Anda di halaman 1dari 14

TARDE

PROVA

CONCURSO PBLICO EDITAL N 1/2013

401 ESPECIALISTA EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA REA 1


Nome do Candidato Nmero de Inscrio

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO


INSTRUES GERAIS
O candidato receber do fiscal: Um Caderno de Questes contendo 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha. Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas e se no h falhas, manchas ou borres. Se algum desses problemas for detectado, solicite ao fiscal outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. Em seguida, assinale na Folha de Respostas a PROVA A, correspondente ao tipo de prova, no sero aceitos pedidos de preenchimento do modelo de prova na folha de respostas aps sua entrega aos fiscais de sala, em hiptese alguma, seja qual for o motivo alegado ou o meio utilizado para tal solicitao. A totalidade da Prova ter a durao de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento da Folha de Respostas da Prova Objetiva. Iniciadas as Provas, nenhum candidato poder retirar-se da sala antes de decorridas 3 (trs) horas de prova, devendo, ao sair, entregar ao fiscal de sala, obrigatoriamente, a Folha de Respostas da Prova Objetiva, que ser o nico documento vlido para correo. O Caderno de Questes poder ser levado pelo candidato. No sero permitidas consultas a quaisquer materiais, uso de telefone celular ou outros aparelhos eletrnicos. Caso seja necessria a utilizao do sanitrio, o candidato dever solicitar permisso ao fiscal de sala, que designar um fiscal volante para acompanh-lo no deslocamento, devendo manter-se em silncio durante o percurso, podendo, antes da entrada no sanitrio e depois da utilizao deste, ser submetido a revista com detector de metais. Na situao descrita, se for detectado que o candidato est portando qualquer tipo de equipamento eletrnico, ser eliminado automaticamente do concurso. O candidato, ao terminar a(s) prova(s), dever retirar-se imediatamente do estabelecimento de ensino, no podendo permanecer nas dependncias deste, bem como no poder utilizar os sanitrios.

INSTRUES PROVA OBJETIVA


Verifique se seus dados esto corretos na Folha de Respostas. No se esquea de assinar, na FOLHA DE RESPOSTAS, a letra correspondente ao tipo de Prova: PROVA A, conforme modelo abaixo: PROVA A PROVA B PROVA C PROVA D

O candidato que no preencher o tipo de prova durante a realizao desta e antes de entreg-la aos fiscais de sala, ser automaticamente excludo do Concurso Pblico na fase de processamento do resultado provisrio. A Folha de Respostas NO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. Use caneta transparente de tinta preta. Assinale a alternativa que julgar correta para cada questo na Folha de Respostas. Para cada questo, existe apenas 1 (uma) resposta certa no sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. O modo correto de assinalar a alternativa cobrindo, completamente, o espao a ela correspondente, conforme modelo abaixo: Todas as questes devero ser respondidas.

OS TEXTOS E AS QUESTES FORAM REDIGIDOS CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA, MAS ESTE NO SER COBRADO NO CONTEDO.

09/2013
Espao reservado para anotao das respostas

CONCURSOS PBLICOS

AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA ANVISA EDITAL 1/2013


401 ESPECIALISTA EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA REA 1 (TARDE) PROVA A
CONCURSOS PBLICOS

Nome:__________________________________________________________
61 81 101 62 82 102 63 83 103 64 84 104 65 85 105 66 86 106 67 87 107 68 88 108 69 89 109 70 90 110 71 91 111 72 92 112 73 93 113 74 94 114

Inscrio:_______________________
75 95 115 76 96 116 77 97 117 78 98 118 79 99 119 80 100 120

O gabarito da Prova Objetiva estar disponvel no site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) a partir do dia 02 de setembro de 2013.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
61. O gerenciamento de riscos em sade a aplicao sistmica e contnua de polticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliao de riscos e eventos adversos que afetam a segurana, a sade humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional. A anlise de risco refere-se ao() (A) processo utilizado para designar valores probabilidade de ocorrncia do dano e sua severidade. utilizao sistemtica de informao disponvel para identificar perigos e estimar riscos. processo por meio do qual decises so tomadas e medidas so implementadas para reduo ou manuteno de riscos dentro de nveis especificados. combinao da probabilidade de ocorrncia de um dano e severidade de tal dano. medida de possveis consequncias de um perigo.

64.

As Boas Prticas de Laboratrio (BPL) referem-se ao sistema da qualidade relativo organizao e s condies sob as quais os estudos em laboratrios e no campo so planejados, realizados, monitorados, registrados, relatados e arquivados. Cada Gerncia da Instalao de Teste deve assegurar que os princpios da BPL sejam cumpridos na instalao do teste. Sobre as responsabilidades da Gerncia de Instalao de Teste, analise as assertivas abaixo. I. Garantir que o plano de estudo, as emendas e os Procedimentos Operacionais Padro estejam disponveis ao pessoal envolvido no estudo. Garantir que os sistemas computadorizados usados no estudo tenham sido validados. Garantir que haja um Programa de Garantia da Qualidade com pessoal designado, e assegurar que as responsabilidades da garantia da qualidade sejam executadas de acordo com os Princpios das BPL.

(B) (C)

II. III.

(D) (E)

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 65. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas. III, apenas.

62.

A esterilizao de equipamentos mdicos requer cuidados especiais, principalmente para manter a integridade dos equipamentos. A respeito do xido etileno, utilizado na esterilizao, analise as assertivas abaixo. I. um potente esterilizante, largamente utilizado para destruir, de modo eficaz, fungos, bactrias, vrus e esporos. um gs inflamvel e explosivo quando sua concentrao no ar de pelo menos 1%. Possui mecanismo de destruio, que atribudo ao ataque qumico, que faz sobre o cido nucleico do micro-organismo.

II. III.

Na classificao de reas limpas, reas limpas de suporte so aquelas em que componentes no estreis, produtos formulados, materiais em processo, equipamentos e embalagens so preparados e transferidos. reas que devem ser usadas para atividades menos crticas, como preparao inicial de equipamentos, so de classe (A) (B) (C) (D) (E) 10 (ISO 4). 100 (ISO 5). 1.000 (ISO 6). 10.000 (ISO 7). 100.000 (ISO 8).

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. II, apenas. 66.

