Anda di halaman 1dari 12

22/09/2013

Projetos terceiro-quarto, e segundo colocados

Lcio Costa . Boruch Milman , Joo Henrique Rocha e Ney Fontes

Clima ameno e salubre Disponibilidade de recursos hdricos Facilidade de acesso a todo o pas Fcil desapropriao de terrenos Relevo adequado

Gonalves. Rino Levy , e Giancarlo Palanti. Cerqueira e Luiz Roberto Carvalho Franco. M.M.M. Roberto. Henrique Midlin. Joo Batista Vilanova Artigas , Carlos Cascaldi, Mario Wagner Vieira da Cunha e Paulo Camargo e Almeida.

Plano piloto , que deveria abranger o traado bsico da

cidade (escala de 1:25.000) Relatrio Justificativo

Apresentaram mais de trinta pranchas: -Plano do Distrito Federal -Memorial da metrpole e da unidade -Plano Piloto -Detalhes da unidade e do setor , do Parque Federal - Uma prancha para cada um dos sete cortes - Crescimento da populao - Equilbrio economico da populao - Determinao da capacidade de abastecimento - Planejamento agrcola e fazenda modelo - Zona urbana do distrito Federal - Etapas de crescimento - Organizao Poltica e administrativa do Distrito Federal

22/09/2013

O plano de urbanizao deveria esta relacionado a uma comunidade de caractersticas definidas , os arquitetos estabeleceram que o planejamento de Braslia deveria ter como base a anlise da sociedade que l seria estabelecida de maneira a assegurar as melhores condies sociais e econmicas para seus habitantes.

A capital deveria ter , alm das qualidades meramente funcionais para exerccio do governo central de um vasto territrio , a qualidade simblica de representao da cultura nacional , expressa por meio de sua arquitetura. A cidade tambm deveria ser um todo equilibrado , para tanto deveria ter tamanho determinado , o qual no poderia ser alterado sem destruir a harmonia do conjunto

Imaginaram ento uma estrutura cujo tamanho seria suficiente para abrigar a cidade completa, com a populao necessria para a funo governamental, mas que poderia ser aumentada em at 100%, sem perder suas caractersticas bsicas , para abrigar os eventuais excedentes de populao em novos ncleos urbanos. Tal crescimento deveria ser suficiente para , pelo menos cinquenta anos e possivelmente 1 sculo.

- Descartaram inicialmente a planta em grelha - Acreditavam que cidades com at 100 mil habitantes

funcionavam melhor
- Acreditavam que uma grande cidade aumentaria em

demasia o intervalo entre o incio de seu desenvolvimento e o seu funcionamento em condies satisfatrias

22/09/2013

- Foi adotado o sistema de federao de unidades urbanas - As unidades foram distribudas ao longo do contorno do lago - As cotas mais altas seriam reservas florestais - Projetaram sete unidades urbanas - todas equivalentes - Ao longo dos anos novas unidades seriam erguidas

Unidade Urbana
A soluo da unidade urbana partiu do fato de que o

Unidade Urbana
Para definir o raio do crculo, fixaram a distancia de 1200m; Para definir a densidade, determinaram que a populao fosse suficiente para a criao de estabelecimentos importantes de trabalho, cultura, assistncia e recreao. As unidades urbanas , com 72 mil habitantes, contariam com um centro de comercio e servios (o Core) especializados, onde tambm estria localizada a parte da administrao federal.

terreno era docemente inclinado, cuja topografia no seria uma determinante; A equipe adotou a forma mais simples e lgica: o crculo; As unidades seriam circulares mas no centrfugas;

22/09/2013

As caractersticas prprias de cada unidade seriam


O termo Core foi escolhido para designar ao centro da

unidade o carter de corao, o centro vital da comunidade urbana.


