Anda di halaman 1dari 62

DIEGO DA CUNHA DIOGO

MEIOS JURDICOS DE PROTEO DO LIVRE ENSINO DA CAPOEIRA

Trabalho de concluso de curso apresentado como exigncia final na obteno do Bacharelado em Direito pelo Centro Universitrio Ritter Reis, sob a orientao do Prof. Leonardo Tricot Saldanha.

Centro Universitrio Ritter Dos Reis Canoas - 2004

DIEGO DA CUNHA DIOGO

MEIOS JURDICOS DE PROTEO DO LIVRE ENSINO DA CAPOEIRA

Trabalho de concluso de curso apresentado como exigncia final na obteno do Bacharelado em Direito pelo Centro Universitrio Ritter Reis, sob a orientao do Prof. Leonardo Tricot Saldanha.

Centro Universitrio Ritter Dos Reis Canoas 2004

CENTRO UNIVERSITRIO RITTER DOS REIS FACULDADE DE DIREITO MEIOS JURDICOS DE PROTEO DO LIVRE ENSINO DA CAPOEIRA DIEGO DA CUNHA DIOGO

Aprovado em:

PROFESSOR ORIENTADOR: Leonardo Tricot Saldanha

PROFESSOR AVALIADOR(A) -------------------------------------PROFESSOR(A) AVALIADOR(A) --------------------------------------

Canoas, 2004.

Capoeira: Mandinga de escravo em nsia de liberdade. O seu princpio no tem mtodo e seu fim inconcebvel ao mais sbio dos mestres. (Mestre Pastinha)

SUMRIO
INTRODUO........................................................................................ CAPTULO 1 - A CAPOEIRA................................................................. 1 - Histrico Da Capoeira................................................................... A) Brasil Colnia.................................................................................. B) Imprio............................................................................................. C) Repblica......................................................................................... 2 - Principais Personagens da Capoeira.......................................... A) Capoeira Angola e Mestre Pastinha............................................ B) Capoeira Regional e Mestre Bimba............................................. C) Conceito de Capoeira..................................................................... CAPTULO 2 - SISTEMA CREF/CONFEF E CAPOEIRA COMO CULTURA............................................................................................... 3 - O Sistema CREF/CONFEF.............................................................. A) Conselho Federal de Educao Fsica - CONFEF....................... B) Conselhos Regionais de Educao Fsica CREFs................... C) Atividades questionadas dos Conselhos.................................... 4 - A Capoeira como Cultura.............................................................. A) Tratados Internacionais................................................................ B) Constituio Federal...................................................................... CONCLUSO......................................................................................... REFERNCIAS.......................................................................................

INTRODUO

O presente trabalho se objetiva a fornecer informaes a respeito da Capoeira e apresentar casos prticos relativos atuao do sistema CREF/CONFEF, protetivo das atividades ligadas

Educao Fsica.

Inicialmente, necessrio entender o que a capoeira.

A Capoeira , fundamentalmente, uma forma de luta, uma expresso teatral, uma remontagem inventada a cada jogo de uma luta originada no incio do Brasil, contra os preconceitos, condio passada de escravido e que torna o seu praticante senhor de si mesmo, livre para viver.

A apresentao da histria e das principais caractersticas da capoeira ser feita no primeiro captulo.

A segunda parte do trabalho destina-se apresentao de casos prticos, onde ser demonstrada a ilegalidade da atuao dos Conselhos de Educao Fsica ao tentar impor restries ao livre exerccio da capoeira, direito este garantido pelos artigos da Constituio Federal do Brasil e outros instrumentos jurdicos.

A pesquisa dos casos prticos foi realizada nas sedes do Ministrio Pblico, em Porto Alegre, encontrando-se poucos casos prticos para o estudo, entre Aes Civis Pblicas, Mandados de Segurana e Aes Diretas de Inconstitucionalidade. As decises tm se direcionado no sentido da proteo das atividades culturais protegidas pela Constituio e pela ilegalidade das atividades dos Conselhos.

CAPTULO 1 - A CAPOEIRA

1 - Histrico da Capoeira

A) Brasil Colnia

Sabe-se que o Brasil foi descoberto em 1500, perodo de navegaes e explorao de novos mercados em lugares at ento desconhecidos pelos povos europeus, como seu registro deixado na histria. Tinham eles desbravado terras como as ndias e a frica. Como resqucio deixado pela Idade Mdia tinha-se na figura central de comando um rei, ou uma rainha, a realizar em conjunto com o clero, no caso, o cristo, e a nobreza do local, a administrao de todo um reinado, a construo de uma tica religiosa de vida, e as leis imperiais a serem obedecidas pelos sditos.

Ao chegarem na frica, sabendo de algumas rivalidades entre as tribos africanas, utilizaram-se os povos europeus de prvia negociao (oferecendo ttulos de poder europeus, armas e munio), e posterior conquista. As naes no perceberam a tempo a situao

de risco, e embora algumas conseguiram resistir por muitos sculos incurso do homem branco, elas em maioria foram subjugadas.

O homem portugus ao conhecer o Brasil, encontrou os ndios, povo geralmente nmade e no afeitos lavoura. Ento utilizaram a mesma estratgia de dominao. Ao perceberem as tticas do homem branco, os indgenas preferiam morrer a serem subjugados. Assim foram exterminados os antigos povos indgenas, atravs de casamentos entre bandeirantes e filhas de caciques, para posterior aniquilao das tribos indgenas.

Os portugueses resolveram mudar de ttica, passando a utilizar um crescente mercado que trazia escravos dos pases africanos para outros pases, importados de Madeira e Aores, em So Tom e Hispaniola. Trazidos como uma grande fora de trabalho para aumentar o lucro portugus no concorrido mercado de acar, proporcionaram aos portugueses a liderana neste mercado. A mdia trazida pelos navios negreiros s terras brasileiras era de cinco mil negros no primeiro sculo. Este nmero mais tarde subiu, sendo de cinco a seis milhes at o incio do sculo XIX1.

Enquanto que a captura do ndio era quase um negcio interno da colnia, quando, freqentemente, at o quinto devido Coroa era sonegado, o comrcio ultramarino trazia excelentes dividendos tanto ao governo, quanto aos comerciantes. Assim, governo e jesutas apoiavam indiretamente os traficantes, estabelecendo limitaes escravido indgena, em nome de Deus. (PINSKY, Jaime. Histria Popular 4/Escravido no Brasil. So Paulo: Global, 1981. p. 19.) ACCURSO, Anselmo da Silva. Capoeira: um instrumento de educao popular. So Leopoldo: Unisinos, 1990. p. 74.
1

Os escravos eram submetidos a duras horas de trabalho, recebendo ainda como castigo punies severas quando havia alguma transgresso. Eram submetidos como pessoas incapazes, no eram considerados como iguais, havia insegurana e preconceito para conduzir sua cultura como um todo2.

B) Imprio

A poca imperial brasileira foi o perodo entre 1822, quando o Brasil deixou de ser colnia portuguesa, e 1889, quando foi proclamada a Repblica.

Durante

vigncia

da

escravido,

capoeira

no

era

considerada crime. Embora sempre perseguida ao longo de todo o Imprio, somente em 1890 que a prtica da capoeira se constitui

Jejes, marrins, iorubs, fons, anfons, ketos, so apenas algumas das raas mais representativas. Cada uma com suas crenas, com seu Deus criador e panteo auxiliar, afora filosofias mais ou menos elaboradas. Aqui, independentemente de cultura ou etnia, foram misturados segundo o interesse dos mercadores para que tivessem, desde os pores dos navios, dificuldades de organizar uma rebelio. Foram espalhados pelas senzalas de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Que metafsica e religies traziam estes africanos? Aparentemente, fragmentao de uma metafsica muito antiga, contempornea talvez da civilizao que pintou as cavernas de Tassili, anterior ao Egito dos faras, do mesmo povo negro Jetro e dos negros drvidas derrotados pelos arianos na ndia pr-verdica, essa diversidade de crenas tinha pelo menos trs pontos em comum: crena em um Deus nico, criador e ordenador; crena em um panteo de deuses administradores dessa criao, desde o cosmo, em seu sentido mais amplo, at o homem, suas paixes e tudo o que existe; e crena em dois mundos distintos, o material visvel e o espiritual. Traziam ainda anexados elementos islmicos. (MORAES, Ari. Revista Planeta Extra Umbanda e Candombl. Rio de Janeiro: Editora Trs, n 9, 1984. p. 5.) ACCURSO, Anselmo. Op. cit., p. 74.
2

crime, permanecendo como tal at a dcada de 30, quando liberada pelo Estado Novo.

Os senhores de engenho consideravam a capoeira como um desvio das atividades produtivas, sendo punidos com aoites aqueles que a praticavam.

Porm, ao contrrio do que se poderia pensar, a capoeira, pelo menos a partir da dcada de 1870, no era mais praticada por negros e pobres, estendendo-se tambm aos brancos, e at mesmo queles pertencentes a grupos mais influentes.

A princesa Isabel aboliu a escravatura criando a Lei urea (Lei n 3.353, de 13 de Maio de 1888), porm as reais causas da libertao foram mais de uma, concorrentes e sucessivas.

Houve a presso da Inglaterra sobre o trfico negreiro. No mais interessava a poltica de escravido, as leis do mercado haviam mudado, e homens livres eram necessrios para um novo sistema de produo. Era necessrio o conhecimento dos meios de produo para que a rede desse lucro3. Cresceu o interesse pela imigrao,
O interesse na escravido decaa, embora para o negro restassem profisses desprezadas e um reduzido horizonte de ascenso social. Como fruto desse quadro, tudo que lhe dizia respeito era alvo de desprezo e perseguio, tais como a capoeira, o candombl, e o prprio samba. Os marginais, dentre os quais os capoeiristas, apareciam junto com os terreiros de candombl, sendo alvos de grande represso. Desde o levante dos mals (1835),, na capital baiana, as autoridades estabeleceram lei que estatua pena de morte para o negro que participasse de insurreies ou cometesse qualquer ofensa fsica ao seu senhor ou qualquer cidado. Quanto menos justificativas econmicas se encontrava para a escravido, mais cresciam as iniciativas intimidadoras contra seus beneficirios,
3

chamando imigrantes europeus para uma nova terra. As revoltas traziam muitos problemas e vrios abolicionistas aderiram causa, havendo srias disputas judiciais e alforrias4.

Nas ltimas dcadas do sculo XIX acontecem o fim da monarquia e o incio da repblica. Nesta poca a capoeira era
como se o terror pudesse segurar a evoluo. As causas internas e externas levaram, em seqncia, libertao dos escravos: a imigrao de europeus, a partir de 1824; a proibio do trfico, em 1845; a lei do Ventre Livre, em 1871, e a Lei Sexagenria, em 1884, resultados da campanha abolicionista; mudanas no sistema de produo; ampliao do mercado consumidor brasileiro. Formaram um conjunto dinmico; de suas interpenetraes restou, finalmente, a liberdade pelo ato da princesa Isabel. A Lei urea foi a forma jurdica e moral que os dominantes encontraram para responder sociedade, onde a economia j estava em transformao e a opinio pblica era contrria escravido. O Brasil foi o ltimo pas a extinguir a escravido e o fez deixando a populao negra sem opo: ou as profisses desprezadas ou a marginalizao. Nada foi feito para que o negro se integrasse sociedade. O negro se transformou no ltimo escalo do exrcito industrial de reservas, uma espcie de resduo social. Foi excludo da oferta de trabalho com alguma qualificao, embora sua presena quantitativa influenciasse as reivindicaes da classe trabalhadora. No deixa de ser curioso como a histria oficial narra a abolio. Em primeiro lugar, como um ato isolado, herico, magnnimo de uma princesa; em segundo lugar, sem processo, sem encadeamento de fatos, de interesses, de circunstncias e de relaes sociais. A abolio aparece como uma doao de uma classe social a outra, compungida por razes morais. No apresentada como uma conquista em que o maior beneficiado desempenha o papel mais relevante. Entre Zumbi e a princesa Isabel aparentemente no h nada, simplesmente porque todos os que lutaram e tombaram no existiram para os dominadores. Foram os vencidos. No entanto, foi dos vencidos que se fez a conscincia social e dela a fora que detonou o processo libertrio. (...) A sociedade resultante colocou todos numa permanente competitividade e a todos homogeneizou pelos padres do consumo de massa. Esse consumo estabelece os objetivos comuns; a competitividade pe todos em p de igualdade, parecendo ser o sucesso apenas o resultado de condies pessoais. Essa manifestao oculta e sufoca as razes das desigualdades e impede qualquer reencontro com as razes nacionais e com a histria popular. A antiga marginalidade do negro soma-se nova, de sociedade capitalista. S que nesta ele no est s, pois a ele foram acrescentadas legies de deserdados brancos. Todas as suas diferenas passveis de identificao se tornam pequenas frente ao seu destino comum de classe assalariada. S que essa conscincia tem de que ser desfeita, pela clara percepo de uma e s mesma fora de trabalho, num s e mesmo mercado, numa s e mesma relao social. Quando os segmentos mais novos de classe descobrirem a igualdade com os segmentos mais antigos, e que por isso conheceram sofrimentos maiores e respostas mais adequadas de luta,

tolerada, ainda no havia a figura dela como crime. Apenas casos de escravos revoltosos eram punidos. Havia alguns capoeiras na Guarda Real, realizando a segurana de lugares e pessoas importantes, sufocando revoltas.

