Anda di halaman 1dari 10

CRIANDO FILHOS SEM CRIAR HIPERTENSO Fortalecendo Sua Famlia - Parte 3 de 4 Mateus 5:48 Rick Warren Mateus 5.

48: "Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como perfeito o Pai de vocs, que est no cu." Para ser como meu Pai que est no cu... I. EU PRECISO ____________________ MEUS FILHOS.

"Como um pai trata os seus filhos com bondade, assim o Eterno bondoso para com aqueles que o temem, pois ele sabe como somos feitos; lembra-se de que somos p." (Sl. 103.13-14 BLH) "Com a sabedoria se constri o lar e sobre a prudncia ele se firma." (Pv. 24.3 BLH) "Eduque a criana no caminho em que deve andar, e at o fim de vida no se desviar dele." (Pv. 22.6 BLH) Prova de entendimento (Pv. 14.29)

II.

EU PRECISO _____________________ MEUS FILHOS.

"O Deus eterno bom e cheio de compaixo; ele demora a ficar irado e tem sempre muito amor." (Sl. 145.8 BLH) Rm. 15.7 "Recebei-vos uns aos outros..." III. EU PRECISO _____________________ MEUS FILHOS.

"Porque o Senhor corrige a quem ele ama..." (Hb.12.6 BLH) "Quem no castiga o filho no o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto tempo." (Pv. 13.24 BLH) "Corrija os seus filhos enquanto eles tm idade para aprender; mas no os mate de pancadas." (Pv. 19.18 BLH) "PUNIO" "DISCIPLINA"

Propsito: Infligir _____________ Foco: Atitudes: ___________________ ___________________

Promover ______________ ______________________ ______________________ ______________________

Resultado: ___________________

"No amor no h medo; o perfeito amor afasta o medo. Portanto, o amor no perfeito em quem tem medo, porque o medo traz em si o castigo." (1 Jo. 4.18) Como Disciplinar: 1. _____________________________________ "O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem sensato se cala e a domina." (Pv. 29.11) "Pais no tratem os seus filhos de tal maneira que eles fiquem irritados. Ao contrrio, vocs devem cri-los com disciplina e de acordo com os ensinamentos cristos." (Ef. 6.4 BLH) 2._____________________________________ Pv. 13.24 3. _____________________________________ "Pais, no irritem os seus filhos para que eles no fiquem desanimados." (Cl. 3.21) IV. EU PRECISO _______________________PARA COM MEUS FILHOS.


V.

Atravs de Atravs de Atravs de

(Sl. 145.9) (Sl. 145.14) (Sl. 145.18)

EU PRECISO ________________ COM MEUS FILHOS.

"O Deus eterno justo em tudo o que faz e bondoso em todos os seus atos." (Sl. 145.17 ) "Como so felizes os filhos de um pai honesto e direito!" (Pv. 20.7) "...o Deus eterno sempre cumpre o que promete; ele amoroso em tudo o que faz." (Sl. 145.13b BLH) " Ele converter o corao dos pais aos filhos e o corao dos filhos aos seus pais..." (Mal. 4.6) CRIANDO FILHOS SEM CRIAR HIPERTENSO Fortalecendo Sua Famlia - Parte 3 de 4

