Anda di halaman 1dari 11

III SEMINRIO INTERNACIONAL VIOLNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ilegalismos e lugares morais

GT 10: SEGURANA PBLICA E CIDADANIA

QUEM SO OS CRIMINOSOS?

ISAEL JOS SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Quem so os criminosos? A criminologia tem se caracterizado em parte sobre a cientificidade. Temos que a criminologia tem como objeto o direito penal e o processo penal, no possuindo assim objeto prprio, o que no influencia em nossa proposta de trabalho, que no est ligada questo meramente metodolgica, mas na criminologia enquanto objeto novo, que no consta na maioria das grades dos cursos de Direito do pas, pois para alm da dogmtica est o pensar o direito. A pesquisa que se prope, apesar de ter parte do ttulo (Quem so os criminosos?) mencionado como tema do livro do saudoso Augusto Thompson, no trata a criminologia meramente sob tal perspectiva, ou seja, no basta saber quem seriam os criminosos, mas sim os motivos da criminalidade, a quem se aplicam as penas e o motivo pelo quais se aplicam, podendo mesmo se dizer que estamos na esfera da criminologia crtica. Partimos de determinados pressupostos, como o fato de uma criminalidade crescente, o que pode ser observado por meio da mdia impressa e eletrnica, esta realidade tem se intensificado nos ltimos anos, podendo ser expressa no aumento de deteno e condenaes, pois enquanto a populao cresce por volta de 2% (dois por cento) a mdia de prises e condenaes cresce em mdia 20% ( vinte por cento). Esta realidade tem trazido atualmente uma ilusria necessidade de segurana e o senso comum tem determinado, mais por desconhecimento que por poltica criminal, que o aumento das penas e a segregao dos infratores so aes que protegem a sociedade, e por elas clamam, chegando ao absurdo de haverem propostas que contrariam clusula ptrea da Constituio, como o caso de pena de morte. Para que possamos esclarecer a questo da criminalidade, temos que nos socorrer da sociologia e da filosofia e nela o crime social e, ainda que verossmil, conviver com ele uma relao imposta pelo contrato social. Aristteles vai nos informar que a natureza humana de associao e esta associao determina regras. Os contratualistas, de forma diferente, como Rousseau e Hobbes, vo do estado de natureza sociedade civil. Se naquela no seria necessrio a limitao da convivncia, uma vez que para Rousseua o bom selvagem no necessitaria de normas pois bom por natureza, sendo somente corrompiso pela sociedade, Hobbes (contratualista) vinha nos dizer que esta associao se d pela preservao da vida, sendo j na origem uma m ndole. No que ambos no divergem sobre o contrato, imposto e necessrio.

certo que o contrato vem com a fundamentao de restringir liberdades ainda que, segundo o mesmo Rousseau, a concesso da liberdade seja necessria, pois no contrato estar-se- obedecendo a si mesmo, logo uma auto determinao, mas em nenhum momento o autor nega que o rompimento do contrato merea a restrio em funo do bem comum. Um contrato que, pela natureza humana em Hobbes, necessita de um soberano, uma vez que, pelo princpio, a proteo da vida bem maior e a violao dos direitos, da mesma forma, deve ser reprimida, sugerindo mesmo que Hobbes teria sido um penalista. O socilogo Emilie Durkheim (2002) vai ilustrar o pensamento com a polmica afirmao da necessidade e utilidade da infrao. Ainda que dissonantes as vozes doutrinrias, o que se pode observar que o crime permeou toda existncia humana. Fssemos gnesis, Caim e Abel teriam inaugurado as facetas criminosas, no fosse a anterior expulso do paraso, que poderia configurar-se com ilcito civil. A histria do direito penal e suas fases, amplamente estudadas, partindo das penas iniciais e privadas, que remontam ao Talio determinando que fossem as mesmas aplicadas pelo ofendido. Neste sentido, Magalhes Noronha que vai nos informar a forma como se desenvolveu a fase da vingana feita pelas prprias mos, ou a determinada vingana privada:
A princpio, reao do indivduo contra o indivduo, depois, no s dele como de seu grupo, para, mais tarde, j o conglomerado social colocar-se ao lado destes. quando ento se pode falar propriamente em vingana privada, pois, at a, a reao era puramente pessoal, sem interveno ou auxlio dos estranhos. ( Noronha , 2003 pg. 20)

