Anda di halaman 1dari 8

Jos Manoel da Conceio: O Evangelista Itinerante

Conceio fruto de uma poca que se mostrava disposto a conviver com inmeras novidades. Um perodo hbrido e ecltico, onde eram esperadas mudanas radicais na poltica, na sociedade e na educao, porm maiores ainda no campo religioso. Quando observamos o relato histrico a respeito de Jos Manoel da Conceio, antes disso, necessrio compreender sua poca e cultura. A histria da civilizao brasileira est arraigada na histria de Portugal, por este motivo a anlise deste cenrio comea em terras distantes, a ptria portuguesa. Dentro da sociedade portuguesa e posteriormente no Brasil existiu um movimento chamado jansenismo que contestou e reivindicou uma urgente reforma do catolicismo. No bastasse este movimento, o galicanismo, movimento de carter francs, trazia certa preocupao e agia de modo diverso. Tratava-se da expresso de interesses nacionais, e no s monrquicos da Frana, dentro da igreja catlica, com a qual pretendia um rompimento nacionalista. O jasenismo e o galicanismo, como tambm muitos filsofos europeus, se tornavam cada vez mais objetos de desejo do enfraquecimento do clero nacional. Sabemos da contradio na realidade brasileira, sociolgica e econmica de um lado, diante da legalidade institucional. Limitemo-nos, aqui, assinalas o que diz respeito ao jansenismo e galicanismos adaptados e como tudo isso ser plasmado no seio brasileiro. So Felipe de Ney fundara, em Roma, um grupo congregando sacerdotes seculares, elevado em 1575 a congregao sem votos. Sem rigidez estrutural, o modelo pareceu conveniente ao Cardeal francs Pierre de Brulle, para reunir o disperso clero do seu pas, que fora influenciado pelo jansenismo e galicanismo. Neste contexto, o jansenismo sofreu violentos golpes, aparentemente fora derrotado. A introduo dos oratorianos em Portugal e sua influncia em todas as ordens continuam sendo uma pgina obscura da histria brasileira, infelizmente subserviente aos interesses do jesuitismo.

Os oratorianos, em Portugal, no costumavam importar padres da Frana ou Itlia; eram sacerdotes locais que adotavam a inspirao e os estatutos de um pas e de outro. Pombal logo observou que a ndole e origem dos oratorianos prestavam-se, por excelncia, ao programa de modernizao de Portugal, numa instituio pr-saintsimoniana. Com o advento de Pombal, o Oratrio ganhou ainda maior impulso: D Joo V prestou a esta congregao extrema proteo. Sem a ajuda dessa congregao, o triunfo das novas ideias teria sido seno impossvel muito demorado no sculo dezenove e sem o alcance que teve. E graa ele conseguiram reformar at os estudos da Universidade de Coimbra, quando triunfou o sistema jansenico-galicano. Em 1 de novembro de 1755, Lisboa conheceu o famoso terremoto que a liquidou. Esse evento sublinhou o incio da ascenso de Pombal. A cidade ficou arrasada; e, no meio da runa geral, deu o Marqus frmula do procedimento enterrar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos. Quando o Iluminismo portugus se esgotou, coube aos oratorianos seguir tambm o caminho do exlio, em 1834, expulso pelos liberais que, por sua vez, seriam sucedidos pelos socialistas, nas dialticas contraposies da histria. Os oratorianos chegaram a produzir grandes vultos da cultura lusitana, as ideia oratorianas chegaram ao Brasil em Pernambuco, na pessoa do padre Joo Duarte Sacramento, as sementes do Iluminismo no tardaram a florescer na mesma diocese. Com a influncia intelectual dos oratorianos, introdutores do esprito crtico de Portugal na renovao da mentalidade portugueses condisse realmente o advento de um dos mais brilhantes perodos da nossa erudio. Esse evento sublinhou o incio da ascenso de Pombal. A cidade ficou arrasada; e, no meio da runa geral, deu o Marqus a frmula do procedimento: enterrar os mortos, cuidar dos vivos, e fechar os portos. A congregao dos oratorianos veio de encontro s necessidades do Marqus e exerceram uma funo das mais nobres e briosas para reerguer o pas do seu lastimvel estado de pobreza cientfica, atraso intelectual e escndalos religiosos. Mesmo que para isso fosse obrigado a expulsar os jesutas do solo portugus.

