Anda di halaman 1dari 9

Beneficiamento. So processos aplicados aos materiais txteis com finalidade de prepar-los para tingimento, estampagem e acabamento final.

So enquadrados nesta categoria os processos de :

Chamuscagem Retira, por queima, os plos do substrato txtil (fios ou tecidos) visando um aspecto final mais liso. Normalmente utilizado nos fios ou tecidos de algodo. Desengomagem: Elimina a goma aplicada no urdume durante a sua produo na tecelagem. As gomas devem ser removidas porque so prejudiciais aos demais processos de beneficiamento, uma vez que dificultam a penetrao dos banhos nos diversos tratamentos. Cozinhamento ou Purga: Remove leos ou graxas de enzimagem, bem como, impurezas do algodo (fragmentos de sementes, folhas, poeira, etc.) efetuado em meio alcalino hidrxido de sdio com adio de um agente de lavagem (detergente). Mercerizao: Confere ao material txtil celulsico vrias caractersticas, cujas principais so: brilhos acentuados, maior afinidade aos corantes, toque mais macio. Esse tratamento consiste na aplicao de uma soluo de hidrxido de sdio concentrado (26 a 32B), a frio (mximo a 18C), sob tenso, ao algodo e ao linho, quando sob a forma de fio ou de tecido. Carbonizao: Remove impurezas vegetais (folhas, cascas) das fibras de l por meio de tratamento com cido sulfrico, que carboniza os resduos vegetais contidos na l, para que possam ser removidos posteriormente, por exemplo, por batimento. Alvejamento Qumico: Retira a colorao artificial das fibras clareando-as, utilizado quando se quer obter artigos finais brancos ou tingidos em cores claras. Conforme o destino do material (tinturaria, estamparia, ou artigos brancos), emprega-se uma receita de alvejamento com menor ou maior grau de alvura.

Beneficiamentos secundrios So processos aplicados que visam dar cor ao substrato txtil. As matrias que proporcionam essa modificao so chamadas corantes. Tingimento A tinturaria visa a aplicao por igual, uniforme do corante sobre txteis, enquanto que a estamparia visa aplicao parcial do corante em formas de desenhos. No h um tipo de corante que tinja todas as fibras existentes, assim como no h fibra que possa ser tingida por todos os corantes conhecidos. Classes de Corantes Corantes cidos Fibras Nylon, elastano, proticas, tipo especial tingibilidade rayon. Caractersticas Importantes Cores brilhantes, grande parte no slido lavagem. Solidez luz e transpirao de ruim a boa. Excelente solidez lavagem a seco. Cores opacas, mas excelente solidez luz, lavagem e transpirao; largamente usados em l. Tonalidades brilhantes de excelente solidez luz, lavagem, transpirao esfregamento nas fibras sintticas. Solidez ruim luz e a lavagem celulsica e protica. Solidez ruim lavagem. Solidez luz varivel. Alguns so excelentes e usados em estofados e tapearias. Solidez transpirao e lavagem a seco de boa a excelente.

Corantes a cromo Idem acima (tambm chamados demordemente) Corantes catinicos Acrlicos, modacrlicos, (tambm chamados tingibilidade catinico corantes bsicos) polister e nylon, tambm celulsicas e fibras proticas. Corantes diretos (tambm celulsicas chamados substantivos)

Diretos/Corantes Revelao. Corantes dispersos

de Idem anterior Acetato, triacetato, acrlico, modacrlico, nylon e polister.

Corantes dispersos/revelao Corantes reativos

Idem anterior Maioria celulsica. Tambm em menor grau utilizados nas proticas e nylon.

Corantes naftol (tambm Celulsicas chamados diazotao, corante ao gelo).

