Anda di halaman 1dari 30

1

O FANTASMA DE ELIZABETH

Texto teatral original de MARCOS SANTOS

Devidamente registrado na SBAT Sociedade Brasileira de Autores Teatrais Sob o n 30.603 / 22.06.1994

Personagens: Adalberto Elizabeth Fernando

Este espetculo tem todos os seus direitos reservados e s poder ser encenado com autorizao oficial do autor.

A luz se acende e o pblico avista em primeiro plano a sala de uma casa de campo. H entre outros elementos decorativos um sof ao lado esquerdo, um barzinho ao fundo, um janelo e um lustre. Na parede da sala h um grande quadro, com um desenho inspirado em Elizabeth. Mostra-se tambm o quarto com cama de casal, dois criados-mudos, telefone e um cabide vertical com algumas roupas penduradas, alm de diversos outros objetos. Ouve-se ao fundo o som de vozes. Alguns segundos depois, a porta se abre. Entra um casal. Na frente, Elizabeth, que tem uma postura de madame, fumando um cigarro numa comprida piteira. Atrs, Adalberto, trajado esportivamente e carregando duas malas. Esto dando gostosas gargalhadas. ELIZABETH --- Ah, Ah, Ah, Ah... voc mesmo um louco Adalberto, se continuar a dirigir mal assim, no viver por muito tempo. E eu ainda concordo com a idia de entrar num automvel com voc ao volante. Acho que a louca na verdade sou eu. ADALBERTO --- No preciso exagerar Elizabeth. Acho que s estou um pouco fora de forma. Afinal, h seis anos que eu no pego num volante. Quero dizer... uma vez ou outra eu dirijo, mas to raro. Justo eu, que antes de me casar com voc, era um excelente chofer de txi. Agora... eu que desfilo com um chofer, pra l e pra c. ELIZABETH --- Ai, (fazendo cara de nojo) que cheiro horrvel est aqui! ADALBERTO --- Tambm esta casa de campo est fechada desde o ano passado. Exatamente h um ano atrs ns estivemos aqui. Foi o nosso quinto aniversrio de casamento! ELIZABETH --- Meu Deus Betinho... (senta no sof) nem d para acreditar que o tempo esteja passando to rpido. Seis anos de casados. Parece que foi ontem que nos conhecemos. ADALBERTO --- Sabe que eu ainda me lembro com detalhes do dia que voc entrou no meu txi. Voc e aquele... aquele almofadinha do seu namorado. ELIZABETH --- No era meu namorado. ramos apenas amigos, eu j disse isso a voc. ADALBERTO --- Amigos, sei. E aquele beijo na boca de quase dez minutos? Eu tive a impresso de que ele estava tentando sugar a sua juventude pela boca. Quando ele te largou, voc estava at mole. ELIZABETH --- Ai, ai... (suspirando) O Antnio Carlos era realmente quente. ADALBERTO --- Quente? Ele mais parecia um pervertido sexual. Pensa que eu no vi a mo desse tal de Antnio Carlos alisando as suas coxas? Alis, Antnio Carlos no. Cac!! No era assim que voc o chamava? ELIZABETH --- Adalberto! Como que voc conseguia dirigir e ao mesmo tempo observar o que fazamos no banco traseiro?

ADALBERTO --- Questo de prtica. No dizem por a que os fiis ficam com um olho no padre e outro na missa? Pois ns, os motoristas, ficamos com um olho na estrada e o outro no banco traseiro. ELIZABETH --- Na realidade eu e o Cac nunca chegamos a ter um compromisso de fato. Aquelas coisas s aconteciam raramente e eu nem sei o porqu. O negcio dele era mesmo ir embora do Brasil, como acabou indo. ADALBERTO --- E voc no teve vontade de ir embora com ele? ELIZABETH --- O qu? Deixar o Brasil definitivamente? Nem pensar. As coisas por aqui podem at andar ruins, mas aqui que esto as minhas razes. ADALBERTO --- Olha, eu no estou muito a fim de ficar ouvindo voc falar de seus ex-amantes. ELIZABETH --- Adalberto!! Suas palavras fazem com que eu me sinta uma ex-vagabunda. No se esquea que naquela poca, voc tambm tinha um rabo de saia. Alis de pssimo nvel. Como era mesmo que ela se chamava? Tininha! Isso mesmo, Tininha! ADALBERTO --- Cristina! ELIZABETH --- Mas voc a chamava carinhosamente de Tininha, no ? ADALBERTO --- ... era. ELIZABETH --- E que fim levou a fulaninha? Morreu? ADALBERTO --- Nunca mais eu soube dela. Acho que ns teramos at nos casado se voc no tivesse aparecido em minha vida. ELIZABETH --- Eu. A destruidora de lares. ADALBERTO --- Eu no disse isso Beth. Mas que ns j ramos noivos quando eu conheci voc. ELIZABETH --- Olha, vamos fazer uma coisa? Voc no est interessado em ouvir falar do meu Cac e eu no estou interessada em ouvir falar da sua Tininha. Vamos falar de ns dois e curtir o nosso passeio de aniversrio de casamento. ADALBERTO --- ... voc tem razo. Afinal, para isso que estamos aqui. Como vamos comear a nossa festa? ELIZABETH --- Que tal se comearmos pela parte mais gostosa? (beija-o nos lbios) ADALBERTO --- Se comearmos pela parte mais gostosa, vai perder a graa. ELIZABETH --- Tem razo. Mas o que voc sugere? ADALBERTO --- Vamos fazer o seguinte. Com esse cheiro horrvel, no sentiremos nenhum prazer em nossa comemorao. Vamos guardar nossas bagagens, depois damos uma arejada no ambiente... ELIZABETH --- A voc prepara algo para bebermos, enquanto eu tomo um gostoso banho que me deixar cheirosinha e novinha em folha. ADALBERTO ---Perfeito! (beijo/escuro) (T).

(luz) Adalberto est de p prximo janela, com um olhar perdido no horizonte. ADALBERTO ---(Chamando) Beth! O que voc est fazendo? ELIZABETH ---(Em off) Vou entrar no banho agora querido. Prepare o nosso aperitivo! ADALBERTO ---Pode deixar meu amor...(um revlver na mo e um olhar frio) Eu vou preparar uma coisa bem quente pr voc. (fica pensativo) Ser que essa a melhor maneira? Francamente eu no gostaria que fosse de forma to violenta. (sorriso irnico) Que maldade. Ela foi sempre to dedicada. (repentinamente) Cianureto!! claro! Temos cianureto l no sto. Dentro da bebida vai ser perfeito... e menos violento (sai rapidamente (escuro/T/luz), retorna com um frasquinho nas mos.) ---Perfeito, perfeito. Eu nem me lembrava que havia esta maravilha guardadinha aqui na casa de campo. ELIZABETH ---(Ainda em off e de maneira dengosa) Betiiinhooo! ADALBERTO ---Fala meu docinho de coco. ELIZABETH ---Nossa... como voc est carinhoso Betinho! Voc no quer vir aqui esfregar as minhas costas? Eu estou com dificuldades. ADALBERTO ---(Preparando a bebida) Eu adoraria meu amor. Mas se eu for a, sei que no vou mais querer sair. E ns ainda temos que preparar o jantar juntos como combinamos que faramos. ELIZABETH ---... voc tem razo. Eu tenho que me controlar um pouco. Acho que a emoo pela passagem do nosso sexto aniversrio de casamento. ADALBERTO ---(Para si mesmo) Seis anos de casados. Todos j se convenceram de que eu no sou aquele vigarista que pensavam. Os parentes e os amigos dela agora pensam: Coitado, to dedicado a ela. E no princpio pensvamos que ele fosse um cafajeste dando o golpe do ba!(gargalhadas) Est perfeito. Nos casamos com separao total de bens. Todos ento imaginam que eu no tenha motivo algum, para me interessar pela morte da minha querida esposa. S que o que ningum sonha, que ela tenha feito um seguro de vida milionrio em nosso nome. Quem de ns dois passar desta para a melhor, deixa o outro com uma conta bancria escandalosamente gorda. E j que l melhor e como eu quero sempre... o melhor para ela. Ela que v na minha frente! (coloca o veneno na taa./chama) Beth! Voc j est pronta? ELIZABETH ---J estou indo querido! (ela aparece com um roupo de cetim que vai at o calcanhar e est de salto alto preto). Demorei muito? ADALBERTO ---O suficiente para me deixar com saudades de olhar pra voc! ELIZABETH ---(Maliciosa) S de olhar? ADALBERTO ---(Pega as taas e lhe d uma) benzinho, olhar modo de falar.