Aquele segundo o qual toda a recuperao do prestgio completo do poder secular somente se daria a partir de um combate cerrado e radical ao poder eclesistico. O jansenismo tem razes na Reforma, na concepo do homem, do mundo, que dela deriva. Mais tarde, no final do sculo XIX, o filsofo portugus Antero de Quental (1871) analisou o assim chamado catolicismo do conclio de Trento como uma das principais causas da decadncia dos povos peninsulares, numa conferncia que teve profunda repercusso e ainda no perdeu totalmente a sua atualidade nos dias de hoje. No comeo da segunda metade do sculo XVIII via Pombal, o ministro todo poderoso de D. Jos, refletindo a opinio dos espritos lcidos de Portugal, a necessidade inadivel de uma mudana radical da mentalidade dominante no pas, calcada na dogmtica arislotlico-escolstica, com vistas a uma tarefa de modernizao, de aperfeioamento institucional, de progresso econmico. Contudo naquele momento do Renascimento, o pas desempenhava um papel grandioso nos descobrimentos e na construo de um Imprio imenso a lhe garantir riquezas incalculveis. Levando-se em conta a breve existncia do Oratrio em Portugal (de 1671 a 1834), temos de reconhecer a enorme fecundidade do proibiu-os de entrar na corte. Em abril, o Papa nomeou o Cardeal Saldanha, amigo de Pombal, visitador e reformador da Companhia de Jesus; em maio, o reformador probe-lhes o exerccio do comrcio; em junho, o patriarca de Lisboa os expulsa do confessionrio e do plpito, na sua diocese. A Igreja na colnia, por conseguinte, no estava diretamente submissa ao papa e sim ao rei . Boa parte do clero e da sociedade civil brasileira encontrava-se feridos pelas regalias do poder civil e pelo galicanismo do governo, herana esta das regras portuguesas, e transplantadas para o Brasil. Na Frana, a Universidade e o Parlamento, isto as Cortes de Justia, valiam por conselheiros teolgicos dos Soberanos, e incessantemente invadiam a esfera de competncia do governo da Igreja. As ideias oratorianas chegaram ao nosso pas, em Pernambuco, na pessoa do oratoriano padre Joo Duarte Sacramento, logo Bispo de Olinda em 1685, as sementes do Iluminismo no tardaram a florescer na mesma diocese, fortalecidas pelo apoio dado por outro Bispo de Olinda, Azeredo Coutinho, tpico ilustrado luso-brasileiro, fundador do Seminrio de onde saram os revolucionrios liberais de 1817 e 1824 e, no fim da

