Anda di halaman 1dari 39

A ESTRUTURA DA MATRIA SEGUNDO OS ESPRITOS

PRIMEIRA PARTE

Ditadopor Espritosdiversos Psicografiade: PauloA.Ferreira

2 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

AESTRUTURADAMATRIASEGUNDOOSESPRITOS PrimeiraParte PauloA.Fer reira DitadoporEspritosdiversos Digitalizadapor: L.Neilmoris 2009 Brasil

www.luzespirita.org.br

3 A ESTRUTURADAMATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

A ESTRUTURA DA MATRIA SEGUNDO OS ESPRITOS


PRIMEIRA PARTE

Ditadopor Espritosdiversos Psicografiade: PauloA.Ferreira

4 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

CONVITE: Convidamosvoc,queteveaopor tunidadedelerlivr ementeestaobr a,a par ticipar danossacampanhade SEMEADURADELETRAS, queconsisteemcadaqualcompr arumlivr oespr ita, ler edepoispr esenteloaoutr em,colabor andoassimna divulgaodoEspir itismoeincentivandoaspessoasboaleitur a. Essaao,cer tamente,r ender timosfr utos. Abr aofr ater noemuitaLUZpar atodos!

www.luzespirita.org.br

5 A ESTRUTURADAMATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

Sumrio
Prefcio pag. 7 Introduo pag. 13 PrimeiraParte Pr incpiospag. 16 1 ADimensoMental pag. 17 2 OsCampospag. 22 3 OsQuarks pag. 25 4 O CampoGravitacional pag. 30 5 O Movimento pag. 36

6 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

Dedicatria

DedicoestaobraminhamulherLuciaeaosmeusfilhos, Paulo, Alexandre e Maria Lucia, minha famlia desde muitas encarnaes, e meus companheiros de jornada neste e no outro mundo,ovirtual.Esqueamosopassadocaminhandosempreem frente, sempre juntos, mesmo quando temporariamente em universosdiferentes,sempreunidospeloamor.

7 A ESTRUTURADAMATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

Prefcio

Desde criana me interessava por tudo que dizia respeito cincia e por tudo que sereferiasreligies, ao misticismo e ao ocultismo. Minha vida sempre esteve dividida entre estas duasreas de pensamento e no conseguia concililas. Quanto mais me aprofundava nos estudos das duas, mais difcil ficava encontrar umaligaoentreelas,umacosmologiaqueaceitasseaexistnciadaalmanosfatos cientficos. Lia de tudo, religies orientais, terapia de vidas passadas, Teorias da Relatividade e Teoria Quntica. Formado em duas Engenharias, fiz mestrados em trsreaseumprogramadedoutorado,queabandoneinofinaldevidoaotrabalho intensoemumprojetode pesquisadoqualeraGerente.Simultaneamente,frequentei porvinteanosaOrdemRosacruz,depoisaMeditaoTranscendentale,finalmente, mudeiparaoEspiritismo deAllanKardec. Todos aqueles estudos foram interrompidos com o falecimento de meu filhoAlexandre,emcondiestrgicas,oquemetrouxeumsofrimentoquepoucas pessoas conseguem entender. Mas os estudos de Espiritismo pareciam ter me preparadoparaoqueestavaporacontecer.Minhafnodiminuiu,jamaisduvidei dajustiadivinaoualimenteipensamentosde vingana.Minhanicapreocupao era com o estado do Alex na outra vida. Aos poucos fui recebendo notcias dele atravsdemdiunsedemensagensqueafloravaminteirasnaminhamente.Minha mulher,tambmcomeouarecebermensagensefomosnostranquilizandoaosaber queeleestavamuitobemepreocupado conosco,comnossoestadodesade,afetada agorapordoenaspsicossomticas. As lies contidas nesta monografia so uma demonstrao do cuidado, preocupaoecarinhoqueelesempreteveconosco.Masmedidaqueiarecebendo essas mensagens ia me convencendo de que havia um propsito a mais, alm do consoloqueoAlexandreprocuravanostrazer:oesboodeteoriaqueestavasendo transmitidoiaseconstituindonoeloquefaltavaparaaconexoentreaCinciaeo Espiritismo. Devido impossibilidade de reproduzir os fenmenos espritas de forma cientificamente controlada, os cientistas raramente se dedicaram aos estudos metafsicos.Poroutro lado,ainegvelexistnciadecharlatesereligiososdepouca virtude, o sucesso permitido a indivduos motivados por instintos latentes de ganncia e sede de poder, o consequente aumento da distncia entre as classes, a faltadeseguranadapopulao,amisria,aimpunidade,autilizaodatecnologia para incrementar a violncia e a destruio da natureza, resultaram na perda, pela maioria das pessoas, dos ideais mais nobres e da f na existncia de vida aps a morte.

8 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

A certeza absoluta no potencial da cincia para tudo explicar em termos cientficos, at mesmo nossas emoes, nossas tendncias inatas e nossos sentimentos,nodeixouespaoparaaalmaeparaasreligiesquepassaramaser vistas como supersties. Afinal, onde se situariam o cu e o inferno aps as exploraes espaciais? De que matria seria constituda a alma se a cincia j perscrutou o interior da matria chegandoaos quarks, sem ter encontrado nenhum indciodepartculasespirituais? A resposta a estas perguntas pode ser surpreendente e inesperada: de antimatria, que est em toda parte mas, em nveis de energia que no podemos detectarcomnossosinstrumentosatuais,nveisdeenergianegativadeumUniverso Dual,oUniverso Virtual. No demos importnciaaqui a demonstraes matemticas. A dificuldade dacomunicaoentreosdoismundoscomcertezaproduziualgumasincoernciase incorrees no que est sendo apresentado. Tampouco submeti estas mensagens a uma anlisecrticaparaverificarsuacoerncia.Estouescrevendoascomocorao. Masse elapuderservirdefontedeinspiraoparanovasteoriasnofuturo,creioque o propsito dos espritos ter se concretizado. Desta vez, assim o esperamos, motivando um progresso equilibrado e de mentes abertas, a par com a evoluo moraleespiritualdahumanidade,emdireoumanovaeradeconvvionapaze noamorqueprovmdooutrolado.Afinal,odescrditodascoisasespirituaisseria agora uma demonstrao de dogmatismo, comparvel ao existente na poca de Galileu. EstelivroumareediodolivroAESTRUTURADAMATRIASEGUNDO OS ESPRITOS numa tentativa de tornar mais acessvel aos leitores os conceitos cientficos ali emitidos, que requerem noes de Fsica Moderna que no de se esperardamaioriadosespritasbrasileiros.Oquefizemosfoiacrescentar,antesde cada mensagem, uma explicaopreliminar daquilo que a Cincia e o Espiritismo aceitam atualmente e, depois de cada mensagem, um resumo do que foi revelado como novidade pelos Espritos. Sabemos que isso ser suficiente apenas para os espritas com certo nvel de conhecimentos nesta rea e, por isso j estamos trabalhando em um novo livro, de leitura mais amena, dirigido aos espritas em geral. As duas mensagens iniciais abaixo ilustram, por si s, como foi iniciada esta monografia. Na primeira mensagem dada uma noo geral dos campos fundamentaisedecomooperispritoseencaixanestesconceitos.Iniciaremoscom umapanhadodoquenosdizemaFsicaeoEspiritismosobreestesdoisassuntose depoisdaremosas mensagenscomoforamrecebidas.

OquenosdizemaFsicaeoEspiritismoatuais
Todos ns sabemos intuitivamente o que fora. De uma forma simplificada(queno amaiscorretaporjtersidoultrapassadaporconceitosmais modernos), a Fsica nos mostra que as substncias so compostas por tomos que possuem eltrons que giram em volta de umncleo central formado por prtons e nutrons. Mostra ainda que na natureza existem quatro tipos de fora: a

9 A ESTRUTURADAMATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

eletromagntica, que est presente nos fenmenos eltricos e magnticos, a gravitacional,responsvelpelopesodascoisas,aforte,responsvelpelauniodos prtonsnoncleoatmicoeafraca,presentenosfenmenosdeemissodeeltrons pelo ncleo atmico. Bem, para cada fora a Fsica associa um campo que um conceito abstrato criado para explicar como essas foras atuam distncia. O conceito de ter em repouso, em voga no sculo passado, foi substitudo pelo de campoquenoteriaumaestruturamasquepossuisempreumapartculaassociada. Mas isto j seria mais complicado de explicarneste livro porque a Fsica trabalha com conceitos muitos precisos que precisam ser aprendidos com detalhe antes de seremusados.comooaprendizadodeumalinguagemondecadapalavradeveser memorizada com seu significado. A Fsica estuda apenas aquilo que pode ser reproduzido, estabelecendo e quantificando as leis que governam essas quatro foras. Portanto a Fsica no estuda a mente, o Amor Divino e os fenmenos espritas. O Espiritismo estuda os fenmenos espritas, e asleis morais, procurando esclarecer de onde viemos e para onde vamos aps a morte do corpo fsico. Seus fenmenos no so reprodutveis vontade em laboratrio porque envolvem a participao dos Espritos, que somos ns mesmos aps a morte e sede de nossa inteligncia e personalidade enquanto encarnados. Pelo contrrio, a presena de descrentesezombeteirosduranteasmanifestaesdosEspritostendeaafastlos, dificultando ou impedindo arealizaodos fenmenos. Para os espritas ohomem na Terra constitudo de corpo e Alma sendo a Alma definida como o Esprito quandoencarnado.AAlmaouoEspritosoconstitudosdo'Espritopropriamente ditoedoPerisprito.NestelivroparaevitarquequandofalarmosdeEspritoosno espritasfiquemsemsaberseestamosfalandodoEspritooudoncleodoEsprito, chamaremos esse ncleo de alma (vide referncia 6no Cap. 1, Do Hologr ama) e quandooEspritoestivernocorpo,ochamaremosdeEspritoencarnado'.Portanto, daqui por diante, o Esprito formado de perisprito e alma. Mas, de que so formadosoperispritoeaalma? De acordo com O LIVRO DOS ESPRITOS, o perisprito um envoltrio fludicosemimaterialeaalmaumacentelhadivinanaGNESE,Cap.XIV,podemos verqueosfluidosaindasoconsideradosmatria:

