Anda di halaman 1dari 14

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Cincia da Computao

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Alfredo Colenci Neto


Faculdade Anhanguera de Rio Claro

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 2 de 14

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software. Utilizar princpios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementao de um projeto. Trabalhar em equipe.

Produo Acadmica
Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas. Relatrio 1 Sistemas Gerenciadores. Relatrio 2 Projeto. Relatrio 3 Avaliao. Relatrio 4 Qualidade.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientao do professor. Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: Em papel branco, formato A4. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta. Espaamento de 1,5 entre linhas. Se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas. Com capa, contendo: Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina. Nome e RA de cada participante. Ttulo da atividade. Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 3 de 14

DESAFIO
Um dos maiores avanos percebidos pela rea de qualidade de software foi comprovar que a qualidade de um produto final (software) uma consequncia do processo pelo qual esse software foi desenvolvido. Neste sentido, a gerncia de projetos de software ganhou notoriedade por garantir que projetos bem gerenciados iro gerar produtos que atendam aos requisitos de usurios, desenvolvedores e patrocinadores do projeto. Gerncia de projeto a aplicao de conhecimentos, habilidades e tcnicas na elaborao de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pr-definidos, em certo prazo, com certo custo e qualidade, atravs da mobilizao de recursos tcnicos e humanos, VIEIRA (2006). Neste sentido, o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI Project Management Institute) define 5 grupos de processos que devem ser seguidas para qualquer projeto. So eles: Iniciao, Planejamento, Execuo, Controle e Encerramento. Desta forma, profissionais com habilidades e competncias para gerenciar projetos em todos esses processos, sejam simples ou complexos, possuem valorizao destacada no mercado, por justamente assegurar a qualidade do software. Para PRESSMAN (2002), qualidade de software uma rea de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software por meio da definio e normatizao de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo garantir um produto final que satisfaa s expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente na definio do escopo. Este desafio tem por objetivo proporcionar situaes que possibilitaro que os alunos, trabalhando em grupo, possam praticar conceitos vistos em sala de aula para gerncia de projetos e qualidade de software, principalmente na avaliao de produtos, estimativas de tempos de projetos e elaborao de cronogramas. Os alunos devero avaliar algumas ferramentas de gesto de projetos online. Usando uma ferramenta sero identificadas atividades e sub-atividades importantes em um processo de desenvolvimento de um sistema para imobiliria, estipulando prazos. No passo seguinte, ser utilizado um sistema de imobiliria, j desenvolvido, para avaliar suas funcionalidades e mensurar a qualidade do produto. Para tanto, deve-se montar uma equipe de 3 a 5 alunos para que a troca de conhecimentos e experincias propicie, ao final desta atividade, uma proposta de gerenciamento de software coerente e concisa como a soluo ao problema proposto.

Objetivo do Desafio
Elaborar uma proposta de gerenciamento de software.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Metodologias, Tcnicas e Ferramentas da Gerncia de Projetos. Esta atividade importante para que voc conhea alguns sistemas de gerenciamento de projetos e pratique os conceitos bsicos vistos em sala de aula e os correlacione com uma aplicao prtica, no caso, o conceito de sistemas de gerenciamento de projetos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 4 de 14