Todos os Cores teriam a sua organizao espacial

decorrentes das diferentes funes administrativas nelas abrigadas:


Unidade 1 Administrao Regional
Unidade 2 Comunicaes Unidade 3 Finanas Unidade 4 As Artes Unidade 5 Cincias e Letras Unidade 6 Bem-estar social Unidade 7 Produo

seguindo um mesmo princpio, caractersticas de cada unidade.

adaptados

Adm. do Distrito Federal

Finanas

Artes

Cincias e Letras

Bem-estar social

Por possuir poucas distancias, a circulao de pessoas

Produo

dentro das unidades dispensaria o uso de veculos automotores; Previu-se, no entanto, uma alternativa de transporte coletivo nas principais ruas internas da unidade; Todas as habitaes e centros de comrcio teriam acesso virio para o trafego de automveis e caminhes, indo desde a via de acesso local at a autoestrada; Como transporte coletivo eficiente entre unidades e para o Parque federal, foi previsto um sistema de monorail. Este correria no canteiro central da avenida de conexo das diversas unidades e em subsolo. Nesses subsolos, ficariam as suas paradas, como os pontos de para de nibus.

22/09/2013

A equipe apresentou ainda outras consideraes no seu relatrio e nas suas pranchas. Havia um programa de investimentos e financiamentos para a construo da capital; Apresentaram consideraes sobre os servios de utilidade pblica, como gua e esgoto; Sugeriram, em linhas gerais, uma lei orgnica para o Distrito Federal.

22/09/2013

Segundo Colocado no Concurso de Braslia Autores: Boruch Milman, Joo Henrique Rocha e Ney Fontes Gonalves (arquitetos)

Em nmero no exatos, segundo ilustraes da revista

Mdulo n. 8, foram apresentadas em torno de quinze pranchas. Continham a exposio esquemtica, o plano piloto (1:25000), detalhes do centro governamental, do centro comercial, das zonas residenciais; os planos dos sistemas de equipamentos para o cultivo do corpo e do esprito; os planos de circulao de pedestres e veculos e dos sistemas das instalaes; os planos de etapas do crescimento interno da cidade e de seus satlites; e as perspectivas dos conjuntos da cidade e das principais zonas.

No mbito econmico, Braslia se tornaria uma grande

metrpole coordenadora e mobilizadora das riquezas que comeavam a ser exploradas no territrio brasileiro. Os arquitetos concluram que no poderiam ser estabelecidos limites seguros para as atividades e instalaes que seriam geradas no Planalto Central. Definiram que o plano piloto deveria resultar da conciliao de uma cidade governamental de crescimento controlado com outro crescimento ilimitado, flexibilizado em satlites urbanos, para acomodar a futura metrpole de Braslia.

Se a populao do conjunto urbano no poderia ser

estimada, a da cidade governamental deveria ser definida para que o esquema de desenvolvimento da nova capital pudesse ser traado com certa segurana. Estimativas
1960 - 200 mil 1990 - 300 mil 2010 - 400 mil 2030 - 550 mil 2050 - 675 mil

22/09/2013

A populao, formada por servidores civis e seus

Dois fatores determinavam a implantao do plano piloto

familiares e os habitantes com economia prpria, deveria se estabilizar em 700 mil, e assim a equipe projetou a cidade para 768 mil habitantes. A populao excedente deveria ser acomodada em tantos satlites urbanos independentes quantos fossem necessrios, a fim de no comprometer o ncleo da nova capital.

de Braslia: o lago e a topografia.


Em razo da importncia paisagstica do lago, a ocupao

se situaria sua margem.


A topografia, considerada de pouca importncia para a

esttica urbana devido ausncia de declives acentuados, era determinante do ponto de vista de aduo da gua. A cidade ficou ento compreendida entre o lago e a curva de nvel de 1100m, na rea considerada ideal pelos arquitetos.

Princpio diretor: a descentralizao orgnica,

descrita como aquela que permite o desenvolvimento harmonioso de todas as funes urbanas, mantidas as interdependncias funcionais. Grande parte da cidade foi locada no lado leste do lago, em zonas funcionais geomtrica e abstratamente configuradas e claramente distinguidas: trs zonas residenciais de mesma tipologia, R1, R2, R3, o centro governamental, o centro comercial e a zona industrial.

