Anda di halaman 1dari 12

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Disciplina: Geoprocessamento Prof: Vivian Castilho da Costa Material didtico: Tutorial ArcGIS Desktop 9 Desenvolvido por: Newton de Magalhes (aluno do Programa de PsGraduao em Geomtica Engenharia de computao - UERJ). E-mail para contato: newtonmagalhaesbio@hotmail.com

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG Prtica 01 Introduo ao uso do ArcGIS Desktop 9
Introduo
O sistema ArcGIS Desktop 9 foi desenvolvido pela empresa ESRI. Este pacote vem sendo o mais utilizado no mercado comercial, entre empresas, rgos governamentais, universidades, instituies de ensino de um modo geral, entre outros. Atualmente o ArcGIS se encontra na verso ArcGIS 10 (http://www.img.com.br/arcgis10/). Detalhes sobre o pacote ArcGIS, suas aplicaes e suas verses mais atuais podem ser encontrados no site da ESRI (http://www.esri.com). Esta prtica tem como objetivo ensinar os comandos e ferramentas bsicas para visualizar e manipular dados geogrficos e alfanumricos assim como a criao de um projeto no Arcmap. Abordaremos introdutoriamente os aplicativos Arcmap e ArcCatalog. O Arcmap o principal aplicativo do ArcGIS Desktop. Ele contm as ferramentas para anlise e manipulao dos dados geogrficos e alfanumricos. J o ArcCatalog usado principalmente para administrar e organizar os dados geogrficos e alfanumricos.

Procedimentos para baixar base de dados para banco de dados espaciais


Passo 01 Aquisio de dados pela web Existem diversas fontes de dados na web. Aqui iremos adquirir base de dados para serem trabalhados no ArcGIS, atravs do Armazm de Dados da Prefeitura do Municpio do Rio de Janeiro no endereo (site) http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/. 1) Acesse o site http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/. Na barra superior da pgina acesse o PortalGeo. Veja Figura 01.

Figura 01. Pgina inicial do Armazm de Dados e o link na barra superior chamada PortalGeo.
2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


2) Clique na pgina do PortalGeo, pois acessaremos a Basegeo Web (Importante: devemos habilitar popup do browser para que a pgina seja carregada). 3) A interface de navegao similar aos ambientes de um sistema de informao geogrfica (SIG). Faremos o download dos dados correspondentes ao limite da rea de planejamento e limite dos bairros do Rio de Janeiro. Para isso devemos selecionar somente as camadas de interesse (Lim Bairro e Lim Reg Administrativa na barra de mapas temticos que fica esquerda). Aps selecionar as camadas, clicar no cone extrair, na barra de ferramentas localizada na regio inferior da pgina. Ver figura 02.

Figura 02. Download de dados da base geogrfica do PortalGEO. Clique no cone de extrair na barra inferior do site. 4) Em seguida clique em exportar; Download; e salve o arquivo em uma pasta em seu computador (drive C:\ e poder criar uma pasta chamada de prtica 01), conforme demonstra a figura 03.

Figura 03. Salvando os dados da base geogrfica do PortalGEO, na pasta em seu computador.
3

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


5) Para extrair todos os arquivos zipados dentro da pasta desta prtica, devemos clicar sobre o arquivo com o boto direito e escolher a opo extract here ou extrair aqui (caso tenha o software Winrar), ou se preferir, use Winzip ou outro software para descompactar (Figura04).

Figura 04. Extraindo arquivos zipados dentro da pasta de trabalho pratica 1. Passo 02 Utilizando o ArcCatalog 1) O ArcCatalog pode ser aberto em Iniciar/Todos os Programas/ArcGIS/ArcCatalog. Observe que a estrutura do ArcCatalog parecida com a do Windows Explorer, onde podem ser vistos e localizados os diretrios, pastas e arquivos que existem em seu PC (figura 05).

