Anda di halaman 1dari 41

O CHUMBO E AS FORMAS DE CONTROLE

PRESIDENTE DA REPBLICA Fernando Henrique Cardoso MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO Francisco Dornelles

FUNDACENTRO PRESIDENTE DA FUNDACENTRO Humberto Carlos Parro DIRETOR EXECUTIVO Jos Gaspar Ferraz de Campos DIRETOR TCNICO Joo Bosco Nunes Romeiro DIRETOR DE ADMINISTRAO E FINANAS Antonio Srgio Torquato ASSESSOR DE COMUNICAO SOCIAL Jos Carlos Crozera DIVISO DE PUBLICAES Elisabeth Rossi

O CHUMBO E AS FORMAS DE CONTROLE

Eugnio Paceli Hatem Diniz Tecnologista da Fundacentro/MG Engenheiro Eltrico e Engenheiro de Segurana do Trabalho Maria do Rosrio Sampaio Tecnologista da Fundacentro/MG Pedagoga Mestre em Engenharia de Produo

So Paulo 2001

Ficha Tcnica Entidades participantes do Projeto de Pesquisa Avaliao de Fatores de Risco Associados Exposio ao Chumbo Metlico em Reformadoras de Baterias: FUNDACENTRO - Centro Regional de Minas Gerais. FUNED - Fundao Ezequiel Dias. Secretaria Municipal de Sade de Belo Horizonte/Distrito Noroeste. Secretaria Municipal de Sade de Contagem. FINANCIAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA: FAPEMIG - Fundao de Amparo Pesquisa de Minas Gerais. Equipe participante do projeto: Cludia Maria Castelo Branco Albinati - SMS/BH Eugnio Paceli Hatem Diniz - FUNDACENTRO/MG Coordenador Frederico Guilherme Bussinger Dias FUNED Gilmar da Cunha Trivelato FUNDACENTRO/MG Maria do Rosrio Sampaio FUNDACENTRO/MG Renata Maria Antunes Orsina Leo SMS/Contagem Coordenadora Serafim Barbosa dos Santos Filho - SMS/BH Coordenador Sidney Jos do Carmo FUNED Silvnia Vaz de Melo Mattos FUNED Coordenadora Valria Aparecida Fernandes SMS/BH Bolsistas de Iniciao Cientfica: rica Silveira Torres Monalise de Assis Martins Patrcia Fernandes Lopes Rivnia Maria Andrade morais Valria Vilela de O. Silva

...A cerusa se prepara com chumbo, o verde bronzeado com cobre, a cor ultramarina com prata (os pintores preferem cores minerais, mais duradouras que as vegetais), pois sabemos que quase toda matria corante extrada do reino mineral e ocasiona prejuzos graves.

Bernardino Ramazzini As doenas dos trabalhadores, 1700

"Ns vos pedimos com insistncia: Nunca digam - Isso natural! Diante dos acontecimentos de cada dia. Numa poca em que reina a confuso, Em que o arbitrrio tem fora de lei, Em que a humanidade se desumaniza... No digam nunca: Isso natural! A fim de que nada passe por ser imutvel."

B. BRECHT.

Sumrio

Apresentao Introduo Conhecendo o Chumbo Formas de Intoxicao por Chumbo Formas de Controle e Preveno da Intoxicao por Chumbo Equipamentos de Proteo Respiratria Outras Medidas de Controle que Devem Ser Adotadas Para Auxiliar na Preveno da Intoxicao por Chumbo Orientao Tcnica para as Tubulaes do Sistema de Exausto Endereos de Entidades Pblicas Ligadas Sade do Trabalhador Referncias Bibliogrficas

11 13 15 15 17 23 27 33 37 39

APRESENTAO
De acordo com recentes pesquisas realizadas por centros de sade do trabalhador da regio metropolitana de Belo Horizonte, continuam precrias as condies de trabalho nos estabelecimentos de reformadoras de baterias. A FUNDACENTRO/Centro Regional de Minas Gerais -atuando em parceria com a FUNED - Fundao Ezequiel Dias, a Secretaria Municipal de Sade de Belo Horizonte/Distrito sanitrio noroeste e a Secretaria Municipal de Sade de Contagem, por meio dos programas de sade do trabalhador, participa do projeto de pesquisa Avaliao de Fatores de Risco Associados Exposio ao Chumbo Metlico em Reformadoras de baterias, nos quais so desenvolvidas diversas aes com a colaborao e participao das empresas e trabalhadores do ramo. Este manual uma idealizao da equipe do projeto e uma solicitao dos empresrios do setor,que manifestaram a necessidade de material didtico, com linguagem acessvel e que servisse como fonte de consulta inicial para as empresas reformadoras de baterias por ocasio da contratao de servios especializados em medidas de controle de riscos nos ambientes de trabalho. Tendo em vista que a ventilao local exaustora, em particular quando aplicada juntamente com outras formas de controle, um dos recursos mais eficazes para a preveno da intoxicao por chumbo, espera-se que as medidas sugeridas sejam implantadas, ainda que representem para a maioria das empresas um investimento considervel.