Assim, antes mesmo de Cesare Bonazano de Becharia (1999) determinar a proporcionalidade, o mesmo Noronha vai dizer que no se observava a proporcionalidade entre o crime e a pena, exposta no mencionado Cdigo talinico, que imps a famosa determinao olho por olho, dente por dente, ou seja, havia a a primeira proporcionalidade entre o fato e a pena. No que a fosse a primazia dos objetivos humansticos, pois a mesma forma que garantia a proporcionalidade no preservava a intransmissibilidade da pena, exemplificando a possibilidade de algum matar o filho de outrem e ter seu filho morto, sem que este nada houvesse feito para receber tal pena, ou algum prximo sofrer a sano. Mas, observando ainda a mesma norma, temos que ela permitiu o avano ao permitir a composio pecuniria para reparao de mal causado, sendo portanto, um avano desproporcionalidade e esfera da punio no corporal (FERREIRA, 2004). Para ilustrar a forma de outras culturas, para que no nos fixemos somente no ocidente e na Grcia, Nucci (2007) afirma que no oriente antigo o carter religioso

predominava e o castigo era mais para aplacar a ira dos deuses, da mesma forma na Grcia antiga a tendncia expiatria e intimidativa, que foi suplantada pelo talio e consequentemente a composio. Aps a fase mencionada, o Estado acaba tornando-se o responsvel pela aplicao das penas, no que a violncia tenha sido extirpada, mas alterado o polo de sua aplicao, ou a primazia para o exerccio da violncia justa, uma vez que, segundo Noronha (2003), a segurana era a segurana do prncipe do Estado, sendo desproporcional, novamente, os crimes contra o Estado, os crimes contra os sditos, o sigilo do processo, a formas de se obter a confisso, como ilustrado por Michel Foucault em seu livro Vigiar e Punir:
Damiens fora condenado, a 02.03.1751, a pedir perdo publicamente diante da porta principal da Igreja de Paris aonde devia ser levado e acompanhado numa carroa, nu, de camisola carregando uma tocha de cera acesa de duas libras; em seguida, na dita carroa, na praa de Grve,e sobre um patbulo que a ser erguido, atenazado nos mamilos, braos, coxas e barrigas das pernas, sua mo direita segurando a faca com que cometeu o dito parricdio, queimada com fogo de enxofre, e s partes em que ser atenazado se aplicaro chumbo derretido, leo fervente, piche em fogo, cera e enxofre derretido conjuntamente, e a seguir seu corpo ser puxado e desmembrado por quatro cavalos e seus membros e corpo consumidos ao fogo, reduzidos a cinzas, e suas cinzas lanadas ao vento. Finalmente foi esquartejado [relat a Gazette dAmsterdam]. Essa ltima operao foi muito longa, porque os cavalos utilizados no estavam afeios a trao; de modo que, em vez de quatro, foi preciso colocar seis; e como isso no bastasse, foi necessrio, para desmembrar as coxas do infeliz, cortar-lhe os nervos e retalhar-lhe as juntas [...] (FOCAULT, 2009, p.9).

No denominado perodo humanitrio, com os exageros que retiravam a humanidade da pessoa pela condenao, teve mudanas no sculo XVII assim nas palavras de Leal (apud MARTINS, 2006, p.17)
Na segunda metade do sc. XVII, consolida-se a corrente de pensamento contrria crueldade e aos absurdos que se cometiam em nome do Direito Penal absolutista. As idias poltico-filosficas e jurdicas emergentes j no admitiam que o Direito Penal pudesse utilizar-se, com tanta freqncia e de forma to abusiva, dos castigos corporais, dos suplcios os mais diversos, dos trabalhos forados e da pena de morte.

Vemos que h, ento , uma mudana de paradigma.

