Anda di halaman 1dari 163

2004

1 - Q103040 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

O atual estgio da economia mundial, comumente denominado globalizao, assinalado, entre outros aspectos, pela crescente participao da tecnologia no sistema produtivo. Assim, vencer a batalha pela conquista dos mercados mundiais pressupe, como condio essencial, o domnio do conhecimento.

( ) Certo

( ) Errado

2 - Q103041 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. O moderno Japo comeou a ser construdo em meados do sculo XIX, com a Era Meiji. Aps a Segunda Guerra Mundial, apartando-se dos Estados Unidos da Amrica (EUA) e do modelo econmico ocidental, o pas conseguiu a proeza de se tornar potncia mundial.

( ) Certo

( ) Errado

3 - Q103042 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. As relaes nipo-brasileiras transcendem aos contatos entre Estados, criando significativa capilaridade entre as sociedades. Afinal, h mais de um sculo, com o desembarque dos primeiros imigrantes japoneses no porto de Santos, teve incio a constituio da maior colnia de japoneses fora de seu territrio natal.

( ) Certo

( ) Errado

4 - Q103043 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. Economias como a japonesa ainda que conhecendo alguns percalos nos ltimos anos e, sobretudo, como a emergente chinesa que apresenta taxas de crescimento anual em torno dos

10% apontam para a sia como um dos grandes plos dinmicos da economia mundial, com tendncia expanso.

( ) Certo

( ) Errado

5 - Q103044 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. Quando o texto menciona a "troca de rapaps e favores com o governo chins", possivelmente se refere deciso poltica tomada pelo Brasil de apoiar a Repblica Popular da China em sua campanha para ter assento permanente no Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU), em lugar de Taiwan.

( ) Certo

( ) Errado

6 - Q103045 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. De maneira geral, o texto reflete uma caracterstica muito forte do mundo contemporneo, qual seja, o papel poltico dos Estados nacionais na busca de espaos para os produtos e os capitais de seus respectivos pases, em meio a uma acirrada competio nos mercados mundiais.

( ) Certo

( ) Errado

7 - Q103046 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. Ao se recusar a discutir a rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), vetando-a liminarmente, ao mesmo tempo em que demonstra descrena em relao ao futuro do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), o Brasil parece dar as costas realidade da economia mundial, colocando-se praticamente margem do processo de globalizao.

( ) Certo

( ) Errado

8 - Q103047 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. A recente visita do presidente chins ao Brasil retribui a que lhe foi feita pelo presidente brasileiro em 2003. Nos dois casos, v-se o interesse recproco em estreitar laos de cooperao cientfico-tecnolgica de que a construo de satlites seria exemplo expressivo e em ampliar o intercmbio comercial.

( ) Certo

( ) Errado

9 - Q103048 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. O atual "milagre chins", que chama a ateno geral, alia modernizao econmica com a abertura indiscriminada aos capitais privados, inclusive estrangeiros e uma razovel distenso poltica, fazendo de seu socialismo uma realida de sui generis

( ) Certo

( ) Errado

10 - Q103049 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio - rea Judiciria /
Atualidades )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o atual cenrio da economia mundial contempornea, alm da poltica externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes. A atual poltica externa brasileira muito marcada por um anacrnico terceiro-mundismo, dizem seus crticos, estribados no fato de que o pas se omite sistematicamente das discusses em foros multilaterais, como a Organizao Mundial do Comrcio (OMC).

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 1-C 2-E 3-C 4-C 5-E 6-C 7-E 8-E 9-E 10 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 7 Prximo

11 - Q39439 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / Relaes
internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Mais de 340 pessoas - entre elas 155 crianas morreram no desfecho trgico da tomada de refns na escola de Beslan. Funcionrios dos hospitais da regio indicam que pelo menos 531 pessoas foram hospitalizadas, das quais 336 eram crianas. O presidente russo Vladimir Putin culpou o terror internacional pelo ataque, aps visitar o local do massacre e ordenar o fechamento das fronteiras da regio da Osstia do Norte, para evitar a fuga de um nmero indefinido de terroristas que escapou. Para especialistas ocidentais, a operao das foras de segurana russas foi um fiasco total. Mortos no massacre passam de 340. In: O Estado de S. Paulo, 5/9/2004, capa (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando algumas caractersticas marcantes do mundo contemporneo, julgue os itens que se seguem. A ao do terrorismo internacional, na atualidade, assusta a opinio pblica mundial, eleva consideravelmente os gastos governamentais com segurana e dissemina o temor ante a expectativa de ataques a qualquer tempo e lugar.

