Anda di halaman 1dari 4

QUESTES DE DIREITO PRIVADO

DIREITO COMERCIAL (EMPRESARIAL) CESPE - 2013 - TRF - 2 REGIO - Juiz Federal 1. A Lei da Propriedade Industrial determina o que ou no patentevel. Consoante essa norma, os itens passveis de patenteamento incluem

a) uma nova teoria cientfica capaz de demonstrar as razes da falta de eficincia energtica de determinados geradores. b) novos programas de computadores. c) novos mtodos cirrgicos para aplicao ao corpo humano. d) um esquema de novo mtodo publicitrio. e) um objeto de uso prtico suscetvel de aplicao industrial, que apresente nova forma, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional em sua fabricao.

CESPE - 2013 - DPE-TO - Defensor Pblico 2. Com relao ao direito de propriedade industrial, assinale a opo correta, considerando que INPI corresponde ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

a) A marca de produto ou servio deve atestar a qualidade de determinado produto ou servio em conformidade com normas tcnicas previamente estabelecidas por institutos prprios, de natureza governamental. b) Sendo o INPI uma autarquia federal, a ao em que se discute o pagamento do valor da remunerao pelo uso de patente deve ser proposta perante a justia federal. c) A inveno que atenda aos requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicao industrial poder ser patenteada e a legitimidade para requer-la ao INPI cabe ao prprio autor, bem como aos seus herdeiros ou sucessores. d) Cabe ao INPI conceder patentes de novas tcnicas e mtodos operatrios ou cirrgicos, bem como mtodos teraputicos ou de diagnstico, para aplicao no corpo animal. e) Considera-se desenho industrial o objeto de uso prtico que, suscetvel de aplicao industrial, apresente nova forma ou disposio e envolva ato inventivo que resulte em melhoria funcional.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO

GABARITOS: 1-E 2-C

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CESPE - 2013 - TJ-MA - Juiz 3. O princpio da persuaso racional

a) relaciona-se interveno de terceiros, sendo obrigatrio o ingresso, na causa, daquele que tenha sido afetado, econmica e juridicamente, em seu direito subjetivo. b) est vinculado segurana jurdica, sendo imprescindvel que a concluso do julgado tenha coerncia direta e explcita com sua fundamentao. c) atrela-se prova, de modo que cabe ao magistrado avaliar livremente a oportunidade de produo da prova e a valorao do seu contedo. d) conforma-se com as regras sobre nulidade processual, de modo que no se reconhece nulidade sem prejuzo parte.

CESPE - 2013 - TC-DF - Procurador Acerca da trilogia estrutural, dos princpios gerais e das partes que podem atuar em um processo, julgue os itens a seguir. 4. Em uma acepo substancial, entende-se que o princpio do devido processo legal representa a exigncia e garantia de que as normas processuais sejam razoveis, adequadas, proporcionais e equilibradas, gerando uma correspondncia com o princpio da proporcionalidade, na viso de muitos estudiosos.

CESPE - 2013 - TRT - 5 Regio (BA) - Juiz do Trabalho 5. Acerca dos princpios aplicveis ao processo civil e do juzo de admissibilidade, assinale a opo correta.

a) De acordo com o princpio da complementaridade, o magistrado est autorizado a aceitar as razes apresentadas aps interposto o recurso, se isso no resultar prejuzo ao contraditrio. b) Embora desprovida de vedao legal explcita, a regra da proibio da reformatio in pejus tem um de seus fundamentos no princpio do dispositivo. c) Caracteriza desistncia tcita do direito de recorrer o cumprimento, pela parte vencida, de sentena suspensa em face do recebimento de recurso no duplo efeito. d) Caso a parte vencida tenha recorrido da sentena proferida, se sobrevier deciso, em embargos de declarao interpostos posteriormente, modificando o ato, o recurso poder ser novamente interposto. e) Realizado juzo de admissibilidade de recurso especial pelo presidente do tribunal recorrido, o ato impede que o relator no tribunal destinatrio o tenha por inadmissvel.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


GABARITOS: 3-C 4-C 5-B

DIREITO DO TRABALHO CESPE - 2007 - Banco da Amaznia - Advogado 6. Acerca de direito do trabalho e de direito processual do trabalho, julgue o item a seguir.

A gratificao por tempo de servio no pode ser considerada para o clculo das horas extras de trabalho do bancrio.

CESPE - 2013 - TC-DF - Procurador 7. A respeito de segurana e medicina do trabalho, julgue o item seguinte.

O adicional de periculosidade no acumulvel com o de insalubridade, devendo o empregado optar por um deles.

CESPE - 2013 - TRT - 5 Regio (BA) - Juiz do Trabalho 8. A respeito do adicional de insalubridade, assinale a opo correta.

a) Se o empregador fornece ao empregado o equipamento aprovado pela autoridade competente, e este no o utiliza ou o faz de forma incorreta, aquele no estar eximido do pagamento do adicional de insalubridade, pois cabe ao empregador fiscalizar a utilizao correta do equipamento. b) Na hiptese de o empregado receber por dez anos ou mais o adicional de insalubridade, mesmo que no esteja mais laborando em condies insalubres, deve ser integrado ao seu salrio o adicional em questo. c) De acordo com smula vinculante do STF, a partir de 9/5/2008 o adicional de insalubridade ter de ser calculado sobre o salrio bsico, salvo se um critrio mais vantajoso for fixado em instrumento coletivo de trabalho. d) Caso seja reclassificada ou descaracterizada a insalubridade por ato da autoridade competente, somente os empregados admitidos aps tal ato no recebero o adicional em questo, respeitando-se o direito adquirido quanto aos demais que o recebiam antes da reclassificao. e) Tanto o empregado rural quanto o empregado domstico tm direito ao adicional de insalubridade, caso laborem em ambiente insalubre.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


GABARITOS: 6-E 7-C 8-A

DIREITO CIVIL CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Advocacia 9. Ao decidir uma lide, caso constate que no h lei que regulamente aquela matria, o juiz dever suspender o julgamento e aguardar que seja editada lei que regulamente a matria.

CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Advocacia 10. A lei federal nova aprovada pelo Congresso Nacional que estabelea disposies gerais sobre uma norma em vigor no Brasil h mais de cinquenta anos revogar a lei anterior e, salvo disposio em contrrio, ter efeito retroativo.

GABARITOS: 9-E 10 - E

ESTUDE COM AS VIDEOAULAS DO SITE CONCURSO VIRTUAL! ACESSE:

www.concursovirtual.com.br

Anda mungkin juga menyukai