Anda di halaman 1dari 6

Relatrio de Biologia Cromossomos Politnicos e Diviso Celular

Introduo Terica
Cromossomos Politnicos Os Cromossomos Politnicos so cromossomos maiores do que o normal que so retirados das glndulas salivares da Drosophila melanogaster (mosquinha da banana). O fato de serem maiores que o normal se deve ao fato de pareamento dos homlogos (material gentico junto com suas duplicatas sem que haja a separao entre cromtides), deixando-os mais grossos e mais compridos ao mesmo tempo.

Quando observados ao microscpio, podero ser observados certos inchaos em partes do cromossomo politnico, que so denominados puffs/pufes (existncia de genes trabalhando intensamente grande produo de RNA).

Ao longo do cromossomo aparecem faixas (mais escuras) e interfaixas (mais claras). Diviso Celular Nos organismos eucariontes, ocorre a diviso celular chamada mitose, onde ocorre o ciclo celular que compreende a Intrfase e as 4 fases fundamentais da Mitose (so elas: Prfase, Metfase, Anfase e Telfase). Na Intrfase existem trs fases: G1, S, G2. Na fase G1 (1 intervalo) a clula est exercendo suas tarefas e engordando para a diviso celular, na fase S a clula comea a duplicar o DNA - 92cromossomos, 46 pares (no h crescimento da clula), no G2 (2 intervalo) a clula checa, se est tudo correto para que se possa comear a Mitose. Na Mitose existem 4 fases principais: Prfase, Metfase, Anfase e Telfase. Na Prfase o DNA se condensa e h a formao dos 46 pares de cromossomos.Ocorre a formao do aparelho mittico (centrolos + steris +fuso acromtico) e ao final da Prfase ocorre a destruio da carioteca. Na Metfase os cromossomos se organizam no centro da clula com a ajuda do fuso acromtico. Na Anfase os pares de cromossomos se dividem em cromtides e migram para os plos da clula. Na telfase, individualizam-se os novos ncleos com seus 23 pares de cromossomos e o citoplasma se divide ao meio (citocinese).

Materiais
-Lmina com cromossomos politnicos. -Lmina com clulas em diferentes fases de diviso celular. -Microscpio

Procedimentos
- Cromossomos politnicos (lminas prontas) Observamos as fotomicrografias de cromossomos politnicos do ncleo de clulas das glndulas salivares da mosquinha da banana. Colocamos a lmina no microscpio e focalizamos, utilizando o menor aumento. Percorremos o campo e procuramos visualizar os cromossomos politnicos. Utilizando o leo de imerso e a lente de maior aumento, examinamos o material. Observamos as faixas e as interfaixas. Desenhamos o que observamos e identificamos os puffs/pufes. -Diviso Celular (lminas prontas) Colocamos a lmina no microscpio e focalizamos, utilizando o menor aumento. Aumentando o foco gradualmente. Procuramos campos onde poderamos observar alguns exemplos de algumas fases da Mitose. Identificamos a metfase (cromossomos organizados no centro da clula) e a anfase (cromossomos se dividindo em dois plos). Desenhamos o observado e fizemos esquemas de uma clula diplide igual a 3 pares de cromossomos durante todas as fases da mitose.

Resultados
-Cromossomos politnicos (lminas prontas) Desenho : Aumento 40 x 10 = 400x

Desenho:

Aumento 100 x 10 = 1000x

(com leo de imerso)

-Diviso Celular (lminas prontas) Desenho: Aumento de 40 x

Desenho: Aumento de 100 x

Esquema de uma clula diplide igual a 3 pares de cromossomos durante todas as fases da Mitose.

Discusso
Ao observarmos os cromossomos ao microscpio com a lente de imerso para encontrar os puffs/pufes e identifica-los, tivemos algumas dificuldades, pois por ser muito grande ele se dobra em vrios lugares, fazendo com que algumas reas fiquem escuras, nos atrapalhando na identificao dos puffs/pufes. As dobraduras do cromossomo politnico so quase iguais aos puffs/pufes. Deve-se observar atentamente para que se possa fazer a diferenciao entre os dois. Ao observarmos a lmina das clulas e diviso celular, tivemos outros problemas, pois s conseguimos observar duas das quatro fases da Mitose. Outros grupos observaram outras fases, mas as mais observadas foram Anfase e Metfase. Espervamos ter observado mais fases. Observamos em sala de aula todas as fases da Mitose, e mesmo olhando ao microscpio podemos ver que no uma coisa to simples. Existem vrias etapas e em cada etapa acontece algo diferente, preciso muita ateno para se entender Mitose e seus processos.

Concluso
- Os cromossomos Politnicos so to grandes graas multiplicao dos cromossomos sem que haja a diviso das cromtides. - Puffs/pufes so inchaos no cromossomo, pontos mais grossos que correspondem a pontos de desenrolamento, o que indica que ali existem genes trabalhando intensamente na produo de RNA. - Nos cromossomos politnicos as faixas so as listras escuras e as interfaixas so as listras mais claras. - Fases da diviso celular: Interfase (G1, S, G2) e Mitose (Prfase, Metfase, Anfase, Telfase). - O ciclo celular se divide em Intrfase e Mitose. Na interfase inicialmente a clula se preocupa em crescer e produzir os nutrientes necessrios para a diviso. Depois, nas condies favorveis ele comea a duplicar o DNA. Posteriormente checa se a duplicao ocorreu perfeitamente e da inicia-se a Mitose. Na Mitose, resumindo, ocorre a diviso dos cromossomos para os plos da clula para que ocorra a citocinese, fazendo com que as duas clulas filhas sejam iguais em nmero de cromossomos e com os mesmos genes.

Bibliografia
- SOARES, Jos Lus; BIOLOGIA no terceiro milnio; editora scipione; So PauloSP; 1998. - Anotaes feitas em sala de aula e roteiros das prticas feitas no laboratrio.

CEFETEQ UNil
Data: 18/05/06 Grupo: Tamires Pimentel n Smara da Cunha n Vincius Nunes n 30 Yasmim Pussente n 31 Professora: Raquel Turma: CAM222

Relatrio de Biologia
(Cromossomos Politnicos e Diviso Celular)

Segundo Semestre / Quarto Bimestre

Anda mungkin juga menyukai