ELIZABETH ---(Interrompendo a ida da taa boca) Ainda bem, porque hoje o que eu menos quero ser olhada. Eu estou aqui para ser usada e abusada. (vai levando a taa boca). ADALBETO ---(Cara de louco) Pois eu prometo que voc ter uma noite surpreendente meu amor! ELIZABETH ---(Sem beber) Nossa! Voc prometendo tanto assim... cuidado que eu cobro hem! (Adalberto fica um pouco tenso e nota que Elizabeth percebe.) ADALBERTO ---(Sorriso amarelo) Pxa... t um calor infernal, no est? Minha garganta fica at ressecada. (Bebe um pouco de seu drink). ELIZABETH ---Betinho. Voc est se sentindo bem? ADALBERTO ---(Suando frio) Claro que sim. S que aqui est um pouco abafado. (Ela, com uma ruga na testa, leva a taa at a boca e v os olhos de Adalberto se esbugalharem. Interrompe o ato de beber o drink.) ELIZABETH ---Ah no Betinho. Voc no est legal. (abandona a taa correndo para ele) Voc est sentindo alguma coisa? a sua presso? A sua presso deve estar baixa, deve ser isso! ADALBERTO ---No, no nada meu amor. Eu estou bem. Pode tomar o seu drink. Vai, tome a sua bebida! ELIZABETH ---Mas que est bem o qu? Eu te conheo Betinho! Voc no est legal. Plido desse jeito... onde j se viu? ADALBERTO --- Para com isso meu amor...eu j disse que est tudo bem! ELIZABETH ---Ah, no sei no meu filho. Lembra daqueles nossos amigos, o doutor Diego e a Marcilene? Saram to animados para comemorar um aniversrio de casamento e o que aconteceu? O doutor Diego teve um ataque cardaco e morreu. A Marcilene at hoje carrega este trauma. ADALBERTO --- Acontece que o doutor Diego era doente do corao e eu, graas a Deus, tenho sade de ferro. Pode ficar tranqila que no estou morrendo. (Pega a taa dela) Se estou um pouco abatido, por causa da viagem. isso. s um pouco de cansao. Mas meu amor, voc nem tocou no seu drink. ELIZABETH ---Eu j vou beber. Mas antes...eu quero uma coisa. ADALBERTO ---O qu? ELIZABETH ---Que voc veja a minha nova roupa ntima. Voc disse tanto que gostava deste tipo de roupa, que eu comprei uma para usar especialmente hoje! (Repentinamente ela abre o roupo para mostrar que est usando espartilho com cinta-liga e meia cala 7/8, mas no ato de abrir o roupo, seu brao bate na taa que est nas mos de Adalberto derrubando-a). ADALBERTO ---(Desesperado) Com mil demnios!

ELIZABETH ---(Assustada e fechando o roupo) Betinho!!! ADALBERTO ---(Desfarando) Com mil demnios meu amor! Voc est simplesmente demais! (Abraa a esposa). ELIZABETH ---Estou mesmo? ADALBERTO ---! Voc est de morte! (Beija-a. Abraa-a e o pblico v a sua cara de contrariado / escuro.) (Luz) O casal est no quarto dormindo. Adalberto levanta-se cautelosamente para no acordar a esposa. Vai p-ante-p para a sala, abre uma gaveta, retira o revlver e olha-o atentamente. ADALBERTO ---... j que no deu para ser de forma indolor, fazer o qu? O que no pode deixar de ser esta noite. Se passar de hoje, as coisas podero se complicar. (Olha para o telefone) Ah! Vamos ver como a Walkiria e o Pedro Antnio esto se saindo. Ser que deu tudo certo na parte deles? (pega o telefone e disca um nmero) Boa noite! Por favor, eu gostaria de falar com a senhorita Walkiria de Oliveira, ela se encontra hospedada nesse hotel... Pois no. (T) Walkiria? Sou eu, Adalberto. Como foram as coisas com vocs?... Que timo... perfeito!...Quer dizer que o pessoal do hotel nem desconfiou que o Pedro Antnio est usando documentos falsos?... Que maravilha! Ento, para todos os efeitos, eu estou instalado a com voc e como a distncia entre esta casa de campo e a cidade onde vocs esto absurda, ningum poder suspeitar de mim Walkiria!... Sabe, se algum dia eu me senti aborrecido quando as pessoas falavam da semelhana fsica existente entre o Pedro Antnio e eu, quero que ele me desculpe. Nunca pensei que uma pessoa que se parecesse razoavelmente comigo me fosse ser to til um dia. Meu amorzinho...ns estamos prestes a colocar as mos numa grana preta!... No, eu ainda no fiz o servio. Ela est l no quarto, dormindo feito um anjo! Eu vou providenciar para que o sono dela seja eterno. Adeus meu amor!... Outro pra voc! (Desliga / escuro) No quarto, Elizabeth parece ter um sono irriquieto e acorda ofegante. ELIZABETH --- Betinho!!! Cad voc? (Ele aparece, sombrio e com a arma a mostra) ELIZABETH ---Betinho... o que est acontecendo?... Pra que essa arma?! ADALBERTO ---Voc pode no acreditar meu amor... mas eu vou sentir a sua falta. (Dispara trs tiros contra a moa, que cai de bruos sobre a cama. Em seguida, o telefone toca. Adalberto fica transtornado olhando o cadver de Elizabeth e ouvindo o telefone tocar. Atende, aps o terceiro toque.) ADALBERTO ---Al? (Em outra parte do palco, aparece Fernando falando de um celular). FERNANDO --- Adalberto? Eu sabia que voc estaria a. Aqui quem fala o Fernando Antnio, seu primo!

ADALBERTO ---Fernando?! Voc est falando de Nova York? FERNANDO ---No, meu querido. Eu estou no Brasil. No tive tempo de avis-los. ADALBERTO ---Mas o que voc est fazendo aqui no Brasil? E o seu curso de cinema? FERNANDO ---Estamos em frias. Mas eu explico tudo pra voc j, j. Eu estou h quinze minutos da da casa de campo. ADALBERTO ---Quinze minutos?! Mas no d tempo nem de enterrar a... (pe a mo na boca). FERNANDO ---Como disse? ADALBERTO ---Nada, eu no disse nada. Onde voc est exatamente? FERNANDO ---Eu estou aqui num vilarejo, bem pertinho. Eu estou ligando porque sei que voc e a Elizabeth esto fazendo aniversrio de casamento. Chegar de repente...vocs poderiam estar...desprevenidos. T me entendendo n?... Falando na Elizabeth, como ela est? ADALBERTO ---A Elizabeth? (olha para o cadver) T boa, t boa. Mas Fernando, voc no acha melhor ir para a Capital? Voc est chegando agora de um pas do primeiro mundo e alm de estar vindo para o Brasil, ainda vem para um lugar afastado como esse daqui? Nem vizinhos temos... voc se sentir muito isolado. Na Capital voc se sentir melhor. FERNANDO ---Voc hem Adalberto? Sempre preocupado com o meu bem estar. Mas eu ainda prefiro a calma da casa de campo do que o barulho da cidade. ADALBERTO ---Ai, eu t fudido! FERNANDO ---T o qu? ADALBERTO ---Comovido! Eu estou muito comovido com as suas palavras. FERNANDO ---Ora, o que isso Betinho? Olha... eu estou indo para a! (Desliga) ADALBERTO ---Espera, Fernando! Fernando! (Deixa o telefone e entra em pnico. Fica pensativo sem saber o que fazer. Cai em si e percebe que tem que esconder rapidamente o corpo da esposa em algum lugar provisrio. Esta cena tem um fundo musical adequado para o pastelo que , pois Adalberto joga o corpo da esposa nas costas e fica feito um louco zanzando pelo cenrio, tentando escond-lo em algum canto da casa, at que sai de cena e volta sem a defunta. D uma rpida arrumada no ambiente escondendo todas as peas suspeitas e senta-se no sof da sala dando um grande suspiro. (Escuro) (Som de tempestade / luz / Fernando est sentado na sala secando os cabelos com uma toalha. Adalberto, totalmente atordoado, observa o temporal atravs da janela.)

