Anda di halaman 1dari 11

MAPAS CONCEITUAIS Definio:

Mapas Conceituais so representaes grficas semelhantes a diagramas, que indicam relaes entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at os menos inclusivos. So utilizados para auxiliar a ordenao e a seqenciao hierarquizada dos contedos de ensino, de forma a oferecer estmulos adequados ao aluno. Esta abordagem dos mapas conceituais est embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivduo constri seu conhecimento e significados a partir da sua predisposio para realizar esta construo. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do contedo sistematizado em contedo significativo para o aprendiz. Novak considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em vrias pesquisas, contemplando as diversas reas do conhecimento.

Utilizao de Mapas Conceituais na Educao


So utilizados para auxiliar a ordenao e a seqenciao hierarquizada dos contedos de ensino, de forma a oferecer estmulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas reas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currculo, sistemas e pesquisas em educao. A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais est baseada na idia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilao de novos conceitos e proposies na estrutura cognitiva do aluno. Novas idias e informaes so aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificaes na estrutura cognitiva e no apenas em acrscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos so relevantes para a aprendizagem significativa:

As entradas para a aprendizagem so importantes. Materiais de aprendizagem devero ser bem organizados. Novas idias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno. Fixando novos conceitos nas j existentes estruturas cognitivas do aluno far com que os novos conceitos sejam relembrados.

Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivduo constri o seu conhecimento partindo da sua predisposio afetiva e seus acertos individuais. Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em contedo curricular, estabelecendo ligaes deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele j possui. Esta teoria da assimilao de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria d nfase aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula. Includas na aprendizagem significativa esto a aprendizagem por recepo e a por descoberta. Podemos verificar isto atravs do mapa conceitual abaixo:

(Faria, 1995: 46)

Mapas conceituais podem ser utilizados como: Estratgia de estudo Estratgia de apresentao de itens curriculares Instrumento para a avaliao de aprendizagem escolar Pesquisas educacionais Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual til para o estudante, por exemplo, para:

Fazer anotaes Resolver problemas Planejar o estudo e/ou a redao de grandes relatrios Preparar-se para avaliaes Identificar a integrao dos tpicos

Exemplos de mapas conceituais dos alunos do ps-graduao em Informtica na Educao


1 Exemplo Isolda - Teleducao/PGIE/UFRGS - 2000/01

2 Exemplo Eunice Mussoi - Teleducao/PGIE/UFRGS - 2000/01

3 exemplo Laurete - Teleducao/PGIE/UFRGS - 2000/01

4 Exemplo Ana Cladia Siluk - Teleducao/PGIE/UFRGS - 2000/01

5 Exemplo Cladia Uchoa - Teleducao/PGIE/UFRGS - 2000/01

REFERNCIAS
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: Aplicaes ao ensino, currculo e avaliao. So Paulo: EPU - Temas Bsicos de educao e ensino, 1995. KAWASAKI, Evelise I. FERNANDES, Clvis T. Modelos para Projeto de Cursos Hipermdia. Tese de Mestrado, Diviso de Cincia da Computao, Instituto Tecnolgico da Aeronutica. So Jos dos Campos, 1996.

FONTE: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/referenciasmapasconcei.html tccrosangelamenta.pbworks.com

Anda mungkin juga menyukai