Aqualificaodefluidosespirituaisnorigorosamenteexata, uma vez que, em definitivo, sempre da matria mais ou menos quintessenciada.Nohderealmenteespiritualsenoaalmaouprincpio inteligente.Soassimdesignadosporcomparao,eemrazo,sobretudo, de sua afinidade com os espritos. Podese dizer que so a matria do mundoespiritual:porissoquesochamadosdefluidosespirituais.
1 Em alguns livros recentes nos dito que o perisprito formado de antimatria.Poroutrolado,noprogramaPingaFogodaTVTupideSoPauloem
1

ALMDA MATRIADENSA, Alberto de SouzaRochaEd.Esprita CorreioFraternodo ABC,1 Ed.1997CORRELAES ESPRITOMATRIA,Jorge Andra dos SantosEd.Soc.EspritaF. V. Lorenz,3Ed.1992.

10 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)


2 28 de julho de 1971, oEsprito Emmanuel ,incorporado emnosso querido Chico, emresposta aumtelespectador sobre a existnciade vidaem Marte,agora queas sondas americanas mostraram no haver vida naquele planeta, explica aos reprteres:

Sabemosqueoespaonoestvazio.Masprecisamosesperaro progressocientficonadescobertamaisamplaenadefiniomaisprecisa daquilo que chamamos antimatria. Ento, devemos aguardar que a cinciapossainterpretarpara nsa vidaemoutrasdimenses.
Quandorecebi estasmensagensaindanotinhalidonenhumdesteslivros mais recentessualeiturafoiparamimumareforoamaisnacertezaquejtinhade que as concluses a tirar destas mensagens estavam corretas. Vamos ento primeira mensagem: Primeiramensagem

Vou estar no Centro Esprita de Valinhos na Quintafeira. Meu mentortambmvai.Spossofalarcomoauxliodele.Leveamezinhaat l. Ns os amamos pai, como tambm mezinha, Lucinha, Paulo e o ngelo.Nofiquemtristes.TemumCentroEspritamuitobombemperto de onde vocs vo morar no Rio de Janeiro. Vocs podero continuaros estudosespritasl. Estamos iniciando agora um estudo sobre a constituio da matria. Voc poderia participar. As aulas so nas Quintasfeiras pela manh.Nofimdesemanapoderialhepassarospontos.ssentaraqui nestamesacomoagora.Nestaprimeiraaulaestudamosotermaisou menosdaformacomovocpensa.Omagnetismovirdepois.Agravidade sepropagaporummeioqueaCinciaaindanoconheceequefamiliar para ns, da a facilidade de fazermos levitao. No mental, pois a mente ainda mais fundamental e tem caractersticas hologrficas, podendo atuar sobre o campo gravitacional, modificandoo. O ter o campo dos fenmenos eletromagnticos, mais intenso e difcil de manipular,mastambmoconseguimos. OAmorDivinoumaforapresenteemtudoeestmuitoalmdo quepodemosestudarecompreender,emborapossamossentilo.comose fosse uma luz sutil que a tudo ilumina. Ainda estamos longe de poder equacionlo cientificamente. Alm do Amor, da mente, do eletromagnetismoedagravidadeaindatemosmaistrscamposde fora:a fraca, a forte e mais uma que no tenho o nome a na Terra e que 3 passaremos agora achamar, conforme sua sugesto , de Fluido Csmico Universal(FCU)comsuaforavitalassociada.Sosetecamposaotodo, dosquaisquatroestopresentesnodiaadiadaCincia:ogravitacional,
2

AS VIDASDECHICO XAVIER, MarcelSouto MaiorEditoraRocco 3Edio1994Cap.IXpg. 175.


3

EstavapensandonoFluidoCsmicoUniversalconformedefinionoLivrodosEspritos.

11 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

oeletromagntico,eosdasforasforteefraca.Etrsestopresentesno diaadiadoEsprito:omental,oFluidoCsmicoUniversaleo Amor. Da mesma forma que a matria umacondensao dos campos eletromagnticos e gravitacional, a antimatria uma condensao do antiter e do campo antigravitacional e a alma uma condensao do Amor Divino. O perisprito constitudo de antimatria e FCU, mas tem estruturavarivelconformeonveldeenergiaemquesesitua.Quandono mundo material o FCU do perisprito se liga s partculas materiais, enquanto que no mundo virtual, dependendo do nvel em que situa, ele constitudo principalmente de antimatria e de FCU. Nos fenmenos de materializao de espritos necessria a presena de um mdium que libere ectoplasma que cobrir o esprito para tornlo visvel. O ectoplasma,sendoproduzidoapartirdoperispritodomdium,tambm formado de FCU, mas traz consigo uma certa quantidade de matria. notvelquea estruturaprojetadapeloholograma,nestecaso,seassemelha a um tecido como a gaze, com a finalidade de reduzir a quantidade de matria necessria materializao, sendo essa a razo da maioria das materializaes de espritos se apresentarem com um vu. O esprito continua invisvel, tudo que vemos o ectoplasma, mesmo quando se distingueasfeiesporbaixodovu.Estetecidotemaindaapropriedade de emitir luz tnue, permitindo que seja visto no escuro. Para poder avanarnacompreensodosfenmenosespritasaCinciadeveriniciar peloestudodoectoplasma. Aantimatriapodecoexistircomamatrianummesmolugardo espao, mas em diferentes nveis de energia, s interagindo com aquela muitofracamenteouquandoem estadosexcitados.Nossaconstituioum poucodiferentedaquelaaqueestvamosacostumados.Nosprximosfins desemanadaremosmaisdetalhes. Abraoebeijosparatodos Campinas,14/2/1995.
Paraasegundamensagemnohnecessidadedecomentriospreliminares: Segundamensagem
4 Quero apresentarme. Chamome Sir Macklay , vivi no pas de Gales de 1837 a1891. Eraestudioso de Cinciae deEspiritismo. Faleci devidoaumadoenararanapoca.HojesoumentordoAlexandrepara assuntos cientficos. Ele est aqui ao seu lado, e est aprendendo a comunicaocomosencarnados.Sestaraptoapsdoisanosdecurso, mas talvez possa mandar alguma mensagem antes. Ser nessa poca que voc estaraptoareceblas. NaQuintafeirapassadanohouveaauladeestruturadamatria porque na poca de Carnaval nos preparamos todos para o servio de Socorro na Terra. No prximo final de semana continuaremos. O Alexandre estbemeumpoucopreocupadocomasuasade.
4

A escrita correta pode no ser exatamente esta, mas deve ser um homfono como, por exemplo, Sir Macaulay.

12 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

Seu problema est no perisprito e ser necessrio sua Reforma ntimaimediata. Estaremos ajudando. Tenha confiana em Deus. Por que se amofinare se preocupartanto? No h mais tempopara ficarcom essas coisas.Mudej! Amepaizinho! Campinas,1/3/1995.

ResumodasduasprimeirasMensagens
Nestas duas mensagens iniciais foram mostradas a existncia de sete camposfundamentais:ogravitacional,oeletromagntico,odasforasforteefraca, o mental, o FCU e o Amor Divino, em contraste com os quatro campos fundamentaisdaFsica.Ocampoeletromagnticofoichamadodeter,porm,como veremos,esseternoo mesmodosculopassado,noestandoemconflitocoma Cinciaatual.FoiditoqueoperispritoconstitudodeFCUedeantimatriaque, comoveremosadiante,devidosuabaixadensidadenasproximidadesdaTerra,se comporta como um fluidosemimaterial. O Fluido Csmico Universal (FCU), com sua fora vitalassociada, outro dos sete campos de importncia fundamental em nossosestudos.Oectoplasma,tambmformadodeFCUe,nasmaterializaes,se assemelhaaumtecidocomoofil.Deveserentendidoqueotermomaterializao aqui no significa criao de matria, mas revestimento de corpos espirituais pelo ectoplasma,dandoailusodeumcorpomaterial.Amaterializaopermanenteseria realizadapelotransportedecorposmateriaisdeoutrolocalremoto,porefeitotnel, oudetransportedetomosoupedaosdematriaparamontagemdocorponolocal.

