Anda di halaman 1dari 10

ndice Introduo .......................................................................................... 2 Noes de currculo............................................................................. 3 As dimenses do currculo................................................................... 4 A dimenso cultural do currculo......................................................... 4 A viso culturalista face ao currculo...................................................

6 A dimenso social do currculo............................................................ 7 Consideraes finais............................................................................. 9 Referncias bibliogrficas.................................................................... 10

1. Introduo O currculo envolve a construo de siginificado e valores culturais, econmicos, polticos e sociais. O currculo no est envolvido apenas com transmisso. Currculo uma construo social do conhecimento, pressupondo a sistematizao dos meios para que esta construo se efetive; a transmisso dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimil-los, portanto, produo, transmisso e assimilao so processos que compem uma metodologia de construo coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currculo propriamente dito. Assim, isso implica que essa organizao feita principalmente no projeto-poltico-pedaggico de cada escola deve levar em conta alguns princpios bsicos da sua construo. Entre eles o fato de, como j dito, o processo de desenvolvimento do currculo ter haver com a dimenso social, cultural, poltica, etc. O presente trabalho aborda questes preliminares sobre o currculo, nas dimenses sociais e culturais. Comearemos em primeiro plano abordar questes relacionadas com a noo de currculo e no segundo ponto por abordar assuntos relacionados com as dimenses do currculo; e de seguida uma incurso sobre a dimenso cultural, no esquecendo a viso culturalista, e no ponto seguinte faremos uma abordagem sobre a dimenso cultural do currculo e por fim alguma consideraes finais sobre o assunto em questo.

2. Noes de currculo No h consenso sobre o que currculo, declara Moreira (1997:11-12) sobretudo porque um conceito relacionado a uma complexidade de problemas e a uma construo cultural, histrica e sociamente determinada, porm ressalta que as definies de currculo geralmente, abrangem conhecimentos escolar, que tem predominado ao longo dos tempos, o currculo o conhecimento tratado quer do ponto de vista pedaggico e didactico pela escola e que deve ser aprendido e aplicado pelo aluno. Pelo enfoque de experincias de aprendizagem a serem vividas pelo estudante sob a orientao da escola. Para Pedra (1997) o currculo uma modalidade de reinterpretao histrica das praticas e saberes que circulam no espao social. Para ele, os diferentes conceitos de currculo no descrevem realidades diferentes, apenas informam sobre reinterpretao que determinado autor ou escola terica lhe deu. Assim aponta trs formas de se entender o currculo: Em primeiro lugar, dada pelos resultados, quando o currculo vem a ser um conjunto de conhecimento previamente selecionado e que so transmitidos na escola, esperando-se colher resultados como consequncia da aprendizagem. Em segundo lugar, pelas experincias, quando o currculo visto como um conjunto de experincias subordinadas e controladas pela escola. Em terceiro lugar, pelos princpios, forma esta que mais genrica e se liga a propostas educativas.

No quadro do pensamento ps- moderno, destaca-se Doll (1997:171-172) afirmando que, o currculo um processo no de transmitir ( o que habitualmente conhecido), mas o de explicar o que desconhecido. Doll acentua que o currculo no apenas um veculo para transmitir conhecimentos, mas um veculo para criar e recriar a ns mesmos e a nossa cultura. Portanto remete-nos a mostrar o quo responsvel no so somente instrumentos educacionais, mas tambm artefactos influentes no social e cultural. O currculo no neutro, sendo veiculo de conhecimentos selecionados, liga-se ao poder, a homogeneizao ou a diferenciao da escola, e por isso, os educadores precisam estar atentos as implicaes sociolgicas e culturais, a quando de sua estruturao.