Com relao s Boas Prticas de Fabricao de Medicamentos, analise as assertivas abaixo. I. a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos so consistentemente produzidos e controlados, com padres de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro. O cumprimento das Boas Prticas de Fabricao est orientado, primeiramente, eliminao dos riscos inerentes a qualquer produo farmacutica, os quais podem ser detectados somente pela realizao de ensaios nos produtos terminados. Os riscos so constitudos, essencialmente, por contaminao cruzada, contaminao por partculas, troca ou mistura de produtos.

63.

Os riscos sanitrios so os perigos que podem ameaar a sade no dia a dia, quando se consome um produto ou se utiliza determinado servio. Os riscos do tipo iatrognicos so aqueles relacionados (A) (B) (C) (D) (E) qualidade da gua que se consome, ao lixo, poluio do ar, do solo e da gua dos mananciais. presena de insetos transmissores de doenas. e outros animais

II.

III.

s condies fsicas, higinicas e sanitrias de estabelecimentos pblicos. ao tratamento mdico ou uso de servios de sade. s condies familiares, financeiras e afetivas das pessoas e insero social dos indivduos.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. III, apenas.
2

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

67.

Em relao aos tipos de validao de processo de fabricao de medicamentos, assinale a alternativa que descreve a validao prospectiva. (A) realizada durante o estgio de desenvolvimento do produto, por meio da anlise dos riscos do processo de fabricao, o qual detalhado em passos individuais. realizada durante a produo rotineira. Envolve a verificao da experincia passada de produo, presumindo-se que a composio, os procedimentos e os equipamentos permanecem inalterados. As dificuldades e defeitos registrados na produo so analisados para determinar os limites dos parmetros do processo. Pode ser realizada uma anlise de tendncia para determinar a extenso na qual os parmetros do processo se encontram dentro da faixa permissvel.

70.

O Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) visa preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipao, reconhecimento, avaliao e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Sobre o PPRA, assinale a alternativa incorreta. (A) Suas aes devem ser desenvolvidas no mbito de cada estabelecimento da empresa, sob responsabilidade do empregador, com participao dos trabalhadores, sendo sua abrangncia e profundidade dependentes das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle. Dever ser elaborada, sempre que necessrio, e pelo menos semestralmente, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. Devem ser adotadas as medidas necessrias suficientes para a eliminao, a minimizao ou o controle dos riscos ambientais sempre que for verificada a situao de identificao, na fase de antecipao, de risco potencial sade. Consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho. Devem-se estabelecer critrios e mecanismos de avaliao de eficcia das medidas de proteo implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliaes realizadas e no Controle Mdico da Sade, por meio do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO).

(B) (C)

(D)

(B)

(E)

(C)

68.

A revalidao do processo de fabricao de medicamentos necessria para assegurar que as mudanas, intencionais ou no, no processo de produo, equipamentos e no ambiente, no afetem adversamente as caractersticas do processo e qualidade do produto. Sobre esse processo de revalidao, analise as assertivas abaixo. I. Pode ser dividido em duas amplas categorias: a revalidao aps qualquer mudana que possa interferir sobre a qualidade do produto e a revalidao peridica realizada a intervalos programados. Mudanas tpicas em instrumentos de medio no requerem revalidao. Em alguns processos, a realizao de programas de limpeza e higiene so pontos verificados na revalidao programada.

(D)

(E)

II. III.

71.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 69. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, apenas. III, apenas.

De acordo com a Anvisa, so definidos como geradores de resduos do servio de sade todos os servios relacionados com o atendimento sade humana ou animal. A classificao desses resduos realizada em funo de suas caractersticas e consequentes riscos que podem afetar o meio ambiente e a sade. Sobre essa classificao, correto afirmar que os resduos de servios de sade do Grupo B (A) so quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de eliminao especificados nas normas da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN). so aqueles que no apresentam risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares. contm substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. so materiais perfurocortantes ou escarificantes. englobam os componentes com possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar risco de infeco.

A Garantia e Controle da Qualidade na fabricao de medicamentos tm as seguintes responsabilidades: I. determinar a estabilidade dos produtos acabados e, quando necessrio, das matrias-primas, produtos intermedirios e a granel. assegurar o perfeito funcionamento dos equipamentos utilizados nas etapas de produo. realizar ensaios de controle de qualidade, que devem ser realizados no produto acabado. (D) correto o que est contido em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. II, apenas. (E) (B)

II. III.

(C)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

72.

A Anvisa, rgo responsvel pela regulamentao dos produtos mdicos no Brasil, prev a adoo do Sistema Brasileiro de Certificao (SBC) como instrumento para garantir a qualidade dos equipamentos eletromdicos de risco sade de seus usurios. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo. I. obrigatria a certificao de conformidade dos equipamentos eletromdicos enquadrados nas classes 1 (alto risco) e 2 (mdio risco). Os fornecedores de equipamentos eletromdicos devem apresentar, para fins de registros desses produtos, no Ministrio da Sade, cpia do certificado de conformidade emitido pelos organismos de certificao credenciados no SBC. Para equipamentos eletromdicos importados, o certificado de conformidade substitui o certificado de registro ou de livre comrcio do produto em seu pas de procedncia, exigido pela regulamentao de registro desses produtos.

74.

II.

O Controle Estatstico do Processo (CEP) o acompanhamento contnuo de um fluxo de atividades, em que podem ser realizados ajustes, para que o resultado do esforo esteja em conformidade com um padro definido. Esse tipo de controle pode ser aplicado na indstria farmacutica. Com relao s Cartas de Controle utilizadas no CEP, analise as assertivas abaixo. I. Tm o objetivo de detectar desvios de parmetros representativos do processo, reduzindo a quantidade de produtos fora de especificaes e os custos de produo. II. Possuem dois tipos bsicos: as cartas baseadas em variveis, que se referem a situaes que podem ser traduzidas por um sistema binrio do tipo 0 ou 1, em que cada amostra inspecionada testada para determinar se est ou no em conformidade com os requisitos; e as cartas por atributos, baseadas na distribuio contnua das medies que pode, de certa forma, medir o grau de aceitabilidade ou de no aceitabilidade. Sua utilizao pressupe que o processo seja estatisticamente estvel, isto , no haja presena de causas especiais de variao.