C) Repblica

Com o incio da Repblica, fraca e precisando do apoio do povo, a arte da capoeira passou a ser vista pela sociedade em geral como um inimigo poltico, a partir de idias evolucionistas advindas da Europa, que acabaram sendo utilizadas por aqui. Com efeito, as atividades dos negros, tais como manifestaes religiosas e culturais, que j sofriam perseguies e preconceito no regime poltico passado, sofrem maiores e intensas perseguies, por chefes de polcia desejosos de angariar posies polticas e prestgio entre a elite. o caso do major Vidigal, de Sampaio Ferraz, Pedrito, e outros.

Nesta poca tambm viveu Manoel Henrique, conhecido como Besouro Mangang, que foi discpulo do capoeirista escravo Tio Alpio.
entendero quo importante redescobrir a histria e o quanto ela pode ajudar no encaminhamento das questes de hoje. Na medida em que o negro o mais antigo lutador pela liberdade dentro da classe do trabalhador brasileiro - perder sua origem, sua cultura, e seus valores mais ajustados sua histria, estar enfraquecendo a luta de todos e a libertao de todos. Respeitar esses valores faz parte da preocupao de manter essa chama de esperana em relao a uma sociedade mais justa. ACCURSO, Anselmo. Op. cit., p.75-82. 4 ACCURSO, Anselmo. Op. cit., p. 74.

Sua histria aparece no jornal A Tarde, em um conto feito pelo poeta Joo Moniz na Bahia, em 19495. Waldeloir Rego tambm comenta sobre os encontros entre Besouro e a polcia, que era desafiada por ele para um brinquedo, pela injusta perseguio sofrida6. Em seu lugar de nascimento, no Recncavo Baiano,

Joo Moniz, poeta nascido em Santo Amaro da Purificao, na Bahia, deixou nas pginas do jornal A Tarde um relato das suas impresses acerca do famoso capoeira Besouro, personagem que at os dias de hoje cantado nas rodas do jogo. Com palavras de evidente admirao, afirmou o poeta: Besouro foi a maior atrao de minha infncia. Seus combates simulados com Doze Homens, Ioi, Nicori e outros capoeiristas seus amigos, ao som do berimbau e do pandeiro, eram espetculos magnficos de fora, agilidade e delicadeza, em que os suarentos e leais contendores se aplicavam, mutuamente, os perigosos preceitos de ataque e defesa, cuidadosos de se no machucarem, por que no sassem malavindos do brinquedo. E Besouro, ento, primava por essas atitudes de nobreza, ele que era respeitado como o primus inter pares, no recncavo e no costeiro baianos, da luta, que lhe levaria o nome, em situao privilegiada, ao nosso folclore.
5

'Conheci Besouro na pujana dos seus vinte e poucos anos. Era amvel, brincalho, amigo das crianas e respeitador dos brancos. De uma coragem pessoal que parecia loucura, gostava de buli com a polcia. E no raro explodia um turundundum dos diabos em frente cadeia velha, sua terra natal. Era Besouro, que, noite velha, havia acordado o destacamento para um brinquedo, que se prolongava em correrias e tiros, e de que ele saa ileso e sempre sorrindo, como entrava. 's vezes, no calor da luta, tirava um pouco de tinta nos praas, mas nunca matou ningum. Tinha tanto horror a palavra assassino quanto adorava o termo valente, que lhe cabia a rigor. A respeito de uma verso - at hoje bastante acreditada - da morte de Besouro, onde este teria sido morto traioeiramente pela polcia, por ter abatido oito praas com a capoeira, de uma s vez, verso esta que foi publicada em reportagem assinada por Cludio Tuiuty Tavares, em O Cruzeiro, afirmou Joo Moniz em sua crnica: Aquele particpio - abatido - empregado pelo reprter, deixa entender que Besouro matou oito soldados e por isso foi morto. No, j deixei dito que Besouro nunca matou ningum, e posso afirmar, com absoluta segurana, que no foi morto pela polcia. 'Contam-se duas verses da morte de Besouro. Uma, inverdica, resultante de perfdia poltica, e a outra, verdadeira, em que Besouro, embriagado, fora ferido a punhal, traioeiramente, por um rapazelho subestimado por ele vista de outros, quando bebiam numa venda. E no morreu propriamente do golpe, mas, de mau trato, que o deixaram no cho por mais de um dia, o intestino mostra, antes que o trouxessem para a Santa Casa de Misericrdia de Santo Amaro, onde fechou os olhos para a vida, cercado de amigos, admiradores e curiosos. ADORNO, Camille. Op. cit. pp. 46-47. 6 Agora, quero contar algumas aventuras de meu mestre Besouro. O nome lhe veio da crena, de muitos que diziam que quando ele entrava em alguma embrulhada e o nmero dos inimigos era grande demais, sendo impossvel venc-los, ento ele se transformava em besouro e saa voando. Certa vez, estava sem trabalho e foi procurar um ganha-po.Foi usina na colnia, hoje Santa Elisa. Deram-lhe um trabalho. Quando foi no dia do pagamento ele sabia que o patro tinha o hbito de

encontram-se muitas histrias que sobreviveram na memria do povo7.

A capoeira tambm se organizava em maltas (associaes de capoeiras que recebiam proteo de alguns poderes polticos em troca de ajuda nas eleies, faziam disputas por territrios e

chamar o trabalhador uma vez, e na segunda dizia: quebrou pra So Caetano, que quer dizer: no recebe mais; e se o fulano reclamasse era chicoteado e ficava com o preso no troco de madeira com o pescoo, os braos e as pernas no tronco, por um dia, e depois era mandado embora; - na hora do pagamento, Besouro deixou que o patro o chamasse duas vezes sem responder. O patro disse o seu quebrou pra So Caetano. Todos receberam o dinheiro, menos Besouro. Besouro invadiu ento a casa do homem, pegou-lhe no cavanhaque e gritou: Pague o dinheiro de Besouro cordo de Ouro! Paga ou no paga!?. O patro, com voz trmula, mandou que pagasse o dinheiro daquele homem e o mandassem embora. Besouro tomou o dinheiro e caminhou. ACCURSO, Anselmo. Op. cit., p. 56. 7 Os capoeiristas da Bahia denominavam seu jogo de vadiao e, realmente, era nas festas populares da cidade onde se encontravam, tomando uma bebida, e os jogadores se divertiam fingindo lutar. Mas, muitas vezes, o jogo se tornava um perigo mortal para aqueles que traziam outras intenes. A histria dos saveiros atravessando o mar do Recncavo e acostados na rampa do mercado, na feria de gua de Meninos e Cais de Ouro, mostra uma das rotas dos capoeiristas. No Cais do Ouro, hoje Praa Deodoro, Jair Moura descreve uma crnica de Antonio Viana, de seu livro Casos e coisas da Bahia, intitulada Valentes a unha: Entre adestrados, agilssimos, ganhadores e carroceiros, exmios cultivadores da capoeira, que se engalfinhavam por qualquer dec aquela palha. Estes elementos enfrentavam vantajosamente a patrulha policial, que vinha com o intuito de apaziguar o tumulto. Os soldados, quando procuravam agarrar os contendores, empunhando armas brancas, eram geralmente vtimas de cabeadas no estmago, que os precipitavam no mar. Com a chegada, porm, da cavalaria, a situao se modificava. Os capoeiristas recuavam, embarcavam nos saveiros e refugiavam-se nas alvarengas, escapando assim das mos dos cavalarianos, que colocavam vigilantes nas imediaes das guas. Estes mantenedores da ordem aguardavam baldamente que os capoeiras regressassem. A volta dos que haviam escapulido s se dava quando, noite, a polcia retornava ao quartel e o comrcio fechava as portas. No outro dia, poderiam ser vistos na labuta diria, carregando na cabea fardos volumosos. (...) Quando voltavam para suas habitaes, no dispensavam o faco, costela de vaca, instrumento usado em ltimo recurso, quando tinham que enfrentar adversrios, na passagem atravs do Taboo ou Pilar. Dois ou trs eram capazes de suspender as atividades do distrito, quando se apoderavam do armamento e compeliam os guardas a fugir. Os exerccios fsicos e a alimentao rica contribuam para que se tornassem longevos. Antonio Viana viu muitos, aos oitenta e nove anos, lcidos, lestos, com dentaduras invejveis e uma viso surpreendente. ACCURSO, Anselmo. Op. cit., p. 52-53.

realizavam delitos), rodas de rua e festas populares 8.

Existiam

aqueles que se dedicavam exclusivamente capoeira, usando vestes caractersticas e tambm entusiastas que a praticavam sem se expor a possveis perseguies. Havia entre eles imigrantes portugueses

O recrutamento forado para o servio militar, incrementado com a Guerra do Paraguai, que custou a vida de milhares de negros, foi um dos expedientes de que se serviu a Monarquia para livrar-se dos elementos considerados indesejveis, dentre os quais os capoeiras.
8

No entanto, h vrios relatos de capoeiras que de dentro da ordem a corroam. Na documentao jurdica abundam ocorrncias onde aparecem policiais (civis e militares), bombeiros ou membros da Guarda Nacional, do Exrcito e da Marinha que eram capoeiras. s vezes, nos momentos de conflito com a polcia estes capoeiras alihavam-se ao lado de seus companheiros civis. Este foi o caso de Felisberto do Amaral, alistado na Guarda Nacional, que segundo requerimento do chefe de polcia do Rio em 1859 deveria ser transferido para o posto de praa no Exrcito, visto que muito perigoso, e reconhecido como chefe dos capoeiras que se renem na freguesia de Santa Rita, sendo ele o prprio que, por ocasio de ser perseguida uma malta de capoeiras naquele lugar, arremessou um tijolo sobre o pedestre (designao dos guardas da poca) Lcio Feliciano da costa, que ficou ferido na cabea (Holloway, 1989a:136). O recrutamento forado de capoeiras no era garantia absoluta do seu adestramento. Muitos capoeiras permaneciam ligados s redes de relaes sociais que os vinculavam s suas maltas. H vrios relatos de soldados presos em roupa de civis quando, durante seus momentos de folga, divertiam-sena companhia de msicos ou causavam distrbios junto a outros capoeiras (op. cit. 1989b;665668). A questo da punio aos soldados engajados na Guarda Nacional, no Exrcito e na Marinha presos como capoeiras chegou a causar choques entre essas instituies e a polcia. Em 1872, o chefe de polcia da cidade do Rio de Janeiro reclamava da impunidade a que estavam sujeitos os capoeiras que no podiam ser controlados pela aplicao de leis da vadiagem (recurso legal semelhante ao que se valera, como vimos, o chefe da polcia da mesma cidade em 1849) porque eram guardas nacionais, soldados, membros aposentados das foras armadas, ou arteso nos arsenais do Exrcito e da Marinha, e eram assim, protegidos por seus respectivos comandos quando presos(op.cit. 1989b:668). A declarao revela uma certa conivncia entre os comandantes e seus subordinados presos como capoeiras (alguns talvez reincidentes, j que haviam sido recrutados justamente pelo mesmo motivo). Uma das explicaes reside no fato de o recrutamento militar forado ter sido um dos recursos empregados para engrossar os escassos contingentes militares do Brasil imperial e, por isso, no interessava aos comandantes ver seus homens encarcerados por longo tempo. Dessa forma, a punio, quando aplicada, ocorria no interior dos quartis, onde os capoeiras estavam lotados, como ocorreu com um desafortunado tenente da polcia militar, preso jogando capoeira no Largo da Constituio, cidade do Rio de Janeiro, em 1887. Seu indignado comandante, lamentando esse deplorvel exemplo de indisciplina por fazer-se acompanhar de indivduos da mais baixa classe com quem

com dificuldades para se encaixar na vida urbana do pas, negros escravos, libertos, franceses, ingleses e outros 9.