FERNANDO ---Viu que tempestade horrvel? Ns estamos isolados aqui na casa de campo. Acho que por uns dois dias no teremos como sair daqui, at que a gua escoe. Est tudo inundado! ADALBERTO ---Vai ficar comigo aqui todo esse tempo? FERNANDO ---Mas o que est acontecendo com voc Betinho? Eu fico aqui o tempo que eu quiser. Esta casa de campo to minha quanto sua. Voc perdeu cinqenta por cento dela num jogo para mim, esqueceu-se? ADALBERTO ---No, claro que no me esqueci Fernando. Me desculpe, eu no queria falar assim com voc. FERNANDO ---Estranho... Estou achando voc meio tenso... meio preocupado. Est acontecendo alguma coisa? ADALBERTO ---No. No est acontecendo nada no. T tudo bem! FERNANDO ---E a Beth? At agora voc no me explicou direito essa histria dela ter ido embora. ADALBERTO ---Pois ... ela teve que ir. FERNANDO ---Mas justo no dia do aniversrio de casamento de vocs? Ah, Betinho, voc vai me desculpar... mas eu no posso deixar de achar estranho. ADALBERTO ---Qual Fernando? D um tempo! T, t legal... ns tivemos uma briga feia e ela foi embora para casa. FERNANDO ---... pelo que vejo a Beth continua com um temperamento difcil. (Adalberto no consegue disfarar o tamanho de sua impacincia e tenta desconversar) ADALBERTO ---Fernando... quando que voc pretende voltar para Nova York? FERNANDO ---Provavelmente na semana que vem. S vou fazer um contato com uns atores brasileiros para um trabalho cinematogrfico que pretendo fazer em Nova York. Aqui, neste pas, com certeza no conseguirei realizar o meu to sonhado projeto. Talvez um dia, quando descobrirem por aqui, que um povo precisa tanto de cultura da mesma forma que precisa de comida. (A chuva, o vento, os relmpagos e os troves continuam) Nossa! Como est chovendo forte. At parece que estamos num daqueles filmes de terror, daqueles bem apavorantes. (Outro trovo e as luzes se apagam) Hi! Estava demorando. ADALBERTO ---Ali no corredor tem velas e fsforos. (Fernando consegue localizar os objetos e acende uma vela.) FERNANDO ---Agora, pra completar a histria, s falta uma alma penada aparecer aqui para nos assombrar. (Adalberto arregala os olhos) ADALBERTO ---(Gritando) Fernandooo!!! Que conversa mais boba!

10

FERNANDO ---Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah! Betinho, eu s estou brincando. (Desconfiado) Que nervosismo mais fora de hora hem? (senta-se ao lado de Adalberto.) ADALBERTO ---(Para si mesmo) Por que tinha que cair essa chuva?...Por que tinha que ficar tudo alagado?...Por que tinha que acabar a luz? Por que tinha que acontecer tudo isso?? FERNANDO ---(Preocupado) Betinho, abre o jogo comigo. O que est acontecendo realmente? Voc est com os nervos flor da pele! Ningum, fica assim to transtornado apenas porque brigou com a esposa. Aconteceu alguma coisa mais grave? (A voz de Elizabeth ecoa pela sala:) ELIZABETH ---(Em off) No adianta mentir seu assassino. O meu corpo vai comear a feder logo, logo e ele descobrir tudo! (Adalberto d um grito pavoroso saltando no colo de Fernando, agarrando-se a ele de maneira histrica.) FERNANDO ---(Assustando-se) Mas o que isso agora?... Betinho, que diabos est fazendo? ADALBERTO ---(Em pnico) Era a voz dela... era a voz dela, voc ouviu? FERNANDO ---Voz de quem? Ouvi o qu?? ADALBERTO ---No venha com piadas Fernando... voc ouviu aquela voz?... era ela, meu Deus... era ela sim! FERNANDO ---Betinho... voc est usando drogas?... Claro, s pode ser isso! Voc est viajando! (Adalberto desgruda-se dele, saindo de seu colo.) ADALBERTO ---Fernando, pelo amor de Deus, diga que voc ouviu uma voz ecoando pela sala! FERNANDO ---Eu acho que voc est querendo fazer uma piada comigo. Eu no ouvi voz nenhuma e quer saber de uma coisa? Eu estou cheio das suas esquisitices. V pentear macacos! Eu vou me deitar e dormir. Tome uma vela. Eu vou para o quarto dos fundos. (Vai saindo) Veja se deita e dorme, amanh outro dia... Boa noite! ADALBERTO ---Boa noite! (Logo aps a sada de Fernando, Adalberto, apavoradamente vai para o seu quarto) --- meu Deus... Tenha piedade!... Eu sei, eu sei que o que eu fiz foi errado... eu matei a minha esposa!... Ah, mas tambm ela no a viver para sempre mesmo! Eu s adiantei um pouquinho as coisas... e foi por uma boa causa, eu estou precisando de muita grana!... Mas que eu ouvi a voz da desgraada eu ouvi... ou ser que foi alucinao?? Agora eu tenho que dar um sumio naquele corpo, ou o Fernando vai acabar descobrindo tudo. Mas como que eu vou fazer para dar um sumio no corpo sem que ele perceba?... Mas mesmo que eu consiga desaparecer com o corpo

11

sem acord-lo, no final ele vai suspeitar que fui eu! ( fica pensativo / Tem uma repentina idia) ---O Fernando uma testemunha que poder vir a se tornar o principal suspeito do crime... claro! Ele no tem nenhum libi e no poder provar que eu estava aqui por causa do meu plano com a Walkria e o Pedro Antnio no hotel. Eu vou encontrar aquele corpo, jog-lo no meio da sala e dar o fora daqui nem que seja nadando... dou um telefonema annimo para a polcia... eles aparecem pr aqui logo pela manh... e o Fernando ser preso em flagrante! (Com a vela na mo ele caminha p-ante-p pela casa, desaparecendo de cena. (T) Repentinamente ouve-se Adalberto dar um pavoroso grito e voltar para a sala em total desespero com a vela nas mos). Ai meu Deus, eu devo estar tendo um pesadelo! O corpo sumiu, meu Jesus do cu! Como pode ter acontecido isso? (Cai de joelhos e comea a rezar baixinho. Fernando chega por trs dele.) FERNANDO ---Adalberto!! (Adalberto leva um bruta susto)... mas o que significa isso? (Adalberto ainda de joelhos agarra-se as pernas de Fernando). ADALBERTO ---Pelo amor que voc tem a Cristo, me ajude! Me tire desta casa agora! Vamos dar um jeito de sair daqui ou eu vou ficar completamente maluco! FERNANDO ---Mas que ataque de loucura esse agora? ADALBERTO ---Por favor Fernando... no faa perguntas. Vamos sair daqui agora, enquanto podemos. FERNANDO ---Betinho, ou voc me conta o que realmente est acontecendo ou eu no poderei ajud-lo. ADALBERTO ---So alucinaes, isso. Alucinaes terrveis. Acho que algum tipo de perturbao mental. FERNANDO ---E por que voc est tendo perturbaes mentais? O que ser que est causando tudo isso? ADALBERTO ---Sei l... acho que estou com o sistema nervoso abalado. (levanta-se) Droga! Mas tambm no sei pra que tantas perguntas. FERNANDO ---Ah... j entendi! Voc no est querendo me contar, no mesmo? Tudo bem... mais cedo ou mais tarde eu vou acabar descobrindo mesmo. Mas j que est tudo bem, eu vou para o meu quarto e voc volta para o seu. ADALBERTO ---No!!! FERNANDO ---No o qu??? ADALBERTO ---Quero dizer... sabe como n Fernando? Essa histria de alucinaes me deixou um pouco assustado. Ser que no daria pra voc dormir comigo? FERNANDO ---Francamente, Adalberto, voc est parecendo criana! ADALBERTO ---Por favor!

12

FERNANDO ---Ah, eu no acredito!... T certo, t certo. No precisa ficar me olhando com essa cara de bezerro desmamado... eu durmo com voc! (Adalberto ajoelha-se e comea a beijar os ps de Fernando) ADALBERTO --- Fernando... obrigado, muito obrigado! FERNANDO ---Pare com isso! Para com essa palhaada Adalberto! Levantese deste cho e vamos logo que eu estou morrendo de sono. (Os dois, ento, cada um com uma vela, vo para o quarto de Adalberto. Enquanto, atrapalhadamente, Adalberto veste as roupas de dormir, Fernando resmunga qualquer coisa, at que finalmente Betinho pula na cama.) FERNANDO ---No d para acreditar! Eu vim dos Estados Unidos para ser ama-seca de um barbado! ADALBETO ---Voc pode reclamar o quanto quiser, desde que no me deixe aqui sozinho. FERNANDO ---S que por favor Betinho, v se dorme sem roncar no meu ouvido. Boa noite! (Sopra a vela que est na mesinha de cabeceira do seu lado.) ADALBERTO ---Boa noite! (sopra a outra vela. Msica de fundo./T/Elizabeth aparece na cabeceira da cama e fica algum tempo olhando para os dois dormindo.) ELIZABETH ---Miservel!! Nem bem me assassinou e j tem gente dormindo na minha cama! Est pensando que vai ficar numa boa n? Me matou e agora descansa confortavelmente para logo, logo, receber o dinheiro do seguro?... Nem morta! (Adalberto se revira na cama, sob o olhar fnebre e maquiavlico de Elizabeth. Parece estar comeando a ter um pesadelo, sua respirao fica ofegante. Comea a falar coisas desconexas sobre Elizabeth, at que de um s salto acorda, pondo-se sentado na cama.) ADALBERTO ---... meu Deus! Por que comigo as coisas tm sempre que sair erradas? Um assassinatozinho bobo, me causar tanta dor de cabea!!... Nem pra ser assassinada o diabo da mulher prestou? (Diversas expresses no rosto de Elizabeth ao fundo) ---Ela virou um fantasma!... Eu tenho que conseguir despachar essa alma penada direto para o inferno! (Repentinamente, em tom alto, a voz de Fernando:) FERNANDO ---Luz, cmera... (Adalberto assusta-se e Fernando senta-se com os olhos fechados )... ao! Ateno equipe! Todos para o set de filmagens! (Estende os braos para frente e Adalberto acende a vela que est ao seu lado) ---Ateno cmeras, eu no quero que percam um s ngulo desta cena! (Adalberto ilumina o rosto de Fernando. Elizabeth sai de cena sem ser vista.) ADALBERTO ---Coitado! Ele no se curou do sonambulismo desde os tempos de criana!