13 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

Introduo

AFsicadehoje estemdificuldadeparaencontrarumateoriacorretado Campo Unificado porque tem se fixado em alguns princpios que se tornaram a causadoimpedimentodemaioresavanos.Umdestesprincpiosinabalveisoda atraoentrecargaseltricasdesinaisopostos(cargaeltricapositivaatraiacarga eltrica negativa e viveversa) e repulso entre cargas de mesmo sinal (cargas positivasserepelementresieomesmoocorrecomascargasnegativas).Outro,o da existncia de apenas um tipode massa quando na verdade podemos pensar em massas positivas e negativas, com energias positivas e negativas. Conforme veremos,ainclusonasleisdaFsicadamassanegativaeaadoodaleideatrao dascargaseltricasdemesmosinal,trarumanovavisodouniversoquepermitir abrigar toda uma srie de fenmenos hoje excludos pela cincia como os parapsicolgicos, espirituais, mentais e mesmo fsicos, que tero agora uma nova baseemqueestruturarodesenvolvimentodenovasteorias. Oconceitodecampodifundiuseetodasascinciasoutilizamagoracomo, por exemplo, o campo mental ou da energia psi na parapsicologia, e o campo da bioenergiaouenergiavitaldapsicologiamoderna.NoEspiritismotemosoconceito do FluidoCsmico Universal que o campo no qual se estruturam os fenmenos espirituais. Nestelivropretendemosmostrar,conceitualmente,comotodososconceitos acima podem conviver, formando assim uma base para o futuro desenvolvimento cientficonessasdiversasreasdepensamentoeabrindofsicaclssicanovasvias deprogresso terico.Mostraremostambmcomoaantimatriapodecoexistircoma matriadando umanovadimensoaosfenmenosfsicoseespirituais. A lei de que cargas eltricas opostas se atraem e as de mesmo sinal se repelemsubstitudapelaleidossemelhantes,muitomaisantiga,trazidaparans deumpassado distantepelaTradio:

LeidosSemelhantes:
Semelhanteatr aisemelhanteedessemelhantesserepelem. Portanto,aquinesteestudo,umacargaeltricapositivaatraieatradapor outracargaeltricapositivaerepeleerepelidaporoutracargaeltricanegativa. O conceito de ter ser ampliado tanto no que diz respeito ao seu estado de movimento, no mais em repouso absoluto, mas em movimento como qualquer

14 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

outrofluido,como tambmnasuaconstituio,passandoacoexistircomoantiter, este em estado de energia negativa. O campo fundamental deixa de ser material assumindo caractersticas de holograma, por onde pode ser propagada ao instantneaadistncia.OprprioUniversopassaaterconstituiodiversa,coma existnciadeburacosbrancosdeantimatria.Aimplosodeumburaconegroser vistacomooresultadodapassagemdematriadoUniversomaterialparaovirtual e, viceversa, num buraco branco como a passagem de antimatria do Universo virtualparaomaterial.Oconceitodemassasemsinal,agoramudaparaodemassa positivaenegativa.Asantipartculassoagora partculascomcargaeltricaemassa desinaisopostosaodesuarespectivapartcula.Aantigravidadeeoconceitodemar de eltrons de Dirac, passam a ter uma explicao natural dentro deste novo conjunto de conceitos. Finalmente mostraremos que o deslocamento para o vermelhoouparaoazuldaluzdoncleodasgalxias,umaconsequncianatural davariaodadensidadedocampo,modificandoassimosclculosdavelocidadede afastamentodasgalxiasedaidadedoUniverso.

15 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

PRIMEIRAPARTE

PRINCPIOS

16 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

CAPTULO1

A DIMENSO MENTAL
Paizinho,noseamofine,esqueaaformacomotudoaconteceu.Oqueimporta queestouaquiagora,bemmelhordoquepoderiaestarejestouaprendendo bastante.Aquitudolindo,radiante,sentimosoamoreaperfeio deDeusem todaparte.

OquenosdizemaFsicaeoEspiritismoatuais
Umhologramaumaimagememtrsdimensesobtidapelapassagemde umraiolaseratravsumfilmehologrfico.Parafazerumfilmehologrficodivide seumfeixederaioslaserpormeiodeumprismaeentoseiluminaoobjetoaser fotografado com um dos feixes de raios laser. Este feixe aps ter sidorefletidono objeto, reunido ao segundo feixe, sobre o filme, formando uma figura de interferncia. Uma figura de interferncia ocorre tambm quando jogamos duas pedrasnumlagoeasondasproduzidasseencontramformandolinhascruzadasde cristas e depresses. Passandoumraio laser sobre o filme revelado aparecer uma imagem tridimensional do objeto. Este filme hologrfico tem vrias propriedades, porexemplo,seocortarmosemquantospedaosdesejarmos,cadapedaoainda capazdeprojetaraimagemcompletadoobjeto.Portantocadapedaotemtodasas informaesqueexistiamnofilmeinteiro.Aluzlaserusadaaquiporsercoerente, isto,todasassuasondasestoemfaseesodeumanicafrequncia,sendoassim excelenteparaacriaodeinterferncias precisas. Muitoscientistasdaatualidade,comoDavidBohmeoutros,acreditamque a um nvel profundo da realidade todas as coisas do Universo esto infinitamente interconectadas. O Universo em si prprio uma projeo hologrfica e neste Universo hologrfico at mesmo o tempo e o espao deixam de ser vistos como fundamentais. Para Pribram o crebro humano tambm funciona segundo os princpios hologrficos o que explicaria muitos experimentos j realizados. Esta novaformadeverarealidade,propostaporBohmePribram,passouaserchamada deparadigmahologrficoeemboramuitoscientistasavejamcomceticismo,outros temsidogalvanizadosporessanovamaneiradeveroUniverso,eumnmerocada vez maior de cientistas acreditam que esta seja a teoria mais acurada da realidade quejfoiimaginadaathoje. Sendoarealidadeumaprojeohologrficadevemostodosconcordarsobre aquiloquevemosporumconsensoformuladoemumnvelmaisprofundoqueseria odo inconscienteoudaAlma,noqualtodasasmentesestariamconectadas. VejamosentooquenosdizemosEspritos:

17 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

Terceiramensagem

1.DoHolograma OUniversomaiscomplexodoqueimaginamosanaTerra.Os campos que mencionei na primeira mensagem se complementam e influenciam a matria. Podemos observar e participar dessa influncia usando nossa vontade que agora mais livre. Quando no estamos prximos matria vivenciamos o mundo espiritual em toda a sua grandeza.Essavivnciabemdiferentedaqueexperimentadaa.Tudo aqui maisleve, mais fluido, mais rpido, mais luminosoe maisfcilde sermodificado. ADoutrinaEspritaesclarecequeohomemcompostodocorpo 5 material, do perisprito e da alma , enquanto que ns espritos, temos apenasoperispritoeaalma.Naalmaestamente,enoperisprito,que serve de ligao entre a mente e o corpo material, so registradas as memrias de todas as nossas vidas anteriores. no perisprito, por um processo natural, que realizada a transformao da percepo tridimensional para a dimenso mental da alma, da mesma forma que o crebro do corpo material realiza a transformada (o crebro um transformador) das impresses dos sentidos materiais em percepo tridimensional. Conforme relatei em outra mensagem, aqui tudo mental e a analogiamaisprximaparanosreferirmosconstituiodenossaalma o holograma. Entretanto, embora semelhante na conceituao bsica, a mentemuitomaiscomplexadoqueumhologramacomum.ACinciaj estaceitandoamentecomoumholograma,masaindanopossuinenhum modelo matemtico que se assemelhe estrutura da mente em toda sua complexidade. Portanto, ao citarmos o holograma como analogia, ainda corremos o risco de no explicar todos os fatos de forma coerente. Mas sendo o nico modelo que se aproxima, vamos tentar uslo para uma introduo ao assunto. Cada partcula material, cada partcula de um corpoespiritual,estpresenteemtodosospontosdohologramadamente universal. Como no holograma, cada ponto da mente possui todas as informaesdoUniverso,comadiferenaqueaestruturadamenteno rgida. Uma pequena modificao em um ponto da mente se revela em todos os pontos dessa estrutura. Como o holograma no ocupa lugar no espao, por estar em uma dimenso diferente, essas modificaes podem ser detectadas em pontos distantes do Universo. Decorre da a aparente ao distncia, com velocidade infinita, como na interpretao de Copenhague de que a Cincia est agora se dando conta. Para ns o espaoeotemposomerailuso,poisoregistrodetodasaspartculasde matria esto em todos os pontos do holograma, e qualquer ao entre
5

OQUE OESPIRITISMO,AllanKardecEd.Pensamentopg.117.AAlmaaquiadenominaoque daremos ao ncleo do Esprito. Costumeiramente esse ncleo tambm chamado deEsprito, podendo causardubiedadeemnossoestudo,razopelaqualadotamosadenominaodeAlma,conformedefinido nestareferncia.