Plano Piloto

Alm dessas, foram previstas mais duas zonas

As zonas residenciais de funcionalismo pblico, R1 e

residenciais, as zonas R4 e R5, para a ocupao futura, nas margens mais afastadas do lago, no outro lado deste, a oeste, e na pennsula norte, similares entre si mas com carter e tipologia diferentes das zonas residenciais mais centrais. Na articulao das zonas principais os arquitetos procuraram manter a proximidade dos locais de moradia com os de trabalho, para que fosse mnimo o tempo perdido nos transportes, em proveito do cultivo do corpo e do esprito.

R2, foram colocadas em imediata ligao com o centro governamental. A zona residencial para trabalhadores dos centros comercial e industrial, R3, foi localizada entre estes, atendendo ao mesmo princpio. Todas as zonas residenciais foram situadas nas proximidades das margens do lago, com a inteno dos arquitetos de buscar a orientao total, o mximo de fachadas bem iluminadas e voltadas para o lago, a fim de usufrurem do melhor cenrio.

22/09/2013

Definiram-se ento trs diferentes tipos:

Deviam possuir espaos verdes para recreao, assistncia

Primeiro, a casa unifamiliar em lotes situados em torno de

escolar e sanitria bsica e pequeno comrcio e artesanato, todos acessveis a p e livres do trnsito de veculos O plano devia facilitar a vida social, possibilitando a criao de centros sociais a curta distncia, contando com clubes, cinemas, igrejas, restaurantes etc. Na mesma clula urbana, em torno do mesmo centro social, deveriam ser encontradas habitaes para vrias categorias de pessoas, evitando o aparecimento de zonas privilegiadas e estimulando a desejada convivncia social.

espao livre central. Destinado s famlias numerosas, que preferissem a criao dos filhos em casas com jardim. Segundo, o edifcio de apartamentos de trs pavimentos, que seria empregado em maior proporo, por liberar mais espao para uso comum. Era destinado a qualquer tipo de habitante - idosos, solteiros e famlias numerosas. Terceiro, o edifcio de apartamentos de doze pavimentos, pela economia e a contribuio arquitetnica que oferecia cidade, com instalaes urbanas mais concentradas, ocupando menos solo. Prefervel para casais sem filhos ou com filhos crescidos e para solteiros.

A zonas R1, R2 e R3 foram organizadas em clulas

Zonas residenciais 1, 2 e 3

urbanas organizadas em: 12% da populao em casas unifamiliares, 57% em edifcios de trs pavimentos e 31% em edifcios de doze pavimentos. O tamanho destas unidades foi fixado em 8 mil habitantes correspondente s capacidade tima de mil alunos de escolas primrias. As unidades foram definidas em quadras de 800x800m, resultantes do limite de 400m ou uma caminhada de 6 minutos para a maior distncia de qualquer um de seus pontos escola primria localizada no seu centro. Possuam transporte coletivo de fcil acesso, que circularia nas vias perimetrais das quadras.

No interior da quadra, em torno da escola primria, foi

Em volta da rea livre:


Ao longo das vias perimetrais, organizadas por vias locais de

destinada uma grande rea livre com 200x400m para o cultivo do corpo e da mente e onde seriam implantadas as outras comodidades bsicas complementares moradia.

acesso transversais, seriam localizados duzentos lotes para residncias unifamiliares, cujas dimenses poderiam variar, numa rea total de 100 000 m; 28 blocos de trs pavimentos constituiriam quatro setores intermedirios simtricos; E quatro blocos de doze pavimentos formariam dois setores centrais simtricos.
Os blocos foram dimensionados com o ndice de 17 m por

pessoa e 10 m de largura para os edifcios, com as sombras de um no se projetando sobre qualquer outro.

