Anda di halaman 1dari 14

Licitaes

Gustavo Justino de Oliveira*


* Ps-Doutor em Direito Administrativo pela Universidade de Coimbra (Portugal). Professor Doutor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da USP (Largo So Francisco), onde leciona na graduao e na ps-graduao. Foi Procurador do Estado do Paran por 15 anos e hoje Consultor em Direito Administrativo, Constitucional e do Terceiro Setor, em So Paulo. Autor dos livros Contrato de Gesto (Ed. RT), Consrcios Pblicos (Ed. RT), Direito Administrativo Democrtico (Ed. Frum), Parcerias na Sade (Ed. Frum), Direito do Terceiro Setor (Ed. Frum) e Terceiro Setor, Empresas e Estado (Ed. Frum).Autor de diversos artigos cientficos e Diretor da Revista de Direito do Terceiro Setor RDTS (Ed. Frum).

Noes introdutrias
A Constituio da Repblica prev em seu Captulo VII que trata da Administrao Pblica que, ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes da administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes (art. 37, inciso XXI). Segundo o art. 22, inciso XXVII da Carta Poltica, compete privativamente Unio legislar sobre normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no dispositivo acima citado, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do seu art. 173, 1., inciso III. Esse dispositivo prev que as regras de licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes das empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica devero observar os princpios da administrao pblica e estaro dispostas em seus estatutos jurdicos, os quais sero estabelecidos por lei. A fim de regulamentar o artigo 37, inciso XXI da Constituio da Repblica, foi publicada no dia 22 de junho de 1993 a Lei 8.666, a qual estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Licitaes

a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Subordinam-se tambm ao disposto na Lei 8.666, alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Importante citar a Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte que prev normas referentes participao de microempresas e empresas de pequeno porte em licitaes (arts. 42 a 49). A Lei 11.488, de 15 de junho de 2007, em seu artigo 34, determina a aplicao da Lei Complementar tambm s Sociedades Cooperativas. O Decreto 6.204, de 5 de setembro de 2007, regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte nas contrataes pblicas de bens, servios e obras, no mbito da administrao pblica federal. A recente Lei 12.232, de 29 de abril de 2010, dispe sobre as normas gerais para licitao e contratao pela administrao pblica de servios de publicidade prestados por intermdio de agncias de propaganda e d outras providncias. Para Odete Medauar (2010, p. 187), licitao
o processo administrativo em que a sucesso de fases e atos leva indicao de quem vai celebrar contrato com a Administrao. Visa, portanto, selecionar quem vai contratar com a Administrao, por oferecer proposta mais vantajosa ao interesse pblico. A deciso final do processo licitatrio aponta o futuro contratado.

Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2010, p. 350) define licitao como


o procedimento administrativo pelo qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem s condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionar e aceitar a mais conveniente para a celebrao de contrato.

Jos dos Santos Carvalho Filho entende a licitao como


[...] o procedimento administrativo vinculado por meio do qual os entes da Administrao Pblica e aqueles por ela controlados selecionam a melhor proposta entre as oferecidas pelos vrios interessados, com dois objetivos a celebrao de contrato, ou a obteno do melhor trabalho tcnico, artstico ou cientfico. (CARVALHO FILHO, 2009, p. 226)
2 Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Licitaes

Quadro normativo referente a licitaes:


Constituio Federal Lei 8.666/93 Lei Complementar 123/2006 Lei 11.488/2007 Decreto 6.204/2007 Lei 12.232/2010 Arts. 42 a 49 Art. 34 Art. 37, inc. XXI Art. 22, inc. XXVII

Princpios
Conforme j apontado por Maria Sylvia Di Pietro (2010, p. 353-354)2, no h uniformidade entre os doutrinadores na indicao dos princpios informativos da licitao. Sendo assim, buscar-se- tratar no presente material os principais princpios elencados por diversos autores nacionais como especficos licitao.
2