18 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

duas partculas sentida imediatamente em qualquer parte do universo, independentemente da distncia. Assim a distncia no existe no plano mental,poistudoestarianummesmoeemtodosospontosdoholograma. Na fotografia em trs dimenses temos a fonte de laser, o filme comohologramaeaimagem,tudodispostonoespaotridimensional.No Universo a luz coerente o Amor Divino, o filme com o holograma o campomental,eaimagemoUniverso,ovirtual eomaterial.Cadaumde ns um ponto da imagem e, ao mesmo tempo, nossa mente parte do holograma,sendocapazdeterconscinciadorestantedoUniverso.Aqui temos, portanto, uma diferena bsica para a fotografia hologrfica. No Universoohologramaeaimagemgeradaseinterpenetrameumpontoda imagem pode estar consciente do restante atravs da parte da mente que estcopresente.comosehouvesseumafontedelaseremcadapontodo Universo,gerandocadaumaaimagemglobalapartirdoholograma. Em termos de Fsica, dizse na atualidade que o observador determina o comportamento do experimento, criando com sua mente os resultadosqueesperaobservar.Existiriaentretantoumacordotcitoentre osdiversosobservadoresparaquetodosvejam,sintameaceitemconforme uma conveno aprovada pela maioria. Sem esta conveno nada teria sentido. O termo acordo tcito no o mais adequado para descrever o conceitojquenossamentepartedamenteuniversaleoacordoadvm damenteuniversal.Seriaportantomelhordizerqueoobservadorantecipa o resultado do experimento e que ele muda o comportamento do experimento mudando o experimento, recaindo assim na interpretao clssica. 2.DosEspritos Quando um esprito sai do corpo terreno, dependendo de sua evoluo,poder permaneceremdiversassituaes: apenascomoalma,semperisprito,emplanosdocampomental,para aquelesem estgiosmaiselevadosdeevoluo comoespritocomperisprito,emplanosintermedirios,vivendouma vida semelhante que vivia na Terra, para aqueles que tem uma evoluo normal como a maioria das pessoas deste planeta de expiaoeprovasseuperispritoseapresentapoucodenso,formado deFCUeantimatria,sendoqueessadensidadediminuiquantomaior fora evoluodoesprito. comoespritocomperispritoemplanosinferiores,quandooesprito renitente no mal.Nestecaso seu perisprito se apresentamais denso, commaiorquantidadede antimatria. A morte no corpo fsico no altera o estado do esprito, que naturalmenteirparapertodaquelesqueselheassemelhamemevoluo, recomeandonooutroladonopontoemqueseencontravanaTerra.Seu sofrimento ou felicidade ser sempre funo do plano em que se situam sendo tudo uma consequncia automtica de seus atos. E a todos

19 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

permitida a mudana de comportamento para um retorno aos planos superioresemum futuroapropriado,apstercompletadosuaevoluo. Parans,espritosqueestamosvivendoaquinumcorpofludico, tudosepassacomoanaTerraevemostambmumailusoconvencional que se comporta como um mundo to real como o material. Nossos sentidos porm so mais potentes, comandados por nossa mente, e podemosver,sentir,enosfazermossentiremqualquerparteeemvrios ouemtodososlugaressimultaneamente,dentrodamesmaanalogiacomo hologramamencionadaacima.Umsensitivovivotambmpodefazloem transe, ficando seu corpo material num ponto do planeta e aparecendo como esprito em local distante por comando de sua vontade, ou at em maisdeumlugaraomesmotempo.Paranstudoissosetornabemmais fcil,pelaausnciadamatriadensa. Nsespritospodemos,seassimodesejarmos,noshabituarmosa sentir como se ocupando todo o espao do universo, mas no o fazemos porque no necessitamos disso j que temos conscincia de termos o Universoemns,eporqueaindaestamoshabituadosanosrelacionarmos com outros corpos espirituais de forma humana. Limitamos assim nossa viso, bastando para isso desejlo, por ser mais cmodo em nosso estgio atual de evoluo. Tudo depende, de novo, de estarmos mais ou menos ligadoaoperisprito. QuandodescemosTerra(poderamostambmdizer,subimos para o nvel de energia da matria) operamos uma transformao para ajustarnossocorpoperispiritualmatria,processoaquedamosonome de densificao, de modo a ocuparmos um espao material. Mas cada parte de nossa alma, cada pequeno ponto formador do todo, continua contendo todas as informaes do Universo, como no holograma. A densificao ocorre apenas noperisprito eefetuada pela incorporao departculasdo campomaterial. Quandodizemosqueocorpofludicoenvolveaalmanoestamos nosreferindoalmacomoumncleoqueocupaumcentronoperisprito masqueaalmacomoumsuporte,umaessnciaouumamatrizqueest presente emcadaelemento do corpo fludico. Eletoma ento a forma de matriaetrea,sutil,constitudademolculasetomossobreessamatriz subjacente. Dito de outra forma, o corpo fludico uma projeo do hologramadaalmaqueexisteemoutradimenso. Essaestruturaexisteestandooespritodesencarnadoounoe porelaquefeitaaprogramaodenossoscorposemcadaencarnao, antes mesmo da que ser materializada pelos cromossomas. Temos a tambm a origem dos fenmenos de materializao, provocada pela migrao dos tomos materiaispara aestrutura previamenteformada do holograma. Emplanosmaisaltos,estandooespritoemestgiosdeevoluo adiantados, no existe mais a necessidade dessa estrutura atmica, e o esprito pode existir como forma hologrfica, mais sutil, desprendendo o corpo fludico. Isso sem prejuzo da forma externa que pode ser vista

20 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

aindacomoumaprojeohologrficanamentedosespritosqueconosco se comunicam. notvel tambm, que neste caso, no havendo mais a noodeespao,podemostodosocuparounoummesmolugarnoespao material.Mas,aindaporhbito,vemososdemaisespritosetudoanossa volta, como ocupando um lugar que convencionamos existir, sendo tudo umaquestodesintoniadenossasmentesquepodemosmodificarnossa vontade. Da mesma forma, a matria pode ser entendida como uma projeo hologrfica da mente Divina que todos os seres humanos convencionaramver da formacomo vista,convenoesta que tem sido transmitidade geraoemgerao. 3.DaComunicao Esclarecendonossaformadecomunicao,observequeumaideia um conjunto de pensamentos relacionados e tambm um holograma. Aqui,comojdisse,noscomunicamosporideias.Numacomunicaocom um esprito encarnado tambm o fazemos geralmente dessa forma. Um mdium intuitivo a pessoa que naturalmente capta uma ideia em seu esprito,faculdadeessachamadadeintuio,eatraduzparaaformade palavras.Todaestamensagemdehojecabeemapenasumholograma.Isto exige um grande poder de abstrao por parte do mdium e quando no encontramos um mdiumcom essa capacidade temos quecolocar a ideia em forma de pensamentos encadeados ou palavras e transmitilas uma a umacomonapsicografiaoupsicofonia,exigindomuitasvezesotransedo mdium. Natransmissodeideiasaculturadomdiuminfluinocontedo da mensagem e este s poder traduzir aquilo que j consegue compreender.Assim,nestamensagemexistemaindamuitospontosemque aCincianosedesenvolveuobastanteparacompreendlosoconceito mesmo de holograma recente e no teria sido compreendido h um sculo atrs. Da esse tipo de mensagens conter sempre contradies aparentes.Masdestascontradiesquesechegainterpretaocorreta, sgrandesdescobertas,comnovosimpulsosparaaCincia.Kekultinha recebido a ideia completa do anel de benzeno desde o comeo, mas sua mentenoconseguiacaptlaattertidoumsonhoqueofezvisualizaro formatodeanel.AsinterpretaespreviamenteconcebidaspelaCincia,e pelo prprio mdium receptor, se constituem num bloqueio para a percepo integraldenovas ideias. Esta mensagem pode parecer estar misturada porque ao se traduzir uma parte do holograma se pega tambm partes vizinhas, mudandoumpoucodeassunto.Quandorefletimosnoquefoiditovoltamos ao assunto anterior e vemos que ainda havia mais para ser transmitido. Isto porque o holograma foi transmitido por inteiro e gravado no seu esprito,emoutromomentoanteriorquenoesteemqueestsendoescrita a mensagem. Se, posteriormente, forem arrumados os diversos perodos, teremosumencadeamentolgicodasideias.Estapartiosenotatambm napsicofonia.

21 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

Portanto no necessrio falarmos em incorporao com sada parcial de seu perisprito e entrada do meu para a transmisso de uma mensagem.Naverdadeestousempreemsuamenteedetodasaspessoas queestiveremmentalmenterelacionadascomigo.Maspossotambmestar fora ou posso estar parcialmente incorporado. Depende de como se est imaginando, embora um Esprito possua tambm sua prpria vontade e possaatuarnamentedemdiuns,ouatdeformaindependentecomono ato de criao de um corpo materializado. Isto depende da vocao de cada Esprito, como os h que tem vocao para escultor e se realizam dessa forma. De minha parte prefiro trabalhar com ideias, como voc tambm paizinho, e por isso estamos sintonizados. Eventualmente posso transmitir frases forado holograma,comofoi ocasodestas ltimas,pois estou sempre presente assistindo sua escrita j que, ao traduzir o hologramarecebido,automaticamenteentraemsintoniacomigo. Porhojes.FiquenapazdeDeus. Beijosparatodos Alex
Campinas,18/2/1995

ResumodaterceiraMensagem
Obviamente j havia lido algo sobre este assunto antes de receber esta mensagem emesmo assim, devido sua complexidade, fiquei com a sensao de que havia muito mais para ser escrito que meu crebro no conseguia captar e traduzirempalavras,principalmentenoquedizrespeitoaomuitoqueaindasetem de fazeremtermosdedefinirumatransformadaquerepresenteverdadeiramenteo hologramauniversal,conformeteremosoportunidadedevernodecorrerdestelivro. Talvez devido a esta limitao de minha parte o contedo da mensagem no foi muito alm daquilo que j existe sobre o paradigma hologrfico, mas vale pela confirmaodequeestadeverseraabordagemdaCincianofuturo.