22/09/2013

Ao longo da via perimetral oposto dos lotes para

Nas zonas R4 e R5, localizadas na pennsula norte e nas

residncias unifamiliares seria desenvolvida, numa faixa de 150m, uma zona comercial onde tambm seria implantadas as atividades do centro social. Das sequncias de quadras resultaria uma faixa contnua onde poderiam ser instalados diversos equipamentos, como escolas secundrias, edifcio de escritrios, clubes, igrejas, cinemas e teatros, no centro de um contingente populacional que os justificasse, pela associao de duas ou mais quadras e nas distncia convenientes.

margens do outro lado do lago e previstas para o crescimento tardio de Braslia, os autores adotaram um tipologia diferente. Mantendo o mesmo tamanho populacional da clula urbana e os mesmo princpios das demais zonas, props-se a o uso de uma quarta tipologia, exclusiva de edifcios de apartamentos de vinte pavimentos. A unidade de 8 mil habitantes com quatro blocos abrigando 2 mil moradores cada, numa rea de 500 m de dimetro, com densidade de 400 hab./ha.

Os satlites urbanos previstos para acomodar o crescimento

populacional devido ao progresso regional encontrariam a soluo mais racional, para os arquitetos, na localizao ao longo das vias ferroviria e rodoviria, cada um contanto com setores de comrcio e servio prprios. Tal desenvolvimento linear acontece concomitantemente ao crescimento da indstria, previsto no mesmo local, mantendo-se constante a distncia entre moradia e trabalho. Os satlites surgiriam a partir da zona R3, agrupados dois a dois, totalizando um populao de 256 mil habitantes, cotando cada novo ncleo urbano com seu prprio centro cvico e administrativo local e uma respectiva zona industrial.

A cidade possuiria trs centros de trabalho: centro

governamental e cultural; centro comercial, financeiro e de escritrios; e centro industrial.

22/09/2013

O centro governamental, foi definido para as suas dimenses

O efeito monumental era necessrio. Seria obtido por meio

mximas, adotando-se o ndice de 20 m por servidor de rea construda. Ainda foi definido um permetro definitivo para sua expanso gradativa. Situado entre as zonas R1 e R2 em posio central cidade, teve sua implantao determinada para facilitar o acesso de qualquer ponto desta, evitando que as zonas urbanas fosse perturbadas por esse trfego estranho; O centro cultural foi desenvolvido como extenso ao governamental, por ter as mesmas condies de acessibilidade e ter grande parte de suas instituies ligadas administrao pblicas.

da composio de volumes edificados e dos espaos vazios criados pelas praas. Na entrada principal de seu permetro, prtico da cidade e passagem obrigatrio para quem viesse da rodovia, a elevao do trevo - que de fato estava logo depois do ponto culminante da topografia - permitiria uma perspectiva privilegiada do edifcio do Congresso, a 800 m de distncia, situado numa grandiosa praa, com todos as suas dependncia reunidas num s edifcio, a torre de maior altura.

Centro governamental e cultural: A - Legislativo; B - Judicirio; C - Executivo; D - Centro cultural


Os outros poderes federais tambm teriam destaque. O

Supremo Tribunal Federal dominaria a praa simtrica do Congresso, na entrada oposta, fronteira regio do lago e cuja composio seria rematada pelos edifcio dos tribunais superiores. A Presidncia da Repblica ocuparia o centro, entre o outros poderes, dominando a vasta praa. Os trs poderes federais, junto com a Catedral Metropolitana e a Prefeitura e Cmara Municipal, formariam o permetro central do centro cvico. No permetro externo estariam os ministrios de um lado e o centro cultural do outro, alm de diversas outras funes da administrao pblica.

O centro comercial, financeiro e de escritrios foi

formulado para atender no s a cidade governamental, mas tambm toda a regio urbanizada, que formaria a provvel metrpole. Foi disposto entre as zonas R2 e R3, numa grande rea livre para um possvel crescimento. Foi projetado para o acesso direto da rodovia, com sua composio tirando partido da separao do trfego de veculos e do trnsito de pedestres.

Centro Comercial

10

22/09/2013

As ruas internas, exclusivas dos pedestres e

consideradas pelos autores de grande efeito plstico, foram projetadas com a irregularidade das antigas praas pblicas, que contribuiriam para aumentar o permetro de vitrines e fachadas de casas comerciais. Os edifcios teriam dois gabaritos: dois e 22 andares.

