Anda di halaman 1dari 75

Prof: Ivanildo de Figueiredo DIREITO COMERCIAL 6: A prova 1 deve ir at o item 4 do programa. A prova 2 deve ir do item 5 ao 8.

Consideraremos a empresa dentro de um universo econmico, chamado de MERCADO, sistema de trocas dentro da sociedade, que satisfaz a necessidade de consumo dos indivduos numa sociedade capitalista. A empresa sofre no regime concorrencial. O mercado regido por 2 princpios: - da livre iniciativa; - livre concorrncia; Cada dia surge uma nova empresa no mesmo ramo de atividade econmica, pois o mercado livre (art 1, CF? - fundamento da repblica federativa). um sistema tencionado, onde a empresa procura exercer sua atividade, com a nica finalidade lucrativa. O lucro a medida do desempenho econmico de qualquer empresa, a capacidade de obter dinheiro. A medida da capacidade de desempenho de uma empresa. Surge do desequilbrio de classes e riquezas. O sistema capitalista vive de ciclos: de crescimento, prosperidade, recesso econmica, falta de emprego... Estamos no atual momento de recesso. Por ser um sistema de efeitos cclicos, gera SEMPRE momentos de crise para as empresas. Se compara prpria situao dos fundadores, quando no permitem a sobrevivncia de mais de 3 geraes, quando sucumbe s novas empresas emergentes. A empresa existe para a produo, comercializao ou para prestao de servios, da surgem as relaes comerciais. A ideia que tais relaes so ATIVAS (relaes de crdito) e PASSIVAS (de dbito). Essa relao de desequilbrio que dir a capacidade da empresa. O desempenho da empresa se reduz a uma nica conta, a do balano patrimonial, que deve ser favorvel para a sobrevivncia empresarial. Se as relaes forem dominantemente ativas, a empresa ter lucro, caso contrrio, prejuzo. Desta equao no se foge... Ao menos no balano anual isto dever ser verificado. Se a empresa for acumulando prejuzo, suas relaes obrigacionais a levaro ao INADIMPLEMENTO. O inadiplamento gera a INSOLVNCIA, outra situao jurdica. D-se a insolvncia, toda vez que o passivo for maior que o ativo (definio do CC).

A empresa insolvente passa a ser objeto de uma normatizao diferenciada que tentar minimizar ou reverter os efeitos desta insolvncia. A insolvncia o momento em que se manifesta exteriormente a crise da empresa. Instalado esse acmulo de prejuzos, a crise da empresa, o ordenamento jurdico d 2 tratamentos: 1 - PRESERVACIONISTA/PREVENTIVO; 2 - LIQUIDATRIO/EXTINTIVO; Se a crise da empresa puder ser administrada, solucionada, saneada, se tentar a estratgia preservacionista. Evitar que ela seja liquidada. Quando a crise to manifesta, a empresa dever ser extinta. O tratamento liquidatrio a falncia em si. A falncia uma ao judicial para a dissoluo judicial de uma empresa insolvente. tratamento profiltico. A empresa que no consegue gerar lucro, deve ser expulsa do mercado, empresa que no tem capacidade de solver suas obrigaes. um dogma do mercado, do comrcio. O falido considerado uma pessoa que falha com suas obrigaes. Falir vem de faler , falhar, cair, enganar, aquele que no honra com suas obrigaes. Da sofre sano, que afast-lo do mercado. Isso acontecia na idade mdia nas feiras, em que o comerciante que no recebia o pagamento daquele outro, juntava-se aos outros comerciantes e quebrava a banca na qual o insolvente servia seus produtos. Da a ideia de honestidade e boa f como princpio da relao comercial. Da ideia de quebrar a banca da feira, surge a expresso BANCARROTA/BANKRUPTCY, que quer dizer a quebra da banca do mau comerciante. Esta situao merecedora de uma ao judicial prpria: AO FALIMENTAR, que est numa linha divisria entre o direito civil e processual. muito mais um processo liquidatrio do mau comerciante do que relaes civis, mas que deve estar inserida em todo o conceito material, subjetivo, das relaes comerciais, na ideia preservacionista. Da no ser somente processual. Dessa ideia preservacionista, surge a expresso RECUPERAO DA EMPRESA. uma ao judicial que se instaura por inciativa da empresa para evitar que ela v falncia. Est apoiado num princpio maior que o PRINCPIO DA FUNO SOCIAL DA EMPRESA (CF, art 170, inc 3). Esta funo deve ser muito mais colocada como princpio social para preservar a funo econmica da empresa na prpria sociedade, e no preservar a pessoa jurdica em si, como proteo individual. A crise da empresa regulada pela lei 11.101/05. Esta lei a espinha dorsal do sistema, que ser analisado em outras leis.

Analisaremos o aspecto creditcio obrigacional, que se origina dos contratos e ttulos de crdito. O problema central da crise da empresa decorre dessas relaes creditcias. O problema no apenas empresarial, mas sim da natureza humana. A empresa guiada pelos princpios humanos. Lembrar que o sistema econmico vive de crdito. O lugar onde todos pagam vista utpico. A economia no sobrevive sem crdito. A principal razo da crise mundial a escassez de crdito. Falta dinheiro para comprar matria prima, pagar funcionrios, investir em tecnologia. A escassez gera estrangulamento da capacidade econmica da empresa. O risco sistmico, gerado pela cadeia de insolvncia entre todas as empresas, de interesse pblico, para que a economia se desenvolva e garanta a paz nas relaes sociais, que so principalmente capitalistas. Da a recuperao judicial ter natureza pblica, ter importncia pblica, porque se refere ao sistema de crdito da economia em geral. AULA 23/05/2013 - A crise da empresa; - Historia da falncia e do direito falimentar; - Regime comum da falncia e da recuperao empresarial; - Recuperao judicial; - Recuperao extrajudicial; - Interveno e liquidao extrajudicial; - Insolvncia e falncia da empresa; - Processo falimentar; Falemos sobre a crise da empresa. Durante a execuo do objeto da atividade empresarial, a empresa pode entrar em crise: administrao no satisfatria da atividade, passivo maior que o ativo, problemas com mudanas dos planos econmicos... Mas isso no quer necessariamente dizer que a empresa ser extinta, pois ela recupervel, atravs de renegociao de suas dvidas; para isso servem as aes judiciais. Porm, o custo da recuperao no pode ser por demais elevado, caso ser levada extino da empresa. isso que chama direito falimentar, rea do direito que trata da crise da empresa, e dos mecanismos que podem ser utilizados para salvar uma empresa nesta situao. A expresso mais manifesta desta crise a insolvncia, na forma da impontualidade (no cumprimento dos compromissos, ttulos protestados, inadimplidos). DIREITO RECUPERACIONAL E FALIMENTAR:

A lgica foi invertida, dentro da nova filosofia da lei, que protege a empresa no sentido de reconhecer a funo social que ela cumpre, e no somente a econmica, que inerente atividade empresarial. Vamos lei 11.101: - art 47: ele expressa a filosofia de toda a lei. Fala da recuperao judicial, que tem o objetivo viabilizar a superao da situao de crise da empresa devedora, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, o emprego dos trabalhadores e direitos dos credores, promovendo a preservao da empresa, a funo social e a prpria atividade econmica. Este art 47 d a entender qual o significado geral da lei: PRESERVAO. Aqui deve haver portanto uma reinterpretao do direito recuperacional e falimentar. No somente falimentar, mais que este, precede falncia o instituto da recuperao. Da o direito recuperacional e falimentar o ramo que regula os procedimentos judiciais de execuo patrimonial coletiva contra empresa insolvente, assim como medidas preventivas de recuperao destinadas a evitar a extino da empresa em crise. Ele tem 2 estratgias, 2 modos: - PREVENTIVO: evitar a extino da empresa (via AO DE RECUPERAO); - EXTINTIVO: via AO DE FALNCIA. A extino da empresa sempre se dar pela ao de falncia. A concordata, como antes era conhecida, era a ante-sala da falncia, no havia o sentido recuperacional. Este sentido veio com a lei 11.101. A extino da empresa SOLVENTE, que no tem dvidas ou promove o pagamento delas, sempre VOLUNTRIA e EXTRAJUDICIAL. O empresrio que no tiver mais o interesse de continuar com a atividade, pode encerrar a empresa, desde que esteja solvente. Se for INSOLVENTE (ativo < passivo), a extino ser sempre INVOLUNTRIA e JUDICIAL (pois ser promovida por seus credores). Da se tem a falncia, que nada mais que a extino de empresa insolvente atravs de uma ao judicial falimentar. Claro que antes pode haver a tentativa da ao de recuperao. Este ramo contm tanto norma de direito privado e pblico. Converge interdisciplinaridade. O fenmeno da crise empresarial compe normas de carter pblico e privado, portanto. Esta estruturado como um MICROSSISTEMA NORMATIVO. A atividade da empresa contm normas de direito econmico e de direito comercial. As normas de direito econmico so direcionadas s relaes de mercado e as relaes dentro da empresa neste mercado. J as de direito comercial regulam a empresa em si, as prticas mercantis que devem ser observadas, e ambas esto sempre num processo de interdisciplinaridade.

As normas de direito que regulam a concorrncia no mercado esto inseridas num universo de interseco, de convergncia entre os 2 universos vistos acima, contido nos princpios da livre iniciativa e livre concorrncia. Alm de princpios, podem ser causas de fatores que levam a crise s empresas...a prpria concorrncia um deles. O microssistema ento, conter tanto normas de direito econmico, quanto de comercial, ou qualquer outro direito que influencie nesta relao de mercado. O direito recuperacional faz parte deste microssistema, que uma lei que rege certo fenmeno social, como norma especial, que prevalece e se vincula ao cdigo, que norma geral. O microssistema tem seu fundamento de validade retirado diretamente da Constituio positiva da empresa, aquela que a cria. (Natalino Irti). desse microssistema que se origina a funo social da empresa, que antes de tudo um sujeito de direito, uma pessoa equiparada para ser merecedora de uma tutela estatal especfica. No chega a ser uma proteo como a do direito do consumidor, a empresa no parte hipossuficiente, mas merecedora sim de proteo, pela funo social e econmica que exerce. E quais so outros microssistemas empresariais? - lei 11.101/05 - CDc lei 8078/90; - Antitruste lei 12.529/11; - Marcas e Patentes, lei da propriedade industrial lei 9729/96; - LC 123/06 , lei da microempresa e de pequeno porte; So estes microssistemas normativos mais flexveis e adaptveis as mudanas e tecnologias que so bastante dinmicas e merecem ser acompanhadas. As demandas de mercado so mais velozes do que as relaes comuns de direito privado. Assim, este sistema recuperacional e falimentar, dentro da lei 11.101, composto por normas de vrios ramos do direito. 1 - Comea pelo direito civil, que sofre influncia direta destas normas falimentares: definio de pessoa jurdica, obrigaes e contratos, responsabilidade civil, direitos reais (patrimnio empresarial), sucesso (responsabilidade subsidiria, o risco empresrio contamina o patrimnio individual)... Lembrar que a falncia tem preferncia sobre o direito sucessrio familiar. O "pacta sunt servanda", deixa de ser aplicado como conhecemos, ser realizado dentro do processo falimentar, SE for realizado. uma quebra e mudana dos institutos, que devem acompanhar a realidade social empresarial. Comrcio sorte, jogo, no cincia exata, da a ALEA EMPRESARIAL (risco). uma atividade que envolve especulao, e quando se especula, pode-se ganhar muito ou perder o que tiver. Esta a lgica do sistema mercantil, especulativo, da a lgica protetiva do direito civil cai por terra. O direito civil derrogado portanto pelo direito falimentar. O que era direito lquido e certo, limita-se pelo que possvel dentro do processo falimentar.

2 - Direito empresarial: teoria da empresa, direito societrio, contratos mercantis, ttulos de crditos... 3 - Direito trabalho: regula os crditos trabalhistas num processo de execuo coletiva. Quebra a preferncia trabalhista da CLT. A lei 11.101 derroga normas da CLT, na exigncia dos crditos, por ex. Alguns autores dizem que esta lei est repleta de inconstitucionalidades por estas derrogaes. 4 - Direito tributrio: direito bastante alterado pelo sistema criado pela lei de falncia. As prerrogativas do crdito tributrio tambm so quebradas. O princpio sempre dominante, da sucesso tributria (alienao do estabelecimento a outra empresa, que permanece no ramo), em que mantm as dvidas tributrias do alienante ao alienado. Ver art 133, CTN. A LC 118 diz que este princpio no se aplica ao processo de falncia. (par 1, art 133, CTN). Derroga o CTN em nome da tentativa de recuperao empresarial. Da o grau de interatividade entre a lei de recuperao e o CTN. 5 - Direito administrativo: mesmos princpios se aplicam quando o estado intervm na atividade econmica, na figura do administrador judicial. 6 - Direito processual: alguns entendem que a falncia ainda mais processo do que o direito substantivo. Art 189, lei 11.101, fala da aplicao do CPC no que couber, trata-se assim da primeira norma a ser aplicada quando no h previso da lei de falncia. 7 - Direito penal: fraude a credores, principal modalidade de crime falimentar. A lei de recuperao abrange portanto todos esses ramos, da ser ela um microssistema normativo. E como podemos avaliar sua efetividade? Todos os cartrios de protesto no pas esto interligadas ao SERASA, cadastro dos maus pagadores. Se alguma empresa entra com o pedido de falncia, esta informao estar no SERASA. H ainda a regulamentao do cadastro positivo, que ainda no foi implementada. O serasa tem as estatsticas sobre o balano das empresas. *Ver site DOINGBUSINESS. LEVOU FALTA NA LTIMA AULA (03/06/2013) AULA (06/06/2013) CAUSAS DA INSOLVNCIA DA EMPRESA: Fatores externos/exgenos:

- aumento da concorrncia no mercado; Concorrncia leal e desleal. Ler sobre o CADE, que regula a questo da concorrncia, modificada pela lei 12529? O sistema brasileiro que regula a concorrncia sistema administrativo, cujo ncleo o CADE. Pode haver fatores dolosos inclusive: concorrncia desleal, propaganda enganosa... Trata-se de um sistema em que as normas de concorrncia objetivam garantir as boas prticas de mercado. - elevao da carga tributria e encargos sociais; - aumento de taxas de juros; Falta de acesso ao crdito. - impacto de planos e polticas governamentais (fiscal, creditcia, tributria); Governo direciona os seus investimentos, polticas pblicas que impactam diretamente a economia. A OMC organiza todo o comrcio mundial, evitando que os pases se utilizem de subterfgios fiscais para impedir o livre comrcio internacional de mercadorias. A crise financeira mundial, com o fechamento do crdito e reduo da oferta desses crditos, gerou falncia de bancos, empresas, junto com a recuperao judicial. At hoje se faz sentir na Europa: Espanha, Grcia ,Turquia, Itlia... pela escassez de crdito no mercado mundial. - liberao de importaes; - crise financeira mundial; Lembrar que os ciclos de crise e prosperidade so caractersticas do sistema econmico capitalista. Fatores internos: - No reposio do capital pelos scios; Se a empresa deixa de gerar lucro, a primeira postura dos scios seria recapitalizar as empresas para compensar o prejuzo, mas isso no ocorre. Scio no tira do seu patrimnio particular, sob o risco de perder este patrimnio, j que a empresa pode continuar gerar prejuzo. - M gesto administrativa; Problemas de falta de preparao ou incompetncia empresarial. - Defasagem tecnolgica; Um dos fatores principais de queda de competitividade da empresa, quando no acompanha as facilidades do avano da tecnologia. Ex.: empresas de mquina (famosa italiana) de escrever que no acompanharam o avano dos computadores. - Problemas de sucesso na empresa; Praticamente 90% das empresas do Brasil so familiares, passam do pai para filho...

Quando o pai morre, os filhos degladiam entre si, fatiando a empresa, que perde as caractersticas que geraram seu sucesso, e vai s runas. O empresrio precavido prepara seus sucessores, para que no coloquem a perder tudo o que construiu em sua vida. LER: Francisco Matarazzo: maior industrial em todos os tempos no Braasil, s no superou o Visconde de Mau. Ele dominou a indstria ao final do sc 19 at morrer em 1937. Em SP muito famoso, feriado em sua morte. At hoje tais indstrias no foram falncia porque eram riqussimas, dominavam toda produo de farinha de trigo, por ex, banha de porco com a qual se cozinhava, todo tecido sinttico... no comrcio na Amaznia havia companhias desse empreendedor. Abasteceu a Europa na primeira guerra mundial. Hermelino Matarazzo foi preparado como sucessor. Era o filho prdigo, primognito. Porm em 1920 ele morreu num acidente de carro. Quem ia suceder? Houve briga entre os outros irmos, ficando como sucessor o Conde Chiquinho (Francesco Matarazzo). Chiquinho gastava muito, mescena, ia pra Europa comprar quadros, competia com Assis Chateubriand quem comprava mais quadros no Brasil. Ele conseguiu fazer desaparecer o maior conglomerado industrial brasileiro... At hoje o que se gera de renda aluguel de imveis, compra e venda, no mais a indstria em si. Enfim, o Matarazzo s no foi falncia por problema de sucesso porque era muito forte. Se o empresrio no prepara satisfatoriamente a sucesso, sua empresa pode ir falncia. - Excesso de retiradas dos scios; O scio s pode retirar o prlabore e a participao de lucros se houver. O excesso de retirada causa de runas. - Falta de planejamento e de reinvestimentos; - Operaes ruinosas; Recursos investidos em operaes erradas. CONCEITO DE FALNCIA: Sentido ETIMOLGICO: Vem do latim fallere: faltar com o prometido, com a palavra, enganar. Enganar o credor, que tem uma promessa de quantia de dinheiro a ser paga pelo devedor. Sentido JURDICO: Falta decorrente de desnvel econmico e financeiro do devedor, provocada pela sua incapacidade de pagamento dos seus credores, resultando situao de insolvncia. A insolvncia o estado de fato que pode levar falncia.

Falncia: J.X. Carvalho de Mendona - > falncia o efeito da funo anormal do crdito, quando o crdito no cumpre sua funo normal, em razo do inadimplemento. Se houvesse o pagamento no haveria que se falar em falncia. Vamos estudar o inadimplemento no CC, no direito das obrigaes, que tem todo o fundamento da anlise das causas de falncia, os efeitos do inadimplemento. Vamos as formas de adimplemento, Um dos primeiros o PAGAMENTO. Modo mais comum de extinguir a dvida. Se o pagamento for feito em dinheiro, cumpre a funo NORMAL do crdito. CREDOR empresta em dinheiro e recebe em dinheiro. Mas existem outras formas de pagamento, como o de CONSIGNAO, onde o devedor consigna a dvida e discute a legitimidade da dvida em juzo. A DAO em pagamento uma forma de extinguir uma obrigao dando-se uma coisa no lugar do dinheiro. Esta muito mais importante na recuperao judicial que na falncia. A prpria lei admite como modalidade de proposta do plano de recuperao da empresa, no art 50, inc 9, da lei 11.101, a dao em pagamento, alm da NOVAO, que so conceitos obrigacionais. A dao em pagamento depende da anuncia do credor, que aceitar prestao diversa da devida. J a novao intrnseca a recuperao judicial, que cria uma nova dvida, dependendo do plano de recuperao da empresa. Caso ela no cumpra, vai falncia, a novao declarada como inexistente e a empresa volta situao anterior. O plano de recuperao substitui a dvida antiga por uma nova, com todos os efeitos da novao. Portanto a recuperao judicial sempre estar vinculada a novao. J na falncia no existe novao. A COMPENSAO , no art 122 da lei em comento, utilizada com preferncia sobre todos os demais credores, inclusive os trabalhistas. A falncia tem preferncia maior que os demais. Na falncia, e s vezes na recuperao, avaliaremos os efeitos da compensao. A CONFUSO rara de acontecer. Sempre veremos a REMISSO, alm da NOVAO em todos os casos de recuperao judicial. A remisso a 1 hiptese do art 50, que fala tecnicamente em "concesso de prazos e condies especiais de pagamento". assim que o art se refere remisso ? - reduo do valor da dvida, facilidade no pagamento... Na lei antiga se a empresa no pagasse pelo menos 50% dos dbitos, haveria a falncia. Hoje fica a livre concordncia das partes. Hoje utiliza-se a expresso como erro tcnico DESGIO; esta expresso usada quando se paga um valor menor do dbito (desgio [ERRADO, certo = remisso] de 70% - paga-se 30% do dbito...).