3. As mltiplas dimenses do currculo Compreendendo a importncia que a cultura tem assumido frente a estrutura e a organizao da sociedade nos dias actuais, propomos breves reflexes sobre as dimenses culturais do currculo e a sua influncia na proposio de cultura inclusivas. Entendemos aqui por culturas inclusivas, princpios e valores que buscam ampliar a participao dos sujeitos nos processos decisrios do quotidiano das instituies por que circulam, negar a hegemonia cultural, tendo por base o reconhecimento do direito a diferena e a luta contra toda as formas de desigualdades e a discriminao em nossa sociedade. Posicionar a cultura como eixo central do currculo um desafio para nossas escolas. Moreira e Candau (2003) ressaltam que construir o currculo nesta perspectiva ira requerer do professor nova postura, novos saberes, novos objectivos, novos contedos, novas estratgias e novas formas de avaliao. Estamos convictos de que tais mudanas no se referem apenas aos professores, mas a toda a comunidade escolar. Tais valores inclusivos orientam as decises sobre as polticas e as praticas dirias em sala de aula e na escola como um todo. Toda pratica social depende do significado e com ele tem relao. A cultura uma das condies constitutivas de existncia dessa pratica, fazendo com que toda pratica social tenha uma dimenso cultural e estabelecendo relaes entre as praticas escolares e as culturais (Hall, 1997). Para Moreira e Candau (2003: 160-161) a escola , sem duvida, uma instituio cultural. Os autores consideram que as relaes entre a escola e a cultura no podem ser concebidas como dois polos independentes, mas sim como universos entrelaados como uma teia tecida no quotidiano e com fios e nos profundamente articulados. No entanto denunciam que o que caracteriza o universo escolar a relao entre culturas; relao esta atravessada por tenses e conflitos. A escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferena1. Tende a silencia-la. Sente-se mais confortvel com a homogeneizao e a padronizao. 3.1 A dimenso cultural do currculo O currculo segundo Giroux (cit. Silva, 2000: 51-56) deve ter em conta o caracter historico, tico e poltico das aces humanas e sociais, caso contrrio, o currculo contribuir para as desigualdades das injustias sociais. O autor critica autores a Ideologia de Althusser; a crtica cultural de Bourdieu Passeron; o principio da correspondncia de Bowles e Gintis, alegando haver uma rigidez estrutural e como consequncias pessimistas dessas teorizaes. Na verdade as criticas de Giroux surgem para superar as falhas e omisses das teorias acima referidas.
1

Bordieu e Passeron dizem que a escola mascara por de trs de um descurso sobre a Iguladede de Oportunidades, processo de seleco social que conduzem a justificao dessas desiguladade (Troger, 2009:124).

No entanto, ele esteve preocupado, em apresentar uma alternativa que superasse o pessismo e o imobilismo sugeridos pelas teorias da reproduo (ibdem). Outro elemento fundamental a retermos quando se analisa o currculo como poltica cultural a influencia que o autor teve de Paul Will, sendo particularmente a produo de uma cultura atendendo o momento e o espao de criao autnoma e activa, esta por sua vez pode ser explorada para uma resistncia mais politicamente informada (ibdem). Entretanto, o que ele procura demonstrar que se tivermos um currculo com estas caractersticas ser possvel canalizar o potencial de resistncia demonstrado por estudantes e professores para desenvolver uma pedagogia e um currculo que tenham um contedo claramente poltico e que seja critico das crenas e dos arranjos sociais dominantes. O currculo para Giroux deve compreender fundamentalmente os conceitos de emancipao e libertao. E para melhor entendermos estes dois conceitos o autor explica atravs de outros trs conceitos, no caso: 1-Esfera Pblica; 2- Intelectual Transformador e 3- Voz (Giroux, apud Silva: 2000). Sendo que o primeiro, a Esfera pblica a escola e o currculo devem funcionar como uma esfera pblica democrtica. E Quanto ao segundo Intelectuais Transformador que Gramsci designa por Intelectuais Orgnico, onde os professores so vistos como o elemento primordial de uma transformao (idem), da capacidade de compreender os factos, ou seja, a escola e o professor devem contribuir, em primeiro lugar, para a libertao dos grupos oprimidos (Marques, 1999: 57-64). E por ltimo temos a Voz, esta por seu turno visa apontar a necessidade de construo de um espao onde os anseios, desejos e os pensamentos dos estudantes possam ser ouvidos e atentamente considerados. Ainda segundo Giroux (Cit.Marques, 1999: 57-64) diz-nos que a educao deve fazer-se no seio do grupo, por meio do grupo, para emancipar o grupo; defesa da incorporao do trabalho produtivo; procura da formao de um homem novo , liberto da alienao, critico da cultura e da civilizao burguesas e aberto participao no combate a favor das culturas oprimidas; defesa de que a educao compete ao Estado. A titulo de exemplo de currculos no emancipatrio temos o currculo ocidental- que hegemnico. Partindo dessa anlise do currculo como opo cultural, Jos Gimeno Sacristn (cit. Melo, 2012:4) apresenta uma definio de currculo em um sentido amplo. Para ele, o termo definido como o projeto seletivo de cultura, cultural, social, poltica e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condies da escola tal como se acha configurada. Em suma, podemos deduzir que a resposta da Pedagogia critica clara: eliminar o currculo elitista e hegemnico, diferenciar e flexibilizar os Currculos, tanto quanto necessrio, para que todos os alunos sejam bem sudedido (Idem).

