Anda di halaman 1dari 9

Ministrio do Trabalho e Emprego Secretaria de Inspeo do Trabalho Departamento de Segurana e Sade no Trabalho

8 REUNIO ORDINRIA DA CNTT NR 12

Data: 13 e 14 de Agosto de 2012. Local: FECOMRCIO Rio de Janeiro/RJ Participantes: Aida Becker (SRTE/RS), Ricardo Rosa (SRTE/SP), Adilma Oliveira da Silva (CUT), Eduardo F. Michelon (ABRAMEQ), Eva Pires (DSST/SIT), Fbio Belm Coqueiro (CNC), Geordeci Souza (CUT), Hildeberto Jnior (SRTE/SP), Joo Baptista Beck Pinto (ABIMAQ-RS), Jos Amauri Martins (SINDISEG), Jos Carlos Freitas (CNI), Leonardo A. do Nascimento (Payback), Natan Schiper (CNC), Paulo Deni Farias (CNI), Paulo Sillas (SRTE/AM), Ricardo Rosa (SRTE/SP), Roberto Giuliano (FUNDACENTRO), Roberto Misturini (SRTE-RS) e Slvio Clavijo (Excellenge).

Ausncia Justificada: Aparecido Alves Tenrio (UGT), Sidney Esteves Peinado (SIAMFESP).

Abertura A reunio foi iniciada, seguindo a pauta, com a leitura da ata da reunio anterior, que foi aprovada e encaminhada para publicao no site do Ministrio do Trabalho e Emprego. Iniciou-se a reunio expondo a questo sobre RTP RTQ do INMETRO, j que no ser possvel elaborar os requisitos apenas fazendo meno a outras normas tcnicas. A Coordenadora da Comisso informou sobre o grupo formado por membros da Bancada do Governo da CNTT-NR-12 com os membros da Bancada do Governo no CPN-NR-18 para a discusso sobre norma de elevadores. O Coordenador da Bancada dos Empregadores na CNTT-NR-

12 ressaltou que os empregadores Auditores Fiscais do Trabalho solicitam, de forma recorrente, a automao do elevador. Discutiu-se sobre a necessidade de material ilustrado sobre a NR-12. A Coordenadora da Comisso ressaltou a prerrogativa legal que possibilita o MTE de contar com assessores tcnicos, alm de AFT, para participarem de reunies da Comisso. Foi suscitada a questo da aprendizagem, conforme item 12.137, tendo-se proposto que a questo seja encaminhada diretamente pelo interessado SIT. Foi lida uma carta do SENAI/SP, a qual solicita a alterao do item 12.137 da NR-12, tratando de questo relativa ao trabalho do menor aprendiz, sendo que esse assunto deve ser tratado em outra instncia do MTE, e no na CNTT. Discutiu-se sobre a questo das mquinas para cortume/calados, tendo-se ressaltado sobre a necessidade de se encontrar uma forma de restringir a entrada, no pas, de mquinas no adequadas ao setor. O Sr. Mrcio Millan informou sobre o lanamento de Cartilha, prevista para o dia 08 de novembro de 2012, em So Paulo, data coincidente com o Dia Nacional do Supermercado. Informou, ainda, que, ao final de Setembro, ser enviada a cartilha a todos da Comisso, via postal. Em relao ao item 12.111 (atual 12.12.1) acerca de quando seria necessria a manuteno prevista no item, ressaltando-se a necessidade de que o item deve ser reescrito. Rediscutiu-se a modificao ocorrida no item 12.12.1.1, acrescendo-se a expresso no previstas pelo fabricante, aprovado o texto da seguinte forma:

12.12.1.1. As manutenes no previstas pelo fabricante, com potencial de causar acidentes graves, devem ser objeto de planejamento e gerenciamento efetuado por profissional legalmente habilitado.

Foi alterado o item 12.12.2.1, corrigindo-se a descrio de SESMT. Analisaram-se os itens 12.7.1 c/c 12.7.1.1 c/c 12.7.3, ressaltando-se que no h previso para a existncia de escadas mveis, para subir na plataforma mvel prevista. Foi definida nova ordem para as disposies dos itens. Aprovou-se definio de Sistema de controle de acesso de pessoas, referente ao item 12.5.14, a ser contida no Glossrio, da seguinte forma:

Sistema de controle de acesso de pessoas: Sistema de segurana geralmente associado a protees distantes, com a finalidade de permitir o reincio das funes perigosas da mquina ou equipamento aps validao possvel de ser concluda exclusivamente pelas pessoas que adentraram a zona de perigo, depois de terem dela sado completamente.

Foi apresentada a seguinte proposta para incluso de item referente a Burla, no item 12.15, a qual no foi aprovada.

Foi apresentada a seguinte proposta para alterao da definio de burla no glossrio da norma, que foi aprovada pelas bancadas:

BURLA: Ato de anular, de maneira simples, o funcionamento normal e seguro de dispositivos ou sistemas da mquina, utilizando para acionamento quaisquer objetos, como, por exemplo, parafusos, agulhas, peas em chapa de metal, objetos de uso dirio (como chaves e moedas), ou ferramentas necessrias utilizao normal da mquina.