A palavra certa para a recuperao neste caso REMISSO. Efeitos/consequncias do inadimplemento: Responde o devedor por perdas e danos, honorrios, custas... e por a vai. FINALIDADES DO INSTITUTO DA FALNCIA: A falncia como instituto, englobando a recuperao tem como finalidade: - proteger o sistema de crdito pblico; Proteger o mercado ode uma insolvncia generalizada. A circulao de dinheiro/crdito fundamental para o desenvolvimento econmico de uma sociedade. Aqui h uma funo muito importante do Banco Central, que exerce interveno direta sobre o mercado financeiro evitando que a crise bancria provoque risco sistmico. Ler Caso do Banco Santos: sofreu interveno do BC que requereu logo a falncia. Muitas irregularidades, no havia como se pedir a recuperao judicial. Safadeza pura. O BC tira logo do mercado aquele banco, transferindo as agncias para outros bancos, e tenta regular a carteira de clientes do banco Santos. Tem tambm o Banco Cruzeiro do Sul: liquidao extra-judicial. Srie de fraudes, lucros inexistentes, contabilidade maquiada, movimentaes simuladas. - defesa dos interesses dos credores; No momento em que os credores se sentem seguros, recuperam pelo menos parte do crdito perdido, disponibilizam novamente o crdito ao mercado, resgatanto seu patrimnio. - tirar do mercado a empresa insolvente (PROFILTICO); A empresa perde a capacidade de competir no mercado. A falncia como natureza de sano. - possibilitar a continuidade da organizao produtiva vivel sob novo controle: A nova lei trouxe este princpio de recuperao das empresas europias na poca das guerras, sob uma nova direo. A empresa permanece cumprindo sua funo social. Do ponto de vista tradicional, a falncia era instituto que visava arrecadar e liquidar bens para o rateio patrimonial aos credores. Ela vem sendo permeada com esta nova filosofia, da preservao da empresa quando possvel. Art 47 importante e j foi apresentado. artigo chave que conceitua o esprito da nova lei. No define apenas a recuperao, mas expressa todo o novo paradigma da lei, conceito revolucionrio em comparao com o regime anterior, que nem conceituava a falncia. Ver tambm o art 75, que conceitua a falncia, que tem carter preservacionista, quando visa preservar e otimizar ( ser muito otimista mesmo) a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos da empresa que se pretende recuperar.

AULA (08/07/2013) Nossa prova vai at o final de recuperao judicial. Ainda estamos no art 3. Porm aqui trabalhamos de uma forma geral, e no artigo por artigo. Juzo Universal da Recuperao e da Falncia: O art 3 tem algumas controvrsias. Ele fala da competncia para o processamento da recuperao. A competncia da justia comum estadual. No h competncia do trabalho, nem federal. Porm as vezes h invaso de competncia. O STJ tem decidido que a competncia sempre da justia comum estadual (em matria relacionada a lei 11101). A maioria dos conflitos de competncia so entre a justia comum estadual e a do trabalho. Ento, a competncia portanto do juzo do local do principal estabelecimento do devedor, ou da filial (principal), quando empresa de sede fora do pas. Este dispositivo s tem aplicao prtica quando h filiais em vrias comarcas. Esta competncia se d em razo da responsabilidade dos diretores e administradores, que se presume estarem no principal estabelecimento, mesmo sendo uma filial. A lei poderia dizer como competente o local de onde estariam os atos constitutivos. Mas preferiu um conceito mais fidedigno da realidade, tirando da viso formalista a determinao da competncia. A formalista pode ser modificada a qualquer tempo por interesse das partes. Pontes de Miranda conceitua genericamente o domiclio como o local que escolhemos para mantermos nossas relaes no mundo jurdico, seja partindo como forma ativa, ou como forma passiva. Tanto como interesse da prpria pessoa, como para interesse de terceiros. o espao em que a pessoa exerce os atos de sua vida, como centro da atividade no mundo jurdico. Ver conceito de domiclio da pessoa jurdica: lugar onde funcionam as diretorias e administraes. Este a ideia material de domiclio de pj. Alternativamente pode ser o local em que o estatuto ou ato constitutivo da empresa indique (CC/2002). A referencia jurisprudencial usa como conceito doutrinrio um acrdo do STJ: CJ 6025SP: o estabelecimento principal com base na lei anterior. No o estabelecimento formal, mas sim o que forma materialmente o corpo vivo da empresa. a sede em sua palpitante vivncia material (de onde emanam as ordens e instrues, o centro de controle material da empresa, onde se encontra em regra a contabilidade geral - onde

existem as informaes principais sobre o desempenho financeiro patrimonial da empresa). Nada a ver com o que os scios elegem. Ler um acrdo interessante sobre conflito de competncia: O caso da SHARP. 37736-SP 2002/0155087-3, de relato da Ministra Nancy. Possui vrias polmicas. Acrdo criticado pela doutrina. Se tivesse sido tomada sob a gide da lei atual no teria essa repercusso. A Sharp era uma empresa totalmente recupervel, continua ainda produzindo circuitos integrados. Por uma conjuno de fatores negativos foi falncia. Na poca era a principal empresa brasileira de tv's, video-cassetes, forno de microondas. Era uma empresa multinacional associada a uma empresa brasileira. Hoje existe a Sharp Corporation Japonesa com 57 mil empregados. Na poca associou-se com uma empresa brasileira como dito acima. Ler matria da Exame 1988 - FILHO DO CHEFO . O chefo da Sharp era Mathias Machiline. Tornou-se maior representante comercial da marca Sharp aqui no Brasil. Entrou em crise a partir da dcada de 90, com a abertura das importaes, quebra de monoplios do governo Collor. Quebra do mercado fechado para as indstrias internacionais. Lembrar da reserva de mercado de produtos em informtica aqui no Brasil. Ele morreu em 94 num acidente de helicptero. No havia preparado sucessor. Morreu numa crise tremenda, da a conjuno dos fatores negativos. Porm era uma empresa recupervel como dito. Deu azar dos fatores cuminarem com a morte do seu fundador. No ano 2000 os scios entraram com o pedido de concordata preventiva, para evitar a falncia. Em 2002, com a concordata quase finalizada das 2 empresas (Manaus e SP), um dos credores entrou com o pedido de falncia da Sharp da Amaznia. O juiz da 4 vara civil de Manaus, desconsiderando que a empresa estava em concordata, decretou a falncia e logo depois estendeu esta Sharp de SP, que nada tinha a ver com o pedido de falncia (concordata != falncia). Da surge o conflito de competncia. O juiz de SP continua processando e vem o de Manaus e fode tudo. Da vai pro STJ e tem o acrdo citado. Nele discute-se onde se deve correr a relao jurdica. Era pblico e notrio que tudo deveria correr em SP. A lei anterior falava que era competente o juzo em cuja sede o devedor centralizava a atividade e influncia econmica. At a tudo bem... LER O ACRDO.

Acontece que na pg 4, diz-se que a discusso da localidade das sedes IRRELEVANTE. A relatora diz que no h dvida que Manaus seria a sede do centro das atividades, centralizando a relao na cidade amaznica. A relatora se baseou numa lei da Amaznia que falava sobre a administrao formal, que no tem nada a ver com o art 7 da lei 11101, e pela jurisprudncia. Uma norma estadual nunca poderia modificar o entendimento de uma norma nacional sobre o conceito de conflito de competncia em falncia/concordata. Esta deciso fugiu de todos os padres hermenuticos conhecidos no Brasil. Conheceu portanto do conflito, e anulou todos os atos, mandando o juiz de Manaus concluir a concordata e apreciar a falncia. A concordata foi esquecida e a falncia continuou tramitando como antes j havia iniciado em Manaus. Essa deciso foi contestada por um voto de vista do Minis Antnio de Pdua Ribeiro, quando falava que a concordata j havia transitado em julgado. OIA O ROLO!! O prprio art 4 da lei anterior no permite a falncia para quem declara concordata. ABSURDO. Na lei atual isso foi retirado... O acrdo nos ajuda no levantamento dos incidentes do processo. A maioria dos agravos so propostos por bancos estrangeiros, prejudicados com o acrdo. A falncia no poderia ter sido iniciada pois os ttulos usados como fundamento da falncia no foram protestados. OLHA O ROLO!!! Empresa em concordata, ttulo sem protesto...Uma srie de absurdos. O ministro sai derrubando argumento por argumento. Esta deciso favoreceu aos concorrentes: Samsung, LG... Este sim foi um voto coerente, porm perdedor. Outro caso interessante o caso da empresa Boi Gordo. Caso mais recente... Usava boi como moeda de troca. Pirmide financeira... Acrdo, conflito de competncia n 36.349: 2002/0101018-8. O dono da Boi Gordo transfere a sede para uma cidade do interior do MS, retirando de SP. O TJ/MS envia a remessa para a comarca de SP. Se declara competente o foro de SP, como principal estabelecimento da empresa, a diretoria se reunia em SP. Apesar do rebanho ficar em MS, o centro das atividades era em SP. Se tratava de atos que buscavam adiar ao mximo o processamento da falncia. A Boi Gordo tentava atrasar o processo de recuperao de crditos pelos credores da empresa.

Este conflito pode ser suscitado at o fim do processo de recuperao. Pode inclusive desconstituir atos anteriores, se for o caso. #Estudar o caso da ENCOL tambm... Era a maior incorporadora imobiliria do Brasil. Da falncia da Encol surgiu o instituto do patrimnio da afetao, que tenta evitar que os empreendimentos comprados pelas famlias futuras moradoras tambm entrassem na massa falida da empresa. Outra questo polmica foi o veto ao art 4 da lei 11101. Objeto de emenda ao final da apreciao da cmara dos deputados. Foi vetado pelo presidente LULA. O par nico ampliava demais a competncia ao MP na interveno da massa falida. O presidente entendeu em seu veto , consultado por Palocci, que no era atribuio do MP. A ideia era garantir maior liberdade de negociao da empresa com os credores, sem maiores intervenes do MP. Da o novo art 4, que limita a atuao do MP, que PODER intervir, no de forma obrigatria, nos casos de crime, infrao lei ou ameaa de leso ao interesse pblico. Isto saiu do Senado. Antes dessa lei, o MP era curador de massa falida (decreto-lei 7.661/45). Seria a mesma redao vetada do par nico do art 4. Seria prerrogativa do MP examinar todos os livros relativos concordata. (PROCURAR Art 210 DC 7661/45 - lei anterior de falencia). Vemos hoje que o MP tem vrias atribuies dentro dos casos de recuperao. No havia motivo para esse veto. Na recuperao extra-judicial ele de fato no participa, mas na judicial DEVERIA participar. Matria de insolvncia matria de ordem pblica, gera impactos sobre o mercado de crdito, sobre a segurana jurdica das relaes econmicas... Da se pressupe a participao do MP. As referncias mostradas em aula pelo prof neutralizam a existncia do veto. AULA (18/07/2013) Prova: 01/08 Assunto at o art 70, da lei de falncia. EFEITOS DA DECISO QUE DEFERE O PROCESSAMENTO DA RECUPERAO JUDICIAL OU DECRETA A FALNCIA (art 6) Artigo novo, com 8 pargrafos. Um dos mais relevantes. Comporta o incio da gerao dos efeitos da recuperao, quanto da falncia.

O legislador mistura esses efeitos, da a necessidade de cuidado na interpretao desse dispositivo. A diferena que o despacho do incio do processo da recuperao, pode ou no resultar na recuperao. Na falncia, a sentena que a decreta j gera os efeitos definitivos. Na falncia, esta decretada por sentena, quando j produz efeitos. Na recuperao, se d a partir do mero despacho, desde que os requisitos do art 48 e 51 estejam presentes. So efeitos desta sentena: 1) suspenso do curso da prescrio dos crditos sujeitos recuperao e de todos na falncia. Suspende-se a prescrio at o final do processo. No existe prescrio intercorrente, como na execuo fiscal. 2) Suspenso das aes e execues contra a empresa devedora dos credores sujeitos recuperao e de todos na falncia. Na recuperao no so todos, na falncia sim. A suspenso das aes em princpio por apenas 180 dias. Tempo que a empresa tem para elaborar o plano de recuperao junto aos credores. um perodo de trgua, no tem penhora de bens, continuao da execuo, no h atos constritivos de bens da empresa. Porm na falncia, esta suspenso definitiva. Os crditos s podem ser pagos DENTRO DA FALNCIA. Todas as execues que j correm so portanto suspensas. #A ao que demandar quantia ilquida continuar sendo processada no juzo em que foi iniciada. Somente so passveis de exerccios creditrios aqueles que so LQUIDOS. So os 2 principais efeitos do art 6. O dispositivo mistura vrias normas: trabalhistas, garantia real, privilgios (art 49)... Da a ateno necessria. Precisamos entender que o art 6 fala de credores e credores. Existem aqueles sujeitos (art 49) que devero submeter os crditos na recuperao, e aqueles que foram excludos por opo legislativa (no sujeitos, art 49 par 3 - credores com reserva de domnio - vendas com garantia real, arrendamento mercantil - leasing, alienao fiduciria em garantia). A razo s ele sabe, perguntar ao legislador miservel! Portanto, na recuperao h esta separao de credores. Na falncia no h, vai tudo! Credores SUJEITOS: trabalhistas, com garantia real, privilegiados, quirografrios (sem garantia alguma). A excluso decorre do art 49 que fala que todos os crditos existentes (constitudos, vencidos ou vincendos) na data do pedido de recuperao sero includos na recuperao. O par 3 merece anlise. muito discutido.

Tratando-se de alienao fiduciria LER!! (importantssima no financiamento imobilirio), considera-se o proprietrio do bem o banco, no o adquirente do imvel. Quem compra o fiduciante. O legislador fala principalmente das incorporaes imobilirias, na promessa de compra e venda, por ex, genericamente toda venda com reserva de domnio no sujeita ... Diz que os crditos no se submetem recuperao judicial. Esses crditos no so levados, a empresa devedora deve continuar a pagar esses crditos da mesma maneira prevista no contrato, sem nenhum privilgio concedido na recuperao. A parte final, vamos juntar com o par 4. Fala do prazo de 6 meses em que os credores no podem tirar da empresa bens de capital essencial, diretamente vinculados ao objeto da empresa: avies numa empresa area, nibus numa empresa de transporte, maquinrio das indstrias etc. Este dispositivo no torna impenhorveis os bens da empresa, se comparar com os bens de desempenho profissional da pessoa fsica (ler impenhorabilidade de bens). Quanto aos credores excludos, a lei no os exclui em absoluto. Eles podem voluntariamente se incluir no plano de recuperao, desde que todos os credores concordem. Eles entram como credores de garantia real (pela reserva de domnio, alienao fiduciria...vai depender do tipo de crdito). Prescrio do direito de crdito: Na recuperao judicial: ocorre a novao, se for cumprido o plano de recuperao. Implica novo prazo prescricional. Se o plano no for cumprido, volta o status quo anterior, e a prescrio continua a correr. Na falncia, a prescrio fica suspensa at o encerramento processo falimentar, quando volta a correr (art 157). Essa prescrio, quando volta a correr favorvel ao devedor. Dvidas no pagas na falncia ento podem ser alcanadas pela prescrio. Suspenso das aes e execues: Na recuperao, as aes de execuo podero ser extintas, se o direito de crdito for abrangido e se o plano for cumprido. Se no for cumprido falncia, e nesse processo em que se dar a exigibilidade da execuo. Na falncia, as execues so todas extintas, pois devem ser habilitadas para dentro da falncia, exceto a execuo fiscal, nica exceo, faz parte do privilgio da fazenda. Porm, a execuo fiscal s ser cobrada pelo juzo da falncia, no mais no juzo da execuo, que perde autonomia (ESPCIE DE PENHORA NO CORPO DOS AUTOS, o juiz da execuo pede ao juiz da falncia que reserve o valor a ser executado). Remetendo a outros dispositivos: Falncia art 83: todos os credores sujeitos. Inclusive o credor fiscal. Recuperao: nem todos.

# art 186, CTN: ordem de preferncia do crdito tributrio, que prefere a qualquer outro, reservados os crditos trabalhistas e acidentrios (isto em qq execuo). Mas na falncia, o crdito tributrio no prefere aos crditos extraconcursais (massa falida), nem aqueles de garantia real no limite do valor do bem gravado - opo do legislador em favorecer o crdito de garantia real...LER incisos 1 e 2 ... No inciso 2 ele fala que a preferncia do crdito trabalhista se limita a 150 salrios mnimos. E a lei 11101 inconstitucional por ser ordinria pode modificar a CLT que lei complementar? Ela limita o crdito trabalhista que se presume de natureza alimentar (os 150 sal min). O resto ser cobrado como comum. # art 187, CTN - cobrana do crdito tributrio no se sujeita a concurso de credores ou habilitao em falncia, recuperao... Ele no se confunde com crditos de falncia. Esta cobrana depender da existncia de patrimnio apurados no processo falimentar. O que pode confundir no art 187, CTN, com o art 83 da lei 11101, que trata da classificao dos crditos. LER! No art 83 se pensa que o crdito tributrio concursal, mas isso somente metodologia. Ele s se inclui na falncia depois dos trabalhistas, acidentes de trabalho, garantia de real... O crdito tributrio no se submete a concurso de credores, mas s pode ser cobrado dentro da falncia. Da ele se sujeita falncia, mas NO SE SUBMETE AO CONCURSO DE CREDORES. Mas os crditos do art 83, todos so concursais. Os extraconcursais (crditos que surgem depois do pedido de falncia: pagamento do adm. judicial, custas...) esto no art 84. NO SO CONSIDERADOS CREDORES: a) art 85 - titular de pedido de restituio; b) art 86, inc 2 - adiantamento de contrato de cmbio. Estes so dois artigos da parte de falncia, trazidos para dentro da recuperao judicial. No art 68 tem um problema, ele fala que o juiz da recuperao pode conceder o parcelamento. isso?!?!?!? O parcelamento dos crditos tributrios deve ser regulado por lei especfica. Fala que faculdade da administrao. Mas o art 55 de uma lei a fala que direito do contribuinte. CONFUSO!!! Enfim, na recuperao judicial o prazo de 180 dias de suspenso das execues, improrrogvel (art 6, par 4). Da recomear a execuo: ordens de penhora, constrio dos bens da empresa... O STJ fala que esse prazo pode ser prorrogado (ainda menciona que o par 3 ERRADO, quando na verdade o par 4), desde que a empresa no esteja contribuindo para a demora do plano de recuperao, depende de cada caso... um critrio muito subjetivo.

A gloriosa jornada de direito comercial diz tambm que , com base neste precedente, no art 42, pode ser prorrogado o prazo se no h imputao de culpa ao devedor. STAY PERIOD: suspenso das aes de execuo, perodo de trgua, 180 dias. Lembrar do art 49, par 3 tambm - retirada dos bens de capital essencial a atividade empresarial, cumprimento do objeto da atividade produtiva. H quem diga que at mesmo o protesto de ttulo pode ser suspenso. Esta a posio do STJ recentemente. questo controversa pois a lei no menciona. E toda ao proposta contra a devedora DEVE SER COMUNICADA ao juzo da falncia ou recuperao. Ou se a empresa for citada para qq execuo, deve avisar ao juzo da falncia. CREDORES TRABALHISTAS: Tratamento especial por fora do regime especfico. Estas aes sero processadas pela justia do trabalho at a apurao do crdito, que ser inscrito no cadastro geral de credores pelo valor dito na sentena. Lembrar da existncia de 2 tipos de credores: - aqueles cujo crdito reconhecido pela empresa, que no ajuizaram ao judicial (seriam os extrajudiciais - geralmente aqueles que ainda mantm vnculo empregatcio); - aqueles cujo crdito definido por ao na justia do trabalho. Quem define o valor no caso de divergncia a justia do trabalho, e no o juiz da falncia. O juiz trabalhista pode reservar valor para a falncia ou recuperao. Ale'm disso, os credores trabalhistas no precisam de advogado para requerer diretamente ao administrador judicial a habilitao, excluso ou modificao dos seus crditos. Facilita a participao deles na falncia. Tambm podem ser representados pelo sindicato. FINALIDADE DO PROCEDIMENTO: art 7 ao art 20. A habilitao chama os credores ao processo (no citao, notificao), para formao do litisconsrcio ativo, alm de quantificar o passivo da empresa. Serve para quantificar e qualificar os credores e o passivo da empresa. O responsvel pelo procedimento de verificao e habilitao o ADMINISTRADOR JUDICIAL. A habilitao pode ser dispensada quando no se tem dvida sobre a existncia do crdito. mais simples encaminhar diretamente independente de habilitao. Na lei passada a habilitao era conduzida pelo juiz, que decidia caso a caso. Da o processo durava 4 a 6 anos somente na habilitao... PAU! Da o legislador manda para o adm. judicial, que promove a habilitao com prazos menores, que s em caso de impugnao o juiz decidir.