Formalismo
O artigo 4.da Lei 8.666/93 determina que todos os integrantes da licitao tm o direito subjetivo observncia dos trmites legais definidores do procedimento. Maral Justen Filho ao tecer comentrios acerca do referido dispositivo denota que A Lei e o Edital estabelecem a ordenao a ser observada. O descumprimento das fases e sequncias estabelecidas acarreta o vcio do procedimento como um todo. Em seguida, o referido doutrinador estabelece um paralelo entre o devido processo legal e o por ele denominado devido procedimento licitatrio. A expresso demonstra que o processo licitatrio se trata de uma srie de atos encadeados e preordenados, percorrendo todas as formalidades legais. Assim sendo, o respeito s formalidades procedimentais acarretar presuno de que tenha se obtido resultado mais satisfatrio ao interesse pblico. Para o autor, esse princpio tem o claro objetivo de proteo aos administrados, como decorrncia lgica do princpio da indisponibilidade do interesse pblico (JUSTEN FILHO, 2009, p. 96-99).
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 3

Segundo a autora: Jos Roberto Dromi (1975, p. 134) indica dois: o da livre concorrncia e o da igualdade entre os concorrentes; Sayaguz Laso (1940, p. 52-53) tambm aponta dois: o da igualdade de todos frente Administrao e o estrito cumprimento do edital; Adilson Abreu Dallari fala em trs princpios: os da igualdade, publicidade e rigorosa observncia das condies do edital (1973, p. 33); a esses trs Celso Antonio Bandeira de Mello (1980, p. 2) acrescenta o da possibilidade do disputante fiscalizar o atendimento dos princpios anteriores. Hely Lopes Meirelles (2003, p. 265) relaciona maior nmero de princpios: procedimento formal, publicidade, igualdade entre os licitantes, sigilo das propostas, vinculao aos termos do instrumento convocatrio, julgamento objetivo e adjudicao compulsria.

Licitaes

De acordo com Hely Lopes Meirelles (2010, p. 282) o princpio do procedimento formal no deve ser aplicado de maneira absolutamente irrestrita, uma vez que diante de omisses ou irregularidades irrelevantes, que no causem prejuzo aos concorrentes ou Administrao Pblica, no ser compulsria a necessidade de anulao do procedimento ou inabilitao do concorrente.

Igualdade
De acordo com Celso Antonio Bandeira de Mello (2007, p. 514), o referido princpio impe tratamento isonmico a todos os participantes do processo licitatrio, bem como que a Administrao oportunize sua disputa a quaisquer interessados que possam oferecer as indispensveis condies de garantia e que dele desejam participar. Hely Lopes Meirelles (2010, p. 283) explica que a igualdade entre os licitantes princpio impeditivo da discriminao entre os participantes do certame, quer atravs de clusulas que, no edital ou convite, favoream uns em detrimento de outros, quer mediante julgamento faccioso, que desiguale os iguais ou iguale os desiguais. O princpio da igualdade est expresso no artigo 3., 1., inc. I, da Lei 8.666/93. No entanto, conforme afirma Maria Sylvia Di Pietro, no mesmo artigo encontram-se algumas excees ao referido princpio. Dentre tais excees, destaca-se aquela prevista no 2. do art. 3. da referida Lei, o qual assegura, em igualdade de condies, como critrio de desempate, preferncia, sucessivamente, aos bens e servios: I-produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; II-produzidos no Pas; III-produzidos ou prestados por empresas brasileiras; IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. Alm das excees do princpio da isonomia previstas na Lei 8.666/93, aponta a autora supracitada que a Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, criou outras excees em favor das microempresas e empresas de pequeno porte (DI PIETRO, 2010, p. 355-356). Consoante Celso Antonio Bandeira de Mello (2007, p. 515) os benefcios concedidos s microempresas e empresas de pequeno porte correspondem, na verdade,
4 Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Licitaes

[...] um exemplo paradigmtico da aplicao positiva (ou seja, no meramente negativa) do princpio da igualdade, o qual, como sabido, conforta tratamentos distintos para situaes distintas, sempre que exista uma correlao lgica entre o fator discriminante e a diferena de tratamento.

