Anda di halaman 1dari 6

SIMULADO DA LEI 9784/99 PROCESSO ADMINISTRATIVO 1.

A lei n 9784 de 1999 Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da: a) Administrao Federal direta e indireta, no se aplicando ao poder legislativo e judicirio uma vez que tm independncia e normas prprias de processo;. b) Administrao Federal, estadual, distrital e municipal, somente do poder executivo; c)_ Administrao Federal direta do poder executivo, no se aplicando a administrao indireta; d) Administrao Federal direta e indireta, se aplicando ao poder legislativo e judicirio quando no desempenho de funo administrativa. 2. Para os fins da lei n 9784/99, consideram-se: I - rgo - a unidade de atuao integrante exclusivamente da estrutura da Administrao direta, uma vez que na indireta somente temos entidades; II - entidade - a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica; III - autoridade - todo servidor ou agente pblico legalmente investido em cargo pblico deciso. a) I e II esto corretos; b) I e III esto corretos; c) somente II est correta; d) I a III esto corretos 3. Nos termos da lei 9784/99 a Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia, devendo nos processos administrativos observar os critrios de, exceto: a) atuao conforme a lei e o Direito; b) atendimento a fins de interesse geral, autorizada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias; c) objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; d) atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f; 4. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados: a) ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que podero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; b) ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; c) formular alegaes e apresentar documentos somente at instruo, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; d) fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado, salvo quando facultativa a representao, nos termos da lei. 5. So deveres do administrado perante a Administrao, exceto: a) expor os fatos conforme a verdade; b) proceder com lealdade, urbanidade e boa-f;

c) no agir de modo temerrio; d) formular alegaes e apresentar documentos. 6. O processo administrativo pode iniciar-se: a) sempre mediante provocao da parte interessada; b) mediante provocao do interessado ou de ofcio; c) somente de ofcio; d) somente por determinao superior. 7. Julgue os itens abaixo em relao a lei 9784/99 a) vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, sendo obrigao do servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas; b) os rgos e entidades administrativas podero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. c) quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos semelhantes, podero ser formulados em um nico requerimento. d) so capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezesseis anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio. 8. So legitimados como interessados no processo administrativo, nos termos da lei 9784/99 I somente as pessoas fsicas, vedado as pessoas jurdicas; II somente aqueles que iniciarem o processo; III - as organizaes e associaes representativas, nos caos especiais previstos em lei; a) I a III esto corretos; b) somente I est correto; c) somente I e II esto corretos; d) I a III esto incorretos. 9. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos, nesse sentido julgue os itens abaixo em relao a competncia. a) um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar a sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados. b) um rgo colegiado poder delegar competncia sua ao seu presidente. c) o ato de delegao e sua revogao podero ser publicados no meio oficial. d) o ato de delegao irrevogvel durante o prazo de sua validade. 10. No podem ser objeto de delegao, nos termos da lei 9784/99: a) a edio de atos de carter normativo; b) a deciso de recursos administrativos; c)- as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. d) todas as anteriores. 11. julgue os itens abaixo em relao a delegao e avocao de competncia. a) o ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. b) as decises adotadas por delegao no precisam,mencionar explicitamente esta qualidade uma vez que o ato foi publicado no dirio oficial.

c) ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao permanente de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior ou superior. d) inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de maior grau hierrquico para decidir. 12. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que, exceto: a) tenha interesse direto ou indireto na matria; b) tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins de segundo grau; c) esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. d) tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante; e) tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou tio. 13. Julgue os itens abaixo em relao a impedimento e suspeio. a) a autoridade ou servidor que incorrer em impedimento facultado comunicar o fato autoridade competente. b) a omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares se houver prejuzo para a parte interessada. c) hiptese de suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ou inimizade com algum dos interessados ressalvado se com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau, que causa de impedimento. d) o indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo. 14. Assinale a opo correta a luz da lei 9784/99 a) os atos do processo administrativo dependem de forma determinada;. b) os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. c) Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma ser exigido para atestar a autenticidade. d) a autenticao de documentos exigidos em cpia dever ser feito em cartrio veda a sua realizao pelo rgo administrativo. 15. Assinale a opo ncorreta a luz da lei 9784/99 a) o processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas. b) os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo, vedada a sua realizao fora desse horrio.. c) inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior. d) os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao. 16. Julgue os itens abaixo em relao intimao.