O processo de habilitao geralmente concedido em 60 dias. um procedimento ADMINISTRATIVO. FASES DA HABILITAO: Formao do QGC - quadro geral de credores. So 5. FASE 1 - informao prestada pelo devedor. Diz quem so os credores; No existe na recuperao extrajudicial. O devedor escolhe a dedo quais credores habilitar. Estas informaes so prestadas em: - recuperao judicial (art 51, inc 3); - falncia (art 99, inc 3); Processo requerido pelo credor. O devedor se defende. Os administradores da massa falida devem apresentar a relao dos credores. a partir dessa relao que o administrador judicial comear a trabalhar. - auto-falncia (art 105, inc 2); A relao dos credores deve constar na inicial do pedido de auto-falncia, sob pena de indeferimento. FASE 2 - Os credores devem habilitar seus crditos. o interesse de agir. Cada um deve demonstrar interesse na cobrana. a habilitao preliminar. Tem prazo de 15 dias. A contagem comea a partir da publicao do edital do administrador. Na prtica: administrador faz auditoria preliminar na relao, e publica o edital j com a relao informada pelo devedor. A dispensa a habilitao, queimando uma etapa. uma medida de economia processual. O credor que no se habilitou pode impugnar este procedimento. Da o processo reiniciado. Ele tem at a relao definitiva do QGC para impugnar. O administrador judicial far o cruzamento de informaes com os documentos apresentados pelos credores aos documentos contbeis da empresa. Os 15 dias para se habilitar ou apresentar divergncias. A habilitao s necessria para aqueles credores que no constam na relao do administrador judicial, ou tem seu crdito levantado incorretamente (valor, classificao...). # ler artigo: as habilitacoes dos creditos nos... (blogdireitoempresarial). Ver a posio de Pontes de Miranda, que fala de habilitao como processo judicial no contencioso a princpio. Havendo impugnao, haver o contencioso, alm das habilitaes intempestivas, quando haver judicializao do processo. A nova lei absorve de certo modo essa viso... Sem impugnao, h apenas homologao. #Se o valor do crdito estiver constando na base no devedor, publicado em dirio oficial, no h necessidade da habilitao. Ento, na prtica jurisprudencial essa fase queimada, passa direto para o levantamento de documentos. O administrador tem 45 dias para apresentar a segunda lista (art 7, par 2??).

Ler 2 decises do STJ, com base na nova lei: - crdito no habilitado ser concebido na condio de habilitao retardatria. Habilitao providncia que cabe ao credor. Se ele se omite, pode recorrer a uma ao ordinria independente. O STJ entende que a habilitao, entretanto, necessria para comprovar o interesse de agir, quando s se permite cobrar o crdito pela via da recuperao. - trata da habilitao na recuperao como requisito formal, quando se deve fazer a prova da dvida.Deve-se provar a existncia lquida do crdito. A doutrina complementa que o art 7 par 1 no fala de primeira lista. Ela parece dizer que a 1 lista no obrigatria?? H corrente que diz que a habilitao facultativa, j que o credor pode constar na 1 lista, no ser necessrio se habilitar. H decises que dizem o contrrio, que a habilitao requisito para comprovar o interesse de agir (STJ). O art 9 fala dos requisitos do pedido de habilitao: - valor do crdito; - provas do crdito; - garantia prestada pelo devedor, se houver; - especificao da garantia na posse do credor. Se no h a habilitao, o administrador judicial vai ter que se virar para encontrar as provas, as caractersticas dos crditos no habilitados, j que no haveria o levantamento dos requisitos acima. Essa seria a nica questo de fundo que iria de encontro opinio que defende a faculdade da habilitao. # Na recuperao judicial NO EXISTE CONCURSO DE CREDORES. Pois a dvida est sendo renegociada. E a habilitao retardatria? Art 10. A habilitao o momento em que o credor comparece ao juiz para dizer que est ciente do seu crdito levantado, e que ir provar a existncia deste. Se no cumpriu o prazo de 15 dias, a habilitao ser retardatria. - na recuperao judicial, os retardatrios no tero voto na assembleia, exceto os trabalhistas. - na falncia, se o credor tiver sido inscrito no QGC aps ao ordinria, pode participar da assembleia, porm uma situao que no traz vantagem, pois perde-se o rateio quando existe (par 3), alm de pagar custas. o custo da equiparao da habilitao do retardatrio a uma ao autnoma de cobrana. Da o melhor a fazer no perder o prazo. Se apresentadas antes da homologao do QGC, a habilitao retardatria ser recebida como impugnao.

Aps o QGC, s se habilitar o retardatrio por ao autnoma ordinria para pedir a incluso do nome no QGC. FASE 3 - administrador judicial levanta documentos, e elabora uma relao provisria de credores. Aguardar as contestaes a esta relao. Se ningum impugnar, esta relao torna-se definitiva (art 14), e se torna o QGC. Havendo impugnao, o juiz decide. Mas no precisa esperar para que se convoque a assembleia de credores. com base em livros contbeis, documentos prestados pelos credores... O prazo de 15 dias + 45 dias, coincide com a apresentao do plano de recuperao da empresa devedora. Esta tem 60 dias para depositar em cartrio para apresentar o plano de recuperao, mesmo prazo que tem o administrador para concluir o QGC. # S participam da assembleia de credores, aqueles que foram habilitados. FASE 4 - Impugnao dos crditos. Art 8. Esta a fase da judicializao. A legitimidade da impugnao: LER O ARTIGO. O prazo de 10 dias contados a partir da relao elaborada. As razes: ausncia do crdito, discusso contra a legitimidade ou classificao do crdito relacionado. A discusso extremamente creditcia. No se discute inexistncia da obrigao. Aqui se discute a liquidez e certeza do crdito. No cabe desconstituio do crdito por via da obrigao que o gerou. Modalidades de impugnao: - ADITIVA: incluir um crdito; - MODIFICATIVA: modificar valor ou classificao do crdito relacionado; - EXCLUDENTE: retirar o crdito constante indevidamente. E como se processa a impugnao? art 11 e 12. Abrem-se prazos de 5 dias...

FASE 5 - Assemblia de credores; Julgamento dos pedidos de impugnao... Art 15. Verdadeiro processo contencioso. Vai-se s provas. Mandar incluir ou no no QCG os credores no habilitados inicialmente ou revisar os crditos impugnados. Porm isso no impede a continuidade da recuperao judicial. Da deciso sobre a impugnao cabe agravo, quando o relator poder suspender efeito com relao possibilidade de voto na assembleia... O grande avano que o processo de recuperao ou falncia prossegue normalmente mesmo com as impugnaes pendentes.

Da vem a consolidao e homologao pelo juiz do QGC.

Essas etapas s se tornam contenciosas quando h impugnao com relao a habilitao. Se no houver nenhuma impugnao, a lista criada pelo administrador se tornar definitiva. AULA (22/07/2013) Pedido de concordata da cidade Detroit/EUA. Procurar google. Hoje Detroit considerada a cidade mais violenta do pas. Seguros no so feitos por conta do alto ndice de violncia. H 80 mil prdios abandonados. Ler matria revista Exame. Detroit hoje est em regime de falncia. Interveno promovida pelo poder judicirio. Tentar juntar com outras cidades. O documentrio de Michael Moore fala um pouco disso, da cidade de Flintch? Que tambm fechou...as fbricas fechadas por conta do custo da mo de obra, matria prima. Essas fbricas eram enviadas para outros pases, com mo de obra disponvel e barata... PROCEDIMENTO DA VERIFICAO E HABILITAO DE CRDITOS: Tem como finalidade levantar os crditos, identificar os credores e quantificar o passivo do devedor em processo de recuperao ou falncia. Alm disso, a habilitao que permite a cobrana dos dbitos antes discutidos em aes autnomas, garantindo a execuo destes na ao da recuperao ou falncia. Na lei anterior, DL 7661/45, o juiz conduzia o procedimento e decidia por sentena os credores habilitados. Hoje o administrador judicial o responsvel por esse levantamento. O resultado final a elaborao do quadro geral de credores (QGC). So eles que se submetero aos efeitos do processo de insolvncia. AULA 29/07/2013 A prova vai do art 1 ao 70 da lei de recuperao. J tratamos do art 47, principal artigo de toda a lei. D a definio da recuperao e encerra os princpios e finalidade da lei. Esse art serve como fio condutor na interpretao da lei, mesmo quando existem situaes divergentes. Lembrar da questo da prorrogao de prazos entre o STJ e a lei. Cada caso um caso.

Na jornada de direito comercial do CJF foi aprovado o enunciado 42 que fala que o prazo previsto no art 6 pode ser excepcionalmente prorrogado, caso da no imputao dos motivos ao devedor. Com base no princ. geral no art 47. O art 170, inc 3 , CF fala da recuperao judicial. Da a lei estar de acordo com a constituio. L se tem a palavra "preservao da empresa", cuja sede de fundamento normativo a prpria lei 11101. E quando a empresa preenche a funo social? E quando ela tem direito recuperao judicial??? Como definir? Deve-se analisar cada caso concreto, e a jurisprudncia que trata do conceito de funo social. Ex.: a pequena mercearia atende as pessoas do bairro, da periferia... logo logo surgir uma empresa tambm pequena para tomar seu mercado. Enquanto a siderrgica, a funo social bem maior, pois gera milhares de empregos, movimenta a economia estadual e at nacional... A lei transferir a atribuio desta funo social aos credores da empresa. So eles que diro ao magistrado a importncia dos seus crditos... Vamos ao procedimento, de novo: ver o diagrama do professor. Ento vamos aos requisitos temporais: Art 48. 1 - exerccio regular h mais de 2 anos. 2 - Intervalo de 5 anos para nova recuperao; No passado havia a indstria da concordata, quando a empresa conseguia moratrias sucessivas, utilizando-se de artifcios processuais injustificados. 3 - no caso de pequena e microempresa, so 8 anos; Tratamento diferenciado, protegido pela CF. Porm aqui visto ao avesso, pois quando deveria facilitar, dificulta aumentando o prazo para 8 anos. Houve uma quebra, foi alegada durante o projeto, porm foi aprovada pelo governo. 4 - no ter obtido recuperao judicial ou extrajudicial (homologao) h menos de 2 anos (art 161)?? Aqui o prazo reduzido quando no intervalo existe uma homologao de recuperao EXTRAJUDICIAL, da o menor prazo, por ser um procedimento simplificado. E os requisitos PESSOAIS: 1 - Empresrio individual no pode ser falido ou, se for, ter as obrigaes extintas por sentena transitada em julgado. 2 - Administrador de sociedade ou Titula de EIRELI - no podem ter sido condenados por crime falimentar. Dizem o bvio. Espera-se no mnimo que isto ocorra. E os DOCUMENTOS QUE DEVEM INSTRUIR O PEDIDO? LER SLIDES!!!

Estes documentos devem estar presentes, ainda que no sejam lidos/investigados pelo juiz (art 51): 1 - relatrio das causas da situao patrimonial da empresa devedora e da razo da crise econmico-financeira; 2 - demonstrar os 3 ltimos balanos da empresa (art 176, lei 6404/76 - (demonstrao do resultado no exerccio, relatrio gerencial do fluxo de caixa - ativo circulante, gastos com folha, matria prima...Espelha a realidade patrimonial da empresa). Da se sabe se a empresa est acumulando prejuzo, se o capital est sendo corrodo. Pode at gerar uma anlise de mrito... Da o juiz pode analisar se a empresa merece ou no a recuperao, j que ela pode estar tentando burlar as obrigaes que deveria cumprir com os credores; 3 - Relao completa dos credores. Primeira informao, como vimos na aula passada. 4 - Juntar a relao integral dos empregados da empresa (dvidas trabalhistas, funes , salrios). Discriminar os pagamentos que tem de realizar ao tema trabalhista; 5 - Regularidade na junta comercial. Estatuto social atualizado (que poder conter algo sobre a recuperao, caso contrrio dever convocar assembleia para que seja autorizada a recuperao); 6 - relao dos bens particulares dos scios, controladores e administradores do devedor (alguns entendem que a quebra do sigilo bancrio, patrimonial, exposio dos devedores... Da algumas decises jurisprudenciais exigirem esta informao em envelope lacrado, que fica na vara. Se ocorrer qualquer discusso sobre responsabilidade social, falncia... abre-se o envelope e o sigilo quebrado. Porm, s precedente para conservar o sigilo protegido constitucionalmente). Obs.: nem todos os credores podem ter informao sobre o balano da empresa. 7 - Extratos atualizados das contas bancrias do devedor, de aplicaes financeiras de qq modalidade... 8 - Certides dos cartrios de protestos... Antes a concordata no era possvel para quem tinha ttulo protestado. Mas o STF fala que no caso de protestos de valores insignificantes, comparados com o passivo da empresa, no impediria a concesso da recuperao, porm uma informao que deve ser dada aos credores. Hoje isso no mais existe. O protesto no impede o pedido. #uma empresa que tem ttulos protestados frequentemente, demonstra sua insolvncia. 9 - Relao das aes judiciais em que o devedor figura como parte... Ver exemplo da petio da FREVO! Processamento do pedido: Estando com os documentos, o juiz deferir o processamento da recuperao. ato vinculado, portanto. (art 52). Se no tiver os documentos, o juiz pode mandar completar, antes de indeferir.

Ento, voltamos questo do mrito. Aqui um exame apenas formal, verificar se os documentos esto presentes. 1 - estando os documentos presentes, o juiz nomear o administrador judicial (art 21); 2 - determinar a dispensa da apresentao das certides negativas tributrias/dvida ativa unio, certido negativa de dbito da previdncia social para que o devedor exera suas atividades, EXCETO para contratao com o poder pblico. * Quando o tributo foi parcelado, a certido, mesmo sendo negativa, pode contratar com o poder pblico. Alguns juzes dispensam portanto a exibio destas certides para contratar com o poder pblico, enquanto o congresso no regulamentar o art 68 da lei 11101. Aqui uma contradio, visto que o parcelamento permite contratar com o poder pblico. Ver o enunciado 55 da jornada de direito comercial do CJF. 3 - ordenar a suspenso das outras aes ou execues contra o devedor, no prazo de 180 dias (art 6, par 4) - stay period??. 4 - o devedor dever apresentar contas demonstrativas mensais enquanto perdurar a recuperao... 5 - intimar o MP mandar cartas s Fazendas federal e dos estados e municpios em que o devedor tiver estabelecimento. L dir que tal empresa est em recuperao. 6 - publicar edital para conhecimento de terceiros; 7 - por fim enviar comunicao s juntas comerciais em que ela tiver registro (sede e filiais), anotando que est o devedor em recuperao judicial. Ser acrescentado ao nome da empresa "recuperao judicial" nos documentos formais da empresa. No ser acrescentado em todos documentos para preservar o nome da empresa, e garantir sua recuperao e credibilidade junto aos credores. #Em tempo: tribunais (TJ/PE um deles) reconhecem a concesso de liminares, mesmo que estas no sejam mencionadas na lei 11101. As liminares podem inclusive prorrogar o prazo dos 180 dias, luz do princpio da preservao da empresa (art 47) e de sua funo social. Ex.: caso da Suape Txtil, quando a juza impede o corte de energia pela CELPE at que o juzo a provoque novamente. Ou seja, desconsiderou a existncia do stay-period (180 dias). Um voto contra o relator, concorda que o prazo improrrogvel! #Na concordata o sndico era representante dos credores?devedor?, na nova lei, o administrador judicial representante do juiz, da aquele ser escolhido por este. Pesquisar tambm o caso do Frigorfico So Mateus. BORAMININO ESTUDAR!!!

Ver o indeferimento do plano de recuperao pelo juiz. Disse que os credores, mesmo aprovando o plano, foram ludibriados. O plano nunca funcionaria. Foram forados a aprovar o plano. O juiz foi corajoso, segundo o prof. Pois alguns credores manobravam outros, pois receberiam por fora do processo, e no na recuperao. No caso da Frevo, quem indeferiu foi o tribunal. AULA 01/08/2013 Lembrar de pesquisar sobre o Sao Mateus e a Frevo (no site da empresa, procurar os planos de recuperao, a lista dos credores, cassao da deciso...da houve outro plano de recuperao e outro edital)!! Buscar tambm no site TARJ - time avanado de recuperao judicial: www.tarj.com.br do Queiroz Cavalcante e DaFonte advogados. No link "downloads" tem as principais peas do caso Sao Mateus. No dia 26/07, foi realizada a aprovao da 2 verso do plano pela assembleia de credores (mais de 90% aprovou o plano). Esperar que o juiz a aprove. O prof pediu pra que analisssemos porque so 2 casos de grande repercusso, principalmente a da Sao Mateus, 1 caso no Brasil que o juiz de primeiro grau INDEFERIU a recuperao, mesmo contra a vontade da assembleia de credores, que pelo visto, no to absoluta assim. PLANO DE RECUPERAO JUDICIAL: Art 50. TIPOLOGIA DOS MEIOS E ESTRATGIAS: Um dos artigos mais relevantes da lei. Apresenta todos os meios, tipos de negcios jurdicos que podem ser realizados para a apresentao do plano de recuperao perante os credores. Imbudo do esprito da preservao da empresa, este artigo o ncleo da recuperao. Constitui em meios a recuperao. o plano em si, contedo das medidas, das aes, dos atos jurdicos que sero realizados para retirar a empresa da crise. A concordata resumia-se a uma estratgia creditcia, apenas atrasar o pagamento, dilatria do prazo, alm de ser remissiva, pois concedia reduo da dvida de at 50%. No havia plano de recuperao. Concordata era equao da insolvncia, o mximo perdo era 50%, se no conseguisse pagar, a falncia era decretada. Hoje a lei no trata dessa equao, mas existem princpios que o devedor deve seguir. Este artigo meramente exemplificativo, ele sugere condies de recuperao. um leque de alternativas de medidas jurdicas econmicas creditcias, contbeis para que a empresa saia da crise. Podemos dividir em:

CREDITCIA - renegociao da dvida: pagar valor menor em prazo diferente; PATRIMONIAL - diz respeito ao patrimnio da empresa, vendas de ativos. Vende ativos para gerar dinheiro, logo reduziro de tamanho. Ficam mais enxutas. Reduzem de tamanho, e tambm de custos; SOCIETRIA - mudar especificidade da sociedade. Era annima e agora limitada. Fez uma ciso para reduzir custos. Vendeu aes, transferindo controle de aes para outra empresa...; ADMINISTRATIVA ou ORGANIZACIONAL - reduo de custos administrativos, substituio de direitos, visando reorganizar a empresa; O inc 1 fala que a mais comum, que acontecer na maioria, a concesso de condies de prazos e valores especiais para reduzir o valor da dvida, at a capacidade de pagamento da empresa devedora. O plano de recuperao deve ser um OBJETIVO especfico. No pode ser genrico. Deve ter exequibilidade e os credores devem acreditar nisso, ter poder de avaliao sobre as alternativas apresentadas. de fato um plano de reestruturao. Vamos ao 1 plano da Sao Mateus: O juiz achou o plano escandaloso. L dizia que o pagamento seria realizado apenas de 10% , em 10 anos, 120 prestaes, sem correo, com carncia de tantos anos... Da a palhaada. Havia a "concordata branca" , quando o devedor entrava em concordata em situaes precrias, mas fazia acordos "pordebaixodamesa" com certos credores. Ver sentena de 25/10/2012 - deciso que indeferiu o plano. Analisar as clusulas ilegais citadas pelo juiz da Sao Mateus. Ele d uma aula de anlise tcnico-jurdico-empresarial-administrativa. Ele segue analisando as vrias clusulas. Critica principalmente a proposta de pagamento, quando entende que a proposta criava conflito de interesses. O plano previa pagar quase tudo aos pequenos credores (1 mil por ex), e da pra cima pagaria menores propores aos maiores credores. Da dava um tratamento diferenciado aos credores, coisa vetada pela lei. O caso da Frevo: O prof chama de "deciso cordeirinho" (a juza aprovou direto). As peties dos 2 casos so cpia uma da outra. VER!!! No caso da Frevo, o TJ/PE cassou a aprovao, pois era escandalosa.

#A 1 grande deciso retirando o carter absoluto da assembleia de credores foi na CAMARA RESERVADA DE RECUPERAO E FALNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SP. !!PROCURAR!!! Da o pessoal comeou a pensar indo de encontro a este carter absoluto. Ler o art 58. Quando fala de objeo uma simples discordncia do plano, segundo o prof no precisa fundamentar, basta discordar do plano. Com essa mera objeo o juiz convoca a assembleia. No havendo, o juiz conceder a recuperao... SER?? Ele vai analisar a legalidade do plano, os pressupostos de validade dos atos jurdicos... Tem empresa que faz assembleia de credores na quarta feira de cinzas e publica no jornal AQUI/PE. Safadeza!!! Esses vcios podem ser verificados pelo juiz que no aprova o plano, dando novo prazo para correo dos vcios encontrados. No par 1 fala que o juiz PODER conceder. No imperativo. faculdade. A questo da assembleia que a primeira convocada com os credores que detem a maioria dos crditos, e em segunda com QQ nmero. Pode chegar um ou dois que a assembleia cumpre formalmente seu objetivo. Esta permissividade da lei um fator complicador, uma minoria pode votar o plano em detrimento da maioria. Isso tambm conspira contra o absolutismo da assembleia de credores. CRAM DOWN - juiz substitui uma das classes para conceder o plano.. As 3 classes de credores tem que aprovar o plano (trabalhista, garantia real e quirografrios - na ordem de recebimento). As 3 devem aprovar para que haja a harmonizao entre as classes, para que no haja conspirao de uma contra as outras. Neste par 1 o juiz pode conceder, o juiz entra no mrito e substituir uma classe... Mas se ele pode apreciar o mrito aqui, por qu no pode adentrar nas outras situaes? Foi o que fez o juiz no caso Sao Mateus. Vamos a cada uma: CREDITCIA: a principal delas. O devedor entra em recuperao para RENEGOCIAR dvidas. um processo contratual, ainda que renegociado. Lembra o modo como ocorria na concordata preventiva. Reduo da dvida ou dilao do prazo de pagamento. Ver inciso 1 , 2... Fala de ciso, fuso, incorporao (PATRIMONIAL E SOCIETRIO), transformao de sociedade (SOCIETRIO), cesso de cotas ou aes (SOCIETRIO E ADMINISTRATIVO)... A D UMA MISTUREBA NAS MODALIDADES...

