Anda di halaman 1dari 4

Exerccio 1: A eficincia trmica de um ciclo de potncia de 30%.

. Determine o trabalho desenvolvido pelo ciclo e a transferncia de calor para o ciclo (calor que entra), se conhecid o que o calor rejeitado no ciclo de 650 MJ Dicas para soluo O aluno deve lembrar o conceito de eficincia trmica que relaciona as trs grandezas fundamentais que intervm nos ciclos: trabalho do ciclo, calor absorvido (que entr a), e calor rejeitado (que sai). Sendo entendida esta relao o problema est praticamente solucionado.

----------------------------------------------------------------------------------------------Exerccio 2: Uma usina de vapor que queima carvo produz uma potncia lquida de 300 MW com uma efi cincia trmica global de 32 %. A relao gravimtrica real na fornalha na caldeira da usi na de 12 kg de ar/kg de combustvel. Sendo conhecido o poder calorfico do carvo que de 28000 kJ/kg. Determine: a)A quantidade de carvo consumida num perodo de 24 horas b)O fluxo de massa de ar atravs do forno. Dicas para soluo: A eficincia da planta (que funciona de acordo com um ciclo de potncia, ou seja, el a possui uma mquina trmica), relaciona o trabalho produzido (potncia lquida), com o calor absorvido na fonte quente, sendo que este oriundo da queima de combustvel. O conceito de eficincia trmica permite ento determinar o calor absorvido na combusto , sendo que o mesmo o produto da quantidade de combustvel queimado pelo valor calr ico do combustvel (dado do problema). possvel ento, determinar a quantidade de combustvel queimado (kg/s) e determinar o consumo total para um dia (item a). Conhecida a relao gravimtrica, ento possvel determinar o fluxo de massa de ar atravs a fornalha (item b).

----------------------------------------------------------------------------------------------Exerccio 3: Um gs contido em um conjunto cilindro pisto sofre um ciclo termodinmico que consist e em trs processos: 1-2: Compresso com PV = Constante de P1 = 1 bar e V1 = 1,0 m3 at V2 = 0,2 m3 2-3: Expanso at V3 = 1,0 m3 em um processo a presso constante 3-1: Processo a volume constante Esboce o ciclo em um diagrama P-V atribuindo valores para a presso e o volume em cada estgio descrito. Dicas para soluo: Com a ajuda dos dados e das relaes matemticas que expressa cada processo o aluno de ve colocar o ponto inicial (1), num diagrama P-V, e a partir da deve construir o diagrama do ciclo.

----------------------------------------------------------------------------------------------Exerccio 4: 5 kg de vapor de gua contidos dentro de um conjunto cilindro pisto sofrem uma expa nso desde um estado 1 (u1 = 2709,9 kJ/kg), at 2 (u2 = 2659,6 kJ/kg). Durante o pro cesso existe transferncia de calor para o vapor de gua de 80 kJ. Tambm um agitador transfere energia para o vapor de gua atravs de trabalho numa quantidade de 18,5 k J. No h variao significativa de energia interna ou potencial do vapor. Determine a energia transferida por trabalho do vapor para o pisto durante o proc esso em kJ. Dicas para soluo: Trata-se de um problema onde necessrio aplicar o balano de energia decorrente da p

rimeira lei da termodinmica. O aluno deve considera que o trabalho transferido pe lo agitador tem sinal negativo (ou seja, realizada uma quantidade de trabalho so bre o sistema), e que o calor absorvido (decorrente do calor transferido para o vapor de gua), tem sinal positivo. Da mesma forma, a massa do sistema (sistema fechado) de 5 kg, o que ajuda a dete rminar a variao de energia interna total. M= 5 kg U1= 2709,9 j/Kg U2= 2659,6 Kj/Kg Q= 80 kj w= -18,5 kj /\E= Q - W /\E= 80 - (-18,5) /\E= 98,5Kj /\U= M (U2 -U1) + /\E /\U= 5 (2659,6 - 2709,9) + 98,5 /\U= -251,5 + 98,5 /\U= /\Ep + /\Ec + /\U = /\E /\U= /\E

----------------------------------------------------------------------------------------------Exerccio 5: Uma central de energia de gerao de potencial fornece 100 MW de eletricidade para u ma comunidade. Alm disso, uma parcela de 40 MW de energia trmica rejeitada reaprov eitada para um processo de aquecimento secundrio de uma empresa instalada nas ime diaes. Sendo a eficincia do processo a relao entre o trabalho eltrico gerado pela central d e gerao e a energia trmica admitida no processo, e sendo a mesma de 50%, determine: a)A taxa de energia trmica adicionada em forma de calor, em MW. b)A taxa de energia rejeitada para o meio ambiente, em MW. Dicas para soluo Os 100 MW de eletricidade a energia til em forma de trabalho realizado pela centr al de gerao de energia cuja eficincia conhecida. O aluno deve raciocinar de acordo com o conceito de eficincia para determinar a energia trmica adicionada ao ciclo d e potncia da instalao, para assim obter a energia trmica adicionada ao ciclo (calor absorvido), e com ela, determinar tambm o calor rejeitado. O aluno deve observar que uma frao do calor rejeitado aproveitada, sensdo que o va lor restante aquele que transferido para o reservatrio ambiental.

----------------------------------------------------------------------------------------------Exerccio 6 Um arranjo pisto cilindro contm inicialmente 0,4 m3 de ar a 100 kPa e 80 oC. O ar ento comprimido at 0,1 m3 de tal maneira que a temperatura dentro do cilindro perm anece constante. Determine o trabalho realizado durante esse processo. Dicas para soluo O ar em um arranjo pisto cilindro comprimido isotermicamente. O trabalho de front eira deve ser determinado. Como parte da soluo, e considerando os dados oferecidos , o aluno deve desenhar o processo num diagrama P-V. O ar para o caso pode ser considerado um gs ideal, sendo que para a condio do probl ema, existe uma relao determinada entre a presso e o volume que permite a execuo da i ntegral para a determinao do trabalho, que pelo fato de ser um trabalho de compres so realizado sobre o sistema com as consequncias pertinentes.

Anda mungkin juga menyukai