22 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

CAPTULO2

OS CAMPOS
Parabnspaizinhoportervencidoessaimportanteetapadesua evoluo espiritual,iniciandosuaReformantima.Vocnopode imaginarcomoficamos todosfelizesaqui.Nodeixetudovoltaratrsdaquiparaofuturo.Useoseulivre arbtrioeevolua sempremais.Estaremosajudandoo.

OquenosdizemaFsicaeoEspiritismoatuais
Amotivaoprimriadasteoriasdasupergravidadeedassupercordastem sidoaunificaodagravidadecomasoutrasinteraesdaspartculaselementares, com a esperana de desenvolver uma teoria quntica da gravidade. Na nossa bem conhecidateoriaclssicadocampoeletromagnticopodemosaumentaraenergiado campode quantoquisermos,masnateoriaquantizadaoaumentodaenergiaspode serfeitoem quantidadesdiscretas,osquantaouftonsnocasodoeletromagnetismo, que na linguagem da Fsica moderna so tambm chamados de partculas. Nessas teorias os estados de mais baixa densidade de energia so chamados de vcuo verdadeiroe assumesequeoespaovazioconsistedeumdestesestados.Possveis oscilaesdestesvaloresdevcuosochamadosdepartculasdeHiggs.ACincia entretanto ainda no consegue explicar as observaes astronmicas referentes ao estado de quebra de simetria, que descreve nosso presente universo, observaes essas que apresentam grandes valores para os campos de Higgs, enquanto que os valores esperados da densidade de energia para um vcuo simtrico, no qual os campos de Higgs tem amplitude zero, deveriam ser zero. Este problema, que equivalenteaoproblemadaconstantecosmolgica,pareceindicarquemesmoum estado to simples como o vcuo tem propriedades que ainda no so compreendidas. Quartamensagem:

Esta semana a aula versou sobre a estrutura dos campos. O campo de energia, ou simplesmente campo, constitudo pelos diversos tiposdepartculaselementaresesuasantipartculas,positivasenegativas, embora com densidades locais diferentes. O ter nada mais que o conjuntode partculas elementaresh+ eh. Quandoem pares orientados oudipolosformamoscamposeletromagnticoeantieletromagnticos,que diferem apenas pelo excesso de uma das partculas elementares. Os campos gravitacional e antigravitacional so o conjunto de partculas

23 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

elementaresmem,queformamgradientesopostosdedensidadeemtorno damatriaedaantimatria. Somentequandoestamosfalandodecampoquenosreferimosa umtipoespecficodepartcula.Comoohologramaquantizado,formado por pontos, o espaotempo no contnuo. Assim todas as dimenses de espaoedetemposodescontnuas.Tambmoscampos,comooFCU,o campo gravitacional e o campo eletromagntico, so formados por partculas elementares. A cada campo est associada uma partcula elementar e a cada anticampo a sua antipartcula elementar, sendo que ambos,campoeanticampo,sodescontnuoseocupamsimultaneamenteo espao,emequilbriocomamatriaeaantimatrialocais.Aspartculas elementaresh+h,quedoorigemscargaseltricas,quandoagrupadas comasdesinalopostoformamosftons.Emestadodeenergianulaessas partculas elementares estoespalhadas no campo e normalmente unidas aos pares com suas antipartculas, formando dipolos eltricos, responsveispelapolarizaodocampoeletromagntico. O campo magntico o campo eltrico visto de um sistema em movimentorelativoeviceversa.Paraumobservadoremrepousoocampo magntico o resultado do movimento do campo eltrico e se uma partcula se move nesse campo magntico ela ver um campo eltrico aparente. Portanto, como j demonstrado pela Teoria da Relatividade, o campo eltrico e o magntico so um s, o campo eletromagntico, e a intensidade aparente de cada um, conforme a velocidade do observador, sodadaspelas transformaesdeLorentz. O campo gravitacional no to simples como se descreve atualmente. Ele tambm formado por partculas e antipartculas elementares de massa, constituindo na verdade dois campos superpostos. Essas partculas elementares de massa so prprias do campo gravitacional e portanto diferentes das que formam o campo eletromagntico, como veremos no captulo seguinte. Na proximidade de umplanetacomoaTerra,essencialmentematerial,ocampogravitacional formadoprincipalmentedepartculaselementaresmateriaisdemassaou partculasm.Adensidadedestaspartculascrescenadireodocentroda Terra.Adensidadedepartculasvirtuaisouantipartculaselementaresm, decresce na mesma direo. Na proximidade dos corpos celestes do Universo virtual, constitudos principalmente de antimatria, ocorre o oposto, a densidade do campo gravitacional material decresce e a do campogravitacionalvirtualaumentanadireodocentro.Amatriatende a levitar no anticampo ou campo virtual e, inversamente, a antimatria levita no campo material. H, porm, uma diferena de nvel de energia entre os dois de modo que no apenas a antimatria como tambm o anticampo, ambos rarefeitos na proximidade do planeta, no so facilmentedetectveis pelosinstrumentosatuais. OsprtonsatraemseentresipelaLeidosSemelhantes,umavez que possuem massas positivas e cargas eltricas de mesmo sinal. Esta foradeatraoatuatambmsobreaspartculaselementaresdoscampos

24 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

eletromagnticoegravitacional,formandoumacamadadentrodoncleo, como um fluido, de grande densidade ou alta energia, que passou a ser chamadodeglon. Campinas,25/3/1995.

ResumodaquartaMensagem
Nesta aula foi descrito, de forma simplista, a estrutura dos campos do Universo material e os respectivos anticampos do Universo virtual. Nos prximos captulosserodadasnovasnoesdestescamposquediferembastantedaquiloque aCinciaterrestreadota atualmente.

25 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

CAPTULO3

QUARKS
Porqueaquiloaquechamaisdemolcula estlongeaindadamolcula elementar.
OLIVRODOSESPRITOSPergunta34

Oquenosdizem aFsicaeoEspiritismoatuais
Iniciado pelos atomistas gregos da poca prsocrtica o homem tem buscadopormaisde2400anososconstituinteselementaresindivisveisdamatria. Nesta busca construiu aceleradores de partculas gigantescos e tem empregado milhares de pessoas nos cerca de vinte laboratrios na Europa, Estados Unidos e Rssia.DotomodeDemcrito passamosparaoconceitodemolculasformadasde tomos sendo estes formados por eltrons (com carga eltricanegativa) e ncleos. Osncleossocompostosdeprtons(comcargaeltricapositiva)e nutronssendo estas trs as nicas partculas conhecidas nas primeiras dcadas do sculo XX. Desde ento novas partculas tem sido descobertas e foram agrupadas em duas categorias:oslptons(eltron,mon,taueseusneutrinosassociados)queinteragem fracamenteeoshdrons(prton,neutronepons)que interagemfortementeentresi. Porexemplo, asforasquemantmunidososprtonseosnutrons noncleouma manifestao da fora forte que atua entre os hdrons. Os hdrons tambm foram divididosemdoisgrupos:osbriunsquesohdronsquedecaememprtonseos msons que decaem em lptons e ftons ou em pares prtonantiprton. Os experimentosdemonstraramqueoshdronssoformadosporpartculasaindamais elementares chamadas de quar ks, dotadas de cargas eltricas fracionrias. Alguns cientistas atuais admitem teoricamente a existncia de partculas ainda mais elementaresqueseagrupariamparaformarquarksdeestruturacomposta. OEspiritismoaindanohaviasepronunciadonareadaFsicaemgerale muitomenosnestareadosquarks,aceitandoosavanoscientficoseseadaptando aosmesmosdentrodopossvel,semprenosentidodemanterintactaaDoutrinade Allan Kardec. Alguns poucos autores tem se aventurado na rea cientfica especializada, em geral para citar que o perisprito formado de antimatria, conformefrisamosnoPrefciodeste livro.