Da ciso e incorporao, a nica efetiva a ciso. Uma empresa inchada, com ativos e prejuzos, divide-a em 2. A empresa patolgica continua existindo, porm com ativo menor, mais desvalorizado. Procura vender a parte sadia para gerar ativos rentveis. Esse foi o caso da Varig!! Venda de vrios ativos antes da ciso, quando foi criada uma nova Varig, e a velha foi a falncia... Porm a outra tambm faliu, e foi vendida para a Gol... Ver lei 6404/76, art 229 sobre CISO! A = a(ativo maior) + b(ativo menor); A ciso divide em ativos rentveis (atrativos) e passivo + ativo inferior. Interessante que a lei prev a recuperao para empresa recuperanda, mas no prev para aquela dividida com o ativo inferior... No caso da Varig, a empresa falida demitiu todo mundo!!! U? Mas a lei no deveria ser contra isso?? Pois ...a lei no previu essa desgraa... Ui. J a incorporao, no producente. A empresa maior suga a menor, a empresa maior permanece e extingue a menor, sem relao de sucesso?? Como sem sucesso? O prof explicar na prxima aula... Lei 6404/76, art 227. A+b=A O princpio que visa prov a mnima condio contrrio ao princ. da sucesso... Ver art 60 - fala sobre alienao judicial (controle, superviso, LEILO).. No par U chama a ateno o livramento do nus para o objeto da alienao... quebrando a lgica da sucesso...inclusive as de natureza tributria... Como o art 60 no falou em natureza trabalhista, apenas tributria, vrias decises comearam a indeferir planos de recuperao. O art 141 tambm fala que no haver sucesso. Incluindo no caso a natureza trabalhista... A redao do art 60 portanto meramente exemplificativa. O STJ j decidiu que no haver tambm sucesso trabalhista. A 1 jornada de direito comercial tem um enunciado nesse sentido. O enunciado 47 - no h sucesso das dvidas do devedor... Refora a ideia do afastamento do art 60 da sucesso tributria e trabalhista portanto. Ento, neste caso de incorporao, as dvidas de b NO CONTAMINARO a nova empresa. Os credores apenas ficaro subrogados no produto da venda da empresa insolvente 'b'. Na fuso, h um processo de concentrao empresarial. A+B=C A empresa insolvente se funde com uma outra, em nova sociedade, com patrimnio maior.. Funciona para grandes empresas..

E quanto troca de sociedade limitada para annima? Pra qu fazer isso??? Quem iria comprar ao de uma empresa em recuperao judicial??? Art 220, lei 6404/76. VER SLIDES PORQUE TA FODA ACOMPANHAR!!! Uma alternativa seria A CONSTITUIO DE SUBSIDIRIA INTEGRAL. E a alienao de cotas? Por qu um scio venderia as dele para entrar outro scio?? No faz sentido... PQP!! AULA 05/08/2013 CONTEDO DO PLANO DE RECUPERAO: Ainda na parte do fluxo da recuperao... Paramos no art 50. O plano dever ser apresentado (na vara do processo) em 60 dias aps o despacho de processamento do pedido de recuperao (art 53). O plano constitudo por 3 partes: 1 - discriminao DETALHADA dos meios de recuperao: remisso, novao (art 50)... No pode ser plano genrico, deve dizer os mecanismos, bens... utilizados. Em cima disso houve uma crtica no caso da Sao Mateus: o juiz considerou que algumas clusulas eram genricas demais, da indeferiu. O mesmo estava contido na Frevo, porm a juza o deferiu. 2 - demonstrao/parecer tcnico da viabilidade econmica do plano; Parecer especializado...uma empresa de consultoria, por ex. Essa viabilidade para o perodo em que a empresa continuar em recuperao (2 anos aps a homologao do plano pelo juiz). Enquanto o plano executado (art 61). Este o perodo em que a viabilidade ser testada. como se fosse o estgio probatrio do plano. O plano ser executado em 2 fases: - 2 anos, sob o plano; - execuo extrajudicial, que no se confunde com o plano; Aps os 2 anos, o plano ainda est sendo executado, por ex, mas a recuperao est encerrada, o que ocorre a empresa novamente ativa... Ento o plano continua, mas a recuperao judicial se encerra em 2 anos. Se o plano no for cumprido nos 2 anos, se trata da convolao (perante o mesmo juzo) em falncia (art 61). Aps esses 2 anos, a empresa no est mais em recuperao judicial, mas tem um passivo a cumprir, determinado pelo plano de recuperao. Ela perde o "em recuperao judicial" do nome.

O art 62 j prev aps os 2 anos, na fase de execuo PS-JUDICIAL, qualquer credor poder requerer a execuo especfica ou a falncia. 3 - laudo econmico-financeiro e de avaliao dos bens e ativos do devedor, feito por profissional ou empresa especializada legalmente habilitados. CRITRIOS PARA APROVAO DO PLANO: - abre-se prazo para objeo ao plano. Qualquer credor pode por mera petio no concordar com o plano, sem precisar fundamentar. simplesmente recusar receber seu crdito pela via da recuperao. MERA OBJEO. Tem prazo de 30 dias para analisar o plano, o parecer tcnico, a proposta de elaborao do plano pela empresa devedora, e apresentar objeo (art 55). - havendo objeo, a assembleia, convocada pelo juiz, deliberar sobre o plano. A partir de qualquer objeo apresentada por qualquer credor; A assembleia ser convocada para discutir o plano como um todo. A assembleia pode nem apreciar a objeo, ela examinar o plano! (art 56); - a primeira assembleia tem que ser at 150 dias do despacho que defere o processamento. Pois 150 + 30 de objeo, acaba o stay period, os 180 dias; - o plano tem que pagar no mximo em 1 ano aos credores trabalhistas, cujos crditos foram vencidos at a data do pedido de recuperao. requisito de proteo do carter alimentar do crdito trabalhista. A jurisprudncia ainda deve construir algo sobre se a conveno coletiva pode deliberar sobre esse prazo mximo; - credores podem propor alterao no plano, desde que haja expressa concordncia do devedor (o devedor sabe se poder arcar com as alteraes), em termos que no impliquem diminuio dos credores ausentes (por achar que o plano j os atendia, por ex, no somente por falta de interesse). O plano no rgido, portanto. Se os credores ausentes forem prejudicados, ter que ser convocada nossa assembleia. Quebra a boa f. PODE CONSULTAR NA PROVA ENUNCIADOS da jornada de comercial. Ver o enunciado 53. uma sesso una a assembleia dos credores que comparecem. Ela pode se dar em mais de um dia. Mas se mudarem os presentes, dever ser uma nova assembleia. - no havendo objeo, o juiz, a principio, deve conceder a recuperao judicial. A no objeo, a concordncia tcita. Mas lembrar que o juiz pode indeferir por ilegalidade do plano, mesmo que aprovado pela assembleia. Esta uma tendncia dos enunciados 44 e 45, que falam do controle judicial de legalidade (princs. da legalidade, da boa f, normas de ordem pblica, tratamento igualitrio para todos os credores de mesma classe...) do plano. O juiz pode tambm anular a assembleia havendo abuso de direito : violao dos princs. gerais do direito, prtica de atos que violam o resultado buscado pela norma. H manifesto prejuzo aos credores. Casos em que poderia ser caracterizada a fraude a credores.

- art 57 - a jurisprudncia entende que no auto-aplicvel, sobre a questo do parcelamento, se pode ou no emitir certido negativa de dbitos tributrios. Esse artigo simplesmente protege o fisco. A jornada de direito comercial, no enunciado 55 fala que se no h lei que garante o parcelamento tributrio, no se aplica o art 57. - Se o plano for rejeitado pela assembleia, o juiz decretar a falncia. Mas se ele pode entrar no mrito para rejeitar o plano, por qu no pode revisar a deciso da assembleia para reapreciar o plano?? Pode sim. Da a relativizao do absolutismo da assembleia. O juiz pode tanto rejeitar uma aprovao infundada, como rejeitar a desaprovao do plano. CRAM DOWN (art 58, par 1); Expresso inglesa reproduzida na falta de uma traduo literal. Aqui a ideia que, havendo divergncia na apreciao do plano por uma classe, o juiz pode substituir a classe e decidir no mrito se concede ou no a recuperao. Se a lei abre esta possibilidade de anlise do mrito, justifica esta interpretao extensiva que a doutrina vem dando sobre a capacidade do juiz de analisar o mrito do contedo do plano. DELIBERAES DA ASSEMBLEIA: Art 42. 1- PRINC. GERAL: O voto do credor proporcional ao valor do seu crdito. Geralmente tem-se uma planilha que divide a quantidade de votos que tem cada credor. 2 - PRINC. ASSIDUIDADE: apenas os credores presentes tem direito de voto. Toda omisso atrevida, portanto. Quem cala consente. No h quorum qualificado. Isto no muda a unicidade da assembleia, quem faltou a assembleia aparece como ouvinte, mas no vota. H 3 classes de credores: - credores com garantia real; Votam at o limite do valor do bem gravado. Se tem um crdito de 1 milho, mas a garantia de 500 mil. Ele vota at 500 mil como credor de garantia real, e como 500mil como credor normal. - quirografrios; De acordo com o valor de seu crdito. - trabalhistas; Voto por cabea. O art 45 o mais importante sobre a deliberao. Esta regra s se aplica na apreciao do plano de recuperao judicial.

Qualquer outra matria que no seja o plano (escolha dos representantes, por ex), no votaro mais por classe e sim pela totalidade dos crditos na assembleia. VER SLIDES!!! a) A classe dos quirografrios e com garantia real tem que ter a maioria do crdito e a maioria dos credores presentes. Isso evita que apenas um credor (crdito alto) decida pela classe. b) J os trabalhistas votam por cabea, isonomia entre eles. Ento, todas as classes devem aprovar as propostas. O legislador torce pela harmonia dos interesses voltados a recuperao judicial. Se a classe trabalhista rejeita o plano, o juiz pode substituir uma das classes; Se s houver 2 classes, e votos contra, o juiz tambm pode substituir... O juiz pode substituir uma das classes, desde que: - tem o voto favorvel de credores da maioria dos crditos presentes; + aprovao de 2 classes ou de pelo menos uma classe quando h 2 classes + na classe que rejeita o plano, deve pelo menos 1/3 da classe concordar com o plano. Da o juiz pode substituir uma classe. CRAM DOWN! A lei d ao magistrado prerrogativa para ingressar no mrito do plano, ignorando votos de uma classe. EFEITOS DO PLANO DE RECUPERAO: - promove novao dos credores anteriores ao pedido, obrigando os credores habilitados. Esta novao, mesmo que forada, ocorre por fora de lei, dentro do processo; - esta deciso que concede a recuperao ttulo executivo judicial. Se no cumprirem o plano, o credor pode exigir a execuo deste ttulo executivo, ou convolar em falncia. - Cabe agravo contra esta deciso, que no terminativa, apenas concede a recuperao Pode ser interposta por credor ou MP. - Concedido plano, a empresa estar 2 anos em recuperao, at que se cumpram as obrigaes dentro destes 2 anos... vimos acima (art 61). Critrios CRDITOS TRABALHISTAS: 1 - Pagar todos em at 1 ano da concesso da recuperao; 2 - E os crditos, at o limite de 5 salrios mnimos por empregado, vencidos nos 3 meses anteriores ao pedido de recuperao, devem ser pagos em 30 dias. Isto independe de presena no plano, obrigao imediata da empresa. FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA: no est na lei. facultativa, s se torna obrigatria se houver objeo ao plano. Da mesma forma na falncia, quando raramente se convoca a assembleia. Ser sempre convocada por juiz (art 36), por edital em dirio oficial e jornais de grande circulao.

Podem ter iniciativa tambm para a convocao (mas quem decidir se convocar o juiz): a convocao da assembleia custosa (publicao de edital, indicao do local...). - credores com no mnimo 25% do valor total dos crditos de certa classe; - administrador judicial; - comit de credores (pode ou no existir, serve de fiscalizao ao adm. judicial); Quem paga os custos da assembleia quem requereu. A assembleia presidida pelo adm. judicial (art 37). Quorum de instalao: ver SLIDES!!! Os empregados ausentes podem ser representados por sindicato. COMIT DE CREDORES (arts 26 a 29): rgo colegiado na falncia e recuperao judicial, facultativo. Exerce a funo principal de fiscalizar o adm. judicial. Instalado naquelas recuperaes de grande nmero de credores. Sua funo mais relevante na falncia, j que um processo de longo prazo. A recuperao tem prazo p acabar. formado pelas 3 classes de credores (art 26) ver a diferena do art 41... LER. O prof diz que foi erro do legislador. Se a assembleia no indicar o comit, pode ser indicado por requerimento escrito feito ao juiz. O comit de credores representante dos credores, e o adm. judicial, do juiz. Se o deliberado pelo comit der empate, quem decide o adm. judicial. Havendo choque de conflitos, o juiz decidir. VER SLIDES!!! Sobre atribuies especficas entre a falncia e a recuperao. ADMINISTRADOR JUDICIAL (arts 21 a 25): Pessoa fsica nomeada pelo juiz que atua na falncia ou recuperao, responsvel pela conduo do processo adm. e interveno da empresa. Representa o juiz. Pode ser pessoa jurdica tambm. O adm judicial d cumprimento s medidas previstas na lei, deliberaes da assembleia e decises do juiz. REPRESENTANTE DO JUIZ!! Na falncia o adm. judicial INTERVENTOR MESMO! Tem funo mais relevante. profissional idneo...advogado, contador, economista ou pj especializada (TARJ). Se for pj, tem que ter pessoa fsica responsvel que responder perante o juiz, no cumprimento das obrigaes. A OAB restringe e diz que nesssa funo no pode haver associao de advogados. O adm. judicial tem suas atribuies no art 22!! - fornecer informaes.. - emitir extratos dos livros; - servir de apoio s habilitaes e impugnaes; - solicitar informaes aos credores; ...

Ele tem prerrogativa de requerer a falncia havendo descumprimento do plano... Obrigaes: Tem como obrigao principal a prestao de contas ao juiz e ao comit. O juiz poder destitu-lo se no cumprir. Pode ser demitido ad nutum, no tem direito remunerao, j que no existe contrato...a lei no muito clara quanto s hipteses de destituio. Ele tem direito a remunerao (art 24). No existe direito adquirido a esta remunerao, o juiz fixa de acordo com os critrios do art 24: - tamanho da empresa; - complexidade do trabalho; - mdia do mercado atividade semelhante (administrador de empresas); - no pode ser remunerado a mais que 5% do valor devido aos credores, aps o plano de recuperao, ou do valor dos bens na falncia. FIM 1 UNIDADE AULA 15/08/2013 RECUPERAO EXTRAJUDICIAL: So os arts 161 a 167. Na lei vem depois de falncia, difcil de compreender o motivo. Tem muito mais a ver com recuperao judicial, no merecia estar ao final da lei. Conceito: A lei no define. Define a judicial no art 47, no art 75 a falncia, mas no define a extrajudicial. No art 161 se traz apenas a faculdade de negociar-se atravs do plano extrajudicial. Esta recuperao processo aberto(no tem prazos, no se baseia pelo princ. da recuperao da empresa, mas sim pela autonomia da vontade) , facultativo, de renegociao contratual de dvidas. O devedor escolhe os credores. O devedor entende que negociando com certos credores, consegue se recuperar. No se chamam todos. Visa a recomposio, remisso ou alongamento do prazo de pagamento da dvida, formalizado atravs de acordo (nmero menor de credores) ou plano HOMOLOGADO JUDICIALMENTE. Da somente tem eficcia. No portanto, puramente extrajudicial. extrajudicial na proposta, mas judicial na homologao. So poucos os casos existentes. Portanto teremos uma viso mais terica que prtica. O mais famoso o da Gradiente. Veremos a frente. Se trata de proposta de pagamento, remisso de dvida, em que as partes negociam, se assim os credores aceitarem.

Na petio da Gradiente j encontra-se a lista de credores. Esta recuperao a mesma coisa de acordo de credores, que tem origem na antiga concordata, quando era tambm acordo de credores. Depois a concordata transformou-se numa espcie de favor judicial, sem interveno de credores. Ento, a recuperao extrajudicial uma forma bem simplificada se comparada judicial. ASPECTOS: VER SLIDES!! Conceito: ao judicial, procedimento judicial homologatrio por sentena de acordo celebrado pelo devedor com os credores a sua escolha. Deve haver concordncia prvia dos credores, mas prescinde de assembleia, bastam as assinaturas destes. Tem como objetivo a viabilizao da negociao do acordo, servindo como acelerador ao mecanismo de restruturao financeira, ao modificar as condies de pagamento. O devedor mantm a LIVRE administrao de seus bens, diferente da recuperao judicial quando exigia a autorizao do juiz e do comit de credores. No h administrador judicial, assembleia, comit. O art 167 permite tambm a existncia de outras modalidades de acordo entre o devedor e os credores. Deixa em aberto qualquer forma de renegociao de dvida. Neste caso no se enquadraria como recuperao extrajudicial. Neste caso, no h que se falar em homologao judicial. Alguns autores apontam este artigo como o mais importante, pois modifica completamente a viso da lei anterior. Desde o cod. comercial de 1850 era proibido que o devedor pudesse acordar a negociao da dvida diretamente com os credores. Se outro credor soubesse disso, poderia requerer a falncia do devedor. No havia a possibilidade de acordo entre as partes que no fosse a concordata ou a falncia. Antes o princpio era o da vedao renegociao de dvidas, hoje o princ. a liberdade da renegociao de dvidas. Pode ser proposta pelo prprio devedor, sendo representada pelo acordo (grupo pequeno de credores) ou por um plano mais amplo (aqui o devedor no consegue unanimidade de adeso dos credores, da se faz um plano mais amplo). Os credores so apenas DE GARANTIA REAL e QUIROGRAFRIOS. No permite trabalhistas?!?! MODALIDADES: art 162 - Acordo contratual: Contrato de renegociao de dvida entre devedor e credores. H unanimidade.

Caso da Gradiente. Cada credor assina o acordo. Alguns dizem que este acordo tem natureza meramente HOMOLOGATRIA. Todos aceitam, e basta a homologao. Aqui no h quorum mnimo. Aqui no precisa separar por classes. art 163 - Classe de credores: Se certos credores no concordem, e o devedor entende que so essenciais, o devedor chama a recuperao extrajudicial com as classes de credores. Se 3/5 concordam, o restante se submete vontade da maioria. Aqui o voto pelo total do crdito. Portanto uma minoria forada a aderir o plano. Aqui uma modalidade IMPOSITIVA. H a imposio da vontade da maioria. Rompe o processo padro de renegociao de dvidas. Aqui se pede quando no se tem a unanimidade, mas preciso separ-los por classes. Neste caso precisa da aprovao por classe, no limite do valor do crdito. O quorum mnimo ser objetivo de averiguao pelo juiz na homologao. Aqui h uma oferta privada renegociao, diferente da judicial pois nela os credores so inscritos, chamados, h chamamento de todos. Aqui uma proposta privada. A lei no diferencia com esta objetividade, mais interpretao da doutrina. #h uma fase de impugnao tambm. Se o juiz entender que h uma restrio aos direitos dos credores, pode recusar a homologao. Esta homologao no vincula as atividades do devedor. Com a ocorrncia da homologao, a dvida novada atravs do ttulo executivo formado pela sentena homologatria ( ttulo judicial, lquido, certo, faz coisa julgada a homologao. No vincula, mas somente no que diz respeito a alterao das atividades por via da vontade das partes). Ento, para se ter eficcia depende da homologao judicial. A empresa discute com os credores a renegociao. Na hora em que o acordo assinado, se vai homologao judicial. HISTRICOS PRECEDENTES: VER SLIDES: - resoluo de 04/04/1818 da Real Juta de Comrcio, quando o devedor dava publicidade ao acordo. Nesta poca a junta comercial era separada do civil. - moratria: cod. comercial 1850, dilao do prazo de pagamento, no existia remisso, desgio. Meramente dilatria, sem carter redutor da dvida. - decreto 917/1890; o devedor oferecia bens ao pagamento dos credores; - confisso de dvida; - concordata branca:

Renegociao paralela, fora do judicirio, o devedor procurava alguns credores e no dava conhecimento a terceiros, ao mercado, e promovia a renegociao. Portanto, no instituto completamente novo, havia apenas vedao a renegociao da dvida de qualquer jeito. A lei no considera mais ato de falncia a situao de convocar credores para a renegociao. Isso era considerado como CONFISSO DE INSOLVNCIA, da no era permitida a renegociao privada de dvidas, e o processo deveria ser exclusivo pelo judicirio. Isso era antes da lei 11101, que agora incentiva este procedimento. No par 1, art 161, vemos que NO PARTICIPA DA EXTRAJUDICIAL o credor fiscal/tributrio, trabalhista e todos aqueles do par 3, art 49 e do art 86- ACCadiantamento de contrato de cambio. Portanto, serve apenas para os credores comerciais, privados, de dvidas comerciais: aqueles com garantia real (hipoteca, penhor, cauo...), os privilegiados e os quirografrios. Estes podem estar sujeitos rec. extrajudicial. Ento, se permitem todos os credores privados. Porm, os credores especiais, dos arts 49 e 86, podem participar, mas no se submetem contra a prpria vontade. Impugnam assim como na recuperao judicial. Se eles no quiserem, no se submetem ao acordo, mas podem participar. J os que podem participar: - garantia real; - privilgio especial: no garantia real, mas tem privilgio sobre um bem do devedor (dono de hotel que pode reter bagagens do hspede insolvente). Geralmente direito de reteno da coisa (art 964, CC). - privilgio geral (art 965, CC - despesas do funeral do devedor, por ex, honorrios advocatcios contratuais - alguns dizem que seria trabalhista (TST j parou com isso)...l o artigo!!!); - quirografrio; REQUISITOS: LER ART 48!! Ver os subjetivos e objetivos. Os pessoais: no pode ser falido nem condenado por crime falimentar. So situaes bvias. REGRAS ESPECIAIS: - Plano no pode prever antecipao de pagamento de dvida. Neste caso representa privilgio a credor - hiptese de fraude a credor = pagamento de dvida no vencida. - No pode ser desfavorvel h credores que no participaram do plano.

