconhece-se uma definio legal para sistemas pblicos de ensino; a expresso, todavia, largamente utilizada para designar propostas pedaggicas de ensino, voltadas para o desenvolvimento intelectual, emocional e tico do aluno, via de regra, acompanhadas de material didtico especfico, tal como apostilas integradas.

De uma forma mais abrangente, o conceito pode tambm englobar solues que incluem assessoria na gesto escolar, inclusive com capacitao do corpo docente.

Nesse sentido, alis, Deliberao do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo, que recomenda que contrataes para esse fim sejam precedidas de licitao, preferencialmente do tipo tcnica e preo:

DELIBERAO TC-A-21176/026/06 Dispe sobre a contratao de sistemas de ensino. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO, no uso de suas atribuies constitucionais e legais, considerando o crescente interesse da Administrao Pblica na contratao de sistemas de ensino; Considerando que essa prtica ora se apia na inexigibilidade ou dispensa de licitao, ora no correspondente procedimento licitatrio; Considerando recomendvel que licitaes da espcie sejam resolvidas mediante necessria avaliao da qualidade tcnico-pedaggica do material e servios fornecidos; Considerando, por fim, experincia recente decorrente do painel interativo a respeito da aplicao de recursos no Ensino, que integrou ciclo de debates promovidos pelo Tribunal; RESOLVE EDITAR DELIBERAO, do seguinte teor: Artigo 1 - A contratao dos sistemas de ensino dever ser precedida do correspondente processo licitatrio, preferencialmente do tipo tcnica e preo. 22

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Artigo 2 - Esta Deliberao entra em vigor na data de sua publicao. So Paulo, 22 de agosto de 2007. ANTONIO ROQUE CITADINI Presidente e Relator Publicado no DOE de 23.08.2007 e 25.08.2007

No contexto da Lei do RDC, entretanto, a expresso foi adotada em sentido absolutamente diverso, parecendo que o que se pretendeu mesmo foi possibilitar a adoo do regime diferenciado para aes ligadas construo civil.

Isso porque a abrangncia conferida pela nova prescrio est adstrita, tal como previsto para o mbito do SUS, realizao de obras e servios de engenharia.

Mesmo assim, o universo de contrataes sujeitas ao RDC torna-se absolutamente vasto, sobretudo se imaginarmos que Unio, Estados e Municpios podero, caso queiram, adotar o diferenciado regime para toda e qualquer obra ou servio de engenharia voltado para as amplas reas do SUS e do ensino pblico.

De se destacar que, diferentemente das aes decorrentes do PAC, as obras e servios de engenharia realizados no mbito do ensino pblico, tal como aquelas no mbito do SUS, no parecem reclamar, para admisso do RDC, que os recursos financeiros empregados sejam de origem federal, bastando que o ente contratante comprove que a atividade de engenharia a ser executada voltada ao ensino pblico.

Desse modo, projetos, construes e reformas (pinturas, coberturas, manutenes estruturais, eltricas, hidrulicas, etc.) de prdios que acolham estabelecimentos de ensino, bem assim de seus respectivos ginsios, auditrios, quadras poliesportivas, etc., independentemente do nvel de escolaridade a que se destinam, so exemplos de obras e servios de engenharia que, uma vez compreendidos no conceito de sistema pblico de ensino, estaro a permitir a adoo do RDC. 23

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Acresam-se, ainda, as obras servios de engenharia voltados a creches e pr-escolas, j que estar na escola um direito de toda criana desde o seu nascimento, conforme assegurado no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), sendo que, no Brasil, a educao infantil, etapa inicial da educao bsica, atende crianas de zero a cinco anos: na primeira fase de desenvolvimento, dos zero aos trs, as crianas so atendidas nas creches ou instituies equivalentes; a partir da at completar seis anos, frequentam as pr-escolas16. Nesse sentido, vale citar a Portaria n 42, de 14.04.1999, do MOG17, que estabelece como integrantes da funo Educao as seguintes subfunes: Ensino Fundamental, Ensino Mdio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educao Infantil, Educao de Jovens e Adultos e Educao Especial. Sobre o assunto, a prpria Presidente da Repblica j se manifestou18: Mensagem da Presidenta sobre a chamada para a construo de mais 3.288 novas creches Hoje trago duas novidades para a populao de nossas cidades: o governo federal est recebendo propostas dos municpios para a construo de mais 3.288 novas creches, que podero ser feitas com recursos do Tesouro Nacional, usando um projeto fornecido pelo Ministrio da Educao (MEC) e seguindo o Regime Diferenciado de Contrataes (RDC). Com essas novidades, as novas creches podero ficar prontas em at sete meses, e com custo menor. mais um passo que estamos dando para construir 6 mil creches at 2014. Queremos que toda criana tenha a oportunidade de receber os cuidados e os estmulos pedaggicos necessrios sua formao, especialmente as crianas das famlias mais pobres. E as creches so essenciais para atingirmos esse objetivo.

