Anda di halaman 1dari 3

GUIA RPIDO PARA OS TRABALHOS DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA1

(mais informaes consulte o Guia de Apresentao de Trabalhos Acadmicos) 1 - SEMINRIO DE APRESENTAO DE TEXTO (EM GRUPO)
- Seleo das ideias principais do texto sntese. (Os slides devem conter textos pequenos, apenas pontuando o que ir ser desenvolvido na apresentao); - Pesquisar materiais alm dos indicados para enriquecer a apresentao; - No comeo do trabalho, fazer um slide de apresentao contendo: nome e autor do texto, nome dos acadmicos, disciplina, professor, instituio, curso (informaes bsicas); - Sempre colocar as fontes utilizadas (pode ser um slide no final apenas com as referncias); - Escolher um modelo de slide onde o contedo chame mais ateno do que a formatao da apresentao; - Usar letras bsicas (ex: arial, times) em um tamanho nem muito grande, nem muito pequeno, para facilitar a leitura do espectador; - Cuidar para que o nmero de slides seja adequado ao tempo disponvel para a apresentao (ex: para 20 minutos, no fazer mais que 20 slides); - Se a apresentao for em grupo, fazer a diviso das partes antes de comear o processo de montagem dos slides, assim, cada um organiza seu slide de acordo com sua compreenso (porm, lembrar que o trabalho um todo, logo, deve haver harmonia entre os slides); - Linguagem clara, apresentao dinmica e objetiva; - Questionar os espectadores para acontecer o debate.

2 - SEMINRIO DE APRESENTAO DE IMGENS (EM GRUPO)


- No comeo do trabalho, fazer um slide de apresentao contendo: nome e autor do texto, nome dos acadmicos, disciplina, professor, instituio, curso (informaes bsicas);

O Guia Rpido foi elaborado pela monitora da disciplina de Metodologia da Construo do Texto Acadmico, Olivia Dias, no primeiro semestre de 2013. Ele tem como objetivo oferecer uma lista dos cuidados e aes que o estudante deve ter na realizao dos trabalhos da disciplina.

- Podem ser apresentados vdeos, imagens, udios, entre outros; - Escolher material que tenha relao direta com o texto: obras artsticas citadas no texto; estilos e autores indicados; filmagens de espetculos citados, imagens que exemplifique aquilo que aparece no texto; - Explicar o porqu de cada imagem ou filme, explicitar na apresentao sua relao com o texto; - Se for apresentar vdeos, imagens ou udios que cabem em slides, ideal que use esse recurso, pois fica melhor apresentado e organizado; - Colocar as fontes de pesquisa (de preferncia no mesmo slide que est a imagem ou o vdeo, para facilitar a compreenso do espectador); - Escolher materiais dinmicos e que caibam no tempo da apresentao (calcular o tempo dos filmes, e da apresentao das imagens e msicas para no ultrapassar o tempo disponvel para a apresentao).

3 FICHAMENTO (INDIVIDUAL)
Deve conter de forma resumida os argumentos e objetivos do texto lido, apresentando uma sntese detalhada do mesmo; Um fichamento pode conter citaes diretas, pode ser feito apenas com as palavras do estudante (citao indireta), ou pode misturar as duas formas. Nos trs casos o fichamento precisa ser compreensvel, formando um texto coerente que sintetize o texto lido; Na ficha deve constar a referncia bibliogrfica completa da obra lida; O nmero das pginas deve ser indicado durante todo o fichamento. Quando a citao for indireta pode ser no pargrafo, mas quando for citao direta, a pgina deve ser indicada logo aps a citao; O fichamento deve ser entregue em folha A4, com alinhamento justificado, espaamento entre linhas 1,5, tipo de letra Time New Roman ou Arial, indicando as citaes conforme a norma. (Ver norma e exemplos de fichamentos no Guia para Apresentao de Trabalhos Acadmicos).

4 RESENHA (INDIVIDUAL)
- Deve conter informaes que identificam o autor da obra (credenciais acadmicas ou artsticas, dependendo do tipo de obra); - As informaes que identificam o resenhador (nome completo, curso, fase);

- Uma pequena sntese da obra e dos aspectos que se quer ressaltar; - A apreciao crtica da obra. Esta ltima pode se referir a um ou vrios dos aspectos abaixo: - Julgamento sobre o mrito da obra. Neste caso possvel indicar suas contribuies, ideias criativas e originais que contm, novos conhecimentos e abordagens que apresenta; - Estilo e forma: se conciso, objetivo, simples, claro, preciso, coerente, se a linguagem correta, se lgica, sistematizada, original, se h equilbrio na disposio das partes; - Indicaes e alertas ao leitor: se dirigida ao grande pblico ou a grupos especficos, se exige conhecimento especializado, etc; - Referncia bibliogrfica completa da obra lida; - A resenha deve ter o seguinte formato: folha A4, uma a duas pginas, espaamento entre linhas 1,5, tipo de letra Time New Roman ou Arial, indicando as citaes diretas, quando houverem, conforme a norma. (Ver norma e exemplos de resenhas no Guia para Apresentao de Trabalhos Acadmicos).

4 ENTREVISTAS COM PESQUISADORES DO TEMA (EM GRUPO)


- Ler o texto com ateno para falar sobre ele para o entrevistado; - Elaborar as perguntas sobre o tema de pesquisa do entrevistado e sobre sua metodologia de pesquisa; - Perguntar a opinio do entrevistado sobre o contedo do texto lido (so os estudantes que explicam ao entrevistado o texto); - Elaborar um pequeno relato da entrevista (2 pginas), contendo informaes sobre o entrevistado, sua pesquisa e sua opinio sobre o contedo do texto; - O relatrio deve ter o seguinte formato: folha A4, uma a duas pginas, espaamento entre linhas 1,5, tipo de letra Time New Roman ou Arial, indicando as citaes diretas (depoimento), quando houver, conforme a norma. (Ver norma e exemplos de resenhas no Guia para Apresentao de Trabalhos Acadmicos).

Anda mungkin juga menyukai