Perodo Cientfico

De acordo com Ferreira (2004), at ento a preocupao era com a humanizao da pena, a qual era vista como um mal imposto ao criminoso, encontrando a sua

dimenso na qualidade do delito e variando de acordo com a intensidade deste. J neste perodo que analisaremos agora, o delito considerado como um fato individual e social, representando sintoma patolgico de seu autor, motivo pelo qual a pena comea a ser vista como um remdio, e no mais como sano. Este perodo comeou com Cesare Lombroso, que foi o doutrinador que mais se destacou, ao escrever a obra "O Homem Delinqente", na qual buscava [...] compreender cientificamente os fenmenos criminais e o prprio infrator (MARTINS, 2006, p.18). Segundo Noronha (2003), nesta obra Lombroso ao invs de considerar o crime como fruto do livre arbtrio e entidade jurdica, o considera como uma manifestao da personalidade humana e produto de diversas causas, sendo que a pena no tem apenas finalidade retributiva, mas, sobretudo, de defesa social e recuperao do criminoso, necessitando, ento, ser individualizada, o que evidentemente supe o conhecimento da personalidade daquele a quem a pena ser aplicada.
O ponto nuclear de Lombroso a considerao do delito como fenmeno biolgico e o uso do mtodo experimental para estud-lo. Foi o criador da antropologia criminal. A seu lado surgem Ferri, com a sociologia criminal, e Garofalo, no campo jurdico, com sua obra Criminologia, podendo os trs ser considerados os fundadores da Escola Positiva (NORONHA, 2003, p. 27, grifo do autor).

Martins (2006, p.19), em seus ensinamentos, acredita que Lombroso


Pecou, no entanto, ao tentar atribuir ao direito penal uma funo meramente clnica, contrapondo-se ao entendimento de que se trate de cincia normativa, que pretende estabelecer juzos de valor, cujo contedo tico e relaciona-se com o fato que infringe norma de conduta.

Ferreira (2004) esclarece que os ensinamentos da escola Positivista influenciaram os estudiosos, dando origem a um novo movimento chamado Unio Internacional de Direito Penal, liderado por Von Liszt, Van Hamel e Adolphe Prins. Esse movimento preconizava a diferenciao dos diversos tipos de delinquente, a realizao de estudos antropolgicos e sociais, bem como no considerava a pena como nico meio de combate ao crime, mas com a Primeira Guerra Mundial, desapareceu a Unio Internacional de Direito Penal, surgindo a escola tcnico-jurdica, sendo que o tempo passou e sobreveio a Segunda Guerra Mundial. Com ela o fim do chamado perodo cientfico e o incio do perodo atual, o denominado Nova Defesa Social. Perodo atual Nova defesa social Segundo Silena Jaime (2006, n.p.) este movimento foi iniciado em 1945, por Filippo Gramatica, sendo inicialmente denominada de Defesa Social. Em 1954, com a publicao

do livro La Dfense Sociale Nouvelle, de Marc Ancel, foi rebatizada de Nova Defesa Social. Tem como caractersticas fundamentais a multidisciplinaridade, a mutabilidade e a universalidade. Para Walter Nunes da Silva Jnior (2002, n.p)
Pode-se definir a Escola da Nova Defesa Social como o conjunto de idias, de ordem poltica, orientadoras dos Poderes Constitudos do Estado no tratamento a ser dispensado no combate criminalidade. a poltica criminal a ser desenvolvida no que pertine ao fenmeno criminal, inserido no contexto social.

Nos pensamentos de Evandro Lins e Silva,( apud FERREIRA, 2006, p.18)


O Movimento de Defesa Social no tem propriamente uma unidade de pensamento, nem est filiado a qualquer escola filosfica. Ele tem uma concepo crtica do fenmeno criminal e o acompanha e estuda nas suas transformaes, nas suas causas, nos seus efeitos, entendendo-o como resultado de uma ditese social, que deve ser curada racionalmente, atravs de uma poltica que respeite a dignidade da pessoa e resguarde os direitos do homem. Ele tem uma posio reformista quanto atividade punitiva do Estado, que h de ser exercida de modo no dogmtico, mas dentro de uma viso abrangente dos conhecimentos humanos. O movimento, como j notamos, repudia o lgido tecnicismo jurdico e, por isso, entende que a lei no a nica fonte do direito, mormente na sua aplicao.