III.

III. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. III, apenas.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. II, apenas.

73.

A necessidade de mostrar a qualidade de medies qumicas est sendo cada vez mais exigida e reconhecida. A validao deve garantir, mediante estudos experimentais, que o mtodo atenda s exigncias das aplicaes analticas, assegurando a confiabilidade dos resultados. Sobre os parmetros de desempenho analtico utilizados na validao de mtodos, correto afirmar que o(a) (A) limite de deteco (LD) a menor quantidade do analito de uma amostra que pode ser determinada com preciso e exatido aceitveis sob as condies experimentais estabelecidas. limite de quantificao (LQ) a menor concentrao de analito que pode ser detectada, mas no necessariamente quantificada, utilizando um determinado procedimento experimental. teste de recuperao a proximidade dos resultados obtidos pelo mtodo em estudo em relao ao valor de referncia aceito como convencionalmente verdadeiro. coeficiente de correlao linear indica o quanto pode ser considerada adequada a reta como modelo matemtico. exatido refere-se recuperao do analito que pode ser estimada pela anlise de amostras adicionadas a quantidades conhecidas dele.

75.

Nos estabelecimentos de servio de sade, a manipulao de insumos qumicos deve atender s especificaes da legislao vigente, de forma a proteger a sade e segurana dos trabalhadores quanto aos riscos dessa atividade. Nesse caso, estabelecimentos de sade utilizam o Diamante de Hommel para representar, de forma clara e direta, os riscos dessa atividade.

(B)

(C)

(D)

Considerando que cada cor representa uma classificao de informao do risco para insumo qumico, assinale a alternativa que apresenta a informao contida em cada cor, na respectiva ordem numrica. (A) (B) (C) (D) (E) Riscos sade / Inflamabilidade / Reatividade / 4 Riscos especficos . Inflamabilidade / Riscos sade / Reatividade / 4 Riscos especficos . Reatividade / Riscos especficos / Inflamabilidade / 4 Riscos sade . Riscos especficos / Riscos 3 4 Inflamabilidade / Reatividade .
1 2 1 1 2 3 1 2 3 1 2 3

(E)

sade /
3

Inflamabilidade / Reatividade / Riscos especficos / 4 Riscos sade .


4

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

76.

Nos clculos de projeto visando ao escalonamento de um bioprocesso aerado, no qual o volume de meio no biorreator (V2) igual a 100m, foram empregados os dados de uma planta piloto. No biorreator piloto, com volume de meio igual a 100L, empregou-se vazo especfica de ar ou taxa de aerao (Q/V)1 igual a 1vvm (volume de ar por volume de meio, por minuto), onde Q a vazo volumtrica de ar, e V o volume de meio reacional. Nos clculos das dimenses e da vazo especfica de ar na escala industrial, foram empregados os critrios de similaridade geomtrica e de igualdade de coeficiente volumtrico de transferncia de oxignio (kLa), sabendo-se que este proporcional ao produto
2

Leia o trecho abaixo para responder questo 78. A contaminao microbiana de um produto no estril pode levar no somente sua deteriorao, mas tambm ao risco de infeco para o usurio. Consequentemente, os produtos farmacuticos orais e tpicos (cpsulas, comprimidos, suspenses, cremes etc.), que no so estreis, devem ser submetidos aos controles da contaminao microbiana.
Farmacopeia Brasileira, 5 edio. (Adaptado.)

78.

h 3 (Q / V ) , onde h a altura do nvel de lquido no


biorreator. Com base nas informaes do enunciado, correto afirmar que o(a) (A) (B) fator de escala no interfere no resultado final dos clculos do projeto. relao entre as alturas do nvel de meio reacional no biorreator industrial e no biorreator piloto (h2/h1) ser igual a 10. relao entre as alturas do nvel de meio reacional no biorreator industrial e no biorreator piloto (h2/h1) ser igual a 1.000. vazo especfica de ar ou taxa de aerao no biorreator industrial (Q/V)2 ser igual a 1vvm. vazo especfica de ar ou taxa de aerao no biorreator industrial (Q/V)2 ser maior do que 1vvm.

Assinale a alternativa que apresenta o produto no estril com o maior limite de contagem microbiana (bactrias aerbias e fungos/leveduras). (A) (B) (C) (D) (E) Preparao aquosa para uso oral, contendo matriaprima de origem natural. Preparao no aquosa para uso oral, de origem sinttica ou biolgica. Preparao aquosa para uso oral, de origem sinttica ou biolgica. Dispositivo transdrmico. Extrato seco.

(C)

(D) (E)

79.

77.

H, basicamente, trs tipos de gua para uso farmacutico: a gua purificada (AP); a gua para injetveis (API) e a gua ultrapurificada (AUP), sendo considerado o nvel de contaminantes estabelecido na Farmacopeia Brasileira. Abaixo, encontram-se listados, na coluna da esquerda, os tipos de guas para uso farmacutico e, na coluna da direita, dados sobre o limite de contaminao bacteriana. Com base nisso, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Tipo de gua gua purificada 2. gua ultrapurificada 3. gua para injetveis 1. Limite de contaminantes Contagem microbiolgica < 10 UFC/mL Contagem total de bactrias < 100 UFC/mL Contagem total de mesfilos < 1 UFC/mL Contagem total de mesfilos < 10 UFC/mL

As titulaes por oxirreduo (volumetria de oxirreduo) baseiam-se em reaes de oxidao-reduo, ou seja, reaes de transferncia de eltrons. Numa reao de oxirreduo sempre h perda e ganho de eltrons, pois os eltrons que so perdidos por um tomo, on ou molcula so imediatamente recebidos por outros. A espcie responsvel por causar a oxidao de um dos compostos da reao chamada de agente oxidante. Esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar eltrons, ou seja, sofrer reduo; j o agente redutor a substncia que age causando a reduo de um dos compostos da reao, sendo a fonte dos eltrons perdidos liberados na reao. A respeito da volumetria de oxirreduo, correto afirmar que, na (A) dicromatometria, emprega-se como titulante uma soluo-padro de K2Cr2O7, que o agente redutor da reao de oxidorreduo. dicromatometria, emprega-se como titulante uma soluo-padro de K2Cr2O7, e a deteco do ponto final feita por inspeo visual, sem uso de indicador. iodometria, emprega-se como titulante uma soluo padro de iodo, sob a forma de I3 , que o agente redutor da reao de oxidorreduo. (D) iodometria, emprega-se como titulante uma soluopadro de Na2S2O3, que o agente redutor da reao. permanganometria, emprega-se como titulante uma soluo-padro de KMnO4, e a deteco do ponto final s possvel mediante o uso de um indicador.