( ) Certo

( ) Errado

12 - Q39438 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / Relaes
internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A maior fragilidade da atual Rssia, claramente percebida por terroristas e pelos que lutam por autonomia em relao a Moscou, a perda de seu arsenal blico, sobretudo nuclear, resultante da desintegrao da URSS.

( ) Certo

( ) Errado

13 - Q39437 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / Relaes
internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Um dos graves problemas com que se depara a Rssia dos dias de hoje a dificuldade de manter intacta uma federao de acentuada diversidade entre seus integrantes, alguns dos quais lutam por autonomia.

( ) Certo

( ) Errado

14 - Q39436 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / Meio
ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Vladimir Putin , entre os atuais lderes mundiais, aquele que certamente apresenta a maior capacidade de sobrevivncia poltica. Condutor da desastrada poltica de abertura econmica e poltica da antiga Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS), ele saiu ileso da malfadada experincia da perestrica e da glasnost, ressurgindo como presidente eleito indiretamente da Rssia.

( ) Certo

( ) Errado

15 - Q39435 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / Relaes
internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A hipottica presena de terroristas rabes - anunciada pelo governo russo - no episdio focalizado no texto indica que, pela primeira vez depois do 11 de setembro de 2001, esses terroristas resolveram atacar no Ocidente, escolhendo um alvo estratgico e de grande visibilidade internacional.

( ) Certo

( ) Errado

16 - Q39434 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / America
Latina; )

Nos ltimos 13 anos, a Amrica Latina cumpriu grande parte de suas tarefas econmicas. Mesmo assim, a desigualdade e a pobreza aumentaram na regio. O diagnstico da Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe (CEPAL), que prope para a regio uma nova estratgia de desenvolvimento produtivo. Para o secretrio executivo do rgo das Naes Unidas, a maior integrao da regio foi um ganho dos ltimos anos. Sua aposta para reduzir a forte desigualdade que ainda existe a unio de crescimento econmico com proteo social. Ele props a substituio do conceito de mais mercado e menos Estado por uma viso que aponta para "mercados que funcionem bem e governos de melhor qualidade". Amrica Latina cresceu sem dividir. In: Jornal do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqentes. O esforo integracionista verificado na Amrica Latina contempornea, que o texto reconhece, tem no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) - constitudo por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - um de seus mais expressivos smbolos, apesar das indiscutveis dificuldades para a sua efetiva consolidao.

( ) Certo

( ) Errado

17 - Q39433 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / America
Latina; )

A expresso "mais mercado e menos Estado", citada no texto, traduz perfeio o esprito que norteou a trajetria econmica do mundo ps-Segunda Guerra e caiu em desuso ao final do sculo XX, fustigada pelo iderio nascido do chamado Consenso de Washington.

( ) Certo

( ) Errado

18 - Q39432 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / America
Latina; )

provvel ter sido o Chile o exemplo mais notrio - e dramtico - de fracasso da adoo da poltica econmica preconizada pelo neoliberalismo: alm de ter crescimento quase nulo, o pas sucumbiu ante a dimenso de uma crise social sem precedentes em sua histria.

( ) Certo

( ) Errado

19 - Q39431 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / America
Latina; )

O Brasil foi uma exceo no cenrio latino-americano retratado pelo texto. Particularmente nos dois perodos governamentais de Fernando Henrique Cardoso, o pas optou por um modelo autnomo de desenvolvimento que prescindia da insero internacional de sua economia.

( ) Certo

( ) Errado

20 - Q39430 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / America
Latina; )

Ao propor uma nova estratgia de desenvolvimento produtivo para a regio, a CEPAL implicitamente reconhece os equvocos da poltica econmica que, de maneira praticamente generalizada, a Amrica Latina adotou especialmente na ltima dcada do sculo passado.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 11 - C 12 - E 13 - C 14 - E 15 - E 16 - C 17 - E 18 - E 19 - E 20 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 Prximo

21 - Q39429 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / America
Latina; )

Nos ltimos 13 anos, a Amrica Latina cumpriu grande parte de suas tarefas econmicas. Mesmo assim, a desigualdade e a pobreza aumentaram na regio. O diagnstico da Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe (CEPAL), que prope para a regio uma nova estratgia de desenvolvimento produtivo. Para o secretrio executivo do rgo das Naes Unidas, a maior integrao da regio foi um ganho dos ltimos anos. Sua aposta para reduzir a forte desigualdade que ainda existe a unio de crescimento econmico com proteo social. Ele props a substituio do conceito de mais mercado e menos Estado por uma viso que aponta para "mercados que funcionem bem e governos de melhor qualidade". Amrica Latina cresceu sem dividir. In: Jornal do Brasil, 25/6/2004, p. 19A (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens subseqentes. No perodo aludido pelo texto, ainda que possa ter ostentado nmeros positivos de crescimento econmico, a Amrica Latina fracassou quanto aos ndices sociais, de modo a no conseguir romper com a histrica concentrao de renda, matriz da enorme desigualdade existente na regio.

