Anda di halaman 1dari 15

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Disciplina: Geoprocessamento Prof: Vivian Castilho da Costa Material didtico: Tutorial ArcGIS Desktop 9 Desenvolvido por: Newton de Magalhes (aluno do Programa de PsGraduao em Geomtica Engenharia de computao - UERJ). E-mail para contato: newtonmagalhaesbio@hotmail.com

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG Prtica 02 Trabalhando com SIGs: explorando a capacidade de consultas espaciais e sada de informao no ArcGis Desktop 9
Introduo
Sistemas de Informaes Geogrficas: SIG, stricto sensu, denota software que desempenha as funes de coleta, tratamento e apresentao de informaes sobre entes de expresso espacial e sobre o contnuo espacial. SIG, lato sensu, denota o software; o hardware; os procedimentos de entrada e sada dos dados; fluxos de dados de supridores para o sistema e deste para os consumidores; normas de codificao de dados; normas de operao; pessoal tcnico; etc..., que desempenham as funes de coleta, tratamento e apresentao de informaes. Rodrigues (1988; 1990). Componentes de um SIG: Apesar de pensarmos em um SIG como um nico software, ele tipicamente construdo de diferentes componentes (Eastman, 2006): 1- Sistema de exibio cartogrfica (Mapas): O sistema de exibio cartogrfica permite selecionar elementos do banco de dados e produzir como sada mapas. Software que so capazes de acessar e exibir elementos cartogrficos do banco de dados so chamados de visualizadores ou Atlas Eletrnicos. 2- Sistema digitalizador de mapas: Pode-se usar mapas de papel e converter para a forma digital, dessa maneira ampliando o banco de dados. Os softwares digitalizadores permitem a utilizao de mesa digitalizadora e scanners, assim como editar e digitalizar feies. Um exemplo de Sistema digitalizador com capacidade para cartografia o Computer Assisted Design (CAD). 3- Sistema gerenciador de banco de dados: Tradicionalmente este termo se refere a um tipo de software que usado para entrada, manipulao e anlise de dados alfanumricos. Um SIG tipicamente incorpora no apenas um SGBD tradicional, mas tambm uma variedade de utilidades de gerenciamento de componentes alfanumricas e espaciais de dados geogrficos. Softwares que fornecem exibio cartogrfica, digitalizao de mapas, e consulta a banco de dados so chamados de gerenciadores automatizados de mapas. 4- Sistema de Anlise espacial: Com um sistema de anlise espacial, ns estendemos as capacidades de consulta em um banco de dados tradicional, para incluir a capacidade de analisar dados baseados em sua localizao. Em fato a capacidade de comparar diferentes feies baseado em sua ocorrncia geogrfica que a marca de um SIG. Em adio a estes elementos essenciais de um SIG, alguns softwares tambm incluem a capacidade de analisar imagens de Sensoriamento Remoto (SR) e fornecem ferramentas de estatstica especializada, e de suporte a deciso (figura 01):

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


5- Sistema de anlise estatstica. 6- Sistema de processamento digital de imagens. 7- Sistema de suporte a deciso (modelagem e simulao).

Figura 01. Elementos comuns em um SIG (adaptado de Eastman, 2006). Nesta prtica iremos abordar atravs de um exemplo simples a capacidade de um SIG em inserir e armazenar dados alfanumricos e espaciais; e a realizao de consultas espaciais ao banco de dados gerando informao espacial. Nosso primeiro objetivo ser criar um mapa com a distribuio geogrfica de casos de dengue por regio administrativa do Municpio do Rio de Janeiro para o ano de 2006.

Procedimentos para manipulao de banco de dados espacial


Passo 01 Aquisio de dados espaciais pela web Primeiramente iremos fazer o download dos dados necessrio para a realizao desta prtica. Necessitamos primeiramente do shapefile contendo os limites das Regies Administrativas (RAs) do Municpio do Rio de Janeiro. Observao: tambm faremos o download de outros dados que sero usados mais para frente nesta prtica. Iremos rever o passo 1 da primeira prtica. 1) Acesse o site http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/. Na barra superior da pgina, acesse o PortalGeo. Veja Figura 01 (prtica 01). 2) Na pgina do PortalGeo acessaremos a Basegeo Web (Importante: devemos habilitar popup para que a pgina seja carregada).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


