Anda di halaman 1dari 36

PetroMaster Mestre de Obras

Modulo 3 Estruturas e Fundaes

ESTRUTURAS NOES BSICAS

TERMINOLOGIA

Estrutura: Parte resistente de uma construo ou de uma mquina, objeto ou pea isolada, cuja funo bsica o transporte de esforos.

Ligaes externas: Restries (sujeies) impostas pelo meio exterior liberdade de deslocamento de pontos da estrutura.

Apoio: Sistema que realiza uma ligao externa.

Vnculo: Restrio a um determinado movimento imposta por um apoio. Um apoio pode impor vrios vnculos estrutura. Obs.: Os apoios so classificados de acordo com a quantidade e o tipo de vnculos que impem.

Aparelhos de apoio: materializao de apoios.

Ligaes internas: Sujeies recprocas entre as diversas partes de uma estrutura, que condicionam a liberdade de deslocamento relativo entre seus pontos (ex.: barra com barra).

Esforos: Tratamento genrico para foras, momentos e tenses.

a) Esforos externos: Provenientes do meio exterior Ativos: Independem de outros

Reativos: S existem quando a estrutura est sob carregamento ativo.

b) Esforos internos: Existem quando a estrutura est sob carregamento; so solicitaes em seus vrios pontos no transporte de esforos externos.

Carregamento: Conjunto de todos os esforos externos ativos aplicados estrutura. Obs.: O conjunto de apoios de uma estrutura deve ser tal que possa, em qualquer caso, aplicar esforos externos reativos capazes de estabelecer o equilbrio (impedir todos os movimentos de corpo rgido possveis de ocorrer)

CLASSIFICAO DOS CARREGAMENTOS

a) Cargas Fixas: No se deslocam relativamente estrutura. Permanentes: Peso prprio, revestimento, peso de alvenaria, etc. Acidentais: Vento, empuxo, sobrecarga de utilizao, etc..

b) Cargas mveis: Deslocam-se relativamente estrutura (trem-tipo, etc.).

c) Cargas por efeito de inrcia: Aes dinmicas (frenagem, acelerao, impacto, terremotos, etc.)

d) Cargas de sujeio: Temperatura, recalque de apoio, retrao, deformao lenta, etc.

CLASSIFICAO DAS ESTRUTURAS

As estruturas podem ser classificadas de vrias maneiras, sendo usual a seguinte classificao:

a) Estruturas de Blocos: As trs dimenses so da mesma ordem de grandeza. Ex.: blocos de fundao.

b) Estruturas de Superfcie: Duas dimenses so muito maiores que a terceira. Ex.: lajes.

c) Estruturas Reticuladas: composta por barras. Barra: Elemento estrutural onde uma das dimenses muito maior que as outras duas. Ex.: vigas e pilares.

Os trs tipos de estruturas acima se comportam de maneira diferente e so simplificadamente, analisados por mtodos distintos.

FUNDAES

TIPO DE FUNDAO

CARGAS (peso do prdio, da ponte, etc.) Casas Trreas Casas Trreas

RESISTNCIA (tipo de solo, capacidade de carga, etc.) Solo firme e seco Solo pouco firme Solo firme e seco Solo firme Solo pouco firme Solo pouco firme ou com presena de gua Solo pouco firme

BALDRAME SAPATA

Sobrados BROCA STRAUSS ESTACA PR-MOLDADA Sobrados e Prdios Baixos Prdios Baixos Prdios Altos, Pontes e Viadutos Prdios Altos, Pontes e Viadutos

TIPO FRANKI

A CU ABERTO TUBULO A AR COMPRIMIDO

Prdios Altos, Pontes e Grandes Quando o lenol fretico Viadutos Prdios Altos, Pontes e Grandes Viadutos profundo Quando o lenol fretico raso ou quando a obra dentro de rio, lagoa ou mar.

Fundao a primeira parte da edificao a ser construda; a que fica em contato direto com o solo. como que o p da edificao e deve estar compatvel com o tipo de solo sobre o qual se apoiar. Seu tipo, dimenses e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo (resistncia). As fundaes classificam-se em diretas (superficiais ou rasas)e indiretas (profundas).

Fundaes Diretas

So aquelas em que as cargas so transmitidas para o terreno atravs do prolongamento do pilar abaixo do nvel do solo com um alargamento em sua base. Elas podem ser executadas por intermdio de sapatas corridas, sapatas isoladas, blocos, radier ou artificial.

Sapatas A sapata uma fundao direta, geralmente de concreto armado, com a forma aproximada de uma placa sobre a qual se apiam colunas, pilares ou mesmo paredes.Ela pode ser corrida ou isolada.