Ferreira (2004) destaca que este movimento no quer a abolio do direito penal ou do sistema penitencirio de forma radical, como a principio possa parecer. Deseja, na verdade, que estas mudanas ocorram aos poucos, a fim de dar um novo sentido punio do delinquente, para que o mesmo possa ser ressocializado, de modo a proteger no s os direitos humanos, e a dignidade da pessoa humana, mas tambm toda a sociedade. Sua revolta mais significante se d contra o sistema carcerrio vigente. Criminologia Crtica Feitas tais colocaes com o objetivo de dar um panormico histrico passando brevemente os perodos, nos centralizaremos no problema da criminologia crtica e da legislao em vigncia, em especial sob a tica da funo do Estado, considerando que seu poder submete-se ao dever como fonte primria das denominadas promessas da modernidade, onde temos, pois, a funo ex parte populi. Assim, consideramos que a fora justa exercida de forma injusta mais letal do que qualquer outra, pois exercida em nome do ente que pugnou pela exclusividade do exerccio do poder punitivo: o Estado. Todos os criminosos devem ser punidos, de tal assertiva ningum discorda, salvos os prprios em suas defesas aes e ainda dentro da razoabilidade e legalidade e das garantias de isonomia. possvel imaginar que, em casos diversos daquele em que o infrator est envolvimento, o desejo de justia, o que nada tem com o esprito de

vingana, est presente no rogo pela punibilidade. Mas qual a punibilidade que se deve aplicar, sem o vis legalista puro? A anlise do aplicador da pena (Estado), via magistrado, levar em considerao a personalidade? Bem, conforme o Cdigo Penal afirma, em relao aplicao da pena: Art. 59 - O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime: (BRASIL, 2005, destaque nosso) Tal punibilidade deve estar fundada na base do mencionado bem comum e de patamar que deve ser determinado pela proporo, o que se afigura de difcil determinao, uma vez que o lapso temporal da segregao, quando for o caso, no tem por objetivo outro seno a ressocializao, pois conforme se tem visto e amplamente divulgado h um natural fracasso das penas e dos sistemas segregacionistas. Como bem comum, segundo a teoria do bem jurdico penal, as sanes penais s devem ser utilizadas quando sejam insuficientes s aplicadas por outros ramos do ordenamento jurdico, o que se conhece como ultima ratio. Mas o que seria um bem jurdico penal? Como aferir ser este merecedor da tutela penal? Apesar da ausncia de definies precisas, quase consenso na doutrina que o Direito Penal visa a tutelar um bem jurdico, mesmo que apurado de forma singular. Franz von Listz (apud CANTERJI, 2008, p. 26) afirma que [...] todo direito existe para proteger os interesses da vida humana, e esses interesses so chamados de bem jurdico a partir do momento em que ocorre a previso. Hans Welzel (2004, p. 32), por sua vez, assevera que o bem jurdico
um bem vital do grupo ou do indivduo, que, em razo de sua significncia social, amparado juridicamente. E mais, afirma que `se a misso do direito a tutela de interesses humanos, a misso especial do direito penal a reforada proteo de interesses, que principalmente a merecem e dela precisem, por meio da cominao e da execuo da pena como mal infligido ao criminoso.

Poltica criminal no deve ser fundada no senso comum e nem nos apelos da mdia, no deveria ser projeto de momentos oportunos ou de oportunismo poltico, as respostas sociais pouco tm de cientfico e de carter constitucional de garantias, sendo, pelo que se pode observar, uma proposta de emergncia social. Assim, Salo de Carvalho (2007, p. 5) expe:
O primeiro interrogante, extremamente til para se entender o discurso da criminologia oficial, forneceu elementos para constatao de que todo sistema punitivo se legitimou a partir do discurso cientfico da criminologia. O papel da

criminologia tradicional, ao longo da histria do direito penal moderno, foi justificar as prticas punitivas sob a perspectiva do falso humanismo representado pelo discurso ressocializador.