vida, um dos liquidadores da Inquisio em Portugal. Qualquer correspondncia entre a Igreja no Brasil e Roma passava necessariamente pelo controle da coroa portuguesa. Um grande instrumento para a fixao do jansenismo no Brasil foi chamada Teologia de Lio, oficializada no ensino dos Padres do Patrocnio. O historiador mile G. Lonard em sua obra O Iluminismo num Protestantismo de Constituio Recente, timidamente esboa uma possvel ligao entre Jos Manoel da Conceio e os padres do Patrocnio. Seriam possvel termos no Brasil um centro de irradiao do jansenismo nos moldes de Portugal? A discusso se amplia medida que se observa a existncia, na cidade de Itu, de um grupo de sacerdotes que se reuniam em tomo do padre Jesuino do Monte Carmelo. Francisco de Paula Gusmo nasceu na ento vila de Santos a 25 de maro de 1764, pardo, veio para Itu, a fim de pintar a igreja de Nossa Senhora do Carmo, em fins do sculo XVIII ou princpios do XIX. Impossibilitado de entrar na Ordem, por motivo da sua cor, ao enviuvar tornou-se padre e eremita. Dois dos seus filhos tornaram-se tambm sacerdotes e uma filha chegou reitoria do recolhimento de Nossa Senhora das Mercs. Por sufocantes que fossem as resistncias do Beneditino Mateus da Encarnao Pina, o jansenismo penetrara fundo na cultura brasileira. Muito mais que os prprios missionrios protestantes, dinamizadores da propagao da sua f na sculo XIX. Os Padres do Patrocnio faziam jansenismo provavelmente sem o saber. Eram liberais ou revolucionrios e trabalhavam para a independncia poltica e econmica do pas. No Brasil Imperial quase todos se declaravam catlicos. Foram dias de discusses memorveis da histria brasileira. A Religio Catlica Apostlica Romana continuar a ser a Religio do Imprio. Os maiores nomes da igreja naqueles dias foram os dos ardentes seguidores da maonaria. Ns assim nos encontramos desde o comeo do perodo colonial em presena de dois catolicismos que eram diferentes e frequentemente em oposio: o catolicismo familiar dos colonizadores e do patriarca e o catolicismo mais romano e universalista das ordens religiosas, especialmente a dos jesutas. O Brasil no passava de uma colnia aos olhos dos portugueses e muito rendosa por sinal. s cinco da tarde saa procisso da catedral, ao repicar dos sinos de todas as igrejas, e desfilava pelas ruas principais.

Jos Manoel trazia internamente o germe do reformismo. Jos Manoel da Conceio desde pequeno comeou a receber influncia religiosa, havendo sido criado e educado pelo padre Mendona. Plenamente aprovado, compareceu durante seis dias ao exerccio espiritual na capela: Ele foi com justia considerado um dos maiores ornamentos da tribuna sagrada da diocese de So Paulo. Conceio nasceu na provncia de So Paulo, em 11 de maro de 1822. O padre Antnio Marques Henrique, no dia 24 de maro de 1822, o batizou. Quando diante dos examinadores sinodais e do Bispo D. Manoel Joaquim, prestou exames de teologia, o bom conceito em que era tido cresceu. Era o melhor quieto, quando se encontrou com os missionrios presbiterianos, em 1863, iniciou uma obra que iria ser um dos grandes marcos do protestantismo brasileiro. A palavra bblica interiorizada por Jos Manoel da Conceio vai causar mudanas profundas na sua alma e carter. Ele v a Bblia como os verdadeiros orculos do Senhor. A influncia desses bons protestantes veio acrescentar-se aos misteriosos caminhos da providncia. Era uma famlia inglesa. A luta da alma era longa, renhida e penosa. Blackford obteve a companhia de um amigo do padre e tratou de ir chcara. Estavam em princpios de novembro quando ele e o companheiro, ao trote seco das cavalgaduras, saram da vila procura do padre Conceio. Segue Blackford descrevendo Conceio da seguinte maneira: Com cerca de 40 anos de idade, completos, bem feito e gordo, com um semblante que revela bondade, de inteligncia viva, cultivado e com as maneiras de um perfeito cavalheiro. Deus teria abdicado nas mos do papa, no s o governo da terra, como tambm o do cu, que no seno a continuao do cumprimento das promessas e esperanas da terra. O sistema de comutao implica e explica a negao da graa de Jesus, e fazendo depender a salvao do mrito das obras ou equivalente, alimenta e estimula a cobia de Roma, quem convm desta sorte que v sempre a mais o peso dos pecados e dos pecadores, importando isso o aumento do peso da comutao, mina rica e nica de suas rendas! Eis porque a Religio romana uma especulao mercantil. Porm para Conceio, a soluo no estava no socialismo, como Quental entendia, mas no retorno ao evangelho do Senhor Jesus Cristo. Em momento de aguda crise vocacional, foi encontr-lo, o missionrio Blackford, atrado pela fama do padre protestante. Embora ainda no membro da Igreja