- No existe stay-period. Mesmo em recuperao extrajudicial, a empresa fica sujeita a falncia pela solicitao dos credores no "novados", aqueles que no participaram do acordo, antes ou depois da homologao.

Quanto s modalidades, a homologao pode gerara contraditrio, inclusive por credores no sujeitos ao plano, que entendam que podem ter os direitos reduzidos. Vamos ao procedimento. Depois de acertar o plano, o devedor entra com o pedido da homologao. Da s poder desistir com a concordncia EXPRESSA dos credores. Assim que distribudo, o juiz publica edital para que TODOS os credores tenham conhecimento, alm da secretaria enviar carta queles que assinaram o plano. Qualquer credor pode impugnar, mesmo aqueles no listados. A partir do edital, tem 30 dias para impugnao, que tem 3 razes: - no aderncia dos 3/5; - prtica de fraude a credores, atos de falncia; - descumprimento de qq outra exigncia legal dentro do mbito de eficcia do plano; No havendo impugnao, o juiz verifica a legalidade e pode homologar o plano. Caso contrrio, tem-se 5 dias para que o devedor se manifeste contra a impugnao. E mais 5 dias para a sentena (ttulo judicial). procedimento sumarssimo. A sentena pode ser de 2 naturezas: - homologatria (com efeito para os credores abrangidos pelo plano); - denegatria (passvel de recurso sem efeito suspensivo); A denegao no implica em coisa julgada, a homologao sim. Sendo denegatria, pode o devedor entrar com outro pedido, outro plano. Os credores retornam s condies anteriores ao plano. Isso no implica a falncia da empresa!!! Se entender que no h condies, o devedor pode migrar tambm para a recuperao judicial. Portanto, no h rigidez como se v na rec. judicial. No existe prazo para cumprimento do plano, tudo depende do acordo dos credores. O rito em si s se faz presente na homologao do plano. PRINCPIO GERAL: s tem eficcia o plano homologado. S produz efeitos aps a homologao. DOCUMENTOS EXIGVEIS: ver na lei ou slides!!! EFEITOS: - sem stay-period; - sem autorizao judicial para alienar bens, PORM haver relao de sucesso (o novo proprietrio do bem solidrio s dvidas quanto ao bem alienado);

- homologao do plano no impede a decretao da falncia daqueles no sujeitos ao plano. H estudos recentes sobre a aplicao da arbitragem na recuperao extrajudicial. LER SOBRE ISSO!!! Ver a lei de arbitragem. Merece ser estudada. Os rbitros podem ser qualquer pessoa capaz, desde que tenha confiana das partes. No precisa ser advogado, que ser assistente das partes. ESTUDAR A APLICAO DA LEI 9307!!

AULA 19/08/2013

Veremos pontos 7 e 8 dos slides: Arts 75 a 159. FALNCIA: Vamos a estudo de casos: - Banco Santos. Caso de recuperao judicial que se transformou em falncia. Atraiu a justia federal para apurao de crimes contra o sistema financeiro, em conflito com a justia do trabalho e a justia comum...CONFIRMAR!! Foi todo decretado sob a lei 11101. - Temos o caso da Encol. Falncia decretada na lei antiga, mas os procedimentos falimentares so praticamente idnticos a nova lei. Estudaremos no apenas a estrutura, mas faremos a comparao com a antiga lei. Os procedimentos da falncia na lei anterior, maior parte, encontram-se reproduzidos na nova lei... Adaptaremos a falncia ao novo esprito da recuperao, em detrimento do sentido pejorativo anterior, quando a falncia era o fim da empresa. - Caso da Boi Gordo. Tem pgina da massa falida (procurar documentos). Tem tambm da associao dos lesados da Boi Gordo. Tem muito material. - Caso da Avestruz Master. Semelhante ao da Boi Gordo na ilicitude, pirmide financeira com referenciais de engorda de bois ou avestruzes. - Atualmente se discutem as pirmides da internet: Telexfree, Pripples... Mesmo modo das anteriores, crimes contra a economia popular, contra as relaes de consumo... Prof mostra o fluxo do processo de falncia, a partir da estrutura legal. VER fluxo do processo de falncia.doc

Busca-se a preservao e transferncia de ativos, dentro do que for possvel para a preservao da empresa. Veremos na sequncia: - A falncia tem 5 fases; - sendo que as 2,3 e 4 s ocorrero se a falncia for decretada; - a fase 1 de conhecimento, quando se busca caracterizar a insolvncia da empresa; (na lei passada era a FASE DECLARATRIA, quando visava transformar a situao de fato de falncia, em de direito); A nova lei apenas diz que a falncia ser decretada caso se decrete a falncia. No fundo tambm sentena declaratria, mas tem carter de constitutividade de outra situao jurdica. Na fase 1- de conhecimento, a ao se extingue meramente pelo pagamento da dvida. A falncia utilizada SIM como meio coercitivo de cobranas judiciais! A veremos se a falncia substitui uma ao de cobrana, sendo comercial a empresa devedora. Essa discusso j deveria ter sido superada, quando a nova lei estabeleceu patamar mnimo como instrumento de cobrana de dvidas (somente poder ser decretada a falncia se o dbito mnimo de 40 sal. mnimos). Evita o abuso e falncia por dvidas pequenas. Em 90% dos casos o processo extinto ainda na fase de conhecimento, com o pagamento, depsito judicial. Neste caso o juiz denega a falncia, ENTRA NO MRITO, e o credor leva o depsito. Lembrar que tem condenao de honorrios. A nova lei possibilita no lugar do depsito, se no for possvel, entrar com o pedido de recuperao judicial, como alternativa ao decreto da quebra. Ocorre perante o mesmo juiz que analisa a falncia. Permite a contestao sem o depsito, mas arriscado, pois o juiz pode decretar a falncia caso no veja fundamento na defesa. Da a empresa junta a mesma documentao que vimos... O PRINCIPAL efeito constitutivo da falncia a transformao na MASSA FALIDA, que no perde a capacidade jurdica, mas se representa atravs do adm. judicial, ainda que os antigos administradores fiquem afastados. A natureza da massa falida UNIVERSALIDADE DE DIREITOS, conjunto de bens, de dvidas, de passivos, que existe em razo da falncia, determinado por lei, e declarado por sentena judicial. Caracterstica semelhando a do ESPLIO. A massa falida se extingue com a venda de todos os bens da empresa e o pagamento a todos os credores, ainda que nem todos os credores sejam pagos (ANTI-LGICA da falncia), no recuperaro seus crditos, que seria decorrente da prpria falncia.

Da que se instaura o concurso de credores, cujos pagamentos sero determinados pela preferncia de cada um. VER ORDEM. Como o quirografrio o ltimo a receber, ele assume o risco de no ser pago, da ser aconselhado ele no pedir caso saiba que a falncia ser decretada. Trabalhista - tributrio - garantia real - garantia especial - quirografrio?? Essa a ordem?? Havendo a decretao da falncia, vem as fases: - fase 2: ADMINISTRAO. Perodo conduzido pelo adm. judicial atravs da obteno de informaes sobre o estado da empresa, quem so os credores, quantificar o passivo e ativo (ARRECADAO DE BENS, tem natureza de penhora universal, arrecadar tornar indisponveis todos os bens da empresa, salvo aqueles que possam ser comercializados)... Era a fase de SINDICNCIA. Aqui se apuram as causas da falncia, alm da RESPONSABILIDADE pessoal dos controladores, acionistas, podendo haver a desconsiderao da pj. Verifica tambm se houve responsabilidade criminal. O tipo de sentena formulada j decidir se a empresa continuar funcionando, no mais como empresa, mas como massa falida. A adm. judicial se encarregar de contratar pessoal, gestores judiciais. Esse funcionamento deve gerar um mnimo de lucratividade, caso contrrio deixar de funcionar, para no aumentar o passivo. Antes, com a sentena, a empresa estava proibida de funcionar, da na sentena havia a hora!! A deciso de possvel funcionamento era dada apenas no final, na fase final da execuo, a pedido do antigo empresrio... depois da venda dos bens... Difcil de ocorrer o sucesso... A nova lei coloca essa deciso no incio porque a concordata suspensiva foi suprimida. Com a extino da concordata suspensiva deixa de existir o caminho da continuidade da preservao dos ativos da empresa. A ideia que os ativos sejam transferidos para outra empresa, que continuar exercendo a funo social e econmica da empresa. O art 75 da lei revolucionrio. conceito completamente diferente, retira o sentido de extino da empresa na falncia. Serve para preservar e quem sabe otimizar a produo de ativos da empresa. MUITO OTIMISTA - at otimizar??!? difcil de novo!!! Depende da viso dos administradores, da capacidade tecnolgica... Isso afasta o antigo conceito da falncia (curto e grosso - vai a falncia quem no paga!, art 1 , DL7661 - era mecanismo de cobrana de dvidas).

Se no pagasse a dvida, decretava a falncia com base na impontualidade pura e simples. A falncia era um substituto da ao de cobrana, portanto. Havia 2 caminhos para cobrar ento: - execuo de ttulo executivo; - falncia como ao de cobrana; Alguns juzes entendem que este dispositivo abusivo, quebra a garantia de defesa do devedor que no tem nem como embargar a decretao da falncia... Alguns exigem at a prova da falncia, no apenas o protesto do ttulo que possui. Seria construo da prtica forense quando o juiz no quer de jeito nenhum decretar a falncia: muita responsabilidade, processo lento, tem que nomear adm. judicial de sua confiana. STJ tambm segue essa linha contrria a meio de ao de cobrana. TEM JUIZ QUE V O DIABO MAS NO V O PROCESSO DE FALNCIA. Da a nova lei estabelece o patamar mnimo para a decretao da falncia com base na impontualidade. Art 94 produz em termos o art 1 do decreto 7661... 40 salrios mnimos o valor mnimo portanto para substituio da falncia como ao de cobrana. Quem no tiver esse valor, vai para a 2 alternativa: execuo. E quando esta frustrada, pode pegar a certido de deciso frustrada e PEDIR A FALNCIA. No sistema anglo-saxo a falncia deve ser provada, demonstrada. Da se caracteriza a impontualidade mais ampla. Porm o Brasil adotou o regime francs, que admite a impontualidade pura e simples. Ao final do art 94 temos os ATOS DE FALNCIA, insolvncia manifesta em razo de atos que caracterizam fraude a credores (inc 3). Ento estes incisos so excludentes entre si. Somente vale em relao a um por conta da prpria defesa que ser feita pelo devedor. Ento, se for maior que R$ 40 sal. mnimos, pode-se pedir a falncia apenas na impontualidade. Mas ainda h juzes que exigem a prova da falncia manifesta, mesmo para estes casos. Esta a fase mais demorada. - fase 3: EXECUO: Aqui ocorre a venda dos bens. O conceito da falncia fala do afastamento dos adms da empresa, separa a empresa do seu patrimnio, porm sem parar realmente a empresa, essa a tentativa. Quando se diz que a falncia visa preservar ativos tem como pressuposto que a empresa tenha ativos! E que estes bens reunidos possam ser alienados.

E se a empresa no tiver ativos? O que se faz nesta fase? A ideia pagar os credores, mas se houver poucos bens, pode-se verificar se os scios desviaram valores da empresa...mas se no houver mesmo assim, o processo fica vazio. A sim a falncia ter carter meramente LIQUIDATRIO, para extinguir a empresa e as dvidas, assim os credores no recebem nada, e dito por sentena! - fase 4: LIQUIDAO: O juiz extingue o processo, abre-se prazo para tanto, mas encerra-se o caso. Porm o processo pode ser reaberto se aparecerem bens. O pagamento se dar aos credores que estiverem na ordem de preferncia. Os credores so divididos em: credores da empresa: concursais; credores da massa falida: extraconcursais - dvidas constitudas aps o decreto da falncia. O critrio da ordem vem no art 83 - credores concursais: LER!! O crdito trabalhista na falncia alimentar at R$ 150 sal. mnimos. O que exceder vai ao final da fila como quirografrio... As multas contratuais geram dvidas na doutrina, se devem ser includas ou no... LER!! Visconde de Mau foi a falncia e pagou todos os credores. A segunda foi o caso PANAIR - companhia area, golpe do governo militar que quis tirar a PANAIR do transporte areo, era nacional, com 3 scios opositores do regime militar. Documentrio sobre isso: PROCURAR! Ainda houve resqucios deste caso, quando a lei expressamente permitiu, no art 198 (entender pelo avesso!!), quando fala "legislao especfica" ato militar, e tambm probe as companhias areas para pegar tambm a PANAIR, que era solvente mas foi falncia. O remdio (do art 198?? entender!!!) foi criado para a VARIG, mas foi a falncia sem pagar ningum...pior!!! No existindo mais bens, aes propostas a liquidar, nenhuma prespectiva de arrecadao.. o processo extinto. - fase 5: EXTINO: Extingue-se a empresa, o processo, e decorridos 5 anos por sentena, o juiz exclui as obrigaes da antiga empresa, geralmente por prescrio que volta a correr com a extino do processo. A falncia portanto longa e frustrante! AULA 22/08/2013 Aula de hoje a partir do art 94. Veremos interpretao jurisprudencial tambm.

Antes da lei 11101, no havia preocupao com a continuidade da empresa. A falncia era definida como a insolvncia da empresa devedora que tem seu patrimnio submetido a um processo de execuo coletiva. Amaury Campinho. Era de fato um processo executivo de pagamento dos credores. Rubens Requio era mais objetivo: a falncia era a soluo do devedor que no paga no vencimento obrigao lquida. Principal ponto era a IMPONTUALIDADE. Decorrncia da impontualidade. A antiga lei tinha no art 1 a falncia como efeito da impontualidade. Qq ttulo de crdito protestado era capaz de gerar a falncia. A impontualidade decorria apenas pelo fato do no pagamento, independentemente do valor. No havia limite, patamar, critrio para o decreto da falncia por impontualidade. Waldemar Ferreira tinha uma viso mais processualista: se trata de um processo destinado a realizar o ativo (arrecadar e vender os bens), liquidar o passivo pagando os credores, repartindo o produto tendo em vista os direitos de prioridade dos mesmos. A ordem de preferncia de crdito muda de pas para pas, depende do legislador. Na maioria dos pases desenvolvidos o mais prioritrio o credor de garantia real, o trabalhista vem no 2 ou 3 lugar. A ideia da falncia era portanto a liquidao da empresa em razo da insolvncia. Vem a lei 11101 e traz um conceito revolucionrio. Art 75 promove o afastamento do devedor do comando da empresa para preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens. O afastamento uma interveno para a preservao dos bens, com a ideia de manter a atividade empresarial at quando possvel. Engloba tambm os bens intangveis (propriedade intelectual).

Vivemos um momento de refluxo, quando os pases mais ricos se recuperam economicamente. O caso da crise no Brasil reflexo disso, o aumento do dlar. Os EUA so mais atrativos para investimentos com esta recuperao. Da h grande possibilidade de haver vrias recuperaes judiciais por conta de revises contratuais... CONCEPO ANTERIOR: interesse patrimonialista, salvar o que pudesse dos crditos e direitos dos credores. FALNCIA-LIQUIDAO. NOVA CONCEPO: falncia preservacionista da empresa (doutrina chama de FALNCIACESSO DE ATIVOS para outra organizao empresarial, para alcanar a preservao). Os credores ficam sub-rogados no produto da venda desses ativos. Os ativos passam livres de qualquer passivo, livres de sucesso. S h a sub-rogao dos credores ao produto das vendas. A lei prev a adjudicao dos bens, quando os prprios credores assumem a propriedade dos bens vendidos, na tentativa de manuteno do estado produtivo da empresa. O pressuposto desta concepo A EMPRESA DEVE TER ATIVOS PRODUTIVOS, caso contrrio se dar o mesmo resultado da lei anterior: liquidao.

Se no tiver ativo, o credor s pode buscar a execuo. A lei no tratou da falncia-liquidatria, apenas da falncia-cesso de ativos. Como grande parte das empresas insolventes no tem tantos ativos, no mximo estoque, mercadorias, poucos imveis, se entrarem no processo de falncia, provavelmente entraro em falncia-liquidatria (micro-empresas). A lei prev os casos das grandes empresas, patrimonializadas. A lei 11101 reproduziu muito da lei anterior. Deveria ter reproduzido o art 200 da lei anteiror: FALNCIA SUMRIA. o caso da empresa que tenha um passivo no mx de 100 salrios mnimos. Se o passivo pequeno, o ativo deve ser menor ainda. Da a ideia da falncia sumarizada, que era uma tentativa de conciliao, renegociao de dvida, pedido de concordata da empresa nesta audincia de conciliao. O juiz poderia apresentar soluo melhor que a falncia, j que se trata de uma pequena empresa, com poucos credores. Ento, quem preencher este vcuo a prpria jurisprudncia. Como se dar a falncia das empresas que no tenham patrimonio. A falncia liquidatria portanto no desaparece completamente. Continua servindo para as empresas despatrimonializadas. Sistemas falimentares: E quando avaliamos quando a empresa est INSOLVENTE? Frmula : ativo < passivo. Se a empresa deve mais que o dobro do ativo (passivo > 2x ativo), est insolvente. O devedor deve conseguir pagar pelo menos metade da dvida, com seus bens. Anglo-saxo: insolvncia real, comprovada. Common law. Se demonstra com a prtica de ATOS DE FALNCIA : condutas do credor com a clara inteno DOLOSA de prejudicar o pagamento dos credores. Geralmente caracterizam fraude a credor = crime!! Ento geralmente se encerra com um processo criminal. Ento havia a necessidade de comprovao que o devedor no pagava porque no queria, estaria se enriquecendo s custas da boa f dos credores, por ex. Estes deveriam provar em juzo que o comportamento do devedor se caracterizaria pela fraude. Era de difcil demonstrao Latino (frnces): impontualidade, presume-se a insolvncia. Por influncia direta de Napoleo Bonaparte. NO PREVISA PROVAR QUE O CREDOR EST FALIDO. Basta a mera impontualidade, insolvncia presumida. Presume-se que est insolvente porque no pagou a dvida. Ento, a impontualidade passou a ser o sistema dominante. O Brasil adotou ambos. A falncia pode se dar por atos de falncia ou por impontualidade (protesto de ttulo).