( ) Certo

( ) Errado

22 - Q39428 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional / Atualidades / America
Latina; )

Ao relatar que os pases latino-americanos cumpriram "grande parte de suas tarefas econmicas" nos ltimos anos, o texto permite supor a existncia de algum tipo de receiturio que a regio deveria seguir para se modernizar e se desenvolver.

( ) Certo

( ) Errado

23 - Q39192 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / Relaes
internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Segurana; )

Em meio a tanta notcia ruim, acaba de aparecer uma que ainda consegue ser pior, porque ameaa no apenas o presente, mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianas e os adolescentes. Se hoje suas vidas j so o que so, a perspectiva para os prximos anos de aumento da violncia e da desnutrio, e de queda na qualidade da educao. No relatrio divulgado pela Organizao das Naes Unidas (ONU), essa talvez seja a revelao mais inquietante. O que ser o amanh em que meninos e meninas estaro mais desnutridos, menos educados e mais violentos? O diagnstico foi elaborado por 27 ONGs que monitoram polticas pblicas nessa rea - entre as quais UNESCO, UNICEF, fundaes ORSA e ABRINQ - depois de analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo para Crianas, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 pases. Quanto educao, h pelo menos duas previses desanimadoras: taxa de escolarizao no ensino mdio 15,73% abaixo do prometido e atendimento na primeira infncia aqum do esperado. Em relao violncia, o quadro at previsvel. De 1992 a 2002, os homicdios de pessoas de at 17 anos de idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil habitantes. Zuenir Ventura. O que ser o amanh? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptaes). A partir do texto acima e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele abordado, julgue os itens subseqentes. Alm do impressionante aumento do nmero de mortes violentas envolvendo brasileiros com menos de 17 anos de idade, que o texto aponta ao falar de homicdios, pode-se agregar a tragdia - quanto a vidas humanas e prejuzos materiais - em que se tm transformado os acidentes com veculos automotores, quer nas rodovias, quer nas vias pblicas urbanas.

( ) Certo

( ) Errado

24 - Q39191 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / Relaes
internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; ONGs; )

A indagao feita pelo texto logo ao final do primeiro pargrafo permite as mais diversas respostas, entre as quais a possibilidade de que as mltiplas formas de carncia que envolvem "meninos e meninas" de hoje os tornem presas fceis das diversificadas formas de redes criminosas, a exemplo do narcotrfico.

( ) Certo

( ) Errado

25 - Q39190 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs;

"Em meio a tanta notcia ruim", h tambm aspectos positivos aos quais o texto confere o devido destaque, como o fato de que, ao longo da dcada focalizada no estudo, o nmero de brasileiros que conseguiu concluir a educao bsica correspondeu ao universo de estudantes que teve acesso ao ensino fundamental.

( ) Certo

( ) Errado

26 - Q39189 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / Poltica Internacional; )

A existncia de um plano assinado por quase duas centenas de pases, como o citado no texto, independentemente do grau de xito ou de insucesso que possa apresentar, configura um cenrio mundial relativamente novo, em que temas eminentemente sociais so alados ao primeiro plano da agenda poltica internacional contempornea.

( ) Certo

( ) Errado

27 - Q39187 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs;

O quadro de vulnerabilidade social a que o texto alude, em larga medida responsvel pelo considervel aumento do nmero de homicdios de brasileiros com menos de 17 anos de idade, exclui as deficincias educacionais, a desestruturao familiar e as reduzidas possibilidades de acesso aos bens culturais, ao lazer e ao mercado de trabalho, explicando-se pelo cenrio de violncia presente na periferia dos centros urbanos.

( ) Certo

( ) Errado

28 - Q39188 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs;

Entre as aes do poder pblico consideradas importantes instrumentos para enfrentar situaes de acentuada carncia material de milhes de brasileiros, o Programa Bolsa Famlia apresenta enorme capilaridade e, ao contrrio de programas semelhantes, tem no vigoroso controle social de suas aes - com o pleno envolvimento das comunidades e dos governos municipais e estaduais - a principal razo de seu xito.

