Anda di halaman 1dari 33

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA

Profa. MSc. Aldalcia Gomes aldalucia.gomes@gmail.com

METODOLOGIA: definio
Conjunto de critrios e mtodos utilizados para se construir um saber cientfico e vlido (Silva & Silveira, 2009).

METODOLOGIA: diviso

Metodologia do trabalho cientfico

Metodologia da pesquisa cientfica

Metodologia cientfica

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO


Trata da estrutura geral do trabalho acadmicocientfico, como estudar, fazer fichamentos e leituras, como estruturar projetos e monografias, englobando tambm a sua forma de apresentao tcnica (usando as normas da ABNT, por exemplo).

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA


Estruturao da pesquisa (qualitativa e quantitativa), escolha dos instrumentos tcnicos adequados (entrevistas, questionrios) e sua correta aplicao.

METODOLOGIA CIENTFICA
De cunho terico, reflete sobre os mtodos e sua ligao com a produo do saber nas mais diversas cincias, englobando tambm uma parte da epistemologia.

PROJETO DE PESQUISA
Um projeto de pesquisa fruto do trabalho vivo do pesquisador. Para realiz-lo ser necessrio a articulao de informaes e conhecimentos disponveis, uso de certas tecnologias (o uso de internet ou de certos programas).

PROJETO DE PESQUISA
Para ser considerado projeto de pesquisa, deve fundamentalmente responder algumas perguntas.

Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM PROJETO DE PESQUISA


O que pesquisar? Para que pesquisar? Por que pesquisar? Como pesquisar? Por quanto tempo pesquisar? Com que recursos? A partir de quais fontes?

O que pesquisar?
Definio do tema e escolha do problema. Por exemplo: estou interessado(a) em pesquisar sobre o problema(de) da ..................................... Questes Norteadoras (pelo menos 3) Estou interessado(a) nessa situao problema porque quero encontrar resposta s seguintes perguntas:............................................................

TEMA NO TTULO!
Ex: A explorao sexual de crianas e adolescentes.(Tema) Ex: A explorao sexual de crianas e adolescentes do municpio de Iranduba. Ex: A explorao sexual de crianas e adolescentes da Escola Estadual Senador Joo Bosco Ramos de Lima do Municpio de Iranduba. (Ttulo)

Para que pesquisar?


Definio dos objetivos (busca-se responder ao que pretendido com a pesquisa. Objetivo geral: o fio condutor da pesquisa. Objetivos especficos: consistem no desdobramento do objetivo geral e podem ser vistos tambm como a aes indispensveis para se atingir o geral.

Por que pesquisar? (Justificativa)


Trata-se da relevncia, do por que tal pesquisa deve ser realizada. Quais motivos a justificam? Geralmente so motivos de ordem pessoal, social (institucional) e cientfico.

Como pesquisar? (Metodologia)


1) Se as perguntas esto direcionadas aos autores da educao (Pesquisa bibliogrfica); 2) Se as perguntas esto direcionadas aos textos dos atores da educao (Pesquisa documental); 3) Se as perguntas esto direcionadas aos atores da educao (Pesquisa de campo).

Por quanto tempo pesquisar? (Cronograma)


O projeto deve traar o tempo necessrio para a realizao de cada uma das etapas propostas. Muitas tarefas podem, inclusive , ser realizadas simultaneamente.

Com que recursos? (Oramento)


Este item compe os projetos de pleiteiam financiamento para a sua realizao, caso contrrio o pesquisador deve apenas mencionar que o projeto ser realizado sem financiamento.

A partir de quais fontes ( Citaes e Referncias)


Geralmente, num projeto cientfico , muitos autores e dados so citados. H uma enorme variedade de fontes que um projeto pode utilizar: livros, captulos de livros, artigos de revistas cientficas, jornais, documentos oficiais, teses, dissertaes, monografias etc.