Sapata corrida: Executadas em terreno de grande resistncia, para pequenas construes, abaixo e ao longo das paredes com funo estrutural. Tornam-se econmicas quanto s frmas, so contnuas ou at desnecessrias, concretando-se diretamente nas cavas. Se o terreno for inclinado, as sapatas no podero seguir a inclinao do terreno, devero ser escalonadas em degraus, em nvel, para que as cargas sejam transmitidas sempre para o plano horizontal.

Sapata isolada: Usadas tambm em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuda relativamente pequena. Em geral so feitas em forma de tronco de pirmide e amarradas umas s outras atravs de cintas ou vigas baldrame. Embaixo de toda sapata dever, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro (farofa). um concreto bem seco, sem funo estrutural, que tem a

finalidade de isolar o fundo da sapata para que o solo no absorva a gua do concreto da fundao.

Blocos O bloco uma fundao direta, geralmente de concreto ciclpico; como que uma sapata com grande espessura, formando assim um macio que dispensa armadura no concreto.

Radier um processo que tem sido aplicado em construes de casas populares sobre terrenos de pouca firmeza, quando a camada fraca de solo muito profunda. como se fosse uma laje, construda sob toda a extenso da obra, no cho. A ferragem usada no radier ser sempre igual de uma laje, na bitola mnima de 3/8, armada em cruz na parte inferior como na superior, distribuindo a carga por toda a superfcie.

Artificial Consiste apenas em uma modificao das condies naturais do terreno, de modo que melhore sua resistncia, apoiando-se depois uma sapata ou um bloco sobre o mesmo. Feita a cava destinada fundao, podemos adensar o fundo, de modo que fique mais resistente:

Apiloando o fundo: Quando se soca o fundo da cava para que a terra fique mais firme;

Cravando pedras: Quando pedras so socadas com firmeza para garantir uma constituio melhor da cava que reter o bloco ou a sapata da fundao;

Cravando pequenas estacas: Cravando estacas curtas de concreto quando o terreno est mais fraco;

Fazendo um colcho de areia: Socando areia dentro do buraco de forma a envolver a sapata ou bloco.

Fundaes Indiretas

Estaca Se o terreno firme est a grande profundidade, a mais de 6 metros de fundo, no sendo econmico fazer a escavao at encontr-lo, pode ser indicado o uso de estacas, ou seja, de fundaes indiretas ou profundas. Indicam-se as estacas quando as cargas a suportar pelo terreno so grandes, o terreno pouco resistente na superfcie ou resistente a grande profundidade. Uma grande edificao est firmemente estaqueada. As estacas podem ser de madeira, concreto pr-moldado, ao ou moldadas in loco.

Estacas de Madeira As estacas de madeira, empregadas como fundao indireta, so de madeira dura e resistente ao do tempo. Em geral so troncos de

rvore, redondos, lisos, descascados e retos. Devem ser tratadas antes de enterr-las no solo com imunizadores contra insetos e fungos. O enterramento das estacas feito com um equipamento chamado bate-estaca, que suspende um peso (o mao) e o deixa cair sobre a cabea da estaca, enterrando-a um pouco em cada batida.

Estaca de Concreto Pr-Moldado As estacas de concreto pr-moldado so fabricadas previamente e transportadas prontas para o local de enterramento. Quando forem usadas j estaro com o concreto perfeitamente curado. So mais resistentes e durveis que as estacas de madeira.

Estacas de Ao As estacas de ao so tubos de ao ou ferro fundido com ponta roncada e so enterradas no por percusso de um mao, mas por rotao.

Estacas Moldadas In Loco As estacas moldadas in loco so estacas de concreto moldadas na obra.Elas podem ser:

Strauss: um tipo confeccionado no prprio local onde ser empregada. O mtodo consiste em enterrar um tubo de ao no solo com um pequeno bate-estaca. Enterrado o tubo, este vai sendo retirado ao mesmo tempo em que se vai enchendo o orifcio com concreto, o qual batido com um pilo para melhor adensamento.

Com camisa tipo Strauss: Executadas com tubo de revestimento que contm, num fundo falso, um balde-sonda e gua dentro do tubo. medida que a gua vai penetrando no solo e se transformando em lama, esta enche o balde que vai retirando o material e formando o furo para a penetrao do tubo revestimento. No necessita do emprego de bateestacas. O tubo revestimento vai sendo retirado conforme o lanamento do concreto. Deve ser feito por pessoas experientes para que no cause falhas no concreto, que certamente no sero vistas, mas reduziro a resistncia do solo.

Simplex ou por Compresso: Tambm confeccionadas no local, so um outro tipo de estaca de concreto fundida no solo com o auxlio de um tubo de ao. O mtodo consiste em cravar no solo um tubo de ao com uma ponta de concreto pr-moldado, batendo com um bate-estaca. Em seguida, o tubo cheio com um concreto bem plstico, em seguida o tubo vai sendo retirado, deixando a estaca de concreto no solo.