( ) Certo

( ) Errado

29 - Q39186 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs;

Entre as razes de desnimo que o autor do texto demonstra sentir em relao ao porvir, est a precria assistncia prestada pelo Brasil primeira infncia. De fato, sabe-se que, entre outros aspectos, a deficincia alimentar, cognitiva e afetiva nessa faixa etria evidenciar seus efeitos negativos ao longo da vida.

( ) Certo

( ) Errado

30 - Q39185 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs;

Dois rgos especializados da ONU - a UNESCO e o UNICEF - so citados no texto. Embora ambos estejam voltados para a rea social, nenhum deles tem na educao um dos alvos centrais de sua atuao.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 21 - C 22 - C 23 - C 24 - C 25 - E 26 - C 27 - E 28 - E 29 - C 30 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 7 Prximo

31 - Q39184 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs; Em meio a tanta notcia ruim, acaba de aparecer uma que ainda consegue ser pior, porque ameaa no apenas o presente, mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianas e os adolescentes. Se hoje suas vidas j so o que so, a perspectiva para os prximos anos de aumento da violncia e da

desnutrio, e de queda na qualidade da educao. No relatrio divulgado pela Organizao das Naes Unidas (ONU), essa talvez seja a revelao mais inquietante. O que ser o amanh em que meninos e meninas estaro mais desnutridos, menos educados e mais violentos? O diagnstico foi elaborado por 27 ONGs que monitoram polticas pblicas nessa rea - entre as quais UNESCO, UNICEF, fundaes ORSA e ABRINQ - depois de analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo para Crianas, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 pases. Quanto educao, h pelo menos duas previses desanimadoras: taxa de escolarizao no ensino mdio 15,73% abaixo do prometido e atendimento na primeira infncia aqum do esperado. Em relao violncia, o quadro at previsvel. De 1992 a 2002, os homicdios de pessoas de at 17 anos de idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil habitantes. Zuenir Ventura. O que ser o amanh? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptaes). A partir do texto acima e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele abordado, julgue os itens subseqentes. Exaustivos estudos tcnicos demonstram que a baixa incidncia de ONGs em pases em desenvolvimento, como o Brasil, e sua conseqente inoperncia decorrem da dificuldade - at agora intransponvel - que encontram para firmar parcerias com o setor governamental, o que praticamente inviabiliza seu acesso a recursos pblicos.

( ) Certo

( ) Errado

32 - Q39183 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs;

O texto reporta-se a trabalho realizado por organizaes nogovernamentais, as quais traduzem um modo de atuao na sociedade muito prprio do mundo contemporneo, cuja presena em escala planetria afirma-se de maneira crescente, em especial a partir das ltimas dcadas do sculo XX.

( ) Certo

( ) Errado

33 - Q39182 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades / ONGs;

Provavelmente pela forte demanda, materializada sobretudo nos pases emergentes, nos quais o quadro de desigualdade tende a ser maior, as ONGs concentram sua atuao no campo social, em particular nos setores da educao e da sade.

( ) Certo

( ) Errado

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 34 - Q39181 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades /
Desarmamento; )

Com a campanha nacional do desarmamento, a Polcia Federal j recolheu em todo o Brasil dezenas de milhares de armas de fogo. A tabela acima apresenta a quantidade de armas de fogo recolhidas em alguns estados brasileiros. Considerando que todas essas armas tenham sido guardadas em um nico depsito, julgue os itens que se seguem. Escolhendo-se aleatoriamente duas armas de fogo nesse depsito, a probabilidade de ambas terem sido recolhidas em Pernambuco inferior a 0,011.

( ) Certo

( ) Errado

35 - Q39180 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades /
Desarmamento; )

Escolhendo-se aleatoriamente uma arma de fogo nesse depsito, a probabilidade de ela ter sido recolhida no Rio Grande do Sul superior a 0,11.

( ) Certo

( ) Errado

36 - Q39179 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Nacional / Atualidades /
Desarmamento; )

Escolhendo-se aleatoriamente uma arma de fogo nesse depsito, a probabilidade de ela ter sido recolhida em um dos dois estados da regio Sudeste listados na tabela superior a 0,73.