12

13

INTRODUO
O objetivo deste manual esclarecer, tanto quanto possvel, os principais meios de controle e preveno da intoxicao pelo chumbo nas reformadoras de baterias, enfocando em especial as medidas de controle coletivo por meio do sistema de ventilao local exaustora. importante ressaltar que o projeto, confeco e instalao dos sistemas de ventilao exaustora devem ser executados por empresas altamente capacitadas e com uma boa equipe tcnica que possa avaliar previamente cada ambiente de trabalho e que conhea e/ou estude os riscos, as formas de intoxicao por chumbo e os processos de trabalho, antes de elaborar o projeto. A manuteno do sistema de exausto dever ser feita periodicamente, por pessoal qualificado e representa um fator importante para o perfeito e eficaz funcionamento do sistema. Com relao s empresas que j possuem sistemas de ventilao exaustora instalados, recomenda-se que os mesmos sejam reavaliados e comparados com as informaes bsicas e detalhes constantes neste manual e, se necessrio, adequados por uma empresa competente. As medies do nvel de contaminao por chumbo na zona respiratria do trabalhador, realizadas com equipamentos e tcnicas especiais, juntamente com exames mdicos peridicos, permitem avaliar a eficcia dos sistemas de ventilao e localizar possveis problemas do sistema ou do processo de trabalho. Tais procedimentos devem ser realizados periodicamente por pessoal especializado em sade do trabalhador. Os exaustores utilizados no sistema devem ficar em locais afastados da rea de produo, a fim de no provocar exposio a nveis de rudo elevados.

14

O local onde ser instalada a sada de ar do sistema dever ser selecionado com critrio, para que o ar contaminado no retorne para o ambiente de trabalho por meio das entradas naturais de ar. O ideal que o equipamento tenha um sistema de filtragem do ar antes de lan-lo para o ambiente externo.

15

CONHECENDO O CHUMBO
O chumbo um metal de cor cinza azulado, muito mole e malevel, que funde a uma temperatura de 327 graus centgrados. Em temperaturas superiores a 500 graus centgrados, o chumbo evapora-se produzindo a contaminao do ar nos ambientes de trabalho, por meio do chamado fumo metlico, que uma forma de poeira muito fina.

FORMAS DE INTOXICAO PELO CHUMBO


Durante os trabalhos de reforma de baterias os trabalhadores podem intoxicar-se de trs formas: Respirando a fumaa de chumbo: ao derreter a sucata de chumbo, soldar terminais, confeccionar pente e pinos, o chumbo evapora formando fumos metlicos. Respirando poeira de chumbo: h gerao de poeira na abertura de caixas de baterias, manuseio de sucata, moagem de chumbo, montagem de placas e varrio de pisos e bancadas, h gerao de poeira. Alimentando-se ou fumando nos ambientes de trabalho: as mos sujas de chumbo contaminam os alimentos e o cigarro. A gua potvel, copos e as vasilhas tambm podem ser contaminados pela poeira do ambiente de trabalho.

16

17

FORMAS DE CONTROLE E PREVENO DA INTOXICAO POR CHUMBO


Sistemas de Exausto Local Exaustora em Bancadas de Trabalho Detalhes Construtivos.

Para que o sistema de exausto seja eficiente e evite que o trabalhador se intoxique, preciso que sejam observados alguns detalhes importantes em sua construo e instalao, de acordo com o tipo de servio a ser realizado:
Servios de soldagem e fundio de chumbo devem possuir coifa com suco ao fundo e no sobre a bancada. Servios de montagem de placas de baterias e demais servios que geram poeira devem possuir grelha na bancada para a coleta das partculas e sistema de suco ao fundo. As bancadas de trabalho com sistemas de exausto devem ser fechadas nas laterais para aumentar a eficincia de suco do exaustor. de vital importncia que o captor (coifa) possua tambm um visor de vidro ou acrlico, na frente, na altura do rosto do trabalhador, para dessa forma evitar que ele respire o chumbo sob forma de poeira ou fumo antes que o mesmo seja sugado pelo sistema. Coifas suspensas sobre as bancadas de trabalho e com o trabalhador posicionando entre a coifa e a bancada no oferecem nenhuma proteo.

18

1. Exemplo de bancada de trabalho com sistema de exausto e suco posicionado ao fundo


Este tipo de cabine recomendado para trabalhos de soldagem no qual h gerao de fumos de chumbo quando ele fundido.

