Anda di halaman 1dari 9

FACULDADE UNIO AMERICANA

EMIGAIL LORENA MENDES FARIAS DA MAIA EUGNIA MARIA DANTAS OLIVEIRA JOO URGEL QUEIROZ DE ARAUJO

SISTEMA DE INFORMAO: a internet como apoio tomada de deciso

Parnamirim 2008 1 INTRODUO

H uma grande mudana na tecnologia da informao. o crescimento explosivo da internet e das tecnologias e aplicativos afins e seu impacto nos negcios, sociedade e sobre a prpria tecnologia da informao. A internet est mudando o modo como s empresas so operadas, as pessoas trabalham e como a tecnologia da informao apia as decises empresariais. A internet se tornou uma plataforma vital para comunicao rpida e eficaz, auxiliando as empresas em diversas transaes comerciais ou de comunicao entre seus usurios diante da realidade do mundo corporativo altamente globalizado. As empresas esto se tornando empreendimentos interconectados. A internet e as redes similares a ela tm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informao no apoio s operaes de muitas organizaes. Isto particularmente evidente nas reas de sistemas de comrcio eletrnico entre empresas e seus clientes e fornecedores, e de sistemas colaborativos entre equipes de trabalho das empresas. Estamos vivendo em uma economia globalizada cada vez mais dependente da criao, administrao e distribuio de recursos de informao por redes globais interconectadas como a internet. Dessa forma as empresas se tornam empreendimentos globais.

2 2.1

FUNDAMENTAO TERICA Internet como apoio deciso Sabe-se que a internet um conglomerado de redes em escala mundial de

milhes de computadores interligados, que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncias de dados. Ela extremamente heterogenia, pois as taxas de transferncias de dados e as caractersticas fsicas das conexes variam bastante. O seu baixo custo e a grande facilidade tornaram o trabalho corporativo e o compartilhamento de idias pela internet mais fceis. Dessa forma, as empresas passaram a optar pela utilizao desse meio de sistema de informao, uma vez que a organizao passaria a se desenvolver significativamente melhor, pois, entre outros benefcios, destacamos aqui o apoio de maneira eficiente e segura para a tomada de deciso. Com o acesso a internet a empresa passa a manter-se a todo o momento atualizada e informada do que est acontecendo ao seu redor, alm de poder manter um elo de comunicao rpido. A grande quantidade de informaes e conhecimentos que chega para os gestores atravs da internet fundamental na tomada de decises, pois serve como apoio. Algumas dessas informaes que ajudam na tomada de deciso atravs da internet so: SAD + internet, relatrios instantneos, correio eletrnico, simuladores virtuais, mercado de aes, cenrio mundial, oportunidades de negcios, informaes da concorrncia, entre outros. Pois decises so algo que ocorre constantemente nas empresas, e que requer maior ateno, agilidade e cuidado, sendo a mesma que decide o futuro da organizao.

2.2

A evoluo At os anos 1960, o papel dos sistemas de informao era simples:

processamento de transies, manuteno de registros, contabilidade e outros aplicativos de processamento eletrnico de dados (EPD). Mais tarde, outro papel foi adicionado, quando se elaborou o conceito de sistema de informao gerencial (SIG). Este novo papel se concentrava em fornecer aos usurios finais gerenciais relatrios administrativos predefinidos que dariam aos gerentes a informao de que necessitavam para fins de tomada de deciso. Nos anos 1970, era evidente que os produtos de informao prespecificados resultantes desses sistemas de informao gerencial no estavam atendendo muitas das necessidades de tomada de deciso administrativa. Da surgiu o conceito de sistemas de apoio deciso (DSS). O novo papel para os sistemas de informao era fornecer aos usurios finais gerenciais apoio ad boc e interativo aos processos de deciso. Nos anos 1980, surgiram vrios papis novos para os sistemas de informao. Primeiro foi o rpido desenvolvimento do poder de processamento do microcomputador, pacotes de software de aplicativo e redes de telecomunicaes deram origem ao fenmeno da computao pelo usurio final, que agora podem usar seus prprios recursos de computao em apoio s suas exigncias de trabalho em lugar de esperar pelo apoio indireto de departamentos de servios de informao da empresa. Segundo foi a evidencia que a maioria dos altos executivos empresariais no utilizava diretamente os relatrios gerados por sistemas de informao ou as capacidades de modelagem analtica dos sistemas de apoio deciso e, com isso, desenvolveu-se o conceito de sistemas de informao executiva (EIS). Terceiro foi s inovaes ocorridas no desenvolvimento e aplicao de tcnicas de inteligncia artificial (AI) nos sistemas de informao empresarial. Sistemas especialistas (ES) e outros sistemas baseados no conhecimento forjaram

um papel novo para os sistemas de informao, podem servir como consultores para os usurios, fornecendo conselho especializado em reas temticas limitadas. Um novo papel importante para os sistemas de informao surgiu nos anos 1980 e continuou pelos anos 1990. o conceito de um papel estratgico para os sistemas de informao, s vezes chamados sistemas de informao estratgica, nesse conceito, a tecnologia da informao se torna um componente integrante dos seus processos, produtos e servios que ajudam uma empresa a conquistar uma vantagem competitiva no mercado globalizado. Finalmente, nos anos 1990, o rpido crescimento da internet, intranets, extranets e outras redes globais interconectadas tm alterado radicalmente o potencial dos sistemas de informao nos negcios, medida que entramos no sculo XXI. Esta ligao em rede empresarial e global est revolucionando a computao para o usurio final, empresa e entre as organizaes, as comunicaes e a colaborao que apiam as operaes empresariais e a administrao de empreendimentos globais bem-sucedidos.