Isto posto temos que nos fundar que tipo de bem penal temos e que tipo de aplicao da penas temos, e isso no nos parece difcil esclarecer. Temos um bem jurdico penal direcionado para interesses de classes, que determinam o etiquetamento de classes, para ser aplicada a pena. Temos claro que tal postura no atende a bem comum social, mas sim a bem comum de classes sociais. Nesta esteira podemos observar que o sistema prisional est superlotado de pessoas da mesma classe, da mesma etnia ou das mesmas etnias, pois so negros ou pardos, pobres, semi-alfabetizados ou analfabetos, mormente sem condies de exigir a cidadania, sendo submetidos violao diuturna dos direitos humanos. A sociologia, antropologia, psicologia e outras cincias, mormente so desconsideradas na anlise do crime e dos criminosos, sempre, como j se exps, aliceradas as crenas em senso comum, por vezes mais arraigados ao direito de propriedade que pessoa humana. Neste caso, razo assiste a Nicolau Maquiavel, na sua clssica obra o Prncipe, onde analisa que a sociedade fria e interessada na dominao (poder) e esta determinada pela posse de bens. O que o crime lhe retira, em regra, so os bens. Para ilustrar a referida ideia, fez no livro mencionado a seguinte assertiva "[] os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimnio." (MAQUIAVEL, 2007, p.59) Neste diapaso podemos afirmar que, segundo pesquisa do Ministrio Pblico de So Paulo, Curadoria de Sade, 50% (cinquenta por cento) dos sentenciados sofrem de distrbios de personalidade, e que pelo menos 30% (trinta por cento) deles so psicopatas. Mais de uma vez o Estado se comprometeu com a anlise da personalidade do infrator, sem condies efetivas de realiz-la. Estamos diante de suposta prtica de ilegalidade, frente s normas de direitos humanos e s normas positivas em codificaes penais. A mencionada dignidade da pessoa humana base da Constituio vigente, denominada cidad. Assim, podemos explanar, nas palavras de Flvia Piovesan (2010, p 33):
Infere-se que o valor da dignidade da pessoa humana, bem como o valor dos

direitos e garantias fundamentais, vm a constituir os princpios constitucionais que incorporam as exigncias de justia e dos valores ticos, conferindo suporte axiolgico a todo sistema jurdico brasileiro.

Segue a mesma autora na vertente:


A nova topografia constitucional inaugural pela Carta de 1998 reflete a mudana paradigmtica da lente ex parte prncipe para a lente ex parte populi. Isto , de um Direito inspirado pela tica do Estado, radicado nos deveres do sdito, transita-se a um Direito inspirado pela tica da cidadania, radicado nos direitos dos cidados. (PIOVESAN, 2010, p. 34)

Observando e fundamentando este vis terico, temos claro que a mera aplicao das normas sem a devida observncia dos fundamentos elementares pode ensejar infrao normativa maior, o que, em ltima anlise, ou em prima facie, a convico de que os criminosos estejam enraizados para alm das normas penais expostas em cdigos prprios, que assim o so pois recebidas pela norma maior que aponta novos e diversos horizontes, daqueles outrora apoiados no mero poder estatal. Partindo do conhecimento das informaes mencionadas a pesquisa, Quem so os criminosos?, no observa apenas a noo dogmtica do crime, mas prima pela anlise social do crime em si, . Para ilustrar o que se entende por uma viso social de poltica criminal necessria temos o autor Brets (2010, 98-99):
[...] uma poltica criminal alternativa deve ser caracterizada pelo deslocamento do prisma de interesses: do interesse das classes dominantes para o interesse das classes subalternas. Assim, a nova poltica criminal deveria ser balizada a partir desses interesses. Dentro dessa concepo, cumpre definir em qual dos dois nveis de abordagem ser pautada a nova poltica criminal: se, primeiro, ser limitado mera descrio passiva das relaes sociais de desigualdade; ou se, segundo, alcanar o mbito de alcance de compreenso da lgica objetiva da desigualdade que engendra esse mecanismo verticalizado da estratificao social.

Conforme se pode ver em Bretas, a estratificao social tem determinado a punibilidade e no os aspectos da criminologia social. Como se pode ver acima, a poltica criminal no pode pautar-se pelo crime em si, mas pelos seus aspectos scio-polticos. No momento em que escrevemos o presente texto, tivemos a priso de 12 (doze) pessoas envolvidas em desvio de dinheiro pblico no Estado de Rondnia, so os denominados crimes do colarinho branco, que somam aproximadamente 15 milhes, especialmente do sistema de sade, o que nos to caro em termos de desvios dos cofres pblicos, pois se trata de dinheiro da sade, educao e tantos outros investimentos na pessoa humana, que poderiam influenciar diretamente na poltica