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Fazer um levantamento de sistemas de gerenciamento de projetos online disponveis. Os gerenciadores de projetos online so uma soluo de excelente custo/benefcio, pois no h a necessidade de investimentos em programadores e podem ser implantados em poucos dias. Um bom Gerenciador de Projetos deve ter as seguintes funcionalidades: 1. cadastro de usurios com nveis de permisso diferentes; 2. cadastro de diversos projetos; 3. acompanhamento de tarefas; 4. possibilidade de anexar arquivos de qualquer formato; 5. grfico de Gantt (Visualizao grfica do cronograma do projeto); 6. comentrios de usurios; 7. planilha de horas gastas por usurio. Uma vantagem de um gerenciador de projetos online que o mesmo fica hospedado em um servidor (computador ligado 24h na Internet) e pode ser acessado a partir de qualquer computador conectado na Internet. Devem ser pesquisadas pelo menos duas solues relacionadas a seguir. Aceproject. Disponvel em: <https://www.aceproject.com>. Acesso em: 09 abr. 2012. DotProject. Disponvel em: <http://www.dotproject.net>. Acesso em: 09 abr. 2012. Planzone. Disponvel em: <http://www.planzone.com>. Acesso em: 09 abr. 2012. Passo 2 (Equipe) Entregar uma breve descrio a respeito de cada um das solues pesquisadas. No relatrio, chamado: Relatrio de Sistemas Gerenciadores. Devem ser respondidas as seguintes questes: 1. Como funciona o sistema? 2. Quais funcionalidades esto implementadas? 3. possvel gerenciar mltiplos projetos? 4. Quais as vantagens e desvantagens que cada sistema apresenta? O Relatrio 1 Sistemas Gerenciadores deve conter no mximo trs folhas, com as devidas referncias bibliogrficas.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula- tema: Planejamento de um Projeto de Software, Execuo, Acompanhamento e Controle de um Projeto de Software. Esta atividade importante para que voc possa desenvolver as suas competncias e habilidades na identificao de tarefas, criao de cronograma e estimativas de tempo de projetos, tendo em vista a elaborao de uma proposta de desenvolvimento de um sistema computacional descrita no Passo 1 desta Etapa do Desafio.
Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 5 de 14

Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Fazer uma reunio inicial com os integrantes para discutir as necessidades do projeto de software, conforme apresentado abaixo. Dever ser elaborada uma lista com as principais atividades do projeto (no mnimo 30). Essa lista deve ser descrita na forma de uma EAP (Estrutura Anlitica de Processos) ou em ingls tambm conhecida como WBS (Work Breakdown Structure). Descrio do Projeto: Dever ser elaborado um projeto de software Web para imobilirias, contemplando as funes pertinentes ao negcio. Por exemplo: cadastro de clientes, cadastro de correntistas, cadastro de imveis, cadastro de locatrios, fotos dos imveis, relatrios gerenciais, emisso de boleto de cobrana, entre outros. O prazo do projeto de 110 dias. Passo 2 (Equipe) Escolher, em grupo, um sistema de gerenciamento de projetos, apontados na Etapa 1, e lancem todas as atividades identificadas. Deve-se levar em considerao as atividades, subatividades e os relacionamentos entre elas. Sugere-se dividir as atividades seguindo as atividades definidas no Modelo Clssico de desenvolvimento de software, tambm conhecido como Casacata. So elas: Levantamento de Requisitos, Anlise, Projeto, Codificao, Teste e Manuteno. Levar em considerao que todo projeto possui 5 etapas: Iniciao, Planejamento, Execuo, Controle e Encerramento. Passo 3 (Equipe) Estimar esforos para cada atividade citada acima, lembrando que o tempo de durao de cada atividade deve ser calculado em horas. O grupo dever gerar o grfico de Gantt do projeto geral e apresentar para a classe, justificando as atividades, os relacionamentos entre as atividades e o tempo estimado. Cada grupo ter 5 minutos e dever usar recurso do projetor multimdia. Ao final, dever ser entregue ao professor um relatrio contendo os resultados finais. O relatrio, chamado de Relatrio 2 Projeto, deve ser de prpria autoria, no mximo trs folhas, contendo o cronograma e a EAP.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula- tema: Introduo a Qualidade de Software, Mtricas de Software. Esta atividade importante para que voc desenvolva a habilidade de avaliar, de maneira formal, uma aplicao computacional. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 6 de 14