Presbiteriana, poderia ser encarregado da administrao. Jos Manoel da Conceio professou a f e foi batizado em 23 de outubro, domingo. Na tera-feira, todos ainda no Rio, Santos Neves e Quintana foram casa de Simonton buscar os originais da Imprensa Evanglica. Era subvencionada pela misso. Havia um grupo capaz de fazer jornal, e esse grupo foi formidavelmente reforado por Jos Manoel da Conceio . Alm dos pastores, contavam com Santos Neves, o poeta; talvez o Dr. Kalley quisesse colaborar (no quis) bem como o pastor luterano do Rio; Domingos Manoel de Oliveira Quintana, assduo aos culto pastor evanglico pelo Presbitrio do Rio de Janeiro, reunido em So Paulo. Conceio foi examinado quanto ao seu desejo de ser Ministro do Evangelho, principiando pelo exame de costume sobre os motivos que influram nele para que desejasse ser incumbido do Ministrio do Evangelho, em seguida declarou aceitar os Smbolos de F da Igreja Presbiteriana: Confisso de F e a Forma de Governo da igreja Presbiteriana. Foi dispensado dos demais exames, porm, deveria pregar um sermo. Na data estabelecida, na hora marcada, aps a abertura da Sesso, pregou Conceio com um auditrio misto, em que se encontravam tambm trs norteamericanos procura de terras para comprar. Camilo Jos Cardoso foi gerente e contador, bem como da Livraria, at morrer. Na direo revezavam-se os missionrios: Simonton, Blackford, Chamberlain, ao longo dos anos. No dia 23 de outubro novamente superlotou o salo da Rua Regente Jos Manoel da Conceio fez sua pblica profisso de f e foi batizado por Blackford. Crentes firmes, instrudos na Palavra, seguro em sua f no Senhor Jesus Cristo, os quais nunca tinham visto um pastor em sua vida. O rev. Simonton e o rev. F. J. C. Schneider participaram com Blackford na imposio das mos, estando o Sr. Conceio ajoelhado no centro. Um ministrio singular como o dos apstolos. O comportamento de Conceio no mnimo intrigante. As atitudes de Conceio perante seu ministrio so, no mnimo, surpreendentes. Pois foi exatamente a 3 de maro de 1866 que Jos Manoel da Conceio apareceu em Una, no caminho de Sorocaba. No me parece que ele ou seus colegas tenham tido conscincia do que acabava de acontecer: o apstolo da Reforma Evanglica no Brasil assumia suas funes. Visitava as casas da missa, os sacrifcios e penitncias e reafirma os princpios da Reforma da Salvao pela f em Jesus Cristo, cuja causa eficiente a leitura da Bblia

