Anda di halaman 1dari 12

1

SOCIEDADE, EDUCAO E CULTURA: IMPLICAES DA CULTURA MIDITICA NO ESPAO ESCOLAR


Adriana Alves Novais Souza1 Daniele Santana de Melo2 Eixo temtico: Tecnologia, Mdias e Educao

Resumo Neste artigo, buscou-se abordar a questo cultural ligada evoluo da sociedade e seus reflexos no ambiente escolar, por este se constituir em um frtil lcus para as mais diversas manifestaes, promovidas pelas trocas interpessoais. Apresenta-se um breve panorama acerca das reformas promovidas na educao brasileira, que intencionaram estabelecer um ensino voltado para as necessidades do aluno atravs da modernizao dos processos de ensino e aprendizagem. Contrapondo tais pressupostos com as mudanas ocorridas na sociedade atual, mediante a apropriao das Tecnologias de Informao e Comunicao e a evoluo cultural que estas tm promovido, direciona-se a discusso para o papel da escola frente ao novo, para a emergncia da insero da cultura digital no ambiente escolar e de como esta influi diretamente na formao do professor. Palavras-chave: Educao; Formao docente; Tecnologias da Informao e Comunicao.

Abstract In this article, we sought to address the cultural issues related to the evolution of society and its impact on the school environment, through this form is in a fertile locus for many different events, promoted by interpersonal exchanges. Presents a brief overview about the reforms implemented in the Brazilian education, they were intended establish a teaching for student needs through the modernization of teaching and learning. Opposing such assumptions with the changes in today's society, through the appropriation of Information Technologies and Communication and cultural evolution that they have promoted, directs the discussion to the role of school with the new, the emergence of the insertion of digital culture in the school environment and how it influences directly in teacher education. Keyworks: Education, Teacher Training, Information Technology and Communication.

Introduo
1

Mestranda em Educao pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Mdias na Educao pela Universidade Federal de Sergipe, professora da rede pblica estadual de Sergipe, membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Informtica na Educao GEPIED/ UFS/CNPQ. E-mail: dria.novais.souza@gmail.com. 2 Mestranda em Educao pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Mdias na Educao pela Universidade Federal de Sergipe, membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Informtica na Educao GEPIED/ UFS/CNPQ. E-mail: dani7melo@gmail.com

Para se compreender os fenmenos sociais, fundamental apreender a cultura e suas manifestaes no processo evolutivo da humanidade, pois estas se encontram intimamente ligadas forma como a sociedade pensa ou se representa, como afirma Maria Rita Toledo (1995) onde a autora evidencia a caracterstica indissocivel do trip sociedade - cultura educao. Para Toledo, ao tratar das questes da sociedade e de suas manifestaes, reconhece-se a importncia da histria ao tratar dos aspectos evolutivos de um determinado organismo social, o qual, porm, est submetido s leis gerais de desenvolvimento de qualquer sociedade, de qualquer cultura. Nesse sentido, impossvel falar de sociedade e cultura e no se reportar educao e, principalmente, escola, ambiente no qual a educao acontece em suas relaes e interaes. A educao representa uma dimenso que comunga com a poltica, com a economia, com a cultura e as diversas relaes da vida ou ainda, como diria Paulo Freire, a prpria vida. Quando se enxerga a educao como uma dimenso da sociedade da qual faz parte, espera-se que todos os avanos ocorridos e consolidados no mbito social estejam tambm incorporados no ambiente escolar, a exemplo do uso das tecnologias, promotoras de grandes modificaes nos perfis socioculturais dos indivduos, as quais fizeram surgir conceitos como os de sociedade em rede (Castells), cultura digital (Santaella), sociedade virtual (McLuhan), sociedade da informao (Machlup), cibercultura (Lvy), dentre outros. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma reflexo acerca do papel da educao frente aos novos moldes de cultura social, tipicamente tecnolgicos, miditicos ou virtuais, analisando at que ponto a escola tem absorvido tais mudanas em seu processo pedaggico. Partindo das leituras realizadas na disciplina Educao Brasileira, oferecida pelo Ncleo de Ps-Graduao em Educao NPGED/UFS, que tratam dos processos histricos ocorridos no panorama educacional brasileiro e suas implicaes no mbito da cultura, aporta-se nas atuais discusses acerca do uso das mdias digitais e das Tecnologias de Informao e Comunicao no processo de ensino e aprendizagem e suas implicaes na formao e nas prticas docentes.

