Anda di halaman 1dari 2

Questes de Sist.

Operacionais Conceitos Bsicos


1. (TAO-SUPOTEC - CEITEC / 2012 / FUNRIO - Tecnologia da Informao / Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

As afirmaes contidas em I, II e III esto associadas, respectivamente, aos sistemas operacionais: a) de Multiprocessadores, de Tempo Real e de Servidores. b) de Tempo Real, Embarcados e de Cartes Inteligentes. c) de Grande Porte, de Servidores e de Multiprocessadores. d) de Servidores, de Tempo Real e de Cartes Inteligentes. e) de Tempo Real, de Servidores e de Multiprocessadores.
4. TCM/PA / 2010 / FCC/ Sistemas Operacionais /Conceitos bsicos

Sobre a ocorrncia de impasses (deadlocks), marque a afirmativa correta. a) Uma abordagem utilizada para se lidar com impasses simplesmente ignorar o fato de que possam ocorrer. b) A ocorrncia de impasses depende do nmero de recursos e do nmero de processos envolvidos no procedimento. c) Pode-se evitar o impasse estabelecendo-se uma cadeia de espera circular, na qual um processo s pode aguardar o recurso mantido pelo seguinte. d) Uma vez ocorrido o impasse, no h algoritmos que permitam detect-lo, o que sempre leva ao travamento do sistema, forando o usurio a reinicializ-lo. e) O bloqueio em duas fases uma estratgia 5. especializada de preveno de impasses que aplicada em sistemas de tempo real.
2. (ETEA-AGPRFA CEITEC / 2012 / FUNRIO - Tecnologia da Informao / Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

A tendncia dos sistemas operacionais tornar o ncleo menor e mais simples. A idia de disponibilizar os servios de gerncia de processos, gerncia de arquivos, gerncia de memria etc. em processos no espao do usurio, fora do ncleo, denomina-se: a) Pico-kernel. b) Micro-kernel. c) Nano-kernel. d) Kernel monoltico. e) Kernel hbrido.
5. (TCM/PA / 2010 / FCC

- Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

Em um sistema operacional, um processo formado por 3 partes: contexto do software, contexto do hardware e espao de endereamento. Marque a alternativa que possui uma informao que encontrada na parte do contexto do software. a) PID. b) Registradores Gerais. c) Registrador PC. d) Registrador de Status. e) Endereo de Memria. Contexto do software: Caractersticas do processo includas na execuo de um programa, divididas em:

A comunicao de uma aplicao com o subsistema de entrada e sada de um sistema operacional estabelecida por meio de: a) shell. b) device drivers. c) system calls. d) scripting. e) batch.
6. (TCNICO JUDICIRIO - TRT 20 / 2010 / FCC Conceitos bsicos)

Sistemas Operacionais /

O sistema operacional construdo como uma srie de mdulos, sendo que cada mdulo responsvel por uma funo. NO um mdulo de um sistema operacional multiusurio: a) b) c) d) e) Gerenciador de arquivo. Gerenciador de gravao. Ncleo ou Kernel. Gerenciador de processo. Escalonador ou Scheduler.
Sistemas Operacionais /

7. (TCNICO JUDICIRIO - TRT 20 / 2010 / FCC Conceitos bsicos)

Identificao Principalmente nmero (PID) de identificao e identificao do processo ou usurio (UID) que o criou. Quotas Limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar Privilgios o que o processo pode ou no fazer em relao ao sistema e aos outros processos.
3. (TCE/AP / 2012 / FCC - Tecnologia da Informao / Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

O sistema operacional precisa apresentar a cada usurio uma interface que aceita, interpreta e ento executa comandos ou programas do usurio. Essa interface comumente chamada de:
a) b) c) d) e)
8.

SHELL. SUN. UNIX. DOS. MS-DOS. (ANALISTA


JUDICIRIO - ANLISE DE SUPORTE - TJ/PE / 2007 / FCC

Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

Em um sistema operacional, o mdulo shell tem como principal funo:


a) b) c) d) e)

Considere: I. Sistemas operacionais, sobretudo, orientados para o processamento simultneo de muitas tarefas, e quantidades prodigiosas de E/S, oferecendo, normalmente, servios em lote, processamento de transaes e tempo compartilhado. II. Utilizam recursos de processamento para servirem mltiplos usurios de uma vez em uma rede, permitindo-lhes compartilhar recursos de hardware e de software; podem fornecer servios de impresso, servios de arquivo ou servios de Web. III. Sistemas operacionais especiais, em grande parte, variaes dos sistemas operacionais de servidores com aspectos especiais de comunicao e conectividade; obtm potncia computacional ao conectar mltiplas CPUs em um nico sistema.

gerenciar os dispositivos de hardware. gerenciar o sistema de arquivos. controlar a interface com os usurios. manipular as funes centrais do sistema. armazenar o cdigo de mquina.

9. (ANALISTA JUDICIRIO - ANLISE DE SISTEMA SUPORTE TJ/PA / 2009 / FCC

- Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos) NO funo do Kernel de um sistema operacional:


a) b) c) d) e)

Lanamentos na contabilidade da empresa. Contabilizao de uso do sistema. Suporte a redes locais e distribudas. Gerncia do sistema de arquivo. Gerncia dos dispositivos de E/S.

10. (AGENTE DE DEFENSORIA - ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS DPE/SP / 2009 / FCC - Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

NO uma funo do sistema operacional: a) Permitir aos programas armazenar e obter informaes. b) Controlar o fluxo de dados entre os componentes do computador. c) Responder a erros e a pedidos do usurio. d) Impor escalonamento entre programas que solicitam recursos. e) Gerenciar apenas a base de dados.
11. (AGENTE DA FISCALIZAO FINANCEIRA INFORMTICA - SUPORTE

TCNICO - TCE/SP / 2009 / FCC / Sistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

Em relao a sistemas operacionais, considere: I. Vrias tarefas mantidas simultaneamente na memria pelo sistema operacional uma caracterstica da multiprogramao. Essa propriedade otimiza a utilizao efetiva da CPU, pois o sistema operacional assegura que uma tarefa sempre esteja em execuo. II. Toda vez que um processo gerado por um thread, um nico contador de programa (program counter) usado para se referir ao conjunto de threads e seus respectivos processos, para identificar a prxima instruo a ser executada. III. O fato de sistemas operacionais de rede utilizarem a comunicao de rede para oferecer compartilhamento de recursos, com a troca de mensagens entre diferentes processos em diversos computadores, faz com que eles possam ser classificados como sistemas operacionais menos autnomos que os demais. IV. O sistema operacional em cluster pode ser entendido como uma arquitetura intermediria entre a computao distribuda e multiprocessamento, no qual pode ocorrer tanto o clustering assimtrico (um servidor executa a aplicao enquanto os outros ficam em waiting), quanto o clustering simtrico (todos os hosts esto executando as aplicaes). correto o que consta APENAS em: a) II, III e IV. b) I e IV. c) I, II e III. d) I, III e IV. e) II e III.
11. (ANALISTA JUDICIRIO - ANLISE DE SISTEMAS - TRE/AM / 2009 / FCCSistemas Operacionais / Conceitos bsicos)

Em sua concepo arquitetnica, a maioria dos computadores atuais so organizados em nveis. Nesse aspecto, o nvel que responsvel por fornecer servios bsicos para o nvel de linguagem de mquina, tais como interface grfica com o usurio e escalonamento de processos, o nvel:
a) b) c) d) e)

do montador. de lgica digital. de microprogramao. convencional de mquina. do sistema operacional.

Anda mungkin juga menyukai