Franki: Talvez sejam as estacas mais empregadas atualmente. O mtodo consiste em cravar um tubo de ao, batendo com o mao de bate-estacas, num tampo de concreto ou areia colocado no fundo do tubo. O tubo vai descendo forado pelo atrito do tampo no interior do mesmo at a profundidade desejada. O prosseguimento das percusses do mao expulsa o tampo juntamente com um pouco de concreto colocado no interior, formando no solo abaixo do tubulo uma parte alargada de concreto. Em seguida so colocados a ferragem da estaca no interior do tubo e tambm o concreto ao mesmo tempo em que se vai retirando o tubo.

Tubulo: outro tipo de fundao indireta que consiste em um tubo de ao de grande dimetro. Um homen trabalha em seu interior e vai cavando ao mesmo tempo em que o tubo vai descendo. Quando chega profundidade desejada, a base alargada e concretada, servindo para apoio de uma parte da estrutura. Este mtodo leva em conta basicamente a compresso do solo na base do tubulo.

Tubulo tipo Chicago: A escavao feita por etapas com escoramento que vai descendo medida que a escavao prossegue. As escoras so travadas por meio de anis metlicos.

Tubulo tipo Gow: Consiste na cravao de um conjunto de tubos metlicos, de dimetros consecutivos e decrescentes. A escavao feita aps a cravao de cada tubo, sucessivamente. Os tubos so retirados com a progresso da concretagem. Tem como vantagem, sobre o tipo Chicago, pode ser executada abaixo do nvel da gua, desde que abaixo deste haja uma camada de argila que o tubo possa apoiar-se, permitindo o trmino da escavao antes que a gua atravesse a camada de argila.

Tubulo Pneumtico: Para terrenos onde h muita gua, tornam-se inviveis todos os tipos de fundao citados anteriormente. So usadas, para este caso, estacas de tubules pneumticos. Consiste no uso de ar comprimido aps a cravao do tubo antes da escavao de seu interior. A finalidade do ar comprimido a de manter a gua afastada atravs do aumento da presso no interior do tubo. O trabalho de extrema responsabilidade e de muito risco. O conjunto transforma-se em um

sistema fechado, cujas portas, para entrada e sada de material, so abertas e fechadas de acordo com um cdigo Morse, convencional, para evitar a perda da presso. A descompresso feita, gradativamente, aps a concluso da concretagem da estaca.

Estaca Raiz So estacas pr-moldadas, comuns, usadas para reforo estrutural quando se d deformao ou inclinao na estrutura durante ou aps a execuo. Poder ser aclopado um macaco hidrulico ou no, vai depender da situao. O que existe de especial nesta estaca o equipamento de cravao, pois a laje do primeiro pavimento estar pronta, impedindo o uso de mquinas altas.

Bloco de Coroamento Na extremidade superior de cada estaca ou grupo, feito um bloco de coroamento da(s) estaca(s). uma pea de medidas de largura e comprimento maior que a da estaca e tem finalidade de receber as cargas de um pilar e transferi-las para a fundao.

Noes de esgotamento dagua

Normalmente no Brasil, empregam-se trs tipos de esgotamento de gua oriunda do lenol fretico, que so os sistemas de esgotamento dgua localizado, com instalao de ponteiras filtrantes, e instalao de poos profundos.

Esgotamento Localizado

Normalmente s aplicado quando a profundidade da escavao atinge apenas os primeiros nveis do lenol fretico, ou seja, o volume de gua a ser retirado pequeno. Neste sistema normalmente se empregam bombas de menor capacidade, que trabalham afogadas dentro de um reservatrio ou escavao localizada mais abaixo do nvel necessrio de escavao que recebe as guas provenientes do lenol, atravs de valas criadas direcionadas ao local de instalao da bomba, e quando as guas surgem superficialmente, porm em quase toda a rea escavada, normalmente so criadas valas menores que vo a direo de uma vala maior escavada no trecho central para s ento ir a direo das bombas de esgotamento. Costuma-se chamar este formato de valas em escamas de peixe.

Ponteiras Filtrantes

Normalmente utilizado quando h necessidade de uma escavao maior, que fique abaixo do nvel do lenol fretico, normalmente o que ocorre em prdios com 2 a 3 subsolos ou galerias. Neste o funcionamento se d atravs da captao de gua por ponteiras filtrantes instaladas com mdia de 4 metros de profundidade e espaadas em torno de 3 metros, interligadas por tubos coletores que levam toda gua coletada at um tanque de decantao de areia e posteriormente filtragem so direcionadas rede de guas pluviais mais

prximas, sendo necessrio para isso obteno junto prefeitura local de uma licena para o uso da galeria.