(B)

P. Q. R. S.

(C)

(A) (B) (C) (D) (E)

1 P/ 2 R/ 3 Q 1 P/ 2 S/ 3 Q 1 Q/ 2 R/ 3 P 1 Q/ 2 S/ 3 P 1 Q/ 2 S/ 3 R

(E)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

80.

Acerca de reaes de adio e de nucleoflicas, analise as assertivas abaixo. I.

substituio

83.

Os aldedos aromticos so menos reativos em reaes de adio nucleoflicas que os aldedos alifticos. Os aldedos so geralmente mais reativos que as cetonas em reaes de adio nucleoflica. Em reaes de substituio nucleoflica do tipo SN2, a reatividade de halogenetos de alquila primrios menor do que a dos secundrios. Quanto maior a basicidade do nuclefilo, menor ser a sua reatividade em uma reao de substituio nucleoflica.

II. III.

As protenas so as molculas orgnicas mais abundantes e importantes nas clulas, perfazendo 50% ou mais de seu peso seco. So encontradas em todas as partes de todas as clulas, uma vez que so fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e funo celulares. Existem muitas espcies diferentes de protenas, cada uma especializada em uma funo biolgica diversa. Alm disso, a maior parte da informao gentica expressa pelas protenas. A respeito das protenas, correto afirmar que (A) so constitudas por aminocidos ligados entre si por ligaes peptdicas, que a unio do grupo amino de um aminocido com o grupo carboxila de outro aminocido, atravs da formao de uma amina. a estrutura terciria dada pelo arranjo espacial de aminocidos prximos entre si na sequncia primria da protena. todas as protenas, independentemente de sua funo, so construdas a partir de um conjunto bsico de 8 aminocidos essenciais. as protenas oligomricas so formadas por apenas uma cadeia polipeptdica. protenas fibrosas geralmente so insolveis nos solventes aquosos e possuem massas molares muito elevadas.

IV.

(B) correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. (D) (E) (C)

81.

Aminas so compostos orgnicos nitrogenados, derivados do amonaco e formados pela substituio de um, dois ou trs hidrognios por grupos alquila. Elas so empregadas na sntese de diversos compostos e entram como ingredientes de certos tipos de sabo, inseticidas, corantes e produtos txteis, entre outros. Tambm so fundamentais para a vida, pois formam os aminocidos. Observe, abaixo, a reao de sntese de anilina.

Leia o trecho abaixo para responder questo 84. Os mtodos de esterilizao objetivam a remoo ou a destruio de todas as formas de vida, animal ou vegetal, macroscpica ou microscpica, saprfitas ou no, do produto considerado, sem garantir a inativao de toxinas e enzimas celulares.
Farmacopeia Brasileira, 5 edio. (Adaptado.)

84. Essa reao refere-se seguinte rota de sntese de aminas: (A) (B) (C) (D) (E) aminao redutiva. rearranjo de Hoffmann. reduo de nitrocompostos. sntese de Gabriel. substituio nucleoflica.

A esterilizao pelo calor um mtodo amplamente empregado. Na cintica de destruio trmica de microorganismos, um parmetro relevante a ser avaliado o tempo de reduo decimal, que (A) (B) (C) (D) (E) independente da temperatura de esterilizao. igual ao inverso da constante de destruio trmica. inversamente proporcional constante de destruio trmica. igual a um dcimo do tempo necessrio para a operao de esterilizao. o tempo necessrio para reduzir o nmero de contaminantes em 10% do seu valor inicial.

82.

Na cromatografia quiral, as interaes responsveis pela discriminao entre os enantimeros de um analito e o seletor quiral podem exibir diferentes intensidades. A partir dessa informao, assinale a alternativa que apresenta o tipo de interao mais fraca. (A) (B) (C) (D) (E) Ligao de hidrognio. Disperso de London. Dipolo-dipolo. Coulmbica. on dipolo.

85.

Um indicador cido/ base a ser empregado em volumetria de neutralizao possui valor de pKa igual a 5. Desse modo, correto afirmar que, na titulao, a mudana de cor ocorrer em valor(es) (A) (B) (C) (D) (E) de pH igual a 5, somente. de pH igual a 7, somente. de pH na faixa entre 4 e 6. de pH na faixa entre 5 e 7. qualquer de pH menor que 5.
6

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

86.

A contaminao microbiana em processos industriais pode ser proveniente do ar, dos materiais de acondicionamento e embalagem, dos equipamentos e utenslios de produo, das matrias-primas, da gua utilizada no processo, do ar comprimido e do ar ambiente, ou atravs da contaminao direta pelo pessoal operacional. No controle de contaminao microbiana em processos produtivos, no se constitui em ao preventiva a (A) (B) (C) (D) (E) validao de analticos. processos, sistemas e mtodos

Com base nos dados da tabela, correto afirmar que o(a) (A) (B) (C) (D) (E) constante de degradao dos trs frmacos tem o mesmo valor numrico. frmaco 1 tem o maior valor numrico da constante de degradao. degradao do frmaco 1 obedece a uma cintica de primeira ordem. degradao do frmaco 2 obedece a uma cintica de segunda ordem. degradao do frmaco 3 obedece a uma cintica de ordem inversa.

qualificao dos fornecedores de matrias-primas e embalagens. elaborao dos protocolos de qualificao de equipamentos e sistemas. reviso dos procedimentos operacionais padres (POPs) aps a deteco de falhas no processo. determinao das variveis e pontos crticos para a contaminao microbiana das reas, dos processos e dos produtos. 89.