Mateus 5:48 Rick Warren James Dobson tem um livro cujo ttulo : Parenting Isn't for Cowards (Ser Pai No Coisa Para Covardes). No nada fcil ser pai. uma tarefa exigente e difcil. Justamente no momento em que voc comea a ficar experiente com a tarefa, seus filhos esto prontos para sair de casa. Voc no aprende como ser um bom pai at que os seus filhos tenham crescido. H muitas vozes confusas em nossos dias oferecendo muitas opinies diferentes acerca de como ser um bons pais. Um homem tinha cinco teorias sobre paternidade e nenhum filho e depois ele tinha cinco filhos e nenhuma teoria. Onde voc procura ajuda? Para quem voc olha quando voc necessita ajuda e conselhos a respeito da paternidade? Quem o seu modelo? H somente um Pai que foi sempre perfeito na histria. o seu Pai Celestial. Mateus 5.48 (Na verso da Bblia da Linguagem de Hoje): "Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como perfeito o Pai de vocs, que est no cu." Deus o modelo perfeito de pai. Eu acho que ns confundimos as coisas e as complicamos demasiadamente. Voc pode ser um grande pai! O segredo simples -- Trate os seus filhos da maneira como Deus trata voc. O Pai Celestial um pai perfeito para conosco. A maneira como Deus trata os seus filhos a maneira como ns devemos tratar nossos filhos. Hoje eu quero que observemos como Deus , a maneira como ele nos trata e a partir disso buscar algumas aplicaes para a tarefa de ser pai. Em primeiro lugar, se eu quero ser como meu Pai que est no cu eu preciso entender os meus filhos. Esta a chave. Eu preciso entender meus filhos. Sl. 103.13-14 BLH - "Como um pai trata os seus filhos com bondade, assim o Eterno bondoso para com aqueles que o temem, pois ele sabe como somos feitos; lembra-se de que somos p." Circule a palavra "feitos" -- Deus sabe do que somos feitos. Ele nos entende. Ele est consciente de nossa maneira de ser, Ele entende a nossa personalidade, Ele sabe do que somos feitos. Porque Ele nos entende, Ele pode ser o nosso Pai da maneira certa. Se eu vou ser um bom pai... I. EU PRECISO ENTENDER MEUS FILHOS.

A reclamao nmero um que as crianas geralmente tm dos seus pais : "Eles no me entendem!" Pv. 24.3 BLH - "Com a sabedoria se constri o lar e sobre a prudncia ele se firma." Deus diz que isso o princpio bsico de motivao, a fundao. Ele diz que ns precisamos estudar os nossos filhos. Ns precisamos saber o que faz eles serem da maneira como so. Cada criana tem uma inclinao singular, uma personalidade singular e um temperamento singular. Aqueles de vocs so pais de mais de um filho sabem que eles so diferentes como noite e dia, ainda que estejam na mesma famlia. Voc no pode motiv-los da mesma maneira. Eles no tm os mesmos pontos fortes e os mesmos pontos fracos, talentos, habilidades, interesses. Ns no deveramos tentar coloc-los dentro da mesma forma. Cada pessoa diferente! Voc um em seis bilhes de pessoas. Somos todos singulares. Ns precisamos entender isto. Pv. 22.6 BLH - "Eduque a criana no caminho em que deve andar, e at o fim da vida no se desviar dele." Este um dos versos mais recitados da maneira errada e um dos mais mal entendidos na Bblia. Este verso no uma promessa, um provrbio. A maioria das pessoas no entende o que este verso quer dizer. Eu cresci ouvindo este verso traduzido da seguinte maneira: "Quando o seu

filho ainda for pequeno, leve-o para a Escola Dominical, ensine a ele a Bblia, leve-o a memorizar as Escrituras, tenha certeza que ele venha a conhecer ao Senhor e seja batizado, talvez mande-o para uma escola crist. Voc pe todas as coisas dentro dele, e ento quando ele crescer um pouquinho e for um adolescente, ele vai se rebelar, ir na direo errada e fazer coisas erradas, mas em algum ponto de sua vida -- talvez no fim de sua vida, talvez no seu leito de morte, ele vai lembrar do que lhe foi ensinado na escola dominical e, no seu leito de morte, com seu ltimo suspiro, ele vai se arrepender." Duas coisas acerca desta interpretao: Ela no oferece nenhum conforto aos pais. Seu filho desperdia a vida e no seu leito de morte ele volta ao lar! No h conforto nisso. Em segundo lugar, ela no verdade! Eu conheo muitos pais cujos filhos cresceram num lar cristo e esto afastados do Senhor hoje e morrem sem voltar para o Senhor. Portanto, esta interpretao no verdadeira. O que este verso significa? Como eu disse, no uma promessa, um provrbio. A chave para entend-lo a palavra chave "caminho". A palavra "caminho" significa estilo, temperamento, personalidade. Cada criana naturalmente planejada para ir em uma determinada direo. A verso amplificada deste verso diz: "Treine a criana de acordo com os seus dons individuais ou tendncias. Eu tenho que identificar qual o potencial dos meus filhos, a habilidade que eles tm e devo encoraj-los na direo em que eles naturalmente j so inclinados a ir com seus talentos, suas habilidades. Isto o que este verso diz. Se o seu filho gosta de Ingls e odeia matemtica, no o mande para uma escola de engenharia. Ns precisamos entender nossos filhos. Um marceneiro no trabalha contra o veio da madeira, mas de acordo com ele. Voc tem que entender o temperamento de seus filhos. Se eles so introvertidos, no tente faz-los espalhafatosos. Se eles so espalhafatosos, no tente faz-los comedidos. Voc os compreende. Qual a prova que voc os compreende ? Pv. 14.29 - "Um homem de entendimento tem pacincia." A prova que voc entende os seus filhos se voc paciente com eles. Esta a prova. Quando voc os entende, voc paciente com eles. Voc sabe de onde eles vieram. II. EU PRECISO ACEITAR MEUS FILHOS.