19

2.Exemplo de bancada de trabalho para execuo de montagem de baterias e placas, com gaveta coletora de resduos:
Esse tipo de cabine recomendado para trabalhos nos quais h gerao de poeira.

20

Importante:
Observe que a coifa dispe de suco ao fundo, fechamentos laterais, um visor e uma gaveta na qual so recolhidos os resduos de chumbo. Quando o trabalhador for recolher o acmulo de chumbo da gaveta dever estar usando mscara respiratria com filtro mecnico, conforme especificado mais frente (equipamento de proteo respiratria).

21

3. Modelo de sistema de exausto para fornos e panelas de fuso de chumbo:


As coifas para esse tipo de trabalho devem possuir suco ao fundo. O trabalhador jamais deve ficar posicionado debaixo da coifa (captor). Os locais onde ficam as frmas com chumbo quente devem tambm dispor de sistema de exausto, evitando, dessa forma, que o chumbo, ainda quente, evapore para o ambiente de trabalho e contamine o trabalhador.

22

4.Exemplo de esmeril com sistema de exausto


Os servios de acabamento dos terminais e demais componentes da bateria, utilizando esmeril, devem ser feitos com o equipamento dotado de exausto e o rebolo deve ficar quase totalmente enclausurado pela coifa. Dessa forma a poeira gerada no contaminar o trabalhador e o ambiente. O esmeril deve dispor tambm de uma base grelhada para apoio da pea a ser trabalhada.

23

EQUIPAMENTOS DE PROTEO RESPIRATRIA


1. Mscaras com Filtros Mecnicos
Nas empresas que ainda no possuem sistema de exausto, o trabalhador deve usar as mscaras semi-faciais com filtro mecnico, que so classificados: Filtro mecnico - classe P1, P2 ou P3. As mscaras e os filtros devem ser aprovados pelo Ministrio de Trabalho, ou seja, devem possuir Certificado Aprovao (C.A.).

24

2. Como escolher o filtro certo para cada atividade do trabalho:


Na abertura e manuseio de sucatas, montagem de placas e varrio, h gerao de poeira. Na soldagem, confeco de pente, fuso de chumbo, formam-se fumos metlicos. Na carga e recarga de baterias, h gerao de nvoas de cido sulfrico. Portanto os trabalhadores devem utilizar mscara com FILTRO MECNICO TIPO P2 quando houver exposio a POEIRA, FUMO METLICO E/OU NVOA CIDA.

Observao Importante:
No se deve utilizar a mscara colocando um pano entre o rosto e o equipamento. Dessa forma, o tecido permite que ocorra vazamento de chumbo para a rea interna da mscara, contaminando o trabalhador O trabalhador sempre deve usar as mscaras com filtro mecnico em trabalhos fora das bancadas que disponham de sistema de exausto.

25

3. Com relao s mscaras dotadas de filtro, extremamente importante observar:


A vedao da mscara no rosto deve ser bem completa para evitar vazamento. Para verificar a vedao, h um teste simples: coloque a mscara, tampe bem o filtro com a mo e inale suavemente. Se a vedao estiver boa, haver uma pequena presso da mscara contra o rosto. Caso isso no ocorra, o modelo dessa mscara no se adequa ao rosto desse trabalhador e dever ser adquirido outro modelo que oferea a vedao do teste. O filtro qumico no substitui o filtro mecnico e este no substitui o qumico, ou seja, em exposio poeira, fumo e nvoa deve-se usar apenas o filtro mecnico. O filtro mecnico deve ser trocado periodicamente, ou seja, quando o trabalhador comear a sentir dificuldade em respirar com a mscara. O filtro saturado no pode ser reaproveitado, no devendo ser lavado, aspirado ou soprado. O filtro usado contm chumbo e deve ser descartado com critrio de modo a no contaminar o meio ambiente.

26

27

OUTRAS MEDIDAS DE CONTROLE QUE DEVEM SER A D O TADAS PARA AUXILIAR NA PREVENO DA INTOXICAO POR CHUMBO
1. Limpeza de pisos, paredes e bancadas.
Deve ser feita a limpeza diria, sempre com jato d'gua; jamais utilizar vassoura.
importante que a gua seja drenada para separar o chumbo da gua, para uma calha dotada de sistema sifonado.

28

Para facilitar a limpeza e evitar o acmulo de poeira nas frestas, os pisos, paredes e bancadas devem ser lisos e sem porosidade. A limpeza das bancadas de trabalho pode ser feita com aspirador de p. Ao limpar o filtro do aspirador, o trabalhador dever estar usando mscara com filtro mecnico, e os resduos devem ficar guardados em um lugar que no possibilite novamente a contaminao do ar ou do ambiente. Mantenha a sucata molhada ao manuse-la, evitando o desprendimento de poeira. O trabalhador dever lavar as mos e os braos antes de se alimentar, tomar banho aps o servio e trocar de roupa.