3) Faremos o Download dos dados correspondentes ao limite das Regies Administrativas e a malha ferroviria. Para isso devemos selecionar somente as camadas (shapes) de interesse (Lim_RA e Ferrovias). Aps selecionar as camadas, clicar no cone extrair, na barra de ferramentas localizada na regio inferior da pgina. Veja figura 02 (prtica 01). 4) Em seguida clique em Exportar; Download; e salve os arquivos na pasta (pode ser no drive C: ou no desktop de seu computador), com o nome prtica 02. Finalmente, extraia os arquivos zipados para a pasta desta prtica. Passo 02 Aquisio de dados alfanumricos pela web Ainda nesta prtica usaremos os dados referentes aos casos de dengue por Regio Administrativa do municpio do Rio de Janeiro. Estes dados podem ser adquiridos gratuitamente no site do Armazm de Dados da prefeitura do Rio de Janeiro, atravs do download de um banco de dados convencional (tabela). 1) ainda no site http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/ acesse estatiticas na barra superior da pgina principal. Encontraremos os dados sobre o nmero de casos de dengue seguindo o seguinte caminho: Estatstica> Sade> Sade da populao> Tabela n 2283. Veja figura 02

Figura 02. Adquirindo dados sobre a sade do Estado do Rio de Janeiro, atravs do Instituto Pereira Passos (site Armazm de Dados). 2) Salve a planilha que contm os dados de dengue (tabela n 2283) na pasta desta prtica (prativa 2). Usaremos estes dados mais a frente.

Passo 03 Acessando a base de dados contida no shapefile 1) Abra o ArcMap em Iniciar/Todos os Programas/Arcgis/ArcMap 2) Abra um novo projeto ArcMap e insira o shapefile Lim_RA, conforme voc aprendeu na prtica 1.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


3) Para acessar a tabela de atributos com os dados sobre as Regies Administrativas do Rio de Janeiro clique com o boto direito sobre o layer Lim_RA na TOC. Voc poder dessa forma visualizar todas as informaes alfanumricas contidas na tabela. Figura 3.

Figura 3. Visualizao da tabela de atributos do shapefile Lim_RA no ArcMap. 4) Observe os dados contidos na tabela e tente alter-los. Voc perceber que impossvel alterar, excluir ou adicionar um novo dado. Para podermos manipular os dados contidos na tabela devemos entrar no Modo de edio, mas antes vamos inserir um novo campo na tabela, siga as instrues: Na tabela de atributos clique em Options e em Add Field (veja figura 4).

Figura 4. Adicionando um novo campo tabela de atributos.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


A janela que se abre contm 3 opes de configurao. 1*Name: Nome do novo campo. Nomeie o campo para n_dengue, j que este campo conter o nmero de casos de dengue; 2*Type: Nesta opo selecionamos o tipo de dados que o novo campo ir conter (exemplo: numrico ou textual). Escolheremos a opo short interger (nome curto); 3*Field properties: Neste grupo de opes selecionamos as propriedades do novo campo. O Field Properties muda de acordo com a opo Type. Coloque o valor 0 (zero), j que no iremos usar nenhuma propriedade. Clique em OK. Passo 04 Modo de edio: Manipulando a tabela de atributos 1) Para entrarmos no modo de edio clique na opo Editor ferramentas e em Start Editing . Figura 5. na barra de

Figura 5. Entrando no modo de edio 2) Pronto! O modo de edio est acionado e voc poder dentre outras coisas manipular a base de dados na tabela de atributos. Acesse a tabela de atributos do layer (camada) Lim_RA e perceba que agora os itens da tabela podem ser alterados, mas tome muito cuidado ao alterar itens na tabela. Aps salvar as alteraes, os dados anteriores sero perdidos. 3) Como nosso objetivo criar um mapa com a distribuio geogrfica dos casos de dengue por regio administrativa, devemos inserir os dados de casos de dengue que esto na planilha (tabela no formato Excell) que voc salvou do IPP na pasta desta prtica. 4) Insira os dados de nmero de casos de dengue por regio administrativa no campo n_dengue na tabela de atributos. 5) Aps inserir todos os dados clique em Editor , Save Edit (para salvar as edies) e Stop editing (para sair do modo de edio).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


Passo 05 Classificao visual de dados geogrficos com base no nmero de casos de dengue por RA. 1) Este passo muito semalhante ao passo 4 da prtica 1, porm iremos classificar as Regies Administrativas em relao ao nmero de casos de dengue. Para isso clique com o boto direito no layer Lim_RA e em seguida em Properties. 2) Clique na aba Symbology e escolha a opo Quantities e Graduated colors. Esta opo serve para classificar dados quantitativos usando uma simbologia de graduao de cores. Na opo Fields/Value: escolha o campo n_dengue. A opo Classification/Classes: permite definirmos o nmero de classes. Definiremos 10 classes diferentes. Note que o tipo de classificao est em Natural Breaks (Jenks), conforme vimos na prtica 1. Ver figura 6.

