Anda di halaman 1dari 6

Diretrizes e Propostas

Motivao
A Chapa 2 nasceu com a motivao principal de trazer de volta a viso do Centro Acadmico para a realidade da comunidade de alunos da nossa faculdade. Temos muitos problemas a serem resolvidos dentro da nossa Faculdade. O CAAL tem importncia social e poltica notvel no contexto da luta estudantil, e pretendemos continuar fomentando e apoiando politicamente iniciativas por um todo melhor. No entanto, acreditamos que os problemas que afetam os estudantes e as instituies de nossa prpria faculdade no podem ser deixados em segundo plano. Os problemas a serem enfrentados so de diversas naturezas. Temos carga horria demais e didtica de menos; o descaso de alguns docentes e a morganizao do ensino em nossa faculdade so evidentes; precisamos de mais docentes e preceptores, e que haja comprometimento deles com o ensino; nosso complexo hospitalar pequeno e defasado perto da demanda do ensino e da assistncia; no temos um espao fsico de convivncia e estudo que sejam viveis para uso dos alunos; nossas ligas acadmicas no tem o apoio de que necessitam. No temos um espao fsico que d suporte para que as instituies acadmicas tenham seu prprio local, se desenvolvam e cresam, dentre outras demandas. Dessa forma, nossa chapa tem como principal motivao canalizar objetivamente as vontades e necessidades de toda comunidade acadmica de nossa faculdade, democraticamente trazendo de volta a ideia de que o CAAL de todos, que deve representar todos os nichos da nossa comunidade acadmica e que pode conquistar feitos prticos e importantes para o dia-a-dia dos alunos e para nossa faculdade.

Propostas
Nossa chapa e sempre ser aberta s propostas de todos alunos e a incentivas. Todos so convidados a elaborar, participar, sugerir e nos ajudar a construir novas ideias e atividades, inclusive durante o curso do mandato da gesto, sendo que as ideias e iniciativas que j do certo, obviamente, tero continuidade. Dentre vrias ideias que surgiram e que visam resolver alguns dos diversos problemas observados na nossa faculdade, selecionamos 5 propostas principais, descritas a seguir:

1. Olhar para dentro da Faculdade e de seus problemas, que afetam diretamente o cotidiano dos alunos:
Conforme observado acima nas Motivaes de criao da Chapa 2, uma de nossas metas centrais aumentar os mecanismos de percepo, por parte do CAAL,

dos problemas que afetam o dia-a-dia dos alunos, e concentrar os esforos prioritariamente na resoluo prtica destes problemas. Isso no implica, evidentemente, desconsiderar as demais questes externas faculdade ou que no estejam to diretamente ligadas vida dos alunos, mas em escalonar prioridades no sentido de cumprir os objetivos mais genunos e originais do Centro Acadmico dos estudantes de medicina da Unicamp: defender os interesses diretos dos estudantes de medicina da Unicamp.

2. Repasse total do lucro dos Workshops de medicina para o Diretrio Cientfico e para as ligas acadmicas.
Atualmente, 1,7% do total de lucro dos Workshops que o CAAL e as ligas acadmicas realizam junto ao Oficina do Estudante revertido para as ligas. Nossas ligas no tem tido o apoio de que necessitam, e nossa proposta visa valorizar essas instituies, que agregam tanto valor nossa faculdade, por meio do repasse total do lucro para as ligas e para o DCAL.