3.1.1 - A viso culturalista face ao currculo Os estudos culturais2 concentram-se na anlise da cultura. Para Raymond Williams (apud Silva, 2000: 138-139) a cultura compreendida como forma global de vida ou como experiencia vivida de um grupo social e como um campo relativamente aberto da vida social e dinmico. Os estudos culturais concebem a cultura como campo de luta em torno da significao social. "A cultura assim entendida como um campo de produo de significados no qual os diferentes grupos sociais, situados em oposies diferenciais de poder, lutam pela imposio dos significados `a sociedade mais ampla" (idem). Na prespectiva de Silva (2000:139), a cultura vista como um campo porque onde se define no apenas a forma que o mundo deve ter, mas tambm as formas como o grupos e as pessoas devem ser. Para Silva (2000: 140) os estudos culturais permitem-nos conceber o currculo em dois sentidos: O primeiro sentido, permite-nos encarar o currculo como um campo de luta em torno da significao e da identidade. A partir dos estudos culturais podemos ver o conhecimento e o currculo como campos culturais, como campos sujeitos disputa e interpretao, nos quais os diferentes grupos tentam estabelecer a sua hegemonia (ibdem). Ainda na esteira do pensamento de Silva (ibdem) o currculo visto como um artefacto cultural em pelo menos dois sentidos: 1) a instituio do currculo uma inveno social como qualquer outra; 2) o contedo do currculo uma construo social. Silva adianta que como toda construo social, o currculo no pode ser compreendido sem uma anlise das relaes de poder que fizeram e fazem com que tenhamos esta definio determinada de currculo e no outra, que fizeram e fazem com que o currculo inclua um tipo determinado de conhecimento e no outro (id, ibdem). No segundo sentido, uma perspectiva culturalista sobre o currculo tambm procuraria descrever as diversas formas de conhecimento corporizadas no currculo como resultado de um processo de construo social (Silva, 2000: 141). Esta prespectiva tentaria incorporar no currculo as diversas pesquisas e teorizao feitas no mbito mais amplo dos Estudos Culturais - pesquisas que procuram focalizar as diversas formas de conhecimentos como epistemologias sociais ( ibdem). Nesta prespectiva, para os culturaistas o conhecimento no uma revelao ou reflexo da natureza ou da realidade, mas o resultado de um processo de criao e interpretao. Toadas formas de conhecimento so vistas como o resultado dos aparatos
2

Nos estudos culturais a cultura era identificada exclusiva e estreitamente, com as chamadas grandes obras da literatura e das artes em geral e sua definio abrange tambm a cultura popular [Silva:2000].

- discursos, prticas, instituies, instrumentos, paradigmas - que fizeram com que fossem construdas como tais (ibdem). 3. 2. A dimenso social do currculo A escola e o currculo sofrem influncias poderosas de todas as modificaes do mundo, recebendo constantes desafios da sociedade, da comunidade onde est inserida, dos prprios alunos e dos professores. Durkheim, j em 1922, com sua obra ducation et Sociologie, chamava a ateno para a necessidade dos educadores se voltarem para a sociedade, dizendo que como as sociedades experimentavam transformaes profundas, tambm a educao necessitava ter transformaes e ainda salientava que:

a sociedade, pois, que devemos interrogar; so as suas necessidades que devemos conhecer, porquanto a elas que nos cumpre atender. Limitar-nos a olhar para dentro de ns mesmos, seria desviar nossos olhos da realidade que nos importa atingir, e isso nos colocaria na impossib-ilidade de nada compreender do movimento de arrasta o mundo, ao redor de ns e ns prprios com ele. (DURKHEIM, 1975, p. 90).

Nos anos 70/80, nos Estados Unidos e na Inglaterra, vrias pesquisas sobre o currculo perceberam correlaes importantes que mostraram como o currculo estava vinculado ao contexto social e vice-versa; havia uma ligao entre a estratificao do conhecimento e a estratificao social; e tambm entre as formas de organizao do currculo e do ensino e as formas dominantes de poder e de controle social da sociedade. O currculo est fortemente comprometido com relaes de poder, ao transmitir vises sociais particulares e interessadas, assinala Moreira e Silva (1995). Outro contributo importante para o estudo desta dimenso social do currculo de Basil Bernstein (cit. Silva, 2000: 74) que para ele o conhecimento educacional formal encontra a sua realizao atravs de trs sistemas de mensagens: O currculo, a pedagogia e a avaliao. Silva (apud, 2000: 74) adianta que o currculo define o que conta como conhecimento vlido. A pedagogia define o conta como transmisso vlida do conhecimento e a avaliao define o que conta como realizao vlida desse conhecimento da parte de que ensinado. Bernstein no se preocupa com o contedo propriamente dito do currculo, est mais preocupado com as relaes estruturais entre os diferentes tipos de conhecimentos que constituem o currculo, quer saber como o currculo est estruturalmente organizado e alm disso pergunta como os diferentes tipos de organizao do currculo esto ligados a princpios diferentes de poder e controlo (Silva, 2000: 75). Bernstein (cit. Silva, 2000: 75) distinguia dois tipos fundamentais de organizao estrutural do currculo:
7