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o texto a seguir: A Web um ambiente complexo e consequentemente, a avaliao de produtos de software Web complexa dado ao conjunto de caractersticas envolvidas. Essa complexidade se deve tambm, em parte, ao fato da Web ter se voltado para orientaes e aplicaes. Alguns fatores que comprovam isso so: 1. educao e treinamento em reas especficas em universidades e organizaes; 2. comrcio e diverso, disponibilizando produtos e servios; 3. entretenimento, por meio de jogos, revistas de humor e lazer; 4. comunicao, tornando-se uma plataforma genrica para comunicao via Internet. Essas aplicaes fazem com que um processo de garantia de qualidade deva considerar diferentes aspectos que abrangem, desde a usabilidade, a qualidade de interfaces, cores, segurana da informao, acesso a informao, entre outros. Passo 2 (Equipe) Reunir o grupo para escolha de duas aplicaes Web para realizao de futura avaliao. A sugesto para software para imobilirias. As aplicaes devero ter a concordncia do professor mediante justificativa de escolha. Passo 3 (Equipe) Avaliar a aplicao de acordo com o Formulrio de Avaliao Web, descrito no Anexo I. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio, chamado de Relatrio 3 Avaliao, contendo o Formulrio de Avaliao Web, apresentado no Passo 2, devidamente respondido e acrescentar o julgamento final, que deve responder para as duas aplicaes pesquisadas a opinio do grupo sobre o uso da aplicao: ( ) Altamente Recomendado ( ) Recomendado ( ) Pode ser til em algumas circustncias ( ) No recomendo Justificativa do julgamento:

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Garantia da Qualidade de Software, Mtricas de Software, Normas ISO: ISO 15504, 12207. Esta atividade importante para que voc gere conhecimento relacionado aos contedos vistos em sala de aula para avaliao de software. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.
Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 7 de 14

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o texto a seguir: Mesmo no sendo o ponto principal da qualidade de software, avaliar um pacote de software, tambm chamado de software de prateleira, pode ser necessrio para escolha de uma soluo j existente. Neste sentido, esta atividade tem como propsito capacitar o aluno na avaliao de um software por meio dos padres estabelecidos pela Norma ISO 14598 que trata de um plano para a avaliao de produtos de software. A importncia da atividade vai ao encontro do contato com esse tipo de norma voltada qualidade, independente de qual seja. Como atividade complementar pode ser estudado o captulo 1 do livro Qualidade de Software dos autores Andre Koscianski e Michel dos Santos Soares, editora Novatec, 2006. Passo 2 (Equipe) Fazer uma pesquisa na Internet com o propsito de encontrar e escolher um software comercial, de gesto de imobiliria, que seja freeware. O grupo de alunos, em laboratrio de informtica, deve realizar o download do produto e instal-lo para uso. Deve ser utilizado por tempo suficiente para entender seu funcionamento antes de passar para o passo seguinte. O grupo dever mostrar o software selecionado ao professor que ir dizer se o software passvel de avaliao ou no. Os alunos iro mostrar ao professor na prpria estao de trabalho, no laboratrio de informtica. Passo 3 (Equipe) Avaliar o Produto de Software escolhido no Passo 1 de acordo com as questes descritas no Anexo II Questionrio de Qualidade. Para responder as questes, deve-se utilizar a escala apresentada a seguir. Esta avaliao tem como objetivo garantir que as funcionalidades mnimas do software avaliado estejam efetivamente presentes, garantindo o funcionamento eficaz, seguro e satisfatrio diante das funcionalidades propostas pelo prprio software. Especificar para cada pergunta, a avaliao que seguir os seguintes critrios: Para cada pergunta, a resposta usar o Nvel de Pontuao de 1 a 5. 1 Pssimo 2 Ruim 3 Razovel 4 Bom 5 Excelente Aps ter respondido cada pergunta, o grupo dever calcular a qualidade para cada uma das seis caractersticas, sendo que a frmula usada ser: Frmula: "(QP x 5) x QS = 100 x SR" sendo que: QS = Qualidade de software QP = Quantidade de perguntas SR = Soma das respostas 00% at 19,99% considerado PSSIMO 20% at 39,99% considerado RUIM 40% at 59,99% considerado RAZOAVEL
Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 8 de 14

