Anda di halaman 1dari 5

ADMINISTRAO: 1. Processo decisrio: tcnicas de anlise e soluo de problemas; fatores que afetam a deciso; tipos de decises.

A organizao e o processo decisrio. 2. Gesto do conhecimento e aprendizagem organizacionais. 2.1. O conhecimento como ativo estratgico. 2.2. Conhecimento pessoal e organizacional. 2.3. Principais prticas de gesto do conhecimento. 3. A organizao e suas dimenses estruturais e dinmicas. 4. Evoluo do pensamento administrativo. Objeto de Estudo da Administrao Os empreendimentos humanos. Empreendimentos qualquer tipo de associao de pessoas e recursos com um ou mais de um objetivo especfico. Misso da Administrao : Alcanar a eficincia e eficcia para o empreendimento, atravs das pessoas e dos recursos disponveis. Satisfazer, da melhor forma possvel, a todos os interessados nos resultados deste empreendimento.

Administrao X Economia (So Cincias interdependentes.) Economia a cincia que estuda a distribuio dos recursos produtivos escassos nos mercados e a interao dos agentes econmicos na troca destes recursos. Administrao cincia que estuda como utilizar estes recursos produtivos da forma mais eficiente e eficaz no mbito dos empreendimentos humanos, de forma a satisfazer todas as partes interessadas nos resultados. Empreendimentos abrangem:

Organizaes: Sistemas de recursos e pessoas constitudos com objetivo especfico, institudos formal ou
informalmente, normalmente tem prazo de durao indeterminado. Podem existir com ou sem fins lucrativos, podem ser pblicas ou privadas.

Projetos: So esforos temporrios de pessoas e recursos, com prazo de durao determinado e com objetivo
especfico, que geram um produto nico no tempo.

Eficincia e Eficcia
Eficincia a medida do uso dos recursos dos empreendimentos humanos. Eficincia = Qtde. de Produtos obtidos / Qtde. de Recursos Utilizados

Esta expresso denomina-se produtividade de um dado recurso produtivo.

A eficincia se preocupa com os meios, com os recursos. Se os recursos produtivos foram utilizados da forma mais produtiva possvel, a organizao foi eficiente.

Eficcia atender aos objetivos da maneira como foram planejados. Efetividade. Uma forma possvel de expressar a efetividade relacion-la ao grau de impacto que os resultados
da organizao esto causando nas reais expectativas do pblico destinatrio das aes das organizaes. A efetividade est relacionada correta formulao de objetivos e alcance de resultados, mas do ponto de vista dos clientes externos, podendo ser visualizada, portanto, como parte do conceito de eficcia. Se os objetivos visados pela organizao foram atendidos, portanto, o empreendimento foi eficaz. Se os problemas com que uma organizao se depara so resolvidos, a organizao eficaz. A eficcia mede o grau de realizao dos fins da organizao, enquanto a eficincia se preocupa com o grau de utilizao dos meios.

Eficincia Medir o uso dos meios Foco nos recursos organizacionais

Eficcia Medir o alcance dos fins Foco nos objetivos organizacionais

Excelncia = Eficincia + Eficcia

O conceito de stakeholders
A Administrao deve buscar a eficincia e eficcia do empreendimento a ser gerido, de forma a satisfazer todas as partes interessadas nos resultados deste empreendimento. Os stakeholders so todas as partes interessadas nos resultados deste empreendimento. Podemos dizer ento: A Administrao deve buscar a eficincia e eficcia do empreendimento a ser gerido, de forma a satisfazer os stakeholders. Os stakeholders se dividem em internos e externos, caso componham, respectivamente, o ambiente interno ou externo da organizao. No caso de a organizao analisada ser uma empresa, stakeholders internos so, por exemplo, os empregados e scios; stakeholders externos so, entre outros, os clientes; os fornecedores; os concorrentes; o Governo; a imprensa; os acadmicos; a comunidade, entre outros

As habilidades administrativas
As habilidades tcnicas dizem respeito ao conhecimento sobre o trabalho operacional de qualquer organizao. Se a posio hierrquica que o administrador ocupa na organizao for mais prxima do trabalho operacional da organizao, o chamado nvel operacional, ento as habilidades tcnicas tm um peso maior que os outros dois tipos de habilidades que o administrador deve desenvolver.

As habilidades humanas dizem respeito a atividades como liderar, comunicar, gerenciar e motivar as pessoas de uma organizao. Normalmente estas atividades so mais exigidas de pessoas que ocupam cargos que envolvam gerenciamento de equipes, situados no que se chama nvel intermedirio, ttico ou

gerencial.
As habilidades conceituais so exigidas de forma mais intensa, mas no somente, nos cargos mais altos dos organogramas das organizaes, o chamado nvel institucional ou estratgico . Esses cargos so ocupados pelos profissionais que devem pensar na organizao como um todo, em sua estratgia, traando os cenrios possveis, prevendo oportunidades, ameaas, foras, fraquezas, elaborando diretrizes e princpios para toda a organizao. Quanto mais alto o cargo no organograma da organizao, mais as habilidades administrativas conceituais sero necessrias. As necessidades humanas devem sempre existir. As habilidades tcnicas tambm devem constituir o arsenal de conhecimentos neste nvel de cargos, mas apenas o necessrio para o desenvolvimento das ideias conceituais.

O administrador deve, portanto, conciliar os trs tipos de habilidades, harmonizando-as e priorizando aquelas mais necessrias posio ocupada e s responsabilidade adquiridas na organizao.

Processo administrativo
Denomina-se processo administrativo o conjunto das funes de planejar, organizar, dirigir e controlar todos os recursos produtivos e as pessoas na busca de atingir eficincia e eficcia nos empreendimentos humanos, de forma a satisfazer, da melhor forma possvel, os stakeholders de uma organizao.

4.1Abordagens clssica, humanista, burocrtica, sistmica e contingencial. 5 Diviso do trabalho: especializao e enriquecimento de tarefas. 6. Efeitos da revoluo tecnolgica. 7. Departamentalizao: critrios de agrupamento de atividades. 8. Coordenao: necessidade, problemas, mtodos. 9. Mudana organizacional: foras internas e externas. Processo de mudana: o papel do agente e mtodos de mudana. 10. Organizaes como comunidades de conhecimento. 11. Gesto de projetos. Conceitos e Tcnicas.

canetas marca-texto de vrias cores, que ele associa a determinados significados:

verdeparadatase reunies,

roxopara idiasimportantes ,

amarelopara conceitoschave,

laranja para o que no pode ser esquecido,

azul para pendncias,etc.

Ele usa um caderno de arte, com folhas que no deixam a tinta vazar para o outro lado, e abrem 180 graus sem forar.

Anda mungkin juga menyukai