1. Evoluo sociocultural e seus reflexos no ambiente escolar

Vivemos em uma sociedade em constante movimento, caracterizada pelas transformaes que o homem promove com o objetivo de responder a seus questionamentos e suprir suas necessidades. Modifica-se o ambiente ao seu redor e, simultaneamente, vo sendo modificados seu comportamentos, sua linguagens, seus valores e costumes. Para Thompson (1981), porm, tais modificaes no devem ser aleatrias, mas devem possuir uma razo de ser, pois dizem respeito s experincias profundas de uma determinada sociedade e, dessa forma, caracterizam sua cultura:
E verificamos que, com experincia e cultura, estamos num ponto de juno de outro tipo. Elas (as pessoas) tambm experimentam sua prpria experincia como sentimento e lidam com esses sentimentos na cultura, como normas, obrigaes familiares e de parentesco, e reciprocidades, como valores ou na arte ou nas convices religiosas (THOMPSON, 1981, p. 189).

O conceito de cultura aqui tratado segue tal abordagem, que diz respeito s experincias, valores, conhecimentos e apropriaes assentados no processo de

desenvolvimento social e suas implicaes nas vivncias humanas. Apoia-se nas reflexes de Toledo (1995) quando esta afirma existir uma unidade cultural intrnseca no desenvolvimento histrico de uma nao, embora seus padres culturais estejam constantemente em modificaes e at em substituio, definindo as novas fases do processo de civilizao. O que se destaca nessa discusso de Toledo so os embates do novo frente ao velho, do moderno frente ao tradicional, tpicos de um perodo em crise (idem, p. 103). Tal crise est relacionada ao processo de inovao, fundamental para a evoluo das sociedades, e sem o qual no h desenvolvimento civilizatrio, ficando a sociedade estagnada (idem, p. 126). Pode-se compreender tal decurso segundo a tica de Bontempi Junior (1995) acerca das histrias sobrepostas: uma que conforma o contexto (realidade concreta ou sociedade global) e a relacionada diretamente ao objeto em evoluo (origens, desenvolvimento e desfecho). Nesse sentido, pode-se analisar a inovao cultural dentro de seu contexto histrico e social, num contexto global, como tambm dentro do processo de evoluo social, em suas fases, como consequncia natural de um conjunto de causas. Nesse panorama de desenvolvimento e construo das tradies culturais, a educao ganha, ao se constituir como o lugar da transmisso das tradies ou das conscincias coletivas, o lugar da ao coercitiva que molda os indivduos imagem da sociedade (TOLEDO, 1995, p. 115). A autora vai alm ao caracterizar a educao como mantenedora da coeso social, (idem, p. 64), a qual passa, nestes perodos, por intensificada crise, por ser o lugar onde as tradies se encontram mais arraigadas. No se pode ento pensar em escola

como uma instncia estanque da sociedade e de suas dimenses culturais, polticas e econmicas, mas preciso compreend-la e atentar que:

[...] o estudo do processo de educao beneficiar-se- quando se encaixar na multiplicidade dos aspectos da vida social, na riqueza da vida cultural de determinado povo. Por esse motivo, o estudo tanto da organizao como das prticas, no terreno educacional, deve encontrar uma maneira produtiva de interligar-se com as condies econmicas, polticas e sociais de determinado quadro histrico, quadro no qual a educao aparece e se desenvolve e encontra o sentido que configura seu modo particular de ser (NAGLE, 1984 apud BONTEMPI, 1995, p. 3)

preciso ento compreender a escola como um elemento fundamental, associado aos devires sociais e culturais. Frente ao novo, a escola no deve tomar partidos e opinies, mas se consolidar como espao onde as inovaes acontecem da mesma forma que na sociedade, pois est imersa nas relaes sociais e abriga indivduos inseridos em seu meio comum, os quais carregam consigo aspectos de sua cultura familiar e estes, por sua vez, possuem suas prprias subjetividades. Toledo (1995) conclui afirmando que no possvel escola deixar de lado as novas tradies, mas que estas devem ser absorvidas e adaptadas ao seu universo, garantindo assim o processo evolutivo da civilizao a nova ordem deve se estabelecer e se perpetuar. Diante dessa sociedade em franca evoluo, no admissvel que o ensino e, principalmente o ensino pblico, como alerta Nascimento (2008), fique estacionado, merc das imposies do Estado e de suas foras polticas e sociais, sem buscar acompanhar as inovaes e refletir sobre suas prprias aes pedaggicas. preciso operar simultaneamente com as relaes sociais, promovendo e intensificando assim o desenvolvimento de cada regio e da sociedade brasileira como um todo, para o efeito de conseguir-se a elaborao gradual de uma poltica educacional para o pas (EDUCAO e CINCIAS SOCIAIS, 1971, apud BONTEMPI, 1995, p. 58). Tal debate aponta para o papel consolidador da educao; mudam-se os saberes e as prticas culturais, mas ela, nessa esteira de renovaes, continua se constituindo como um conjunto de processos que permite criana chegar ao estado de cultura considerada por Raymond Williams como comum, pois na escola, segundo Forquin (1993, p. 16), que os saberes e materiais culturais disponveis so transmitidos, a partir de sua reorganizao, reestruturao e transposio didtica.

2. Das reformas pombalinas s Tecnologias da Informao e Comunicao

Os registros da historiografia da Educao Brasileira permitem visualizar e comparar seu processo evolutivo, atravs de reflexes que a evidenciam como campo frtil para redescobertas e compreenso de fatos. Quando se reflete acerca daqueles que tratam das prticas pedaggicas, observa-se que, desde as reformas promovidas pelo Marqus de Pombal no perodo colonial, evidente a preocupao com o modo como o ensino tem se processado, enfatizando a relao entre a importncia da educao e o desenvolvimento da sociedade. Diante das mudanas ocorridas nos pases a partir do Iluminismo, Portugal, coordenado pelo Marqus de Pombal, estabelece mudanas agressivas no processo de ensino em vigor em todo o territrio, a fim de retirar Portugal e colnias da situao de atraso em que se encontravam. As reformas empreendidas por Pombal instituram a profisso docente e exigiram que se revissem os mtodos de ensino de Lnguas em vigor, orientando para que fosse ministrado por nacionais e aprendidas pelo uso de exerccio, e no por uma multiplicidade de regras (OLIVEIRA, 2010, p. 76), devendo ser poupadas em seus excessos as explicaes gramaticais (p.78), e, ainda, que a linguagem dos seus livros fosse acessvel a todos (p. 149), revelando um cuidado em que esses fossem ao mesmo tempo, teis e agradveis, alm de corretos. (p. 78). Destaca-se, nesse perodo, o objetivo ldico das peas pombalinas referentes instruo pblica, que visava despertar nos estudantes o gosto pela aprendizagem, motivandoos com meios agradveis e adequados idade e ao progresso nos estudos de cada classe (idem, p. 36), como cita Franco (2006) apud Oliveira (2010, p. 37):

Para superar este sistema de ensino rgido, pesado, triste e punitivo do ensino escolstico, advoga o recurso a uma metodologia de ensino atraente, capaz de recorrer a mtodos ldicos e divertidos que faam os educandos ganhar gosto pela aprendizagem.

