Anda di halaman 1dari 2

Experimento 1: Entalpia de Neutralizao

Objetivo Determinar o calor transferido durante diferentes transformaes qumicas e fsicas e verificar experimentalmente a lei de Hess.

Parte Experimental

Determinao da capacidade calorfica do calormetro Inicialmente, pesou-se um bquer de 100 mL que foi utilizado para ser o compartimente interno do calormetro durante todo o experimento. Preparou-se o calormetro e adicionou-se 40 mL de gua destilada em seu interior, em seguida, fechou o sistema e agitou-se o lquido contido dentro do sistema, mediu-se a temperatura at que o seu valor estivesse estabilizado. Em outro bquer, adicionou-se um volume de 40 mL de gua destilada e o aqueceu entre 15-20 C acima da temperatura ambiente utilizando um banho-maria. Colocou o bquer sobre a bancada, agitando e medindo a temperatura at a certeza de que ela esteja razoavelmente estabilizada. Aps a medida da gua quente, esta foi transferida para o calormetro contendo 40 mL da gua fria, e em seguida, foi fechado e mantido em agitao por alguns segundos e, realizou-se a medida de temperatura at que o seu valor estivesse estabilizado.

Determinao do calor de neutralizao de HCl(aq) e NaOH(aq) O sistema do calormetro foi totalmente seco e montado novamente, colocando em seu interior 40 mL de soluo de HCl 1 mol L-1 e 2 gotas de fenolftalena. Agitou-se e mediu-se a temperatura at que o seu valor estivesse estabilizado. Em seguida, retirou o termmetro do calormetro e mediu-se a temperatura de 45 mL de uma soluo NaOH 1 mol L-1 contida em um bquer de 50 mL, devendo estar a mesma temperatura da soluo de HCl contida dentro do calormetro. Em seguida, transferiu-se rapidamente a soluo bsica cida contida no calormetro, fechando o sistema, colocando o termmetro e mantendo a agitao da soluo por alguns segundos. Observou-se constantemente a temperatura e anotou o seu valor mximo. Posteriormente, o sistema foi desmontado tomando cuidado para no perder soluo, colocou o bquer sobre a bancada esperando a temperatura estar prxima da ambiente e o bquer foi pesado com a soluo dentro.

Determinao do calor de dissoluo do NaOH(s) O sistema do calormetro foi totalmente seco e montado novamente, colocando em seu interior 40 mL de gua destilada. Agitou-se e mediu-se a temperatura at que o seu valor estivesse estabilizado. Em seguida, adicionou-se rapidamente ao calormetro cerca de 1,60 g de NaOH, fechando o sistema e mantendo a agitao da soluo por alguns segundos. Observou-se constantemente a temperatura e anotou o seu valor mximo.

Determinao do calor de reao de HCl(aq) e NaOH(s) O sistema do calormetro foi totalmente seco e montado novamente, colocando em seu interior 40 mL de gua destilada e 45 mL de soluo de HCl 1 mol L-1. Agitou-se e mediu-se a temperatura at que o seu valor estivesse estabilizado. Em seguida, adicionou-se rapidamente ao calormetro cerca de 1,60 g de NaOH, fechando o sistema e mantendo a agitao da soluo por alguns segundos. Observou-se constantemente a temperatura e anotou o seu valor mximo. Posteriormente, o sistema foi desmontado tomando cuidado para no perder soluo, colocou o bquer sobre a bancada esperando a temperatura estar prxima da ambiente e o bquer foi pesado com a soluo dentro.

Determinao do calor de dissoluo de NH4Cl(s) O sistema do calormetro foi totalmente seco e montado novamente, colocando em seu interior 80 mL de gua destilada. Agitou-se e mediu-se a temperatura at que o seu valor estivesse estabilizado. Em seguida, adicionou-se rapidamente ao calormetro cerca de 4,30 g de NaOH, fechando o sistema e mantendo a agitao da soluo por alguns segundos. Observou-se constantemente a temperatura e anotou o seu valor mximo.

Anda mungkin juga menyukai