26 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

QuintaMensagem

Aauladehojetratardaconstituiodaspartculasatmicasque soformadasdequarksunidospelaforaforte,maisoumenosdaforma que a Cincia est descrevendo, mas com algumas diferenas fundamentais. Os quarks aqui so strings de partculas elementares dos diversostipos,daapropriedadequetmde,emsepartindo,constiturem novos quarks. A tabela abaixo resume os tipos de quarks ou sabor e sua relaocomoscamposjcitados:
SABOR u d l m FORA Eletromagntica Eletromagntica Fraca Gravitacional CARGA +2/3 1/3 +1 +1 ANTIQUARK u d l m CARGA 2/3 +1/3 1 1 PARTCUL AS ELEMENTARES h+,h h+,h l,l m,m

Os quarks tm natureza fractal: qualquer quark formado de subquarksousaboreseestesporoutrossubquarksaindamenores,eassim por diante. Cada sabor na primeira coluna acima um conjunto de inmeras partculas elementares da ltima coluna e cada quark pode ter vrios subquarks, e portanto ser constitudo por diferentes partculas elementares.Osquarkssodenomidadospelosaborpredominante.Assim umquarkupodeserconstitudodesaboresm,l,deu,neutralizadospor seus antiquarks, sendo o sabor u o dominante em um quark u. Apenas o sabor predominante responsvel pelo valor da carga eltrica final, devendoosrestantesapresentarumbalanonulodecarga eltrica. Alm disso o quark possui spin em vrias sees da string e conforme o sabor que se apresenta o quark pode mudar sua cor naquela direo.Assimcadaquarkpodetermaisdeumaforaoucorassociadaao campo correspondente, dependendo das partculas elementares que constituemsuastring.Aforanatabelaacimaaforaresultanteemum bariumquetenhaestequarkpredominante. Osquarksu,d,c,s,betcitadospelaCincia,ficamreduzidosa apenasdois,osquarksue d.Osquarks c espodemserconsideradoscomo sendo respectivamente os quark u e d em estados de maior energia positiva,enquantoqueosquarksbetsoestadosdeaindamaiorenergia positivadestesdoisquarks.Almdosquarksu ed temosaindaosquarks m el(demassaelpton),eseusantiquarksmelquepodemserassociados comonmeroqunticobrium,quarksestesaindanoconsideradospela Cincia. Comoveremosadiante,umprtonconstitudoporumastringde seestendoemcadaumatrssubquarksu ed eumquartosubquark mou l.Paradescreveressastringcolocaremosentreparntesesasequnciade

27 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

subquarks e, em negrito e separado por vrgula no final da string, a denominaodossubquarksdominantes.Assimparaum prton teremos:
___ ___ (dd umudd...mudd...muddudd, muud)

O eltron tambm possui subquarks e cores (l u u d) tendo cargaeltrica1ecargaleptnica1,ousejasuamassafracaenegativa e formadoporantiquarks,sendoassimantimatria.Oeltronneutrino(l l)comoonutron(mudd),temcarganula,sendooquarkmresponsvel pelamaiormassadonutron.Amassadoneutrinonulaeoantineutrino idnticoaoneutrino.Oprton(muud)eopsitron(luud)emestadode energiapositiva,tmcargaeltricaemassapositiva.Oftonconstitudo de quarks e antiquarks (d d) ou (u u), portanto com carga eltrica e cargabarinicanulas.Osmsons(lud),(ldu),(luu),(luu),(ld d), (l s d), ( l s u), etc., contem vrios quarks l ou antiquarks l, dependendo do nvel de energia. A diferena de massa entre neutrinos, psitrons,eltronsemsonsresidenaquantidadedequarks, especialmente quarksloul,presentesemcadaum,dependendodonveldeenergiaem quesesituam.ObsondeHiggs(mm)contemapenasoquarkmeseu antiquark m,sendoportantooseuprprioantiquark. Na verdade esta simbologia diz apenas os tipos de quark em excesso e no sobre suas quantidades, uma vez que alguns so compensados pelos seus opostos. Por exemplo, um nutron pode ser formadopormuitosgruposdequarksadicionadosaogrupoprincipal:
________ (dd u)+...+(mudd)+(u u d)+(uud)+(mm)+ (ll)+(,mudd)

E mesmo o grupo caracterstico pode existir repetidas vezes, em nmerosuficienteparaacargaeamassaquecorrespondeaoseuestado deenergia:


________ (ddm uum ... muud ... l uu d . muudddm... ddm mudd)

Umprtonpodeter,porexemplo: _______
(duuu u d ddm ddm... ddm... ddm, muud).

Assim,seumnutronemiteumeltron(luud)ficaremoscom umprton.Porm,comosepodeveracima,umprtonnopodeemitirum psitron(luud)porquesua cargapositivaexcedentenoestligadaaum antiquark l (mas a um quark m). Se esta reao vier a ser detectada no futuroserpelainteraodeummsonneutrocomumprton,liberando um eltron e um psitrondo mson, seguido pela absoro doeltronno prtonquesetransformaemnutron,numareaodeprobabilidademuito pequena.

28 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

Oantiprtontambmpodeterdiversosquarksdostiposude m:
_________ ______ (uud duu... m dd mdd... m dd... m dd, m u u d),

Eoantinutrondostipos:
_______________ (uud duu luud. m d u u ... m dd ... mdd ..., m u dd).

Umantinutronpodeemitirumpsitrontransformandoseemum antiprtonmasumantiprtonnopodeemitirumelctrontransformando se em um antinutron porque a carga eltrica negativa excedente em um antiprton estligadaaumquark m. Da mesma forma quando dizemos que um quark temcarga +2/3 estamosapenasdizendoqueestetipodequarkresponsvelporlevaresta proporo da carga eltrica. Na verdade ele constitudo por inmeras partculas elementares do campo eletromagntico, cada qual com uma cargainfinitesimal.Equandodizemosqueumquarktemumacertamassa estamos dizendo que contm um nmero correspondentemente grande de partculaselementaresdocampodemassa. No s o eltron possui subquarks mas tambm o glon e o prprio campo no nvel zero de energia possuem quarks e antiquarks, msonseantimsons,eltrons epsitrons,eparesh+h.Quantomaiora energia,sejadeumquark,deumapartculaatmica,deummsonoude um bson, maior sua massa e maiores sero a string constitutiva e o nmerodepartculasabsorvidasdoscamposdemassaeeletromagntico. Quandoumapartculadealtaenergiafreadaaenergiaemexcessoque corresponde ao novo estado liberada na forma de quarks e antiquarks, bariuns, msons ou pares psitroneltron que carregam a energia em excesso. Existe umestadoda matriaem que matria e antimatria esto intimamente unidasdesaparecendoessa distino. Esteestado existiu nos instantesiniciaisdobigbang,eaparecenosburacosnegros,nosburacos brancos, conforme explicaremos no captulo seguinte, e na fuso de psitrons e eltrons ou na fuso de qualquer partcula com sua anti partcula. Ao diminuir o estado de compresso esta energia se rematerializa como novas partculas, dependendo do campo local. Os glons e o campo j apresentam a dissociao de matria e antimatria, embaixonveldeenergia. Campinas,18deMarode1995.

ResumodaquintaMensagem
Conformepodemosconstataracimaosquarksu,d,c,s,bet,daCincia terrestreso substitudospelosquarksu,d,m elnaCinciadosEspritos.Istopode

29 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

serimportante paraaelaboraodeumateoriaunificadadoscamposquantizados.O bsondeHiggs aquiaparecenaturalmenteconstitudodoquarkm eseuantiquark.

30 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

CAPTULO4

O Campo Gravitacional
Estefluidouniversal,primitivoouelementar,oprincpiosemoqualamatria estariaemestadodeperptuadivisoenoadquiririajamaisaspropriedadesque lhedagravidade.
OLIVRODOSESPRITOSPergunta27

OquenosdizemaFsicaeoEspiritismoatuais
ATeoriadaRelatividadeGeralaqueestvalendoatualmente.Elaproduz uma teoria da gravitao que incorpora naturalmente a Teoria da Relatividade Especial em sistemas inerciais e o Princpio da Equivalncia, que diz que um sistemaquecailivrementeemumcampogravitacionalequivalenteaumsistema inercial. Nas quatro ltimas dcadas do Sculo XX o confronto da Teoria com experimentos sofreu um grande impulso com a descoberta de novos mtodos de soluodesuasequaesecomavanosobservacionais,incluindoaobservaode pulsares e de candidatos a buracos negros, o incio de um programa experimental paradetecodeondasgravitacionais,versesmelhoradasparaosantigostestesda teoria,adescobertadepulsaresbinrios,aanlise deefeitosqunticosnoexteriorde buracos negros, a descoberta de lentes gravitacionais e o incio da teoria da unificaodagravitaocomasoutrasinteraes. de se notar tambm que a soluo das equaes proposta por Einstein para o Universo como um todo contem um termo chamado de constante cosmolgica que visava inicialmente anular o efeito de expanso do universo previstonasequaes(otermocosmolgicotambmpoderiaserinterpretadocomo um ao antigravitacional). Com a equao modificada ele pde obter modelos estticosparaoUniverso.ApsadescobertadeHubbledequeoUniversoestavana verdadeseexpandindo,estetermo foiabandonadoporEinsteincomodesnecessrio. Porm as equaes nesta forma prevem uma taxa de expanso que implicavam numaidadedoUniverso,calculadaem1940,de2bilhesdeanos,enquantoqueos geologistas nesta poca calculavam que a idade da Terra fosse de 3,5 bilhes de anos, mais velha portanto do que o Universo. Os astrnomos encontraram ento srias falhas no mtodo que estava sendo usado para calcular as distncias das galxias usadas para calcular a idade do Universo. As novas determinaes de distncias colocaram estas galxias muito mais afastadas do que se pensava previamente. A idade do Universo implicada por estas novas medies ficaram entoemcercade10bilhesdeanos,oque,juntamentecomresultadosdeclculos da abundncia de hlio e da radiao de fundo de microondas, afastariam