O prof diz que 90% dos casos de falncia pedida com base na impontualidade encerramse com o pagamento da dvida. Na lei atual, art 94, considera-se falido o devedor que no apresenta relevante razo de direito. LER!! COMPARAR COM A LEI ANTERIOR. Esta a regulao da lei hoje, TEM VALOR MNIMO. Cria um patamar dando relevncia ao valor da dvida para fins de impontualidade: 40 salrios mnimos. Esta a diferena da lei anterior. O credor de pequenos valores vai para a 2 alternativa: execuo forada. Na prtica a falncia substitutivo da ao de cobrana, e continuar sendo. O sistema misto brasileiro permite que alm da impontualidade, h 4 fundamentos para decretao da falncia: 1 - IMPONTUALIDADE. valor > 40 sal; 2 - EXECUO FRUSTRADA; Com base na certido de execuo frustrada, o credor pede a falncia. 3 - ATOS DE FALNCIA; Lanar mo de meios ruinosos, aliena parte dos seus ativos, favorece alguns credores, simula crditos... finalidade de retardar pagamentos ou lesar credores. 4 - AUTO-FALNCIA; Entendendo que sua situao irreversvel, acha o processo oneroso de recuperao, o devedor pede a auto-falncia. 5 - CONVOLAO DA RECUPERAO. A empresa no cumpre as obrigaes no prazo de 2 anos, por ex, qq credor requere, ou o adm. judicial, a convolao. Os atos praticados anteriormente so aproveitados: assembleis de credor, habilitaes, pagamentos realizados. Antes a execuo frustrada era considerada atos de falncia, a nova lei diz que no . #nem sempre o no cumprimento de obrigao assumida na recuperao caracteriza fraude a credor. #com a supresso da concordata suspensiva, a falncia hoje um caminho sem volta. O que se salvar da empresa so os ativos, que so transferidos para outro grupo empresarial. A empresa falida desaparece. Vamos a algumas posies do STJ: IMPORTANTE!!! Acrdo interessante: QUEM CONTINUA EXISTINDO?? N 515.285 - SC (2003/41524-6)

Pedido de falncia de uma pequena empresa. A falncia foi negada. O pequeno credor deve buscar o valor em proc. executivo. A falncia processo muito complexo, da desnecessrio neste caso. ISTO NO REGIME DA LEI PASSADA, mas a matria continua a ser discutida na nova lei. A falncia pode ser usada como substitutivo da ao de cobrana??? Uma corrente dizia que havia abuso na posio do credor, inclusive o devedor que tinha sua falncia requerida, podia entrar com ao de perdas e danos por ter seu nome empresarial colocado em dvida. Questo interessante porque conta esta histria! LER DECISO. 2 caminhos: 1 - Linear e barato: pedir a falncia! a mais cmoda, porm mais arriscada ao credor quirografrio. Se por azar houver a falncia, ele vai pra o final da fila. Na execuo o ttulo do credor quirografrio ttulo executivo lquido e certo. Na falncia perde a preferncia!!! 2 - Cobrana executiva: indicar bens a penhora, esperar anos, aguardar prazos para leilo, pagar custas para prosseguir a execuo. Caminho lento e dispendioso. Concluso: o juiz singular resolve em falncia. Critrio da impontualidade, no houve "relevante razo de direito". TJ-PE ACORDAO DE 2009, sob o regime da nova lei. Agravo 0175947-1/01 Corrente dominante aqui em PERNAMBUCO!!! DENEGAR FALNCIA. Neste caso a inicial foi indeferida. Pedido de falncia como meio coercitivo do devedor pagar a dvida. ABUSO DO CREDOR. Coao! Aqui o juiz diz que no houve real fundamento para se pedir a falncia... Como no?? O cara no pagou!!! Pedido de falncia e execuo so SIM CONCILIVEIS. O juiz praticamente revoga a lei, pois diz que a impontualidade no justifica a falncia. CONTRA LEGEM, mesmo no regime atual. # o valor 40 sal. foi colocado justamente para acabar com a discusso de que a falncia no pode ser substitutivo de ao de cobrana. O agravo tem negado o provimento. Outra deciso, ainda anterior, na lei passada, mesmo o julgamento tenha sido em 2010. Duplicata protestada. Juiz recusa a falncia, alegando que o devedor TINHA QUE PROVAR A INSOLVNCIA, juntando certides de protesto de outras dvidas que tinha,

para caracterizar aes de impontualidade. Tinha que provar que o devedor deixou de pagar vrios credores ao mesmo tempo. A dvida era pequena (5 mil reais), para uma relao empresarial. Mesmo assim, a falncia foi negada. Ele diz que se trata de hiptese indevida de substitutivo de ao de cobrana. A lei no fala em nenhum momento desta relao probatria da dvida com outros credores. Essa a tendncia que vinha ocorrendo. A lei passada no estipulava valor mnimo. DECISO DOMINANTE DO STJ: falncia pode ser substitutivo, sem necessidade de provar que o devedor est insolvente por outras razes!!! Com a nova lei, o art 192 diz que esta lei no se aplica aos processos de falncia ajuizados anteriormente nova lei! STJ: impossibilidade de aplicao retroativa! #Princpio de preservao da empresa (s veio com a lei nova) X decretao da falncia: aplica-se a lei nova em determinada deciso, putaquepariu, confusodanada. A lei diz que no pode e o cara aplica retroativamente!!! A no permitiu a liquidao por dvida de valor pequeno. O prof diz que ele era cliente da empresa!! hehehe Ver questes incidentais: Art 101, lei 11101: o dolo no requerimento da falncia dever indenizar. Se um concorrente pedir a falncia para retirar outra do mercado, apura-se perdas e danos na sentena que julga o pedido improcedente. Se a lei no prev mais o abuso, como a lei anterior, esta questo no deveria ser mais discutida, j que se prev punio aquele que age com dolo. AULA DIA 29/08/2013 FUNDAMENTOS PARA DECRETAO DA FALNCIA: Continuao... ATOS DE FALNCIA: Qual a relao dos atos de falncia com as demais disposies da lei? Hipteses: 1 - Atos que revelam a conduta do devedor que tende a fraudar credores ou evitar o pagamento da dvida. a liquidao PRECIPITADA dos ativos ou uso de meios ruinosos ou fraudulentos para realizar pagamentos, antes do vencimento da dvida...Se a dvida tiver vencida, o credor requere a falncia com base na impontualidade.

Os bens so vendidos a qualquer preo... a expresso liquidao no aquela utilizada pelo comrcio como promoo das vendas. Liquidao aqui desfazer-se dos bens alm das hipteses permitidas por lei. Ex.: vender a empresa a um laranja, transferir patrimnio para terceiros sem ter causa originria A Fraude a credores (simular existncia de um crdito, criar obrigao para desviar bens da empresa) gera 3 ordens de RESPONSABILIDADE: - comercial ou empresarial; Art 94, inc 3 Fraude a credor ato de falncia. Passa a ser fundamento para decretao da falncia! Hiptese comum: simulao de crdito (constituir algum como credor, algum que possa repassar o dinheiro novamente para o devedor, por ex). - civil; Art 129 e 130 A responsabilidade civil pode gerar a ineficcia ou anulao do ato fraudulento. Havendo essa declarao de ineficcia ou anulao, caber a responsabilizao por perdas e danos. Os atos sero revogados, de forma a decorrer da prtica de um ato de fraude a credor. O art 129 fala da ineficcia para os casos previstos. So atos tpicos de fraude a credor. O simples fato previsto ser considerado fraude. Prescinde investigao. Presume-se o ato ilcito (inc 1). O devedor tem vrios credores que no paga h muito tempo, mas escolhe alguns e os paga antes do vencimento.. hiptese tpica, geralmente em razo de crdito simulado. Inc 2, pagamento de dvidas vencidas por forma no prevista em contrato (no lugar de pagar em dinheiro, o devedor paga em bens = ato ineficaz). Inc 3, privilegia o credor com uma garantia real, favorecendo o credor em detrimento dos outros... Estes atos so declarados ineficazes, no produzem efeito jurdico algum e podem ser declarados de ofcio pelo juiz (par unico -> ao anulatria ou REVOCATRIA FALIMENTAR, art 132)!! LER O ARTIGO... A ao correspondente no direito falimentar essa, que tem mesmo fundamento da ao pauliana, no direito civil. O inc 6 tem ntima relao com as outras hipteses de atos de falncia. O art 130 revoga os atos que tem a inteno de prejudicar credores. Ler art 132, 135...tambm o art 168 - o crime falimentar, tipo penal. - penal; Art 168 - crime falimentar. Geralmente a fraude a credores (frustrao do pagamento aos credores com o fim de adquirir vantagem indevida para si ou terceiros) ocorre antes da decretao da quebra, depois da sentena h o controle judicirio, hiptese mais rara de ocorrer o crime. A relao do inc 3, art 94 NUMERUS CLAUSULUS. cpia da lei de 45 (dec 7661). Da vale a doutrina daquele tempo, quanto a jurisprudncia de hoje.

A questo dos atos de falncia com relao a credores tem base em regras especficas do art 1144, 1145, 1146 , CC - LER!! Fala dos efeitos dos contratos de alienao de estabelecimento... para que os credores possam tomar conhecimento, da a publicidade exigida. A se aplica a regra do art 1145 - na falta de bens aps a alienao, a eficcia de alienao do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, TODOS. No pagando a todos, deve ter o consentimento destes para a alienao (expressa ou tcita quando teve o conhecimento e no protestou). O princ. que , por fora deste art 1145, se o devedor se encontra em pr-insolvncia, perde o poder de disposio sobre seus bens. Estes ficam INDISPONVEIS EM CARTER RELATIVO. Se ele alien-los, destinando o dinheiro produto desta para qq coisa que no seja o pagamento dos credores, o ato estar desprovido de eficcia. Se o devedor notoriamente solvente no precisa do consentimento dos credores (caso do Paes Mendona quando vendeu a marca Bompreo). No processo de recuperao judicial, sob superviso judicial, ele pode alienar o estabelecimento com o consentimento da maioria simples dos credores, pois estes estaro em assembleia convocada para este fim. 2 - realiza negcio simulado ou alienao de parte do seu ativo com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores; 3 - Transfere estabelecimento a terceiro, sem o consentimento de todos os credores (j vimos), no ficando com bens suficientes para solver o passivo; Duplicao do art 1145, CC. 4 - Simula transferncia de seu principal estabelecimento com objetivo de burlar fiscalizao ou fiscalizao ou para prejudicar credor. Mesma hiptese vista porm com grau distinto... Aqui fala do principal estabelecimento... Ato de falncia ocorre quando o devedor vende bens e no os utiliza para o pagamento dos credores. Se vende imvel para pag-los, no ato de falncia; 5 - D ou refora garantia a credor por dvida anterior sem ter razo lgica, no entrando dinheiro na empresa, favorecer o credor em detrimento dos outros. 6 - PIPOCO NA PRAA. Compra vrias mercadorias e abandona o estabelecimento, sumindo do local, sede ou do principal estabelecimento. No deixa representante ou bens suficientes para o pagamento dos credores. O devedor DESAPARECE. Quebra-se o pressuposto da boa f. Hoje a jurisprudncia permite que o devedor faa os embargos sem garantir o juzo, desde que tenha domiclio conhecido ou estabelecimento em certa cidade. Esta seria a conduta regular do devedor. 7 - Deixa de cumprir no prazo estabelecido obrigao assumida na recuperao judicial. Aqui no fraude a credor. Foi colocada com o intuito de afirmar que no se trata de apenas uma reproduo do dec 7661.

Deixar de cumprir obrigao neste caso a prpria convolao da recuperao em falncia. Aqui pode ocorrer se o devedor, dentro da recuperao, praticou algum ato que se caracteriza fraude a credor... (mas ai incidiria na hiptese do art 73, inc 4, l 11101 convolao em falncia, durante os 2 anos aps a concesso da recuperao). O fundamento do art 73 no ato de falncia, mas sim a convolao. Este item 7 somente teria alguma lgica se fosse aps o perodo de 2 anos, quando a falncia passaria a ser autnoma, seria distribuda a qq vara no vinculada ao juzo da recuperao. DECRETAO SUPERVENIENTE DE FALNCIA: Credor dentro da recuperao: durante o prazo de 2 anos que perdura a recuperao judicial, nenhum credor sujeito pode requerer a falncia. Aps os 2 anos, qualquer credor pode requerer a execuo especfica ou decretao da falncia com base no art 94. Havendo fraude a credor seria no inc 3, ou execuo frustrada no inc 2?? Na lei anterior se a empresa estivesse em concordata no poderia ter falncia decretada. A nova lei diz que a recuperao no implica em imunidade falimentar, a empresa precisa cumprir o plano de recuperao e continuar cumprindo as demais obrigaes das empresas no sujeitas ao plano (aquelas cujas dvidas foram contradas aps o plano de recuperao, alm daquelas previstas no art que exclui os credores da recuperao...). Credor no sujeito recuperao: podem requerer a falncia a qualquer tempo, por impontualidade, execuo falha. Mas esta falncia passa a ser superveniente recuperao, no no mesmo processo!! Convolao no mesmo momento da recuperao... O credor no sujeito recuperao pede a falncia com base no art 94 e no no art 123. Ler o art 73, par unico!! O prof diz que mal feito!! A lei faz remisses idiotas!! O art 73 diz que a qq tempo, os credores , no caso de impontualidade, execuo frustrada ou atos de falncia podem pedir a decretao da falncia como autnoma e superveniente. O art 74 fala que os atos de administrao durante a rec. judicial so aproveitados, desde que realizados na forma da lei, controle judicial, da lei. NORMAS DE PREFERNCIA DOS PROCESSOS DE FALNCIA: 2 regras: - celeridade e economia processual. Havendo alguma regra que atrase certo procedimento, o juiz pode passar por cima desta regra especfica. (art 75, par nico) - o processo de falncia prefere a qualquer outro processo (art 79). Mas isto j existia na lei passada. #O dec-lei 7661 havia norma que no era respeitada: o art 132, par 1.. encerrava o proc de falncia em 2 anos... motivo de piada, caiu no ridculo, no foi reproduzida na lei atual. AULA DIA 02/09/2013 FILME!

AULA DIA 05/09/2013 ENCOL: prof mostrou vrios filmes no youtube sobre a encol. Se o consumidor no registra em cartrio o imvel, a promessa de compra e venda, j que o imvel no est registrado, pois foi financiado com a construtora, credor quirografrio, no de garantia real, por isso fica na ltima ordem de pagamento. Como as construes da Encol no eram regularizadas, o STJ editou a smula 308, totalmente contra legem. As hipotecas eram registradas em cartrio, mas os imveis no... Da se tira o efeito desta hipoteca, segundo a smula. LER: fala da hipoteca sem valor contra aos adquirentes do imvel firmada entre a construtora e o banco. A partir desta smula os adquirentes criaram associaes dos compradores dos imveis, criando condomnios, que recebiam o direito de gerenciar o terreno e as edificaes no estado em que se encontravam. Esta associao representava os condminos perante a vara de falncia. O juzo da falncia reconhecia essas associaes com base nesta smula, que afastava os bancos e permitia que os adquirentes fossem considerados credores privilegiados, acima at mesmo do prprio direito da Unio. Foi portanto um processo inovador, com base nesta smula. A Encol caso de bastante repercusso. Ela vivia pendurada em emprstimos, e o produto deste emprstimo era desviado para parasos fiscais, contas da famlia dos diretores... histria de gesto temerria, fraude a credores, desvio de bens, contabilidade falsificada... ESTUDAR ESSE PROCESSO, cair na prova! Entrar no site massafalidaencol.com.br ; CONCEITO LEGAL DE PATRIMNIO DE AFETAO: Lei 4591/64 e lei 10931/04 - lei Encol Regime da incorporao imobiliria que evita que o edf em construo ainda em fase de aquisio dos futuros compradores, no caso de falncia da construtora, no seja arrecadado pela massa falida. aplicao prtica do que foi feito com a Encol. Veio da experincia do processo da Encol. Gerou a figura do patrimnio de AFETAO. Existem leis que se aplicadas corretamente poderia cumprir tal finalidade, entre elas a lei de incorporao imobiliria (lei 4591/64, estudamos em civil 5 - direitos reais). Esta lei sempre regulou o condomnio edilcio, no o geral, regulado pelo CC/2002. A lei 4591, na parte relativa ao condomnio, no foi revogada pelo CC. lei especial, no revogada por lei geral. Ento a conveno condominial regulada por esta lei e pelo CC, naquilo em que no se contrapuserem.

Lei Caio Mario (ele que elaborou). LER - unidades imobilirias autnomas. Este o modo mais comum nas grandes cidades: habitao condominial. Se a lei 4591 fosse cumprida, no haveria o problema da Encol. A partir do art 28, regulam-se as incorporaes (esta matria no existe no CC, o mais prximo oo contrato de empreitada - aqui a empreitada imobiliria, mais especfico). S existe incorporao se o contrato de venda for determinado antes da construo do edifcio. As unidades imobilirias s existiram juridicamente a partir do habite-se. Se o construtor constri com recurso prprio, NO EXISTE INCORPORAO. Esta s existe quando o imvel vendido na planta. Ali se compra uma expectativa de concluso do empreendimento, e no o imvel propriamente dito. Qualquer pessoa pode ser incorporador: fsica ou jurdica, comerciante ou no, que mesmo no efetue a construo, se comprometa a venda de fraes do terreno em unidades autnomas futuras, sob regime condominial, por ex... Art 29, lei 4591. Incorporador pode ser qualquer pessoa, portanto, desde que o negcio seja a venda de fraes ideias que sero as futuras unidades autnomas. O art 32 estabelece a principal obrigao do INCORPORADOR. artigo chave desta lei! Ele s poder comerciar as unidades autnomas aps os documentos seguintes serem registrados em cartrio: - memorial de incorporao registrado (IMPORTANTE)...LER. Fala do regime condominial... Estes documentos atestam a regularidade jurdica, viabilidade tcnica e construtiva, do empreendimento. Neste memorial tem os clculos das edificaes. Se o incorporador calcula cada unidade de 120 m2, deve vender 120 m2 de imvel. Esses documentos do segurana ao adquirente. E se o incorporador no registrar o memorial de incorporao?? Prtica comum aqui no estado. Vrias incorporaes irregulares!!! O legislador cedeu, como grande erro segundo o Caio Mrio, presso das construtoras, e colocou como sano, no art 66 ( apenas contraveno), incorporar sem o devido registro. Da s cabia a multa...pouca coisa pra uma situao de grande risco aos adquirentes. O MP tem atuado com mais frequncia hoje em dia, diminuindo os casos irregulares. O MP tem chamado as construtoras para assinar TACs, se comprometendo a registrar os memoriais de incorporao. O regime do patrimnio de afetao foi incorporado neste lei 4591, nos art 31-A em diante. Afetao diz que o patrimnio tem destinao concluso do empreendimento. O problema comea no incio da norma, no art 31-A, quando fala do "critrio do incorporador", fez-se regime facultativo, quando deveria ser obrigatrio como o registro do memorial de incorporao...

Da a afetao faculdade do incorporador...triste fim! O art 31-A fotografia pura e simples da Encol. A afetao se extingue com a licena de HABITE-SE registrada do empreendimento. Afetar manter apartado do patrimnio do incorporador. Cada construo, se for afetada, ser como uma filial da incorporadora, com CNPJ e contabilidade prpria. LER SLIDES, tem a finalidade da afetao: - proteger o patrimnio afetado contra os riscos patrimoniais de outros negcios da empresa incorporadora. patrimnio separado do caixa da empresa. O dinheiro recebido dos condminos s poder ser destinado aos gastos com o empreendimento afetado; Normas do patr. de afetao: arts 31-A ao 31-F. O art 31-F a falncia do incorporador, que nos interessa mais. H incentivos tributrios para o incorporador que adotar o patrimnio de afetao... Se a construo for financiada por um banco, os bancos obrigam a construtora adotar o patrimnio de afetao. Os bancos s financiam hoje, para evitar a smula 308 STJ, empreendimentos com patrimnio de afetao. Aquela empresa que no realiza esta operao, pretende no ser transparncia no regime contbil do empreendimento. #CONDOMNIO FECHADO o prprio grupo que contrata a construtora pra executar o empreendimento. Quando a empresa que oferece, incorporao, e no condomnio fechado (no ofertado ao pblico). Se a empresa PUBLICIZAR o empreendimento, DEVE AFETAR o patrimnio, sob pena de ser processado por contraveno (triste), como vimos acima. Uma mesma empresa pode ter obras afetadas e no afetadas. #prof pulou slides; VANTAGENS E DEVANTAGENS do regime de AFETAO: VER SLIDES!! vantagens: - abertura de linhas de financiamentos bancrios; - fator de atrao da clientela; - reduo da carga tributria; desvantagens: - construtora fica sujeita a fiscalizao bancria; - responsabilidade subsidiria pelas dvidas do patrimnio afetado; ...