Foi proposta a insero do seguinte item no corpo da Norma, cuja aprovao encontra-se pendente para anlise pelas trs bancadas. 12.5.4 proibida a operao de mquinas e equipamentos com os dispositivos ou sistemas de segurana neutralizados ou burlados. Foi proposta a insero do seguinte item no corpo da Norma, que foi rejeitada pelas trs bancadas. 12.5.4 proibida a operao de mquinas e equipamentos com os dispositivos ou sistemas de segurana neutralizados ou burlados.

Foi proposta nova redao para o item 12.14, da seguinte forma.

12.4.14. Quando indicado pela apreciao de risco a necessidade de categoria de segurana 2, 3 e 4, o circuito eltrico do comando da partida e parada do motor das mquinas e equipamentos deve: a) possuir, no mnimo, dois contatores com contatos positivamente guiados, ligados em srie, monitorados por interface de segurana ou de acordo com os padres estabelecidos pelas normas tcnicas oficiais vigentes e, na ausncia ou omisso destas, pelas normas tcnicas internacionais aplicveis; ou b) utilizar inversor ou conversor de frequncia que atenda aos requisitos da categoria de segurana requerida.

12.4.14.1. Quando utilizado inversor ou conversor de frequncia que no atenda categoria de segurana requerida, o circuito eltrico do comando da partida e parada do motor das mquinas e equipamentos deve possuir um ou mais contatores com contatos positivamente guiados, ligados em srie com o inversor ou conversor de frequncia, monitorados por interface de segurana, ou de acordo com os padres estabelecidos pelas normas tcnicas oficiais vigentes e, na ausncia ou omisso destas, pelas normas tcnicas internacionais aplicveis.

Aprovou-se a retirada do item 12.17.8.1, em razo de j encontrar previso no Anexo de Injetoras:

12.17.8.1. Fica dispensada a exigncia do item 12.17.8 para os operadores de injetoras com curso de capacitao conforme o previsto no item 12.17.13 e seus subitens.

Decidiu-se por no discutir sobre a seguinte questo, j que, at a entrada em vigncia da NR-12, no haver mais esse problema.

At a data da vigncia desta Norma, ser considerado capacitado o trabalhador que possuir comprovao por meio de registro na Carteira de

Trabalho e Previdncia Social - CTPS ou registro de empregado de pelo menos dois anos de experincia na atividade e que receba reciclagem conforme o previsto no item 12.17.10 desta Norma.

No item 12.17.11, aprovou-se o acrscimo da palavra equipamentos. 12.17.11. A funo do trabalhador que opera e realiza intervenes em mquinas ou equipamentos deve ser anotada no registro de empregado, consignado em livro, ficha ou sistema eletrnico e em sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS. Aprovou-se a retirada dos itens 12.17.13, 12.17.13.1 e 12.17.14, por estarem tambm previstos no Anexo de Injetoras.

12.17.13. O curso de capacitao para operadores de mquinas injetoras deve possuir carga horria mnima de oito horas por tipo de mquina citada no Anexo IX desta Norma.

12.17.13.1. O curso de capacitao deve ser especfico para o tipo da mquina ou equipamento em que o operador ir exercer suas funes e atender ao seguinte contedo programtico: a) histrico da regulamentao de segurana sobre a mquina ou equipamento especificada especificado; b) descrio e funcionamento; c) riscos na operao; d) principais reas zonas de perigo; e) medidas e dispositivos de segurana para evitar acidentes; f) protees - portas, e distncias de segurana; g) exigncias mnimas de segurana previstas nesta Norma e na NR 10 NR-10; h) medidas de segurana para injetoras eltricas e hidrulicas de comando manual; e i) demonstrao prtica dos perigos e dispositivos de segurana.

12.17.14. O instrutor do curso de capacitao para operadores de injetora deve, no mnimo, possuir: a) formao tcnica em nvel mdio; b) conhecimento tcnico de mquinas e equipamentos utilizados utilizadas na transformao de material plstico materiais plsticos e termofixos; c) conhecimento da normatizao tcnica de segurana; e d) capacitao especfica de formao.

A bancada dos trabalhadores manifestou-se pela necessidade de incrementar a carga horria para os operadores de injetora, tendo sido proposto que fosse inserida clusula no Anexo especfico indicando que pode ser estabelecida disposio em conveno coletiva acerca da matria. Decidiu-se que a matria deve ser objeto de discusso entre os Sindicatos Patronal e dos Empregadores. Foi aprovado o acrscimo da expresso quando a anlise de risco assim indicar, no item 12.9.1.2.1, alnea c, que passou a ter a seguinte redao:

c) existncia de procedimentos de segurana e permisso de trabalho que exijam, quando a anlise de risco assim indicar, equipes compostas por, pelo menos, dois trabalhadores.