16

http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/sistema-educacional/creche

17

Atualiza a discriminao da despesa por funes de que tratam o inciso I do 1 do art. 2 e 2 do art. 8, ambos da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, estabelece os conceitos de funo, subfuno, programa, projeto, atividade, operaes especiais, e d outras providncias.
18

http://www2.planalto.gov.br/imprensa/conversa-com-a-presidenta/conversa-com-a-presidenta-85

24

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Mais Creches Desde o incio do governo, em 2011, ns temos 3.180 creches em obras ou j concludas. Desse total, 612 esto prontas e 2.568 esto em obras. E j esto contratadas, para serem iniciadas, outras 2.217 creches, o que totaliza 5.397 creches. Com as 3.288 creches que esto includas nessa nova chamada pblica, poderemos chegar a 8.685 novas creches pagas e entregues entre 2011 e 2014, mais que o nosso compromisso original. As prefeituras tm at o dia 31 de maio para enviar seus projetos ao MEC, indicando o terreno onde a creche deve ser construda e mostrando as necessidades de vagas para sua populao. Se o projeto for aprovado, a Unio repassar o recurso para a construo e ajudar na manuteno da creche at que a prefeitura comece a receber os recursos do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao, o Fundeb. E se a creche estiver atendendo crianas beneficirias do programa Bolsa Famlia, o governo federal repassar 50% mais recursos por cada um desses alunos, para a manuteno da unidade. Projeto Pronto Se a prefeitura usar o projeto do MEC, com creches pr-moldadas, ter mais facilidades, principalmente no caso dos municpios que tm dificuldade em fazer projetos prprios. O projeto seguiu exigncias do MEC para que essas creches tenham conforto trmico, boa acstica nas salas e durabilidade. O Regime Diferenciado de Contrataes pode ser utilizado em obras da rea de educao desde outubro de 2012, e j pode beneficiar essas obras. O RDC permite que sejam adotados processos mais geis nas licitaes e nos contratos para obras de engenharia. Com essas novidades, em mdia, essas creches ficam 20% mais baratas que as convencionais, e podem ser concludas em menos de um ano. Ainda h um prazo de dois meses para que as prefeituras elaborem seus estudos e enviem seus projetos para o MEC, antes do encerramento das inscries para a seleo dos projetos. uma excelente oportunidade a ser aproveitada pelas prefeituras, em benefcio das nossas crianas e do nosso futuro.

CONCLUSO

Quando do nosso primeiro contato com o RDC, ao examinar o Projeto de Lei de Converso, colhemos as seguintes impresses:

1. a despeito do art. 1, 2, estabelecer que a opo pelo RDC resultar no afastamento das normas contidas na Lei 8.666/93, o novo diploma reproduz, em boa parte de seu 25

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

texto, conceitos contidos na Lei Geral de Licitaes, ora transcrevendo-os literalmente, ora promovendo-lhes alguns pequenos ajustes, por vezes, de ordem meramente redacional. o que se v, por exemplo, nos incisos do art. 2, que repetem o contido no art. 6, VIII, a, b, d e e, IX, a a f e X, todos da Lei 8.666/93;

2. o art. 7, III, prev que a Administrao poder solicitar certificao de qualidade do produto ou do processo de fabricao, sem, todavia, esclarecer em que momento dever tal documento ser apresentado, o que, em tese, pode conflitar com as disposies da Smula n 1719 do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo (TCESP); 3. o art. 7, IV, prev que a Administrao poder solicitar carta de solidariedade emitida pelo fabricante, o que, em tese, pode configurar documento de terceiro e conflitar com a Smula n 1520 do TCESP; 4. segundo o art. 8, 5, nas licitaes onde for adotado o RDC na modalidade contratao integrada, ser dispensada a elaborao de projeto bsico pela autoridade competente; j o art. 9, 1, do mesmo estatuto, dispe que a contratao integrada compreende, alm da execuo, a elaborao e o desenvolvimento dos projetos bsico e executivo, que passam, portanto, a ficar a cargo da contratada. Tal sistemtica parece passvel de crtica, pois, alm de se afastar sobremaneira do disposto no art. 7, 2, I, da Lei 8.666/93, deixa de privilegiar um dos principais instrumentos de gesto das obras pblicas: o planejamento, de modo que o projeto no mais ser elaborado de forma independente da construo; 5. o art. 9, 2, III, prev que, quando adotada a modalidade contratao integrada, ser obrigatrio o critrio de julgamento tcnica e preo, havendo dvida quanto adequada adoo irrestrita desse tipo de licitao; 6. o art. 16 prev a adoo dos modos de disputa aberto e fechado, que podero, inclusive, ser combinados na forma de regulamento, o que no permite a compreenso plena do que efetivamente vir a ser essa modalidade de disputa; 7. o art. 17, III, reclama do licitante vencedor da fase de lances a reelaborao das planilhas com indicao dos quantitativos e custos unitrios, bem como detalhamento do BDI, o que pode conflitar com a jurisprudncia do TCESP;

19

Smula 17 Em procedimento licitatrio, no permitido exigir-se, para fins de habilitao, certificaes de qualidade ou quaisquer outras no previstas em lei.
20

Smula 15 Em procedimento licitatrio, vedada a exigncia de qualquer documento que configure compromisso de terceiro alheio disputa.