13

FERNANDO ---Corta!! Eu quero mais ao! Eu quero mais garra! Tomada dois! Claquete... ao!! (Fernando levanta-se ainda dormindo.) ADALBERTO ---E o pior que eu no posso acord-lo. A me dele sempre dizia que quando isso acontece, devemos nos preocupar s em trancar bem as portas e as janelas e deixar que ele volte sozinho para a cama. (Fernando vai saindo do quarto.) Bom, as portas e as janelas esto bem trancadas. Ento meu amigo, pode vagar pela casa o quanto quiser. Eu que no saio dessa cama enquanto o dia no clarear! (Adalberto sopra a vela e cobre-se. Algum tempo depois, Elizabeth se aproxima novamente da cama, olha atentamente para Adalberto com ar de deboche. Espreguia-se profundamente, deita-se no lugar de Fernando, pega a ponta do cobertor de Adalberto, que est de costas para ela e o puxa todo para si, cobrindo-se.) ADALBERTO ---U? J voltou senhor sonmbulo? Mas pegue um cobertor para voc porque este aqui meu. (Puxa novamente o cobertor para si. Elizabeth faz ar de indignao e torna a puxar o cobertor e Adalberto mostrase irritado.) --- Fernando, d pra deixar eu me cobrir que eu quero dormir logo pra ver se amanhece mais rpido? (Puxa o cobertor mais uma vez e mais uma vez Elizabeth torna a pux-lo.) ---Porra!!! Isso j no mais sonambulismo no. Isso j sacanagem! Acho que o meu prprio primo, meu melhor amigo de infncia, est querendo me enlouquecer! Fernando! Fernando, o que est acontecendo? (silncio) Fernando! (silncio) Ah, t dormindo? Pois ento deixa eu olhar bem para a sua cara. (Pega a vela de sua cabeceria e a acende, mas Elizabeth rapidamente apaga com um sopro, antes que ele possa v-la.) Mas que palhaada essa agora Fernando? Vamos parar com essa brincadeira sem graa? Eu peo para voc dormir comigo, porque estou com os nervos a flor da pele... (acende a vela) e voc fica de gozao? (ilumina o rosto dela e arregala escadalosamente os olhos. Fica esttico alguns segundos, sem emitir qualquer som. Em seguida, ele mesmo sopra a vela, toma flego e solta um grito terrvel, desmaiando em seguida. / Escuro). (Luz / Na sala, Fernando est mesa na extremidade esquerda, tomando o seu caf da manh. Percebe a presena de Adalberto). FERNANDO ---Conseguiu finalmente levantar-se da cama? ADALBERTO ---Bom dia Fernando! FERNANDO ---Bom dia! (Adalberto senta-se na outra extremidade e comea a servir-se dos alimentos). ADALBERTO ---Eu no sabia que voc ainda tinha crises de sonambulismo! Ouvi dizer que essas coisas acabam quando nos tornamos adultos. FERNANDO ---Ah... ento foi isso? Tive novamente uma crise de sonambulismo? Agora est explicado o fato de eu ter ido parar na cozinha

14

bem no meio da noite e sem saber como. S me dei conta de que estava l, quando despertei bruscamente com um grito horripilante... seu! ADALBERTO ---Foi? FERNANDO ---Eu no tinha conhecimento de que voc, depois de velho, havia passado a sofrer de sonambulismo. ADALBERTO ---No Fernando, eu no passei. FERNANDO ---Ento, meu caro primo, voc est sofrendo de caduquice precoce! ADALBERTO ---Os anos passaram e voc no perdeu a mania de querer enfiar minhocas na cabea dos outros. Eu no estou sofrendo de coisa nenhuma! (Elizabeth, aparece sem ser notada, com um avental e chapeuzinho de copeira, carregando uma bandeija com um copo de suco de laranja e pe-se ao lado de Adalberto, que mecanicamente pega o copo) ---Obrigado!... Graas a Deus, mentalmente eu estou muito bem! (Elizabeth sai) ---Nunca precisei procurar nenhum mdico por causa desse tipo de problema. Eu sou a sanidade mental em pessoa! (Engasga-se com o suco, ao perceber que Elizabeth esteve ali h poucos segundos. Fernando levanta-se para socorr-lo). FERNANDO ---O que foi meu Deus? Calma Beto... respira direito! Levanta a cabea! Calma... calma! olhe para cima (bate nas costas de Adalberto que comea a se recuperar)... isso, calma! Calma! ADALBERTO ---Eu estou bem ouviu? Eu estou timo! FERNANDO ---Ah... percebe-se! ADALBERTO ---(Depois de olhar por todos os arredores) Fernando... eu preciso lhe fazer uma pergunta. FERNANDO ---O que ? ADALBERTO ---Voc realmente meu amigo? FERNANDO ---Claro que sim. Mas por que a pergunta? ADALBERTO ---At que ponto eu posso confiar em voc? FERNANDO ---At o ponto que voc julgar necessrio. ADALBERTO ---Que bom ouvir isso Fernando. Eu estou precisando muito me abrir com voc! FERNANDO ---Eu tinha certeza de que alguma coisa estava te sufocando Beto! Que bom que voc resolveu se abrir comigo! ADALBERTO ---Acho que se eu no contar agora, vou acabar enlouquecendo!... Eu cometi um erro terrvel! FERNANDO ---Aposto que est falando sobre voc e Elizabeth! ADALBERTO ---Em primeiro lugar eu quero que voc acredite... eu sempre gostei muito dela! FERNANDO --- sempre assim... primeiro uma briga terrvel, que parece o fim de tudo. Depois o reconhecimento dos erros e a... o perdo!

15

ADALBERTO ---Nestes seis anos em que estivemos juntos, tivemos momentos incrveis, muito felizes! FERNANDO ---Ah... as recordaes dos momentos de amor! ADALBERTO ---Eu nunca tive sequer, a coragem de olhar para outra mulher! FERNANDO ---Fidelidade!... um nico amor!... um s tem olhos para o outro!... no existe mais ningum ao redor. ADALBERTO ---Lembro-me com saudades do primeiro instante em que a vi. Eu no consigo explicar direito, mas foi amor a primeira vista. FERNANDO ---A flexa do cupido! Um tiro certeiro no corao e zapt!... o amor est no ar. ADALBERTO ---Nos prometemos tantas coisas!... FERNANDO ---As eternas juras de amor! ADALBERTO ---Ontem noite, antes de voc chegar... eu... eu a assassinei com trs tiros! FERNANDO ---A violncia... um tempero forte e perigoso na receita do amor... Eu amo... mas tambm mato! (pensa e cai na real entrando em pnico)...vo... voc fez o qu?? ADALBERTO ---Eu... (desesperado) eu a matei ontem noite! FERNANDO ---(Transtornado) No Adalberto... voc est brincando!! ADALBERTO ---No Fernando... (chorando) eu no estou brincando. Jesus, me ajude! FERNANDO ---(Passado) Cus! Eu sabia que havia algo errado em voc, mas jamais suspeitaria que voc pudesse ter... ter feito uma coisa dessas! Como foi? Por que foi? ADALBERTO ---Eu estava totalmente fora de mim. Eu... eu tinha que fazer isso Fernando, acredite! FERNANDO ---Voc no respondeu a minha pergunta! Qual foi a razo do crime? ADALBERTO ---(Ar sombrio) Foi por dinheiro. ! Foi por dinheiro sim! Dinheiro! Dinheiro! Dinheiro! FERNANDO ---Como por dinheiro Beto? Todos sabem que voc e a Elizabeth se casaram com total separao de bens... voc no tem direito a nada do que dela. Mesmo porque, voc assinou um termo renunciando a herana! ADALBERTO ---Na herana eu no tenho direito. Mas h dois anos atrs, a Elizabeth fez um milionrio seguro de vida em nossos nomes. Em caso de morte de qualquer uma das partes, a outra ser beneficiada. FERNANDO ---Voc um monstro!... Voc acha que o pessoal da companhia de seguros no ir investigar esse assassinato?

