Anda di halaman 1dari 52

EPIDEMIOLOGIA DA DOENA CRIE DENTRIA

Prof.: Urubatan Medeiros Carolina Borges

EPI + DEMOS+ LOGOS= EPIDEMIOLOGIA

BIOESTATSTICA x EPIDEMIOLOGIA

EPIDEMIOLOGIA
Conceito: o estudo da distribuio do estado ou eventos de sade-doena e de seus determinantes em populaes especficas, e a aplicao desse estudo para o controle dos problemas de sade.

(Last, JM. A Dictionary of Epidemiology, 2 ed. New York, Oxford University Press, 1988.)

PRESSUSPOSTOS BSICOS DA EPIDEMIOLOGIA:

A ocorrncia e distribuio dos eventos relacionados sade no se do por acaso

Existem fatores determinantes das doenas e agravos da sade que, uma vez identificados, precisam ser eliminados, reduzidos ou neutralizados.

RACIOCNIO EPIDEMIOLGICO:
1. Suspeita em relao a uma possvel influncia de um fator na ocorrncia de uma doena ( prtica clnica, a anlise de padres da doena, observaes de pesquisa laboratorial ou especulao terica). 2. Formulao de uma hiptese especfica. 3. Teste da hiptese atravs de estudos epidemiolgicos que incluem grupos adequados de comparao para: Determinar da existncia de uma associao estatstica Avaliar a validade de qualquer associao estatstica ( acaso, vis...)

O CONTEXTO ATUAL DA EPIDEMIOLOGIA:

Transio Epidemiolgica:
O desenvolvimento tecnolgico na rea da sade contribuiu para a reduo das doenas infecciosas e, associado mudana do perfil etrio, houve um aumento do papel das doenas no infecciosas. Com isso, o declnio da importncia das doenas infectocontagiosas se acompanha de um olhar sobre o papel do ambiente, da nutrio, dos modos de vida, sobre o perfil de morbi-mortalidade da populao.

EPIDEMIOLOGIA DA DOENA CRIE:

INDICADORES EPIDEMIOLGICOS:

ndices: Indicam a frequncia com que ocorrem certas doenas e eventos na comunidade, podendo incluir ou no, uma indicao do grau da severidade da doena.

Quando os ndices so usados???

UTILIZAO DOS NDICES:

Via de regra, os ndices so empregados em estudos de prevalncia e incidncia.

UTILIZAO DOS NDICES:

Prevalncia: Frequncia de casos de uma doena, existente em um dados momento. uma medida esttica, casos existentes detectados atravs de 1 nica observao
Tendo em vista as metas da OMS-FDI para o ano 2000 (FDI;5 1982), destaca-se que 73,7% da populao registraram, aos 12 anos, valores menores ou iguais a 3 para o ndice CPO.
( NARVAI, PC. et al. ,Prevalncia de crie em
dentes permanentes de escolares do Municpio de So Paulo, SP, 1970-1996. Rev. Sade Pblica vol.34 n.2 So Paulo Apr. 2000 ).

Distribuio percentual dos valores do ndice CPOD aos 12 anos de idade, no Municpio de So Paulo em 1986 e em 1996. Fonte: Brasil 1988, So Paulo ( Estado) 1997.

Prevalncia de fluorose dentria aos 12 anos de idade, segundo o tipo de escola, no Municpio de So Paulo em 1996.Fonte: SES-SP/FSP-USP 1997

UTILIZAO DOS NDICES:

Incidncia: Frequncia com que surgem novos casos de uma doena, num intervalo de tempo. uma medida dinmica, refere-se uma mudana de estado de sade, casos novos detectados atravs de mais de uma observao. Est associado ao risco de adoecimento. Em Porto Alegre, foram observadas altas taxas de incidncia de cncer de boca, ajustadas por idade pela populao mundial, em ambos os sexos (8,3/100.000 em homens e 1,4/100.000 em mulheres), encontrando-se entre as mais elevadas do mundo.

(Franceschi S, Bidoli E, Herrero R, Munoz N. Comparison of cancers of the oral cavity and pharynx worldwide:etiological clues. Oral Oncol. 2000 Jan;36(1):106-15.)

ndice e Indicadores:

ndice e indicadores so termos com significados diferentes. Enquanto o primeiro sempre se expressa por valores numricos, os indicadores de sade possuem um sentido mais amplo e podem incluir tanto alguns ndices quanto informaes qualitativas como condies de vida, acesso a servios de sade, etc.