Os lipdeos definem um conjunto de substncias qumicas que, ao contrrio das outras classes de compostos orgnicos, no so caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgnicos e baixa solubilidade em gua. Em relao aos lipdeos, assinale a alternativa correta. (A) A presena de insaturao nas cadeias de cidos graxos facilita a interao intermolecular, fazendo com que geralmente sejam slidos em temperatura ambiente. Em cidos graxos, quando existe na cadeia mais de uma ligao dupla, estas no so adjacentes ou conjugadas. Esteroides so lipdeos derivados do glicerol. Lipdeos, como as demais macromolculas polimricas. biomolculas, so

87.

De acordo com o glossrio da Anvisa, estabilidade a capacidade de um produto manter inaltervel suas propriedades e seu desempenho durante um tempo definido, de acordo com as condies previamente estabelecidas, relacionadas a sua identidade, concentrao ou potncia, qualidade, pureza e aparncia fsica. Os estudos de estabilidade acelerada so validaes dos experimentos em relao s caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do medicamento, realizadas em condies foradas de armazenamento, visando a (A) (B) (C) avaliar se o prazo de validade pode ser estendido. definir a melhor condio de armazenamento, durante o prazo de validade. modificar o prazo de validade, caso o medicamento seja armazenado em condies extremas de temperatura. prever o prazo de validade nas condies normais de armazenamento. prolongar o prazo de validade, caso o medicamento seja armazenado em condies mais amenas do que as normais. 90.

(B)

(C) (D) (E)

Triacilgliceris so conhecidos como gorduras cidas.

(D) (E)

A estabilidade farmacutica avaliada por estudos que objetivam fornecer evidncias de como a qualidade de um produto farmacutico varia com o tempo sob a influncia de vrios fatores, como o pH, o polimorfismo e a suscetibilidade do frmaco oxidao, hidrlise ou fotlise, entre outros. Acerca desses fatores, correto afirmar que (A) (B) (C) a reao de fotlise resulta da absoro de radiao pela substncia ativa. a degradao de frmacos ocorre somente em valores de pH na faixa cida. as condies de estresse empregadas para o estudo de oxidao geralmente envolvem ensaios que empregam oxignio gasoso. polimorfismo a existncia de formas cristalinas distintas de duas substncias qumicas, que apresentam a mesma energia de cristalizao. polimorfos no exibem diferenas propriedades fsico-qumicas. em suas

88.

A tabela abaixo apresenta as equaes matemticas de ensaios referentes cintica da degradao de trs frmacos (1, 2 e 3), nas quais C representa a concentrao do frmaco em um dado instante t. Frmaco 1 2 3 Equao C = 10 2t lnC = 2,3 2t 1/C = 0,1 + 2t

(D)

(E)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

91.

A difratometria de raios X uma tcnica de caracterizao microestrutural de materiais cristalinos, com aplicaes em diversos campos do conhecimento. A respeito dessa tcnica, correto afirmar que (A) (B) a aplicao da difrao de raios X limitada identificao de compostos cristalinos inorgnicos. a intensidade de difrao de raios X depende do nmero de prtons dos tomos em um dado plano cristalino. as condies para que ocorra a difrao de raios X so expressas pela lei de Bragg. as condies para que ocorra a difrao de raios X so expressas pela lei de Lambert-Beer. os raios X, ao atingirem um material, so elasticamente espalhados, ocorrendo perda de energia pelos eltrons de um tomo. 94.

De acordo com esses dados, correto afirmar que a(s) (A) (B) (C) (D) (E) substncia 5 a mais apolar. substncia 3 menos polar do que a substncia 1. concentraes das substncias 1 e 2 na amostra so iguais, sendo seu valor igual a 10g/L. substncia em maior concentrao na amostra original a 2. substncia em maior concentrao na amostra original a 4.

(C) (D) (E)

Considerando a reao entre o cido etanoico e o lcool etlico, catalisada por cido inorgnico, assinale a alternativa que apresenta o produto dessa reao. (A) (B) (C) (D) (E) 2-butanona. Etoxietano. Aldedo butlico. Etanoato de etila. Metoxipropano.

92.

A espectrofotometria visvel e ultravioleta um mtodo analtico amplamente utilizado em diversas reas. A respeito deste mtodo, correto afirmar que a (A) (B) (C) (D) (E) absorbncia igual ao inverso da transmitncia. absorbncia independe do caminho ptico a ser percorrido pela luz. aplicabilidade se limita a analitos solveis. relao entre a concentrao e a absorbncia uma funo logartmica. transmitncia diminui com o concentrao do analito na amostra. aumento da 95.

Sobre o feixe de ondas produzido por um transdutor ultrassnico, analise as assertivas abaixo. I. II. III. Quanto mais distante o feixe do transdutor, menor ser a divergncia do feixe. Quanto maior o dimetro do transdutor, menor ser a divergncia do feixe. Quanto maior a frequncia da onda emitida, maior ser a divergncia do feixe.

93.

A figura e a tabela abaixo mostram, respectivamente, o cromatograma e os resultados da anlise de uma amostra em cromatografia lquida de alta eficincia (CLAE). Para atender faixa de sensibilidade do mtodo, a amostra, aps tratamento adequado, foi diluda duas vezes. A coluna empregada foi de troca catinica, e empregou-se fase mvel aquosa.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. III, apenas. I, II e III. II e III, apenas.

96.

Se a suscetibilidade magntica de um material positiva, ento correto afirmar que (A) (B) (C) (D) se trata de um material diamagntico. os efeitos diamagnticos so mais importantes que os efeitos paramagnticos. para valores muito altos de suscetibilidade magntica, trata-se de materiais paramagnticos. algo est errado, pois a suscetibilidade magntica apresenta sempre valores negativos. para valores baixos da suscetibilidade magntica, trata-se de material paramagntico.

Substncia 1 2 3 4 5

rea do pico do analito na amostra 90.000 120.000 80.000 60.000 98.000

rea do pico do analito no padro 90.000 120.000 50.000 80.000 70.000

Concentrao do padro (g/L) 10 10 5 24 10

(E)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

97.