29

2. Alimentao
A alimentao dever ser feita em locais prprios, separados da produo. Os alimentos e vasilhames tambm devem ser guardados em locais afastados da produo. A gua potvel e os copos devem ficar em locais bem limpos e estar bem tampados. O cigarro deve ser evitado.

30

3. A informao contribuindo para a preveno


O trabalhador deve ser periodicamente informado sobre as formas de intoxicao por chumbo e as medidas de controle que devem ser adotadas.

Todos os trabalhadores, empresrios e pessoal de escritrio das empresas de reforma de bateria devem fazer exames mdicos peridicos, nos postos de sade, para verificar se est havendo intoxicao pelo chumbo.

31

Aqueles que estiverem intoxicados pelo chumbo devem ser afastados do trabalho, e a empresa dever verificar como ocorreu a intoxicao e corrigir o problema imediatamente. A empresa dever elaborar o P.C.M.S.O- Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional e o P.P.R.A - Programa de Preveno de Riscos Ambientais - de acordo com a portaria do Ministrio do Trabalho, Portaria 3214/78 - NR7 e NR9. O uso de equipamento de proteo respiratria regulamentado atravs da instruo normativa n 1 de 11/04/94 do Ministrio do Trabalho. Essa instruo normativa torna obrigatrio a implantao do PPR Programa de Proteo Respiratria. As orientaes sobre PPR se encontram na publicao da FUNDACENTRO: Programa de Proteo Respiratria recomendaes, seleo e uso de respiradores.

32

33

ORIENTAO TCNICA PARA AS TUBULAES DO SISTEMA DE EXAUSTO


Ramificaes ou entradas

As ramificaes ou entradas devem entrar na expanso gradual num ngulo de 30. Se necessrio, 45 aceitvel. A expanso deve ser de 15 no mximo.

34

Vm= Velocidade de duto mnima A= Velocidade de seo transversal Dimensionar os dutos de forma a obter as velocidades adequadas.

Sistema de Dutos Curvas

35

Expanses e Contraes

36

37

ENDEREOS DE ENTIDADES PBLICAS LIGADAS SADE DO TRABALHADOR


A assistncia s reformadoras de baterias e aos trabalhadores ser prestada pelas instituies a seguir: FUNDACENTRO/Centro Regional de Minas Gerais Rua Guajajaras, 40 13/14 andares fone: (31)3273-3766 e-mail: fundcemg.bh@terra.com.br Secretaria Municipal de Sade de Belo Horizonte Coordenao de Sade do Trabalhador Av. Afonso Pena, 2336 4 andar fone: (31)3277-7800 Secretaria Municipal de Sade de Contagem Centro de Referncia em Sade do Trabalhador Av. Jos Faria da Rocha, 5778 Bairro JK fone: (031)3352-5674 Secretaria Municipal de Sade de Betim Av. Amazonas 1405 Centro fone: (31)3531-3799 Ambulatrio de Doenas Profissionais da Escola de Medicina da UFMG Alameda lvaro Celso, 55 2 andar sala 218 Fone: (31)3248-9564 Delegacia Regional do Trabalho D.R.T-M.T.E. Rua Tamoios, 596 Fone: (31) 3270-6100

38

39

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNAMENTAL INDUSTRIAL HYGIENISTS. Industrial Ventilation: a manual of recommended Practice, 20. ed. Cincinnati: Committee on Industrial Ventilation, 1988. 1v. 2. HORTA, Guilherme de Oliveira et ROCHA, Luiz Antonio Rabelo. Manual de preveno da intoxicao por chumbo para a indstria de acumuladores eltricos de pequeno porte. Belo Horizonte: DSMT / DRT - MG, 1986. 3. MESQUITA, Armando Luiz de Souza; GUIMARES, Fernando de Arajo; NEFUSSI, Nelson. Engenharia de ventilao Industrial. So Paulo: CETESB, Edgard Blcher, 1977. 142p. 4. MINISTRIO DO TRABALHO. O chumbo e a nossa sade. Traduo e impresso autorizada pelo INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDAD E HIGIENE EN EL TRABAJO, Ref. n 9328. Madrid, 22 de setembro de 1988. 5. NETO, Francisco Kulcsar et alli. Slica manual do trabalhador. So Paulo: FUNDACENTRO, 1992. 6. SOBRINHO, Fernando Vieira - Ventilao local exaustora em galvanoplastia. So Paulo: FUNDACENTRO, 1996.

40

Anda mungkin juga menyukai