Anda di halaman 1dari 7

AVALIAO ONLINE 6 ANO DE GEOGRAFIA 2 BIMESTRE

PROF: SUELI LOPES COSTA FIGUEIREDO AVALIAO MENSAL ONLINE DE GEOGRAFIA ATENO CADA QUESTO VALE 0,5 ( MEIO PONTO). 1-O planeta terra envolvido por vrias camadas, cada uma tem a sua funo, mas existe uma que composta por vrios tipos de gases. Que camada o texto acima se refere: A) Biosfera B) Litosfera C) Atmosfera D) Hidrosfera 2- A camadas da terra que composta por solos, montanhas e partes slidas, so: A) Biosfera B) Litosfera C) Atmosfera D) Hidrosfera 3- As Eras estudadas Cenozica, Mesozica e Paleozica correspondem na Geografia a qu: A) A conceitos ligados ao estudo dos Escudos antigos do Brasil. B) A conceitos correspondentes as bases geolgicas do territrio brasileiro. C) A conceitos associados aos estudos das Placas Tectnicas, no Brasil. D) A conceitos relacionados s escalas geolgicas do tempo, no relevo brasileiro. 4-No incio de sua formao, h mais de 5 bilhes de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfcie da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulces e era impossvel existir vida. Que caractersticas, durante a transformao do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida? (A) Resfriamento lento do planeta, formao de uma atmosfera e gua no estado lquido. (B) Atmosfera e resfriamento rpido do planeta. (C) Os gases da atmosfera primitiva eram os mesmos da atmosfera atual e havia gua no estado lquido em abundncia.

(D) Manuteno das altas temperaturas do planeta e vapor dgua na atmosfera. 5- O homem consegue viajar pelo espao de fora da Terra, mas ainda no conseguiu viajar para o interior da Terra, devido s altas temperaturas. Mas j descobriu, atravs de diversas anlises geolgicas, o seu interior. Comparando a forma de um pssego com a da Terra, quais so as camadas do interior da terra, imaginando o caroo, a polpa e a casca do pssego. (A) Caroo Litosfera; Polpa Manto; Casca Ncleo. (B) Caroo Ncleo; Polpa Manto; Casca Litosfera. (C) Caroo Manto; Polpa Hidrosfera; Casca Litosfera. (D) Caroo Manto; Polpa Ncleo; Casca Litosfera. 6-Pesquisadores afirmam que h cerca de 300 milhes de anos as terras do planeta estavam reunidas, formando, portanto, apenas um continente. Marque a alternativa que corresponde ao nome desse grande continente. Eursia Pangeia Laursia Gondwana Pantalassa 7-Os agentes internos do relevo so responsveis pela criao ou modificao da fisionomia da paisagem. Um desses agentes provocado por foras no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequncias, capaz de produzir deformaes, formao de falhas e de dobramentos na superfcie, dando origem a diversos tipos de relevo. Assinale a opo que corresponde ao agente interno do relevo descrito: A)Agentes endgenos. B) Agentes exgenos C) Vulcanismo. D) Desmoronamento. 8- Um forte terremoto de 8,8 graus atingiu a regio central do Chile, com epicentro (local ou ponto da Terra atingido em primeiro lugar por um abalo ssmico ou terremoto, portanto o ponto de maior intensidade) perto da cidade CONCEPCIN, s 3h34min (hora local) do dia 27 de fevereiro de 2010, espalhando devastao. Alertas de tsunamis foram emitidos para 53 pases e territrios. O tremor foi sentido em pases vizinhos. No Brasil, em algumas cidades, o abalo foi sentido, com prdios se mexendo, o que provocou a sada repentina de moradores que achavam que o prdio estava desabando.