Jurisprudncia:  STF, ADI 2.716, rel. Min. Eros Grau, j. 29/11/2007;  TCU, Acrdo 1.231/2008, Plenrio, rel. Min. Guilherme Palmeira.

Sigilo na apresentao das propostas


A Lei 8.666/93 no prev expressamente o princpio do sigilo na apresentao das propostas, mas prescreve, em seu artigo 3., 3., que o seu contedo no pblico nem acessvel ao pblico at o momento previsto para sua abertura. Explica Hely Lopes Meirelles que tal princpio consectrio da igualdade entre os licitantes, pois ficaria em posio vantajosa o proponente que viesse a conhecer a proposta de seu concorrente antes da apresentao da sua. Observa ainda que A abertura da documentao ou das propostas ou a revelao de seu contedo antecipadamente, alm de ensejar a anulao do procedimento, constitui tambm ilcito penal, com pena de deteno e multa, conforme art. 94 da Lei 8.666 (MEIRELLES, 2010, p. 285).

Vinculao ao instrumento convocatrio


Previsto no artigo 41 da Lei 8.666/93, o referido princpio tratado por Jos dos Santos Carvalho Filho como garantia do administrador e dos administrados, isto, pois, significa que as regras traadas para o procedimento devem ser fielmente observadas por todos. Aduz o autor que atravs do princpio da vinculao ao instrumento convocatrio evita-se a alterao de critrios de julgamento, alm de dar a certeza aos interessados do que pretende a Administrao, bem como qualquer brecha que provoque violao moralidade administrativa, impessoalidade e probidade administrativa (CARVALHO FILHO, 2009, p. 235). Cumpre anotar lio de Maral Justen Filho (2009, p. 543), no sentido de que o edital o fundamento de validade dos atos praticados no curso da liEste material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 5

Licitaes

citao, na acepo de que a desconformidade entre o edital e os atos administrativos praticados no curso da licitao se resolve pela invalidade destes ltimos. E que o descumprimento s regras do edital acarreta a nulidade dos atos infringentes. Jurisprudncia:  STF, MS-AgR 24.555/DF, 1. T., rel. Ministro Eros Grau, j. 21/02/2006;  STJ, RMS 22.647/SC, 1. T., rel. Min. Denise Arruda, j. 10/04/2007.

Julgamento objetivo
Conforme estipula a Lei 8.666/93, com previso em seus artigos 3. e 44, a avaliao das propostas deve acontecer de maneira estritamente vinculada aos critrios legais e do edital. Hely Lopes Meirelles (2010, p. 286) explica que o referido princpio visa afastar o discricionarismo na escolha das propostas, obrigando os julgadores a aterem-se ao critrio prefixado pela Administrao, com o qu se reduz e se delimita a margem de valorao subjetiva, sempre presente em qualquer julgamento. Maral Justen Filho (2009, p. 587-588) aduz que existe discricionariedade no momento em que a Administrao Pblica elabora o edital, escolhendo os critrios de julgamento que acarretam na definio do tipo de licitao. Porm, para o autor, tal discricionariedade no pode existir no momento da avaliao das propostas. Ou seja, os critrios escolhidos pela administrao para elaborao do edital no podem ensejar subjetividade do julgador na seleo das propostas.

Adjudicao obrigatria
O princpio da adjudicao compulsria impe Administrao Pblica o dever de no atribuir o objeto a outrem, seno o vencedor do procedimento licitatrio. Hely Lopes Meirelles (2010, p. 286) explica que a adjudicao ao vencedor obrigatria, salvo se este desistir expressamente do contrato ou no o firmar no prazo prefixado, a menos que comprove justo motivo.