As reformas pombalinas estabelecem, nesse sentido, uma nova forma de ensino, caracterizado por uma inteno de formao mais humanizada e que prime por atender s necessidades do aluno. Todavia, os ares de um ensino que se fizesse mais leve, focado no aluno e livre de castigos fsicos e psicolgicos ainda estavam longe de chegar a todas as provncias, conforme se observou nos perodos posteriores. Quanto a esse perodo, das prticas escolares ocorridas aps o perodo colonial, Fernando de Azevedo, em A cultura brasileira, aponta para preocupaes relacionadas ao

ensino nas provncias e prtica pedaggica ainda em vigor. Infere-se com isso que ainda havia uma prtica desumanizada, apesar das leis estabelecidas pelas reformas pombalinas. Instituies que apresentavam reflexos das tendncias pedaggicas humansticas no sculo XIX eram visualizadas como uma renovao da paisagem cultural do Brasil, com reflexo intermitente nas instituies escolar (idem, p. 546), cujos mtodos eram louvados, pelo ambiente liberal que nele se criou, com mtodos mais suaves e humanos, no respeito maior personalidade do menino, nas transformaes profundas das relaes dos adultos com as crianas (AZEVEDO, 1996, idem, p. 548 e 549). Nesse sentido, percebe-se a preocupao com as necessidades do aluno, apontando para um ensino que leve em considerao suas especificidades:

Sente-se passar por esses colgios, estimulados por uma nobre emulao, um sopro renovador que se traduz na abolio de castigos corporais, no impulso dado aos estudos das lnguas modernas e das cincias, na adoo de novas tcnicas de ensino e no aparelhamento de seus laboratrios (AZEVEDO, 1996, p. 575).

Isso no quer dizer, porm, que as tendncias pedaggicas apontadas fossem democraticamente implantadas. Azevedo deixa esse ponto evidente quando afirma faltar uma obra de educao mais vigorosa, em maior escala e de alto nvel. A este empreendimento faltava, fundamentalmente, condies de ambiente realmente favorveis mudana de mentalidade e aos progressos da cultura no pais (AZEVEDO, 1996, p. 570). A partir de tentativas e falhas, o ensino caminhava lentamente, de acordo com as limitaes econmicas de cada regio e com caprichos polticos. Na dcada de 30, surgem as reformas do movimento escolanovista, promovido por profissionais da educao preocupados com a qualidade do ensino, os quais, estimulados pelo nacionalismo, trabalharam como organizadores da cultura e do campo educacional na sociedade civil, a partir de proposta que superasse os obstculos polticos, sociais e culturais da sociedade brasileira. Com as reformas por eles conduzidas, o ensino no pas recebe a marca de uma especializao que antes no existia (NUNES, 2000, p. 11). Destaca-se nesse perodo o trabalho de Ansio Teixeira, o qual, influenciado pelo idealismo de John Dewey, filsofo americano, realiza uma reforma no ensino voltada para formao do professor com foco na aprendizagem do aluno. Nunes (2000) retrata muito bem a filosofia de Dewey quanto ao papel docente nesse processo de orientao:

7 O professor no pode ensinar a pensar, j que aprender prprio do aluno e, portanto, a ele cabe a iniciativa. O nico meio pelo qual a contribuio do professor torna-se indispensvel no que diz respeito a sua prpria prtica. Compete-lhe ensinar. Ensinar mais e melhor (NUNES, 2000, p. 145).