criminal e na vida de tantos desvalidos. Lembro ainda que, na mesma data, supostos desvios no metr do Estado de So Paulo somam, aproximadamente, 327 milhes. Ouso dizer que j na data da apresentao deste trabalho, nenhum, ou apenas aqueles que no tiverem recursos financeiros estaro presos, no caso de 12 deputados, assim como no caso de So Paulo. Como todos so cidados de bens, no tiveram a priso decretada, mas em qualquer lugar do pas em que algum foi preso furtando ou roubando R$100,00 (cem reais) ou algo equivalente, continua preso e ser condenado a cumprir a pena em regime fechado, estando para sempre marcado pela condenao. Neste ponto, colocamos a questo proposta no ttulo: quem so os criminosos? Aqueles que fazem leis ao sabor da mdia para agravar penas a uma determinada classe a quem foi negada cidadania, aqueles que com o dinheiro desviado dos cofres pblicos pagam advogados que podem ter acessos a juzes, promotores e tribunais, ou so apenas aqueles que no foram contemplados com a fortuna de pertencer a uma determinada classe que determina o que bem jurdico penal, e para quem ela deve ser aplicada? Estamos no incio da pesquisa, convidamos reflexo. Referncias bibliogrficas ARISTTELES. A poltica. So Paulo: Nova Cultura, 1999. BECCARIA, Cesare.Dos delitos e das penas. 2. ed. rev.. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: 1988 texto constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alteraes adotadas pelas Emendas Constitucionais de n 1, de 1992, a 46, de 2005, e pelas Emendas Constitucionais de Reviso de n 1 a 6, de 1994., 25. ed., Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2005. ______, Cdigo Penal, Cdigo de Processo Penal, Constituio Federal. Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antonio Luiz de Toledo Pinto et. al. So Paulo: Saraiva, 2005. BRETAS, Adriano Srgio Nunes. Fundamentos da criminologia crtica. Curitiba: Juru, 2010 CANTERJI, Rafael Braude. Poltica criminal e direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008. CARVALHO, Salo de. Penas e garantias. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. ______. (Org. ).Critica execuo Penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

______. Antimanual de Criminologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Jris, 2011.DURKHEIM, Emile. As Regras do Mtodo Sociolgico. Trad. de Pietro Nassetti. So Paulo: Martin Claret,2002. FERREIRA, Gilberto. Aplicao da Pena. Rio de Janeiro: Forense, 2004. FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurdicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Nau, 1999. ______. Vigiar e punir. 36. ed. Traduo Raquel Ramalhete. Petrpoli,RJ: Editora Vozes, 2009. JAIME, Silena. Breves reflexes sobre a poltica criminal. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1155, 30 ago. 2006. Disponvel em: <HYPERLINK "http://jus.uol.com.br/revista/texto/8860/breves-reflexoes-sobre-a-politicacriminal"http://jus.uol.com.br/revista/texto/8860HYPERLINK "http://jus.uol.com.br/revista/texto/8860/breves-reflexoes-sobre-a-politica-criminal">. Acesso em: 20 novembro 2011.. HOBBES.T. Do Cidado (De Cive), traduo, apresentao e notas de Renato Janine Ribeiro. So paulo, Martins Fontes, 1993 (1 ed.). MAQUIAVEL. O prncipe. 12. ed. Curitiba: Hemus, 2000. MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas Alternativas. 2 ed. Curitiba: Juru, 2006. NORONHA, Magalhes. Direito Penal. So Paulo: Saraiva, 2003. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. PIOVESAN, Flvia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 11 ed. rev. e atual., So Paulo: Saraiva, 2010. ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. In: Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1987. ________. Jean-Jacques. Rousseau. Traduo por Lourdes Santos Machado. 5. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1991. 360 p. (Coleo "Os pensadores", 6). SILVA JUNIOR, Walter Nunes da. As Correntes Filosficas na Formao do Direito Penal. [2002] Disponvel em: <http://HYPERLINK "http://www.jfrn.jus.br/jfrn/biblioteca/docs/doutrina104.doc"www.jfrn.jus.br/jfrn/biblioteca/do cs/doutrina104.doc> Acesso em 10 novembro 2011. THOMPSON, Augusto. A questo penitenciria. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993. __________, Quem so os criminosos: O crime e o criminosos- entes polticos. Rio de Janeiro:Lumens Juris, 2006. WELZEL, Hans. Direito Penal. traduo de Afonso Celso Rezende. Campinas: Romana, 2004

Anda mungkin juga menyukai