Dois navios de viagens de recreio, A e B, movimentam-se ao longo da mesma direo, em sentidos opostos, ambos viajando com velocidades de 7m/s em relao a um ponto fixo na terra. Um vento est soprando velocidade de 5m/s no mesmo sentido de movimento do barco A, quando observado do referencial fixo a terra. Em cada navio h um violinista. O violinista do navio A toca a nota musical l, de 440Hz; o violinista do navio B ouve a nota e a reproduz. Com base nesses dados, correto afirmar que a frequncia da nota musical ouvida pelo violinista do navio A (A) a mesma emitida por ele, e, portanto, os dois violinistas tocam e ouvem exatamente a mesma nota, sem nenhuma diferena de tom. mais aguda do que a nota emitida pelo violinista do navio B, que, porm, ouve uma nota mais grave do que a emitida pelo violinista do navio A, apresentando diferena total de +42Hz. mais grave, com diferena de 35Hz em relao nota emitida por ele. mais aguda do que a ouvida pelo violinista do navio B e tambm mais aguda do que a emitida por B, apresentando diferena total de +37Hz em relao nota emitida por ele. mais grave do que a ouvida pelo violinista do navio B, apresentando diferena de 18Hz em relao nota emitida por ele, porm mais aguda do que a emitida pelo violinista do navio B, apresentando variao total de frequncias de +55Hz entre a nota ouvida pelo violinista em A e a emitida por ele.

99.

A respeito das trs formas usuais de controle (atenuao) de interferncias eletromagnticas e as aplicaes referentes a cada um deles, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Formas de controle de interferncias 1. 2. 3. Blindagem. Aterramento. Filtro de modo comum.

Aplicaes ( ) Utilizado(a) para determinar as fronteiras para a energia irradiada. Finos filmes de cobre tranado e folhas de metal so os materiais mais comuns. Imprescindvel para o escoamento de rudos e surtos provenientes da rede eltrica e tambm para a criao de uma boa referncia de potencial eltrico. Adequadamente executado, pode prevenir alguns problemas de EMI, especialmente quando se trata de sistemas baseados em transmisso via rdio, reduzindo, por exemplo, correntes harmnicas e rudos eltricos no cabo de alimentao da antena. Usado(a) para ajudar na eliminao de praticamente qualquer problema de interferncia em sistemas, desde TV a cabo e telefones at a interferncia de udio causada por RF captada nos cabos dos altofalantes. 1/ 2/ 3 1/ 3/ 2 3/ 2/ 1 3/ 1/ 2 2/ 1/ 3

(B)

( )

(C) (D)

( )

(E)

(A) (B) (C) (D) (E)

98.

Um aparelho de TV apresenta sempre, durante o mesmo perodo do dia, uma degradao bastante intensa na imagem, caracterizada como interferncia eletromagntica. Analise as assertivas abaixo, que tentam explicar a(s) causa(s) mais provvel(is) para a interferncia. I. II. III. Um liquidificador utilizado na cozinha, sempre no mesmo horrio. Uma ligao de telefone celular feita num dos quartos da casa, no mesmo horrio. Uma exploso solar.

100. Considere uma lente delgada de vidro, totalmente imersa no ar, com ndice de refrao igual a 5/3, formada por uma superfcie esfrica cncava de raio de curvatura 100cm e uma superfcie esfrica convexa com raio de curvatura de 40cm. Assinale a alternativa que apresenta seu valor de vergncia, em dioptrias. (A) (B) (C) (D) (E) +0,5. 0,7. 0,9. +1,0. +1,2.

correto o que est contido em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I e II, apenas. II, apenas.

101. Com relao a alguns conceitos sobre ptica fsica, assinale a alternativa correta. (A) (B) Quando ondas interferem destrutivamente, a energia convertida em calor. Padres de interferncia so observados apenas se as fases relativas das ondas que se superpem permanecem constantes. No padro de interferncia de Fraunhofer para uma fenda simples, quanto mais larga a fenda, mais largo o mximo central do padro de difrao. Uma abertura circular pode produzir um padro de difrao de Fraunhofer, mas no pode produzir um padro de difrao de Fresnel. O limite de resoluo que permite distinguir entre duas fontes puntiformes depende apenas da distncia entre as fontes e o anteparo.

(C)

(D)

(E)

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

102. A natureza da luz j motivou muitas discusses entre os cientistas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a viso contempornea sobre a natureza da luz. (A) A teoria corpuscular da luz, de Isaac Newton, explica adequadamente os fenmenos de reflexo e refrao, mas tem dificuldades para explicar os fenmenos de difrao e polarizao. Isto prova definitivamente que a luz tem natureza corpuscular. A teoria ondulatria da luz, de Christiaan Huygens, explica adequadamente os fenmenos de reflexo e refrao da luz e tambm explica muito bem os fenmenos de difrao e polarizao, tipicamente ondulatrios. Isto prova definitivamente que a luz tem natureza ondulatria. Em 1801, Thomas Young mostrou que a luz apresenta um padro de interferncia ao passar por uma fenda dupla. Essa caracterstica totalmente ondulatria, o que prova, inquestionavelmente, que a luz uma onda, sepultando, de uma vez por todas, qualquer possibilidade de a luz apresentar natureza corpuscular, desde aquela poca at hoje. O modelo ondulatrio foi confirmado pela teoria das ondas eletromagnticas, de James Clerk Maxwell, publicada em 1873, experimentalmente em 1887 por Heinrich Rudolf Hertz, que demonstrou a existncia das ondas eletromagnticas. Esses resultados, tanto o terico quanto o experimental, puseram fim discusso e, desde o final do sculo XIX, a luz definitivamente aceita como tendo natureza ondulatria, conceito inabalvel at os dias de hoje. Em 1905, Albert Einstein explicou o efeito fotoeltrico (que apareceu como efeito secundrio nos experimentos de Hertz), utilizando o conceito de quantum, formulado por Max Planck, em 1900, para explicar a irradiao de um corpo negro. Para Einstein, a luz, ao interagir com a matria, pode faz-lo de modo corpuscular, como se cada frente de onda fosse composta por pequenos gros portadores da energia da onda (essas partculas, hoje, so chamadas ftons). Assim, fica demonstrado que a natureza da luz muito mais complexa do que se imaginava e que no possvel dissociar a caracterstica ondulatria da caracterstica corpuscular da luz. A luz, assim como todas as ondas eletromagnticas, apresenta um comportamento dual (partcula-onda).