( ) Certo

( ) Errado

37 - Q39077 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Lavagem de Dinheiro; )

O presidente Lula admitiu que a lavagem de dinheiro est inserida em todas as esferas da sociedade. Durante a abertura do Encontro Internacional de Combate Lavagem de Dinheiro e Recuperao de Ativos, Lula disse que os criminosos "so pessoas ligadas a diferentes instituies, com seus braos na poltica, no empresariado, no sistema financeiro e no Poder Judicirio". O crime organizado movimenta por ano cerca de R$ 60 bilhes no Brasil, segundo estimativa da Organizao das Naes Unidas (ONU). No mundo, so movimentados US$ 2 trilhes a cada 12 meses, sendo que US$ 1,4 trilho ingressa no sistema financeiro. Matheus Machado. Uma lavanderia bilionria no pas. In: Correio Braziliense, 2/9/2004, p. 3 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos relativos ao tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes. Muitas das operaes especiais de que participa a Polcia Federal, normalmente em conjunto com outros rgos do Estado, tm por finalidade desbaratar quadrilhas que atuam no crime organizado em suas mais diversas vertentes, como o narcotrfico, o contrabando, a evaso de divisas e a corrupo.

( ) Certo

( ) Errado

38 - Q39076 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Lavagem de Dinheiro; )

Particularmente famosa por ter adquirido provas suficientes que permitiram a priso de um magistrado acusado de integrar esquema de venda de sentenas judiciais, a comisso parlamentar de inqurito do BANESTADO logrou chegar ao fim com saldo altamente positivo, tendo superado pequenos problemas polticos surgidos ao longo de seu trabalho.

( ) Certo

( ) Errado

39 - Q39075 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Lavagem de Dinheiro; )

O prprio ttulo do encontro internacional a que o texto se reporta demonstra preocupao de no apenas debater mecanismos de combate a um tipo de crime de grande impacto, o da lavagem de dinheiro, mas tambm de encontrar meios para se resgatar o recurso financeiro que ilegalmente circula no mundo.

( ) Certo

( ) Errado

40 - Q39074 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Lavagem de Dinheiro; )

Entre as formas clssicas de atuao do crime organizado, em escala mundial, podem ser citados o trfico de drogas ilcitas, o contrabando - como o de armas, por exemplo - e a remessa ilegal de divisas para centros financeiros no exterior.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 31 - E 32 - C 33 - C 34 - E 35 - C 36 - E 37 - C 38 - E 39 - C 40 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 Prximo

41 - Q39073 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O crescimento das exportaes, que deve proporcionar neste ano um superavit comercial recorde, est longe de ser um

feito isolado. Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial mostra que o pas ocupa a 32. posio entre as economias que obtiveram os maiores aumentos em suas vendas externas nos 12 meses findos em maio em relao ao perodo anterior. O estudo reflete um excepcional incremento do comrcio entre as naes, em um quadro de aquecimento da economia internacional, marcado pela retomada dos Estados Unidos da Amrica (EUA), pela expanso da China e pela valorizao do euro, que abriu as portas do mercado europeu. As exportaes globais, que haviam subido 4,9% em 2002, aumentaram 15,8% em 2003. Editorial: Onda global. In: Folha de S. Paulo, 2/9/2004, p. 2 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o quadro econmico mundial contemporneo, julgue os itens subseqentes. Apesar de seu reconhecido crescimento, o agronegcio ainda responde por parcela reduzida do volume de exportaes brasileiras, provavelmente em razo da elevada tenso social ainda existente no campo, em larga medida decorrente da demora na resoluo do crucial problema da concentrao fundiria.

( ) Certo

( ) Errado

42 - Q39072 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Segundo os especialistas, o progresso do Brasil no comrcio mundial, altamente competitivo, em muito depende da formulao e da adoo de consistentes polticas industriais, que, entre outros resultados, induzam ao aumento das exportaes de manufaturados.

( ) Certo

( ) Errado

43 - Q39071 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A valorizao do euro, que est na base do atual dinamismo da economia do Velho Mundo, decorre de sua adoo por todos os integrantes da Unio Europia, o que conferiu moeda nica do bloco a fora de que necessitava para se impor ao dlar norte-americano.

( ) Certo

( ) Errado

44 - Q39070 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A expanso econmica da China, mencionada no texto como um dos fatores determinantes para o "excepcional incremento do comrcio entre as naes", foi e possvel em razo da deciso do governo de Beijing de transferir iniciativa privada o comando da economia do pas.

( ) Certo

( ) Errado

45 - Q39069 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A denominada globalizao pressupe, entre outros importantes aspectos, a ampliao do comrcio em escala planetria, o que, pelo menos em tese, requer a reduo ou mesmo a eliminao das barreiras que dificultam a circulao de bens e de capitais.