Poos Profundos

Este sistema s utilizado quando todos os demais no funcionam, ou seja, em obras que necessitam de uma grande profundidade de escavao em nveis bem abaixo do lenol fretico e/ou em obras prximas ao mar, onde normalmente as presses dgua so muito elevadas. A captao das guas nos poos feita por bombas com auto poder de vazo que ficam submersas nos poos e tambm so coletadas e direcionadas s redes de guas pluviais ou uma outra rea de escape quando possvel, sendo com certeza os de maior custo de implantao e manuteno.

Escavao de Cavas de Conteno

Definio: As cavas normalmente so escavaes localizadas necessrias a execuo de uma determinada estrutura e/ou instalaes de rede (gua, esgoto, telefonia eltrica,...) que ficaro enterradas no solo. Em funo da profundidade a ser atingida, da composio do solo e da presena ou no do lenol fretico, vrias medidas vo sendo adotadas de modo a garantir a estabilidade das cavas e a segurana dos operrios que estaro envolvidos no processo executivo. Numa escavao rasa (at 2 metros) sem a presena do lenol fretico e com um solo de mdia resistncia (argila), normalmente so

necessrias cmaras de trabalhos mnimas, com o cote do terreno sendo quase feito na vertical. Se o tipo de solo no suportar o corte do mesmo na vertical, o que normalmente ocorre na presena de areia, as cavas so feitas em forma de taludes (inclinados), o que alivia sensivelmente as tenses do solo. Em profundidades maiores, como na implantao de grandes galerias ou na execuo de prdios com at 2 subsolos, normalmente estas cavas passam a ter uma conteno composta por pranchas metlicas justapostas ou atravs de uma cortina composta por perfis metlicos cravados na vertical espaados em torno de 1 metro fechadas por pranchas de madeira ou chapas metlicas. Em cavas de grande profundidade e com a presena do lenol fretico como ocorre em prdios com 3 a 4 subsolos ou nas construes do sistema metrovirio nacional, as contenes das cavas tm sido normalmente resolvidas com o emprego de uma parede de concreto armado moldada no local, mais conhecida como parede diafragma Nestes casos muito comum como complemento do sistema de conteno das cavas o emprego de tirantes provisrios ou definitivos, que funcionam basicamente o empuxo do solo de uma determinada cortina que passar a atuar a partir do incio da escavao necessria

SOLOS

Tipos de Solo O terreno faz parte integrante de qualquer construo, afinal ele que d sustentao ao peso e tambm determina caractersticas fundamentais do projeto em funo de seu perfil e de caractersticas

fsicas como elevao, drenagem e localizao. No que tange mecnica dos solos, importante conhecer os trs tipos bsicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso. Para efeito prtico de uma construo, preciso conhecer o comportamento que se espera de um solo quando este receber os esforos. Para tanto, a Mecnica dos Solos divide os materiais que cobrem a terra em alguns grandes grupos:

Rochas (terreno rochoso); Solos arenosos, Solos siltosos, e Solos argilosos.

Esta diviso no muito rgida, ou seja, nem sempre (quase nunca...) se encontra solos que se enquadram em apenas um dos tipos. Por exemplo, quando dizemos que um solo arenoso estamos na verdade dizendo que a sua maior parte areia e no que tudo areia. Da mesma forma, um solo argiloso aquele cuja maior proporo composto por argila. O principal critrio para fazer a classificao acima o tamanho dos gros que compem o solo. O quadro a seguir mostra os dimetros dos gros (em mm) para cada tipo bsico de solo:

Tipo de solo:

Argila

Silte

Areia fina Areia mdia

Areia Grossa

Pedregulho

Dim. Gros (mm):

At 0,005

0,005 a 0,05 0,05 a 0,15 0,15 a 0,84 0,84 a 4,8 4,8 a 16

Solos Arenosos

So aqueles em que a areia predomina. Esta se compe de gros grossos, mdios e finos, mas todos visveis a olho n. Como caracterstica principal a areia no tem coeso, ou seja, os seus gros so facilmente separveis uns dos outros. Por exemplo, pense na areia seca das praias, em como fcil separar seus gros. Quando a areia est mida ganha algo como uma coeso temporria, tanto que at permite construir os famosos Castelos que, no entanto, desmoronam ao menor esforo quando secam. A areia mida na praia serve at como pista de corrida graas a essa coeso temporria. Mas os solos arenosos possuem grande permeabilidade, ou seja, a gua circula com grande facilidade no meio deles e secam rapidamente caso a gua no seja reposta, como acontece nas praias. Imagine a seguinte situao - fazermos uma construo sobre um terreno arenoso e com lenol fretico prximo da superfcie. Se abrirmos uma vala ao lado da obra, a gua do terreno vai preencher a vala e drenar o terreno. Este perder gua e vai se adensar, podendo provocar trincas na construo devido ao recalque provocado. A ilustrao a seguir mostra o que pode acontecer:

Note-se que esta uma situao clssica, e acontece diariamente na cidade de Santos, SP, onde so muito conhecidos os prdios inclinados na beira da praia. Estes foram feitos com fundao superficial que afundou quando mais e mais construes surgiram ao lado pois estas, alm de aumentarem as cargas no solo, ajudaram a abaixar o nvel do lenol fretico que, por sua vez, j vinha diminuindo devido crescente pavimentao das ruas. Estradas construdas em terreno arenoso no atolam na poca de chuva e no formam poeira na poca seca. Isto porque seus gros so suficientemente pesados para no serem levantados quando da passagem dos veculos, e tambm no se aglutinam como acontece nos terrenos argiloso. Estes, em comparao, quando usados em estradas sem pavimentao, torna as pistas barrentas nas chuvas e na seca formam um pisa duro. J estradas com pisos siltosos geram muito p quando os veculos passam, tudo isto em funo do tamanho dos gros e de como eles se comportam na presena da gua.

Solos Argilosos

O terreno argiloso caracteriza-se pelos gros microscpicos, de cores vivas e de grande impermeabilidade. Como conseqncia do tamanho dos gros, as argilas:

So fceis de serem moldadas com gua; Tm dificuldade de desagregao. Formam barro plstico e viscoso quando mido. Permitem taludes com ngulos praticamente na vertical.

possvel achar terrenos argilosos cortados assim onde s marcas das mquinas que fizeram o talude duraram dezenas de anos.

Em termos de comportamento, a argila o oposto da areia. Devido sua plasticidade e capacidade de aglutinao, o solo argiloso usado h milhares de anos como argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e na preparao de tijolos. As lendrias Torres de Babel, assim como todas as edificaes importantes da Babilnia, foram feitos de tijolos de barro cozidos ao sol. A maior parte do solo Brasileiro de solo argiloso e este tem sido utilizado de maneiras diferentes ao longo da nossa histria, desde a taipa de pilo do perodo colonial at os modernos tijolos e telhas cermicas, sem falar dos azulejos e pisos cermicos. Os gros de argila so lamelas microscpicas, ao contrrio dos gros de areia que so esferoidais. As caractersticas da argila esto mais ligadas esta forma lamelar dos gros do que ao tamanho diminuto. Os solos argilosos distinguem-se pela alta impermeabilidade. Alis, so to impermeveis que se tornaram o material preferido para a construo de barragens de terra, claro que devidamente compactadas. Quando no h argila nas imediaes vai se buscar onde ela estiver disponvel, em regies que passam a ser denominadas rea de emprstimo.

Solos siltosos O Silte est entre a areia e a argila e o primo pobre destes dois materiais nobres. um p como a argila, mas no tem coeso aprecivel. Tambm no tem plasticidade digna de nota quando molhado.

USO

SOLO ARENOSO adequado, mas

SOLO SILTOSO Similar ao solo

SOLO ARGILOSO usual e recomendvel,

necessita ateno aos arenoso, porm mas tambm ocorrem recalques devido ao FUNDAO DIRETA menos sensvel problemas de recalques

abaixamento do lenol ao lenol fretico em funo do lenol fretico. Durante a execuo, difcil manter a estabilidade das paredes laterais Difcil de cravar frente usual, por ser ao atrito lateral. Em possvel tirar e tambm mais fretico. Dirante a fcil de escavar. escavao, fcil de manter a estabilidade das paredes laterais. Usual, mas a estaca geralmente precisa

terrenos molhados, partido tanto do atingir profundidades FUNDAO EM preciso fazer cravao atrito lateral ESTACA a ar comprimido. quanto da resistncia de ponta para absorver a carga. Esforos so maiores, Comportamento Esforos so menores, o ESFOROS EM levando necessidade idntico ao solo arenoso. escoramento pode ser bem espaado e nocontnuo. Intermedirio Recalques extremamente lentos, pode levar dcadas para ocorrer a estabilizao. maiores para aumentar capacidade de carga.

ESCORAMENTO de escoramento contnuo. Recalques em solo RECALQUES FRENTE S CARGAS

arenoso so imediatos entre areia e aplicao das cargas, argila. mas podem ocorrer posteriormente

devido mudana do lenol fretico. Adensamento ocorre H adensamento H adensamento se apenas se houver perda de gua. A ADENSAMENTO E compactao se faz COMPACTAO com vibrao. se houver perda houver perda de gua. de gua. Compactao feita com percusso ou com rolos (p-decarneiro) Ocorre facilmente, mas precisa cuidado com a instabilidade DRENABILIDADE das paredes e do fundo das valas. Aceita gua passante, mas necessita verificao cuidadosa da coeso e ngulo de atrito. Alta impermeabilidade dificulta a drenagem. Compactao feita com percusso e com rolos.