Assim, ao professor cabia o aperfeioamento de sua prtica, de maneira a se tornar um profissional da educao. As reformas realizadas no ento Distrito Federal, o Rio de Janeiro, identificaram, dentre outros aspectos do ensino, que no havia relao entre o programa escolar seguido pelos professores e as atividades cotidianas da criana, que era preciso aperfeioar os mtodos de ensino, reavaliar o material didtico, que era preciso incentivar a participao do aluno nos trabalhos escolares, que o aluno no estabelecia relaes entre aquilo que aprendia na escola e os problemas de sua terra e sua gente. Enfim, a escola no formava carter (NUNES, 2000, 187). Em sntese, a reforma promovida por Ansio Teixeira concebia a escola como um espao no qual a criana, especialmente a do povo, pudesse exercitar uma aprendizagem melhor, com livros, revistas, estudo, recreao, professores bem preparados...Uma escola de qualidade (idem, p. 285). Aps mais de oitenta anos dos ares escolanovistas, os problemas relacionados s prticas docentes e s metodologias de ensino ainda continuam suscitando debates no mbito educacional. Nvoa (2009) aponta para os problemas relacionados efetividade das propostas empreendidas no passado e no presente relacionadas ao papel docente, questionando as imposies hierrquicas que desconsideram os debates em conjunto com o professor. Segundo o autor, no houve uma reflexo que permitisse transformar a prtica em conhecimento e, consequentemente, a formao de professores continuou a ser dominada mais por referncias externas do que internas. A sada seria inverter esta longa tradio, instituindo prticas profissionais como lugar de reflexo e de formao. Nesse sentido, aponta-se para o que Donald Schn (1997, p. 87) vem defendendo, uma proposta de reflexo na ao docente, dentro do contexto de sua prtica, afinal,

(...) o desenvolvimento de uma prtica reflexiva eficaz tem que integrar o contexto institucional. O professor tem de se tornar um navegador atendo burocracia. E os responsveis escolares que queiram encorajar os professores a tornarem-se profissionais reflexivos devem criar espaos de liberdade tranquila onde a reflexo seja possvel. Estes so os dois lados da questo aprender a ouvir os alunos e aprender a fazer da escola um lugar no qual seja possvel ouvir os alunos devem ser olhados como inseparveis.

3. Cibercultura e transformao social: reflexos na cultura escolar

Ao se tratar de inovao, aponta-se para as mudanas promovidas pelas Tecnologias de Informao e Comunicao, as quais, desde os primeiros veculos miditicos, tm suscitado grandes mudanas nos processos culturais de toda a sociedade e das civilizaes em geral. O poder da cultura miditica tem alcanado todas as esferas da sociedade, influenciado a poltica e dominado a economia global, numa dimenso nunca antes vista. Uma viso acerca do poder hegemnico desse processo apresentada por Thompson (1981):

As instituies esto sujeitas anlise sistmica; e dentro de tudo isso chegam, com inevitvel pontualidade, a ciberntica e o computador, que peneiram, separam, organizam imparcialmente todas as linguagens da tecnologia, cincia natural, sociologia, economia, histria sob uma nica condio: a de que as categorias que ele ingere sejam inambguas e constantes, de conformidade com a constncia de seu prprio complexo programa binrio (THOMPSON, 1981, p. 124).

Felizmente, com os recentes avanos da ciberntica, possvel verificar que o vis interativo tem sobressado nas relaes entre homem e mquina e, assim, as prticas de comunicao social advindas da tecnologia recebem novos olhares, como o de Raymond Williams, citado por Forquin (1993), que considera de grande relevncia a capacidade de se multiplicarem as possibilidades de expresso e comunicao, disseminando a informao em todos os veculos possveis, a partir do acesso s redes comunicacionais. No ambiente escolar, porm, ainda h uma grande distncia entre as prticas de comunicao promovidas no meio social comum e as prticas pedaggicas de ensino e aprendizagem. Para ilustrar melhor, preciso recorrer diviso das eras culturais da humanidade, apresentada por Santaella (2003), que estabeleceu seis passagens histricas de uma cultura a outra: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas (do rdio e televiso), a cultura das mdias (quando o indivduo passa a escolher o que ver e ouvir dentre a programao oficial) e a atual cultura digital, marcada pela convergncia de todas as mdias em um s lugar, pela comunicao e interao online, sncrona e, tambm, mvel. Nos debates do cenrio atual brasileiro que tratam das prticas pedaggicas relacionadas ao papel das tecnologias no ambiente escolar, so recorrentes as crticas implementao de polticas pblicas de incluso digital, a exemplo do ProInfo e do ProUca, programas de estado que visam a insero das tecnologias nos espaos escolares em relao ao papel do professor e sua formao para o uso das mdias digitais.