60% at 79,99% considerado BOM 80% at 100,00% considerado EXCELENTE Elaborar uma tabela, conforme exemplo abaixo, para anotar os valores calculados: Caractersticas Manutenibilidade Funcionalidade Confiabilidade Usabilidade Eficincia Portabilidade Passo 4 (Equipe) Elaborar um Relatrio 4 Qualidade, a ser entregue ao professor, contendo toda a avaliao e definies estudadas nesta etapa. Este relatrio deve ter a seguinte estrutura: Capa - Contendo o logotipo da instituio, o nome da matria, ttulo do trabalho, os nomes completos e RA dos integrantes e data do projeto. Sumrio - Contendo os ttulos e nmero das pginas onde se encontram os mesmos. Introduo - Contendo um texto explicando claramente os objetivos da avaliao. Descrio do Ambiente usado na avaliao Citar Computador/Hardware utilizado, Sistema Operacional, Tempo de avaliao, entre outros critrios. Software Avaliado Breve descrio do software avaliado, citando a empresa desenvolvedora, funcionalidades e propsitos. Avaliao - Contendo o texto com as perguntas e respostas que foram realizadas para avaliar o produto de software. Tabela elaborada no Passo 3. Para elaborar este documento, a equipe deve utilizar as seguintes formataes: Folha: A4 Margens: esquerda=3 cm, direita=2,5 cm, superior=2 cm, inferior=2 cm Letras: Ttulos: Times New Roman, tamanho 14, negrito, alinhamento pela esquerda. Texto: Times New Roman, tamanho 12, normal, alinhamento justificado, primeira linha com espaamento 1,27 cm. Nmero mnimo de pginas: 4. Avaliao

Livro Texto da Disciplina


KOSCIANSKI, Andre; SOARES, Michel S. Qualidade de Software. 2 ed. So Paulo: Novatec, 2007.

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 9 de 14

Referncias Bibliogrficas
KOSCIANSKI A., SOARES, M. S. Qualidade de Software, Novatec, 2006. LIMA. R, et al. Evaluating Web Sites for an Education Environment target for cardiology . Madri, Espanha, FESMA 2000, out. 2000. PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. McGraw Hill, 2002. VIEIRA, M. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informao. 2 edio: Campus, 2006.

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 10 de 14

Anexo I Formulrio de Avaliao Web


1. O site de uma entidade reconhecida e respeitada? ( ) No ( ) Sim 2. O site interessante? ( ) No ( ) Sim 3. O ttulo do site significativo e est de acordo com o seu contedo? ( ) No ( ) Sim 4. As informaes apresentam as fontes de onde foram retiradas? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre ( ) No se aplica 5. As informaes so coerentes com o que existe na literatura? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre 6. As informaes esto organizadas de forma lgica? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre ( ) No se aplica 7. As informaes esto organizadas de forma hierrquica? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre 8. Os textos possuem o nome dos autores? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre ( ) Sempre

9. A homepage apresenta um sumrio das informaes que o site contm? ( ) No ( ) Sim 10. A homepage possui uma quantidade adequada de informaes, o que a faz no ser confusa? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre 11. A homepage informa a data da ltima atualizao do site? ( ) No ( ) Sim Facilidade de utilizao 12. O site possui um mapa com a organizao de todo o seu contedo? ( ) No ( ) Sim 13. Oferece um indicador de onde voc se encontra no mapa do site? ( ) No ( ) Sim 14. preciso percorrer muitas pginas para se chegar informao desejada? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre 15. Possui links na pgina principal para as informaes mais procuradas? ( ) No ( ) Sim ( ) Sempre

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 11 de 14

16. Os ttulos de botes ajudam na navegao? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes

( ) Quase sempre

( ) Sempre ( ) Sempre

17. Os botes de navegao fazem o que esperamos? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre

18. A homepage possui cones claros o suficiente para no gerar ambiguidade? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre ( )No se aplica 19. Fornece explicaes sobre os componentes quando posicionamos o mouse? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre 20. As informaes podem ser impressas facilmente? ( ) No ( ) Sim 21. A impresso legvel? ( ) No ( ) Sim ( ) No se aplica 22. Para os textos muito grandes, a pgina fornece a opo de download? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre ( )No se aplica 23. O site d instrues de como agir em situaes de erro? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre 24. Em caso de erro, eles so tratados e informados claramente? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre ( )No se aplica ( )No se aplica

25. A linguagem utilizada est de acordo com seu nvel de conhecimento do assunto? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre 26. As fontes utilizadas so legveis? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre ( ) Sempre ( ) Sempre