O reconhecimento do tipo de solo pode ser complicado. Em geral, os solos esto misturados, difcil achar um solo que seja 100% argila ou 100% areia. Por isto, usa-se denominaes como argila silto-arenosa, silte argiloso, areia argilosa e similares. A determinao do tipo de solo fundamental para a construo civil, em especial para o clculo da movimentao de terra e para a escolha das fundaes.

IMPERMEABILIZAO DE FUNDAES

Independente do tipo de fundao adotada, devemos executar uma impermeabilizao no respaldo dos alicerces. A fundao sempre executada num nvel inferior ao do piso, sendo necessrio assentar algumas fiadas de tijolos sobre a sapata corrida ou sobre o baldrame, at alcanarmos o nvel do piso (Alvenaria de embasamento). No tijolo a gua sobe por capilaridade, penetrando at a altura de 1,50m nas paredes superiores, causando srios transtornos. Portanto indispensvel uma boa impermeabilizao no respaldo dos alicerces, local mais indicado para isso, pois o ponto de ligao entre a parede que est livre de contato com o terreno e o alicerce.

Impermeabilizao no respaldo do alicerce

O processo mais utilizado atravs de argamassa rgida; usando, geralmente, impermevel gorduroso (Vedacit ou similar), dosado em argamassa de cimento e areia em trao 1:3 em volume:

- 1 lata de cimento (18 litros) - 3 latas de areia (54 litros)

- 1,5 kg de impermevel

Aps a cura da argamassa impermevel a superfcie pintada com piche lquido (Neutrol ou similar), pois o piche penetra nas possveis falhas de camadas, corrigindo os pontos fracos. Devemos aplicar duas demos e em cruz. Outro processo utilizado dispensa o uso da pintura com piche lquido sobre a argamassa. Nesse sistema aplica-se uma argamassa de cimento e areia no trao 1:3 e pintura com cimento cristalizante e aditivo. Podemos utilizar aditivo acrlico que proporciona uma composio semi-flexvel. Aplicar sempre com as paredes midas em trs demos cruzadas. Recomendaes importantes para uma boa execuo da impermeabilizao:

- Deve-se sempre dobrar lateralmente cerca de 10 a 15cm - A camada impermevel no deve ser queimada, mas apenas alisada, para que sua superfcie fique semi-spera evitando rachaduras. - Usa-se a mesma argamassa para o assentamento das duas primeiras fiadas da parede.

Detalhe da aplicao da argamassa impermevel

Obs.: O tempo de durao de uma impermeabilizao dever corresponder ao tempo de uso de uma construo. Sua substituio envolve alto custo e transtorno aos usurios.

CONCRETAGEM

A concretagem a etapa final de um ciclo de execuo da estrutura e, embora seja a de menor durao, necessita de um planejamento que considere os diversos fatores que interferem na produo, visando melhor aproveitamento de recursos. Basicamente, as etapas da concretagem podem ser resumidas em:

Transporte

O transporte do concreto um item importante da concretagem, pois interfere diretamente nas definies das caractersticas do concreto (trabalhabilidade desejada, por exemplo), na produtividade do servio e, se houver, na elaborao de um projeto para produo

O sistema de transporte deve ser tal que permita o lanamento direto nas frmas, evitando-se depsitos intermedirios ou transferncia de equipamentos. O tempo de durao do transporte deve ser o menor possvel, para minimizar os efeitos relativos reduo da trabalhabilidade com o passar do tempo. De acordo com o grau de racionalizao proporcionado pelo sistema de transporte, podemos classific-los como: Sistema de Capacidade Caractersticas

transporte Carrinho de mo Menos 80 litros de Concebido para movimentao de terra, seu uso improdutivo, pois h a dificuldade de equilbrio em apenas uma roda. Jerica 110 a 180 litros Bombas de concreto 35 a 45 Evoluo do carrinho de mo, facilita a movimentao horizontal do concreto. Permite a continuidade no fluxo do material. Reduz a quantidade de mo de obra. Grua caamba e 15 m3/hora Realiza a movimentao horizontal e vertical com um nico equipamento. Apresenta um abastecimento do concreto descontinuado. Libera o elevador de cargas.

m3/hora

Para a escolha e o dimensionamento do sistema de transporte do concreto, considere: O volume a ser concretado. A velocidade de aplicao. A distncia - horizontal e vertical - entre o recebimento e a utilizao. O arranjo fsico do canteiro.