A Igreja Catlica tentou desfazer o trabalho de Conceio, mandando um frade capuchinho espanhol, chamado Firmino de A Igreja de Brotas foi, durante muito tempo, uma das duas maiores igrejas protestantes do Brasil, ao lado da do Rio. Pernoitei em casa do Capito Borba que com sua pequena famlia aceitou o Evangelho. Em Brotas o presbiterianismo sacudia vilas, stios e fazendas. Jos Manoel da Conceio pregou. Blackford recebeu por profisso de f e batismo 11 adultos; dez crianas foram batizadas, e celebrou-se a Ceia do Senhor; no dia seguinte batizaram-se mais cinco crianas, no culto em casa do Sr. Thenorio. Conceio no descansa. Em janeiro est de novo no Vale do Paraba, desta vez com uma verdadeira caravana. Em fevereiro vai a Minas com Miguel Torres, pois a semente do evangelho j saltara de Brotas a Borda da Mata. Retornando ao Brasil Jos Manoel da Conceio desembarcou no Rio de Janeiro de volta dos Estados Unidos no dia 20 de julho de 1868. Foi recebido por Blackford e Schneider cujos rostos eram iluminados pelos mais amarelos dos sorrisos: eles preferiam que ele tivesse ficado por l. Percorreu os estados de So Paulo e do Rio. Penetrou no sul de Minas e no sul de So Paulo e foi a um trecho do Paran. Foi dito antes que Conceio no parece ter orientado sua ao missionria no sentido de engrossar as fileiras do protestantismo com novos conversos. Algum dia se deteve em companhia do Rev. Chamberlain, que se ocupava em levantar donativos para a construo do templo do Rio. Agora, o presbitrio, depois de ouvir o relatrio do Rev. Jos Manoel da Conceio, resolve: Sendo esse relatrio muito extenso pediu-se ao mesmo Sr. Conceio fazer um resumo do mesmo, prprio para ser arquivado. Encerrada cordialmente a reunio, Jos Manoel da Conceio voltou estrada. Pregar d a ideia de que ele estava mais preocupado com uma reforma nos hbitos religiosos do povo a partir do conhecimento da Bblia. O velho e cansado peregrino do Senhor empreendeu ento a ltima etapa de sua peregrinao na terra. O Blackford aguarda-o aprazvel no moro de Santa Tereza, mas o Senhor Jesus indicava-lhe as alturas gloriosas de Sio. Os braos eternos iam amparar o exausto, embora indefeso, caminhante. O arauto do evangelho iria contemplar radiante a face do Senhor a quem tanto amara na terra. Demandando a estao via frrea, foi o viajante surpreendido pela noite e buscou agasalho em uma morada beira da estrada. Mas um policial, desconfiado, vendo-o

descalo e revestido de pobres trajes, deu-lhe voz de priso e o recolheu ao posto, desumanamente. Somente trs dias mais tarde foi solto, por interveno de um amigo do Rio, a quem obtivera permisso de escrever. Sob os raios de um sol ardente sentindo-se mal, procurou a varanda de uma casa, o Sr. Conceio no pode mais prosseguir, tombou desalentado. Autoridades recolheram enfermaria militar, cuidaram dele o mdico e o farmacutico, mudaram-lhe as roupas e deram-lhe um caldo. Conceio apenas respondia por monosslabos e com movimentos de cabea, tal a sua fadiga. Um pouco reanimado com os cuidados, manifestou ao mdico e ao enfermeiro o seu reconhecimento, dizendo-lhes que desejava agora ficar s com Deus, e voltou-se com dificuldade para a parede, parecendo dormir sossegadamente, estava morto, Jos Manoel da Conceio o peregrino das estradas Rio - So Paulo.

Concluso

A leitura exaustiva das Escrituras levou Jos Manuel da Conceio se tornar um improvvel candidato ao sacerdcio catlico, e quando foi ordenado se tornou supostamente um mau padre. Foi declarado pelos colegas de batina como o Padre Protestante. No pastorado das almas em regies do interior de So Paulo desenvolveu uma prtica pastoral que permitiu claramente compreender a razo de ter recebido o apelido de protestante. Foi extremamente criticado por amigos e padres catlicos, pois sua postura com o passar dos anos se diferenciava extremamente dos Papistas. Logo o padre deixa a Igreja Catlica, pois sua pregao era extremamente simptica ao protestantismo. Dedicou-se a ingressar na Igreja Presbiteriana, e este fato se consolidou. E tambm ordenado como pastor na Igreja Presbiteriana. Jos Manoel Da Conceio jamais teve uma igreja para pastorear, mas auxiliou de maneira excelente os missionrios. O ex-padre passou a realizar viagens por conta prpria, pregando em cidades, vilas, fazendas stios e onde encontrasse algum disposto a ouvir sua mensagem, este tipo de pregao se tornou principal caracterstica de Jos Manuel da Conceio. Em agosto de 1873 empreendeu Conceio as suas ltimas jornadas, e desta ltima peregrinao o ex-padre no volta aos irmos presbiterianos, mas vai de encontro a quem tanto amava, ao Senhor. Enfim Conceio encontra descanso agradvel e eterno.

Anda mungkin juga menyukai