Realmente aceite-os. Voc perfeito? Mas Deus aceita voc do jeito que voc . Isto graa. Deus quer que voc aceite seus filhos do jeito que eles so. Isto se chama graa. Voc aceita os seus filhos. Ns temos a tendncia de rejeitar nossos filhos quando eles fazem coisas erradas, quando eles no se parecem da maneira como queremos que eles se paream, quando eles no se vestem da maneira como queremos que eles se vistam, quando eles no alcanam os nossos padres como se ns fossemos o padro. Deus nos diz que devemos aceit-los. A Bblia diz que os filhos so um presente de Deus. Tem voc aceito este presente? Deus escolheu os filhos que voc teria. E Ele mesmo os colocou em sua famlia. Ele os escolheu por voc. No foi voc quem os escolheu. Foi Ele quem os escolheu para voc. Ele usou os seus genes e os colocou juntos. A Bblia diz em Romanos 15.7: "Aceitem uns aos outros da mesma maneira que Cristo os aceitou." Deus tem, soberanamente, feito por encomenda os filhos que Ele colocou em sua famlia. Voc tem que aceit-los como um presente de Deus e no tentar faz-los como voc mesmo. Voc tem que afirmar a singularidade deles. Ns tendemos a enviar sinais confusos como pais que dizem: "Voc tem que ser como eu. Voc tem que estar interessado nas coisas que eu tenho interesse. Voc tem que ser to bom na escola como eu fui. Voc tem que ser to atltico como eu fui. Voc tem que se interessar em piano como eu fui." Ou at mesmo pior:

"Voc tem que ser melhor na escola do que eu fui. Voc tem que ser mais atltico do que eu fui." O que isto est dizendo uma falta de reconhecimento e de apreciao pela maneira como Deus fez aquela criana. Sutilmente, isto diz criana : "Eventualmente, se eu quero ser aceito pelo meu pai, no posso ser eu mesmo. Se quiser ser aceito pela minha me, no poderei ser eu mesmo. A nica maneira de ser aceito nesta casa atravs de desempenho e eu tenho que ser como os meus pais para que seja aceito." Isto trgico! de partir o corao. Se quero ser como meu Pai Celestial, tenho que entender meus filhos, aceitar meus filhos e... III. EU PRECISO DISCIPLINAR MEUS FILHOS.