Tipos de Bomba

As bombas de concreto podem ser estacionrias ou acopladas a lanas. A bomba lana um equipamento com tubulao acoplada a uma lana mvel, montado sobre um veculo automotor. Tem a praticidade de movimentar mecanicamente o mangote, alm de no ter a necessidade de montar e desmontar a tubulao fixa. Tem como desvantagem a limitao da altura, as dimenses da laje e os espaos no canteiro. J a bomba estacionria um equipamento rebocvel para o lanamento do concreto. Tem presso maior, alcanando maiores alturas. Tem como desvantagem a necessidade de ter uma tubulao fixa, bem como a retirada e remontagem dos tubos no decorrer da concretagem.

Lanamento Esta atividade geralmente realizada pelo prprio equipamento de transporte. Devido maior probabilidade de segregao do concreto durante as operaes de lanamento, a consistncia deve ser escolhida em funo do sistema a ser adotado. Os cuidados necessrios durante o lanamento so:

O concreto preparado na obra deve ser lanado logo aps o amassamento, no sendo permitido intervalo superior a 1 hora aps o preparo. No concreto bombeado, o tamanho mximo dos agregados no deve ser superior a 1/3 do dimetro do tubo no caso de brita ou 2/5 no caso de seixo rolado. Em nenhuma hiptese o lanamento pode ocorrer aps o incio da pega. Nos pilares, a altura de queda livre do concreto no pode ser superior a 2 m, pois pode ocorrer a segregao dos componentes. Nas lajes e vigas, o concreto deve ser lanado encostado poro colocada anteriormente, no devendo formar montes separados de concreto para distribu-lo depois. Esse procedimento deve ser respeitado, pois possibilita a separao da argamassa que flui frente do agregado grado. Nas lajes, se o transporte do concreto for realizado com jericas, necessrio o emprego de passarelas ou caminhos apoiados sobre o assoalho da frma, para proteger a armadura e facilitar o transporte.

Quando o lanamento interrompido, formam-se juntas de concretagem, que devem ser tratadas, para garantir a ligao do concreto endurecido com o novo. Para isso, os locais da parada de concretagem devem ser estudados previamente, de modo que estejam localizadas em sees pouco solicitadas, para no influir no comportamento da estrutura. Em locais de maior solicitao, pode-se aplicar um adesivo Estrutural na junta. Ateno Para a opo do tipo de bomba deve-se considerar a altura do local onde ser concretado, dimenses e condies do canteiro. O concreto bombeado exerce uma presso maior sobre o escoramento lateral, se compararmos com o lanamento convencional. Assim, importante que o travamento das frmas, bem como o escoramento, sejam reforados. Nos pilares, h empresas que realizam o lanamento s da argamassa no fundo da pea estrutural, para evitar o aparecimento de bicheiras. Esse procedimento no necessrio e, quando utilizado, devem

ser tomados cuidados especiais para que a argamassa no permanea no fundo, sem misturar com o restante do concreto.

Dica Nos pilares, realize o lanamento do concreto em camadas inferiores a 50 cm, para que a vibrao seja realizada de forma eficiente.

Adensamento Atividade que tem como funo retirar os vazios do concreto, diminuindo a porosidade e, consequentemente, aumentando a resistncia do elemento estrutural. Tem tambm a funo de acomodar o concreto na frma, para tornar as superfcies aparentes com textura lisa, plana e esttica. A energia e o tempo de adensamento dependem da

trabalhabilidade do concreto, devendo crescer no sentido do emprego de concretos de consistncias plsticas para secas. O adensamento pode ser realizado de forma manual ou mecnica. No adensamento manual, utilizam-se barras de ao ou de madeira, que atuam como soquetes estreitos, que expulsam as bolhas de ar do concreto. um procedimento que exige experincia e tem baixa eficincia, de modo que deve ficar restrito a servios de pequeno porte, utilizando-se neste caso concretos com abatimentos superiores a 8 cm, tendo as camadas de concreto uma espessura mxima de 20 cm. Geralmente, o adensamento realizado mecanicamente e, neste caso, o equipamento mais utilizado o vibrador de imerso. Quando utilizar esse equipamento, a espessura das camadas no deve ser superior a 3/4 do comprimento da agulha e a distncia entre os pontos de

aplicao do vibrador deve ser de 6 a 10 vezes o dimetro da agulha. Para agulhas com dimetros de 35 a 45 mm, as distncias variam de 25 a 35 cm. No caso de lajes, pode-se empregar tambm a rgua vibratria, que tem a vantagem de nivelar e adensar simultaneamente. O manuseio desse equipamento exige certa habilidade por parte de quem opera, alm de possuir limitaes quanto s dimenses e espessura da laje.

Cuidados

Durante o adensamento, deve-se evitar a vibrao da armadura, para que no se formem vazios ao seu redor, prejudicando a aderncia da armadura ao concreto.

Deve-se tambm manter uma distncia de aproximadamente 10 cm da frma, para no forar excessivamente as paredes laterais.