Corantes ao enxofre

Celulsicas

Idem anterior, exceto que a solidez lavagem de boa a excelente. Solidez lavagem varia de acordo com a fibra. Ruim no acetato, excelente no polister. Boa a excelente solidez transpirao, esfregamento e lavagem a seco. Solidez luz de regular para boa. Maioria azul escuro e preta. Mesmas propriedades acima. Tonalidades brilhantes. Geralmente de boa a excelente solidez luz, lavagem, transpirao e ao esfregamento. Solidez ruim clorinas. Corante difcil na obteno de tonalidades semelhantes. Cores brilhantes, maioria vermelhos intensos, amarelos e azuis. Solidez luz variando de ruim excelente. Solidez lavagem, transpirao de boa excelente. Tonalidades intensas podem ter baixa solidez. Cores escuras. Predominantemente azul, preto e marrom. Excelente solidez luz, lavagem, transpirao. Solidez ruim clorinas. Alguns corantes ao enxofre causam deteriorizao (enfraquecimento) do tecido se estocado por longo perodo de tempo.

Corantes vat

celulsicas

A maioria tem excelente

Pigmentos

solidez luz, lavagem e transpirao. Solidez clorinas e oxidantes. Pode desbotar com a frico se aplicado impropriamente. Todas as fibras (aplicado a No um corante tecidos somente como uma verdadeiro. Colocado na cor slida ou estampada). fibra mecanicamente atravs de resinas. Cores fortes tendem a engomar o tecido. A maioria com excelente solidez luz. Cores mdias com solidez de regular a boa lavagem manual. Cores mdias e intensas tm baixa solidez frico.

O Tingimento considerado satisfatrio, quando o corante no puder ser retirado por esfregamento, lavagem, suor, calor e/ou luz. O termo solidez indica o grau de resistncia de um tingimento ou estampa aos diversos agentes fsicos e qumicos. Em funo do artigo e da aplicao final que se exige a solidez do tingimento.

Estamparia As estampagens txteis utilizam as mesmas anilinas de tecido aplicados no tingimento de tecidos. O mesmo princpio de classes de corantes, tendo seletas afinidades s fibras e s caractersticas gerais de solidez, so aplicveis tanto estamparia como ao tingimento. Os corantes ou pigmentos utilizados na estamparia devem ser encorpados com espessantes ou gomas para evitar manchas, expanso ou distoro do desenho de estamparia. A soluo espessa e consistente chamada de pasta de estamparia. Tipos de estamparia Estampa a quadro manual O quadro composto por uma tela perfurada microscopicamente coberta por um verniz, exceto as partes correspondentes ao desenho. A pasta com corante forada a passar para o tecido com auxlio de uma rgua. O tecido fixo e o quadro movimentado por dois operadores. Estampa a quadro automtico O quadro idntico ao quadro manual, porm o tecido se movimenta e o quadro se levanta automaticamente. Estampa a rolo (cilindro gravado) O cilindro de ao, com gravao em baixo relevo, onde se deposita a pasta a ser transferida ao tecido. Estampa por transferncia O processo constitudo pela transferncia da estampa existente num papel para o tecido, pela ao da temperatura. Este processo aplicvel aos tecidos 100% sintticos ou aos misturados com outras fibras com no mnimo 50% de fibra sinttica.

Algumas tcnicas especiais de estampar Rongear (Rongean-Roer) Aplica-se sobre tecidos previamente tintos uma pasta contendo produtos redutores, que retira o corante do tingimento nas reas desejadas, retornando a cor original do tecido. Devore Consiste em aplicar uma pasta com um produto que dissolve apenas um tipo de fibra de um tecido misto. Essa tcnica resulta em um efeito muito especial, pois a fibra s ser destruda, onde for aplicada a pasta. Estampa por flocagem um tipo de estamparia, em que pequenas partculas de fibras so aderidas na superfcie do tecido de acordo com o desenho. O processo consiste em primeiramente estampar o desenho com um adesivo ao invs de corantes ou pigmentos e em seguida expor o tecido aos flocos de fibra. Os flocos iro fixarse na superfcie do tecido somente nas partes onde o adesivo foi aplicado.

