Anda di halaman 1dari 5

A Lua

A Lua o nosso satlite, um pouco a nossa segunda casa no espao. o segundo objeto mais brilhante nos cus. As suas dimenses (dimetro 3474 km - maior que Pluto), e composio (densidade 3.34 - da mesma ordem que Marte) principalmente se comparadas com as da Terra, permitem-nos consider-la um planeta telrico de pleno direito.

Figura 1 A mais famosa fotografia de uma pegada. Apolo 11.

At h pouco tempo, havia trs teorias para a formao da Lua: a co-acreo, que supunha ter-se a Lua formado ao mesmo tempo que a Terra a partir da Nebulosa Protoplanetria Solar; a fisso, que supunha que a Lua se separou de uma Terra ainda em fuso por efeito da rotao; a captura, que supunha que a Lua era um pequeno planeta capturado pelo campo gravitacional da Terra. Os dados mais recentes, obtidos pela anlise das rochas lunares, conduziram-nos teoria hoje mais geralmente aceite: a do impacto, que supe ter a Terra chocado com um objeto pelo menos to grande como Marte e ter-se a Lua formado a partir do material ento ejectado da Terra. Uma das caractersticas mais notveis desde sempre na Lua apresentar fases (nova, falcadas, quartos, gibosas e cheia) consoante o ngulo Sol-Terra-Lua. S no sc. XVI Galileu observou as mesmas fases em Vnus, primeiro, e depois em Mercrio, o que confirmou ser o Sistema Solar heliocntrico. Os planetas exteriores tambm apresentam fases, mas s gibosas e cheia. O luar claro, a luz solar refletida na Lua, que nem muito refletora (albedo 0.12). O albedo da Terra muito maior (0.30) o que tem como conseqncia que podemos por vezes ver a parte no iluminada da lua, principalmente nas fases falcadas at quarto: a luz centrada, ou luz cinzenta, refletida da Terra (Figura 7). A sua proximidade da Terra (em mdia 384 400 km) fez com que fosse o primeiro objeto da explorao planetria. Foi o primeiro objeto extraterrestre onde pousou uma sonda (a sonda sovitica Luna 2, em 1959) e, claro, o nico a ter sido visitado por seres humanos (Figuras 1 e 2)

(Apolo 11, em 1969, e mais cinco misses Apolo, at 1972). Foi tambm o nico objeto extraterrestre onde se colheram amostras de solos e rochas (um total de 382 kg), depois trazidas para anlise para a Terra, onde, 30 anos depois, continuam a ser estudadas. Temos outras amostras lunares - colhidas na Terra. Trata-se dos meteoritos lunares, rochas lunares arrancadas aquando de grandes impactos na Lua, tal como acontece com Marte.

Figura 2 Imagens da primeira expedio lunar: Apolo 11.

A Lua o nico planeta que tem uma influncia direta sobre a Terra, sensvel escala humana (apesar do que possam pensar os fazedores de horscopos...). De fato, como se sabe, as mars so provocadas pela atrao da Lua sobre os oceanos; menos conhecido que a Terra slida tambm sofre o efeito de mar, com variaes de altura que atingem dezenas de centmetros. A interao gravitacional Terra-Lua tem outras conseqncias interessantes: o efeito de mar atrasa a rotao da Terra cerca de 1.5 milissegundo por sculo e afasta a Lua da Terra cerca de 3.8 cm por ano; alm disso, esta interao gravitacional a responsvel por a rotao da Lua ser sncrona com a sua translao. Isto tem como conseqncia que vemos sempre a mesma face do nosso satlite. Na verdade, os complexos efeitos gravitacionais levam a que a Lua oscile um pouco na sua rbita (movimento de liberao), o que nos permite ver cerca de 53% da sua superfcie ao longo do ano. A fraca gravidade lunar levou a que a Lua perdesse toda a atmosfera. Apesar disso, dados recentes das sondas Clementine e Lunar Prospector mostraram a existncia de gelo de gua em crateras profundas prximas dos plos. A quase total inexistncia de atmosfera, junto com a ausncia atual de um campo magntico dipolar (que j deve ter existido, dado que as rochas lunares apresentam magnetizaes remanescentes, embora no ordenadas como na Terra e, em menor grau, em Marte), faz com que a superfcie lunar esteja exposta ao bombardeamento por objetos de todas as dimenses, provenientes do exterior, desde as partculas do vento solar, que por vezes interagem e so mesmo capturadas pelos solos, at aos meteoritos que conferem Lua o seu aspecto caracterstico. A superfcie da Lua no uniformemente craterizada. H dois tipos de terrenos predominantes: as Terras Altas, muito antigas (da ordem dos 4500 MA) e muito craterizadas, e os Maria (mares), mais jovens (da ordem dos 3000 MA), que correspondem a enormes crateras de impacto, posteriormente preenchidas por escoadas de lavas baslticas. Note-se que as rochas terrestres com mais de 3000 MA so rarssimas, pelo que a Lua nos d informaes preciosas sobre a histria geolgica do Sistema Solar.