2.3

A empresa conectada As empresas esto se tornando empreendimentos interconectados. A

internet e as redes similares a ela, dentro da empresa (intranets), entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets), e outras redes tm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informao no apoio s operaes de muitas organizaes. Isto particularmente evidente nas reas de sistemas de comrcio eletrnico entre as empresas e seus clientes e fornecedores, que a compra e venda, marketing e assistncia a produtos, servios e informaes sobre uma multiplicidade de redes de computadores, onde um empreendimento interconectado utiliza internet, intranets, extranets e outras redes para apoiar cada etapa do processo comercial. E de sistemas de colaborativos entre equipes de trabalho das empresas, nos quais envolvem o uso de ferramentas de groupware para apoiar a comunicao,

coordenao e colaborao entre os membros de equipes e grupos de trabalho em rede. Para programar esses sistemas, um empreendimento interconectado depende de intranets, internet, extranets e outras redes.

2.4

A internet e as redes A internet serve de base e elo da empresa com o ambiente interno e tambm

com o ambiente externo. Ela consegue derrubar as barreiras geogrficas e tornar o alcance da empresa imensurvel, em qualquer lugar do mundo que haja um computador ligado na rede, a empresa pode atuar e fazer negcios. As redes de telecomunicaes dentro e fora das empresas se tornaram mais eficientes com a internet, e transformaram-se em poderosas ferramentas no envio e recebimento de informaes nos diversos ramos de atuao das empresas. Conectados s redes os gestores fazem uso de todos os recursos disponveis como, por exemplo:

A INTERNET NA EMPRESA
A INTERNET INTRANETS

REDES DE TELECOMUNICAES

EXTRANETS REDES CLIENTE/SERVIDOR OUTRAS REDES

SISTEMAS COLABORATIVOS
16/9/2008

SISTEMAS DE COMRCIO ELETRNICO


FACULDADE UNIO AMERICANA

SISTEMAS INTERNOS NAS EMPRESAS


8

2.4.1 Recursos disponveis Dentro dos sistemas colaborativos os recursos disponveis so: correio eletrnico, correio de voz, fruns de discusso, conferncia de dados, conferncia de voz, videoconferncia e sistemas de reunies eletrnicas. Nos sistemas de comrcio eletrnico os recursos so: processamento de transaes ponto de venda online, varejo e atacado em rede, intercmbio eletrnico de dados, transferncia eletrnica de fundos, banco eletrnico, marketing interativo e gerenciamento de cadeia de suprimento. Nos sistemas internos os recursos disponveis so: processamento de transaes internas, processamento de pesquisas, editorao eletrnica de rede intranet, sistemas de fluxo de trabalho, monitorao de atividades, controle de processos e sistemas de suporte gerencial.

2.5

Uso comercial da internet Est se expandindo da troca de informaes eletrnicas para uma plataforma

ampla para aplicaes empresariais estratgicas. A colaborao entre parceiros empresariais, fornecimento de suporte a clientes e vendedores e a compra e venda de produtos e servios tornaram-se usos comerciais da internet. Outros estudos de importantes empresas e organizaes mostram que elas esto utilizando tecnologias da internet principalmente para aplicaes de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Entretanto, esses estudos tambm demonstram o forte crescimento das aplicaes empresariais funcionais e o surgimento de aplicaes em engenharia, manufatura, recursos humanos e contabilidade. As empresas esto utilizando a internet para negcios em mltiplas formas, incluindo comunicaes e colaborao entre e nas empresas, comrcio eletrnico e alianas comerciais estratgicas.

Case pelgio oliveira sa A empresa pelgio oliveira sa uma fbrica de massas e biscoitos situada em

Maracana no Cear, e possui filiais em vrios estados das regies norte e nordeste do Brasil. As filiais so responsveis pelo armazenamento e distribuio dos produtos comercializados em seu estado. As mesmas so monitoradas pela matriz atravs de seu sistema interligado por uma rede de comunicao que usa a internet como base para sua atividade. Os gestores da matriz e das filiais usam os recursos disponibilizados pelo sistema para auxilia-los nas tomadas de deciso nos diversos setores da empresa. So disponibilizadas ferramentas que agilizam a comunicao e as informaes necessrias, quer seja da matriz para as filiais ou o contrario. As ferramentas mais usadas na pelgio so: e-mails, pandion, planilhas fornecidas pelo logix (sistema interno), transmisso de pedidos, webmail via site exclusivo da empresa. A internet fornece ferramentas tanto para usurios internos - gerentes, filiais e vendedores como para os externos clientes e fornecedores. Devido a todas as informaes que podem ser acessadas atravs dos recursos fornecidos pela internet, podemos afirmar que a tomada de deciso largamente influenciada por esse meio de comunicao. A pelgio faz uso de todos os recursos disponibilizados pela tecnologia da informao bem como da internet para estar sempre atualizada perante a concorrncia e o mercado mundial.

REFERNCIAS OBRIEN, James A. Sistemas de informao e as decises gerenciais na era da internet. So Paulo: Saraiva, 2003.

Anda mungkin juga menyukai