O tempo de vibrao depende da frequncia de vibrao, abatimento, forma dos agregados e densidade da armadura. melhor vibrar por perodos curtos em pontos prximos do que por muito tempo em pontos mais distantes.

O excesso de vibrao produz segregao, de modo que o adensamento deve ser cessado quando a superfcie se tornar lisa e brilhante e quando no aparecer mais bolhas de ar na superfcie.

Nivelamento

Tambm denominada sarrafeamento, uma atividade realizada nas lajes e vigas. A ferramenta empregada o sarrafo, que pode ficar apoiado em mestras, que por sua vez definem a espessura das lajes. Para essa atividade, recomendvel que a frma da laje esteja nivelada, pois isso facilita o posicionamento correto das mestras. A fim de obter maior controle no nivelamento das lajes, pode-se empregar taliscas ou mestras metlicas. No caso dos pilares, em vez do nivelamento, realizada uma conferncia do prumo, pois durante a concretagem as frmas podem sair do ajuste inicial.

Acabamento Superficial Etapa em que se procura proporcionar laje determinada textura. De acordo com o padro desejado, podemos ter os seguintes tipos de laje:

Convencionais: aquelas em que no so realizados controles do nivelamento e da rugosidade superficial. Niveladas: possuem controle do nivelamento, para que o contrapiso seja aplicado com a espessura definida no projeto. Acabadas: tambm conhecidas como laje zero, oferecem um substrato com rugosidade superficial adequada, bem como controle de planeza e nivelamento, sem a camada de contrapiso.

Existem diversos equipamentos que proporcionam rugosidade diferente superfcie do concreto. preciso utilizar o equipamento adequado para cada tipo de acabamento. Para essa operao, so utilizadas desempenadeiras metlica ou de madeira. As primeiras so empregadas para obter um acabamento liso na superfcie de concreto. Pelo fato de a desempenadeira de madeira propiciar um acabamento rugoso, utilizada quando a especificao do projeto indicar o uso de contrapiso.

Ganhos de produtividade podem ser obtidos com o uso de desempenadeiras motorizadas, devendo ser aplicadas a partir do instante em que for possvel caminhar sobre o concreto, e sem esse estar completamente endurecido. O momento adequado para essa operao

ocorre quando o concreto suporta a presso do operrio, deixando apenas uma pequena marca da bota, com cerca de 2 mm de profundidade. Ateno Para a definio da espessura das lajes, pode-se empregar taliscas de ao, madeira ou argamassa. A laje zero aquela executada com controle de nivelamento, planeza e textura superficial coerentes com o revestimento que o piso ir receber. Para isso, o controle dos nveis mais rgido que o convencional, empregando-se, muitas vezes, equipamentos acabadores de superfcie.

Cura Conjunto de medidas que tem como finalidade evitar a evaporao prematura da gua necessria hidratao do cimento. Consiste em realizar o controle do tempo, temperatura e condies de umidade aps o lanamento do concreto nas frmas. A realizao da cura fundamental para a garantia da resistncia desejada na estrutura, pois evita a ocorrncia de fissurao plstica do concreto, uma vez que impede a perda precoce da umidade. Essa proteo precisa ser feita atentando-se para os seguintes fatos: A cura deve ser iniciada assim que a superfcie tenha resistncia ao da gua. No caso de lajes, recomenda-se a cura por um perodo mnimo de 7 dias. O concreto deve estar saturado com gua at que os espaos ocupados pela gua sejam inteirados por produtos da hidratao do

cimento. Em peas estruturais mais esbeltas ou quando empregado concreto de baixa resistncia compresso, deve-se realizar a cura com bastante cuidado, pois, nessas situaes, ocorre um decrscimo de resistncia compresso caso a cura no seja realizada. As temperaturas iniciais so as mais importantes para o concreto, sendo as baixas temperaturas mais prejudiciais ao crescimento da resistncia, enquanto as altas o aceleram. Dessa forma, no inverno, deve-se tomar cuidado com resistncias menores em idades baixas (7 ou 14 dias), enquanto no vero haver maior crescimento, desde que a cura seja realizada adequadamente

Tipos de cura

A cura da obra pode ser realizada por:

Molhagem das frmas, no caso de pilares. Irrigao peridica das superfcies. Recobrimento com material para manter a estrutura sempre mida, podendo ser areia, sacos de aniagem, papel impermevel ou mantas. Pelculas de cura. Submerso. Cura a vapor

O melhor agente de cura a gua potvel. Na impossibilidade de utiliz-la, podem ser empregadas as pelculas, produtos obtidos por

solues ou emulses aquosas de resinas e parafinas que se depositam durante certo prazo sobre a superfcie do concreto, impedindo a dessecao prematura. Aps esse perodo so naturalmente destrudas ou carreadas pela ao das intempries, restabelecendo a superfcie natural do concreto

Anda mungkin juga menyukai