16

ADALBERTO ---Eu sei que haver uma investigao, mas eu fiz tudo direitinho. Jamais suspeitaro de mim! FERNANDO ---Voc havia planejado tudo? ADALBERTO ---Tudo. Cada detalhe. Mas repentinamente as coisas se complicaram... e o pior de tudo Fernando... o corpo desapareceu e o fantasma de Elizabeth est querendo se vingar de mim! FERNANDO ---Voc ficou impressionado!... o que d... nunca matou nem frango e j comea logo matando a esposa! ADALBERTO ---Eu quero te fazer uma proposta Fernando. Eu sei que h algum tempo, que voc tenta desenvolver um projeto cinematogrfico, mas ainda no obteve sucesso por falta de dinheiro. FERNANDO --- verdade. Mas onde voc est querendo chegar meu caro Adalberto? ADALBERTO ---Acontece que assim que a companhia de seguros terminar as investigaes, eu entrarei numa nota preta!... Ajude-me a encontrar o corpo de Elizabeth. Faremos com que parea que foi um assalto. Ela sentiu-se frustrada e solitria, porque no dia do nosso aniversrio de casamento, eu tive que fazer uma viagem de nogcios e ento, muito chateada, ela veio para nossa casa de campo. Como no h vizinhos por aqui, a coitadinha foi alvo fcil de um assalto, que terminou num terrvel assassinato! Ajude-me a executar o plano e eu lhe darei o dinheiro para que voc realize o seu projeto cinematogrfico. FERNANDO ---Todo o dinheiro?! ADALBERTO ---O que for necessrio! FERNANDO ---Seria divino! ADALBERTO ---Maravilhoso! FERNANDO ---Uma grande produo! ADALBERTO ---O sucesso to esperado! FERNANDO ---Tentador! ADALBERTO ---Irrecusvel!... Topas?? FERNANDO ---Eu topo! ADALBERTO ---Sensacional! FERNANDO ---Mas como voc conseguir provar que no estava com Elizabeth na noite do assassinato? ADALBERTO ---Isso fcil. Vamos procurar o cadver... enquanto isso, eu vou lhe explicando toda a trama. FERNANDO ---Est certo! (levantam-se e vo saindo) ADALBERTO ---Voc se lembra da Walkiria? FERNANDO ---Aquela secretria boazuda? ADALBERTO ---Ela mesma! Eu fiz um acordo com ela e com o Pedro Antnio... (Escuro / msica).

17

(Luz / Adalberto e Fernando esto de p na frente do sof. Com ar de cansao sentam-se e do um suspiro.) ADALBERTO ---Viu? Nem sinal do corpo dela! Eu no disse que alguma coisa havia acontecido? Eu no estava tendo alucinaes... a Elizabeth veio se vingar de mim!! FERNANDO ---Espera um pouco Beto... voc tem certeza de que a matou completamente? ADALBERTO ---Fernandooo!!... No brinca que a coisa sria! FERNANDO ---Eu sei, no estou brincando! De repente, voc s a feriu!! ADALBERTO ---(Refletindo) Impossvel! Foram trs tiros certeiros e logo depois ela estava morta. Eu mesmo vi!... Eu at a arrastei para o sto e a coloquei dentro de um saco! FERNANDO ---(Com os olhos arregalados) Jack Estripador!! ADALBERTO ---Ah, v Fernando... sem ataques t legal? FERNANDO ---Como que voc pode ser to frio? ADALBERTO ---Fernando, pense um pouco. Estamos sem poder sair daqui. Daqui a pouco a noite vai chegar e o fantasma de Elizabeth estar de volta. Eu no sei se vou suportar! FERNANDO ---Fique calmo Beto! Eu vou pensar em alguma coisa. Se esse fantasma existe, temos que dar um fim nele! ADALBERTO ---E recuperar o cadver que desapareceu. FERNANDO ---Bem, eu vou at a cozinha preparar alguma coisa para o nosso almoo. Enquanto isso, vou pensando em algo. (sai de cena / o telefone toca). ADALBERTO ---U! S poder ser a Walkiria! (atende) Fala Walkiria! (Ouve-se ao telefone, a voz de Elizabeth). ELIZABETH ---No, seu canalha... no a vagabunda da sua amante no! Quem diria hem seu Adalberto? (Ele est duro feito uma esttua) O homem mais fil do mundo!... Sabe que morrer tem l suas vantagens? Daqui eu posso ver todas as cachorradas que voc aprontou pelas minhas costas! Eu acreditava tanto em voc, sabia? Eu realmente acreditava em tudo o que voc me dizia!... E voc... s estava de olho no dinheiro do seguro! ADALBERTO ---Elizabeth... eu posso explicar. ELIZABETH ---Explicar? O que voc est pensando? Que isso aqui uma pequena discusso conjugal, que voc pede para explicar, inventa uma desculpa e tudo fica bem? (Imita a voz dele) Desculpe-me querida. Eu so te matei porque estava nervoso, mas prometo que no fao isso nunca mais!... Ser que sero estas as palavras que voc ir usar? E depois? Ser que voc vai me levar para a cama? Voc no gostaria de ir para a cama comigo. Eu agora sou muito... fria!

18

ADALBERTO ---Me diga uma coisa. Voc uma alucinao no ? ELIZABETH ---E alucinao fala no telefone, seu retardado? ADALBERTO ---Esposas assassinadas, pelo que me consta, tambm no falam ao telefone! ELIZABETH ---Engano seu meu querido. As coisas por aqui tambm esto bem avanadas. Atravessar paredes, flutuar pela casa e fazer piano tocar sozinho, j ficou fora de moda. ADALBERTO ---Elizabeth, o que voc est pretendendo? ELIZABETH ---Quero que voc v at a polcia e conte tudo o que aconteceu aqui. ADALBERTO ---Voc est querendo que eu confesse o crime e me entregue? ELIZABETH ---S vou deixar voc em paz, quando isso acontecer. Ou voc confessa, ou eu infernizo a sua vida at lev-lo loucura! ADALBERTO ---Nuuuuunca!!! Isso eu no fao nunca, est me ouvindo. Me entregar para a polcia??? Jamais!... Eu vou ficar muito rico, muito rico mesmo... e sem voc por perto! (bate o telefone na cara dela) ELIZABETH ---(Em off) Sem educao! (Fernando entra correndo). FERNANDO ---Que gritaria infernal essa Adalberto? O que est acontecendo? ADALBERTO ---A Elizabeth est tentando me enlouquecer! Ela estava falando comigo... pelo telefone. FERNANDO ---Pe...pelo telefone?? (Adalberto confirma balanando a cabea)... Bom, criativa ela sempre foi n? ADALBERTO ---(Em pnico) Ela quer que eu me entregue para polcia ou ento me assombrar para sempre! FERNANDO ---Ento ela est querendo ferrar voc!... vingana mesmo! ADALBERTO ---Ela quer me castigar por t-la matado. (Fernando senta-se e comea a folhear uma revista) Fernando... ela est querendo me levar loucura...e acho que j est conseguindo! FERNANDO ---Calma, muita calma. No adianta se desesperar assim...deve haver uma maneira de um marido conseguir se livrar do fantasma de sua mulher. ADALBERTO ---...E se sassemos da casa?... Isso mesmo! E se tentssemos ir embora? FERNANDO ---Com o alagamento que est por a? Ser uma dificuldade!... Mas digamos que a gente enfrente toda a gua que est por a. Tudo bem, a gente consegue sair daqui, mas voc acha que isso impedir que o fantasma de Elizabeth continue a incomod-lo?

