Anda di halaman 1dari 7

CURSO TCNICO DE EDIFICAES EM NVEL MDIO (E-TEC) DESENHO TCNICO

COTAGEM A norma que padroniza as formas de cotagem a NBR 10126/87. COTAGEM a indicao das medidas das peas em seu desenho. Para a cotagem de um desenho so necessrios trs elementos: a) Linha de Cota; b) Linha auxiliar; e c) Cota.

O que uma cota pode indicar: Comprimentos, larguras, alturas, profundidades; Raios e dimetros; ngulos; Coordenadas; Forma (circular, quadrada, esfrica), caso a vista no mostre claramente; Quantidade (por exemplo nmero de furos); Cdigo/ Referncia do produto; Ordem de montagem; Detalhes construtivos, observaes. Linhas de Cota so linhas continuas estreitas, com setas nas extremidades ou podem ser traos oblquos com inclinao de 45 ou setas. Nessas linhas so colocadas as cotas que indicam as medidas da peca.

A Linha Auxiliar uma linha continua estreita que limita as linhas de cota. Cotas so numerais que indicam as medidas bsicas da pea e as medidas de seus elementos. As medidas bsicas so: comprimento, largura e altura. Conforme a ilustrao a seguir:

CUIDADOS na Cotagem: 1. Ao cotar um desenho necessrio observar o seguinte:

2. As cotas guardam uma pequena distancia acima das linhas de cotas. As linhas auxiliares tambm guardam uma pequena distancia das vistas do desenho tcnico:

3. As cotas devem ser colocadas de modo que o desenho seja lido de esquerda para direita e de baixo para cima, paralelamente dimenso cotada. 4. Caso a unidade seja diferente da adotada no desenho esta dever ser indicada. 5. Em um mesmo desenho a indicao dos limites da cota deve ser de um nico tipo e tambm deve ser de um nico tamanho. S permitido utilizar outro tipo de indicao de limites da cota em espaos muito pequenos.

As cotas menores devem ficar no interior das maiores, evitando-se o cruzamento de linhas.

Smbolos indicativos das formas cotadas

Cotas que indicam TAMANHO e cotas que indicam LOCALIZAO de elementos: Exemplos de peas com elementos:

As cotas de tamanho referem-se s medidas do elemento, necessrias execuo da pea. As cotas de localizao indicam a posio do elemento na pea, ou a posio do elemento em relao a outro, tomado como referncia. Assim, para fabricar peas como essas necessrio interpretar, alem das cotas bsicas, as cotas dos elementos. Veja a ilustrao a seguir:

Onde, A cota 9 indica a localizao do furo em relao altura da pea; A cota 12 indica a localizao do furo em relao ao comprimento da pea; e As cotas 10 e 16 indicam o tamanho do furo. Cotas de PEAS SIMTRICAS: A utilizao de linha de simetria em pecas simtricas facilita e simplifica a cotagem, conforme os exemplos a seguir:

Cotas de elementos circulares Na cotagem de raios, o limite da cota definido por somente uma seta que pode estar situada por dentro ou por fora da linha de contorno da curva. Podem ser incorporadas s cotas informaes sob a forma de smbolos necessrios ao completo entendimento. Pode escolher em cotar uma circunferncia pelo raio ou pelo dimetro, o que for mais conveniente.

Ao cotar uma curva ou circunferncia, deve-se localizar o centro do raio:

Freqentemente as medidas encontram-se em espaos estreitos. Para isso, pode recorrer em simplificar o desenho da cota, omitindo as setas; ou ento puxar a medida da cota para fora, conforme a figura abaixo.

Quando o centro de um arco de grande raio estiver localizado fora dos limites do desenho, o raio poder ser representado por uma linha quebrada duas vezes ou apenas por um trecho do raio real (a direo da cota aponta para a localizao real do centro do arco).

Os elementos cilndricos sempre so dimensionados pelos seus dimetros e localizados pelas suas linhas de centro.

Observao: de bom uso alinhar cotas em sequncia (no qual pode-se aproveitar setas de cotas adjacentes para cotar espaos estreitos). Tambm usa-se cotar as dimenses totais da pea no deixe para quem for ler o desenho calcular.

ngulos: A linha de cota utilizada na cotagem de ngulos traada em arco cujo centro est no vrtice do ngulo.

No desenho tcnico os chanfros podem ser cotados de duas maneiras: por cotas lineares e por cotas lineares e angulares. Cotas lineares so aquelas que voc viu at aqui. Elas referem-se a medidas de extenso. Cotas angulares so aquelas que indicam medidas de aberturas de ngulos.

Veja a outra forma de cotagem do chanfro, utilizando cotas lineares e cotas angulares. Neste exemplo os dois chanfros so diferentes, portanto cada um deles deve ser cotado separadamente.

Observe primeiro o chanfro da esquerda. O tamanho deste chanfro ficou determinado por uma cota linear 7 e uma cota angular 25. A cota 7 indica a altura do chanfro e a cota 25 indica a abertura do ngulo do chanfro. Nos dois casos, a largura do chanfro coincide com a largura da pea, que 7 mm, como mostra a seo rebatida dentro da vista. Quando a linha de cota est na posio inclinada, a cota acompanha a inclinao para facilitar a leitura. Veja a figura a seguir:

Cotagem de ELEMENTOS ESFRICOS: Elementos esfricos so elementos em forma de esfera. A cotagem dos elementos esfricos feita pela medida de seus dimetros ou de seus raios. Segundo a figura a seguir, ESF: Esfrico, f: dimetro, e R: Raio.

Hbitos a serem evitados: No repetir cotas, salvo em casos especiais; No usar qualquer linha do desenho como linha de cota; Evitar que uma linha de cota corte uma linha auxiliar; No esperar de quem for ler o desenho que faa somas e subtraes: cotar todas as medidas e as dimenses totais; Evitar cotar linhas ocultas; Evitar cotas dentro de hachuras.

Anda mungkin juga menyukai