31 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

definitivamenteaideiadeumUniversoestvel.AFsicanosmostraqueaenergia deligaogravitacionaldeumcorponegativaequeseestecorposetornarmaise mais compacto, a massa total do corpo se tornaria negativa, exercendo a antigravidade. Porm o Teorema da Energia Positiva, que foi provado tanto matematicamentecomotambmporfsicosdepartculasepelosrelativistas,dizque na relatividade geral a massa total assinttica de um corpo isolado deve ser no negativa,eumcorpoquecheguepertodaviolaodesteteoremasetornainstvele devecolapsarparaformarumburaconegrodemassapositiva.Entretantoveremos queesteteorema,vlidoparaoUniversoMaterial,teriaseucorrespondenteparaas massasnegativasdoUniversoVirtuale,comoveremos,esteburaconegrodemassa positivasetornarumburaco brancodemassanegativanoUniversoVirtual. O Espiritismo considera a gravidade em respostas isoladas em O LIVRO DOSESPRITOS,quesonamaioriacitadasnoinciodecadacaptulodopresente livro.Almdisso,devemserconsideradosos fenmenosdelevitaodescritosem vrios livros espritas, onde se pode constatar a relativa facilidade com que os Espritosconseguemcontrolara levitao. SextaMensagem 1.OCampoGravitacional

Ocampodeenergia,ousimplesmentecampo,constitudopelos diversos tipos de partculaselementares e suas antipartculas, positivas e negativas,emboracomdensidadeslocaisdiferentes.Aatraoerepulso queaspartculasnuclearesexercemsobreasdiversaspartculasdocampo produz gradientes de densidade no campo, que a cincia denomina de curvaturadocampo,maisdensoprximodaTerraparaocampomaterial emenosdensoprximodaTerraparaocampovirtual. Oternadamaisqueoconjuntodepartculash+eh.Quando emparesorientadosoudipolosformamoscamposeletromagnticoeanti eletromagntico, que diferem apenas pelo excesso de uma das partculas elementares.. Oscamposgravitacionale antigravitacionalso oconjunto de partculas elementares m e m, que formam gradientes opostos de densidadeemtornodamatriaedaantimatria.Nenhumamassaapenas matriaouapenasantimatria,havendosempreumaproporomenorde antimatria, em estado de energia negativa, permeando os corpos materiais. A densidade de partculas m maior em direo ao centro de massas materiais ondea quantidade de antimatria, emnvel negativo de energia, correspondentemente menor, e tambm a densidade de partculas m menor em direo ao centro de massas materiais. Nos corpos, de antimatria, como os quasares, ocorre o inverso, com densidades maior de antipartculaselementares me menor departculas elementaresmemdireoao centro. Os buracos negros so os pontos do universo material onde a matriaeaenergiapositivadocampomaterialsoabsorvidaseenviadas para o universo virtual. L eles atuam como buracos brancos, emitindo essaenergia.Osburacosbrancossoospontosdouniversomaterialonde

32 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

a antimatria e a energia negativa absorvidas no campo virtual so recebidasnaformadeenergiapositiva.Oquenouniversomaterialum buracobrancoserumburaconegronouniversovirtualeviceversa.Por analogia,podemosdenominarosquasaresdeburacosbrancos.Enquanto osburacosnegrosatuamcomoumalenteconvergente,osburacosbrancos atuamcomoumalentedivergente. Entretanto,osburacosbrancosconservamapolaridadevirtualno campo material e repelem a energia positiva do campo. como se os buracosbrancosfossemumajanelaabertaatravsaqualamatriapode serafetadadistncia.Damesmaforma,osburacosnegrosconservama polaridade material no universo virtual e repelem a energia negativa do campo. Assim os buracos brancos repelem energia positiva no universo material e a energia negativa no universo virtual e os buracos negros repelem energia negativa no universo material e a energia positiva no universovirtual. ConformejexplicadonoCaptulo3,dentrodosburacosbrancos edosburacosnegrosamatriaeaantimatriaestointimamenteunidas perdendo sua distino e constituindo um fluido nico, misturandose quarkseantiquarkssemformaodepartculase antipartculas.Amatria absorvida no buraco negro aps ser emitida no universo virtual se transmuta em antimatria e a antimatria absorvida no universo virtual aps ser emitida nos buracos brancos do universo material se transmuta em matria. Isto ocorre porque, conforme os quarks e antiquarks so rematerializados,humrearranjoautomticoparaascondiesdocampo local.Assimosburacosbrancosemitemluzematrianouniversomaterial eosburacosnegrosemitemluzeantimatrianouniverso virtual.
2. ALevitao

A vontade do esprito a chave para dirigir as partculas do camponumaounoutradireo,bastandoalterarohologramasubjacente. Analisaremos aqui como usar as partculas do campo gravitacional para fazer a levitao. Se pela fora de vontade, atuando no holograma, deslocarmos partculas elementares m para baixo de um corpo e simultaneamente deslocarmos partculas elementares m para cima do mesmo corpo, invertemos ou anularemos o gradiente do campo gravitacional local. Por outro lado a bolha formada pelas partculas elementares tender a flutuar devido fora de empuxo no campo gravitacional. O corpo levitar podendo at mesmo se dirigir no sentido oposto da atrao gravitacional. Porm, se assim o desejarmos, a massa gravitacionalpodeassimsetornarpraticamente nulaeento,atuandocom nossavontade,reorganizamosohologramadocampomentaleocorpose mover automaticamente para onde desejamos. Um esprito encarnado poderfazeromesmousandosuavontadeparaatrairparaoseucorpoas partculas elementares m do campo gravitacional e, deste modo, levitar. Elepodeentodeslocarocorpoemlevitao.Avontadeaqui,obviamente, noavontadeconscientemasadoesprito.

33 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

3.OFluidoVital

ParamanipularoFCUempregamosomesmomecanismo:usando nossaforadevontade,quenadamaisfazdoquemodificaroholograma, podemosmovlo. OfluidovitaloFCUdotadodevibraescoerentesquandose trata de fluido retirado de um organismo vivo, a estrutura do fluido aproximadamente a do corpo fsico, sendo ento chamado de fluido magnticoouanimalquandosetratadefluidofornecidoporumesprito desencarnado, a estrutura do fluido aproximadamente a do perisprito, sendochamadodefluidoespiritual.Devidodiferenaentreasdistncias interatmicas na matria e na antimatria, a frequncia das vibraes coerentes encontradas no fluido animal so diferentes daquelas do fluido espiritual.Asvibraesdofluidoespiritualporsisnoafetariammuitoo estado de um corpo material, mas apenas seu estado psquico, porm o fluido espiritual serve como transportador do fluido animal, porque quandoestassociadoaofluidoanimalfacilitaamanipulaodestepelos Espritos.Ofluidopresentenumcorpovivoadquireasvibraescoerentes peculiares de toda clula viva, dada pelas molculas de DNA e RNA. Mesmoquandotemporariamenteforadocorpo,essasvibraescoerentes 6 aindapermanecemporalgumtempo.RecentementeFrhlich estudoueste tipo de coerncia, denominando o processo de condensado de Bose Einsteinemsistemasbiolgicoscoerentementeexcitados.Ofluidoretirado deumservivo,comotempoperdeessascaractersticas,transformandose em energia, com maior entropia, ouem estado de maior desorganizao. Porm,seessefluidovitalforretiradodeumcorposadioeimediatamente doadoaumcorpoenfraquecido,farcomquesuasestruturasmoleculares entrem em sintonia com essas vibraes coerentes, revitalizandoo, como ocorrenoscasosdecurasditasmagnticasouespirituais. O corpo espiritualpermanece ligadoao corpo fsico peloFluido Vital,porsuasvibraescoerentesquelhesotransmitidaspelaestrutura celular. Quando o corpo fsico falece,cessando estasvibraes, ocorre o desprendimento do corpo espiritual. No sono, sendo o perisprito muito malevel, pode se distender indefinidamente tomando a aparncia de um cordo.Apartequeficaforadocorpopodetomaraformadocorpofsico mas no corpo continua sempre uma parte dofluido, ocupandoo em toda suaextenso.
4.OPrincpioda RelatividadeVirtual

Voltemos agora ao assunto das energias positiva e negativa. Dissemos que um eltron em seu estado material constitudo de cargas negativas e massa leptnica negativa, e que o psitron constitudo de cargas positivas e massa leptnica positiva. Porm esta afirmativa s
6

Frhlich,H.,COHERENTEXCITATIONSINACTIVEBIOLOGICALSYSTEMS,inF.Gutmanand H. Keyser (editors), Modern Bioelectrochemistry Frhlich, H., LONGRANGE COHERENCE AND ENERGY STORAGE IN BIOLOGICAL SYSTEMS, in International Journal of Quantum Chemistry, vol.2,pp641to649.