A afetao mero requerimento ao registro de imveis (averbao que vai pra matrcula do terreno). Obrigaes... Extino da afetao: - pela averbao da construo e pela liquidao do banco financiador; - pela revogao, desistncia do empreendimento, devolvendo as quantias aos compradores; - liquidao deliberada pela ASSEMBLEIA CONDOMINIAL DO EMPREENDIMENTO (que tem poderes fiscalizatrios, no assembleia de credores da falncia) no caso de falncia da incorporadora. As construtoras hoje no querem nem saber desta comisso de representantes. A afetao norma de proteo da economia popular. Evitar os efeitos destruidores queles que investiram no projeto. O patr. afetado NO PARTICIPAR DA MASSA FALIDA da empresa. VER SLIDE: FALNCIA DO INCORPORADOR. No caso de falncia, haver a comisso representante condominial, que deliberar sobre a continuidade da obra ou a liquidao do patr. de afetao. Esta comisso s ter utilidade a partir do incio da obra!! No caso de leilo, se sobrar algum dinheiro do patr. afetado, a sim vai pra massa falida. #o prof pula o "incentivo tributrio"!! LER SLIDE: QUESTES DE ORDEM PRTICA. A relao tributria no precisa averbar no registro de imveis (RET- regime especial de tributao). ATENO: O PROF TROUXE ISSO PRA USARMOS NO CASO DA ENCOL De volta falncia: DEFESA DO DEVEDOR NA FALNCIA: A nova lei deu prazo de 10 dias, antes era de 24h. Neste prazo o devedor deve preparar os requisitos para requerer a recuperao judicial, se for o caso. Na defesa, o procedimento mais comum e bvio, pagar o que deve. Pagando a dvida, prova-se a solvncia. Neste prazo pode entrar tambm incidentalmente com o pedido de recuperao, ainda que no esteja completamente instruda. Geralmente o juiz d prazo para completar. LER SLIDE. SLIDE: FALNCIA COM BASE NA IMPONTUALIDADE:

Observar a norma, art 94 - ser decretada a falncia para o devedor qu: I - sem relevante razo de direito no paga obrigao... Se tiver relevante razo, usar na defesa, com base no art 96 - que elenca estas relevantes razes de direito. O juiz apreciaria de mrito estas alegaes do devedor. O art 96 no NUMERUS CLAUSULUS. Observar o item 5 do art 96 - "qualquer outro fato...". Exceo de pr-executividade que pode discutir que o ttulo no lquido, por ex. Pode haver um contrato que instrumentaliza a liquidez da dvida, por ex. LER O ART 96!! 1 - falsidade do ttulo - ttulo falso, conseguiu levar a protesto... por ex. O devedor alega incidente de falsidade, para contestar o ttulo falso, impedindo a falncia; 2 - prescrio cambial. O ttulo prescreveu... 3 - Nulidade de obrigao de ttulo. Quem assinou o ttulo no tinha poderes, por ex, menor de idade, incapaz... Aqui no ttulo falso, nulidade da causa obrigacional. 4 - pagamento. Prova de que a dvida foi paga. 5 - qualquer outro fato que extinga a obrigao... Por ex, incndio na fbrica, o seguro no pagou... 6 - vcio em protesto ou em seu instrumento. Famosa smula do STJ 361 bastante invocada. Isto no t dito na lei. A smula posterior a lei 11101. A notificao do protesto exige a identificao da pessoa que recebeu o protesto, que deveria ser preposto ou empregado da empresa. Juzes mais zelosos ampliam a smula e dizem a identificao , e que a pessoa tenha poderes para receber a notificao, tenha poderes de representao da empresa... forar um pouco mais a barra. o caso de se usar intimao pessoal no lugar da AR. A AR no garante a identificao de quem recebeu o protesto. Tem juiz que indefere o pedido de falncia, de ofcio, alegando vcio de protesto. 7 - entrar com o pedido de recuperao judicial em 10 dias, impede a falncia. 8 - se a empresa fechou regularmente (se for irregular considerado ato de falncia) h mais de 2 anos antes do pedido de falncia, comprovada por certido da Junta Comercial. A empresa s pode encerrar as atividades se for solvente, d esse estado de liquidao perante a junta comercial, da tem eficcia ERGAOMNES. O credor que pediria a falncia, no pode mais pedir, mas pode acionar pessoalmente os donos da antiga empresa, se esta dvida no for alcana pela prescrio. O prazo de 2 anos prazo de exonerao da responsabilidade dos scios de sociedade empresria. AULA DIA 16/09/2013 ALTERNATIVAS DE DEFESA DO DEVEDOR: 1 - Depsito do valor sem contestao. O juiz definir os valores de custas, juros, fixar honorrios...Extinguir o processo com julgamento do mrito. O credor levantar o depsito. 2 - Depsito do valor com contestao.

Juiz abrir instruo sumria para produzir provas, julgando as razes da contestao. Se improcedente, haver o levantamento do depsito. A incontroversa pode se dar no valor total ou parcial. Pode depositar a parte incontroversa e discutir o restante. O risco o juiz julgar contrariamente ao devedor com relao parte controversa, e da pode decretar a falncia... O juiz daria prazo para que o devedor integralizasse o valor total, claro. Se o valor incontroverso for menor que 40 salrios mnimos no interessa, a questo da falncia se d pelo valor total da dvida. 3 - Contestar sem depositar. MAIS ARRISCADA. Ele pode entender que est totalmente amparado nas razes que evitariam a quebra (art 96). Haver instruo sumria, e a falncia ser decretada caso o devedor no tenha razo, ou ento, denegada, caso contrrio. Aqui o risco do devedor: se as razes forem insuficientes, a falncia ser decretada. ???O ideal tentar uma ao ordinria buscando a nulidade da fundamentao da falncia (nulidade do ttulo de crdito, por ex...)?? CONFIRMAR se esse o melhor caminho, no lugar da contestao... SENTENA DE DECRETAO DA FALNCIA (art 99): LER ARTIGO! Classificamos a sentena com alguns elementos: A - Elemento indicativo: identifica a empresa falida e seus administradores (tambm se estende aos acionistas controladores que de fato comandam a empresa). Se a falncia se estende a outras empresas controladas... Aqui no se fala de extenso de efeitos aos administradores, eles no esto falidos tambm, mas respondero pelas causas que levaram a empresa falncia. Pode se tornar ilimitada caso se prove as vrias fraudes conhecidas. B - Elementos cronolgicos: 1 - Fixa o termo legal da falncia (PERIODO SUSPEITO), pelo prazo mx retroativo de 90 dias do pedido de falncia, da recuperao judicial ou do primeiro protesto por falta de pagamento (Hipteses art 129,130 - os 3 primeiros incisos do art 129 fazem meno ao "termo legal" - fala da ineficcia de certos atos... LER!!!); Art 129 - obs.: # inc 1 - se a empresa no pode pagar as vencidas, porque pagaria as vincendas? Favorecimento. #inc 2 - pagar dvidas em dinheiro com dao em pagamento: desfazimento de bens. # inc 3 - no pode constituir direito real para dvida constituda anteriormente: favorecendo um credor em detrimento de outros. Este um perodo suspeito antecedente decretao a falncia em que sero analisados os atos praticados pela empresa naquele perodo. Presume-se que neste perodo j ocorrem os atos que caracterizam a falncia. O prazo que o juiz fixa o mx de 90, contado dos termos acima (pedido falncia, pedido recuperao->convolao, ou 1 protesto por falta de pagamento - mais comum). Ex.: Supondo que no dia 16/09 houve a sentena falimentar. No dia 20/06, houve o pedido de falncia.

E no dia 10/11/2012 houve o primeiro protesto. Se o juiz protrair os 90 dias a partir da data do 1 protesto, o dia do termo inicial ser 10/08/2012. Da haver essa retroatividade da falncia - quase 1 ano antes da decretao da falncia. Se for num processo de recuperao, o termo retroagir at 90 dias antes da data da recuperao. Os termos iniciais dependero de cada caso. Se for execuo frustrada, no tem protesto, ento a data inicial a do pedido da falncia ou da recuperao. Se teve protesto...ser o do 1 protesto por falta de pagamento...

2 - Ordem para que o falido apresente a lista nominal dos credores (mximo 5 dias). 3 - Determina o incio do prazo de 15 dias para os credores habilitarem os crditos. C - Elementos administrativos: 1 - Nomear o administrador; 2 - Proibir praticas de atos de onerao de bens da empresa falida sem autorizao judicial e do comit de credores. A empresa fica com os bens indisponveis; Comunicar tambm ao cartrio de imveis, ao detran - veculos, sobre a proibio da alienao sem autorizao judicial. 3 - Deciso sobre a continuidade das atividades, mesmo que provisria, por conta do novo esprito da lei - quando tem estoques de mercadoria, possibilidade de comercializao, com o administrador judicial, ou da lacrao do estabelecimento, caso em que o acmulo de prejuzo muito grande. O ideal manter a empresa em atividade para que ela no perca o aviamento e clientela... manter o negcio deveria ser uma prioridade. 4 - Convocar a assembleia-geral de credores para constituir o comit de credores, se entender conveniente. Aqui mera faculdade. Geralmente desnecessrio. O comit de credores pode ser nomeado por simples requerimento dos credores... D - Elemento repressivo: pesquisar STJ (na lei passada j tinha previso que o juiz da falncia, nas evidncias de fraude a credor- crime falimentar, podia decretar a priso preventiva do falido). O STJ depois de 88 passou a entender que este art era inconstitucional - a CF/88 aboliu as prises administrativas. Numa deciso tergiversante (tergiversar - ENROLAR!!), comparou esta priso falimentar com a administrativa. A veio a nova lei e permaneceu com esse art... Como fica? A nova lei esclarece que o prprio juiz da falncia, ouvindo o MP, antes da decretao da falncia, considera possvel a priso preventiva por crime falimentar. 1 - Ordem de priso preventiva do falido ou de seus administradores, quando requerida com fundamento em provas da prtica de crime falimentar. E - Elementos processuais: 1 - Formao do juzo universal; Atrair todos os novos processos. 2 - Suspenso de todas as aes ou execues contra a massa falida, salvo as fiscais, trabalhistas, e as ilquidas; Aqui um Stay-Period permanente, duradouro.

3 - Intimao do MP - se houver crime falimentar em apurao, o MP chamado antes. F - Elementos de publicidade: 1 - Expedio de ofcios aos rgos responsveis para que informem a existncia de bens e direitos da empresa falida; 2 - Comunicar s fazendas pblicas, federal, estadual, municipal... no juzo universal se daro futuras cobranas; 3 - Comunicao Junta Comercial para que proceda anotao da falncia no registro da empresa. Se tiver filiais, todas as juntas sero tambm comunicadas. FASES DO PROCESSO DE FALNCIA: Ver slide!!! 1 - decreta a falncia (arts 94 - 101); 2 - arrecadao dos bens (108 - 114); Aqui se levanta o ativo efetivamente. 3 - habilitao e verificao de crditos (arts 7 - 20); 4 - execuo dos contratos da massa (115 - 128); Discutir sobre os contratos da massa. Ver se os contratos ficam resolvidos, rescindidos... Geralmente tem em clusulas resolutivas expressas no contrato por conta da falncia. IMPORTANTE!!! STJ um pouco claudicante??? hahahaha. Quando houver clausula resolutiva expressa por conta da falncia, aplica-se a clusula como clusula penal!! Mesmo sendo a falncia de ordem pblica, a clusula expressa resolutiva deve ser executada como se valesse o contrato, como se fosse lei!! Corrente minoritria considera que o art 117 de ordem pblica e fala que os contratos no se resolvem com a falncia, da estas clusulas no deveria falir. Caso a caso o adm judicial deveria analisar para saber se os contratos permanecem ativos ou no. Ento procurar saber onde a clusula resolutiva expressa pode se relacionar com o art 117. Quando se aplica, ou quando no se aplica. PROCURAR GOOGLE!!!! 5 - ineficcia e revogao dos atos (ao revocatria 129 - 138); Vamos s prximas: 6 - realizao do ativo... 7 - pagamento dos credores (149...); 8 - encerramento da falncia (art 154 - 160). CAI RECUPERAO EXTRAJUDICIAL. ATENO: PARTE IMPORTANTE!!! EFEITOS DA DECRETAO DA FALNCIA: Quebras das relaes contratuais. aqui que se verificam as modificaes (extino, modificao) das relaes jurdicas anteriores.

Dividimos em razo do objeto: 1 - Quanto aos direitos dos credores; Geralmente ficam com zero!! 2 - Quanto empresa falida; 3 - Quanto ao empresrio e adm da empresa falida; Efeitos sobre a pessoa do empresrio e dos adms. 4 - Quanto aos bens da empresa falida; Sero vendidos em leilo...passaro por etapa de levantamento, arrecadao... 5 - Quanto aos contratos da empresa falida; Passaro adm da massa em si. Esta matria muito bem colocada por Marlon Tomasedi?!?!? Livro: tratado do direito falimentar (METE O PAU NA NOVA LEI). A lei anterior era mais didtica, tinha sequncia. A nova lei no tem isso. O legislador copiou normas da antiga lei j superadas... burro!!! O que tinha de bom na lei antiga, ele no copiou... Na lei antiga eram 4 efeitos (sees da lei antiga): - credores; - pessoa do falido; - bens do falido; - contratos do falido. Se aprofundar neste estudo, recorrer lei antiga...a doutrina, jurisprudncia..permanecem as mesmas... Vamos l: 1 - EFEITOS QUANTO AOS DIREITOS DOS CREDORES: 1 - instaura o concurso de credores. Aqui um tanto radical, ou o credor recupera algo, ou no recupera NADA! Termina numa forma bem diferente que as partes esperavam quando assumiram o contrato. Os credores s podero executar seus crditos COLETIVAMENTE, de acordo com suas preferncias (IMPORTANTE: art 83 - ARTIGO PEREMPTRIO - SUPER COGENTE!! observar a ordem - LER!!!!). Aqui se fixam os privilgios e ordem. ATENO: interpretao luz do CTN: o CTN e a lei das execues fiscais estabelece uma precedncia executiva entre os entes federados- pagam-se os crditos da unio, depois dos estados e depois dos municpios. H decises do STF que entendem que esta norma inconstitucional, pois a CF/88 equiparou os entes federados, sem ordem de hierarquia.

H essa discusso ainda!!! PESQUISAR GOOGLE!!!! Se h essa precedncia da Unio em detrimento dos estados e municpios. H DISCUSSO sobre certos crditos: honorrios crdito trabalhista - OAB luta por isso??? No, a lei falncia diz que no... Crdito de rea de marinha... patrimnio da Unio, no de ordem fiscal... quirografrio... O credor comum s vai chorar! 2 - Vencimento antecipado da dvida (todas as dvidas se antecipam vencidas). Para possibilitar a habilitao do crdito como lquido , certo e exigvel. (art 77) 3 - Suspende o curso da prescrio. (art 6). 4 - Suspenso das aes contra o devedor (art 6); 5 - Legitimao no processo dependente de habilitao e verificao do crdito (art 7); 6 - Direito de crdito condicionado ao limite da responsabilidade dos scios - o capital da empresa (art 115). Os adms no podem ser demandados diante da falta de recurso pra pagar os credores. Se os scios so solidariamente responsveis (comandita simples, ilimitada...) j respondem na hora!!! A desconsiderao da pessoa jurdica pressupe um contraditrio, da no de imediato. A falncia tenta minimizar o prejuzo dos credores, observando a preferncia dos credores privilegiados. 7 - No se exigem juros da massa falida (art 124). Presume-se falta de recurso para esse tipo de pagamento. Poder haver reajuste monetrio, porm apenas se a massa aguentar.

AULA DIA 19/09/2013 [...] continuao dos efeitos... Ler fases finais de execuo e liquidao ao final dessa aula! 2 - EFEITOS QUANTO EMPRESA FALIDA: O empresrio individual sofre o impacto da falncia. Ele fica inabilitado para o exerccio da empresa. Aqui firma individual comum (art 966, CC). O art 102, lei 11101, fala que o empresrio fica inabilitado ao exerccio de atividade empresarial enquanto administrador de empresa (no impede que seja scio) a partir da falncia at a sentena que extingue suas obrigaes. Inabilitao espcie de incapacidade temporria, perda da capacidade empresarial.

juridicamente semelhante insolvncia civil = incapacitado para contratar, assumir novas dvidas, movimentar contas bancrias... Ao final do processo , ele ser reabilitado. quando ocorre a anotao no seu registro da sua reabilitao. J na sociedade empresria e EIRELI a sociedade que vai a falncia, e no os scios. Estes so afetados pelo dever de se vincular ao processo para prestar informaes, responder por qq tipo de fraude a credor apurado durante o processo, porm no decorrente da falncia direta deles. Os efeitos no atingem portanto os scios nem o titular da EIRELI. O scio que responde ilimitadamente tambm vai falncia igual empresa. Massa Falida: Quando a empresa tem decretada sua falncia, transforma-se em MASSA FALIDA. uma universalidade de direito DOS BENS, constituda pela transformao do patrimnio da empresa nos bens que ficam indisponveis e subordinados ao processo judicial. Ela no se constitui pela vontade do falido, mas sim por sentena judicial. Tem como finalidade a satisfao do crdito dos credores. Os bens no podem ser mais alienados, sem autorizao judicial, e ficam vinculados ao processo falimentar (vis atractiva...). Massa falida OBJETIVA: Conjunto dos bens que integram o PATRIMNIO da empresa, alienado ao pagamento dos credores. Massa falida SUBJETIVA: Se representa pelos DIREITOS DOS CREDORES habilitados no processo. Essa classificao meramente didtica. Caractersticas: - Resulta da sentena que decreta a falncia (art 99). No precisa de outro ato suplementar. Ocorre semelhantemente morte da pessoa natural, quando abre-se a sucesso. A massa falida tem natureza semelhante ao esplio. No esplio ainda h possibilidade de se pagarem as dvidas, geralmente maior que o passivo. Se o passivo for maior, o esplio tambm vai a falncia, o esplio do empresrio individual. Nesse caso correm 2 processos, o do inventrio/esplio e o da falncia do esplio. - o administrador passa a ser representante legal da massa falida. Responsvel pela arrecadao, conservao e utilizao dos bens da massa. espcie de curador da massa falida (art 22). - a massa falida pessoa jurdica (art 22), com personalidade atenuada (perde parte da capacidade da pj, por ex. perda do poder de disponibilidade - expresso de Pontes de Miranda) e representada pelo adm. judicial. Podemos compar-la tambm ao condomnio

= repartio da propriedade entre 2 ou mais pessoas. Corrente mais avanada considera condomnio como PJ tambm. - a expresso "massa falida" ou "falido" deve ser adicionada ao nome da empresa (art 99 , VIII). 3 - EFEITOS QUANTO AO EMPRESRIO E ADMS DA EMPRESA FALIDA: Empresrio: Pessoa fsica que exerce atividade mercantil. Scio: Contribui para a formao do capital social, mas no participa de atos de gesto da sociedade. No atingido pela falncia, apenas no que contribuiu. O acionista controlador PODE ser responsabilizado. Ele controlador e administra a sociedade. Administrador: Pessoa que, sendo scio ou no, responde pela gesto da empresa. Resp. Limitada: O teto que responde o total do capital aplicado na sociedade, ou traduzido no prprio patrimnio da empresa. Resp. Ilimitada: No existe separao do patrimnio da empresa com o do scio ou empresrio. Este responder com seus bens por todas as dvidas da empresa, em razo do exerccio da atividade empresarial. Responde o patrimnio da empresa e , de forma subsidiria, o do empresrio. Resp. Pessoal: Em virtude dos atos praticados pelo empresrio, este assume comprometendo seu patrimnio particular na obrigao de indenizar ou reparar o dano (resp. civil). O empresrio responder pessoalmente por fora de lei. No desconsiderao da PJ. Resp. Solidria: A responsabilidade repartida entre todos aqueles que integram a sociedade, pelo total das dvidas. Resp. Subsidiria: Aqui os bens dos scios somente so executados quando executados todos os bens que integram o patrimnio da empresa. Pode decorrer da resp. pessoal, da desconsiderao da pj... APURAO DA RESPONSABILIDADE DOS SCIOS E ADMS NA FALNCIA: Art 82 - a responsabilidade pessoal apurada no juzo da falncia (scios de resp. limitada). Ento ao ordinria no prprio juzo falimentar, para que os scios passem a responder de forma ilimitada, desde que apuradas as provas.

Ver o art 50, CC - fala da desconsiderao. Se o scio desconsidera a PJ, por que a lei no iria desconsider-la? :) Quando h desvio de finalidade, ou confuso patrimonial, de recursos da empresa para fins prprios do administrador. Faz com que os efeitos de certas obrigaes se estendam aos bens particulares dos adms ou scios da pj. Aqui pode haver uma discusso incidental em qq processo... L em cima no. Teoria da desconsiderao (vertentes): - MAIOR: via de ao ordinria, garantindo contraditrio, ampla defesa, provas. Este o art 82, lei 11101. esta a desconsiderao que lei da falncia considera. - MDIA: esta do art 50, CC - promovida incidentalmente em qq processo. O CDC tem dispositivo que fala da desconsiderao que adota essa teoria mdia (art 28 abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei...). Tem na lei anti-truste. No caso de relao de consumo, o juzo da falncia aplicar o art 28 , CDC, com essa teoria mdia. Alguns entendem que o art 82, lei 11101 vai de encontro a desconsiderao da pj da doutrina atual... j que mais rgida e protege o scio por via de ao ordinria. - MENOR: adotada pela justia do trabalho. Desconsidera a pessoa jurdica de qq jeito. No interessa nada. Faz a devassa! Neste art 82, o juiz pode ordenar a indisponibilidade dos bens dos scios em valor compatvel com o dano provocado, at o julgamento da ao de responsabilizao. Prescreve em 2 anos a ao ordinria de responsabilizao, contados do trnsito em julgado da sentena de encerramento da falncia. MODALIDADES DE RESP. PELOS ATOS DA EMPRESA: - Resp. do scio ou acionista; - Resp. do controlador SA; - Resp. do empresrio; - Resp. do no scio administrador; - Resp. de terceiro beneficirio;

Ter em mente a regra geral de limitao da responsabilidade no art 596, CC. CARACTERIZAO DA RESP.: - Resp. Pessoal, subjetiva ou administrtaiva: culpa aquiliana. Se apura a causa do ato e o dolo ou a culpa do agente que particou. - Resp. Legal: Quando a lei expressamente atribuiu a responsabilidade ao ato praticado. Ex.: substitutos da resp. tributria em razo da sonegao de scios... - Desconsiderao da pj: Afasta-se a pj para se entrar na seara patrimonial dos scios.