A. B. C. D. E.

Por que no Brasil no temos terremotos de grande intensidade como os que acontecem em outros pases? (A) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectnica, e, por isso, quase no percebemos os tremores. (B) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectnica, e, por isso, no percebemos os tremores. (C) A localizao do Brasil no interfere na percepo dos tremores. (D) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase no percebemos os tremores. 9-Quando o relevo da superfcie terrestre formado a partir do vento, chuva, ao humana, geleira, etc., est falando de quais agentes: A) Endgenos (Internos) B) Exgenos (externos) 10-Quando o relevo da superfcie terrestre formado a partir de atritos das placas tectnicas e vulcanismo est falando de quais agentes: A) Endgenos (Internos) B) Exgenos (externos) 11-Assinale a alternativa que identifica, respectivamente, o movimento geodinmico de locais onde ele j ocorreu com grande intensidade um maremoto ou terremoto. A) Vulcanismo: Uruguai, Afeganisto, Portugal. B) Maremoto: Islndia, Alasca, Groenlndia. C) Intemperismo: Espanha, Nepal, Frana. D)Terremoto: Japo, Arglia, Mxico. 12- Marque a alternativa correta com um X. A A estrutura da Terra formada por: ( ) placas, manto e superfcie. ( ) crosta terrestre, manto e ncleo. ( ) ncleo, crosta e hidrosfera. B Os terremotos podem ser causados por: ( ) atividade vulcnica, falha geolgicas ou encontro de placas tectnicas. ( ) outro abalo, falhas geolgicas. 13-O que um vale? A) um terreno situado entre montes e montanhas. B) um terreno plano. C) uma grande elevao de terreno. D) uma pequena elevao de terreno.

14-O que uma plancie? A) uma grande elevao de terreno. B) um terreno plano. C) um terreno situado entre montes. D) uma pequena elevao de terreno. 15- O que uma montanha? A) um terreno plano no cimo de zonas elevadas. B) uma grande elevao de terreno. C) um terreno situado entre montes. D) um terreno plano. 16-O que um planalto? A) um terreno plano. B) um terreno plano no cimo de zonas elevadas. C) um terreno situado entre montes. D) uma grande elevao de terreno. 17-Certo ou errado? Leia com cuidado e descubra. ( ) Movimentos bruscos das placas tectnicas provoca os grandes tsunamis. ( ) Pases situados no centro das placas tectnicas sofrem muitos abalos. ( ) A Pangeia dividiu-se em duas partes: Gondwana e Laursia. ( )O Japo constantemente abalados por terremotos e tsunamis. 18-Qual a diferena de magma para lava: A) o lquido do interior da terra. B) o lquido que caem na superfcie terrestre. C) o lquido dentro da terra e quando jorrado para fora na crosta terrestre. D) um liquido gelatinoso que corre somente na superfcie terrestre. 19- Defina o que so Eras: A) So formas do relevo terrestre. B) So movimentos das placas terrestres C) So os bilhes e milhes de anos da terra. D) So os bilhes de estrelas que existem no universo. 20- Podemos considerar como agentes internos e externos do globo terrestre, respectivamente: A) Tectonismo e intemperismo. B) Vento e vulcanismo. C) guas correntes e intemperismo. D) Vento e guas correntes. E) N.d.a.

BOA PROVA.
LEMBRE-SE: voc um projeto de Deus e todo projeto dele d certo. No desista voc vai conseguir. Prof Sueli Lopes.

Geografia 8ano-atividades e respostas


CONTINENTES,MARES E OCEANOS ATIVIDADE:1 1-)Os continentes e ilhas so paisagens do Planeta.Por qu eles so classificados como terras emersas? R:A poro da superfcie terrestre que no est coberta pelas guas ocenicas. 2-)Como os continentes so denominados? R:Amrica,Europa,frica,sia, Oceania e Antrtida. 3-)Como so formado os mares? R:So formados por gigantescas pores de gua salgada. 4-)Em qual dos hemisfrios existe maior nmero dos oceanos,no hemisfrio norte ou no hemisfrio sul? R:No hemisfrio Sul. 5-)Qual a rea total de oceanos e mares? R:71%. 6-)Qual a rea dos continentes e ilhas? R:29%. 7-)46% corresponde ao total de gua de qual oceano? R:Oceano Pacfico. 8-)D as porcentagens das terras emersas dos continentes abaixo: Amrica= 28%. frica=20%

Europa=7% Antrtida =9% Oceania=6%

PLACAS TECTNICAS ATIVIDADE:2 1-)Em que parte da Amrica do Sul ,h ocorrncia de terremotos e vulces? R:No Oeste. 2-)Nas reas de encontro entre as placas tectnicas o que os movimentos provocam? R:O surgimento de orifcios na crosta. 3-)Fale sobre o famoso Monte Fuji no Japo. R: um exemplo de montanha formada por erupes vulcnicas. 4-)Quais cidades dos Estados Unidos esto localizadas nas proximidades do encontro de duas placas tectnicas? R:Los Angeles e So Francisco. 5-)Hoje em dia,h ocorrncia de vulces ativos no Brasil? R:No. 6-)Que fatos explica a inexistncia de terremotos em nosso pas? R:A posio do territrio brasileiro na superfcie terrestre.

Anda mungkin juga menyukai