Anda di halaman 1dari 28

Universidade Federal de Sergipe Centro de Cincias Exatas e Tecnologia Descrio: logoufs.

gif Departamento de Engenharia Mecnica

Seleo de Materiais para Dimensionamento de um Eixo de Rotor de Ventilador Centrifugo

So Cristovo

2013

FERNANDA MICHELL ANDRADE

Seleo de Materiais para Dimensionamento de um Eixo de Rotor de Ventilador Centrifugo

Trabalho acadmico apresentado disciplina Seleo de Materiais para Engenharia Mecanica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Ana Cristina.

So Cristvo 2013

SUMRIO

OBJETIVO........................................................................ ..............................................4 PROJETO......................................................................... ...............................................5 CRITRIO DE SELEO................................................................... ........................8 DETERMINAO DO PROCESSO DE FABRICAO......................................13 DETERMINAO DO CUSTO............................................................... ..................15 EQUIPAMENTO FINAL............................................................... ..............................17 CONCLUSO......................................................................... .......................................17 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. OBJETIVO

O projeto foi desenvolvido com a finalidade de projetar um eixo de um rotor de ventilador centrfugo industrial geralmente utilizado em sistemas de exausto. Neste ser contemplado a concepo do projeto (ideia inicial), dimensionamento, seleo do material aplicado, processo de fabricao, peso, aparncia, alm do custo estimado.

1.1. Conceito

Ventiladores Centrfugos so mquinas rotativas, deslocadoras volumtricas de fluidos gasosos. Tm como caractersticas principais para sua seleo o volume do fluido e a presso a ser vencida para este deslocamento. Coadjuvantes a estas duas caractersti cas esto a densidade (peso especfico) e a agressividade do fluido deslocado. Embasados nestas informaes, advindas do processo, executado o projeto para o equipamento.

Figura 1

Detalhe do Roto e Eixo

O rotor (destacado na Figura estrutural) do ventilador formado por dois discos soldados em aletas. Nos discos fixado um eixo responsvel pelo recebimento do torque gerado pelo motor.

1.1.1. O que so eixos?

Um eixo um membro rotativo, geralmente de seco transversal circular, utilizado para transmitir potencia ou movimento. Ele prov a linha de centro de rotaes, ou oscilaes, de elementos como engrenagens, polias, volantes, manivelas, rodas dentadas e similares, bem como controla a geometria de seus movimentos.

A seguir esse eixo ser dimensionado com base em referencias industriais, catlogos , clculo de tenso, clculo de flexo, estudo microestruturais, processos de fabricao e custo de fabricao.

2. PROJETO

2.1. Desenhos

Desenho 1

Vista Frontal e Lateral do Eixo, Rotor e Cones

Desenho 2

Vista Lateral do Conjunto

Desenho 3

Vista Frontal do conjunto

3. CRITRIOS DE SELEO Estabelecemos que o material do eixo do rotor dever ser resistente, custo mediano j que se trata de um matria de porte considervel. Alm disso, ser considerado o eixo de formato nico, sem considerarmos o fator de usinagem nas suas extremidades, par a efeito de calculo. Dimetro do eixo = 505 mm. Para sua produo consideraremos seu comprimento L = 4939 mm. A carga suportada pelo eixo ser apenas o peso do rotor do ventilador. Admitiremos que esse rotor pe sa 2500kg, o que equivale a um a fora de 24,5 kN na direo Y. A deformao deste eixo foi verificada no software Ftool, conforme imagem a seguir:

Figura 2 - Diagrama de Aplicao de Fora

Figura 3 - Diagrama de Deformao

3.1. Clculos e Desenvolvimento:

3.1.1. Determinao da Equao de Massa do eixo: Os clculos foram desenvolvidos a partir da equao de massa do material conforme demonstrativo abaixo:

m = p . 3,14 . R2 . L

3.1.2. Determinao do Momento de Inrcia do eixo:

O momento de Inrcia para eixos macios foi consultado no Livro Resistncia de Materiais (Shigley). Na tabela abaixo ilustrado:

Figura 4

Momento de Inrcia

3.1.3. Equao para Deflexo:

A parir da equao da massa foi determinada a varivel livre de acordo com o projeto do eixo, sendo essa o raio R e o Custo. Para o sistema em questo, onde o esforo sofrido pelo eixo de flexo temos deduzido que a equao :

a = FL3/48EI . FL3/48E(p.R4/4) . a= FL3/12E.p.R4

3.1.4. Determinao da Varivel Livre: Raio e o Custo

R2=m/ . p.L e R4=R4

3.1.5. Determinao do IM

ndice de Mrito:

A parir da substituio na equao anterior da massa foi determinada a varivel livre de acordo com o projeto do eixo, sendo essa o raio R e o Custo. Par a o sistema em questo, onde o esforo sofrido pelo eixo de flexo temos deduzido que a equao :

a = FL3/12.E.p.R2 . a = FL3/12.E. p.(m/p.p.L) . m =F.L4.p/12.E.p . m= FL4/12.a . IM = E/P

3.2. Mapa de Propriedades e Seleo de Materiais:

3.2.1. Mapa de Propriedades:

O Mapa de Propriedades um espao bi-dimensional que permite conhecer o comportamento de todas as classes de materiais, com respeito a uma propriedade o u uma combinao de propriedades. Com seu auxlio, foi possvel comparar o desempenho de todas as classes de materiais para o IM encontrado.