A histria da capoeira na Bahia aos poucos foi sendo considerada a mais importante, em detrimento da capoeira carioca, apagando um lado histrico muito importante devido aos conflitos
ele [o tenente] se igualava e cometia atos indecorosos , determinou sua priso por 15 dias no quartel da polcia militar (op. cit. 1989a:671). Entretanto, tambm a polcia monrquica foi alvo de crticas, que apontavam a cumplicidade entre os agentes da ordem e os capoeiras. As denncias recaam sobre a admisso de capoeiras aos quadros da prpria polcia, como resultado de prticas clientelistas. O cronista Omnibus do jornal A Cidade do Rio, em fins de 1889, aplaudindo o desempenho do novo chefe de polcia da recm formada Repblica, Sampaio Ferraz, escreve: Bravo! A capoeira a praga pior que o Imprio nos legou. Quando a polcia se resolvia a reprimir e castigar o exerccio da capoeiragem, as medidas limitavam-se a assinatura de termo de bem viver e a dois ou trs dias de priso. Da priso saa o capoeira com a vida garantida: alistava-se na polcia secreta (Brets, 1989:62). A polcia do Imprio acusada de omitir-se na perseguio aos capoeiras, motivo pelo qual a Repblica terminaria por herdar essa praga. Porm, a acusao mais grave na citao acima a que se refere prtica de aliciamento dos capoeiras, os quais, aps a farsa do castigo, acabavam incorporados aos quadros da instituio, como agentes secretos. Soares (1994), apontando tambm para essa estranha simbiose entre capoeiras e o aparato policial, refere-se existncia do chamado Corpo de Secretas que, formado majoritariamente por capoeiras, constitua-se numa espcie de polcia paralela, encarregada de passar informaes cpula da instituio (p.220). H ainda o aspecto poltico dessa omisso da polcia imperial ao tocante aos capoeiras. Na documentao histrica do fim do sculo 19 existem tambm referncias aproximao entre os capoeiras e a Monarquia. Os capoeiras sero acusados de colaboracionismo com os monarquistas, sendo inclusive apontados como combatentes dos republicanos durantes seus comcios e manifestaes pblicas anteriores ao dia 15 de novembro de 1889. No obstante essas crticas terem sido escritas por adeptos da causa republicana, encontramos de fato evidncias histricas de tal aproximao, particularmente quando atentamos para a participao de capoeiras nas fileiras da Guarda Negra. Criada durante a gesto do gabinete Conservador 13 de Maio, poucos meses aps a abolio, esta milcia, formada basicamente por capoeiras, procurou arrebanhar os libertos em prol da defesa da monarquia, representada naquele momento pela Princesa Isabel. Soares (1994) detm-se com vagar na anlise de sua atuao. Para ele, a Guarda Negra parte de uma saga maior, (...) uma tradio que tem relao com a Flor da Gente e com os capoeiras do Partido Conservador(p.227) Exrcito das ruas, era principalmente nos comcios republicanos que a presena da Guarda Negra se fazia sentir. O ataque mais espetacular da organizao parece ter sido o que ocorreu no dia 30 de dezembro de 1888, quando os propagandistas republicanos Silva Jardim e Lopes Trovo discursavam no ginsio da Sociedade

ocorridos e clebres capoeiristas que desafiaram o poder. A capoeira baiana tambm apresentou maltas, sofrendo perseguies de Pedro Azevedo Gordilho, o Pedrito, no perodo de 1920 e 192710.

Francesa de Ginastas, na cidade do Rio de Janeiro. Os organizadores do ato, frente s ameaas recebidas por parte da Guarda Negra, recorreram ao chefe de polcia, que alegou no ter condies de garantir a segurana da manifestao. Do lado de fora do ginsio, perto de 500 negros estavam reunidos. De repente, ouviram-se tiros dentro do ginsio e a multido forou a entrada. A confuso reinou durante meia hora sem interveno da polcia, a qual, afinal, decidiu acalmar-lhes os nimos. Vrias pessoas ficaram feridas, muitas vitimadas por capoeiras. Na sada do comcio, ocorrem novos distrbios quando um republicano inflamado agitou no ar a bandeira francesa, sendo imediatamente atacado por membros da Guarda Negra (Trochim, 1988: 292,293). Alguns autores tm realado a popularidade da monarquia entre os negros. Jos Murilo de Carvalho (1987), refletindo acerca da baixa receptividade que o novo regime republicano obteve junto populao negra, sugere que a queda da monarquia teria ocorrido justamente quando esta atingia seu maior ndice de popularidade entre os negros, talvez como conseqncia da abolio da escravido. O autor alude simpatia popular que passou a gozar a Princesa Isabel aps o 13 de maio de 1888, bem como seu pai, Pedro II, cujo aniversrio, a 2 de dezembro de 1888, foi bastante concorrido, como nos descreve Raul Pompia, citado por Jos Murilo: Segundo o testemunho do republicano Raul Pompia, o Pao }Imperial foi invadido por uma turba imensa de populares, homens de cor a maior parte (p.29). Sidney Chalhoub (1990) prope uma explicao para a continuidade da popularidade da monarquia entre os pobres da cidade do Rio de Janeiro particularmente os negros em princpios do sculo 20. Segundo o autor, as austeras medidas de poltica urbana implementadas pelas autoridades republicanas em nome do progresso e da civilizao, acabaram por criar uma profunda indisposio entre a classe trabalhadora carioca em geral e, em particular, entre os negros. Chalhoub v tambm, nas manifestaes populares, um sentido cultural profundo, o qual se fundamenta na histria da luta pela liberdade, forjada cotidianamente nas ruas da cidade do Rio de Janeiro do sculo passado. Para Chalhoun, desde meados do sculo 19 engendra-se uma cidade negra que se configura como uma cidade esconderijo, solidria, instituda pelos negros e fundada nos interstcios da cidade branca. A higienizao do espao urbano promovia pela ao arbitrria das autoridades republicanas, de acordo com o autor, atingiria em cheio essa memria histrica da busca da liberdade (pp.185,186).(...). Diante da reao negativa da populao negra Repblica manifestada, como vimos, antes mesmo de sua proclamao, o iderio republicano se construir em dupla oposio no que concerne ao negro, representando-o simultaneamente como inimigo poltico (imbudos da idolatria ulica, como referiu-se aos capoeiras Rui Barbosa op. cit. 179,180) e inimigo social ( cfila de vagabundos e assassinos , na acepo do jornal republicano Provncia de So Paulo, ao noticiar as desordens promovidas pelos capoeiras Schwarcz, 1987:230). Assim, frente aos ataques da Guarda Negra, os republicanos reagem com veemncia. Joaquim Nabuco, em carta

2 - Principais personagens da Capoeira

A) Capoeira Angola e Mestre Pastinha

a Jos Mariano da Cunha no incio de 1889, ao descrever o acontecido a 30 de dezembro de 1888, adverte para a iminncia de uma guerra civil: (...) organizou-se nesta cidade uma Guarda Negra e no domingo houve um combate entre ela e republicanos na Sociedade de Ginastas. Os republicanos falam abertamente em matar negros como se matam ces. Eu nunca pensei que tivssemos, no Brasil, a guerra civil depois, em vez de antes da abolio. Mas havemos de t-la. O que se quer o extermnio de uma raa, e como ela a que tem mais coragem, o resultado ser uma luta encarniada (citado por Das Areias,1983:37). Todavia, essa guerra tem conotaes raciais pois no projeto poltico republicano parece no haver lugar para os negros, j que o que se quer o extermnio de uma raa. O jornal Provncia de So Paulo tambm coloca em foco o problema do conflito entre raas, questionando a posio desses novos cidados libertos dentre os quais se encontram os capoeiras: (...)que elementos so esses que concitam a raa negra ao crime e prpria desgraa? Quando no futuro escrever-se a histria acidentada do fim do segundo reinado, h de ser no pelas navalhadas dos CAPOEIRAS que h de se aferir a cooperao da raa negra (Provncia de so Paulo, 11 de fevereiro de 1889, citado por Schwarz, 1987:241). REIS, Letcia. Op. cit. pp.38-42 9 Embora a capoeira no se configurasse ainda juridicamente como crime, os capoeiras estrangeiros, cuja presena torna-se significativa em fins do sculo 19, eram tratados como criminosos. Enquanto os capoeiras brasileiros (escravos ou no) eram punidos sem maiores formalidades jurdicas, a pena imposta aos estrangeiros era efetivada atravs do enquadramento criminal do ru em leis especficas. Tal parece ter sido o caso do capoeira Jos Croset, cidado francs, preso no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1871, processado por violao ao artigo 116 do Cdigo Criminal que previa o desrespeito autoridade e a resistncia priso (op. cit. 1989b:658). Com a publicao do novo cdigo Penal a 11 de outubro de 1890, a capoeira finalmente criminalizada. O captulo que tratava dos vadios e capoeiras dizia em seu artigo 402: Fazer nas ruas e praas pblicas exerccios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominao capoeiragem, andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma leso corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal. Pena de priso celular de dois a seis meses. Pargrafo nico: considerada circunstncia agravante pertencer o capoeira a algum bando ou malta. Aos chefes e cabeas se impor a pena em dobro (Rego, 1968:262). Inicialmente, observemos que um mesmo captulo da lei trata indiscriminadamente de vadios e capoeiras, aproximao para a qual, conforme demonstrei, no h

Vicente Ferreira Pastinha, considerado por muitos o guardio da Capoeira Angola, nasceu em 5 de abril de 1889 em Salvador. Aprendeu a Capoeira com Benedito, um angolano, por que um garoto mais velho batia nele aos 10 anos. Recebeu treinamento at aprender todas as tcnicas do jogo e histrias. O menino rival em seu ltimo ataque foi vencido com um golpe s, e se tornou seu admirador11.

Entrou para a Escola de Aprendizes da Marinha aos 12 anos, e l aprendeu esgrima, florete, carabina e ginstica sueca. L ficou conhecido como 110 e ensinou capoeira aos seus colegas. Saiu da Marinha aos 20 anos, e em 1910 abriu sua primeira escola em um local onde havia uma oficina de ciclistas. Seus alunos eram artesos, como Zeca Alfaite e Joo Carpina. Depois a sua escola mudou-se para perto de algumas penses que eram utilizadas por universitrios, e

suficiente evidncia histrica. H aqui, claramente, uma imbricao da lei com o contexto imaginrio presente no medo branco da barbrie negra. Nesse artigo, a prtica da capoeira considerada um crime na medida em que ameaa a ordem pblica e a segurana dos cidados . No entanto, tal ameaa no reside necessariamente na eventualidade do porte de armas pelos capoeiras, j que mesmo a capoeira enquanto espetculo pblico colocada na ilegalidade. Assim, a lei pune o corpo insurgente que expressa seu inconformismo atravs da agilidade e destreza, cerceia a autonomia do indivduo sobre seu corpo e, ao faz-lo, reconhece o carter poltico do gesto (Salvadori, 1990:104). Finalmente, a lei procura debelar a organizao coletiva das maltas de capoeira, prevendo punio maior aos integrantes das mesmas. Contudo, uma questo crucial se coloca: considerando-se que o texto dessa lei de criminalizao da capoeira alude exatamente s mesmas prticas correntes durante todo o perodo do Imprio, por que s agora a capoeira torna-se um crime? No dia 10 de dezembro de 1889 o jornal Dirio de Notcias informa que o ministro da justia e o chefe do Corpo de polcia, Sampaio Ferraz, haviam tomado medidas visando o extermnio da capoeiragem. Nos dias subseqentes, a polcia inicia uma onda de prises. REIS, Letcia. Op. cit.. pp.30-31. 10 DECNIO FILHO, ngelo A. A Herana de Mestre Bimba. Salvador: Decnio Filho. 1997. p. 101. 11 VASSALO, Simone. Capoeiras e intelectuais: a construo coletiva da capoeira autntica. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n 32, p. 106-124, julho de 2003.

estes procuraram as aulas do mestre. Pastinha tambm ensinou capoeira para bacharis, farmacuticos, mdicos, entre outros 12.

Entre

as

profisses

que

exerceu,

foi

engraxate,

pintor,

carpinteiro, vendedor de jornais e leo-de-chcara (segurana) de casssino13.

Pastinha recebeu sua primeira academia reconhecida pelo governo em uma roda com velhos mestres no ano de 1941 14. O maior entre eles, Amorzinho, um guarda civil, lhe fez o convite, o qual hesitou, e aps a insistncia dos mestres aceitou, iniciando o Centro Esportivo de Capoeira Angola15.

Pastinha formou grandes parcerias e amizades com Jorge Amado e Caryb (um artista plstico argentino que tomou gosto pela cultura e povo baiano). Estabeleceu contatos com pessoas influentes das camadas mais altas da sociedade, e tambm com o rgo
VASSALO, Simone. Op. cit., p.113. ADORNO, Camille. A Arte da Capoeira. 6 ed. Goinia: Kelps. 1999. 14 Capoeirista no deve ser afobado; capoeirista no deve encarar, provocar; capoeirista no deve fazer certas coisas. No meu tempo tambm tinha capoeirista torto. Mas torto como a natureza no fez ele. Pegava um leno, botava no pescoo, uma cala branca que dava trinta centmetros de boca, chinelo de chagrim, n, chapu jogado do lado. Ele saa todo torto, ou do lado esquerdo ou do lado direito, tal qual ele tivesse o jeito, e andava pelo meio da rua com aquele gingado, n; s a boca da cala, a boca da cala parecia uma saia. Capoeirista tinha tudo isto naquela poca, n; capoeirista se prestava, naquela poca para muita coisa. Eu admiro hoje se o capoeirista se prest pra certas coisas. (...) Eu usava uma foicezinha do tamanho de uma chave, com um corte, um anel. Eu era muito bondoso, muito amoroso pra aqueles que quisesse me ofender. E na hora, desmontava o berimbau e encaixava a foice e a, eu ia manejar, porque o capoeirista tanto ginga, quanto pula, ropia, como tambm ele sangra e defende. O capoeirista tem a mentalidade pra tudo. E quanto mais o capoeirista carmo, melhor para o capoeirista. ACCURSO, Anselmo. Op. cit., p. 87. 15 REIS, Letcia. Op. cit., p. 111.
12 13

turstico de Salvador, sendo filmado e apresentando espetculos de capoeira ao pblico16.

Em 1964 escreveu seu livro Capoeira Angola, ensinando seus fundamentos de calma, humildade e velocidade aplicados na capoeira, porm de maneira demonstrativa e recreativa, apenas a ser utilizada de forma real em situaes de perigo verdadeiro 17.