a) o rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. b) a intimao dever conter, dentre outros requisitos a identificao do intimado e nome do rgo ou entidade administrativa; c) a intimao observar a antecedncia mnima de trs dias quanto data de comparecimento. d) a intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado. 17. Julgue os itens abaixo em relao intimao. a) no caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de defensor dativo. b) as intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, e o comparecimento do administrado no supre sua falta ou irregularidade. c) o desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos, e por conseqncia a renncia a direito pelo administrado. d) no prosseguimento do processo, ser garantido direito de ampla defesa ao interessado. 18. Assinale a alternativa incorreta em relao a instruo nos termos da lei 9784/99 a) as atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios tomada de deciso realizam-se de ofcio ou mediante impulso do rgo responsvel pelo processo, sem prejuzo do direito dos interessados de propor atuaes probatrias. b) o rgo competente para a instruo far constar dos autos os dados necessrios deciso do processo. c) os atos de instruo que exijam a atuao dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes. d) so inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos. e) cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, mesmo quando o interessado declarar que fatos e dados esto registrados em documentos existentes na prpria Administrao responsvel pelo processo ou em outro rgo administrativo. 19. Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam: a) ilcitas, b) impertinentes, c) desnecessrias, d) protelatrias; e) todas as anteriores. 20. Em relao aos prazos assinale a opo correta. a) os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias, mencionando-se data, hora e local de realizao. b) quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de dez dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. c) encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. d) concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at vinte dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada.

21. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, em relao a motivao assinale a opo incorreta. a) os atos que importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo tm que ser motivados. b) a motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. c) a soluo de vrios assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecnico que reproduza os fundamentos das decises, desde que no prejudique direito ou garantia dos interessados. d) a motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito e ter registro em cartrio. 22. Julgue os itens abaixo em relao a desistncia do interessado nos termos da lei 9784/99 a) o interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis ou indisponvies. b) havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia de um ser extensiva aos demais. c) a desistncia ou renncia do interessado, prejudica o prosseguimento do processo em qualquer caso para a Administrao. d) o rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente. 23. Julgue os itens abaixo em relao a revogao, anulao e convalidao a luz da lei 9784/99 a) a Administrao tem a faculdade de anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, independente de direitos adquiridos. b) o direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em trs anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. c) no caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do ltimo pagamento. d) em deciso na qual se evidencie que acarretem leso ao interesse pblico e prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis no podero ser convalidados pela prpria Administrao. 24. Assinale a alternativa incorreta sobre recursos a luz da lei 9784/99 a) das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. b) o recurso ser dirigido autoridade superior a que proferiu a deciso.. c) o recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. 25. Assinale a alternativa correta sobre recursos a luz da lei 9784/99 a) o no conhecimento do recurso impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal. b) o rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia.

c) se da deciso do recurso puder decorrer gravame situao do recorrente, a adminstrao no poder faz-lo por respeito da clausula nen reformatio in pejus. d) os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada, inclusive com agravamento da sano. 26. Julgue os itens abaixo em relao aos prazos nos termos da lei 9784/99 a) os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo-se na contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. b) considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em domingos e feriados. c) os prazos expressos em dias contam-se em dias teis interrompendo-se nos sbados, domingos e feriados, bem como quando no houver expediente na repartio. d) os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms. e) salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem. 27. Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, julgue os itens abaixo. a) autoridade prolatora da deciso impugnada, no poder descumpri-la, mesmo que fundamente a sua deciso com as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, b) ao rgo competente para decidir o recurso deve explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. c) caber o recurso administrativo para o Supremo Tribunal Federal pelo descumprimento de smula vinculante. d) acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal.

Anda mungkin juga menyukai