3. A Sede dos alunos.


Necessitamos de um espao prximo ao conjunto de salas de aula, que possibilite maior convivncia entre os alunos, maior suporte e espao para as instituies acadmicas e maior liberdade e facilidade para realizao de eventos, cursos, aulas e qualquer outra atividade que seja de interesse dos alunos. Hoje o espao fsico existente pequeno, dividido, e longe de onde ficam os alunos. A prpria legolndia funciona mais como um centro de disperso do que de reunio. Para que as iniciativas dos estudantes surjam e se desenvolvam de forma slida, a existncia de um espao fsico confortvel e amplo indispensvel. Acreditamos que a apropriao do espao da FCM, por parte alunos, leva a um maior interesse e envolvimento deles em relao atividades acadmicas, extracurriculares e polticas. J estabelecemos dilogo com a FCM sobre o assunto, e um projeto arquitetnico vem sendo elaborado pelo arquiteto da faculdade, juntamente com as conversas sobre suas possibilidades de financiamento. A construo seria feita a partir do modelo de 'construo modular', com revestimento termoacstico e ar-condicionado, tendo cerca de 140m e contando com rea de estar para convvio e lazer (pufes, sinuca, pebolim, sofs), sala de informtica, sala de reunies, copa, escritrios para as instituies acadmicas (CAAL, AAAAL, Batucogu, DCAL, etc) e mini-sala de aula. Para esse tipo de construo, o tempo de entrega costuma ser de 8 a 10 meses.

4. Avaliao Acadmica do Ensino:


O problema da didtica e da organizao do ensino em nosso curso patente. As poucas iniciativas que existem para avaliar as disciplinas e os professores partem do prprio corpo docente, que mantem as informaes para si depois das consultas.

Propomos, ento, a organizao de uma avaliao acadmica do ensino, por iniciativa discente. O resultado dessa avaliao servir para dar respaldo s reivindicaes dos estudantes em relao ao ensino, sejam elas coletivas ou individuais (p. ex. um aluno repete de ano por causa de A Clula, sendo que os dados da avaliao mostram que esse mdulo teve a pior nota: o aluno ter como se defender de maneira mais consistente, pois segundo a avaliao o problema estaria antes no mdulo do que na sua capacidade de aprendizado e dedicao.) . Alm disso, outras ideias podem surgir a partir dos resultados, como um ranking dos melhores professores de cada ano e etc.. A avaliao ser publicada no patolgico, que por sua vez dever ser revitalizado e fortalecido em sua divulgao.

5. Criao da Diretoria das Entidades Acadmicas (DEA):


Tendo em vista a meta de procurar solucionar os problemas que afetam diretamente o cotidiano dos estudantes, e ainda sendo o rgo de representao mxima de todos os alunos, o CAAL deve tentar fortalecer essa representatividade. Mais do que isso, deve se preocupar em garantir meios de que essa representatividade seja, em alguma medida, garantida. Para isso, se prestar a Diretoria das Entidades Acadmicas (DEA): Uma vez havendo um canal de comunicao direta dos diversos grupos da faculdade com o Centro Acadmico, o mnimo que est assegurado o dilogo e a capilarizao das demandas de cada grupo. A DEA ser composta por 3 ncleos: O ncleo das turmas (NT), o ncleo das instituies (NI) e o ncleo de polticas externas (NPE). O ncleo das turmas ser composto por um representante de cada turma, eleitos por elas, e no necessariamente parte da gesto do centro acadmico (assim como todos os outros representantes dos outros ncleos). Esse ncleo tem como objetivo agilizar e facilitar o dilogo do CAAL com as turmas, ouvindo suas demandas e levando informaes importantes, alm de desburocratizar o processo de votaes e mobilizao dos alunos para assembleias e outras iniciativas. O ncleo das instituies reunir 2 representantes de cada instituio acadmica (CAAL, AAAAL, Batucogu, DCAL) com o objetivo de aproximar essas entidades e fortalecer as aes tomadas pelos alunos. Esse ncleo ser uma interface entre as instituies, podendo haver iniciativas compromoo de eventos conjuntos, luta conjunta para suprir alguma demanda, etc... O ncleo de polticas externas ser composto por 2 ou mais representantes, que estejam envolvidos com a causa estudantil e os assuntos que no estejam ligados diretamente ao cotidiano da faculdade. Esse ncleo elaborar iniciativas para aes e discusso de temas que considere relevantes, trazendo ao centro acadmico pautas importantes que devem ser debatidas com a comunidade acadmica de nossa faculdade.