CRITRIOS IMPORTANTES PARA UM NDICE:

Aceitabilidade: deve ser prtico e aceitvel para o paciente, no causando dor ou incmodo; Clareza, simplicidade e objetividade: o examinador deve ser capaz de memorizar suas regras e critrios de maneira a aplic-los com naturalidade e sem perda de tempo durante o trabalho de campo; Pertinncia: deve haver uma relao entre o ndice utilizado e a doena que est sendo estudada;

CRITRIOS IMPORTANTES PARA UM NDICE:

Confiabilidade: deve ser suficientemente padronizado e confivel para permitir comparaes entre diferentes examinadores e entre exames, em diferentes momentos, como em estudos longitudinais; Anlise estatstica: deve permitir a quantificao numrica e, portanto, a anlise estatstica. O ndice deve manter sua validade quando submetido a tratamento estatstico.

Foi um mtodo combinado da Organizao Mundial de Sade, um conjunto de indicadores de sade bucal do qual fazem parte ndices como os de fluorose e crie. O formulrio da OMS, verso 1997, foi desenhado para cobrir as exigncias de estudos epidemiolgicos destinados ao planejamento, acompanhamento e reformulao de servios de sade bucal em crianas e em adultos.

AVALIAO BSICA DE SADE BUCAL E NECESSIDADE DE TRATAMENTO:

( Oral Health Surveys: Basic Methods WHO, 1997)

EPIDEMIOLOGIA DA CRIE DENTAL:

Fatores que interferem na Epidemiologia da Crie Dental: Idade Sexo Grupo tnico Condies Sociais

IDADE:

Existe uma correlao positiva entre idade e prevalncia de crie.

Perodos alternados: Exacerbao aguda Inatividade Progresso lenta

SEXO:

Observao de maior prevalncia no sexo feminino at os 18 anos de idade. Hiptese: dentio erupciona mais cedo

GRUPO TNICO

Confundidor A prevalncia independe do grupo tnico Hbitos semelhantes Prevalncia semelhante

ESCORES PARA CPO-D

PELA OMS IDADE DE 12 ANOS: Muito baixo: 0,0 a 1,1 Baixo: de 1,2 a 2,6 Moderado: de 2,7 a 4,4 Alto: de 4,5 a 6,5 Muito alto: acima de 6,6

INDICADORES DE CRIE DENTAL:

Indicadores de Crie Dental:

Unidades de Medida:

Unidade Indivduo: significa que estamos contando quantos indivduos


apresentam a doena, independente da quantidade de dentes que possam estar afetados;

Unidade dente: quantos dentes, em cada pessoa, esto afetados pela


doena;

Unidade superfcie: considerando que cada dente possua 5


superfcies, desejamos saber quantas superfcies totais esto afetadas pela doena, em uma pessoa;

Unidade Leso: Podemos ter, em cada superfcie, mais de uma leso.


So contadas as leses que cada indivduo apresenta

Unidade Grau de severidade da leso: Podemos ter leses com


grau de severidade diferentes. Nesta situao o tipo de leso ( mancha branca cavitada, leso incipiente de esmalte, leses de dentina) categorizado de acordo com sua severidade

Indicadores de Crie dental:


ndice de Knutson ( Unidade indivduo): Divide os Indivduos em dois grupos


Indivduos que Tem o tiveram Experincia com A doena. Indivduos que nunca tiveram experincia com a doena. O clculo feito atravs de uma proporo. O resultado dado em percentual. Ex: 95% da populao com 20 anos apresentam a doena ou suas sequelas. Logo, 5% nunca exibiu sinais da doena.

Indicadores de Crie dental:

ndice CPO-D ( Unidade Dente):


Foi proposto por Klein & Palmer e representa a mdia do nmero total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados em um grupo populacional. Em um nico indivduo, o CPO.D ser a soma das condies encontradas em cada dente Ao realizar um levantamento epidemiolgico consideramos apenas 28 dentes. Logo, o CPO.D mximo por indivduo igual a 28.