Figura 5

Mapa de Propriedades

3.2.2. Seleo de Materiais:

A partir do IM encontrado e da reta traada paralela reta do IM, optamos por selecionar os seguintes materiais:

Material E (Gpa) p (mg/m^3) E/p Liga de Mg 42 1,7 24,7 Liga de Ti 120 4,6 26,08 Liga de Al 71 2,7 26,29 Ao 207 7,85 26,36 Gro de Madeira 11

0,61 18,32

Tabela 1

Seleo e Propriedades

Os resultados mostra que o Ao e a Liga de Aluminio superior a maioria dos materiais selecionados.

Iremos resimular a deformao a partir do software Ftoll para os modulo de Young do Ao.

Ao:

Figura 6

Deformao

Figura 7

Momento Fletor

Aluminio:

Figura 8

Deformao

Figura 9

Momento Fletor

Principais Processos Mecnicos de Conformao Conformao Plstica Laminao Forjamento Trefilao Extruso Conf. de Chapas Processos de Usinagem Torneamento Fresamento Furao *Observa-se que a deformao para o eixo, sendo esse fabricado em ligas de Al, aproximadamente 3 vezes maior que a do ao.

4. DETERMINAO DO PROCESSO DE FABRICAO

Apresentaremos a seguir as opes selecionadas para a fabricao de eixos. So elas: Processo de conformao plstica e Usinagem. Nos processos de conformao plstica a pea muda de forma sem alterao no seu volume (no h perda significativa de material). Este processo fornece produtos de geometria relativamente simples que podem ser semi-acabados ou acabados. J nos processos de usinagem ocorre necessariamente a remoo de material (atravs do corte). Os processos de usinagem fornecem produtos acabados de geometrias simples ou complexas.

O processo de conformao mecnica adotado foi:

Usinagem por Torneamento: Nesse processo a pea gira em torno do seu eixo enquanto a ferramenta de corte realiza os movimentos de avano transversal e longitudinal.

Imagem 10

Torneamento em eixo

Figura 11

Torneamento em eixo

Imagem 12

Detalhe da retirada do cavaco

Para o arredondamento/chanfro do eixo deve ser realizado o torneamento cilndrico externo

Imagem 13

Detalhe da retirada do cavaco

5. DETERMINAO DO CUSTO

Como estamos seguindo uma sequencia lgica de uma seleo de material para um projeto de um eixo, calcularemos o valores $/kg para a Liga de Alumnio e Ao. Adotaremos como ligas de Ao 4140 como padro de determinao de custo pois, este explicitado no livro Cincia dos Materiais Callister como fornecido em barra e assim tambm para a Liga de alumnio 2024. Os valores abaixo esto expressos tanto em faixa de preos quanto em valores individuais.

Como de fcil entendimento, vemos que se o eixo for fabricado em Liga de Al 2024 custar 6,5 vezes que o eixo fabricado em liga de Ao 4140.

Calculando a massa por seo obtemos o peso total.

1 2

Admitindo o dimetro do V1=V3=300mm e que o dimetro V2=505 . Alm disso admitimos que H1=H3=402mm e que H2=4136

Vt = V1+V2+V3 Vt = 3,54 x 10^6 cm3

A partir do volume encontrado podemos determinar amassa do equipamento atravs da formulao de densidade:

Liga de Ao Massa = 3,53 m3 . 7,85 g/cm3 Massa = 27 ton

Liga de Aluminio Massa = 3,53 m3 . 2,77 g/cm3 Massa = 9 ton

A partir do Calculo da massa podemos estimar um valor aproximado para o eixo. Consideraremos o valor Maximo de cada material j que periodicamente h reajustes.

Ligas de Ao

Ao 4140 - $US 53.460,00

Ligas de Aluminio- 2024 - $US 102.150,00

Considerando que o valor do dlar em 21/09/2013:

Referencia - Uol Ligas de Ao Ao 4140 - R$ 118.734,66

Ligas de Aluminio- 2024 - R$ 226.875,15

6. EQUIPAMENTO FINAL

Figura 14

Detalhe do Eixo

7. CONCLUSO

notrio que o material selecionado atende s necessidades do Projeto, neste caso a liga de ao 4140. Alm da disponibilidade de mercado, este possui boas propriedades mecnicas. O Alumnio apesar de apresentar um peso consideravelmente leve se comparado ao Ao, possui um autocusto o que para uma empresa possa se tornar invivel para o projeto.

8. BIBLIOGRAFIA

. . . .

Callister Shiglley Ferrante Google

Cincia e Engenharia de Materiais Resistncia dos Materiais Seleo de Materiais

Anda mungkin juga menyukai