Os alunos integrantes de cada ncleo no precisam ser membros da Chapa, nem frequentarem permanentemente as discusses da gesto. Sero reunidos, periodicamente, ou extraordinariamente, se necessrio, para debaterem as demandas a serem atendidas ou aes a serem desenvolvidas.

Ainda: Luta pela ampliao do complexo hospitalar e pela contratao de funcionrios e docentes.
O nmero e a qualidade de leitos que nosso complexo hospitalar possui so defasados em relao s necessidades da populao da regio. Esse fato tambm prejudica o aprendizado dos graduandos e residentes. Como se no houvesse necessidade de aumento, o Brasil perdeu 40.000 leitos no SUS entre 2005 e 2012. Segundo a secretaria de sade de Campinas, o dficit nessa cidade de, no mnimo, 700 leitos. Hoje nosso HC tem 419 leitos. A proposta da FCM sobre o aumento do nmero de vagas de Medicina na Unicamp traz a ateno de todos para a urgncia de discusso dessa questo. Devemos aproveitar o momento para tentar adequar a situao aos moldes ideais. Defendemos a construo de novos institutos e hospitais ligados Unicamp, com contratao de mais docentes e funcionrios a fim de que possa se suprir a demanda da populao, e a fim de que o aluno de graduao possa ter uma formao mdica geral em um hospital que no concentre, em to poucos leitos, todas as especialidades, como o caso nosso HC.

Viso poltica
A chapa Chapa 2 pretende no ter uma viso poltica fixa e pr-estabelecida e tentar, por todos os meios possveis, expor de forma democrtica os fatos em pauta e depois refletir a opinio dos alunos em suas aes e posicionamentos, aumentando assim a representatividade dos alunos. No entanto, adotamos alguns princpios gerais sobre os quais nortearemos nossa atitude poltica: - Defendemos a valorizao da educao pblica, e um maior investimento responsvel em educao por parte do estado. - Defendemos com vigor o Sistema nico de Sade, com sade pblica de qualidade e acessvel para toda a populao. - Nos posicionamos frontalmente contra qualquer espcie de discriminao social ou racial, opresso, homofobia e machismo, ainda com mais agravo no ambiente universitrio, que deveria ter pessoas esclarecidas. - Defendemos uma maior participao dos alunos, em relao s politicas da FCM, nas discusses e elaboraes de melhorias e mudanas da estrutura de ensino do curso de medicina e de qualquer outra pauta que seja de interesse da comunidade estudantil. - Defendemos a luta por melhores condies de estudo e trabalho para todos os estudantes e profissionais da sade.

- Defendemos que o posicionamento poltico do CAAL um direito de todos os estudantes de medicina da Unicamp e, dessa forma, deve-se procurar o melhor meio de estimular o raciocnio crtico dos alunos, apresentar os fatos em pauta e por fim representar a sua opinio.

Organizao
A organizao interna ser construda a partir da ideia de crculos concntricos. O crculo central, o da gesto, e o de apoio. Apesar dos cargos serem definidos no crculo central e no de gesto, poder haver a formao de grupos de interesse temporrios, com nmero indefinido de integrantes, sempre que houver necessidade. Nesses grupos de interesse ser permitida a participao de alunos que no faam parte da gesto, os colaboradores, que faro parte do crculo de apoio, desde que a necessidade seja aprovada em reunio geral.

Membros
Guilherme Rossi, Tobias Garcez, Tlio Christofoletti, Natlia Siqueira, Gabrielle Baccarin, Paulo Galego, Victor de Castro Veras, , Carol Schettini, Fbio Portella Gazmenga, Gabriel Pescarini, Thais Gimenes, Bel Adabo, Mariana Possatto, Ana Rolim, Eduardo Joo, Lucas Waib, Fernanda Raikov, Tiffany Lee, Natasha Arantes, Nathlia Lonardoni Crozatti.

Anda mungkin juga menyukai