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Licitaes

Mister se faz destacar as diferenas entre adjudicao e celebrao do contrato, pois possvel para a Administrao Pblica revogar, anular ou adiar a celebrao do contrato. O que o princpio em tela veda que, enquanto vlida a licitao, o Poder Pblico celebre o contrato com sujeito diferente do que ofereceu a proposta definida como a mais vantajosa, assim como, enquanto vlida a licitao abra novo procedimento licitatrio com o mesmo objeto.

Economicidade
A economicidade, assim como a vantajosidade, que segundo Maral Justen Filho abrange a primeira, no passam de materializaes do princpio da eficincia, que por sua vez encontra estrutura na indisponibilidade do interesse pblico (JUSTEN FILHO, 2009, p. 64). Diante da escassez de recursos, a prpria Constituio Federal, principalmente a partir da edio da emenda 19, conhecida como Reforma Administrativa, impe o dever de otimizao na utilizao do patrimnio pblico. Nos termos da lavra do doutrinador supracitado: imperioso que a sua utilizao produza os melhores resultados econmicos do ponto de vista quantitativo e qualitativo (JUSTEN FILHO, 2009, p. 64). Deve-se destacar que esse princpio no permite a definio do objeto exclusivamente sob o aspecto econmico, e que tambm entrega uma margem discricionria ao agente pblico, para que em situaes concretas busque a resposta que possua maiores condies de satisfazer o interesse pblico.

Dispensa e inexigibilidade de licitao


O art. 37, inc. XXI da Constituio Federal ressalva obrigatoriedade de licitao os casos especificados na legislao, ou seja, em determinadas situaes no ser obrigatrio o processo licitatrio para realizao do contrato. Tais so os casos de dispensa e de inexigibilidade de licitao, respectivamente previstos nos artigos 24 e 25 da Lei 8.666/93. Haver dispensa somente nos casos especificados no artigo 24 da Lei de Licitaes. Entende-se que o rol de situaes previsto no referido dispositivo taxativo e que tais casos ensejam competitividade, sendo possvel efetuar licitao, mas s no so devido faculdade prevista na lei (MEDAUAR, 2010, p. 207).
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 7

Licitaes

Diversamente haver inexigibilidade quando determinada situao no possvel realizao do procedimento licitatrio em razo da impossibilidade de competio. Desse modo, conclui-se que as situaes previstas no artigo 25 da Lei 8.666/93 so exemplificativas, possibilitando ao administrador pblico, ainda que diante de uma situao no prevista legalmente, mas que no possibilite competitividade, justificadamente, deixe de realizar licitao. Conforme Maria Sylvia Di Pietro (2010, p. 365)
A diferena bsica entre as duas hipteses est no fato de que, na dispensa, h possibilidade de competio que justifique a licitao; de modo que a lei faculta a dispensa, que fica inserida na competncia discricionria da Administrao. Nos casos de inexigibilidade, no h possibilidade de competio, porque s existe um objeto ou uma pessoa que atenda s necessidades da Administrao; a licitao , portanto, invivel.

H autores que diferenciam ainda a licitao dispensada da licitao dispensvel, aduzindo, em sntese que nesta a lei autoriza a Administrao a, discricionariamente, deixar de realizar a licitao, ao passo que na primeira a lei, diretamente, dispensa a licitao, casos previstos no art. 17, incisos I e II da Lei 8.666/93 (ALEXANDRINO, et al., 2009, p. 547).