( ) Certo

( ) Errado

46 - Q39068 ( Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal - Agente Federal da Polcia Federal - Nacional / Atualidades /
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Pelo que o texto informa, o Brasil ocupa, na atualidade, posio central em um mercado mundial em franco processo de expanso.

( ) Certo

( ) Errado

47 - Q36966 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Tecnologias; A Internet s atingiu o grande pblico h dez anos. E, em to pouco tempo, virou pelo avesso setores inteiros da vida poltica, econmica, social, cultural, associativa. A tal ponto que, neste momento, em referncia ao estado da informao e da comunicao no mundo, pode-se falar de uma "nova ordem Internet". Nada como antes. A acelerao e a confiabilidade das redes mudaram a maneira de se comunicar, de estudar, de comprar, de se informar, de se distrair, de se organizar, de se instruir e de trabalhar de uma parcela importante de habitantes do

planeta. O correio eletrnico e a consulta Internet colocam o computador no centro de um dispositivo de trocas que mexe com todo o universo profissional em todos os setores de atividades. 19% dos habitantes da Terra representam 91% dos usurios da Internet. A frica conta atualmente com 1% de usurios da Internet, dos quais pouqussimos so mulheres. Igncio Ramonet (Le Monde diplomatique). A nova ordem Internet. In: Legis, Ano IV, n. 34, jan./2004, p. 4 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema abordado, julgue os itens de 34 a 41. Modernas tecnologias, como as que tornam possvel a existncia da rede mundial de computadores, agilizam a circulao de capitais pelos mercados financeiros globais.

( ) Certo

( ) Errado

48 - Q36967 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Conhecimentos Gerais;
Tecnologias; )

A informao do texto relativa ao uso da Internet no continente africano confirma que um dos traos marcantes da sociedade contempornea - a ascenso feminina - no acontece com a mesma intensidade em todas as regies do planeta.

( ) Certo

( ) Errado

49 - Q36965 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Educao;

Tecnologias; )

No Brasil de hoje, praticamente todas as crianas matriculadas no ensino fundamental das escolas pblicas tm acesso a computadores, embora nem todos estejam ligados Internet.

( ) Certo

( ) Errado

50 - Q36964 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Economia - Poltica; )

Como o texto indica, o atual estgio de globalizao econmica promove a reduo das diferenas entre pases ricos e pobres, pois todos passam a ter igualdade de oportunidades no comrcio mundial.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 41 - E 42 - C 43 - E 44 - E 45 - C 46 - E 47 - C 48 - C 49 - E 50 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 7 Prximo

51 - Q36963 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Tecnologias; )

A Internet s atingiu o grande pblico h dez anos. E, em to pouco tempo, virou pelo avesso setores inteiros da vida poltica, econmica, social, cultural, associativa. A tal ponto que, neste momento, em referncia ao estado da informao e da comunicao no mundo, pode-se falar de uma "nova ordem Internet". Nada como antes. A acelerao e a confiabilidade das redes mudaram a maneira de se comunicar, de estudar, de comprar, de se informar, de se distrair, de se organizar, de se instruir e de trabalhar de uma parcela importante de habitantes do planeta. O correio eletrnico e a consulta Internet colocam o computador no centro de um dispositivo de trocas que mexe com todo o universo profissional em todos os setores de atividades. 19% dos habitantes da Terra representam 91% dos usurios da Internet. A frica conta atualmente com 1% de usurios da Internet, dos quais pouqussimos so mulheres. Igncio Ramonet (Le Monde diplomatique). A nova ordem Internet. In: Legis, Ano IV, n. 34, jan./2004, p. 4 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema abordado, julgue os itens de 34 a 41.

Nos dias de hoje, a popularizao do correio eletrnico resulta na acelerada decadncia dos tradicionais servios postais, condenando as antigas empresas de correio ao desaparecimento.

( ) Certo

( ) Errado

52 - Q36962 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Tecnologias; )

O continente africano prova expressiva de que a "nova ordem Internet" democratiza o acesso informao e ao conhecimento, reduzindo as diferenas entre pases ricos e pobres.

( ) Certo

( ) Errado

53 - Q36961 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Tecnologias; )

Alm dos evidentes efeitos nas atividades econmicas, as novas tecnologias utilizadas pelos modernos meios de comunicao e de informao influenciam comportamentos e contribuem decisivamente para mudanas na vida cotidiana de milhes de pessoas pelo mundo afora.