Construindo o projeto
1) Se as perguntas esto direcionadas aos autores da educao (Pesquisa bibliogrfica); 2) Se as perguntas esto direcionadas aos textos dos atores da educao (Pesquisa documental); 3) Se as perguntas esto direcionadas aos atores da educao (Pesquisa de campo).

Fazendo Opes do Mtodo


1) Se as perguntas do pr-projeto de PC indicam a necessidade de investigar os fenmenos educacionais em toda a sua complexidade e em contexto natural (Pesquisa Qualitativa).

Fazendo Opes do Mtodo


2) Se as perguntas do pr-projeto de PC indicam a necessidade de investigar fatos educacionais sob uma determinada perspectiva para fornecer indicadores e/ou nveis, testar determinadas hipteses tericas ou prticas, determinar causas e correlaes entre diferentes respostas (Pesquisa Quantitativa).

OS TRS ENFOQUES DA PESQUISA

Se...
Voc quer responder perguntas, tais como: o que faz com que as pessoas? Qual a maior causa da? Qual o nvel de conhecimento da populao sobre? Qual das variveis (sexo, idade, nvel de escolaridade e renda), mais interferem na deciso?

O ENFOQUE ADEQUADO ...


Emprico-Analtico, pois visa: Analisar relaes causais, mapear presenas, avaliar o impacto de variveis, testar hipteses, chegar a leis gerais, verificar nveis e graus, pontuar ndices...

Se...
Voc quer responder perguntas, tais como: qual o significado(de) da? Quais os mitos, medos e preconceitos em torno(de) da? O que sentem aqueles que? O que professores e estudantes sabem sobre?

O ENFOQUE ADEQUADO ...


Compreensivo, pois visa: Descrever significados e/ou saberes, interpretar sentimentos, compreender percepes, desvendar tabus, crenas, mitos etc.

Se...
Voc quer responder perguntas, tais como: como vm se dando ao longo do tempo o processo de? O que vem acontecendo com a escola? Que estratgias so mobilizadas para enfrentar o problema? Como a populao se posiciona diante da questo? Quais as contradies? Entraves? Pistas de superao? Ento...

O ENFOQUE ADEQUADO ...


Crtico-Dialtico, pois visa: Fazer anlise histrico crtica do cotidiano, discutir prticas, refletir trajetrias, delinear movimentos coletivos, discutir estratgias, propor mudanas etc.

Aspectos da Pesquisa Quantitativa


Os modernos mtodos cientficos de pesquisa tm suas razes por volta do comeo do sculo XVII, principalmente pelo pensamento de Descartes, Bacon e Galileu. Pesquisa Quantitativa; Pesquisa Emprica; Mtodo Cientfico Tradicional.

Aspectos da Pesquisa Qualitativa


Nessa modalidade de pesquisa, o pesquisador procura reduzir a distncia entre a teoria e os dados, entre o contexto e ao, usando a lgica da anlise fenomenolgica (compreenso dos fenmenos pela sua descrio e interpretao). As experincias pessoais do pesquisador so elementos importantes na anlise e compreenso dos fenmenos estudados.

Referncias
Minayo, M. C. S.; Gomes, S. F. D. Pesquisa Social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis, RJ: Vozes, 2011. Severino, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez, 2007. Silva, J. M.; Silveira, E. S. Apresentao de Trabalhos Acadmicos. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. Teixeira, E. As Trs Metodologias: acadmica, da cincia e da pesquisa. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009.

OBRIGADA! O conhecimento do conhecimento obriga. Obriga-nos a assumir uma atitude de permanente viglia contra a tentao da certeza, a reconhecer que nossas certezas no so provas da verdade, como se o mundo que cada um v fosse o mundo e no um mundo que construmos juntamente com os outros. Ele nos obriga, porque ao saber que sabemos no podemos negar que sabemos. Humberto Maturana e Francisco Varela
31

Anda mungkin juga menyukai