Nesse cenrio, o foco na formao docente volta-se para a construo de processos de incluso que respondam aos desafios da atualidade. Nvoa (2009) pontua que os desafios ora impostos pelas novas tecnologias, em seu papel revolucionrio, tm deslocado o professor para o centro dessa nova pedagogia, processo que tem se afirmado mais difcil, por envolver questes sociais e culturais arraigadas: o sentido de novo est mais voltado para o professor que para o aluno. Como vencer essa nova crise que exige do docente uma capacidade intelectual de aprendizagem e de desenvolvimento para o qual ele no foi preparado? Contextualizando dessa mudana de paradigma, Gatti (2011) aponta para as polticas promovidas pelo Ministrio da Educao que visam preparar o docente para a utilizao das tecnologias no ambiente escolar, a exemplo do TV Escola, da implantao de laboratrios de informtica nas escolas atravs do ProInfo, dos cursos de formao continuada a distncia, promovidos em Ambiente Virtuais de Aprendizagem (e-ProInfo, Moodle), pela experincia de inserir laptops na sala de aula, ao invs de encaminhar os alunos para os laboratrios, atravs do Programa Um Computador por Aluno e, mais recentemente, da distribuio de tablets e lousa digital s escolas que ofertam Ensino Mdio. Apesar das tentativas descritas, Gatti aponta para as deficincias dos resultados, uma vez que as prticas pedaggicas ainda seguem numa perspectiva muito tradicional, num modelo convencional de ensino fragmentado, individual e analtico, em detrimento da formao mais humana e compreensiva, carecendo de maior acompanhamento dos resultados e do contexto sociocultural dos envolvidos. O que se espera que essa apropriao tecnolgica acontea de forma positiva e crtica, que professores e alunos exeram sua liberdade, afinal, conforme Freire (1979) preciso se apropriar da evoluo, pois esta abre portas para a emancipao, permitindo que os atores desse processo exeram sua autonomia com criticidade, assumindo papis protagonistas na educao. Isso significa um ensino pautado na ao, substituto do ensino pelo aspecto, isto , um ensino fundado no interesse da criana (NUNES, 2000, p. 104), mas que atendam s necessidades dos professores, pois estes assumem, nessa perspectiva, novos papeis que exigem domnio de uma tcnica para o qual no foram preparados. Nesse contexto, compreende-se que a escola se encontra diante de uma grande reforma, imposta no por polticas pblicas promulgadas por dirigentes da educao, mas pelas novas ordens sociais, pelo paradigma da tecnologia, diante do qual ela pode at retroceder, mas tambm pode (e deve!) se apropriar, reescrevendo sua histria, fundando um novo tempo, no prprio processo de criao (NASCIMENTO, 2003).

10

Diante do exposto, possvel concluir que a era tecnolgica representa a nova organizao social, capaz de modificar a operao e os resultados das produes, da experincia, do poder e da cultura. Se nas diversas reas sociais o homem tem se apropriado da tecnologia para ampliar e fortalecer as relaes comunicativas e difundir conhecimento, a escola, como dimenso indissocivel deste universo, no pode estar margem dessa evoluo.