Pastinha representou o povo brasileiro em 1966, no 1 Festival Mundial de Artes Negras de Senegal, levando seus discpulos, ao lado de outros importantes smbolos da cultura brasileira, conseguindo realizar seu sonho de conhecer a frica18.

Em 1971, sofrendo de cegueira, o mestre foi despejado pelo governo, que alegou reformas no prdio, conseguindo com a ajuda de Jorge Amado uma penso de valor muito baixo pelo governo. Ele voltou a realizar aulas em 1979, com a ajuda de sua mulher Maria Romlia de Oliveira e de Jorge Amado. Seus alunos Joo Pequeno, Joo Grande e ngelo conduziam a parte prtica aos alunos.

Pastinha faleceu em 14 de outubro de 1981, sendo realizada uma cerimnia honrosa pelos capoeiristas de seu tempo, incluindo

VASSALO, Simone. Op. cit., p. 116. REIS, Letcia, Op. cit., p. 114. 18 REIS, Letcia. Op. cit., p. 116.
16 17

alunos de Mestre Bimba em seu enterro. Porm, para a sociedade baiana, seu valor cultural no foi reconhecido em tempo19.

B) Mestre Bimba e a Capoeira Regional

Manoel dos Reis Machado nasceu em 23 de novembro de 1899 no Engenho Velho de Brotas, ganhando seu apelido em funo de uma aposta de sua me Maria Quitria 20, sobre se seu filho seria menino ou menina.

Seu

pai,

Lus

Cndido

Machado,

era

campeo

de

uma

modalidade de luta de origem afro-brasileira praticada no nordeste, chamada Batuque21, em que se aplicavam golpes com as pernas ao som de instrumentos musicais, atualmente tendo seus movimentos incorporados aos movimentos da capoeira.

Bimba aprendeu Capoeira com Bentinho, um africano capito da Companhia de Navegao Baiana.

Abriu sua academia em 1932, chamada de Centro de Cultura Fsica e Capoeira Regional da Bahia, reconhecida pelo governo em

REIS, Letcia. Idem, p. 117. DECNIO FILHO, ngelo A., Op. cit., p. 114. 21 REIS, Letcia, Op. cit., p. 101.
19 20

1937, na poca do Estado Novo. Bimba tambm ensinou no Centro de Preparao de Oficiais de Reserva do Exrcito, em 1939.

A Capoeira Regional foi criada em 1928, a partir da Capoeira Angola e o Batuque, indiscutivelmente, mas foram sendo levantadas questes sobre a existncia de influncia de lutas como o jiu-jitsu, jud, boxe e outras22.

Bimba teve alunos de todo o tipo, desde o estivador at o mdico ou poltico. Ele utilizou testes fsicos para a aprovao da entrada de alunos, e tambm bolsas, para alunos com falta de recursos23.

Getlio Vargas reconheceu a Capoeira como esporte nacional em 1953, quando Mestre Bimba foi convidado a realizar uma demonstrao no Palcio do Catete24.

O curso da capoeira regional compreendia o aprendizado do gingado, que era o movimento permanente do capoeirista no jogo e de seqncias bsicas at o aprendizado da cintura desprezada, que servia para escapar de agarramentos. Havia a formatura de alunos, com um sistema de graduao, smbolos especiais como lenos para representar as maltas do passado, e cursos de especializao 25. Csar
REIS, Letcia. Idem, p. 104/106. DECNIO FILHO, Antnio A., Op. cit., p. 112. 24 REIS, Letcia. Op. cit., p. 106. 25 VIEIRA, Luiz Renato. Op. cit., p. 108.
22 23

Itapoan, aluno de Bimba, participou destes cursos de especializao que eram exlcusivos para alunos formados, para um treinamento de guerrilha26.

No final da sua vida, Bimba no havia conseguido condies financeiras por falta de apoio do governo, e mudou-se para Goinia com sua famlia, onde veio a faleceu por causa de um derrame cerebral no dia 5 de fevereiro de 1974. No seu enterro seu berimbau foi tocado pela ltima vez e seus filhos jogaram capoeira em sua homenagem. As academias de capoeira fecharam-se por sete dias27.

C) Conceito de Capoeira
O Mestre Bimba ministrava um curso de especializao para alunos formados por ele. Este curso era secreto. S podiam participar das aulas os alunos formados, matriculados para o mesmo. Tinha a durao de trs meses, sendo dois na academia e um nas matas da Chapada do Rio Vermelho, quando neste ltimo aconteciam emboscadas armadas pelo Mestre para seus alunos. Era uma verdadeira guerra, verdadeiro treinamento de guerrilha. Bimba colocava quatro a cinco alunos para pegar um de emboscada. O aluno que estivesse sozinho, tinha que lutar at quando pudesse e depois correr, saber correr, e correr para o lado certo! Durante estas emboscadas, os alunos do mestre quebravam cercas, invadiam casa, tudo isto para defender-se de qualquer maneira; era como se fosse uma briga de rua, s que muito pior, pois todos os adversrios eram exmios capoeiristas, sabiam bater, derrubar e ainda traziam cacetetes mo, cacetetes estes feitos por Bimba, de gomos das folhas de bananeiras: no machucavam, mas ardiam pra valer! Nos dois primeiros meses Bimba ensinava tudo que deveria ser aplicado no terceiro, nas emboscadas. E o pessoal aplicava mesmoUma das aulas do curso consistia em colocar um aluno, de preferncia o mais dotado de fsico, deitado no cho e em seguida mandava trs a quatro segur-lo. Feito isso, mandava o aluno tentar sair. O aluno esperneava, tentava de todos os modos e no conseguia. Ento, depois de trs minutos, Bimba mandava que o soltassem. Era uma pena que a maioria dos alunos no percebesse que com aquilo o mestre queria mostrar que somente a fora no valia nada, e que ser um bom capoeirista no era s ser forte; a inteligncia, a malcia e o bom senso s vezes valiam muito mais. Nunca vi o Mestre explicar este treino. Quando perguntei se era esse objetivo, ele apenas riu e disse: Calma Itapoan, a fruta s d no tempo, e eu calei... Bimba dizia sempre que: ter coragem uma coisa, ser burro outra. Mostrava com isso que, sempre que o clima est desfavorvel melhor uma retirada estratgica do que morrer. DECNIO FILHO, Antnio A. Op. cit., p. 261. 27 REIS, Letcia. Op. cit., p. 109.
26

A arte da capoeira uma parte da cultura brasileira que gera perplexidade por parte da maioria da sociedade que a acompanha pelos bastidores.

Para alguns apenas dana, ou religio, jogo, luta e msica, a capoeira na verdade um conjunto dessas habilidades, ou melhor, destas artes, formando um nico sistema de regras feitos para treinamento dos antigos escravos sob os disfarces da msica e dana, para a guerra de sua libertao pessoal e coletiva contra o regime escravista do governo imperial.

Jogada a dois camaradas, ou contendores, em uma roda composta de outros capoeiristas respondendo ao coro, ou

empregando instrumentos como o canto, o berimbau, pandeiro e atabaque, a capoeira propicia uma evoluo de suas tcnicas atravs do treinamento supervisionado por um mestre responsvel pela roda, conduzindo os ritmos musicais do jogo, informando ensinamentos, avisos e movimentos permitidos atravs dos toques de berimbau e msicas (ladainhas, chulas, quadras e corridos).

Os capoeiristas utilizam uma tcnica de movimentos de pernas, principalmente, entre disfarces com falsas entradas de golpes, malcia para enganar suas intenes antes de desferir o golpe

certeiro, que s aplicado em real necessidade, sendo normalmente disfarado entre floreios (movimentos acrobticos), sem que o golpe seja efetivamente aplicado, demonstrando conhecimento das regras do jogo e respeito ao outro camarada. A seqncia de movimentos evolui at a eventual troca de contendores para recuperao da energia para um novo jogo.

A capoeira uma cultura que mantm vnculos com a musicalidade e a religiosidade inata dos negros, ndios, e

portugueses, inicialmente os povos que formaram o nosso pas. H uma mistura destes elementos nas msicas, que falam do samba, da boemia, do candombl, dos santos catlicos, da luta de bastes chamada maculel, dos animais da natureza, como o siri, a ina (uma ave antiga, e um dos smbolos da capoeira, entre outros) e o gafanhoto.

Entre os princpios comuns da capoeira esto: a boa vontade, o respeito ao mestre, ao ritual do jogo e ao camarada, a humildade, o cavalheirismo e a simplicidade. Tambm utilizada como filosofia de vida para muitos capoeiristas, influenciou e encantou muitas pessoas da antiga nobreza, da poltica, do exrcito, do judicirio, poetas e artistas. A antiga forma de defesa dos escravos se estendeu da parte mais humilde e pobre da sociedade alcanando os basties de poder da sociedade, ganhando admiradores, praticantes e defensores.

Hoje praticada por pessoas de todas as cores, credos e estilos, sendo ensinada em diversos locais do mundo, pases europeus, asiticos, do mundo rabe e americano. Temos atualmente confederaes de capoeira com autonomia, e competies.

Entre os depoimentos dos velhos mestres encontra-se alguma dificuldade em conceituar exatamente o que seja a capoeira, devido sua inata adaptabilidade a cada situao que se apresenta ao capoeirista. Para ganhar a vida trabalho, ao encontrar amigos e se divertir, vadiao, ao som do berimbau, tambm dana, ritual por seguir uma ordem de procedimentos (como a ordem de entrada ou compra no jogo, a distribuio dos instrumentos), tambm filosofia de vida para alguns, pois prova a resistncia da cultura negra e prega uma tica j explicada anteriormente e, obviamente, na contenda, luta, quando a desaparece a brincadeira.

A Capoeira pode ser entendida dentro do conceito de cultura 28, contudo os velhos mestres preferiam no dizer que ela era apenas
Pode-se conceituar cultura como um conjunto de criaes sociais, ou ainda como tudo que fazem os homens quando esto atuando e refletindo sobre o seu modo de viver em comunidade, sobre sua tradio e sobre sua histria. A palavra cultura vem do latim cultus, que significa cultivo (...) A UNESCO, por exemplo sugere uma sntese ao dizer que: 'A Cultura definida a partir de critrios estticos no expressa a realidadfe de outras formas culturais. H uma tendncia unnime em favor de uma definio scioantropolgica de que a cultura abarque os rastros existenciais, dizer concretos de povos anteriores: seus modos de vida e produo, seus sistemas de valores, suas opinies, suas crenas e seu folclore'. O conceito de cultura que mais se adapta a nossa realidade atual o de que se trata de uma forma integral de vida, criada tanto histrica quanto socialmente por uma comunidade, em consoncia com a sua forma particular de se relacionar com a natureza que a cerca, com seus integrantes, com outras comunidades, e com a religio, com o intuito de dar continuidade e sentido a toda a sua existncia, atravs da transmisso de uma gerao para a outra de sua tradio. (...) (Processo 2003.71.00.033569-6, Relator Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, TRF - 4a Regio).
28

alguma coisa, como esporte, luta, ou dana. Em seus depoimentos h uma certa ambigidade, ou seja, dois valores que se contrapem, j que a capoeira uma brincadeira, mas pode matar, por exemplo. No pode ser encarada apenas como esporte, j que conta com elementos como a malcia que ficam de lado em um confronto aberto, como no caso da regulamentao atual do esporte, deveria haver rbitros para julgar estes elementos nos lutadores. Ela utiliza a idia de confronto indireto, de surpresa ou no aparente.

Analisando o conceito de Mestre Pastinha 29, entendemos que a capoeira uma luta utilizada para a defesa do corpo e alguns de seus golpes podem ser mortais, por isso necessrio que o capoeirista seja um senhor de si mesmo, controlando suas emoes e razes, mas ao mesmo tempo deixar fluir a criatividade de seus movimentos pelo ritmo dado atravs da msica no jogo.

Passando ao conceito de Waldeloir Rego30, verifica-se a finalidade da capoeira como divertimento, jogo entre amigos, e tambm seu lado feroz quando fosse necessrio se proteger.

Os golpes mais perigosos so aplicados com os ps e podem ser mortais, dependendo do local atingido. PASTINHA, Mestre apud BARBIERI, Csar. Um jeito brasileiro de aprender a ser. 1 ed. Braslia: DEFER, 1993. p.124. 30 A Capoeira foi inventada com a finalidade de divertimento, mas na realidade funcionava como uma faca de dois gumes. Ao lado do normal e do cotidiano, que era divertir, era luta tambm no momento oportuno.REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio scio-etnogrfico. pp. 261-262.
29

No conceito de Mestre Canjiquinha 31, percebe-se a capoeira como trabalho, pois muitos capoeiristas eram profissionais como artesos, carpinteiros, marceneiros e tambm viveram da capoeira.

E nas palavras de Mestre Suassuna 32, a capoeira manifesta-se como o camaleo, adaptando-se conforme a necessidade do

capoeirista que hoje um cidado do mundo, no mais restrita ao Brasil, seja como terapia, arte, luta, estudo, trabalho, sade ou divertimento, sem esquecer do seu passado.