Figura 3 Modelo da estrutura interna da Lua. C. Hamilton.

No existe Maria no lado escondido da Lua. Isto se deve provavelmente ao efeito gravitacional da Terra, que fez do lado prximo da Lua a localizao preferencial para as erupes vulcnicas. A maior cratera do Sistema Solar Aitken, junto ao plo sul lunar, com 2250 km de dimetro e 12 km de profundidade. Tal como na Terra, a estrutura interna da Lua no uniforme. A crosta, de composio essencialmente basltica, pode ter espessuras entre os cerca de 107 km, a norte da cratera Korolev, no lado escondido, at ser quase inexistente sob o Mare Crisium. Segue-se o manto que, ao contrrio do da Terra, quase completamente slido, e o ncleo metlico, com cerca de 680 km de dimetro. O efeito gravitacional da Terra sobre a Lua tem outra conseqncia interessante: o ncleo lunar est descentrado cerca de 2 km no sentido da Terra.

Figura 4 Paisagem obtida pela equipa Apolo 17: a ltima visita humana a outro planeta, 1972.

Figura 5 O limbo lunar e o Sol. O halo brilhante que se observa a luz solar refletir, mas a iluminao da superfcie lunar a luz cendrada, refletir da Terra. NASA.

Figura 6 A Terra e a Lua, em verdadeira grandeza. Imagem Pioneer.

Figura 7 O lado visvel da Lua. NASA.

Figura 8 O lado oculto da Lua, nos infravermelhos. NASA.

Figura 9 Mosaico multiespectral da Lua, revela as diferentes composies qumicas das rochas lunares. NASA.

Figura 10 Imagem Surveyor 7 do solo lunar. NASA.

A LUA
Dados Astronmicos
Orbita Distncia mdia Terra (km) Excentricidade orbital Perodo sideral (dias) Inclinao orbital Velocidade orbital mdia (km/s) Perodo de rotao (dias) Inclinao do eixo de rotao Magnitude visual mxima Nmero de Satlites Terra 384 400 0.0549 27.3217 5.145 29.78 27.3217 6.68 -12.74 0

Dados Fsicos
Raio equatorial (km) Massa (kg) Volume (km )
3

1738.1 0.07349 X 10 2.1958 X 10


24

10

Densidade mdia (g/cm ) Gravidade superfcie no equador (m/s ) Velocidade de escape equatorial (km/s) Temperatura mdia superfcie (K) Albedo normal Momento magntico dipolar (Gauss R ) Presso atmosfrica superfcie (mbar) Composio da atmosfera
3 2

3.350 1.62 2.38 ~100 - 400 0.12 0 3 X 10


-12

He, Ne, H2 , Ar

Dados Histricos
Descobridor Data Misses espaciais Luna 1-24; Pioneer 4; Ranger 4-9; Zond 3-8; Surveyor 1-7; Lunar Orbiter 1-5; Apollo 8-17; Muses-A; Galileo; Clementine; Lunar Prospector; SMART 1; Lunar-A (2003); Selene (2003)

Anda mungkin juga menyukai