Figura 6. Classificao visual por cores, baseada nos dados alfanumricos, gerando mapa temtico no ArcMap. 3) Observe na figura 6 que a classificao por simbologia cria classes usando valores que no possuem o mesmo intervalo: 2-15; 16-104; 105-146; ... Isto torna a visualizao final do mapa temtico um pouco confusa. Vamos padronizar o intervalo dos dados de 100 em 100 casos, ou seja, 1- 100; 101-200...> 900. Para isso basta clicar nos valores em Range e alter-los. Devemos tambm alterar os valores em Label para que fiquem iguais aos do Range. O Label se refere a legenda do mapa. Veja a figura 7. 4) Clique em Aplicar e em OK. Nosso mapa temtico est praticamente pronto.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Figura 6. Verificando o Range e Label do mapa.

Figura 7. Configurando o intervalo de sada para as classes temticas, modificando o Range e Label.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


Passo 06 Criando grfico com nmero de casos de dengue 1) Clique com o boto direito sobre o layer Lim_RA e em Open atribute table. Na tabela de atributos clique em Options e em Create Graph figura 8. Ver

Figura 8. Entrando no modo de criao de grficos do ArcMap. 2) Na janela que se abre faa as seguintes configuraes:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


3) Clique em Next. Na segunda janela em General graph properties/ title coloque o ttulo: Nmero de casos de dengue por regio administrativa. Marque a opo graph in 3D e clique em Finish. O grfico resultante est representado na figura 9.

Figura 9. Grfico de pizza do nmero de casos de dengue por Regio Administrativa no municpio do Rio de Janeiro (no ano de 2006). 4) Para salvar o grfico como uma imagem clique com o boto direito sobre o grfico, e em seguida em Export. Escolha o tipo da imagem de sada e clique em Save. Salve o grfico na pasta desta prtica.

Passo 07 Configurando o mapa de sada O ArcGIS permite que configuremos nosso mapa de sada com todos os itens essenciais em um mapa. 1) No Data Frame passe da opo data view, que corresponde a rea de visualizao e trabalho, para o Layout view, que corresponde a visualizao da confeco de sada (exportao ou impresso de mapas), figura 10.

10

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Figura 10. Acessando o modo Layout do ArcMap.

2) Em seguida, clique em File e em Page and Print Setup... Esta opo permite a configurao da pgina para impresso e do mapa de sada. Configure o tamanho da folha para A4 e a orientao como paisagem (landscape) como representado na figura 11.

Figura 11. Configurando a pgina de layout.

11

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


3) Em seguida clique sobre a barra de ferramentas no menu Insert. Este menu contm os principais itens os quais um mapa deve conter. Clique no item title, iremos inserir o ttulo: Nmero de casos de dengue por Regio Administrativa do municpio do Rio de Janeiro. 4) Agora iremos inserir algumas informaes importantes sobre o mapa, como o datum e a projeo usada. Clique no item text no menu Insert e coloque datum: South Amrica Datum; Projeo: UTM Zona 23 S. 5) Insira tambm atravs do menu Insert a legenda, seta norte, Barra de escala e a figura do grfico de pizza. Aps inserir todos estes itens organize-os de forma que fique como o mapa da figura 12. 6) Para salvar o mapa como figura v ao menu suspenso em File e escolha a opo Export map. Escolha a pasta desta prtica, nomeie o arquivo e salve.

Figura 12. Layout pronto, contendo o mapa e o grfico realizados na prtica 2.