Concluo o presente captulo com a idia de que a capoeira formada por elementos principalmente do negro, em essncia, de sua filosofia de vida e religiosidade. Sempre em movimento constante e jogando na roda da vida, o antigo capoeira, hoje capoeirista, tem o desafio de manter sua cultura viva atravs da prtica desta arte, que sempre serviu para trazer a uma roda, aqueles que sempre estiveram

O mestre Bimba era marceneiro. Ele largou a profisso para viver de Capoeira. CANIJIQUINHA, Mestre. Canjiquinha: a alegria da Capoeira . p. 21. apud Barbieri, Csar. Op. cit., p. 125. 32 (...) a evoluo uma coisa que jamais vai deixar de existir... jamais deixar de existir. No sou contra a evoluo, sou a favor, agora: desde que (...) no se esquea o que ficou atrs, o que esses homens (se refere aos Velhos Mestres) ensinaram, que esto ensinando. Eu acho que importante (...), desde que voc saiba o passado, pra fazer o futuro da Capoeira(...). Reynaldo Ramos Suassuna, em entrevista concedida ao Grupo Muzenza em 1989, Curitiba-PR apud Barbieri, Csar. Op. cit., p. 125.
31

separados para realizarem proezas, mandingar 33 em um mesmo jogo, vivendo a histria da capoeira.

CAPTULO 2 - Sistema CREF/CONFEF e Capoeira como Cultura

Ao encerrar a explicao no primeiro captulo sobre a histria da capoeira, comeo o segundo captulo do presente trabalho com os argumentos utilizados pelos Conselhos de Educao Fsica para utilizar-se da capoeira como um mero esporte subordinado dependente da fiscalizao deste conselho. Para compreender que este argumento falso, as prximas partes do captulo buscaro comprovar que a capoeira mais que um esporte, e sim uma manifestao cultural protegida pela Constituio Federal, tendo sua
H aqui um ingrediente fundamental que torna a luta de capoeira mais perigosa, de acordo com os ensinamentos do mestre. Trata-se da malcia (ou, como dizem os capoeiristas, da mandinga). Essa noo altamente politizadora na medida em que, inspirada na surpresa do ataque, subverte as hierarquias e institui um contrapoder. Ressaltando que na ginga encontra-se a extraordinria malcia da capoeira, Pastinha nos descreve, com grande acuidade, no que consiste essa tcnica: (...) o capoeirista lana mo de inmeros artifcios para enganar e distrair o adversrio. Finge que se retira e volta rapidamente. Pula para um lado e para o outro. Deita-se e levanta-se. Avana e recua. Finge que no est vendo o adversrio para atra-lo. Gira para todos os lados e se contorce numa ginga maliciosa e desconcertante (Pastinha, 1988:34).REIS, Letcia. Op. cit., p. 115.
33

expresso reconhecida como profisso livre, para proibir eventuais perseguies injustas nos planos social e jurdico. Entre os meios para a proteo da capoeira esto as Aes Civis Pblicas, Aes Populares, Mandados de Segurana, entre outros instrumentos jurdicos. Sero estudados, ao final do captulo, os argumentos dos capoeiristas e dos agentes pblicos para comprovar a necessidade de proteo ao direito cultura da capoeira contra este ato dos conselhos.

3 - O Sistema CREF/CONFEF

A) Conselho Federal de Educao Fsica - CONFEF

Comearemos pela explicao do que o CONFEF. uma Autarquia Federal, criada por lei, para prestar servio pblico federal de relevncia.

Autarquia Federal significa prprio governo, e no Brasil elas desempenham importante papel para prestar ao povo um servio determinado pela lei em nome do Estado. Fazem parte da chamada Administrao Pblica Indireta, sendo pessoas jurdicas de Direito Pblico originadas do Estado, no podendo ser confundidas com ele, mas que atuam para atingir o interesse pblico especificado pela lei.

A primeira explicao sobre as autarquias vem do Decreto-lei n 6.016/43, que mostra o carter pblico da entidade. O Decreto-Lei n 200 apresenta o conceito atual34.
O primeiro conceito legal de autarquia foi dado pelo Decreto-lei n 6.016, de 2211-43 que a definia como o servio estatal descentralizado, com personalidade de direito pblico, explcita ou implicitamente reconhecida por lei.
34

Atualmente, seu conceito legal consta no artigo 5, I, do Decreto-lei n 200: servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. de se notar que no consta desse preceito a natureza pblica da sua personalidade; a essa circunstncia acrescente-se o fato de que a Constituio de 1967 (art. 163, 2), em sua redao original, determinava que as empresas pblicas, as autarquias e sociedades de economia mista reger-se-o pelas normas aplicveis

Maria Sylvia Zanella Di Pietro chama a ateno para o fato de que no art. 5, I, do Decreto-lei n 200, no se encontra a natureza pblica de sua personalidade.

As autarquias so criadas para desempenhar suas funes pela chamada descentralizao administrativa por servios. O fenmeno da descentralizao a distribuio (ou diviso) de reas de atuao para uma autarquia federal pelo Estado. A descentralizao

administrativa quer dizer que suas capacidades esto subordinadas s normas do Estado e da Constituio Federal, detendo a

possibilidade de auto-administrao e elas tem independncia das pessoas da Unio, Estados e Municpios.

s empresas privadas; a falha foi corrigida pela Emenda constitucional n 1, de 1969, que, no artigo 170, 2, repetiu aquela norma, excluindo a referncia s autarquias. Mas parece ter-se repetido na atual Constituio, cujo artigo 173, 1, em sua redao original, fazia referncia a outras entidades que explorem atividade econmica, incluindo-as entre as que se sujeitam ao direito privado; essa expresso abrangia autarquias, acaso existentes, que desempenhassem atividade econmica. Com a alterao introduzida pela emenda Constitucional n 19/98, o dispositivo implicitamente exclui as autarquias, pois faz expressa referncia a empresa pblica, sociedade de economia mista e suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios. Costuma-se apontar outra falha no conceito legal de autarquia, pelo fato de fazer referncia ao exerccio de atividades tpicas da Administrao Pblica; alega-se que autarquias existem que prestam atividade econmica. A crtica parcialmente procedente, porque o estudo da histria das autarquias de natureza econmica, como as Caixas Econmicas e a Rede Ferroviria Federal. No entanto, essa fase parece estar superada, porque as chamadas autarquias econmicas foram sendo paulatinamente transformadas em pessoas jurdicas de direito privado, para funcionar como sociedades comercias. DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 10a ed. So Paulo: Atlas 1998. p. 317.

A palavra hierarquia significa para Celso Antnio Bandeira de Mello uma ligao de autoridade 35. As autarquias no esto sujeitas a uma hierarquia da Administrao Pblica (seja da Unio, do Distrito Federal, dos Estados ou dos Municpios), apesar de prestarem servios visando atender o interesse pblico, o mesmo fim do Estado.

A descentralizao administrativa por servio significa que a autarquia tem a titularidade ( ela quem a responsvel por seus atos) e a execuo do servio ( ela quem executa). Ela no deve realizar atos que no sejam aqueles definidos pela lei, ou que se desviem dos fins de sua criao.

Na opinio de Di Pietro, perante a Administrao Pblica, a autarquia dispe de direitos e obrigaes, tendo o direito e a obrigao de desempenhar o servio nos limites definidos pela lei. Os direitos e obrigaes das autarquias so a origem de suas

caractersticas de independncia e controle, j que a sua capacidade de administrao est limitada lei e os atos de controle da Administrao Pblica tambm ficam restritos a ela36.

As autarquias obedecem ao Princpio da Legalidade e todos os seus atos devem ser feitos nos limites da lei que a criou. Qualquer ato
Hierarquia pode ser definida como o vnculo de autoridade que une rgos e agentes, atravs de escales sucessivos, numa relao de autoridade, de superior a inferior, de hierarca a subalterno. Os poderes do hierarca conferem-lhe uma contnua e permanente autoridade sobre toda a atividade administrativa dos subordinados. BANDEIRA DE MELLO, Celso A. Curso de Direito Administrativo. 12a Ed. Malheiros Editores LTDA: So Paulo, 2000. p. 125. 36 DI PIETRO, Maria Sylvia. Op. cit., p. 319.
35

que ultrapassar este limite de atuao descrito no dispositivo poder ser anulado perante o rgo judicirio e ser ilegal. Os atos que se desviarem da finalidade de sua criao tambm sero ilegais.

A autarquia no pode criar leis, pois exerce uma atividade atribuda pelo Estado, e com isso estaria rompendo os limites de sua atuao. As resolues emitidas pelas autarquias no so leis, mas sim atos dispositivos normativos (dispositivos de hierarquia menores do que a lei) que servem para explicar melhor o alcance da lei criadora destas entidades. As resolues que se colocarem contra o texto da lei sero sempre ilegais.

Os Conselhos de Educao Fsica realizam a fiscalizao, a seleo de profissionais e regulamentao da categoria ou grupo que representam. Seus atos so vinculados, ou seja, no podem atravessar os limites impostos pela lei, mesmo quando so oferecidas opes de atuao, chamadas de esferas de discricionariedade da legislao.

A Lei N 9.696, de 1 de setembro de 1998, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Educao Fsica, decreta a exclusividade do exerccio da educao fsica e do registro destes profissionais aos Conselhos Regionais de Educao Fsica,

subordinados ao Conselho Federal. Define quais so as competncias dos profissionais de educao fsica e quais so as condies para a

inscrio no quadro de profissionais desta categoria, entre outros dispositivos37.

O Conselho Federal de Educao Fsica - CONFEF emite resolues que regulam a atividade dos Conselhos Regionais, como a Resoluo CONFEF n 045/2002, que trata da inscrio do profissional de educao fsica para no graduados38. A Resoluo CONFEF n 046/2002 explica quem o profissional de educao fsica, sua formao e conduta39.
37

Art 1 O exerccio das atividades de Educao Fsica e a designao de Profissional de Educao Fsica prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educao Fsica. Art 2 Apenas sero inscritos nos quadros dos Conselhos Regionais de Educao Fsica os seguintes profissionais: I-os possuidores de diploma obtido em curso de Educao Fsica, oficialmente autorizado ou reconhecido; II-os possuidores de diploma em Educao Fsica expedido por instituio de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislao em vigor; III-os que, at a data do incio da vigncia desta Lei, tenham comprovadamente exercido atividades prprias dos Profissionais de Educao Fsica, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de Educao Fsica. Art 3 Compete ao Profissional de Educao Fsica coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar servios de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes tcnicos, cientficos e pedaggicos, todos nas reas de atividades fsicas e do desporto. BRASIL, Lei Federal n 9696, de 1 o de setembro de 1998. 38 Art.1 - O requerimento de inscrio dos no graduados em curso superior de Educao Fsica, perante os Conselhos Regionais de Educao Fsica - CREFs, em categoria PROVISIONADO, far-se- mediante o cumprimento integral e observncia dos requisitos solicitados. Art. 2 - Dever o requerente apresentar comprovao oficial da atividade exercida, at a data do incio da vigncia da Lei n 9696/98, ocorrida com a publicao no Dirio Oficial da Unio (DOU), em 02 de Setembro de 1998, por prazo no inferior a 03 (trs) anos, sendo que, a comprovao do exerccio, se far por: I - carteira de trabalho, devidamente assinada; ou, II - contrato de trabalho, devidamente registrado em cartrio; ou, III - documento pblico oficial do exerccio profissional; ou, IV - outros que venham a ser estabelecidos pelo CONFEF. Art. 3 - Dever, tambm, o requerente, obrigatoriamente, indicar uma atividade principal, prpria de Profissional de Educao Fsica, com a identificao explcita da modalidade e especificidade. BRASIL, Lei Federal n 9.696, de 1 o de setembro de 1998. 39 Art. 1 - O Profissional de Educao Fsica especialista em atividades fsicas, nas suas diversas manifestaes - ginsticas, exerccios fsicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danas, atividades rtmicas, expressivas e

Ao determinar que o profissional de educao fsica um especialista em atividades fsicas, o Conselho no entrou em detalhes quanto necessidade de graduao dentro das chamadas atividades fsicas, pois para se especializar dentro delas, considerou apenas necessrio o curso de educao fsica. Para ensinar capoeira, seria necessrio apenas um ano de experincia, o equivalente a dois semestres de faculdade, alm do diploma.

Para classificar os atos dos Conselhos de Educao Fsica, preciso recorrer doutrina para uma melhor viso dos conceitos. Neste sentido, alio-me a Digenes Gasparini, que explica claramente o uso anormal do poder pelos rgos da Administrao Pblica 40. Ao explicar que o ato administrativo totalmente ilegal se caracteriza como o desvio de finalidade, ele vem de encontro ao exemplo do ato realizado pelo CONFEF, determinando que o profissional de educao fsica especialista em muitas reas. Porm, ao no explicar o que
acrobticas, musculao, lazer, recreao, reabilitao, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exerccios compensatrios atividade laboral e do cotidiano e outras prticas corporais -, tendo como propsito prestar servios que favoream o desenvolvimento da educao e da sade, contribuindo para a capacitao e/ou restabelecimento de nveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficirios, visando consecuo do bem-estar e da qualidade de vida, da conscincia, da expresso e esttica do movimento, da preveno de doenas, de acidentes, de problemas posturais, da compensao de distrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecuo da autonomia, da autoestima, da cooperao, da solidariedade, da integrao, da cidadania, das relaes sociais e a preservao do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurana, qualidade tcnica e tica no atendimento individual e coletivo.BRASIL, Resoluo CONFEF n 046/2002. 40 O uso anormal do poder circunstncia que torna ilegal, total ou parcialmente, o ato administrativo ou irregular a sua execuo. Na primeira hiptese, h desvio de finalidade ou excesso de poder, conforme a ilegalidade seja total ou parcial, enquanto na segunda, h abuso de poder. GASPARINI, Digenes. Direito Administrativo. So Paulo: Saraiva. 1995.

educao fsica utilizando outros campos do saber, como a capoeira, para delimitar a sua prpria rea, realiza um desvio de finalidade atravs de resolues baseadas em uma lei que no define exatamente o que a atividade de educao fsica e vai alm de seus limites, entrando em conflito com o prprio texto constitucional, que protege estas manifestaes culturais.