Indicadores de Crie dental:


ndice CPO.D ( Unidade dente): C ( cariado) P ( perdido) O (obturado). No ndice possvel perceber a histria anterior da doena ( obturados + extrados) e a histria atual da doena ( extrao indicada e cariados). Os componentes extrao indicada (Ei) + extrados (E) formam, no conjunto, os dentes perdidos (P).

Indicadores de Crie dental:

ndice CPO-D ( Unidade dente):


Critrios para exame:
considerado como CARIADO : Que apresenta leso clnica bvia. Existe uma cavidade definida em que o prprio exame visual suficiente para diagnosticar; Evidncia de esmalte socavado Em sulcos e fissuras com reteno de explorador, desde que exista dentina amolecida ou opacidade de esmalte Em faces proximais se o explorador prende Em casos que o explorador penetra entre dente e restaurao Quando houver restaurao deficiente com infiltrao ou fraturas

Indicadores de Crie dental:


ndice CPO-D ( Unidade dente): Critrios para exame: considerado um dente OBTURADO:
Apresenta uma coroa artificial em bom estado O dente est perfeitamente restaurado com material definitivo como ouro, amlgama, resina,etc.

Indicadores de Crie dental:



ndice CPO-D (Unidade dente): Critrios para exame: Dentes considerados EXTRADO:
Ausente da boca depois do perodo em que normalmente deveria ter feito sua erupo, em decorrncia da doena crie. Esse critrio no pode ser utilizado para a dentio decdua pela existncia de perdas dentrias fisiolgicas ocorridas pela exfoliao natural da dentio decdua.

Indicadores de Crie dental:


ndice CPO-D (Unidade dente): Critrios para exame: Dente como EXTRAO INDICADA:
Que apresente cavidades abertas e sinais bvios de exposio ou morte pulpar Que apresente uma leso profunda, prxima polpa, em que tudo leve a crer que a polpa ser exposta quando se intencionar preparar uma cavidade para posterior restaurao.

Indicadores de Crie dental:


ndice CPO-D ( Unidade dente): Observaes complementares:

Dente Hgido: o dente ntegro. Dente erupcionado:


Para incisivos e caninos: o comprimento da coroa deve ser pelo menos igual largura. Para pr-molares: toda a superfcie oclusal dever estar exposta. Para molares: pelo menos 2/3 da superfcie oclusal dever ser exposta

No se consideram extrados os dentes ausentes congenitamente ( anodontias) e os extrados por razes ortodnticas ou em decorrncia de acidentes traumticos.

Quando o decduo no mais se encontrar na cavidade bucal e o permanente ainda no fez sua erupo. O dente permanente estar ausente.

Indicadores de Crie dental:

ndice c.e.o (Unidade dente):


Proposto por Gruebbel, adaptao do ndice CPO.D para a dentio decdua. Representa a mdia de dentes decduos cariados ( C), com extrao indicada ( e) e obturados ( O) por criana. Este ndice no considera o componente extrado, tendo em vista que os dentes decduos sofrem processo de exfoliao natural, que no tem nenhuma relao com a doena crie. O mximo c.e.o por criana , ento, 20.

O Componente c fortemente predominante aos 3 e 4 anos, mas aos 5 e 6 anos h um crescimento na representatividade dos dentes restaurados.

Indicadores de Crie dental:


ndice de Sloman ( Unidade dente): Baseia-se nos mesmos critrios do CPO.D, sendo utilizado apenas para a dentio permanente. Neste ndice, utiliza-se o resultado obtido pelo CPO.D, por pessoa, e divide-se por 32. sendo, portanto, uma proporo de dentes cariados, perdidos e obturados por pessoa.

Indicares de Crie dental:


Outros ndices com unidade dente: I. ndice de Dentes Funcionais ( IDF): IDF= o+h/n II. ndice de Equivalncia a dentes saudveis: T-health= ( Hx4) + (cx1) + (Ox1)/6

Indicadores de Crie Dental:


ndice CPO.S ( Unidade Superfcie): uma adaptao do CPO unidade superfcie dentria. Foi proposto por Klein, Palmer & Knutson e representa o nmero mdio de superfcies CPO por indivduo. Cada dente considerado como sendo possuidor de 5 superfcies. O nmero mximo CPO.S por pessoa de 140.

Indicadores de Crie Dental:


Unidade Leso:
No existe nenhuma proposta explcita para esta unidade por nenhum autor. Neste caso, o ndice seria o nmero de leses independentes encontradas em cada indivduo. Para a populao, o ndice representado pela mdia aritmtica dos valores dos indivduos. Existe o perigo de entre um e outro exame as leses independentes coalescerem modificando, para menos, o valor do ndice.