19

ADALBERTO ---... ... voc tem razo. Fernando, eu estou com medo de que a noite chegue. Tenho o pressentimento terrvel de que algo do muito ruim ir acontecer. Temos que encontrar uma soluo para este problema. FERNANDO ---Acho que sei onde est a soluo Adalberto!! Est aqui, em minhas mos! (Fernando mostra para Adalberto, uma revista que est segurando.) ADALBERTO ---(Lendo) Exorcismo ao seu alcance: Faa voc mesmo!...Voc acha que atravs das instrues dessa revista conseguiremos exorcisar o fantasma de Elizabeth e mand-lo para o quinto dos infernos? FERNANDO ---Pelo que estou vendo aqui... no difcil. Eles do as instrues passo a passo. ADALBERTO ---(Empolgado) Ento veja o que eles ensinam para um caso como o meu. (Fernando comea a folhear a revista) FERNANDO ---Vejamos... Fantasma de marido que persegue esposa... Fanstasma de sogra que persegue genro... Fantasma de av... Fantasma de madrinha... Fantasma de enteada...Ah! aqui est! Fantasma de esposa que persegue marido! ADALBERTO ---Leia as instrues. FERNANDO ---Vejamos. Quando a causa da morte foi... doena... suicdio... acidente... Assassinato pelo marido!!!!... Numa noite em que o luar esteja visvel... ADALBERTO ---Como hoje por exemplo. A noite ser de lua com certeza. A tempestade j acabou e o cu est limpinho. FERNANDO ---... Pegue uma roupa da falecida, de preferncia um vestido. Coloque-o sobre uma mesa que esteja forrada de branco. Tambm sobre a mesa, coloque duas velas, uma preta e outra vermelha, dentro de um pires branco, ao lado um copo de vidro com gua e sal grosso... Ihh!! Mas onde vamos encontrar todo esse material? ADALBERTO ---Ah, no se preocupe no. A falecida era chegadinha numa macumba. No sto tem tudo isso e muito mais. FERNANDO ---Que timo! ADALBERTO ---Mas, continue! FERNANDO ---Exatamente meia noite, quando todos os que faro parte da ceita devero estar vestidos de branco, acenda as velas. Reze em pensamento suas oraes de costume. Implore com toda f para que o esprito da falecida se materialize da maneira que puder. Quando isso acontecer, mostre-lhe um crucifixo abenoado e ordene a ele que volte para o reino dos mortos. Ordene quantas vezes forem necessrias, at que a alma penada obedea. (Fecha a revista) No me parece difcil! ADALBERTO --- Mas simplesmente horrvel!

20

FERNANDO ---Mas a nica coisa que temos e de mais a mais, depois que se tem a coragem de dar trs tiros na esposa na noite de aniversrio de casamento, nada pode ser to terrvel assim. Como ? Vamos fazer? ADALBERTO ---J que no h escapatria... FERNANDO ---Ento, depois do almoo, reunimos todo o material e deixamos tudo arrumado para a noite. ADALBERTO ---Ai meu Deus, faa com que tudo d certo! (escuro / vinheta) O cenrio est vazio, h uma msica de macumba ao fundo. A mesa est arrumada conforme as instrues da revista. Logo aparecem Fernando e Adalberto, totalmente vestidos de branco, usando crucifixos, guias e turbantes. Fernando carrega um defumador e Adalberto uma cruz meio exagerada. Param frente a frente. ADALBERTO ---Meia noite! FERNANDO ---Est na hora de iniciarmos o ritual. (Fernando fecha os olhos e concentra-se por alguns segundos.) Sarav meu pai!! ADALBERTO ---Sarav!!! FERNANDO ---Pode apagar a luz! (Adalberto aperta um interruptor que h perto do telefone e mecanicamente deixa ali o crucifixo.) ADALBERTO ---(Voltando para a mesa) A Elizabeth agora vai ver o que bom para a tosse! FERNANDO ---(J sentado) Psssssiu! Vamos nos concentrar. (Do-se as mos) Elizabeth, onde quer que voc se encontre...com todas as nossas foras de pensamento evocamos a sua presena!... Saia imediatamente das trevas... venha ao nosso encontro!... Elizabeth!... estamos evocando a sua presena para que voc se materialize como puder!... J hora do seu esprito descansar em um outro mundo. Este mundo no mais lhe pertence. Vamos Elizabeth... materialize-se... agora!! ADALBERTO ---(Rindo) Ihhh... nem sinal de Elizabeth!! FERNANDO ---Psssssiu!... no perca a concentrao. No corte a corrente!... Estou sentindo alguma coisa... vibraes. Ela est a caminho! Vamos chamar com mais f!... Elizabeth, eu sinto que voc est querendo vir at ns!... Venha Elizabeth, venha!... Ela vai aparecer, eu estou sentindo!... chame por ela tambm! ADALBERTO ---Aparece logo piranha! FERNANDO ---Assim no Adalberto! Com respeito! ADALBERTO ---Ah... me desculpe!... Elizabeth, minha filha!... voc tem que se materializar. O Fernando quer ver voc! FERNANDO ---(Olhos fechados e concentradssimo) Est ficando forte... ela est vindo!

21

ADALBERTO ---Elizabeth... (sempre olhando ao redor) Venha... aparea Elizabeth. Venha at ns! FERNANDO ---Est chegando... ADALBERTO ---Aparea Elizabeth. Aparea, precisamos muito de voc! FERNANDO --- Ela vai aparecer... Est chegando... Est chegando... (de repente Fernando comea a se debater, chacoalhando freneticamente a cabea, emitindo com a boca um som parecido com um chiado contnuo, diante do olhar aterrorizado de Adalberto.) ADALBERTO ---Fernando!... Fernando o que isso?! Fernando, pelo amor de Deus!... Fernando! (Fernando, finalmente, para de se sacudir e de chiar, faz um ar srio, penetra seu olhar no de Adalberto mostrando um certo ar de superioridade, batendo compaamedamente o dedo indicador no queixo e a outra mo no quadril. Acende o cigarro da piteira na vela.) FERNANDO ---Ser que o caso era to urgente para fazerem tanto escndalo chamando o meu nome?... Pronto... j estou aqui! ADALBERTO ---(Totalmente assombrado) Fernando?! FERNANDO ---No seu assassino macumbeiro! Sou eu, a esposa que voc dizia amar. ADALBERTO ---Voc entrou no Fernando? FERNANDO ---Deixe de burrice Adalberto, nunca ouviu falar de mediunidade no? ADALBERTO ---Pelo amor de Deus! Fique longe de mim. FERNANDO ---Est com medo, seu sem vergonha? Estava me chamando feito um louco e agora no quer que eu me aproxime? Ento me chamou por qu? ADALBERTO ---Porque... porque... ai meu Deus... se quem est na minha frente a Elizabeth, ento, onde ter ido parar o Fernando? FERNANDO ---Olha, eu no estou com pacincia para ficar ouvindo voc resmungar no Betinho!... Por que diabos me chamou com tanta insistncia? ADALBERTO ---Porque queria que voc fosse embora! FERNANDO ---Se queria que eu fosse embora, ento no deveria ter me chamado seu imbecil! ADALBERTO ---Mas que eu quero que voc v embora para onde todos os mortos devem ir! FERNANDO ---Para colocar as mo no dinheiro do seguro e ficar rindo s minhas custas? Nunca! ADALBERTO ---Como voc se tornou vingativa Elizabeth! Francamente! Voc nunca foi de guardar mgoas! FERNANDO ---Voc o assassino mais cnico de todos que eu j ouvi falar!

22

ADALBERTO ---Elizabeth... desaparece do meu caminho. Me deixe em paz! (cai de joelhos) Pelo amor de Deus, v seguir o seu destino, eu estou implorando... eu no suporto mais! FERNANDO ---Olha, eu posso at deixar voc em paz... mas antes, pegue o telefone, ligue para a polcia e confesse o seu crime! (Adalberto olha para o telefone.) ADALBERTO ---Mas eles vo me prender... FERNANDO ---Essa a idia meu querido! (Adalberto ainda de joelhos fica em silncio) Vamos l meu amorzinho... s pegar o telefone... (Adalberto olha para Elizabeth, caminha dramaticamente at o telefone, tira-o do gancho... pensa... avista o crucifixo) Vamos l meu amor... s discar para a polcia! (rapidamente, adalberto pega o crucifixo e aponta-o para Elizabeth, que mostra-se amedrontada)... Betinho!!! No!! (pe as mos no rosto, cobrindo os olhos) Afaste isso de mim Betinho! ADALBERTO ---(Dono da situao) Vamos ver quem que pode mais sua miservel! (apontando o crucifixo) Eu ordeno que voc saia de dentro do corpo de meu amigo!... v cumprir sua sina longe daqui! FERNANDO ---Betinho!!... vire isso pra l!!! ADALBERTO ---Vai de retro satans! Abandone esse corpo... voc no pertence mais a este mundo. V para o inferno que l o seu lugar! Eu ordeno... saia agora!!! (Fernando novamente debate-se saculejando a cabea e chiando por um bom tempo e cai desacordado no cho, enquanto Adalberto apavorado vai parar em cima do sof. Adalberto aproxima-se cautelosamente e fica observando-o por um tempo. Fernando comea a recobrar a concincia). FERNANDO ---Ai... minha cabea! O que est acontecendo? ADALBERTO ---Fernando... voc est legal? FERNANDO ---Estou com o corpo todo dolorido!... Mas o que foi que aconteceu afinal de contas? ADALBERTO ---Aconteceu a coisa mais impressionante que eu j vi. O esprito da Elizabeth incorporou em voc!!... FERNANDO ---Incorporou em mim? Ah, voc est delirando! ADALBERTO ---Estou falando srio. Num minuto voc era Fernando e no outro... Elizabeth! FERNANDO ---Meu Deus... que loucura! E o que foi que aconteceu com ela? ADALBERTO ---Acho que consegui mand-la para o quinto dos infernos. Usei o crucifixo como mandava a revista! FERNANDO --- Ento, isso quer dizer que a coisa funcionou? Que voc est livre do fantasma de Elizabeth! ADALBERTO ---Exatamente!