Di Pietro aborda o desvio de poder, ou desvio de finalidade, demonstrando que o conceito legal encontra-se incompleto, e que h grande dificuldade em comprov-lo, dados os estratagemas para fazer com que o ato parea legal41. Cretella Jnior se refere a sintomas ou indcios, para a comprovao do desvio42.

B) Conselhos Regionais de Educao Fsica CREFs

Trata-se do desvio de poder ou desvio de finalidade, definido pela Lei n 4.717 como aquele que se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. DI PIETRO, Maria Sylvia. Op. cit., p. 200. 42 a) motivao insuficiente, b) a motivao contraditria, c) a irracionalidade do procedimento, acompanhada da edio do ato, d) a contradio do ato com as resultantes dos atos, e) a camuflagem dos fatos, f) a inadequao entre motivos e os efeitos, g) o excesso de motivao. Cretella Jnior (1977:209-210) apud GESSINGER, Ruy Armando. Da Ao Popular Constitucional. Porto Alegre: Metrpole. 1985.
41

Estes Conselhos esto localizados nos estados e alguns deles realizaram profissionais. uma integrao pacfica com outras categorias

Os Conselhos Regionais foram criados pela Lei 9.696/98, so autarquias federais, pessoas distintas do Conselho Federal, atuantes no territrio estadual.

No caso do Rio Grande do Sul, foram utilizadas as legislaes de maneira extensiva, visando ultrapassar o limite de atuao do Conselho, abrangendo atividades como danas, artes marciais e a capoeira neste rol.

O Conselho Regional de Educao Fsica do Rio Grande do Sul, o CREF2/RS, utiliza a Lei 11.721/2002, que tenta impor a obrigao aos estabelecimentos que ensinem a capoeira, entre outras modalidades culturais, de ter como empregados, os profissionais de educao fsica. Demonstra-se claramente uma tentativa de preencher estes estabelecimentos obrigatoriamente com profissionais de educao fsica, para um monoplio da profisso, em detrimento dos outros campos. Vejamos.

A Constituio tem uma preocupao com estas atividades culturais, que sempre sofreram perseguies no rumo da histria brasileira. Ao consagrar estas atividades culturais como livres,

determinou que no pudessem ser impostas restries ao livre exerccio destas enquanto no fossem regulamentadas, por lei que obedea ao processo legislativo, com a devida aprovao no Congresso Nacional. No se estaria obedecendo determinao constitucional se fosse imposta uma obrigao para que seja obrigatrio manter um profissional de educao fsica em cada estabelecimento que ensinasse a capoeira exclusivamente, sem mesmo chegarmos ao exemplo das academias, pois sabido que os estabelecimentos que ensinam capoeira em sua maioria so de origem humilde e nem sempre podero empregar um outro

profissional para um acompanhamento das atividades.

A capoeira sempre se manteve com seus prprios profissionais e pblicas so as demonstraes da flexibilidade e agilidade adquiridas com a sua prtica. Estaria se fazendo uma espcie de monoplio legal para beneficiar o Conselho com estas atividades ilegais e um retrocesso jurdico nesta arbitrariedade da autarquia.

C) Atividades questionadas dos Conselhos

O CREF2/RS tem atuado para gerar uma obrigatoriedade a profissionais no graduados, que atuam em outras reas, fora da educao fsica a se vincularem ao conselho, participando de cursos, e impondo multas queles que no o fizerem. Este comportamento vem sendo questionado por Aes Civis Pblicas (e outros tipos de aes) e, em vrios casos, a jurisprudncia caminha no sentido da proteo s artes marciais, danas e expresses de cultura

protegidas pela Constituio Federal.

Na Ao Civil Pblica n 2003.71.00.033569-643, o conselho afirma que as Artes Marciais so atividades desportivas e que o ensino delas, obrigatoriamente, deve ser exercido por profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Educao Fsica, conforme a Lei 9696/9844. Devem, portanto, estar subordinadas fiscalizao dos Conselhos Regionais45.
ACP n 2003.71.00.033569-6, TRF 4 a Regio, 3a Turma, Relator Desembargador Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. 44 AI 2003.04.01.041049-2/RS, TRF 4a Regio, 3 a Turma, Relator Desembargador Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, citado na Revista Consultor Jurdico, 29 de dezembro de 2003. 45 Na concepo dos rus, qualquer movimento corporal atividade fsica, ensejando a inscrio do respectivo profissional perante o CREF2, de maneira que toda e qualquer espcie de dana, bem como a prtica de ioga, subordinam-se atuao do CREF2.
43

Contudo, quem pratica dana ou ioga, profissionalmente ou por lazer, no objetiva um aumento de massa muscular, da flexibilidade corporal ou da capacidade aerbica. Na dana, a atividade fsica apenas um meio para o exerccio de uma arte que, em muitos casos, representa tpica manifestao da cultura brasileira. A ioga, por sua vez, uma atividade que busca o equilbrio mental e corporal atravs de exerccios respiratrios e de concentrao. No tocante s danas integrantes da cultura brasileira, acrescente-se outro argumento impeditivo da pretenso dos rus. A Constituio Federal, em seu art. 215, preceitua que dever do Estado proteger e incentivar as manifestaes culturais. J seu art. 216 esclarece que constituem patrimnio cultural brasileiro as formas de expresso relativas identidade, ao e memria dos grupos formadores

Alega tambm o Conselho de Educao Fsica que deve ser reconhecido que h necessidade de possuir formao acadmica para se ensinar Artes Marciais, entre outras manifestaes, atentando para o risco dos falsos profissionais e da sociedade ficar merc de leses e danos irreparveis, atribuindo a culpa da formao de gangues e

da sociedade brasileira. Assim, a exigncia de diploma de curso superior de Educao Fsica para professores de frevo ou capoeira, por exemplo, viola os princpios constitucionais, importando num entrave prtica dessas manifestaes culturais, que so geralmente desenvolvidas deforma espontnea e informal. Veja-se, a propsito da excluso da capoeira do mbito de aplicao da Lei 9.696/98, a deciso proferida no processo n 2000.38.00.030886-5, que tramitou na 19 Vara Federal, da Seo Judiciria de Minas Gerais: Lei 9696/98 da atividade fsica. O critrio estabelecido pelo legislador para fins de exigncia desses registros foi o da atividade bsica, conforme reiteradamente assentado pela jurisprudncia quando instada a pronunciar-se em tais questes. Inexiste, como visto, rol exemplificativo ou enumerativo das atividades que devem ser consideradas como prerrogativas dos profissionais de educao fsica. Deve-se considerar, pois isso inegvel e nem mesmo o conselho-requerido chegou ao ponto de contestar tal fato, que a Capoeira constitui-se no apenas em uma atividade fsica, mas numa manifestao cultural, plenamente integrada a tradies da nao brasileira, podendo-se inclusive arriscar manifestao de que suas origens remontam poca da prpria descoberta do territrio brasileiro, isso se no forem consideradas as evidncias de que j era tal atividade h muito trabalhada pelos africanos que aqui aportaram na condio reduzida de escravos. A Capoeira, portanto, traduz com evidente fonte a cultura nacional, sendo manifestao das mais arraigadas no tradicionalismo de nossa cultura popular. Portanto, afigura-se ao Juzo evidente que incumbe ao estado apoiar, incentivar e valorizar a difuso e manifestao de tais atividades, nos exatos termos previstos no artigo 215 da Constituio Federal. O exerccio desta atividade engloba conhecimentos mais ou menos profundos, a depender do grau de evoluo do praticante de msica afro-brasileira, dana afro-brasileira, instrumentos musicais de origem africana.(..) (...) Antes de atividade corporal, as artes marciais possuem ensinamentos tericos que consubstanciam um modo do artista marcial portar-se perante as mais diversas situaes. No por acaso fala-se em arte marcial. Este artista no um praticante de educao fsica, pois como na dana e na ioga, ele no objetiva um aprimoramento fsico, mas a insero em princpios de longa tradio. A proposta das artes marciais, bem como da ioga, oferecer evoluo espiritual e fsica, integrao harmnica entre corpo e mente, preocupando-se com a higidez mental e psicolgica. Cada arte marcial possui uma histria prpria, cujos princpios norteadores foram sedimentados ao longo dos anos. Assim, o professor de artes marciais deve transmitir conhecimentos tericos e modelos de comportamentos, os quais no so oferecidos em um curso superior de Educao Fsica.

violncia s artes marciais. Ento seria o sistema CREF/CCONFEF o controlador da agressividade destas atividades.

No Mandado de Segurana n 2003.72.00.003310-4 46, contra o CREF/SC, argumenta o Conselho que o modismo do exerccio e a corrida s academias gerou uma prtica sem cuidados, estando leigos nenhum preparo prvio conduzindo as atividades. Elegem os

profissionais de educao fsica como capazes de prevenir os males que pudessem ser causados coletividade.

A viso que os Conselhos de Educao Fsica defendem, a de que o profissional desta rea especialista em atividades fsicas, em todas as suas manifestaes, abrangendo lutas, danas e prticas corporais, sob o propsito de desenvolver a educao e a sade, entre outros propsitos decorrentes destes. Acreditam que com isso no estaro restringindo o acesso aos outros profissionais, apenas atendendo aos preceitos de defesa da segurana pblica.

Da mesma forma que a capoeira, que configura uma das mais autnticas formas de expresso e manifestao da cultura nacional, vrias modalidades de artes marciais foram trazidas para o Brasil por imigrantes orientais, fazendo parte indissocivel da cultura nacional. Portanto, esto protegidos pelo art. 215, 1, da Constituio Federal, que protege tanto as manifestaes de cultura nacional, como as de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional . fato notrio que o Brasil teve a contribuio, em seu desenvolvimento, de povos orientais, os quais trouxeram os primeiros ensinamentos de diversas modalidades de artes marciais. Desse modo, os rus no podem exigir tais inscries, at porque o curso de Educao Fsica no prepara professores de artes marciais, no estando os graduados de Educao fsica aptos a lecionar quaisquer de suas modalidades. Processo n 2003.71.00.033569-6, TRF 4a Regio, Relator Desembargador Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, 3a Turma. 46 ACP n 2003.72.00.003310-4, TRF 4 a Regio, Relator Desembargador Federal Edgard A Lippmann Jnior, 4 Turma.

Porm, ao contrrio deste entendimento, acredito que com estas medidas arbitrrias estaro restringindo um direito expresso em Princpio Constitucional, o livre exerccio de atividade econmica e tambm a proteo a todas as formas de cultura, sejam expresses culturais e criaes artsticas e intelectuais, entre outros, das quais a capoeira forte representante brasileiro.

Contra o primeiro argumento dos Conselhos de Educao Fsica de que as Artes Marciais no so apenas manifestaes culturais, sendo enquadradas na categoria de esportes, tentando aproximar os conceitos de Cultura e Cultura Fsica, realizam uma confuso, pois estes conceitos no so sinnimos. A ginstica e o desporto atualmente procuram desenvolver as qualidades afirmadas de desenvolvimento corporal e mental, sendo os dois exemplos de Cultura Fsica, todavia, a Cultura propriamente dita no busca a competio por si s, nem somente o desenvolvimento fsico e mental. Envolve, no caso da capoeira, o entendimento das regras do jogo, seus princpios, a no competio profissional, sendo um aspecto que no essencial para jogar capoeira livremente, embora a capoeira possa ser utilizada em competies como esporte 47. Ela desenvolve e mantm uma tradio originada h sculos, que
Cultura ato ou efeito de cultivar; desenvolvimento intelectual, sistema de atitudes e modo de agir, costume e instrues de um povo. (...) o conjunto dos conhecimentos adquiridos; conjunto das estruturas sociais, religiosas, etc, das manifestaes intelectuais artsticas, etc. (...) Cultura fsica - Desenvolvimento sistemtico do corpo humano por meio de ginstica e desporto. BUENO, F.S. - Dicionrio escolar da lngua portuguesa. 11. ed. Rio de Janeiro, MEC/FENAME, 1980. Utilizado no processo n 2003.04.01.041049-2, p. 29.
47

preserva o conhecimento da resistncia do negro no Brasil atravs de demonstraes de atividades como a luta, a msica e a malcia do jogo de capoeira.

Com relao ao segundo argumento sustentado pelo Conselho, que as federaes e associaes desportivas de artes marciais no possuem competncia fiscalizatria, regulamentadora e

disciplinadora destas profisses, no podendo graduar ou formar em nada, contrariamente penso que justamente essas associaes de capoeiristas, seus prprios Conselhos e, porque no, Confederaes, so as pessoas capacitadas para conduzir e fiscalizar a atividade da capoeira, pois dela tem conhecimento h mais tempo e com maior propriedade sobre a sua prpria rea.