Beneficiamentos tercirios Acabamento So todas as operaes executadas nos substratos txteis, visando torn-lo prprio ou mais adequado para o fim ao qual se destina, ou seja, torn-lo mais nobre para sua comercializao. Alguns tipos de acabamentos qumicos e fsico-qumicos: Acabamentos qumicos e fsico-qumicos: Estes dois tipos de acabamentos esto intimamente ligados, por isso sero descritos em conjunto. aplicao de amaciante: Pode ser feita em fios ou tecidos, tanto por esgotamento quanto em contnuo. Tem como finalidade dar um toque mais suave ao tecido e, s vezes, melhorar o caimento dos vesturios. Podem tambm ser aplicados em peas j confeccionadas.
-

encorpantes: Tem como objetivo dar mais rigidez ou mais corpo ao tecido. Pode ser com goma de amido, lcool polivinlico, etc. Suas aplicaes so diversas: tapearia, forraes, vesturio, etc. lubrificantes: Aplica-se parafina nos fios destinados a costura para diminuir o atrito das agulhas com o tecido. anti-ruga (lave-use) Podem ser permanentes (slidos lavagem) ou no permanentes. Tm a finalidade de diminuir a formao de rugas e muitas so as resinas utilizadas nesse processo. Por exemplo: uria formol; uria formol modificada; melamnica; reactantes; etc. A mais slida destas a reactante. As aplicaes so diversas: vesturio externo, roupas de cama e outros.

repelente gua: Aplicao de resinas que no permitem o tecido absorver gua,quando submetido a alguma ao mecnica ou com imerso por tempo prolongado. interessante observar que este acabamento permite a passagem do ar. Aplicaes: vesturio (jaquetas, blusas, capas, etc.); camping (barracas principalmente); etc... impermeabilizante: Resinas destinadas a tornar o tecido impermevel, no permitindo a passagem da gua, nem por ao mecnica. Estas resinas tambm tornam o tecido impermevel ao ar. Aplicaes: lonas; tecidos; guarda-chuvas; etc... anti-chama: Acabamento com finalidade de impedir a propagao de chamas. Aplicaes: cortinas, forraes, roupas de beb, etc. repelente a manchas (scothgard): um acabamento que facilita a remoo de manchas dos tecidos. Aplicaes:Vesturio, forraes decorativas, roupas de mesa, etc. Este acabamento marca registrada, e possui, inclusive, etiqueta de qualidade.

Acabamentos fsicos: calandragem: Melhora o brilho e tambm o toque dos tecidos de algodo e dos mistos. Aplicaes: vesturios, roupas de cama, etc... Outros efeitos podem ser conseguidos em calandras com cilindro gravado, por exemplo: podem formar listras ou desenhos em relevo no tecido. O efeito chintz tambm feitos em calandras. flanelagem: Utilizada na obteno de tecidos com superfcies peludas, como flanelas, ou para levantar plos em tapetes e carpetes. Estes efeitos so obtidos em flaneleiras mquina provida de vrios cilindros com agulhas que fazem o atrito enrgico na superfcie do tecido. lixamento: Para se obter o lixado muito utilizado em jeans. Esse efeito conseguido com o atrito de cilindros revestidos de lixas. fixao por vapor ou ar quente: Para fornecer estabilidade dimensionalaos artigos de fibras sintticas, tecidos em geral, malhas, meias, etc., sanforizao: Acabamento de pr-encolhimento, para evitar que o tecido de algodo encolha nas lavagens posteriores. obtido em mquina especial (sanforizadeira) destinada a executar esse trabalho. As aplicaes so as mais diversas. Esse acabamento tambm possui etiqueta de qualidade, para que o tecido receba a etiqueta sanforizada dever ter no mximo 1% de encolhimento residual.
-

Anda mungkin juga menyukai