23

FERNANDO ---E isso tambm quer dizer que voc agora um milionrio! ADALBERTO ---E que voc poder finalmente fazer o seu to sonhado filme! ELIZABETH ---S se o papel principal for meu, queridinhos! (Elizabeth entra de repente, vestida como Marylin Monrow no clssico vestido branco, peruca loira e salto alto, com cigarro na piteira. Adalberto assusta-se, mas Fernando nada nota.) FERNANDO ---Finalmente o meu projeto cinematogrfico ser realizado! ELIZABETH ---(Fazendo poses exticas) E eu serei a estrela nmero um do cast! FERNANDO ---Ganharei muitos prmios com o filme! ELIZABETH ---E a academia, com certeza, me dar o Oscar de melhor atriz! ADALBERTO ---Desgraada!! FERNANDO ---O que foi agora Betinho? ADALBERTO --- a Elizabeth... ela est aqui outra vez! FERNANDO ---No acredito!... (olha sem enxerg-la) ELIZABETH ---Acredite querido. Sou eu mesma... em pessoa!... ou melhor: em cadver! FERNANDO ---Tem certeza de que ela Betinho? ADALBERTO ---Poderia ser o fantasma da Merylin Monrowe... alis, seria muito mais interessante!... Mas no ! (arranca a peruca dela) ela mesma! FERNANDO ---Mas no pode ser! ELIZABETH ---Ah... ele pensou que uma macumbazinha de revista barata fosse me dominar? ADALBERTO ---Voc no pode enxerg-la? No consegue sent-la? FERNANDO ---No... mas eu gostaria tanto! (Adalberto tira uma moeda do bolso e olha para Elizabeth.) ADALBERTO ---O Fernando no consegue v-la... Ser que voc no poderia provar para ele que est aqui, fazendo esta moeda mover-se ou flutuar? (msica do filme Gosth, do outro lado da vida ao fundo. Olhares ternos e sofridos entre Adalberto e Elizabeth, num clima de pardia a uma cena do filme. De repente, Elizabeth d um tapa na mo de Adalberto, quebrando todo o clima. A msica desaparece.) ELIZABETH ---Pare com essa palhaada Betinho! Voc anda vendo televiso demais! Alis... falando em televiso, pergunte ao Fernando se ele no precisa de uma defunta talentosa como eu, no elenco do filme que ele vai fazer! (debochada) Pode ser a minha grande chance. ADALBERTO ---Fernando, o que eu fao? Me ajude!

24

FERNANDO ---Betinho, s h uma explicao para tudo isso! Voc est sofrendo de parania! Voc v e ouve coisas como um verdadeiro louco! Eu no tenho como ajud-lo mais! ADALBERTO ---Voc no pode dizer isso. Precisa me ajudar! FERNANDO ---Por que voc no experimenta se entregar para a polcia? Um bom advogado poder alegar insanidade mental. ADALBERTO ---Est pedindo que eu me entregue para a polcia e seja trancafiado numa cela pelo resto de minha vida? FERNANDO ---Trancafiado pelo resto da vida Betinho? No fale besteiras, esqueceu que estamos no Brasil? A justia brasileira permite que voc seja assassino pelo menos uma vez! Vai demorar muito para que condenem voc! ADALBERTO ---Mas ainda assim, eu no quero passar por todo esse sofrimento... e no quero perder o direito a grana Fernando! FERNANDO ---E por causa de grana voc se arriscar a viver perseguido por um fantasma pelo resto de sua vida? ADALBERTO ---Voc est desistindo do plano? FERNANDO ---Olha Betinho, eu gostaria muito de conseguir aquele dinheiro. Seria a realizao dos meus sonhos... mas se para conseguir isso, eu tenho que acreditar na possibilidade desse seu fantasma comear a me perseguir tambm... eu desisto! ELIZABETH ---E olha que eu persigo mesmo!... Eu sou perigosa hem!! ADALBERTO ---(Ameaador) E se chamassemos um padre hem Fernando? Um exorcismo de verdade! FERNANDO ---Mais uma pessoa sabendo do assassinato? ADALBERTO ---No!... isso no!... (neurtico) este assunto tem que ficar s entre ns dois. ELIZABETH ---Ns trs! ADALBERTO ---Voc no conta! ELIZABETH ---Conto sim!... Alis, eu j espalhei para o alm inteirinho que foi voc quem me matou! ADALBERTO ---Sua linguaruda! FERNANDO ---Adalberto, eu no quero que voc pense que eu sou um covarde, mas eu quero cair fora desta histria! ELIZABETH ---Rapaz esperto! Est com jeito de quem vai dedurar o primo! ADALBERTO ---Fernando! Voc est pensando em me trair? FERNANDO ---(Surpreso) claro que no Adalberto! ELIZABETH ---Aposto que est! ADALBERTO ---Aposto que est!... T querendo tirar o corpo fora! FERNANDO ---Olha Betinho, se eu pudesse imaginar que uma coisa to horrvel fosse acontecer aqui, jamais teria vindo para c!

25

ADALBERTO ---Mas voc concordou! FERNANDO ---Epa! Quando eu cheguei aqui, voc j havia matado a sua mulher! ADALBERTO ---(Voz alta) Mas depois voc concordou com tudo! FERNANDO ---(Gritando) Mas isso no te d o direito de querer me incriminar! ELIZABETH ---(Sarcstica) Gente, que clima tenso! (Adalberto olha furioso para Elizabeth) ADALBERTO ---Sua infeliz! Por que voc tem que ser diferente das outras esposas assassinadas pelos maridos? No dava para ter morrido normalmente como todas as esposas que os maridos matam? (Vai at a gaveta e pega o revolver apontando-o para ela) ELIZABETH ---(Calmssima) Vai me matar outra vez? FERNANDO ---Betinho, pra que essa arma? (Adalberto atira contra Elizabeth, que mesmo tendo sido atingida, nem toma conhecimento) ADALBERTO ---(De maneira alucinada) Ela tem que ser destruida Fernando! (Ele atira novamente, mas ela no est nem a) ELIZABETH ---Betinho, quer parar com isso! Eu no quero chegar ao outro mundo com uma aparncia muito ruim, por favor! (Retoca a maquiagem olhando-se num espelho de mo) FERNANDO ---(Agarrando Adalberto e tirando-lhe a arma) Betinho, voc est perdendo o controle! Pare com isso! (Pe a arma sobre a mesinha). ADALBERTO ---(Em desespero) Voc tem que me ajudar Fernando... eu no posso terminar numa priso! FERNANDO ---Eu vou fazer o seguinte Adalberto... vou at o quarto, arrumo minhas coisas, dou o fora daqui e finjo que nunca fiquei sabendo do que aconteceu! ADALBERTO ---Fernando... FERNANDO ---Adalberto, saia j da minha frente que eu no quero ouvir mais nada! (Vai para o quarto, deixando Adalberto sem ao) ELIZABETH ---Ihhh... acho que nem mais preciso que eu te assombre para for-lo a entregar-se para a polcia... o Fernando vai dar conta do recado! ADALBERTO ---Ele no vai ter coragem de denuncair o prprio primo! ELIZABETH ---Vai ser a primeira coisa que ele vai fazer quando chegar na cidade! ADALBERTO ---Com tanta gua nas ruas, ele no conseguir sair daqui! ELIZABETH ---Como voc burro Adalberto! ADALBERTO ---Por qu?