Modalidades
A Lei 8.666/93, em seu artigo 22, prev 5 (cinco) modalidades de licitao e veda expressamente a criao de outras ou a combinao das modalidades nela referidas (art. 22, 8.). No entanto, a Lei 10.520/2002 instituiu nova modalidade, qual seja, o prego. Desse modo, consoante a Lei de Licitaes e Contratos Administrativos, tem-se que a concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto (art. 22, 1.). Geralmente utilizada para contratos de grande valor, a concorrncia a modalidade de licitao que exige maior rigor formal e ampla divulgao, ou seja, a mais complexa das modalidades de licitao. Para celebrao de contratos relativos a obras, servios e compras de menor vulto do que os que necessitam de concorrncia, a tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao (art. 22, 2.). Importante ressaltar que a Administrao somente poder exigir do licitante no cadastrado os documentos previstos
8 Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Licitaes

nos arts. 27 e 31, que comprovem habilitao compatvel com o objeto da licitao, nos termos do edital (art. 22, 9.). A Lei 8.666/93 define o convite como a
modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual fixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. (art. 22, 3.)

Existindo na praa mais de trs possveis interessados, a cada novo convite, realizado para objeto idntico ou assemelhado, obrigatrio o convite a, no mnimo, mais de um interessado, enquanto existirem cadastrados no convidados nas ltimas licitaes (art. 22, 6.). Sendo impossvel a obteno de trs licitantes, as circunstncias que ensejaram tal impossibilidade devero ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetio do convite (art. 22, 7.). Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias (art. 22, 4.). Percebe-se que o que determina a necessidade de realizao de realizar a licitao na modalidade concurso a natureza do seu objeto, no o valor do contrato (ALEXANDRINO, et al., 2009, p. 586). Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de:  bens mveis inservveis para a Administrao;  produtos legalmente apreendidos ou penhorados;  bens imveis adquiridos em procedimentos judiciais ou mediante dao em pagamento, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao (art. 22, 5.). Prego a modalidade de licitao instituda pela Lei 10.520/2002 passvel de utilizao por todos os entes federados, para aquisio de bens e servios comuns, no se importando o valor do contrato. Consideram-se bens e servios comuns aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificaes usuais praticados no mercado (art. 1., pargrafo nico, Lei 10.520/2002).
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 9

Licitaes

Fases da licitao
As fases do processo licitatrio podem variar de acordo com cada modalidade de licitao. Na tomada de preos e no convite, por exemplo, a fase de habilitao simplificada; no prego h inverso da ordem de fase, de maneira com que a fase da habilitao seja realizada somente aps o julgamento da proposta. Assim, levando-se em conta o momento do anncio pblico da licitao, as fases so as seguintes: fase inicial, tambm denominada instaurao ou abertura, expressa pelo edital; habilitao; classificao; julgamento; homologao e adjudicao(MEDAUAR, 2009).

Edital
De acordo com Odete Medauar (2010, p. 199-200), depois de providncias internas da Administrao e do prvio exame e aprovao da respectiva assessoria jurdica, o edital publicado e partir da desencadeiam-se as demais fases, se houver propostas apresentadas. Maria Sylvia Di Pietro (2010, p. 390) explica que costuma-se dizer que o edital a lei da licitao mas prefervel dizer que a lei da licitao e do contrato, pois o que nele se contiver deve ser rigorosamente cumprido, sob pena de nulidade. O artigo 40 da Lei 8.666/93 prev dados que obrigatoriamente devem estar contidos no edital.

Habilitao
A habilitao a fase do certame licitatrio em que se objetiva a anlise das condies de qualificao daqueles que pretendem contratar com a administrao pblica, para que, conforme Odete Medauar, se verifique se os licitantes detm condies para celebrar e executar o futuro contrato (MEDAUAR, 2010, p. 201). A Constituio Federal de 1988 determina, em seu artigo 37, inciso XXI, que somente sero permitidas as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

10

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Licitaes

Por sua vez o artigo 27 da Lei 8.666/93, ao elencar os pressupostos exigveis pela Administrao Pblica para efeito de habilitao dos interessados em participar da licitao, determina que, para a habilitao nas licitaes exigirse- dos interessados, exclusivamente, documentao relativa habilitao jurdica, qualificao tcnica, qualificao econmico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista e cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7. da Constituio Federal, referente proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. A sistemtica adotada pela Lei 8.666/93 caminha no sentido de possibilitar a verificao de tais condies em fases e momentos diferentes, de acordo com a modalidade de licitao adotada.