Indicadores de Crie dental:

ndice de Mellanby ( Unidade Grau de Severidade da leso): Atribui-se uma nota a cada dente, de acordo com a severidade da leso cariosa:

Zero: sem leso cariosa 1: leso em estado inicial 2: leso em estgio moderado 3: leso em estgio avanado

Para o clculo do ndice, divide-se o total das notas pelo nmero de dentes examinados

ndice de Higiene Oral Simplificado - IHO.S

1)

Este ndice foi proposto por Greene & Vermillion (1964) com o propsito de:

Estudar a epidemiologia da doena periodontal; 2) Verificar a eficincia de mtodos de escovao; 3) Verificar os efeitos de programas de educao para a sade bucal.

Foi um dos primeiros ndices a introduzir a noo de exames simplificados na Odontologia.

ndice de Higiene Oral Simplificado - IHO.S

Para observarmos os valores do IHO.S necessrio utilizar substncias evidenciadoras de placa bacteriana. Essas substncias facilitam a visualizao da localizao do biofilme dental, porm possvel visualiz-lo sem o uso delas ( IPV) Os evidenciadores mais utilizados so: fucsina bsica, eritrosina, marrom de bismarck, verde malaquita e violeta de genciana

ndice de Higiene Oral Simplificado - IHO.S

No IHO.S examinamos apenas algumas superfcies especficas de dentes selecionados e, segundo os autores, se nestas superfcies encontrarmos uma certa quantidade de placa sinal que nas demais tambm a encontraremos. So estas:
Vestibular do 1 molar superior direito Vestibular do 1 superior esquerdo Vestibular do incisivo central superior direito Lingual do 1 molar inferior esquerdo Lingual do 1 molar inferior esquerdo Vestibular do incisivo central inferior esquerdo

ndice de Higiene Oral Simplificado - IHO.S

OBSERVAO: No caso do dente-ndice estar ausente, deve-se subsititu-lo pelo subsequente.

ndice de Biofilme Visvel - IBV

Baseia-se na presena ou ausncia de placa nas superfcies vestibular, mesial, distal e ligual. O resultado fornecido em percentuais de superfcies com placa em relao ao total das que foram examinadas. O IBV deve ser realizado sem auxlio de explorador, apenas de espelho.

ndice de Biofilme Visvel - IBV


Materiais e mtodos durante o exame: Superfcie deve estar seca, com auxlio de seringa trplice e isolamento relativo. Local deve estar bem iluminado para facilitar a visualizao. Clculo: Total de faces: 113 Escores: Faces com biofilme visvel: 99 Zero: ausncia de placa 113 100 x= 87,61% 99 x 1: presena de placa

ndice de Sangramento Gengival:

Junto com o IPV tem a funo de verificar reas com necessidade de tratamento periodontal, hbitos de higiene bucal do paciente. Instrumental utilizado para a verificao do sangramento a sonda periodontal milimetrada. Escores:
Zero: ausncia de sangramento 1: presena de sangramento

ndice de Sangramento Gengival:

Materiais e mtodos utilizados durante exame: O ISG deve ser realizado com a cavidade bucal seca, com isolamento relativo. A sonda periodontal deve ser percorrer o dente da distal para a mesial, e dos dentes posteriores para os anteriores ( de trs para frente). De preferncia toda a vestibular dos elementos e em seguida, a lingual. A sonda periodontal introduzida levemente no sulco ( ou bolsa) gengival.

ndice de Sagramento Gengival:


Clculo: Da mesma maneira que o IBV, deve ser feito uma regra de trs. Total de faces: 113 Faces com sangramento: 99 100 x

113 99

x=87,61%

O planejamento das atividades de aten o sade, sejam elas preventivas, educativas ou curativas, numa abordagem individual ou coletiva, necessita ser baseado em informaes e dados, o mais realistas possvel, fornecendo um panorama da quantidade e da intensidade com que um determinado problema atinge os diferentes grupos que compem a populao qual se destina o programa de atendimento.
(SILVEIRA, et al.,2002, Pesqui Odontol Bras 2002;16(2):169-174.)

Anda mungkin juga menyukai