Consideraes finais

A sociedade atual, da cultura digital, suscita no indivduo e nas instituies em geral novas formas de conduta que afetam no apenas os relacionamentos, quer no trabalho, quer no lazer; so novas formas de agir e pensar nas e para as TIC que surgem, influenciando principalmente a conduta de crianas e jovens em formao, nascidos nessa esteira tecnolgica. Nesse sentido, a escola surge como o ambiente que recebe essa nova gerao e que est em constante contato com as mais avanadas formas de comunicao e interao e, por esse dinamismo, no consegue se adaptar aos moldes de uma educao que pouco se utilize das prticas sociais em vigor em seu processo de ensino. A tradicional postura metodolgica, na qual o professor ensina e o aluno, esttico, aprende, no mais atende s suas necessidades, o que vem provocando conflitos e dificultando o processo de ensino e aprendizagem. No caso da incluso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, preciso que as mudanas ocorridas nos espaos escolares sejam conduzidas de maneira coerente, a fim de reestabelecer e produzir o reequilbrio social, quando ento a normalidade da sociedade retomada (TOLEDO, 1995p. 64). Isso quer dizer que devemos utilizar as tecnologias a nosso favor, sem nos deixar influenciar por elas, nem, nas palavras de Thompson (1981, p.124), tampouco podemos permitir que o computador determine que as nossas categorias se imobilizem para atender sua convenincia. Embora diante da era da cultura digital, observa-se que a escola caminha em descompasso, ainda transitando, com alguma dificuldade, entre as eras da cultura de massas e das mdias. Essa viso preocupante, no sentido da formao dos indivduos, uma vez que escola, sociedade e cultura devem caminhar juntas, indissociveis. Nesse sentido, s possvel melhorar nossas prticas futuras se refletirmos sobre nossas aes no presente. Conhecer as prticas passadas tambm nos permite analisar o que j

11

se tem feito no sentido da humanizao da prtica docente, pontuando as situaes conflitantes e desafiantes como caminhos de aprendizagem. No que concerne ao uso das tecnologias, compreende-se que estas no devem ser utilizadas sem reflexo, mas que as prticas docentes devem acompanhar as mudanas dos processos civilizatrios, mudanas essas que questionam a cultura, as formas de pensar, os sistemas educacionais tradicionais e, principalmente, os papis de ensinar e aprender.

Referncias AZEVEDO, Fernando de. As origens das instituies escolares. In: A cultura brasileira. Parte III- A transmisso da cultura. 6. ed. Braslia: Ed. UnB, 1996. BONTEMPI Junior, Bruno. Histria da educao brasileira: o terreno do consenso. So Paulo, PUC, 1995 (Dissertao de Mestrado). FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemolgicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1993. FREIRE, Paulo. Educao como prtica da liberdade. 17a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.1979. GATTI, B. A., BARRETO, E. S. S. ANDR, M. E. D. A. Polticas docentes no Brasil: um estado da arte. Braslia: UNESCO, 2011. NASCIMENTO, J. C. do. Historiografia educacional sergipana: uma crtica aos estudos de Histria da Educao. So Cristvo: Grupo de Estudos e Pesquisas em Histria da Educao/ NPGED, Coleo Educao Histria, 2003. NOVOA, A. Professores, imagem do futuro presente. EDUCA: Lisboa, 2009. NUNES, C. Ansio Teixeira: a poesia da ao. Bragana Paulista- SP, EDUSF, 2000. OLIVEIRA, Luiz Eduardo de. A legislao pombalina sobre o ensino de lnguas: suas implicaes na Educao brasileira (1757-1827). Macei: EDUFAL, 2010. SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do ps-humano: da cultura das mdias cibercultura. So Paulo: Paulus, 2003. SHN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000. THOMPSON, E. P. A Misria da Teoria ou um planetrio de erros: uma crtica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

12

TOLEDO, M. R. de A. Fernando de Azevedo e A Cultura Brasileira ou as aventuras e desventuras do criador e da criatura. So Paulo, PUC, 1995. (Dissertao). VIGOTSKY, L. S. A Formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Anda mungkin juga menyukai