( ) Certo

( ) Errado

54 - Q36960 ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Tcnico Bancrio / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Tecnologias; )

O texto focaliza um aspecto essencial do atual estgio da economia mundial, comumente chamado de globalizao, fundamentado na centralidade do avano do conhecimento cientfico e das inovaes tecnolgicas para a configurao da sociedade contempornea.

( ) Certo

( ) Errado

55 - Q36414 ( Prova: CESPE - 2004 - Banco da Amaznia - Tcnico Bancrio / Atualidades / Poltica Internacional; )

O presidente Luiz Incio Lula da Silva fez o discurso inaugural da 59. Assemblia-Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), insistindo na defesa de uma nova ordem econmica internacional. "A humanidade est perdendo a batalha pela paz", afirmou o presidente. preciso, disse, lutar pela "construo da paz", com garantia de oportunidades de progresso

econmico e social. "Se fracassarmos na luta contra a pobreza e a fome, o que mais poder nos unir?", perguntou platia de estadistas. Ele criticou a "rigidez" do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e disse que as instituies multilaterais precisam "ajustar o foco", resgatando seu objetivo inicial. Pregou ainda a reforma da ONU e de seu Conselho de Segurana. Lula diz na ONU que fracasso contra a pobreza compromete a paz. In: O Estado de S. Paulo, 22/9/2004, "capa" (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando suas diversas implicaes, julgue os itens seguintes. O Brasil pleiteia uma vaga de membro permanente do Conselho de Segurana da ONU, o que explica o recente pedido de reformulao desse rgo feito pelo presidente Lula.

( ) Certo

( ) Errado

56 - Q36415 ( Prova: CESPE - 2004 - Banco da Amaznia - Tcnico Bancrio / Atualidades / Poltica Internacional; )

A dependncia que o Brasil ainda mantm em relao ao FMI deve ter sido a razo pela qual o presidente Lula se absteve de falar qualquer coisa que pudesse parecer contestao forma de agir desse organismo multilateral.

( ) Certo

( ) Errado

57 - Q36413 ( Prova: CESPE - 2004 - Banco da Amaznia - Tcnico Bancrio / Atualidades / Relaes
internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Poltica - Internacional; )

Ao lembrar ao mundo que o grande desafio vencer a pobreza e a fome, o presidente do Brasil d a entender que a luta contra o terrorismo internacional deve ser conduzida apenas em termos militares.

( ) Certo

( ) Errado

58 - Q36412 ( Prova: CESPE - 2004 - Banco da Amaznia - Tcnico Bancrio / Atualidades / Poltica Internacional; )

Na ONU, cuja sede est na capital norte-americana, o presidente brasileiro dirigiu-se a um pblico majoritariamente formado por economistas e banqueiros, como se deduz da leitura do texto.

( ) Certo

( ) Errado

59 - Q36411 ( Prova: CESPE - 2004 - Banco da Amaznia - Tcnico Bancrio / Atualidades / Poltica Internacional; )

Quando o presidente Lula afirma que o mundo est perdendo a batalha pela paz, ele poderia usar, em favor de sua argumentao, a inquietante onda de terrorismo que atinge vrias regies do mundo contemporneo.

( ) Certo

( ) Errado

60 - Q5422 ( Prova: CESPE - 2004 - TRE-AL - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Meio
ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A US$ 20 o barril, o petrleo no assunto. A US$ 30, provoca tensas negociaes entre os operadores, inquietos com suas posies no mercado. A US$ 40, torna-se um srio problema planetrio. Alm dessa marca, uma retomada do crescimento econmico global, que apresenta ainda sinais ambguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o drago inflacionrio e suas conseqncias, na lgica domin to cara aos economistas. Seja l o que compe o preo do barril, porm, lgica e racionalidade no so os principais elementos. Eduardo Simantob. Segredos do petrleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem. O texto deixa transparecer a importncia decisiva do petrleo para a economia mundial contempornea ao lembrar que uma alta considervel do preo do produto produz abalos econmicos em escala planetria.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS:

51 - E

52 - E

53 - C

54 - C

55 - C

56 - E

57 - E

58 - E

59 - C

60 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 Prximo

61 - Q4793 ( Prova: CESPE - 2004 - TRE-AL - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Conhecimentos Gerais; )