34 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

vlidanouniversomaterialjqueosinaldamassarelativoaossinaisdo campo e da carga barinica da partcula atmica. Este o Princpio da Relatividade damassaouo PrincpiodaRelatividadeVirtual: PRINCPIODARELATIVIDADEVIRTUAL Quandoacargabarinicaouleptnicatemomesmosinaldocampo,a massada partculapositiva. Um eltron em nveis negativos de energia tem massa positiva e umpsitronemnveispositivosdeenergiatemmassapositiva.Psitrone eltron no mesmo nvel de energia tero forosamente massas opostas. Relativamente a um observador no universo virtual, a energia e a massa negativas para o universo material so denominadas positivas, sendo chamada de negativa a energia que prevalece no universo material. No universo virtual, por conveno, os antiprtons tm carga positiva e os psitronscarganegativa,daquesnecessrioconsiderarossinaisdas cargasedamassaquandoseestestudandopartculasdeumuniversono outro. Quando psitron e eltron se fundem temos um fton de carga neutra e massa nula, que pode ser absorvido no campo ou, passando por umcampointenso,dissociarsuascargasgerandonovamenteumeltrone umpsitron. Nouniversovirtual,devidomassarelativanegativadopsitron, a fora de repulso entre os dois produz uma aceleraodo psitronem direoaoeltronesteporsuamassarelativapositivatendeaseafastar, devido repulso, resultando numa perseguio do eltron pelo psitron que pode se estabilizar num movimento orbital em torno de um centro comum o par psitroneltron referido acima. No universo material, o psitron tem massa relativa positiva e o eltron tem massa relativa negativa, portantooeltronquempersegueopsitron. A antimatria no aniquila a matria, por terem massa e carga eltricadesinaisopostos eexistirememnveisdistintosdeenergia.Osdois universos coexistem, embora em nveis diferentes de energia, sem aniquilamento por um equivalente do princpio de excluso de Pauli ou PrincpiodaexclusoVirtual: PRINCPIODAEXCLUSOVIRTUAL Umapartculadematrianopodeocuparomesmoestadodequalquer outraantipartculaeviceversa. Ento,resumindo,nouniversomaterialtemostomoscomncleo de prtons (porque se atraem por terem mesma carga e massa aparente positiva)eeltronsemrbitaqueapesardeseremrepelidospelosprtons, soaparentementeatradosporeles(porteremmassaaparentenegativa). Pelo mesmo raciocnio dois eltrons se atraem, mas aparentemente se comportamcomoseestivessemsendorepelidosporteremmassanegativa.

35 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

Nouniversovirtualtemostomoscomncleoformadoporantiprtonsque se atraem por terem cargas iguais e massa aparente positiva e psitrons em rbita que, por terem massa relativa negativa, aparentam serem atradospelosantiprtonserepelirem entresi. Campinas,25/3/1995.

ResumodaSextaMensagem
NestamensagemaprendemoscomosEspritoscomomatriaeantimatria podem coexistir sem se aniquilarem mutuamente, seja por estarem em nveis diferentes de energia, seja por formao de pares ou dipolos no nvel zero de energia.AantimatriasesituaprincipalmentenoUniversovirtualondeestsujeita s mesmas leis da matria no Universo material. Isto decorre diretamente do PrincpiodaRelatividadeVirtual,poisaantimatrianoUniversoVirtualtemmassa positiva,epodemosinclusive,porconveno,trocarmosseunomepelodapartcula materialcorrespondente.Aprendemostambmqueagravidadecompostadedois campos,omaterialchamadodecampogravitacionaleovirtualchamadodecampo antigravitacionalporqueamatria repelidaporele.Nanossagalxia,eportantona Terra, o campo gravitacional predomina, como tambm a matria, em relao ao campoantigravitacionaleantimatriadoUniversovirtuallocal.Vimostambmo papel dos buracos brancos e negros na transferncia de energia e de matria e antimatria entre os dois Universos, havendo uma transmutao de matria em antimatriaeviceversa,comodecorrnciadaadaptaoaocampodeenergialocal. Um corpo material que aumenta sua massa acaba por entrar em colapso, transformandose num buraco negro, e a matria passa como antimatria para o Universovirtual.Oinversoocorrenosburacosbrancos. AteoriadeFrlichaplicadaaquinaexplicaodascurasespirituaiseno mecanismo daligaodoperispritocomocorpo,nosEspritosencarnados.

36 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

CAPTULO5

O MOVIMENTO
No,nadavazio.Aquiloquepar ativazioestocupadopor umamatr ia queescapaaosteussentidoseaosteusinstr umentos.
OLIVRODOSESPRITOSPergunta36

OquenosdizemaFsicaeoEspiritismoatuais
AFsicaaindanoconsiderouaquantizaodomovimentoenoaceitaos fenmenos espirituais de transportes de matria, materializaes, curas espirituais, mediunidade e outros. Existem uns poucos mdicos e cientistas que aceitam a influncia da mente sobre a matria, mas, a maioria tenta, sem sucesso, explicar esses fenmenos atravs da parapsicologia. O Espiritismo porm est bastante adiantado nesta rea, havendo uma vasta literatura a respeito. Esta lio dos Espritos vem agora preencher o que seriam lacunas nestas duas reas do conhecimento. StimaMensagem

Hojevamosestudaromovimentodaspartculas.Creioquevocj teve intuio a respeito quando imaginou que todo movimento quantizado.Sendoohologramaquantizado,omovimentosedaossaltos. Nada na verdade contnuo nem o espaotempo, consequentemente o movimentotambmnocontnuo.DaquetodasasgrandezasdaFsica tambm so quantizveis, como a energia, a temperatura, a massa, etc. Mas alm de ser quantizado todo movimento hologrfico no sentido de quetodoohologramasubjacentenamenteuniversalalterado,conforme j tnhamos dito nas primeiras aulas. Da fcil entender que todo o Universoestinterligadoenohnadaqueaconteaquesejaporacaso. Estadecertaformaateoriadasincronicidadeeda aodistncia. Como o espao preenchido de energia, composta de partculas elementarespontuaisdosdoisuniversos,temosentrecadadoispontosdo espao do universo material, um ponto no real que pertence a outra dimenso, ou outro plano. Umcorpo que se desloca, portanto, orapassa porumpontorealora pelointervalonorealeapassagemporeste espao norealoqueaCinciadenominadeefeitotnel.passandoporesse espao que o esprito pode atravessar a matria, fazer materializaes e transportedematria.

37 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

O mundo material formado pelos tomos e entre eles est o campo formado pelas partculas elementares com energia positiva. Entre essas partculas podemos vislumbrar os tomos virtuais e as partculas elementarescomenergianegativaqueformamomundoespiritualeentre as partculas elementares com energia positiva e negativa, ainda mais diminutas,poderamosvislumbraraspartculasdomundomentalque,por serempartedoholograma,servemdematriztantoparaomundoespiritual quanto para o material. Alis, at mesmo as partculas elementares de energiapositivaenegativaso constitudasdepontosdesseholograma. Esta tambm a explicao para a coexistncia do mundo espiritual com o material, lado a lado. O crebro do corpo material foi acostumado a perceber apenas o mundo real. Entretanto ele poder ver naturalmente ambos os mundos, se devidamente treinado, ou se desde criananoforensinadoanoveromundoespiritual.Elepoderiaento perceblonormalmente,entreosespaosdospontosmateriais,poisestar vendocomosolhosdoseuesprito,atravsumaconexocomocrebrodo perisprito. Quando queremos mover um objeto, isso ocorre primeiro no holograma e a ao decorrente nada mais que o reflexo do que est sendomudadonoholograma.Primeiroimaginamosoquequeremosfazer, depois nos introvertemos e se a ao estiver de acordo com as Leis Naturais, o holograma modificado correspondentemente e recebemos o impulso para executla isto o que denominamos de vontade. Assim, pela vontade podemos, modificando o holograma, realizar os chamados milagres, que s ocorrem se estiverem de acordo com a vontade ou lei divina. assim tambm que ns, Espritos, conseguimos atuar sobre a matria usandonossavontademodificamoso holograma. Seamentecomandarumamodificao,demodoqueospontosse alternam de positivos para negativos, e se essa alternncia for sucessiva entre os pontos vizinhos teremos o movimento do campo.Para um corpo material subconjuntos de pontos do corpo so alterados como acima e o corpo vai assim ocupando posies sucessivas na matriz fazendo o movimento. O corpo pode tambm ser desmaterializado totalmente e instantaneamente materializado em local distante, uma vez que esse transporte seria feito no holograma do campo mental. Isto o que chamadonoEspiritismode TransportedeMatria. Campinas,8deAbrilde1995.

ResumodaStimaMensagem
Omovimentoquantizadoeoefeitotnel,asmaterializaes,avidncia,e a fcil atuao espiritual sobre a matria so naturalmente explicados como uma aosobreo holograma.

38 PauloA.Fer r eir a(Espr itosdiver sos)

Vocpoder salvar o texto acima como documento.html ouimprimirdiretamentenaimpressora.Sepreferirnoformatode documento.doc do Word mande um Email que enviaremos uma cpia. OAutor Email: pauloaf@ism.com.br Este livro est disponvel gratuitamente, juntamente com outrosaplicativos,na pginadaInternet: http://home.ism.com.br/~pauloaf/~pauloaf.htm

Fim

39 A ESTRUTURADAM ATRIASEGUNDOOSESPRITOS Pr imeir aPar te

CONVITE: Convidamosvoc,queteveaopor tunidadedeler livr ementeestaobr a,a par ticipar danossacampanhade SEMEADURADELETRAS, queconsisteemcadaqualcompr arumlivr oespr ita, ler edepoispr esenteloaoutr em,colabor andoassimna divulgaodoEspir itismoeincentivandoaspessoasboaleitur a. Essaao,cer tamente,r ender timosfr utos. Abr aofr ater noemuitaLUZpar atodos!

www.luzespirita.org.br

Anda mungkin juga menyukai