Figura 05. Estrutura do ArcCatalog. 2) Encontre a pasta onde voc salvou os arquivos descompactados do IPP (pasta pratica 1) atravs do menu do ArcCatalog e clique sobre a pasta desta prtica. Voc poder assim visualizar os dados geogrficos adquiridos anteriormente. Na rea de trabalho do ArcCatalog existem 3 abas: Contents; Preview; Metadata.
4

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


Contents: Exibe o contedo das pastas. Preview: Faz uma pr-visualizao dos arquivos, tanto da geometria (mapa ou dados espaciais) quanto da tabela de atributos (dados no espaciais). Metadata: Exibe e possibilita a edio dos metadados ou contedo das informaes inerentes ao arquivo, tais como ano de criao ou realizao do mapeamento (fontes), projeo e datum, entre outras. Para este fim, o metadado subdividido em 3 janelas: Description (descrio), Spatial (dados espaciais) e Attibutes (atributos). 3) Devemos verificar pelos metadados se os dados geogrficos esto referenciados sobre o mesmo sistema de coordenadas. Este requisito fundamental ao se trabalhar em um SIG. Clique na aba Metadata e em Spatial. Figura 06.

Figura 06. Acessando ao metadado Spatial (espacial) usando o ArcCatalog para verificar e modificar, se necessrio, as informaes sobre os dados espaciais (coordenadas de projeo). 4) Outra opo caso no exista informao de metadados clicar com o boto direito sobre o arquivo Shapefile Properties/XY Coordinate System, ver figura 07.

Figura 07. Alternativa para verificar o sistema de referncia e projeo dos dados espaciais do arquivo shape no ArcCatalog.
5

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


Passo 03 Utilizando o ArcMap: criando um projeto 1) O ArcMap pode ser aberto em Iniciar/Programas/ArcGIS/ArcMap ou atravs do prprio ArcCatalog utilizando o cone Launch ArcMap . Ao abrir o Arc Map a primeira janela que aparece a seguinte: Figura 08. Escolheremos a opo para criar mapa em branco ou A new empty map.

Figura 08. Tela inicial do ArcMap. 2) Definio do sistema de coordenadas e de projeo: Layer - clique com o boto direito do mouse Properties Coordinate System em select a coordinate system selecionar: Predefined Projected Coordinate Systems UTM South American South American 1969 UTM Zone 23S OK. Isto definir o sistema de coordenadas e a projeo na qual sero trabalhados os dados no projeto ArcMap.

Figura 09. Definio do sistema de coordenadas e de projeo para o projeto ArcMap para UTM SAD69 Zone 23S.
6

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


3) Definido o sistema de coordenadas, salvar o projeto: File Save As. Defina o nome do arquivo e o diretrio onde ele ser armazenado (escolha a pasta desta prtica). Nomeie o projeto para prtica01. O projeto definido como um arquivo com a extenso mxd.

Passo 04 Utilizando o ArcMap: Trabalhando com dados Geogrficos 1) Agora que os dados esto prontos para serem manipulados e j foi criado um projeto, podemos adicionar os dados a serem trabalhados. Para abrir um arquivo, clique em: Add Data selecione os arquivos que sero trabalhados (Lim_ AP.shp e Lim_Bairro.shp Add. (os arquivos podem ser vetoriais shape - ou matriciais imagens em geotiff ou outra extenso que seja georreferenciada). 2) No ArcMap temos 2 elementos essenciais: o table of contents e o data frame. 3) O Table of contents contm os dados adicionados que formam as camadas a serem trabalhadas no projeto ArcMap. O Data Frame a rea de trabalho e de visualizao dos dados geogrficos (mapas, imagens, etc.). Ver figura 10.