Sobre o ltimo argumento, a segurana da sociedade no ensino destas atividades, alegando a necessidade de possuir formao acadmica, onde so adquiridos conhecimentos cientficos,

pedaggicos, didticos e tico-profissionais, concluo que a capoeira no oferece riscos sociedade justamente por sempre ter pregado a unio entre os diferentes povos que vieram a habitar o Brasil, tendo se desenvolvido de modo informal pelos seus praticantes. Para ser reconhecido como mestre de capoeira so necessrios, no mnimo, vinte anos de experincia em rodas e rarssimos so os grupos que minimizam esta regra. Portanto, o reconhecimento no meio da

capoeira essencial para um capoeirista poder no apenas dar aulas, mas tambm para avanar dentro dos conhecimentos desta arte.

4 - A Capoeira como Cultura

Para apresentar a viso da capoeira no mundo jurdico, sero mostrados normas jurdicas, tratados internacionais e os princpios a que est ligada esta arte brasileira.

A) Tratados Internacionais

O direito cultura encontra-se regulado em legislaes nacionais e internacionais. Entre eles, o Brasil aderiu aos termos de tratados como a Declarao Universal dos Direitos Humanos, das Naes Unidas48.

No artigo 22 da referida declarao, temos a meno de que legtima a exigncia dos direitos sociais, culturais e econmicos para cada indivduo49.
48

Artigo 27 1. Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso cientfico e nos benefcios que deste resultam. 2. Todos tm direito proteco dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produo cientfica, literria ou artstica da sua autoria. NAES UNIDAS, Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 10 de Dezembro de 1948. 49 Artigo XXII - Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade. AMRICA, Declarao Universal dos Direitos Humanos, das Naes Unidas, de 10 de dezembro de 1948.

A Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem declara o direito proteo da cultura do homem, participando de seu desenvolvimento50.

O Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais reconhece em seu artigo 15, o direito de participao do indivduo na vida cultural e a obrigao dos Estados de assegurar o pleno exerccio deste direito, adotando medidas para a conservao, desenvolvimento e difuso da cultura51.

Por ltimo, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos demonstra em seu art. 27 a preocupao com o direito cultura dos povos.

Artigo XIII. Toda pessoa tem direito de tomar parte na vida cultural da coletividade, de gozar das artes e de desfrutar dos benefcios resultantes do progresso intelectual e, especialmente das descobertas cientficas. Tem o direito, outrossim, de ser protegida em seus interesses morais e materiais, no que se refere s invenes, obras literrias, cientficas ou artsticas de sua autoria. BOGOT, Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem, Resoluo XXX, Ata Final, aprovada na IX Conferncia Internacional Americana, de abril de 1948. 51 Art. 15 - 1. Os estados-partes no presente Pacto reconhecem a cada indivduo o direito de: a) Participar da vida cultural; b) Desfrutar o progresso cientfico e suas aplicaes; c) Beneficiar-se da proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de toda a produo cientfica, literria ou artstica de que seja autor. 2. As medidas que os estados-partes no presente Pacto devero adotar com a finalidade de assegurar o pleno exerccio desse direito incluiro aquelas necessrias conservao, ao desenvolvimento e difuso da cincia e da cultura. 3. Os estados-partes no presente Pacto comprometem-se a respeitar a liberdade indispensvel pesquisa cientfica e atividade criadora. 4. Os estados-partes no presente Pacto reconhecem os benefcios que derivam do fomento e do desenvolvimento da cooperao e das relaes internacionais no domnio da cincia e da cultura. INTERNACIONAL, Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, de 1966.
50

Estes tratados reafirmam a obrigao do Estado Brasileiro para a proteo da cultura brasileira em todas as suas manifestaes, sejam danas, folclore, artes marciais, entre outras.

B) Constituio Federal

A Constituio Brasileira protege as manifestaes culturais e declara a liberdade para o exerccio destas atividades, no podendo sofrer restries, com exceo das hipteses em que forem contrrias lei, aos princpios constitucionais e aos bons costumes.

Sobre

tratamento

dado

pela

atual

Constituio

ao

entendimento de cultura, a lio de Celso Ribeiro Bastos e Ives Gandra Martins apresenta a preocupao com a preservao dos valores culturais brasileiros, dos quais a capoeira se destaca52.
A Constituio de 1988 foi pioneira ao dedicar uma seo exclusiva cultura, colocando-a em destaque e demonstrando assim a sua preocupao com a preservao dos valores culturais brasileiros, seu desenvolvimento e difuso.
52

Pode-se conceituar como um conjunto de criaes sociais, ou ainda como tudo que fazem os homens quando esto atuandoe refletindo sobre o seu modo de viver em comunidade, sobre sua tradio e sobre sua histria. A palavra cultura advm do latim cultus, que significa cultivo; a cultura estava, portanto, ligada ao cultivo de alimentos para a subsistncia dos povos primitivos. A preocupao maior desses posvos residia nos conhecimentos da cultura de subsistncia, no estudo da colheita, seus ciclos, o tipo de solo e de alimento a ser cultivado e os ritos a serem realizados para se obter uma boa colheita, suas oferendas e seus deuses. (...). Com o advento da industrializao e da urbanizao e posteriormente com o desenvolvimento dos estudos antropolgicos a cultura passou a receber um novo significado. A UNESCO, por exemplo, sugere uma sntese ao dizer que: A cultura definida a partir de critrios estticosno expressa a realidadede outras formas culturais. H uma tendncia unnime em favor de uma definio scioantropolgica de que a cultura abarque os rastros existncias,

As Aes Civis Pblicas, Aes Populares e outros servem como instrumentos de proteo destas garantias dada pelo texto

constitucional53.

Entre os dispositivos esto aqueles que incluem a livre iniciativa e o valor social do trabalho como protegidas pela Constituio Federal e os que asseguram a liberdade de qualquer trabalho, no precisando de autorizao de rgos pblicos, com exceo daqueles casos que estiverem na lei54.
dizer concretos, de povos anteriores: seus modos de vida e produo, seus sistemas de valores, suas opinies, suas crenas e seu folclore. O conceito de cultura que mais se adapta a nossa realidade atual o de que se trata de uma forma integral de vida, criada tanto histrica quanto socialmente por uma comunidade, em consonncia com a sua forma particular de se relacionar com a natureza que a cerca, com os seus integrantes, com outras comunidades e com a religio, com o intuito de dar continuidade e sentido a toda a sua existncia, atravs da transmisso de uma gerao para a outra de sua tradio. (...). Encontramos no art. 215 da Constituio de 1988 a proclamao dos direitos culturais, que so dotados de exerccio pleno e garantido a todos por parte do Estado. Poderamos conceituar os direitos culturais como os atribudos ao indivduo ou coletividade que permitem a liberdade de manifestao, divulgao, a proteo e tambm a consulta a criaes literrias, arquivos pblicos e ao patrimnio cultural brasileiro. Segundo Manoel Gonalves Ferreira Filho, os direitos culturais referem-se aquisio da cultura, especialmente ao acesso s suas fontes nacionais. Os titulares dos direitos culturais so os grupos tnicos (indgenas, negros, ...) e a populao em geral. Segundo Pinto Ferreira, a cultura dotada de cumulatividade, de continuidade e de coextenso. dizer, a cultura est sempre apta a abranger novas criaes e para se difundir; ela permanente, sendo o reflexo da experincia de um povo, da herana dos seus costumes. A cultura ampla e abrangente, uma vez que abarca toda a vida da sociedade, seus costumes e tradies; (...). (grifou-se) (TRF - 4a Regio, ACP 2003.71.00.033569-6, Relator Desembargador Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz). 53 Art. 129 So funes institucionais do Ministrio Pblico: (omissis) III promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; 54 Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: (omissis) IV valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana, e propriedade, nos termos seguintes: (omissis)

Ao elegerem a Lei 9.696/98 e as Resolues do Conselho Federal para a proteo do relevante servio prestado populao, os conselhos realizam uma comprovada agresso aos direitos fundamentais da Constituio, como no caso do art. 5, inciso II, da CF, violando o Princpio da Legalidade55. No caso do processo 2003.71.00.033569-656, a Resoluo n 46/02 do CONFEF definiu de
XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; Art.170 A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: (omissis) Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, independentemente de autorizao de rgo pblicos, salvo nos casos previstos em lei. 55 O artigo 5 preceitua que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei. Tal princpio visa combater o poder arbitrrio do Estado. S por meio das espcies normativas (CF, art. 59) devidamente elaboradas, conforme as regras de processo legislativo constitucional, podem-se criar obrigaes para o indivduo, pois so expresso da vontade geral. Com o primado da lei, cessa o privilgio da vontade caprichosa do detentor do poder em benefcio da lei,sendo assegurada ao particular a possibilidade de recusar as imposies estatais que no respeitarem o devido processo legislativo. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil Interpretada. p. 197. So Paulo: Atlas, 2002. 56 Deve-se ressaltar que conceitos amplos, abertos, tais como o que se entende por atividade de educao fsica, do margem a um subjetivismo, mas justamente para no cair no arbtrio do intrprete, em um Estado de Direito, o texto legal funciona como um elemento balizador do termo adotado e no a simples declarao de vontade de Presidentes e/ou dirigentes de entidades, diretamente interessados em adotar um conceito ampliativo do que seja profissional de educao fsica, principalmente se considerarmos o aspecto econmico envolvido em casos como o presente. (...) E justamente nesse erro que os rus esto incorrendo: dando uma interpretao subjetiva ao contedo da Lei n 9.696/98, como se examinar, mais detidamente, nos pargrafos a seguir. Ainda, dentro dessa anlise inicial, imperioso que se pergunte: considerando os documentos das fls. 549-565, aonde esto relacionados, por exemplo, a ioga, as artes marciais e a capoeira como disciplinas de crdito obrigatrio nos cursos superiores de Educao Fsica? Qual foi a lei que teria estabelecido essa exigncia? A resposta negativa se impe. Como o prprio Conselho Regional reconhece, as artes marciais so milenares, so a arte da guerra (fl.798) e, sendo arte, no so puramente atividade fsica. Hoje, representam uma arte de defesa pessoal, cabendo aqui mencionar que manifestao artstica no apenas algo relacionado com apresentaes teatrais e circenses (fl. 799): aquele que pinta um quadro um artista que no se encaixa

forma muito ampla as atividades do profissional de Educao Fsica, ultrapassando o limite de atuao da entidade57.

Seguindo essa interpretao, os Conselhos esto querendo obter um poder no autorizado pela lei sobre o exerccio destas atividades culturais, criando um monoplio para impor proibies ao
nesse conceito. Embora o pintor faa esforo fsico e intelectual, no pode ser considerado um profissional de Educao Fsica, conceito que os Conselhos, tanto o Federal quanto o Regional, esto querendo adotar, levando a uma interpretao absurda. Tambm a ioga no pode ser considerada apenas atividade fsica, constituindo-se em verdadeira integrao entre corpo e mente, envolvendo preceitos filosficos e culturais. O mesmo pode ser dito em relao capoeira. Feitos esses contrapontos iniciais, cabe analisar os quatro aspectos jurdicos essenciais ao deslinde dessa demanda, que esto sendo rejeitados pelo ru. O primeiro deles diz respeito impossibilidade de os Conselhos de Educao Fsica estarem criando condies para o exerccio da profisso, a pretexto de exercerem fiscalizao (v.g., fl.826), mediante simples Resolues (in casu, a Resoluo n 45/00, art. 6, pargrafo nico), quando a lei que regulamentou a matria no fez qualquer exigncia quanto a cursar o pretendido Programa de Inscrio, ferindo o preceituado no art. 5, II, da Carta Magna vigente, que explicita o Princpio da Legalidade. (...) Alis, embora queira sustentar o contrrio, o prprio Conselho Regional de Educao Fsica da 2a Regio entrou em contradio, tendo afirmado que: (...) cabe lei regulamentadora da profisso estabelecer quais so os requisitos necessrios para que a atividade possa ser exercida (fl. 824, precisamente). Ento, porque nesse trcho da sua argumentao no se referiu Resoluo? Porque essa manifestamente incabvel no caso em apreciao. Todavia, posteriormente, o mesmo Conselho se contradisse, ao referir que resoluo uma lei (fl. 898). No se pode aceitar tamanha heresia, uma vez que os arts. 59 e seguintes da Constituio Federal vigente mostram que se tratam de espcies legislativas diversas, com processo prprio de elaborao. O segundo aspecto que releva combater diz respeito ao fato de o Conselho Federal e o Conselho Regional de Educao Fsica da 2 a Regio estarem tentando dar uma interpretao extensiva ao conceito de atividade fsica, valendo-se, novamente, de uma Resoluo (a de n 46/02, art. 1) para tal fim. Com isso, essas entidades esto tentando estabelecer um verdadeiro monoplio sobre o exerccio dessas atividades, de forma a restringir o livre exerccio da profisso, contrariando o expressamente preceituado pelo art. 5, XIII, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que assegura a liberdade de exerccio profissional como um direito fundamental. bem verdade, conforme lembra o Conselho Federal de Educao Fsica, que nenhuma liberdade absoluta, mas qualquer limitao ou restrio no pode atingir o ncleo essencial do direito, pois, se assim o fizer, ser invlida e ilegtima.(...) E nem se diga que a Lei n 6839/80 estaria apta a fixar o conceito de atividade fsica ou requisitos para o exerccio de atividades profissionais, como querem fazer

livre exerccio da profisso da capoeira, contrariando de forma expressa o que est no art. 5, XIII, da Constituio Federal58.