1. O currculo tipo coleco: Neste tipo de currculo as reas e campos de conhecimentos so mantidos fortemente isolados, separados e no h permeabilidade entre as diferentes reas de conhecimentos. 2. O currculo integrado: neste currculo as distines entre as diferentes reas de conhecimentos so muito menos ntidas e muito menos marcadas. A organizao do currculo obedece a um princpio abrangente ao qual se subordina toda as reas que o compem. O conceito de cdigo fundamental na sociologia de Bernstein. Para ele o cdigo precisamente gramtica da classe3, implcita e diferencialmente adquirida pelas pessoas das diferentes classes (Silva, 2000: 75). Bernstein sustenta que as crianas de origem sociais diversas desenvolvem cdigos, ou formas de discurso diferentes no comeo da sua vida que afecta as suas experiencias escolares posteriores. Ele no se preocupa com diferenas em termos de vocabulrios ou desempenho verbal, no sentido usual, o seu interesse recai sobre as diferenas sistemticas no uso da linguagem, e em particular sobre o contraste existente, a este respeito, entre as crianas mais pobres e as mais ricas (Giddens). Bernstein distingui dois tipos de cdigo. O cdigo elaborado que utilizado pelas crianas da classe mdia ou escola e o cdigo restrito utilizado pelas crianas operria.

Classe aqui entendida como um grupo grande de pessoas que partilham recursos econmicos comuns, que influenciam fortemente o seu estilo de vida (Giddens, 2002:284) .

4. Consideraes finais

guisa de concluso, o entendimento atual do currculo localiza-o em um enfoque como um artefacto cultural. E o que isso significa? Significa a traduo de valores, pensamentos e perspectivas de uma determinada poca ou sociedade. Ento, o currculo um instrumento de veiculao dos valores constituintes desse tempoespao social e cultural. Existe uma nfase do processo de constituio do currculo, articulada com as formas atravs das quais ele tambm constitui identidades e subjetividades. Esse enfoque situa um entendimento poltico, sociocultural e suas implicaes com a diversidade cultural (MELO, 2003). Como artefacto cultural, o currculo faz parte das polticas centradas na cultura. O currculo converte-se em um instrumento de seleo cultural e social. Portanto, abordamos este assunto em cinco momentos importantes. No primeiro momento fizemos uma incurso sobre questes conceptuais sobre a noo de currculo, onde foi dito que o currculo no neutro, sendo veiculo de conhecimentos selecionados, liga-se ao poder, a homogeneizao ou a diferenciao da escola, e por isso, os educadores precisam estar atentos as implicaes sociolgicas e culturais, a quando de sua estruturao. No segundo momento tecemos algumas consireaes sobre as dimenses do currculo, onde conclumos que para alm das dimenses socias e culturais, o currculo tem outras dimenses que so a poltica e ideolgica. No terceiro ponto fizemos uma abordagem relativamente a questo da dimen~so cultural do currculo onde dissemos que intendido como um projeto seletivo de cultura, cultural, social, poltica e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condies da escola tal como se acha configurada; e tentamos ainda perceber a viso culturalista sobre o currculo. No quarto e ultimo momento deste trabalho discorremos sobre a questo da dimenso social do currculo em que demos conta que o currculo est fortemente comprometido com relaes de poder, ao transmitir vises sociais particulares e interessadas e que os educadores devem se voltarem para a sociedade como chamava ateno Durkheim.

Referencias Bibliogrficas

DURKHEIM, E (1975). Educao e sociologia. 10. ed. So Paulo: Melhoramentos. GIDDENS, Anthony (2001) Sociologia. Lisboa, Colost Gulbenkiam, 6 edio. GIROUX, Henry (1992) Pedagogia radial e o intelectual transformador. So Paulo: Cortoz editora.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (1995) Sociologia e teoria crtica do currculo: uma introduo. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. da (Org.). Currculo, cultura e sociedade. So Paulo: Cortez,.k p. 7-37. SILVA, T.T (2000) Teorias do currco: Uma introduo crtica. Porto Editora.

HALL, Stuart (1997) A Centralidade da cultura: notas sobre as revolues culturais do nosso tempo. Educao e realidade, Porto Alegre. MACEDO, Elizabeth (2006) Currculo sem fronteiras, currculo: poltica, cultura e poder. MOREIRA, Antnio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria (2003) Educao Escolar e Cultura (s) in Construndo Caminhos. Revista brasileira de educao.

10

Anda mungkin juga menyukai