(B)

104. Uma fonte radioativa A colocada na frente de um contador Geiger, que registra 1.100 contagens em 5 minutos. Quando uma fonte B colocada na mesma posio, o contador tambm registra 1.100 contagens em 5 minutos. Quando no colocada nenhuma fonte perto do contador, ele registra 300 contagens em 5 minutos, que so devidas radiao de fundo. As duas fontes, A e B, foram colocadas juntas diante do contador. Suponha que, depois de 6 anos, as mesmas duas fontes sejam colocadas novamente diante do contador. Admitindo que as condies ambientais no tenham mudado (ou seja, a radiao de fundo continuou a mesma), e considerando que a meia-vida da fonte A de 2 anos, e a de B de 3 anos, assinale a alternativa que apresenta as atividades medidas hoje e daqui a 6 anos, respectivamente, em contagens a cada 5 minutos. (A) (B) (C) (D) (E) 1.500 e 350. 1.700 e 923. 1.900 e 600. 1.700 e 420. 2.100 e 700.

(C)

(D)

105. Num tubo de raios X, eltrons so acelerados por uma diferena de potencial, e sua velocidade, antes de atingir o 8 alvo de molibdnio, de 1,0 10 m/s. Dados: massa do eltron = 9,0 1031kg; carga elementar = 1,6 1019C. Com base nesses dados, e no levando em conta o tratamento relativstico do eltron, correto afirmar que a diferena de potencial que acelera os eltrons, dentro do tubo, vale, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 25,7kV. 30,2kV. 29,4kV. 28,1kV. 35,3kV.

(E)

106. Sobre as partculas alfa, analise as assertivas abaixo. I. Quanto maior o nmero atmico de tomos radioativos, maior a probabilidade de emisso espontnea de partculas alfa. Para que ocorra decaimento alfa, o valor da energia de desintegrao deve ser positivo. Devido conservao do momento linear, como a massa do ncleo-filho muito maior que a da partcula alfa, ela carrega quase toda a energia cintica.

103. A respeito das ondas eletromagnticas, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) so ondas longitudinais. no podem ser polarizadas. no podem ser defletidas por campos eltricos ou magnticos. todas elas se propagam com a mesma velocidade em qualquer meio material. as de maior comprimento de onda transportam mais energia que as de menor comprimento de onda.

II. III.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III. I, apenas.
10

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

107. O molibdnio um elemento importante para a produo do tecncio, muito utilizado em exames de produo de imagens, como tomografias e ressonncias magnticas. O diagrama abaixo mostra a linha de caimento mais provvel do molibdnio at atingir o rutnio, que apresenta um ncleo estvel.

109. O motor eltrico, destinado a converter energia eltrica em energia mecnica, um dos equipamentos mais utilizados pelo homem. Entre os tipos de motores eltricos de corrente alternada, correto afirmar que os motores sncronos (A) possuem velocidade constante e proporcional frequncia da rede. Os polos do rotor seguem o campo girante imposto ao estator pela rede de alimentao trifsica. possuem rotor bobinado com um enrolamento trifsico, acessvel atravs de trs anis com escovas coletoras no eixo. possuem rotor com vrios condutores conectados em curto-circuito no formato de uma gaiola de esquilo. tm pequena ou menores que 5CV. mdia potncia, geralmente

(B)

(C)

(D) (E)

so bastante utilizados no Brasil, apresentam seis terminais acessveis, dois para cada enrolamento de trabalho Et, e a tenso de alimentao destas bobinas so projetadas para 220V.

Assinale a alternativa que apresenta os valores corretos para X, Y e Z, respectivamente. (A) (B) (C) (D) (E) 100m; 101; e 102. 98; 98; e 99. 99; 100; e 101. 99; 99; e 99. 99m; 99; e 99.

110. O smbolo abaixo pode ser visto nos projetos de quadros de distribuio em instalaes eltricas de baixa tenso. Assinale a alternativa que apresenta seu significado.

(A) (B) (C) (D) (E)

Quadro terminal de luz e fora embutido. Quadro geral de luz e fora embutido. Quadro terminal de luz e fora aparente. Quadro geral de luz e fora aparente. Caixa de telefone.

108. Baseando-se na Lei n 11.105/2005, da Biossegurana, analise as assertivas abaixo. I. Essa lei aplicvel quando a modificao gentica for obtida por meio da tcnica de mutagnese, desde que no implique a utilizao de organismo geneticamente modificado (OGM) como receptor ou doador. Toda instituio que utilizar tcnicas e mtodos de engenharia gentica ou realizar pesquisas com OGM e seus derivados deve criar uma Comisso Interna de Biossegurana (CIBio), alm de indicar um tcnico principal responsvel para cada projeto especfico. Inclui-se na categoria de derivado de OGM a substncia pura, quimicamente definida, obtida por meio de processos biolgicos e que no contenha OGM, protena heterloga ou cido desoxirribonucleico (ADN) recombinante.

II.

111. Todos os condutores vivos de um circuito devem ser protegidos contra as cargas e os curtos-circuitos, por um ou mais dispositivos de proteo que promovam sua interrupo quando da ocorrncia de uma dessas condies anormais. Sobre os tipos de dispositivos de proteo, analise as assertivas abaixo. I. Os fusveis, pela fuso de uma parte especialmente projetada, fecham o circuito no qual se acham inseridos e interrompem a corrente quando esta excede um valor especificado durante um tempo especificado. Os disjuntores so dispositivos que garantem, simultaneamente, a manobra e a proteo contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curtocircuito. Os disjuntores possuem como funo bsica proteger os condutores contra curto-circuito, atravs de seu dispositivo magntico.

III.

II.

III. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. II, apenas.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. III, apenas.

11

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

112. Os transdutores de posio so necessrios em sistemas de malha fechada, pois fornecem o sinal que retroalimentado unidade de controle para ser comparado com o sinal de entrada. Sobre os transdutores de posio lineares, correto afirmar que (A) (B) a variao do sinal se d continuamente com a mudana de posio da mesa. medem o movimento real da mesa ou carro porque se deslocam junto com estes e somente se movimentam quando estes se movimentam. necessitam de um mtodo adicional para contar o nmero de voltas do parafuso quando estiverem medindo distncias maiores do que o passo do parafuso. so absolutos no domnio de uma rotao. o sinal varia de forma discreta, ou seja, gerado na forma de um pulso durante a mudana de posio da mesa.