Hb.12.6 BLH - "Porque o Senhor corrige a quem ele ama..." um sinal do amor de Deus quando voc disciplinado. A Bblia diz que se voc diz que um cristo e voc est pecando e no recebe nenhuma disciplina, ento na verdade voc no um cristo. Disciplina a evidncia de que voc um crente. A Bblia diz que se eu no disciplino meus filhos, ento duas coisas so verdade: 1. Isto prova que eu realmente no amo aos meus filhos. Pv. 13.24 BLH - "Quem no castiga o filho no o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto tempo." Se eu permito que ele faa o que bem entende, isso mostra que eu no me preocupo o suficiente acerca dele. 2. Isto mostra que eu estou participando na destruio deles. Pv. 19.18 BLH - "Corrija os seus filhos enquanto eles tm idade para aprender; mas no os mate de pancadas." Uma outra verso diz: "Discipline os seus filhos enquanto eles so pequenos o suficiente para aprender. Se voc no o fizer, voc os estar ajudando a destrurem-se a si mesmos." muito importante que voc entenda a diferena entre disciplina e punio. Deus nunca pune os seus filhos. Ele os disciplina. Toda punio para os seus pecados foram colocadas sobre uma pessoa: Jesus Cristo na cruz. Por que Deus puniria a Jesus Cristo, deixando ele tomar toda a punio na cruz, e ento voltaria e diria: "Voc tem que ser punido tambm" ? Isto uma dupla condenao. Toda a punio para tudo de errado que voc j fez e ainda vai fazer e at a punio para as coisas erradas que seus filhos fizeram e vo fazer, j foi sofrida na cruz. Esta a razo porque a Bblia diz em Romanos 8.1: "Agora no h nenhuma condenao [ou punio] para os que esto em Cristo Jesus ." Deus no pune os seus filhos. Ele os disciplina. Qual a diferena entre punio e disciplina? O propsito da punio infligir penalidade -- "Eu quero penalizar voc pelo que voc fez de errado" - a punio olha para trs. O propsito da disciplina promover crescimento -- "Eu quero corrigir voc, eu quero treinar voc, eu quero fazer voc melhor." O foco da punio no passado. O foco da disciplina no futuro. "Voc fez algo errado no passado e ser punido por isso." "Eu quero que voc aja da maneira certa no futuro e por isso voc ser disciplinado." Eu quero que voc aja corretamente no futuro e por isso eu vou disciplinar voc. A atitude de um pai que pune raiva. Ns punimos com raiva. "Eu estou irritado com voc!" A motivao por detrs da disciplina amor. "Eu quero que voc seja bem-sucedido nesse mundo."

A Bblia diz que Deus pune o homem mau que o rejeita, mas ele disciplina seus prprios filhos. Eu no bato nos filhos do meu vizinho! E Deus no baguna com os filhos do Diabo, mas Ele disciplina Seus prprios filhos. Algumas vezes recebemos uma palmada! Mas isso bblico! A Bblia claramente ensina a disciplina fsica. Deus planejou de uma maneira toda especial os corpinhos de uma criana no sentido de que h uma certa rea mais fofinha para que nenhum dano longo prazo possa ser feito no corpo. Mas voc no disciplina com dio; voc disciplina com amor. Qual o resultado? O resultado da punio sempre medo, culpa e mais dio. O resultado da disciplina segurana. Eu me sinto seguro porque sei que h parmetros e limites em minha vida. Como que voc pode saber quando voc est punindo e como que voc pode saber que est disciplinando? Voc v na reao da criana. Pergunte a si mesmo: "Ser que a criana est com medo de mim agora?" 1 Jo. 4.18 - "No amor no h medo; o perfeito amor afasta o medo. Portanto, o amor no perfeito em quem tem medo, porque o medo traz em si o castigo." por isso que os cristos no tm medo de Deus, porque Ele nunca nos pune. Ns no temos medo de Deus. Ns o amamos -- Ele nos disciplina, mas para o nosso prprio bem e no para nos pune com raiva. O que estou dizendo aqui uma das razes porque muitos filhos de crente crescem em lares cristos e acabam rejeitando a f dos seus pais. Eles no foram disciplinados em amor. Eles foram punidos com raiva. Como resultado disto, exteriormente eles se conformam com o que os pais exigem e so obedientes, mas por dentro, eles esto cheias de ressentimento e raiva, e dio, culpa, medo que vai fervendo e que um dia, eventualmente, ir explodir. Ns disciplinamos nossos filhos da mesma maneira como Deus nos disciplina. Deus gracioso quando Ele disciplina voc? Ele to gentil com voc! Se voc ou eu recebssemos o que merecemos, nenhum de ns estaria aqui hoje. Deus nos d o que precisamos e no o que merecemos. Como voc disciplina? Leia o livro de James Dobson Ouse Disciplinar. Trs palavras que descrevem a disciplina na Bblia -- trs caractersticas. Isto no tudo o que h sobre o assunto, mas Deus diz que se voc vai disciplinar os seus filhos, 1. Faa isso calmamente. No para aliviar sua frustrao. Quantas vezes eu tenho batido nos meus filhos no porque eles estavam sendo disciplinados, mas para aliviar a minha prpria frustrao. Deus diz: "No faa isso! No discipline com raiva. Pv. 29.11 BLH - "O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem sensato se cala e a domina." tolice disciplinar os seus filhos com raiva. Voc vai apenas ferir-se a si mesmo longo prazo. Ef. 6.4 BLH - "Pais no tratem os seus filhos de tal maneira que eles fiquem irritados. Ao contrrio, vocs devem cri-los com disciplina e de acordo com os ensinamentos cristos." Voc gosta de ser aborrecido? Aborrecer os filhos no funciona. Seus filhos no gostam de ser aborrecidos mais do que voc. No faa isso. No confunda treinamento com aborrecimento. 2. Faa isso rapidamente. No demore. No use esta frase: "Espere at o seu pai chegar!" H muitas coisas que a criana vai fazer em sua mente racionalizando durante aquele tempo. Faa rapidamente. Mas a disciplina deve ser compartilhada. Nenhuma pessoa na famlia tem que fazer o papel de carrasco o tempo todo. A disciplina deve ser dividida entre o marido e a esposa. 3. Faa isso esporadicamente. No todo o tempo. Voc tem melhores resultados se voc no faz isso todo o tempo. Cl. 3.21 - "Pais, no irritem os seus filhos para que eles no