26

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

8. o art. 22 prev o julgamento pela maior oferta de preo no caso de contratos que resultem em receita para a Administrao Pblica, sendo que, em seu 1, referido artigo admite, quando adotado tal critrio de julgamento, sejam dispensados os requisitos de qualificao tcnica e econmico-financeira, o que pode levar a contrataes de risco, em franco prejuzo ao interesse pblico; 9. o art. 23 traz alguns conceitos um tanto quanto imprecisos, tal como contrato de eficincia e julgamento pelo maior retorno econmico, o que parece demandar melhor regulamentao, sob pena de subjetivismo na conduo de tais procedimentos; o art. 24, III, dispe que sero desclassificadas as propostas que apresentem preos manifestamente inexequveis, sem que, todavia, traga a definio desse conceito, diferentemente do que faz a Lei 8.666/93, art. 48, 1; o art. 29, III, prev a possibilidade de adoo do Sistema de Registro de Preos, sendo que o art. 32, 1, admite a adeso ata por qualquer rgo ou entidade responsvel pela execuo das atividades contempladas no RDC, independente da esfera a que pertena, o que conflita com o entendimento doutrinrio dominante acerca do tema, bem como diverge da jurisprudncia do TCESP; o art. 39, pargrafo nico, prev que se equipararo s alteraes previstas no art. 65, I, a, da Lei 8.666/93 (aquelas procedidas unilateralmente pela Administrao) as modificaes supervenientes decorrentes de exigncias apresentadas pelas entidades internacionais de administrao do desporto, desde que homologadas pelo COI ou pela FIFA, no lhes sendo aplicveis, inclusive, os limites previstos no 1 do art. 65 da Lei de Licitaes (at 25% para obras, servios ou compras e 50% para reformas); tal previso pode ser alvo de crticas, que vo desde eventual afronta soberania nacional, at a insegurana jurdica a que sero submetidos os contratados21; o art. 40, II, estabelece que, quando o convocado no assinar o contrato, facultado Administrao convocar os licitantes remanescentes, para a celebrao do contrato nas condies ofertadas pelo licitante vencedor, adequando, assim, a redao anterior constante do art. 42, II, do Projeto de Lei de Converso MP 521/2010, que admitia que os demais licitantes convocados praticassem as condies (preos) por eles prprios ofertados. Ocorre, no entanto, que, embora a redao do art. 40, II tenha sido readequada, criou-se um pargrafo nico que manteve tal sistemtica, qual seja, no caso de o vencedor recusar-se a assinar o contrato, convoca-se os licitantes remanescentes para celebrao de ajuste nas condies por eles prprios ofertadas, o que, alm de colidir com a regra insculpida no art. 64, 2 da Lei 8.666/93, afasta-se do princpio da economicidade.

10.

11.

12.

13.

21

Este o nico dos dispositivos analisados que no foi mantido por ocasio da converso do projeto na Lei Federal n 12.462/2011.

27

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

Agora, em decorrncia desta segunda anlise, verifica-se que o RDC foi profundamente alterado, no no tocante sua sistemtica propriamente dita, o que nos permite ratificar as concluses acima, mas sim no que se refere s hipteses em que admitido.

Ante tais inovaes, a impresso que fica a de que, embora o RDC tenha sido implementado para suprir necessidade temporria especfica, eis que voltado viabilizao de eventos esportivos a serem realizados em datas previamente ajustadas com organismos internacionais, e que, portanto, deveria se exaurir com a concluso de tais compromissos, a partir de agora, com as alteraes sofridas, passar a se perpetuar no ordenamento jurdico ptrio, convivendo com a Lei Federal n 8.666/93, ou, qui, no futuro, vindo a substitu-la.

Ainda que sua utilizao seja facultativa, devendo a opo pelo regime diferenciado constar de forma expressa no instrumento convocatrio, a adoo do RDC resulta no afastamento das normas contidas na Lei Geral de Licitaes, exceto nos casos expressamente previstos na lei que lhe deu origem (art. 1, 2, Lei do RDC).

Por tais razes, essas profundas modificaes que aumentaram sobremaneira o seu mbito de incidncia reclamam dos administradores redobrada ateno quando da eventual adoo do RDC, cumprindo registrar que na esfera do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo no h, at o presente momento, julgamento acerca da matria, portanto, prematuro tecer maiores consideraes acerca de sua eficcia, eis que somente no exerccio da fiscalizao a ser perpetrada por aquele rgo de controle externo que se poder dizer com mais propriedade se da adoo do novo regime decorrem ou no efetivas vantagens.

* Srgio Ciquera Rossi Secretrio-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo

28

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SO PAULO


Av. Rangel Pestana, 315 Centro - CEP 01017-906 - So Paulo/SP-PABX: 3292-3215

ARTIGO

* Srgio de Castro Jr. Assessor Tcnico-Procurador do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo

29

Anda mungkin juga menyukai