115. O isolamento de amplificadores, uma das tcnicas de condicionamento de sinal, pode ser definido como a separao entre dois sinais, de modo a interagir entre eles, visando a um aspecto de segurana. Sobre os tipos de isolamento existentes, assinale a alternativa incorreta. (A) A blindagem um tipo de isolamento usado para proteo de cabos simples, de pares entranados e coaxiais. O isolamento galvnico consiste na transferncia de energia eltrica entre dois pontos, mas sem ligao para fios, utilizando como dispositivo eltrico o transformador. O isolamento ptico tem a capacidade de isolar com total segurana dois circuitos eletrnicos, mantendo uma comunicao entre ambos. No isolamento magntico, os cabos de energia, terra e condutores do sistema esto separados por um dieltrico, que o ar; assim, podem existir capacitncias entre esses elementos, que permitem o acoplamento com o sistema de sinais de rudos. No isolamento capacitivo, existe um condensador, dispositivo que permite a passagem da corrente alternada, cortando a corrente contnua.

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

113. A evoluo da tecnologia possibilitou o desenvolvimento de dispositivos mais avanados do que os simples indicadores locais de presso. Os transdutores de presso convertem os valores das grandezas eltricas que so usadas, local ou remotamente, para leitura e/ou controle de processos. O tipo de transdutor de presso geralmente utilizado para presses de 0,035 a 70MPa e que possui preciso na faixa de 0,5% a 1% do fundo de escala, sem considerar as variaes de temperatura, denominado transdutor de presso (A) (B) (C) (D) (E) capacitivo. de deformao. potenciomtrico. tico. de fio ressonante.

(E)

116. Os instrumentos de medidas eltricas podem ser classificados de vrias formas, de acordo com o aspecto de interesse. So instrumentos destinados a medidas eltricas: I. o wattmetro, que serve para medir resistncia eltrica; seu funcionamento baseado no princpio eletrodinmico simples. a ponte de Wheatstone, que um instrumento usado na medio da resistncia dos condutores quando se faz necessria grande preciso de medidas. o meghmetro, que um instrumento porttil utilizado para medir a resistncia de isolao das instalaes eltricas, motores, geradores e transformadores; ele constitudo basicamente por um instrumento de medio, com escala graduada em megohms, e um pequeno gerador de corrente contnua, girado por meio de uma manivela.

II.

III.

114. Sobre o amplificador diferencial, analise as assertivas abaixo. I. um subcircuito composto de um conjunto de transistores (1 ou mais) que diminui a diferena de tenso entre suas duas sadas. normalmente utilizado como estgio de sada. facilmente cascateado sem necessidade de acoplamento. (A) (B) (C) correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas. III, apenas. (D) (E)

correto o que est contido em I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. II, apenas.

II. III.

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

12

117. Toda edificao deve dispor de uma infraestrutura de aterramento. Acerca da simbologia utilizada nos esquemas de aterramento, correto afirmar que o smbolo I, na primeira letra que representa a situao de alimentao em relao a terra, refere-se a() (A) (B) (C) um ponto diretamente aterrado. massa diretamente aterrada, independente do aterramento eventual de um ponto da alimentao. massa ligada ao ponto da alimentao aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado normalmente o ponto neutro). isolao de todas as partes vivas em relao a terra ou aterramento de um ponto atravs de impedncia. funo do neutro e de proteo assegurada por condutores distintos.

(D) (E)

120. Em instalaes de baixa tenso, entende-se por disjuntor o dispositivo capaz de interromper um circuito, ao comando do operador ou automaticamente, quando percorrido por nveis de corrente superiores sua corrente nominal, sem que dessa interrupo lhe advenha dano. Para aumentar a capacidade disruptiva do disjuntor h, no interior deste, uma cmara de extino de arco que se presta a confinar, dividir e extinguir o arco eltrico formado entre os contatos do disjuntor imediatamente abertura mecnica dos contatos. Uma das caractersticas nominais dos disjuntores o disparo instantneo, em geral magntico, definido para as faixas de atuao B, C e D, conforme a figura abaixo.

118. Um circuito eltrico pode ser definido como uma interligao de componentes bsicos formando pelo menos um caminho fechado. Entre os elementos dos circuitos, h o indutor linear, que (A) possui como caracterstica bsica a sua capacidade de armazenar cargas eltricas e energia no seu campo eltrico. caracterizado pela sua resistncia eltrica, a qual, para o caso linear, s depende das caractersticas do material empregado e das suas dimenses geomtricas. fornece determinada tenso entre seus terminais, independentemente das caractersticas dos demais elementos ligados ao circuito. dependente tanto da tenso entre dois pontos do circuito como da corrente em um ramo. um dispositivo que possui um campo magntico capaz de armazenar energia. O campo magntico do indutor criado pela corrente eltrica que percorre o condutor.

(B)

(C)

Com relao a esse assunto, analise as assertivas abaixo. I. A curva B tem como caracterstica o disparo instantneo para correntes entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. Sendo assim, so aplicados para proteo de circuitos com cargas indutivas. A curva C tem como caracterstica principal o disparo instantneo para corrente entre 3 e 5 vezes a corrente nominal. Sendo assim, so aplicados principalmente na proteo de circuitos com caractersticas resistivas ou grandes distncias de cabos envolvidas. A curva D refere-se ao disparo instantneo para correntes entre 10 e 20 vezes a corrente nominal.

(D) (E)

II.

119. A Lei n 11.105/2005 criou o Conselho Nacional de Biossegurana (CNBS), que possui, como competncias, I. fixar princpios e diretrizes para a ao administrativa dos rgos e entidades federais com competncias sobre a matria. acompanhar o desenvolvimento e o progresso tcnico e cientfico nas reas de biossegurana, biotecnologia, biotica e afins, com o objetivo de aumentar a capacidade para a proteo sade humana, dos animais e das plantas, e ao meio ambiente. analisar, a pedido da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio), quanto aos aspectos da convenincia e oportunidade socioeconmicas e do interesse nacional, os pedidos de liberao para uso comercial de OGM e seus derivados.

III.

II.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. III, apenas.

III.

correto o que est contido em (A) (B) (C) (D) (E)


13

I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, apenas. II, apenas.


Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa 401 Especialista em Regulao e Vigilncia Sanitria rea 1 Prova A

Anda mungkin juga menyukai