O centro industrial seria de pequeno porte, destinado a

atender s necessidades da atividade administrativa de produtos e servios de indstrias leves, depsitos, silos e armazns. L estaria localizada o centro de abastecimento da cidade governamental. Foi implantado entre a rodovia e a ferrovia, junto entrada da cidade, estando assim bem comunicado tanto com as diversas zonas desta como com toda a regio. Ao mesmo tempo, nessa posio estaria bem situado em relao aos ventos leste-oeste, dominantes. E nessa situao poderia crescer na medida do necessrio.

Os arquitetos propuseram a criao de um centro de

transportes que reunisse o aeroporto, a estao rodoviria e a estao ferroviria, num ponto bem prximo a todas as zonas principais e junto a um centro hoteleiro e um grande espao para feiras e exposies. A pista de pouso que estava em execuo seria reservada para uso militar, o que determinou a localizao da zona militar nos seus arredores, no incio da pennsula sul do lago, com a respectiva zona residencial na orla leste. No extremo dessa pennsula seria construda a cidade universitria, destinada a Braslia e a toda a regio, com fcil acesso e zona residencial prpria.

Perspectiva da cidade

Acima da cota 110m, onde seria difcil o suprimento de gua

por gravidade, foram situados centros esportivos que demandassem grandes reas, como hipdromo, autdromo, veldromo, clubes de golfe, de polo, etc. reas livres para a recreao coletiva foram previstas nos lugares beira dos lagos, onde seriam instalados outros centros esportivos, clubes, parques, o jardim botnico e o zoolgico. Assim tambm foram projetados um centro hoteleiro, prximo ao centro governamental, e o centro mdico, entre o lago e a zona residencial R2. Mais afastados estariam o cemitrio e o aeroclube.

11

22/09/2013

A circulao foi hierarquizada. A ligao interurbana seria Os equipamentos da assistncia mdico -sanitria contaria

com centros de sade nas clulas urbanas, com servios mdicos especializados nas faixas comerciais e com o centro mdico localizado em situao autnoma. A instalaes de educao eram divididas em jardins de infncia, escolas maternais e ensino fundamental nas clulas, ensino mdio nas faixas comerciais e a cidade universitria em situao autnoma. Estes diversos servios sociais seguiam uma correlata hierarquia urbana definidas pelos arquitetos no planejamento.

naturalmente feita atravs da rodovia contendo pistas laterais locais na extenso da interligao das cidades-satlites entre si e destas com a capital. Foram planejadas ruas de trfego rpido se estendendo por espaos livres de ocupao e que no cruzariam entre si e com vias de trfego local, dispensando sinalizao. Ruas locais se situariam em torno das quadras e das clulas. Por atenderem pequeno trnsito, no teriam medidas especiais em seus cruzamentos. E, por fim, uma trama de caminhos com passagens inferiores sob as ruas de trfego rpido, uma rede subterrnea servindo aos pedestres e ciclistas.

Foram feitos ainda estudos sobre o abastecimento de gua

e algumas consideraes sobre o suprimento de eletricidade. Sobre as etapas de crescimento, argumentavam que a descentralizao permitiria mxima liberdade para a sua definio. Sobre a propriedade da terra, defendiam que a toda a rea de Braslia deveria ser do Estado, encarregado, portanto, do seu zelo.

Suposies Flexibilidade ilimitada; Quatro subordinados para cada funcionrio; 45 mil funcionrios at 1980; 92 mil funcionrios at 2050; Populao total: 1980 - 270 mil; 2050 - 673 mil. Vantagens Muito atraente a localizao das habitaes na pennsula; Densidade aproximadamente exata.

Crticas
Centro comercial isolado e

formalizado numa srie rgida de superblocos de tamanho igual; reas adequadas para 750 mil pessoas no podem com facilidade ser desenvolvidas at o infinito; Todos os hotis junto ao centro de transporte; No utilizao da parte da mais elevada do terreno; Inmeras vias sem desenvolvimento periferial, o que muito encarece os servios.

12

Anda mungkin juga menyukai