A regra geral de responsabilidade dos adms est no art 1016, CC. A responsabilidade sempre solidria, ainda que o ato tenha sido praticado por 1 diretor apenas. Presume-se o dever de fiscalizao, da, presume-se a responsabilidade solidria. Respondem por culpa no desempenho de suas funes. Na lei de S.A., lei 6404/76, art 158, os adms respondem civilmente, por culpa ou dolo dentro do desempenho de suas funes, ou com violao de lei ou estatuto (neste caso no h que se falar em responsabilidade civil). O CTN , art 135, inc 3, fala da responsabilidade por atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei... RESPONSABILIDADE LEGAL! 4 - EFEITOS QUANTO AOS CONTRATOS: Princ. Geral (art 117): Os contratos bilaterais no se resolvem pela falncia e podem ser cumpridos pelo administrador judicial se for favorvel boa manuteno dos ativos ou evitar o aumento do passivo. Quem decide, no interesse da massa, o adm. judicial. Isso vale para todo e qq contrato bilateral que encontrava-se em vigor na decretao da quebra. No silncio do adm. o contrato continua em vigor. Procedimentos: Se o adm permanecer em silncio, o contratante pode pedir para que ele se pronuncie em 10 dias. A declarao negativa ou o silncio implica na resciso do contrato e confere ao contraente o direito indenizao. Isso para contrato com tempo DETERMINADO = expectativa de lucros ou resultados para o contratante. Se o contrato por tempo indeterminado, quando pode ser rescindido por mera vontade das partes, NO GERA DEVER DE INDENIZAO. Regras do art 119. So as mesmas do decreto anterior. VER SLIDE... Somente 2 hipteses so inovaes: patrimnio de afetao e compensao interbancria. 1 - Coisas vendidas em trnsito: empresa falida compradora. Durante o trnsito o vendedor pode evitar a entrega da mercadoria. Mas, se o falido vendeu as mercadorias em trnsito, sem fraude, o fornecedor no pode obstar a entrega das mercadorias. 2 - Venda de coisas compostas: o falido vendedor. Lotes de entregas at a composio final do bem. O comprador pode desistir da compra e devolver as partes recebidas. Tem direito a perdas e danos. 3 - Coisa mvel vendida a prestao: o falido vendedor. Vendeu mas no entregou. O comprador se habilita na classe prpria dos quirografrios.

4 - Venda de bem mvel com reserva de domnio: falido comprador. O bem s se incorpora ao patrimnio do comprador quando se pagar a ltima prestao. O falido restitui o bem, e recebe o que pagou. 5 - Coisa vendida a termo: falido vendedor ou comprador. Paga-se a diferena entre a cotao do dia do contrato e a poca da liquidao em bolsa. 6 - Promessa de compra e venda de imvel: se o falido comprou imvel, atravs de promessa - domnio transferido quando se quita o preo. Como ela deve prestaes, o imvel ser arrecadado pelo adm. judicial e vendido em leilo. A venda paga-se o vendedor e o resto vai massa falida. Se a empresa for vendedora, o contrato continua e ser cumprido, para que a renda se transfira massa falida. 7 - Locao de imvel: a falncia do locador no resolve o contrato (o aluguel ser revertido em favor da massa), mas a falncia do locatrio, pode o adm judicial denunciar o contrato - se apura perdas e danos, valores a pagar e receber... Os 2 casos novos inseridos pela lei 11101: 8 - Compensao interbancria: COMPLICADO. Art 122 e art 83. Compensam-se com preferncia a todos os demais credores as dvidas... requisitos da legislao civil: da compensao. A ideia que o art 122 cria uma superpreferncia quando houver comunicao recproca entre falido e credor (um credor e devedor do outro, da a compensao). A compensao ser realizada logo depois da habilitao assim que seja reconhecida pelo juiz. Representa crdito ao credor e reduo do passivo da massa. Inc VII - regulamento do banco central, que admite a compensao: Ex,: A massa falida tem relao com o Bradesco. A massa tem dvida com o Bradesco de 100,00 e tem crdito de 200,00. O Bradesco compensa, e a massa passa a ter crdito de 100,00. Porm esta norma d a entender, por ex.: a massa tem crdito de 100,00, porm tem dvida de 200,00. Se o Ita conhece que a massa tem aplicao no Bradesco, emite uma ordem para o Bradesco que manda o 100,00 para o Ita, compensando parte do valor. Isto seria feito independentemente de ordem judicial, pelo regulamento do BACEN. E A??!?!?! Norma favorece tremendamente os bancos! VER APLICABILIDADE. 9 - Patrimnio de afetao: Exemplo da Encol. Este patrimnio no arrecadado pela massa falida. A empresa incorporadora foi a falncia, seus bens no sero arrecados, at o termo que a concluso final da construo, quando se desafetam os bens, e a administrao passa aos condminos. Regime aplicado exclusivamente s construes imobilirias por incorporao. Vimos acima. Esta forma mais adotada atualmente por exigncia dos bancos, para evitar o efeito da Encol. Ento, a ordem dos PAGAMENTOS AOS CREDORES: Fase final da administrao.

VER QUADRO FINAL NO SLIDE! Como comear o pagamento aos credores... Depende da fase do proc. falimentar. 1 - salrios atrasados, art 151 (3 meses anteriores falncia); 2 - restituies, art 85; (proprietrio de bem que esteja em posse da massa - contrato de leasing por ex, quando o arrendatrio foi falncia, independente de busca e apreenso. Comodato tambm...). O par nico fala de quando o falido compra a crdito, porm entre nos 15 dias anteriores ao pedido de falncia, desde que no alienada nem paga pelo comprador. Considera-se que a compra ainda no se incorporou ao patrimnio do falido. Se foi alienado, cabe indenizao. Serve tambm para a ACC???? ver isso. A restituio se d independentemente de habilitao. O juiz faz uma instruo sumria e decide sobre a restituio, da coisa ou em dinheiro. 3 - compensaes, art 122; 4 - crditos extraconcursais, art 84 (dvidas da prpria massa falida, pelo prprio adm. judicial - independe de habilitao); 5 - crditos trabalhistas at 150 sm, art 83, 1; 6 - garantia real...e por a vai 7 - tributrios; 8 - privilgios especiais; 9 - privilgios geral; 10 - crditos quirografrios; 11 - multas contratuais e admnistrativas; 12 - crditos subordinados; Se acabar o dinheiro, se rateia com credores da mesma classe. S passa a uma classe abaixo, se a de cima foi paga por completo. O crdito fiscal s ser objeto de concurso de preferncia entre as pessoas de direito pblico (art 187, CTN). Paga unio, estado e municpios. O supremo tem 2 decises que dizem que este art inconstitucional, quando diz que os entes federados no tem hierarquia entre si. Porm a maioria dos juzes aplicam esta regra.

AULA DIA 23/09/2013 CLASSIFICAO DOS CRDITOS, PAGAMENTO AOS CREDORES E ENCERRAMENTO DA FALNCIA: 1 - Prof fala do material da FGV - recuperao de empresas e falncias. vol 1 prof Debora. Procurar!!! Tem vrios temas tratados. Peas referentes ao Banco Santos. 2 - Outro arquivo slides do prof Marcio Guimaraes: resumo de falncia, fases da falncia... Tambm da FGV.

Prova objetiva: Caso da Encol, peas procedimentos, elementos, caractersticas da solues dadas a questo da Encol. O reflexo na legislao superveniente - PATRIMNIO DE AFETAO!!! Ter tambm Banco Santos - ver site!!! Questes casusticas - ler petio inicial, sentena que decretou a falncia... O estudo ser bem direcionado a casos recentes, em tramitao. PAGAMENTO DOS CREDORES (execuo - liquidao - extino): Os bens arrecadados compreende o passivo, e a alienao, o passivo, que servir para o pagamento dos credores. A falncia s ser um processo liquidatrio se a massa falida tiver bens. Neste caso ser liquidatria patrimonial. Caso no tenha, ser liquidatria FORMAL. Apenas formal, sem nenhum pagamento aos credores. O processo demorar at a sentena de extino das obrigaes, sem nada a pagar. O adm. judicial o responsvel para levantar o ativo e permitir o pagamento dos credores. Como os credores no acreditam que recebero, acabam tambm se desinteressando pelo proc. falimentar. Vamos a uma diviso simples dos credores. a) Credores concursais - So aqueles que se habilitam no processo falimentar, constantes da ordem fixada pelo art 83. Aqui a exceo o credor tributrio -> CTN retira eles do concurso (art 186, par unico, CTN. Lembrar que o crd. tributrio precede aos trabalhistas pelo CTN, mas na falncia diferente!!). Porm, como efeito do pagamento, eles recebem na ordem dada pelo art 83. Lembrar que a execuo fiscal no suspende, vai at tornar lquido o valor devido e aps a sentena transitada em julgado, haver comunicao ao juzo da falncia para o devido pagamento, na ordem do art 83. Na execuo fiscal no h leilo, esse feito na falncia. O prprio CTN diz que a lei poder estabelecer limites para os creds. trabalhistas... da h uma relativizao... COMPLICADO. Dizer que o crdito tributrio no concursal, dizer que ele no se submete habilitao, comprovao de existncia do crdito, por ex.... Mas ele se submeter a ordem de pagamento da lei. A soluo mais adequada considerar que o art 83 da lei 11101 muito mais para a incluso dos creds. tributrios entre os concursais, porm apenas para coloc-los na ordem de pagamento. Considerar interpretao conjunta com o art 186, CTN. b) Credores extraconcursais - Exercem direitos diferenciados por no se submeterem ao concurso, ou como titulares de crditos devidos pela massa falida, por dvidas contradas aps a decretao da falncia (art 84), pelo adm. judicial. So dvidas da massa em si, que no precisa de habilitao de crdito pois foram contradas j na fase judicial = pressupe todo o controle judicial, do MP, do adm., do comit de credores. Tem 4 categorias: - dvidas da massa falida (art 84);

- pedidos de restituio (art 85); Bem de terceiro que no credor encontra-se com a massa falida... Ver tambm caso de vendas com reserva de domnio, alienao fiduciria em garantia, leasing, que permitem tambm restituio...??? - derivados das relaes contratuais (art 119); - compensao de crditos (art 122); Ler artigo. Quando ele fala em "todos os demais", com sentido amplo, incluem-se os trabalhistas, os extraconcursais, os fiscais... Da crdito extraconcursal, basta apenas a prova da existncia de crditos recprocos com a massa. A o prof mostra o art 83!! DECORAR!!! #lembrar que os decorrentes de acidente de trabalho no se submetem ao valor mximo de 150 salrios mnimos dos crditos trabalhistas. #lembrar que as multas tributrias tambm vo ao ltimo lugar!!! #lembrar da discusso da preferncia NO SEDIMENTADA na jurisprudncia a respeito da hierarquia dos crditos dos entes federados. ver privilgio especial, geral (situao pessoal do credor), quirografrios, multas contratuais (civis, trabalhistas - cobradas pelo MPT ou delegacias regionais do trabalho) e penas pecunirias e multas tributrias, e finalmente os crditos subordinados (no explicado pela jurisprudncia de forma satisfatria, o crdito mais desprestigiado na falncia). c) Crditos superprivilegiados: Nunca sero arrecadados pela massa. Precisa de prova, claro. Estes so aqueles objetos de pedido de restituio ou de indenizao em resoluo contratual: 1 - ACC - quando o juiz tem crdito em caixa, manda pagar esse crdito (art 86, inc 2); 2 - compensao de depsitos bancrios vista (art 119, inc 8); 3 - patrimnio de afetao imobilirio. (art 119, inc 9; Lei 10931/2004 - efeito Encol). O patrimnio de afetao somente se extingue com a licena de habite-se, antes claro, com a concluso do imvel. LER CRDITOS EXTRACONCURSAIS: art 84!! Lista as categorias de credores extraconcursais...tudo misturado!!! Relao no considerada como exaustiva... # as custas do proc de falncia SO EXTRACONCURSAIS!!! Pagos pelos rendimentos da massa. Os credores no pagam para se habilitar!!! # pagam-se tambm as custas em processos nos quais a massa foi vencida.

# A letra G importante!!! Abre a possibilidade para qq outro objeto de contrato celebrado aps a celebrao da falncia. # a massa continua sendo pj, ento deve contribuir tambm com tributos previstos. LEMBRAR QUE SO DBITOS FISCAIS DA MASSA FALNCIA , diferente daqueles contrados pela empresa anterior falncia. O crdito tributrio anterior falncia tem uma natureza, e aquele aps, tem outra. Estes preferem aos concursais. A princpio seria anti-lgico: os anteriores so menos privilegiados. Porm os posteriores independem de habilitao, e so constitudos de certeza, de controle judicial. Alm disso, para chegar aos concursais tem que passa por todo um processo de proteo massa falida. Os bens no chegariam leilo se no forem bem conservados. Da a lgica, ou anti-lgica, do processo essa. Quebra a harmonia do art 83 - par conditio creditorium. Este um problema existencial do processo de falncia, o privilgio dos crditos extraconcursais, em detrimento daqueles obtidos antes da falncia. Os crditos extraconcursais no se submetem licitao?!?!?!? A lei hoje privilegia o comit de credores na fiscalizao dos gastos realizados pelo adm. judicial, quando este deve agir com moral e celeridade. REALIZAO DO ATIVO: (arts 139 a 148). Venda dos bens da massa falida. Fase em que se obtem informaes tanto patrimoniais quanto das situaes do devedor. Pela lei no h prazo para incio da realizao do ativo. Ser feita logo aps encerrada a arrecadao de bens da empresa falida (modo como os bens so trazidos para a massa falida). Pode demorar se os bens estiverem em outros estados, por ex... A lei fala em 2 casos de venda ANTECIPADA: 1 - adjudicao de bens a credores (art 111); Logo depois da avaliao dos bens (feita por avaliadores oficiais). FIGURA NOVA!! No existia na lei passada, quando a realizao de qq ativo tinha que se dar por leilo. O legislador deveria ter detalhado mais, o que este critrio, o que estabelecimento da empresa, por ex... Adquirir com os crditos que ele tem perante a massa, poderia ter acrescentado o legislador... O "de imediato" da norma, sem realizao de leilo. O art 83 atendido, ao final do artigo. Ainda no houve experincia prtica desse artigo. A preferncia seria dos credores trabalhistas...pela ordem. Lembrar de no quebrar esta ordem de preferncia!!!! Haveria uma espcie de dao em pagamento aos credores trabalhistas, por ex. Poderia ser outro nome: compensao, o que quer que seja...importante o efeito. 2 - bens perecveis (art 113); Prevista desde a lei passada: produtos qumicos, deteriorveis... Devem ser vendidos desde j, para evitar prejuzo maior com o perecimento. Ordem de preferncia para a venda: (art 140). Ideia de preservar o estabelecimento empresarial como unidade produtiva. Esta ordem se limitar com os dados da realidade de cada caso.

1 - alienao da empresa; Juiz publica edital de leilo, com vendas de estabelecimentos em bloco, matriz e filiais, vender a empresa como um todo. Semelhante a uma venda integral da empresa, para manuteno das caractersticas conquistadas pela empresa que falir. Esta uma perspectiva otimista (art 75). 2 - alienao da empresa, com vendas de filiais ou unidades produtivas isoladamente; Aqui se tenta quando no se consegue no 1 leilo. Da tenta-se a venda de unidades isoladas. Divide-se a empresa em lotes: matriz, a fbrica 1, fbrica 2, loja em shopping... Se dar outra configurao da venda, na tentativa de manter o mnimo de unicidade. 3 - alienao em bloco dos bens; No conseguindo a venda por lote, comea a CANIBALIZAO da empresa, venda a retalhos. Vendem-se mquinas, bens mveis, imveis...blocos de bens para cada comprador diferente. Ex. da Microlins que comprou todos os computados do Banco de Santos, utilizando para novos destinos. 4 - alienao dos bens individuais; Como se fazia na lei passada. Vendendo como quilo de ferro, sucata... EFEITOS DA ALIENAO DOS BENS: (art 141). - venda livre de nus, no havendo sucesso no arremate dos bens, inclusive as de natureza tributria e trabalhista. - credores se subrogam no produto da venda dos bens. No existe direito de sequela dos bens alienados. - empregados vinculados massa falida tero novos contratos de trabalho (heresia do ponto de vista trabalhista, no recebero crditos em sua integralidade), o arrematante no responde pelas obrigaes anteriores. Bens vendidos em leilo (lances orais), propostas fechadas (tipo tomada de preo, como ocorre na licitao), ou prego. Tem como requisito importante a PUBLICIDADE do leilo... para bens mveis tem antecedncia de 15 dias, imveis, 30. O valor da venda parte do preo de avaliao, mas ser pelo maior lance oferecido, mesmo que inferior ao valor da avaliao. STJ fechou entendimento que preo vil aquele inferior a 50% ao valor da avaliao. Neste caso ser feito um novo leilo, e s na frustrao do 3 leilo, se admite a venda pelo valor inferior metade do valor de avaliao sem ser considerado preo vil. Para o controle destas vendas, pode ser feita em 48h a IMPUGNAO DO LEILO, por qq credor, devedor ou MP. E h tambm possibilidade de um modo alternativo de alienao (art 145, LER!!!). Esta hiptese j existia na lei passada. Previa a convocao da assembleia de credores para deliberar sobre isso.

PAGAMENTO AOS CREDORES: (arts 149 a 153). #lembrar que o pagamento MAIS IMEDIATO com relao aos credores trabalhistas, vencidos h 3 meses anteriores falncia, limitados a 5 salrios-mnimos por trabalhador. As importncias recebidas com as vendas em leilo sero usadas para pagar os credores. O princ. do art 150 fala das despesas cujo pagamento antecipado indispensvel administrao da falncia com recurso disponvel em caixa (recebido por seus devedores, ou quando continua provisoriamente cumprindo sua finalidade lucrativa - NO DINHEIRO PROVENIENTE DA VENDA DOS ATIVOS!!). So 4 os procedimentos, em ordem (todos com autorizao judicial): 1 - Rateios antecipados; Desde que haja dinheiro em caixa. 2 - Adjudicao de bens (art 111); Possibilidade ainda antes do leilo. Credores trabalhistas adjudicarem um estabelecimento, por ex. 3 - Produto da alienao do ativo no leilo; Parte de pagamento mais comum. 4 - Rateios suplementares; Quando se vende o ltimo bem da empresa, no tem mais o que fazer. Extingue o processo. Porm, se a massa falida tinha um precatrio a receber, por ex (que no era crdito lquido), e depois da alienao dos bens teve direito a levantar este crdito, no ir ao bolso dos scios. Da o adm. judicial realiza o rateio suplementar, enquanto no extinto o processo de falncia. Critrios paga pagamento: LER ART 150, 151 e 152!! Art 153 hiptese inusitada = dinheiro devolvido ao falido!! Assim no deveria ter ido falncia!! :) Mas pode ocorrer supervalorizao de ativo, por ex. Terreno supervalorizado, ou ttulos do tesouro de certo pas emergente... a clusula do direito portugus: regresso da melhor fortuna!! Se aparecer dinheiro, tem que pagar!!!

ENCERRAMENTO DA FALNCIA E EXTINO DAS OBRIGAES: (arts 154 a 160). O encerramento da falncia promovida por sentena, aps a fase de realizao do ativo (ao fim do pagamento dos credores, mesmo que no sejam todos).

A instruo do encerramento vai depender da prestao de contas pelo adm. judicial. um dos principais procedimentos no encerramento da falncia: demonstrao do balano final da falncia, quanto foi arrecadado, quais crditos habilitados, quanto se pagou... Qualquer credor, ou MP, ou interessado pode IMPUGNAR AS CONTAS demonstradas na prestao, em 10 dias aps a publicao de aviso de que as contas foram apresentadas pelo adm. judicial. Rejeio das contas: abre-se contraditrio, direito a defesa... decidida por sentena. Se deferir a questo, dir qual a responsabilidade do adm. judicial: m gesto, crime falimentar... Pode indisponibilizar os bens do adm. judicial que servir como ttulo executivo para indenizao da massa. Lembrar que so ttulos imprescritveis, j que correm durante o processo da falncia, que suspende a prescrio para esses casos. Neste caso o juiz nomeia um novo adm. judicial, e usa o dinheiro desses ttulos como rateio suplementar. Relatrio final da falncia: art 155. Julgadas as contas do adm. judicial, ele apresenta o relatrio ao final da falncia em 10 dias, indicando: - valor do ativo e sua realizao; - valor do passivo e dos pagamentos; - responsabilidades com que continuar o devedor. SENTENA DE CONCLUSO DA FALNCIA: So 2: - a que encerra o processo em si (indica o saldo, e o que falta), do art 156. Decorre um longo prazo (5 anos, se no houver crime falimentar. 10, caso contrrio), para promover a segunda sentena; - a que encerra as obrigaes. (art 159) Tudo isso para no se converter numa sano perptua!!! Extino das obrigaes: Art 158. Aqui comea a contar novamente a prescrio. A extino das obrigaes ocorre quando: 1 - pagamento de todos os crditos; 2 - pagamento de 50% dos credores quirografrios. Aqui se tem a equao da insolvncia: se no consegue pagar metade dos credores, TEM QUE IR FALNCIA MESMO!! Evitar o enriquecimento ilcito. 3 - decurso prazo de 5 anos, sem crime falimentar, contados a partir da data do ENCERRAMENTO DA FALNCIA;

4 - decurso do prazo de 10 anos, com condenao por crime falimentar. Lembrar que os prazos vistos acima no implicam em extino dos efeitos penais!!!

Anda mungkin juga menyukai