fiquem desanimados." Minhas irms, se vocs tm crianas pequenas, ao invs de ficar dizendo duas mil vezes: "No mexa a, no mexa a, no mexa a," tudo o que voc precisa fazer tornar a sua casa prova de crianas por alguns anos. Tire as coisas que quebram fcil e guarde-as por alguns anos. Elas no pertencem casas com crianas pequenas. Voc vai evitar muito pesar e no vai ficar correndo atrs delas o tempo todo. Muitas disciplinas podem ser evitadas se voc simplesmente planeja antecipadamente. Se voc tem crianas pequenas e vai fazer uma longa viagem de carro, tolice no por brinquedos dentro do carro. Trinta minutos de viagem e eles vo comear a brigar entre si. Paneje antes, pois aqueles corpinhos tm um tempo de ateno muito limitado. No discipline as crianas por serem crianas; voc as disciplina por causa de rebelio. Grande diferena. Se eu quero ser como meu Pai Celestial.... IV. EU PRECISO EXPRESSAR AMOR PARA COM MEUS FILHOS.

A Bblia cheia de exemplos do amor de Deus por voc e por mim e do amor do Pai por Seus filhos. Que grande amor o Pai nos outorgou! Trs maneiras especficas que voc precisa para expressar amor. Cada um de vocs, se voc um pai, voc ama aos seus filhos. Voc expressa o seu amor para os seus filhos de uma maneira que voc pensa que apropriada. O que voc precisa fazer, se voc quer ser um grande pai, expressar amor de uma maneira que eles entendam, que em geral, diferente da nossa maneira. como um marido que diz: "Eu amo minha esposa, ponho alimento em casa, me preocupo com ela, satisfao s suas necessidades." Mas h algumas outras coisas que precisam ser esclarecidas. Trs maneiras como os filhos compreendem o amor: 1. Atravs de afeio. o toque. Contato fsico, abraos, beijos, tapinha nas costas, carinho. Se voc no cresceu numa famlia como essa, voc pode aprender! A Bblia diz no Salmo 145:9 -- "O Senhor bom para todos, e as suas misericrdias esto sobre todas as suas obras." Deus muito afetivo conosco. Estudos tm demonstrado que os pais so afeioados fisicamente para com seus filhos apenas 60% do que as mes o so. Pais, tenham coragem de abraar e beijar seus filhos. Ame seus filhos. Mostre afeio pelos seus filhos. Mostre que voc se preocupa com eles. Venha para casa para abraar e beijar. Um toque pode re-energizar uma pessoa, especialmente quando ela est nervosa. Em algum momento hoje, d um toque de amor em cada membro de sua famlia. 2. Atravs de Afirmao. A maneira como falamos. Salmo 145.14 - "O Senhor sustm a todos os que esto a cair, e levanta a todos os que esto abatidos." Ns moldamos os nosso filhos atravs da maneira como falamos com eles todo o tempo. Voc os diminui quando fala com eles? Ou voc fala com eles como pessoas, pessoas pequenas? A maneira como falamos, afirma, constri ao invs de destruir -- estamos no mesmo time! No ridicularize seus filhos! Edifique-os, encoraje-os. Uma coisa que eu estou tentando ensinar aos meus filhos que OK fracassar se eles pelo menos tentarem. Eu quero que essa mensagem chegue eles de maneira clara e audvel... Eu quero que os meus filhos arrisquem na vida. Eu quero que eles "metam a cara"! Eu quero que eles tentem coisas novas. Eu quero que eles sejam pessoas de f quando eles crescerem. E para ensinar as pessoas a serem desta maneira, voc tem que ensin-las a no ter medo de fracasso. OK fracassar se pelo menos voc tentar. Eu quero que a nossa famlia seja um lugar onde as crianas possam voltar para casa e dizer: "Eu tentei hoje, mas eu fracassei na escola!" e possam ser encorajadas, no diminudas. Elas so amadas e refeitas de novo. Seus tanques de auto-estima so enchidos. Eu quero criar um ambiente onde seja OK fracassar e eles ainda sejam incentivados a