26

ELIZABETH ---Quando compramos esta casa e o corretor nos falou das possibilidades de enchetes nos arredores, qual foi a primeira coisa que compramos? ADALBERTO ---Um barco a remo!!... fiquei to transtornado que acabei me esquecendo disso! ELIZABETH ---Aposto que seu primo no esqueceu! ADALBERTO ---Se tivesse lembrado teria me dito! ELIZABETH ---Ser?? ADALBERTO ---Ento... eu o obrigarei a ficar! ELIZABETH ---E como pretende fazer isso? (Adalberto, mudo, olha para a arma que est sobre a mesinha e a pega) ADALBERTO ---Na hora certa... eu saberei o que fazer! ELIZABETH ---(Falsamente espantada) Ohhhhh!!... pretende atirar nele tambm! ADALBERTO ---S se no me restar opo! ELIZABETH ---Eu acho que uns quinze ou vinte anos de cadeia poupariam todo esse trabalho! ADALBERTO ---Escuta aqui Pluft! Gasparzinho!... Penadinho de meia tigela!... Se voc est pensando que eu vou me entregar para a polcia, perdeu a viagem que fez do inferno at aqui. Pode voltar para l! ELIZABETH ---(Ofendida) No est escrito que eu vou para o inferno! Est escrito que eu vou para o cu! ADALBERTO ---Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!... e onde que est escrita uma besteira dessas! ELIZABETH ---No seu c!!!!! ADALBERTO ---Ah!... quer dizer que depois de morta, alm de vingativa voc ainda se tornou sem educao?! ELIZABETH ---Voc no se entrega... mas ele (aponta para Fernando) te denuncia! (Fernando est com sua bagagem) FERNANDO ---Eu estou indo Adalberto! ADALBERTO ---Voc no pode fazer isso! FERNANDO ---Eu no vou entregar voc Betinho! ADALBERTO ---Ento por que sair correndo assim no meio da noite? FERNANDO ---Porque eu no suportaria ficar aqui nesta casa nem por mais cinco minutos! ADALBERTO ---E como que voc vai conseguir atravessar a enchente? FERNANDO ---Eu me lembrei do barco a remo que est no sto! (Olhares conclusivos entre Adalberto e Elizabeth que d uma piscadinha) ADALBERTO ---Voc no vai sair desta casa Fernando!

27

(Aponta-lhe a arma e miram-se olhos nos olhos) FERNANDO ---(Pasmo) Betinho!... voc est me ameaando? ADALBERTO ---Voc vai ficar aqui at eu resolver esta situao! FERNANDO ---Eu vou sair daqui agora e quero ver se voc vai ter a coragem de atirar em mim! (Fernando ameaa sair) ADALBERTO ---Fernando... eu vou atirar! (atira, acertando-o em cheio.) ELIZABETH ---(Com os dedos nos ouvidos) Saco!!! L se foi a minha chance de entrar para o cinema! (Fernando cai por cima das malas. Elizabeth faz ar de surpresa. Adalberto permanece paralisado por alguns segundos, depois corre desesperado com a arma na mo, at onde o primo est cado) ADALBERTO ---(Chorando) Fernando! Fernando!... Fernandooooooooo!!!... Meu Deus, o que foi que fiz?... Elizabeth, ele est morto! ELIZABETH ---Juuuuura???? ADALBERTO ---Eu no queria mat-lo... Eu no queria mat-lo... no queria! ELIZABETH ---S falta voc me oferecer dinheiro para ajud-lo a esconder o cadver! ADALBERTO ---(Consigo) Eu tenho que estar sonhando, no possvel! (Enquanto Adalberto chora pelos cantos, sem falar coisa com coisa, Elizabeth pega o telefone, disca e fala com algum sem ser ouvida pelo pblico)... Dois crimes... eu vou responder por dois crimes! Eu no tenho mais qualquer chance Elizabeth! (Percebe que ela est termimando de falar ao telefone. Ela desliga ao ser descoberta) Com quem voc estava falando? ELIZABETH ---Betinho... primeiro voc me matou... agora matou seu primo. Algum tinha que chamar a polcia! ADALBERTO ---Voc chamou a polcia? Maldita! (Deixa a arma sobre a mesa) Eu no quero apodrecer numa cadeia! Por que voc foi fazer isso? (Corre at a janela e fica olhando para fora e por isso no percebe que Elizabeth rapidamente substitui a arma que ele deixou na mesa, por uma outra que ela tirou de algum lugar sob o seu vestido) ELIZABETH ---Vinte anos passam rapidinho bobo! ADALBERTO ---Daqui a pouco eles estaro aqui com helicpteros... armas pesadas... exigindo que eu me renda! ELIZABETH ---Uau! Isso vai ser melhor do que filme de ao! (Adalberto corre at a mesa e apanha a nova arma, julgando ser a que deixou l). ADALBERTO ---Nunca!... Eu no vou lhe dar o prazer de me ver acabar numa priso! ELIZABETH ---O que est pretendendo fazer? Vai tentar fugir?

28

(Adalberto, seguido de Elizabeth, entra no quarto. Ele senta na cama e ela fica de ap observando-o) ADALBERTO ---... eu acho que voc pode dizer isso! ELIZABETH ---Sabe que no vai adiantar... eles vo pegar voc! ADALBERTO ---No no lugar para onde vou!... Eu passei esses anos todos vivendo com voc na inteno de me tornar muito rico. Eu nunca amei voc Elizabeth, era tudo um plano!... mas agora, este plano vai por gua abaixo... e eu ainda vou lhe dar o prazer de me ver atrs das grades?... Sinto decepcionla meu amor...(Pe a arma no ouvido) Mas eu prefiro a morte! (Ela tapa os ouvidos para no escutar e ele puxa o gatilho. Depois do estouro, ele cai morto sobre a cama) ELIZABETH ---Creeedo!!... Precisava ser to barulhento assim? Eu no conhecia esse seu lado covarde Betinho!... Mas assim mesmo... passamos tanto tempo ao lado de certas pessoas... pensamos que as conhecemos profundamente, e no final... elas nos surpreendem! (Fernando aparece dando a mo para Elizabeth)... Sabe Fernando, se no fosse pela ambio, ele at que seria um cara legal! FERNANDO ---Mas muito distrado coitado!... Ele realmente acreditou que voc havia ligado para a polcia. ELIZABETH ---... muito distrado! FERNANDO ---Percebeu como ele nem ao menos foi verificar se a tempestade era real e se realmente havia um alagamento? ELIZABETH ---Mas tambm... voc foi perfeito em sua interpretao! FERNANDO ---Nem tanto quanto voc. Voc realmente merece um Oscar! (Beijam-se) ELIZABETH ---Quando fiz o seguro em nossos nomes, ele realmente acreditou que eu estava preocupada com o bem estar dele... FERNANDO ---E voc estava era falida. Mais dura do que ele, vivendo s de aparncias! ELIZABETH ---J pensou se no tivesse dado certo? FERNANDO ---Mas no tinha como falhar! O plano foi bolado h mais de seis anos! ELIZABETH ---Nunca me esqueo quando voc me falou desse seu primo otrio. Doido para dar o golpe do ba... e eu precisando de um trouxa para fazer o seguro em nome dele. FERNANDO ---Se voc soubesse como ele ficou impressionado quando te viu pela primeira vez... no falava em outra coisa. ELIZABETH ---Eu tinha tanto medo que ele descobrisse que eu j era sua amante antes de conhec-lo!

29

FERNANDO ---Foi por isso que fui para Nova York. Apesar de s podermos nos ver, clandestinamente, quando eu vinha ao Brasil sem que ele soubesse... valeu pena! Fiz o meu curso de cinema e pude usar tudo o que aprendi na montagem dos truques da casa. ELIZABETH ---Ah!!! Os efeitos especiais. Revlveres que atiram, mas no matam. Vozes ecoando pela casa atravs de sonoplastia... telefone trucado, chuva nos arredores da casa... FERNANDO ---Relmpagos... troves! ELIZABETH ---Perfeito!... voc foi timo!... Fico lembrando de todas as jias que vendi para continuar mantendo as aparncias e fazer investimentos no plano! FERNANDO ---Mas o que ser pago no seguro quase quinze vezes mais!... O marido descobre que a mulher tem um romance secreto, onde o amante o primo dele, que tambm era seu melhor amigo!... ao dar o flagrante bem no dia de um aniversrio de casamento... no resisitiu e suicidou-se! ELIZABETH ---Est perfeito!... Mas no tinha como dar errado... somos inteligentes demais para cometermos erros! (OS DOIS) ---A dupla perfeita!! (Beijam-se. Ela vai at o telefone e disca) ELIZABETH ---(Com voz melanclica) Al!... da Delegacia de Polcia?... Eu gostaria de comunicar um suicdio!! (Msica final / Escuro) FIM

30

FICHA TCNICA Ator (Adalberto) Ator (Fernando) ______________________________________ ______________________________________

Atriz (Elizabeth) ______________________________________ Operador de Som ______________________________________ Operador de Luz ______________________________________ Camareira Bilheteiro Auxiliar Geral 1 Auxiliar Geral 2 Auxiliar Geral 3 ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

Anda mungkin juga menyukai