Figura 10. Table of Contents e Data Frame no ArcMap. 4) O Data Frame ainda pode ser dividido no data view, que corresponde a rea de visualizao e trabalho; e o Layout view, que corresponde a visualizao da confeco de sada (exportao ou impresso de mapas). 5) Para acessar a tabela de atributos devemos clicar com o boto direito sobre a camada de interesse (lembre-se cada camada ou arquivo shapefile possui sua prpria tabela de atributos), e em open attribute table. A tabela de atributos contm todos os dados alfanumricos referentes ao dado geogrfico. Novos campos e dados podem ser inseridos na tabela. Figura 11.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Figura 11. Tabela de atributos referente a camada (shapefile) Lim_Bairro.shp. Passo 04 Utilizando o ArcMap: Classificao visual de dados geogrficos com base nos dados alfanumricos 1) Toda vez que adicionamos um dado geogrfico no formato vetorial, o ArcMap o exibe com uma nica simbologia. Iremos agora alterar este tipo de simbologia classificando visualmente nosso dado vetorial de maneira que possamos identificar (por cores) cada bairro do municpio do Rio de Janeiro. 2) clique com o boto direito do mouse sobre a camada Lim_Bairro na TOC (table of contents) e depois clique em Properties. Veja figura 12. Ir abrir uma janela chamada Layer properties.

Figura 12. Abrindo as propriedades do dado geogrfico na table of contents do ArcMap.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


3) Na janela que se abriu, v na aba symbolgy clique em categories e em unique values. Esta opo classifica o dado geogrfico usando um nico valor por atributo. 4) O campo Value Field determina o campo que ser classificado pela simbologia, e o campo color ramp permite a escolha da paleta de cores. Escolha em Value field o campo NOME e deixe a paleta de cores como est. Veja este passo na figura 13.

Figura 13. Atribuindo classificao por simbologia na Layer Properties do ArcMap. 5) Clique em add all values/Aplicar/OK. Pronto! Agora os bairros esto classificados por simbologia de cores (figura 14).

Figura 14. Resultado da classificao por simbologia baseada no campo NOME e das cores padro do Color Ramp no ArcMap.
9

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


6) Explore esta ferramenta trabalhando sobre a camada Lim_RA.

Passo 05 Utilizando o ArcMap: Criando grficos com base nos dados Alfanumricos 1) O ArcMap possibilita a criao de grficos baseados na tabela de atributos, e que estes grficos sejam acrescentados no mapa final ou exportados para fazerem parte de relatrios. Veremos como criar um grfico. 2) Primeiramente devemos acessar a tabela de atributos (veja o item 5 do passo 04). Na tabela de atributos devemos clicar em Options e em seguida clicar em Create Graph... (Figura 15).

Figura 15. Acessando a ferramenta de criao de grficos na tabela de atributos do shapefile no ArcMap. 3) Na janela de criao de grficos, devemos definir alguns parmetros: no campo Graph type, voc pode escolher o tipo de grfico que ser exibido: barras verticais, barras horizontais, pizza etc. Para este exemplo, escolha pizza (Pie). Faa tambm as seguintes alteraes e em seguida clique em Next: - Layer/Table: Lim_RA - Value field: SUM_AREA - Label Field: NOMERA - Color: Match with Layer Ver figura 16.

10

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Figura 16. Tela de criao de grficos no Create Graph Wizard do ArcMap. 4) Na segunda tela de criao de grficos podemos inserir as legendas. No campo General graph properties/Title insira o ttulo: Regies administrativas Rio de Janeiro; e no campo Graph legend/Title insira o ttulo: rea por regio administrativa e clique em Finish. Ver figura 17.

Figura 17. Inserindo legenda no grfico a ser criado. 6) Clicando com o boto direito sobre o grfico resultante, podemos export-lo como imagem (Export...) e inseri-lo no layout de exibio do mapa (Add to Layout). Figura 18 e Figura 19.

11

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Figura 18. Exportando e inserindo um grfico ao layout de exibio.

Figura 19. Grfico sobre o layout de exibio do ArcMap. Pronto! Agora que voc aprendeu a utilizar alguns recursos do ArcGIS, veja tambm o arquivo que contm a Prtica 2 deste tutorial.

BIBLIOGRAFIA (CONSULTADA E REFERENCIADA): Endereo eletrnico: http://www.esri.com. Acessado em 22/10/2010.

12

Anda mungkin juga menyukai