continuar tentando. Todo mundo elogia voc quando voc s recebe nota "dez" na escola, quando voc se d bem, quando voc ganha o concurso. O que dizer quando voc perde? O que dizer quando eles no alcanarem os seus padres ou expectativas? Este o momento quando eles precisam ser encorajados. 3. Atravs de Ateno. Esta provavelmente a maneira nmero um em que as crianas sentem que so amadas. Quando foi a ltima vez que voc sentou com os seus filhos "olho a olho", sem pressa e disse a eles: "Se eu tivesse que escolher e comear tudo de novo eu ainda escolheria voc para ser o meu filho ou minha filha. Se eu tivesse a chance de escolher qualquer criana no mundo, eu ainda assim escolheria voc." Oua-os com os seus ouvidos. A Bblia diz no Salmo 145.18 - "Perto est o Senhor de todos os que o invocam..." Temos tantos pais ausentes em nossos dias. Eles nunca esto por perto. A Cornwell University fez um estudo e colocou pequenos microfones nas crianas e eles monitoraram estas crianas por algumas semanas. Eles descobriram que nos Estados Unidos, um pai em mdia gasta diariamente 37.7 segundos conversando com seus filhos. Comparem isto com o fato de que eles esto provavelmente assistindo de 2 a 4 horas de televiso por dia. De onde que vm os valores que eles aprendem? Onde esto seus filhos aprendendo sobre Deus? O elo perdido do que est acontecendo em tantas famlias hoje simplesmente tempo gasto juntos. Este o elemento perdido. Vivemos vidas separadas, indo em milhes de direes diferentes. Artigo no jornal: "O que foi que aconteceu com a tradicional refeio da famlia? Famlias que esto juntas ainda podem jantar juntas." A refeio tradicional tem sido trocada pela chamada "fast food" ou seja, a comida rpida como os sanduches. Falamos acerca da hora do jantar. Qual foi a ltima vez que voc gastou uma hora com sua famlia sentado mesa do jantar? mais provvel o jantar durar uns 15 minutos. Um outro artigo na seo de famlia de um jornal de Orange County tem como ttulo: "Criando uma gerao delinqente." Este artigo fala acerca de "pais que esto to preocupados com dinheiro, compras e prazeres, que talvez estejam criando uma gerao de delinqentes. O agressivo sistema de valores "qualquer coisa por dinheiro" que transmitido s crianas provoca um risco maior de criar crianas delinqentes do que os filhos de famlias pobres, de mes solteiras que so deixados sozinhos em casa enquanto os pais trabalham. Denominadores comuns: Ns vemos uma falta de superviso dos pais no importando a razo e isso acontece independentemente da condio scio-econmica da famlia. muito mais fcil dar dinheiro e coisas do que dar tempo. Mas s tempo que forma o carter." Se h uma expresso que me irrita esta: "Tempo de qualidade". Isso um mito. uma tentativa de cobrir compromissos em demasia. Se voc fosse perguntar aos seus filhos para escolherem entre quantidade e qualidade, eu garanto a voc, eles iriam escolher quantidade. Isso no quer dizer que eles querem ser o foco de sua ateno todo o tempo -- isso ruim e far com que eles sejam neurticos. Eles s querem que voc esteja por perto. Gaste tempo com os seus filhos. Quanto tempo? A vida inteira! H um outro extremo. Eu vejo no vale de Saddeback que h pais que no esto gastando tempo com os seus filhos, e mes que esto gastando tempo em demasia com os seus filhos. Uma preocupao total. Tudo focalizado na criana. A criana o centro da ateno. Elas vo de uma classe de ballet para a ginstica e depois para a classe de leitura... um milho de coisas diferentes. Ela o centro da ateno. Por dentro, isso faz com que a criana seja extremamente insegura. A criana sabe instintivamente: "Eu no sou o centro do universo!" Quando tudo gira