Os Conselhos realizam atividade atribuda pela Unio, e s ela pode legislar a respeito do tema, atravs de lei e no atravs de Resoluo, o que se entende ao ver os arts. 21, XXIV, e 22, XVI.
crer os ora demandados (fls. 918-920). Essa Lei apenas estabeleceu a necessidade de registro de empresas e de profissionais legalmente habilitados em seus Conselhos Profissionais, sem determinar qualquer outra particularidade. Ao revs, uma lei geral em relao Lei n 9.696/98, no tendo, portanto, o condo de transformar em legais os atos ora combatidos. Interpretar o artigo 3 da Lei 9.696/98 (que define quais as atividades inerentes ao profissional de Educao Fsica) de forma ampliativa conduziria ao entendimento ilgico de que todo o ato que envolvesse alguma orientao relativa a esforo corporal seria atividade inerente ao profissional de Educao Fsica, chegando-se ao que o referido Carlos Maximiliano chamou de interpretao absurda, aduzindo: (...) Sob um terceiro prisma, preciso que se esclarea que, de um ponto de vista formal, como os Conselhos exercem atividade delegada pela Unio, s ela pode legislar a respeito do tema, via lei e no atravs de Resoluo, o que se depreende facilmente da leitura dos arts. 21, XXIV e 22, XVI, ambos da Carta Poltica brasileira. (...) O quarto ponto que merece ser enfatizado de que ao se admitir as argumentaes expendidas pelos Conselhos Federal e Regional de Educao Fsica, tanto no que diz respeito definio ampliativa de atividade de Educao Fsica quanto aos requisitos indevidos para o exerccio de profisses, estar-se- ratificando uma sria restrio ao exerccio de atividades como as artes marciais, a capoeira, a ioga, etc. e, mais do que isso, estar-se- reprimindo uma manifestao cultural do povo brasileiro que atravessa os tempos, em clara afronta ao art. 215 da Constituio em vigor. (...) Dentro dessa perspectiva, portanto, restringir ilegalmente a prtica das artes marciais, da ioga e da capoeira significa agredir o patrimnio cultural nacional e a prpria condio de livre manifestao e atuao. Ainda, mister que se diga que a prtica, em massa, das artes marciais, da dana, da ioga, em contraposio aos argumentos dos demandados, no representa um perigo para a segurana ou para a sade da sociedade. Ao revs, elas so uma forma para os indivduos se harmonizarem e, caso seu livre exerccio seja restringido ou distorcido, a sim a segurana social estar afetada, a partir dos danos fsicos e psicolgicos individualmente sofridos. Por outro lado, data venia aos argumentos expendidos na contestao do Conselho Federal de Educao Fsica, o sistema CONFEF/CREFs no tem atribuio (no se podendo aqui falar em competncia, privativa do juzo) para desempenhar qualquer poder de polcia, como por exemplo, fechar estabelecimentos e aplicar multas. Ora, o poder de polcia decorre de lei e se a Lei n 9.696/98 nada disps a esse respeito, os Conselhos no podem se utilizar de algo que no tm. (TRF - 4 a Regio, ACP 2003.71.00.033569-6, Relator: Desembargador Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, 3a Turma). 57 o que ocorre com a resoluo COFEF n 046/02. Dentre as atividades enumeradas em seu art. 1, encontram-se algumas que se situam numa zona de

sbia a lio de Cretella Jnior a este respeito59. Tambm oferecem boa compreenso Celso Ribeiro e Ives Gandres Martins em suas advertncias sobre a competncia privativa da Unio para legislar sobre o sistema nacional de emprego, ao comentarem este ltimo artigo60. Por ltimo, conclui Lus Roberto Barroso sobre o poder de ditar regras sobre alguma matria61.

penumbra. Ora se confundem com as atividades prprias dos profissionais da rea de sade - como o fisioterapeuta -, ora, apesar de poderem ser exercidas por profissionais de Educao Fsica, no lhe so prprias, isto , no so exclusivamente desempenhadas por eles. o caso da dana, por exemplo, cujos profissionais obtm formao acadmica especifica e se encontram vinculados rgo de classe prprio (lei n 6.533/78, que regulamenta a profisso de artista e tcnico em Espetculos de Diverses), no se lhes podendo exigir dupla inscrio em conselho de classe. As artes marciais no so atividades prprias do profissional de educao fsica, tendo em vista que o curso de Educao Fsica no prepara professores de artes marciais, no estando os graduados em Educao Fsica aptos a lecionar quaisquer de suas modalidades. (Agravo de Instrumento N 2003.04.01.041049-2/RS, Relator: Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz.) 58 bem verdade, conforme lembra o Conselho Federal de Educao Fsica, que nenhuma liberdade absoluta, mas qualquer limitao ou restrio no pode atingir o ncleo essencial do direito, pois, se assim o fizer, ser invlida e ilegtima. (TRF - 4a Regio, ACP 2003.71.00.033569-6, Relator: Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz) 59 Em suma, somente o poder legislativo central pode, em texto de lei federal expresso, fixar condies ou requisitos de capacidade para o exerccio de profisses liberais e de profisses tcnico-cientficas, ficando, assim, eivadas de inconstitucionalidade, quaisquer dispositivos legais, editados pelos Estadosmembros, a respeito da enumerao das referidas condies de capacidade para aqueles exerccios. JNIOR, Jos Cretella. Comentrios Constituio 1988 Artigos 1 a 5 (I a LXVII) . 2a ed. Forense Universitria: 1990. p. 281. Utilizado na ACP 2003.71.00.033569-6, TRF - 4a Regio, Relator: Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. 60 Deve o Estado exigir conhecimentos comprovados de quem desejar exercer determinadas profisses. Ao mdico, que tenha cursado uma faculdade de Medicina, ao advogado, uma Escola de Direito. evidncia, tal regulao de condies para avaliao da capacitao, assim como o campo de trabalho permitido de competncia privativa da Unio, visto que tal legislao deve ser aplicada em todo o territrio nacional, de forma idntica e incontrastvel. In Comentrios Constituio do Brasil. Saraiva: 1992, 3 o Volume, Tomo I, p.176. Utilizado no processo 2003.71.00.033569-6, TRF - 4 a Regio, Relator: Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. 61 Diante do exposto, jamais se poder interpretar a competncia atribuda por lei a uma autoridade administrativa como uma delegao legislativa, isto , como a transferncia pelo Congresso Nacional, em carter primrio, do poder de ditar regras sobre a matria. E mesmo a competncia normativa secundria do agente pblico limitada, porque o poder regulamentar pleno privativo do Chefe do Executivo (CF, art. 84, IV). Utilizado no processo 2003.71.00.033569-6, TRF - 4 a Regio, Relator: Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz.

Os arts. 215 e 216 demonstram a represso exercida pela argumentao dos conselhos em relao capoeira, uma

manifestao cultural autenticamente brasileira 62.

A capoeira apresenta-se como forma de cultura, pois ela no objetiva diretamente o aprimoramento fsico, mas em aprender seus princpios, como o combate indireto (que corresponde ao uso da malcia, ou como a mesma chamada no meio dos capoeiristas, a mandinga), o aprendizado dos instrumentos e da aplicao da musicalidade no ritmo de jogo. Nunca foi preciso ser um atleta para

Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. 1 - O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. 2 - A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para os diferentes segmentos tnicos nacionais. Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V - os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. 1 - O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao. 2 - Cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. 3 - A lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais. 4 - Os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos, na forma da lei. 5 - Ficam tombados todos os documentos e os stios detentores de reminiscncias histricas dos antigos quilombos. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil interpretada e legislao constitucional. Atlas: So Paulo, 2002.
62

jogar capoeira, ou ter um fsico altamente desenvolvido. A nica obrigao requisitada conhecer as regras do jogo.

O art. 170, nico, da Constituio Federal, estabelece que o exerccio do trabalho no Brasil livre (Princpio do Livre Exerccio de Atividade Econmica), com as excees previstas em lei. No podem, portanto, as resolues apresentadas pelos Conselhos Federal e Regionais, que pertencem a uma categoria inferior lei, prevalecer sobre esta. Resolues no so leis, fazem parte dos chamados dispositivos infraconstitucionais, que esto abaixo da lei

constitucional, para todos os efeitos.

Por fim, comento a Ao Direta de Inconstitucionalidade 1717-6, julgada no STF. A Lei 9.649/98 63 passou a tratar, de maneira diferente do texto constitucional, os conselhos de fiscalizao de profisses como atividades privadas, por delegao do poder pblico, em seu art. 58 e seus pargrafos. Nesta ao encontramos a confirmao da natureza jurdica da atividade das autarquias confirmada como pblica.

Portanto, os Conselhos devem prestar contas de suas cobranas ao Tribunal de Contas da Unio, quando autorizados pela lei criadora do conselho a aplic-las. No caso dos Conselhos de Educao Fsica,
Art. 58. Os servios de fiscalizao de profisses regulamentadas sero exercidos em carter privado, por delegao do poder pblico, mediante autorizao legislativa.BRASIL, Lei 9.649, de 27 de maio de 1998. Utilizado na ADIN 1717-6, STF, Relator Min. Sydney Sanches.
63

estes no podem aplicar multas, nem exigir cobranas a ttulo de cursos de capacitao de outros profissionais no-graduados, pois no so autorizados a fazer isso pela lei que os criou.

A capoeira uma atividade cultural que praticada em maior parte de maneira informal pelo povo brasileiro, do lado de fora dos centros acadmicos, com sua origem no Brasil Colonial atravs de uma fuso de conhecimentos de danas africanas, instrumentos africanos (o berimbau) e portugueses (a navalha, incorporada na Repblica), a musicalidade, religiosidade e filosofia afro-brasileiras, em conjunto com as tcnicas trazidas pelos escravos africanos e desenvolvidas por seus discpulos no Brasil at a atualidade. Por isso, no acredito que deva ser retirado do povo brasileiro este direito de livre exerccio profissional da Constituio Federal.

CONCLUSO

A histria da capoeira demonstra as lutas que os capoeiristas tiveram para se inserir na sociedade brasileira, usando sua arte para o trabalho, para a diverso, para a prpria sade, como terapia, para a prpria sobrevivncia e para a unio entre todos os setores da sociedade, que antes tinham interesses contrrios aos desta

manifestao cultural. Entre os capoeiristas estiveram aqueles que atuaram no campo da ordem e da desordem, ou algumas vezes em ambos os lados. Entre eles, Besouro Mangang, Manduca da Praia, Coelho Neto, Juca Reis, Vicente Ferreira Pastinha, Manoel dos Reis Machado, entre outros.

No segundo captulo, foi explicado o que so os Conselhos de Educao Fsica, autarquias federais encarregadas de fiscalizar a atividade do profissional de educao fsica, sendo criadas por lei.

Tambm foram mostrados os tratados, as normas jurdicas, e as aes que servem para a proteo da capoeira.

Por fim, os argumentos apresentados buscaram demonstrar a ilegalidade das atividades promovidas pelos Conselhos de Educao Fsica contra a Capoeira que preservam uma condio histrica de

perseguio a uma arte que j comprovou de muitas maneiras os benefcios que pode trazer a todo aquele que a pratica.

Concluo o presente estudo que demonstrou o cabimento das aes contra o Conselho de Educao Fsica e outros rgos, no interesse da proteo jurdica da capoeira, entendendo que contra a fora dos respectivos rgos citados, s mesmo a unio vinda da amizade e inteligncia da capoeira com todos os ramos da sociedade brasileira.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ADORNO, Camille. A Arte da Capoeira. 6 ed. Goinia: Kelps, 1999. DECNIO FILHO, ngelo A. A Herana de Mestre Bimba. 2 ed. Salvador: Editorao eletrnica prpria, 1997. DECNIO FILHO, ngelo A. A Herana de Mestre Pastinha. 2 ed. Salvador: Editorao eletrnica prpria, 1997. BARBIERI, Csar. Um jeito brasileiro de aprender a ser. 1 ed. Braslia: DEFER, 1993. VIEIRA, Luiz Renato. O Jogo da Capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. VASSALO, Simone. Capoeiras e intelectuais: a construo coletiva da capoeira autntica. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n 32, p. 106-124, julho de 2003. REIS, Letcia Vidor de Sousa. O mundo de pernas para o ar: a capoeira no Brasil. So Paulo: Publisher Brasil, 2000. ACCURSO, Anselmo da Silva. Capoeira: um instrumento de educao popular. So Leopoldo: Unisinos, 1990. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil Interpretada. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2002 DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 10 ed. So Paulo: Atlas, 1998.

GASPARINI, Digenes. Direito Administrativo. So Paulo: Saraiva, 1995. GESSINGER, Ruy Armando. Da Ao Popular Constitucional. Porto Alegre: Metrpole, 1985.

Anda mungkin juga menyukai