Passo 08 Consulta ao banco de dados Os sistemas de informao geogrfica (SIGs) permitem criar mapas, integrar informaes, visualizar cenrios, resolver problemas complicados, apresentar grandes idias, e desenvolver solues efetivas. A integrao das informaes contidas no banco de dados com a informao grfica, o mapa, uma das principais funes dos SIGs. Neste passo iremos abordar a integrao entre o mapa e o banco de dados realizando consultas e extraindo informaes. O ArcGIS divide as possibilidades de consulta ao banco de dados em dois tipos: consulta por atributos e consulta por localizao. Vejamos alguns exemplos de cada um. Seleo por atributos: A consulta ao banco de dados uma ferramenta muito importante para gestores e a realizao de tomadas de deciso. No nosso caso podemos, por exemplo, definir que as regies mais criticas so aquelas que possuem mais de 500 casos de dengue, e que so

12

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG


estas regies onde o combate deve ser prioridade. Para identificarmos quais regies possuem mais de 500 casos de dengue basta consultarmos ao banco de dados atravs do atributo n_dengue, campo no qual ns inserimos os dados de casos de dengue. 1) No menu suspenso clique em Selection e escolha a opo Select by atributes. 2) Em Layer defina a camada a qual ser realizada a consulta, no nosso caso Lim_RA. 3) Em Method temos 4 opes: Criar uma nova seleo. Adicionar seleo existente. Remover da seleo existente Selecionar a partir da seleo existente Iremos escolher a opo criar uma nova seleo. 4) Devemos escolher qual o atributo da tabela ser usado para seleo. Neste caso escolheremos n_dengue, em seguida faremos a opo de qual expresso usaremos, vamos escolher o sinal de > e digitar abaixo o valor de 500. 5) Ao longo do processo ser montada a expresso da consulta que ficar assim: SELECT * FROM Lim_RA WHERE: n_dengue > 500 Ou seja, estamos pedindo para que o sistema selecione do layer Lim_RA, onde n de casos de dengue maior que 500 casos. Veja na figura como fica montada a expresso e o resultado no mapa (Figura 13).

Figura 13. Resultado da consulta de quais RAs possuem nmero de casos de dengue maior que 500, baseada na seleo por atributo. 6) Ao acessarmos a tabela de atributos tambm poderemos verificar o resultado da consulta, pois apenas as regies administrativas com > 500 casos de dengue estaro selecionadas. Veja figura 14.

13

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Figura 14. Resultados da consulta mostrados na tabela de atributos. Seleo por localizao: O que difere um banco de dados espacial, implementado em um SIG, de um banco de dados tradicional (ou dito convencional), a capacidade de analisar dados baseados em sua localizao. De fato a capacidade de comparar diferentes feies, baseado em sua ocorrncia geogrfica, que a marca de um SIG. Vejamos dois exemplos de consultas baseadas na localizao. 1) Adicione ao projeto ArcMap os shapefile ferrovias e estaes de qualidade do ar. 2) Nossa primeira questo ser descobrir quais regies administrativas possuem malha ferroviria. Para isso v ao menu suspenso e clique em Selection e escolha a opo Select by location. 3) Na janela que se abre voc dever montar a expresso da consulta. O ARCGIS apresenta uma interface amigvel e intuitiva para isto. Configure a expresso da seguinte maneira: I want to select features from the following layers Lim_RA that Intersect the feature in this layer: Ferrovias; Ou seja, Eu quero selecionar feies da camada Lim_RA, que intersectam as feies da camada Ferrovias. 4) Clique em OK. A figura 15 apresenta o resultado para consulta, que pode ser visualizado tanto no mapa quanto na tabela.

14

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Instituto de Geografia IGEOG

Figura 15. Resultado da consulta por localizao: regies administrativas que possuem malha ferroviria. Pronto! Voc aprendeu que poder montar expresses de interseo, no s com feies poligonais, como tambm com vetores de linhas ou at de pontos, pois o que importa que o modelo de banco de dados espacial que voc utiliza est sempre estruturado em um modelo relacional entre as informaes dos mapas (dados grficos) com as informaes das tabelas de atributos e seus identificadores (dados no grficos ou alfanumricos). Isso a principal funcionalidade de consultas possveis de serem realizadas no SBDG. Cabe aqui ressaltar que existem vrias possibilidades, bastando aplicar seu conhecimento adquirido pela prtica e utilizao dos recursos disponveis em um SIG.

BIBLIOGRAFIA (CONSULTADA E REFERENCIADA):

Eastman, J. Ronald. IDRISI Andes Guide to GIS and Image Processing, 2006, p. 9-12. Rodrigues, M. Geoprocessamento. In: Encontro Nacional de Engenheiros Cartgrafos, 5., 1988, Presidente Prudente. Anais de congresso Marlia: Grfica da UNESP, 1988, V.1, p. 60-144. Rodrigues, M. Introduo ao geoprocessamento. In: Simpsio Brasileiro de Geoprocessamento,1., 1990, S. Paulo. Anais de congresso S. Paulo; EPUSP, 1990, V.1, p. 1-26.

15

Anda mungkin juga menyukai