em torno dela, isso faz com que ela se sinta muito insegura. Isso diz a elas: "Voc parte desta famlia, voc aqui tem o seu lugar." Elas encontram segurana sendo parte de uma unidade maior como o clube, a classe e no o seu prprio lar. Nesses lugares as coisas se encaixam. O mundo faz sentido. H organizao. Voc pode dar muita ateno ou nenhuma ateno. Se eu quero ser como meu Pai Celestial, eu darei ateno, afeio, afirmao e expressarei isto de uma maneira que os filhos compreendam. V. EU PRECISO SER CONSISTENTE COM MEUS FILHOS.

Sl. 145.17 BLH - "O Deus eterno justo em tudo o que faz e bondoso em todos os seus atos." Circule a palavra "tudo". A palavra "justo" significa certo. Ele correto em tudo o que faz. Voc como pai est ensinando todo o tempo. Se voc tem filhos, saiba que existem antenas captando tudo. Pequenas orelhinhas captando tudo o que voc diz. Goste ou no, voc est ensinando 24 horas por dia. Voc nunca ter confidencialidade naquilo que diz em casa. Nunca. Eles esto observando voc e vigiando tudo o que voc diz ao telefone, como voc l o jornal e como voc responde sua esposa ou ao seu marido. Voc est ensinando o tempo todo atravs do seu exemplo. Voc precisa ser consistente e autntico. e cuidadoso. Voc no vm igreja no Domingo e canta "Avante Soldados de Cristo" e na Segunda-feira voc debanda completamente. Voc tem que viver uma vida consistente diante dos seus filhos. Pv. 20.7 BLH - "Como so felizes os filhos de um pai honesto e direito!" Como que voc demonstra honestidade? De duas maneiras. Primeiramente, voc no se faz de perfeito. Voc admite quando est errado. Algumas vezes voc tem que dizer aos seus filhos: "Eu sinto muito. Eu cometi um erro." Orgulho vai frente da destruio. Mas antes da honra h humildade. Voc honesto quando voc honesto acerca dos seus erros porque voc no um pai perfeito, ou uma me perfeita. Seja honesto. E em segundo lugar, guarde as suas promessas. Sl. 145.13b BLH - "...o Deus eterno sempre cumpre o que promete; ele amoroso em tudo o que faz." Ele o Pai Perfeito. A causa nmero um de amargura em muitas famlias so as promessas quebradas. "Papai, o senhor prometeu que ia me levar pra pescar." -- As coisas vm tona. "Mame, voc me prometeu..." As pequeninas mentes geralmente no so capazes de distinguir o significado da palavra "talvez" Muitas vezes, esta palavra traduzida como expectativas. Seja cuidadoso acerca das promessas que voc faz aos seus filhos. Se voc no confivel, o que isso diz aos seus filhos acerca de Deus? A criana vem a igreja e ns lemos: "Nosso Pai que est nos cus..." "Se Deus que est no cu como meu pai na terra, eu no creio nele. Meu pai terreno no confivel. Por que que eu deveria acreditar em meu Pai Celestial?" Talvez voc tenha que pedir desculpas aos seus filhos. "Eu sinto muito. Vamos comear de novo. Eu no sou perfeito. Vamos tentar de novo." Um verso apropriado para o Dia dos Pais. O ltimo verso do Antigo Testamento. Esta a ltima coisa que Deus disse no Antigo Testamento antes que Jesus surgisse no cenrio do Novo Testamento. Ml. 4.6 - "E Ele converter o corao dos pais aos filhos e corao dos filhos a seus pais para que eu no venha e fira a terra com maldio." Esta a minha definio para um reavivamento espiritual. Isto o que eu gostaria de ver acontecer no vale de Saddleback. O corao dos filhos convertendo-se ao corao dos seus pais, o corao dos pais convertendo-se ao corao dos seus filhos. Nenhuma igreja mais forte do que as famlias que existem nela. Nenhuma nao mais forte do que as famlias daquela nao. Orao:

Para vocs pais: Talvez hoje voc se sinta frustrado como pai. "Meus filhos no esto indo na direo que eu gostaria que eles fossem." Talvez, voc se sinta como um fracasso total. Seu Pai Celestial um pai perdoador. Ele um Deus que perdoa. Apenas admita os seus erros diante dEle e receba perdo. "Oh, Deus eu admito que no tenho sido o pai que eu deveria ser, ou que eu gostaria de ser. Eu admito e peo ao Senhor que me perdoe." Depois pea a Deus que ajude voc a mudar. Talvez voc tenha que planejar um tempo de reconciliao com os seus filhos. "Eu no tenho feito o que eu deveria fazer, mas eu quero ser um lder espiritual aqui em nosso lar. Deus me disse para ser. Ele me manda ser o lder. Alguns de vocs tornaram-se pais apenas recentemente e esto muito amedrontados. No to complicado. Apenas se lembre disso: " Tratar os meus filhos da mesma maneira como Deus me trata." Faa isso e voc ser um grande pai. Para os filhos: O seu pai no perfeito. Voc sabe disso. Ele sabe disso. Deus sabe disso. E nem a sua me perfeita. Mas eles so um presente de Deus para voc. Por alguma razo que escapa ao seu controle, e que ningum pode controlar, Deus escolheu eles para trazer voc ao mundo. Voc tem que honr-los por isto. um dos dez mandamentos "Honra a teu pai e a tua me". H uma promessa com ele. Talvez voc necessite ser perdoado tambm. Talvez voc tenha que admitir que tambm no perfeito ou perfeita e assim voc no ter que esperar perfeio dos seus pais. Talvez voc tenha que deixar Deus converter o seu corao aos seus pais a fim de que o corao dos seus pais sejam convertidos a voc. Para aqueles que ainda no tm aceito a Jesus Cristo: A Bblia diz que voc foi criado por Deus e que voc Sua criatura, mas voc s se torna filho de Deus, parte de Sua famlia, quando voc O recebe em sua vida, fazendo uma deciso de f onde voc diz a Jesus Cristo: "Entra em minha vida e pe em minha vida o Teu Esprito. Eu quero ser parte de Tua famlia." Deus ama voc. Hoje ns no falamos de paternidade mas sim de como Deus . Deus entende tudo acerca de voc e Ele aceita voc porque foi Ele quem fez voc. Ele disciplina voc porque Ele quer que voc seja melhor. Ele ama voc a atravs da morte de Jesus na cruz Ele tem mostrando afeio, afirmao e ateno por voc. Ser que Ele pode ser crido? Ele pode! A Bblia diz que Deus consistente, fiel, justo em todos os seus caminhos. Voc no ser desapontado. A fim de ser o tipo de pessoa que voc deseja ser, voc precisa do Seu Esprito em sua vida. Voc quer dizer: "Jesus Cristo, entra em minha vida e faz de mim a pessoa que o Senhor quer que eu seja" ? Faa essa orao agora. Pai, obrigado por Tua Palavra. Obrigado porque Tu s o Pai Perfeito para quem podemos olhar como o nosso modelo. No nome de Jesus, amm.

Anda mungkin juga menyukai