Classificao
A fase de classificao, nos termos da Lei 8.666/93, consiste na abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposio de recurso, ou tenha havido desistncia expressa, ou aps o julgamento dos recursos interpostos (art. 43, III), e na verificao de conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preos, os quais devero ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificao das propostas desconformes ou incompatveis (art. 43, IV). Ou seja,
a fase em que a comisso de licitao, em ato pblico, abre os envelopes contendo as propostas dos licitantes habilitados e verifica se o teor de cada proposta est conforme aos requisitos do edital ou do instrumento convocatrio. Verifica, igualmente, se o preo ofertado est acima do limite legal para a modalidade, se est adequado aos preos correntes no mercado ou fixados no rgo oficial competente ou aos inseridos em registro de preos. (MEDAUAR, 2009)

Julgamento
A presente fase consiste no confronto das ofertas, classificao das propostas e determinao do vencedor, ao qual, dever ser adjudicado o objeto da licitao (ALEXANDRINO, et al., 2009, p. 576).
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 11

Licitaes

Dever observar os critrios de julgamento que vo caracterizar os chamados tipos de licitao (MEDAUAR, 2010, p. 204). Constituem tipos de licitao, exceto na modalidade de concurso:  de menor preo: quando o critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao determinar que ser o vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificaes do edital ou convite e ofertar o menor preo.  de melhor tcnica: em que o parmetro de julgamento o oferecimento de melhor tcnica para executar o objeto do futuro contrato (MEDAUAR, 2010, p. 204). Observar o art. 46 da Lei 8.666/93.  de tcnica e preo: a classificao dos proponentes far-se- de acordo com a mdia ponderada das valorizaes das propostas tcnicas e de preo, de acordo com os pesos preestabelecidos no instrumento convocatrio (art. 46, 2., I e II, Lei 8.666/93).  de maior lance ou oferta: nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso.

Homologao e adjudicao
A homologao a fase da licitao na qual a autoridade superior confere validade aos atos processuais realizados durante o processo licitatrio. [...] ela precedida do exame dos atos que o integraram pela autoridade competente (indicada nas leis de cada unidade da federao), a qual, se verificar algum vcio de ilegalidade, anular o procedimento ou determinar seu saneamento, se cabvel. Se o procedimento estiver em ordem, ela o homologar (DI PIETRO, 2010 p. 400). Jos dos Santos Carvalho Filho (2009, p. 281) entende que a adjudicao consequncia jurdica da homologao, que espelha o ato pelo qual a Administrao, atravs da autoridade competente, atribui ao vencedor do certame a atividade que constitui o objeto da futura contratao. Maria Sylvia Di Pietro (2010, p. 400) explica que a adjudicao ato declaratrio que no se confunde com a celebrao do contrato, pois, por meio dele, a Administrao proclama que o objeto da licitao entregue ao vencedor. Depois de praticado esse ato que a Administrao vai convoc-lo para assinar o contrato.
12 Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Licitaes

Anulao e revogao
O artigo 49 da Lei 8.666/93 prev o desfazimento do processo licitatrio a partir da revogao quando presentes razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, bem como da anulao quando presente alguma ilegalidade, podendo nesse caso agir de ofcio ou por provocao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

Dica de estudo
Leitura integral dos instrumentos normativos referentes a licitaes contidos no quadro apresentado neste material.

Referncias
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 17. ed. So Paulo: Mtodo, 2009. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio. Curso de Direito Administrativo. 23. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 21. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 23. ed. So Paulo: Atlas, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. 13. ed. So Paulo: Dialtica, 2009. MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 36. ed. So Paulo: Malheiros, 2010.

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

13

Licitaes

14

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Anda mungkin juga menyukai