Aprovou-se a alterao do item 12.7.13.1 (antigo 12.76.1), cujo novo teor se transcreve: 12.7.13.1. As gaiolas de proteo devem ter dimetro de 0,65m (sessenta e cinco centmetros) a 0,80 m (oitenta centmetros), conforme Figura 4 C, do Anexo III e: a) possuir barras verticais com espaamento mximo de 0,30m (trinta centmetros) entre si e distncia mxima de 1,50m (um metro e cinquenta centmetros) entre arcos, conforme figuras 4A e 4B, do Anexo III; ou b) vos entre arcos de, no mximo, 0,30m (trinta centmetros), conforme Figura 3 do Anexo III, dotadas de barra vertical de sustentao dos arcos.

Em relao ao Anexo I, discutiu-se sobre a necessidade de inserir disposio sobre a forma de solucionar eventuais dvidas quando houver conflitos entre normas especficas e as disposies dos Anexos da NR-12, tendo a discusso ficado pendente para anlise pelas trs bancadas. Foi aprovada a seguinte proposta de redao para o Anexo I, da NR-12.

Este Anexo estabelece referncias de distncias de segurana e requisitos para mquinas e equipamentos em geral, devendo ser observadas, quando for o caso, as disposies contidas em anexos e normas especficas.

Em relao aos Anexos da NR-12, aprovou-se a retirada das especificaes dos anos das normas internacionais utilizadas. Em relao ao Anexo I, da NR-12 discutiu-se sobre as repercusses de se fazer meno a normas EN. Deixou-se a discusso sobre a questo pendente para anlise pelas trs bancadas.

Foi aprovada a alterao do ttulo do Anexo I, que passa a ter a seguinte redao:

DISTNCIAS DE SEGURANA PARA BARREIRAS FSICAS E REQUISITOS PARA O USO DE DETECTORES DE PRESENA OPTOELETRNICOS

Foi proposta a anlise do item C, do Anexo I, da NR-12, por todas as bancadas, para discusso em prxima reunio da Comisso. Foi apresentada proposta de texto para dobradeira, que dever ser reorganizado, para apresentao em prxima reunio de CNTT-NR-12. Em relao ao anexo Anexo II, foi proposta a seguinte redao:

1. A capacitao para intervenes seguras em mquinas e equipamentos deve abranger etapas tericas e prticas, contendo, no mnimo: e) princpios de segurana na utilizao da mquina ou equipamento; a) identificao e descrio dos riscos associados mquina ou equipamento; b) identificao e descrio dos sistemas de segurana (finalidade, funcionamento, testes, limitaes, etc.);

g) mtodo de trabalho seguro; c) como e em que circunstncias uma proteo pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeo ou manuteno; c) procedimentos relativos eventual remoo das protees, quando for o caso (quem, quando, como e responsabilidades). i) sistema de bloqueio de funcionamento da mquina e equipamento durante operaes de inspeo, limpeza, lubrificao e manuteno. d) o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteo foi danificada ou se perdeu sua funo, deixando de garantir uma segurana adequada; d) conduta a partir da constatao de irregularidades dos sistemas de segurana da mquina ou do equipamento; f) segurana para riscos mecnicos, eltricos e outros relevantes; h) permisso de trabalho. Em relao ao item 12.17.4, a alnea e foi alterada, da seguinte forma: 12.17.4. A capacitao deve: b) ser custeada pelo empregador; e) conter as informaes de segurana especficas para a(s) mquina(s) e/ou equipamento(s) os quais o trabalhador venha a operar ou neles intervir; f) ser ministrada por trabalhadores ou profissionais qualificados, com superviso de profissional legalmente habilitado que se responsabilizar pela adequao do contedo, forma, carga horria, qualificao dos instrutores e avaliao dos capacitados Foi proposta a insero do seguinte item, com numerao 12.17.9, que ficou pendente para anlise das bancadas:

12.17.9 Realizada a capacitao, o trabalhador somente poder operar a mquina ou equipamento ou neles intervir com acompanhamento ou sob superviso de outro trabalhador capacitado ou qualificado, por perodo a ser definido pelo profissional previsto no item 12.17.7. 12.17.9.1 Somente aps o perodo disposto no item 12.17.9, o trabalhador capacitado poder operar a mquina ou equipamento ou neles intervir sem

acompanhamento ou superviso de outro trabalhador capacitado ou qualificado. O AFT Paulo Sillas ficou responsvel por trazer prxima reunio nova figura para o Anexo I, da NR-12. Finalmente, decidiu-se por convidar, para a prxima reunio da Comisso, especialistas na rea de inversores de freqncia e em dobradeiras, visando ao saneamento de dvidas relativas aos referidos casos. Decidiu-se que os convites para a participao dos especialistas ser feito pelo AFT Ricardo Rosa e pelos Srs. Leonardo Nascimento, Slvio Clavijo e Jos Carlos, os quais ficaram tambm responsveis por elaborarem minuta com os questionamentos a serem feitos acerca dos temas. Os convidados devero comparecer segundo a seguinte distribuio: - dia 8 de outubro: visita dos especialistas em inversores de freqncia; - dia 9 de outubro: visita dos especialistas em dobradeiras.

Calendrio das prximas reunies (incio s 9:00hrs das segundas e trmino s 18:00hrs das quartas). 8, 9 e 10 de outubro de 2012 Porto Alegre/RS 12, 13 e 14 de novembro de 2012 Caxias do Sul/RS

Anda mungkin juga menyukai