27. A formatao do texto utilizada facilita a leitura? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre 28. O texto apresentado na forma de itens? ( ) No ( ) Sim 29. Os textos so curtos e diretos? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre

( ) Sempre

30. possvel navegar pelo site sem visualizar as figuras no modo somente texto? ( ) No ( ) Sim 31. So utilizados recursos de editorao para enfatizar e ressaltar partes do contedo? ( ) No ( ) Sim

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 12 de 14

32. As imagens, o vdeo e os sons so utilizados de forma agradvel? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre 33. O tempo de espera para a pgina ser carregada aceitvel? ( ) Nunca ( ) Quase nunca ( ) s vezes ( ) Quase sempre 34. Os aplicativos executados a partir do site tiveram bom desempenho? ( ) No ( ) Sim ( ) No se aplica

( ) Sempre ( ) Sempre

35. Se o site muito abrangente, oferece na homepage uma opo para cada categoria de usurio? ( ) No ( ) Sim ( ) No se aplica 36. Esta opo est claramente demonstrada? ( ) No ( ) Sim ( ) No se aplica 37. O site possui opo de busca com resultados satisfatrios? ( ) No ( ) Sim

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 13 de 14

Anexo II Questionrio de Qualidade


1) Caractersticas de Manutenibilidade: 1) fcil encontrar uma falha, quando ocorre? 2) fcil modificar e adaptar? 3) Existe risco de efeitos inesperados quando se faz alteraes? 4) fcil validar o software modificado? 5) Est de acordo com as normas, leis etc.? Relacionadas manutenibilidade? 6) O pacote diz se oferece opo de manuteno software? 7) O pacote diz se possvel modificar e adaptar para um nico usurio? 8) O pacote diz se possvel fazer upgrades de verses? 2) Caractersticas de Funcionalidade: 9) Prope-se a fazer o que apropriado? 10) Faz o que foi proposto de forma correta? 11) capaz de interagir com os sistemas especificados? 12) Esta de acordo com as normas, leis etc. |relacionadas funcionalidade? 13) Evita acesso no autorizado a programas e dados? 14) O pacote diz qual a principal funo do software? 15) O pacote contm informaes claras e objetivas sobre o produto? 3) Caracterstica de Confiabilidade: 16) Ocorrendo falhas, como ele reage? 17) Com que frequncia apresenta falha por defeitos no software? 18) capaz de recuperar dados em caso de falhas? 19) Est de acordo com os padres, normas etc. relacionadas confiabilidade? 20) O pacote contm selo de segurana? 21) O pacote tem informaes de atendimento ao consumidor? 4) Caractersticas de Usabilidade: 22) fcil entender o conceito lgico e sua aplicabilidade? 23) fcil aprender a usar? 24) fcil operar e controlar? 25) atrativo ao usurio? 26) Est de acordo com os padres, normas etc. relacionadas usabilidade? 27) O pacote recomenda configurao mnima para o funcionamento do software? 28) O pacote diz se de fcil instalao? 29) O pacote diz em que linguagem o software vai ser instalado e usado? 5) Caractersticas de Eficincia: 30) Qual o tempo de resposta, tempo de processamento a velocidade na execuo de suas funes? 31) Quanto recurso usa? Durante quanto tempo? 32) Est de acordo com as normas, leis etc. relacionadas eficincia? 33) O pacote diz para qual pblico o software destinado? 34) O pacote diz qual nvel de conhecimento mnimo exigido do negcio?

Alfredo Colenci Neto

Cincia da Computao 6 Srie Gerncia de Projetos e Qualidade de Software

Pg. 14 de 14

6) Caractersticas de Portabilidade 35) fcil de adaptar em ambientes diferentes? 36) fcil de instalar? 37) fcil usar para substituir outros? 38) Esta de acordo com as normas, leis etc. relacionadas portabilidade ? 39) Pode coexistir com outros produtos independentes compartilhando recursos? 40) O pacote diz qual a configurao de hardware mnimo necessrio? 41) O pacote diz em quais Sistemas Operacionais o software funciona?

Alfredo Colenci Neto

Anda mungkin juga menyukai