Anda di halaman 1dari 3

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FERNANDO LEITE DE CAMPOS 2 SIMULADO INTERDISCIPLINAR - 2010 SRIE: 2 Ano

Fsica Questo 46: Trs grandezas fsicas, capacidade calorfica (C), calor especfico (c) e calor de transformao (L), conceitualmente explicam os fenmenos relacionados com o aumento de temperatura ou mudana de estado de um corpo (ou material) ao receber ou ceder calor. Considere as asseres: I. C mede quantidade de calor que cabe em um corpo. II. C relaciona a quantidade de calor e a variao da temperatura que ela produz num corpo. III. Se fornecermos uma mesma quantidade de calor a dois corpos de mesma massa, aquele que tiver maior c sofrer maior variao de temperatura. IV. c definido como a capacidade calorfica por unidade de massa. V. L, a quantidade de calor por unidade de massa, transferida durante a mudana de estado, no produz variao de temperatura. Dessas asseres so corretas somente: a) I, II, V. b) I, III, IV. c) II, III, IV. d) II, IV, V. e) III, IV, V.

Questo 47: Numa aula de Fsica, um aluno convocado para explicar fisicamente o que acontece quando um pedao de ferro quente colocado dentro de um recipiente contendo gua fria. Ele declara: "O ferro quente porque contm muito calor. A gua mais fria que o ferro porque contm menos calor que ele. Quando os dois ficam juntos, parte do calor contido no ferro passa para a gua, at que eles fiquem com o mesmo nvel de calor... e, a que eles ficam em equilbrio". Tendo como referncia as declaraes do aluno e considerando os conceitos cientificamente corretos, analise as seguintes proposies: I. Segundo o conceito atual de calor, a expresso: "O ferro quente porque contm muito calor", est errada. II. Em vez de declarar: "... parte do calor contido no ferro passa para a gua", o aluno deveria dizer que "existe uma transferncia de temperatura entre eles". III. "... at que eles fiquem com o mesmo nvel de calor... e, a que eles ficam em equilbrio" correto, pois quando dois corpos atingem o equilbrio trmico seus calores especficos se igualam. Assinale a alternativa correta: a) Todas as proposies so verdadeiras. b) Apenas a proposio I verdadeira. c) Apenas a proposio II verdadeira. d) Apenas a proposio III verdadeira. e) Apenas as proposies I e III so verdadeiras.

Questo 48: Uma garrafa de vidro e uma lata de alumnio, cada uma contendo 330 mL de refrigerante, so mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo perodo de tempo. Ao retir-las do refrigerador com as mos desprotegidas, tem-se a sensao de que a lata est mais fria que a garrafa. correto afirmar que: a) a lata est realmente mais fria, pois a capacidade calorfica da garrafa maior que a da lata. b) a lata est de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumnio. c) a garrafa e a lata esto mesma temperatura, possuem a mesma condutividade trmica, e a sensao deve-se diferena nos calores especficos. d) a garrafa e a lata esto mesma temperatura, e a sensao devida ao fato de a condutividade trmica do alumnio ser maior que a do vidro. e) a garrafa e a lata esto mesma temperatura, e a sensao devida ao fato de a condutividade trmica do vidro ser maior que a do alumnio. Questo 49: A figura ao lado representa um gs contido em um cilindro cuja parte superior vedada por um mbolo que pode deslizar, sem atrito, para cima e para baixo, ao longo das paredes do cilindro. Sobre o mbolo est um objeto de massa constante. Se esse sistema for aquecido lentamente, a transformao a que ele ser submetido :

a) b) c) d) e)

adiabtica isobrica isotrmica isocrica isosttica

Questo 50: Considere as afirmativas abaixo, relacionadas s transformaes de um gs ideal mostradas na figura:

I - Na transformao ac, o sistema realiza trabalho e recebe calor. II - As transformaes ac e bc tm a mesma variao de energia interna..

III - Na transformao bc, o trabalho nulo e o sistema cede calor vizinhana. Entre as alternativas seguintes, a opo correta : a) b) c) d) e) apenas I e III so verdadeiras apenas II e III so verdadeiras todas so verdadeiras apenas I e II so verdadeiras todas so falsas

Anda mungkin juga menyukai