A populao carcerria do Brasil dobrou entre os anos de 1995 e 2003. No meio da dcada de 90, havia 148.760 detentos. Hoje existem 308.304 condenados cumprindo pena. O deficit de vagas no sistema penitencirio teve um aumento de 60,7% - de 80.163 vagas para 128.815. O Brasil tem a segunda maior populao carcerria da Amrica, com 187,7 presos para cada 100.000 habitantes - os Estados Unidos da Amrica (EUA) tm 740 para cada 100.000 habitantes. Folha de S. Paulo, 10/7/2004, p. C1 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o quadro de violncia atualmente existente no pas e as caractersticas do sistema penitencirio brasileiro, julgue os itens subseqentes. No Brasil, infratores menores de idade no tm seus casos julgados luz de uma legislao especfica, sujeitando-se aos mesmos procedimentos adotados para os maiores de idade.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 61 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 7 Prximo

2005

1 - Q101672 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Interpretao
de texto; Economia - Nacional; )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema que ele focaliza, julgue os itens de 21 a 30. De acordo com os dados apresentados no texto, cerca de 1,3% dos municpios brasileiros responsvel por metade dos bens e servios produzidos pelo pas.

( ) Certo

( ) Errado

2 - Q101673 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Interpretao
de texto; Economia - Nacional; )

Infere-se do texto que as cidades que apresentam os maiores ndices de PIB so as mesmas que, sozinhas, concentram a maior parte da populao brasileira.

( ) Certo

( ) Errado

3 - Q101674 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Economia Nacional; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; Geografia; )

A industrializao, tal como mencionado no texto, amplia consideravelmente o potencial econmico dos municpios, entre outras razes, por se tratar de uma atividade que, alm de seu prprio peso, agrega inmeros outros servios em torno de si.

( ) Certo

( ) Errado

4 - Q101675 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Economia Nacional; )

Consultorias, instituies financeiras, empresas de segurana e fornecedores de maneira geral so exemplos expressivos e conhecidos de atividades econmicas que costumam fixar-se em reas onde as fbricas se instalam.

( ) Certo

( ) Errado

5 - Q101676 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Economia Nacional; )

A partir das informaes contidas no texto, correto afirmar que Manaus, localizada praticamente no corao da floresta amaznica, certamente tem um PIB bastante inferior aos dos centros urbanos industrializados do Centro-Sul do pas.

( ) Certo

( ) Errado

6 - Q101677 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Economia Nacional; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; Geografia; )

A desconcentrao concentrada a que se refere o texto demonstra que a assimetria continua marcando a trajetria do Brasil. As cidades do interior que ingressaram no grupo das mais ricas,

citadas no texto, esto localizadas no Sudeste do pas, a reiterar as diferenas com outras regies, como o Norte e o Nordeste.

( ) Certo

( ) Errado

7 - Q101678 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; Economia - Nacional; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Entre as concluses possveis que a leitura do texto propicia, uma salta aos olhos: em face da dimenso continental do pas, quanto maior o nmero de municpios existentes no Brasil, maiores as possibilidades de se obter um desenvolvimento equnime, racional e nacionalmente bem distribudo.

( ) Certo

( ) Errado

8 - Q101679 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Interpretao
de texto; Economia - Internacional; Estatstica; Economia - Nacional; )

Tendo um baixo ndice de urbanizao, com uma populao majoritariamente rural, o Brasil ainda dever levar anos para ter a solidez industrial que lhe permita situar-se entre as vinte economias mais poderosas do planeta.

( ) Certo

( ) Errado

9 - Q101680 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Interpretao
de texto; Economia - Nacional; )

De maneira geral, a frgil estrutura ferroviria e o sofrvel estado de conservao das rodovias brasileiras so considerados entraves ao maior dinamismo da economia nacional, pois dificultam o transporte e majoram o preo final das mercadorias.

( ) Certo

( ) Errado

10 - Q101681 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Interpretao
de texto; Economia - Nacional; )

Integralmente construda e em plena operao, a Ferrovia Norte-Sul j desempenha o papel que dela se esperava: aproximar reas produtoras e consumidoras do pas e permitir o escoamento da produo brasileira, sobretudo a de gros, pelos portos do Centro-Oeste, mais modernos e com menor custo operacional.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 1-C 2-E 3-C 4-C 5-E 6-C 7-E 8-E 9-C 10 - E

Previous 1 2 3 Prximo

11 - Q101308 ( Prova: CESPE - 2005 - SEAD-PA - Procurador / Atualidades / Mudanas Climticas;


ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; Sustentabilidade; )

Meio

Texto IV questes 9 e 10 O mundo comea a mudar, ainda que muito discretamente. Aps mais de seis anos de negociaes s vezes frustrantes, entra em vigor o Protocolo de Kyoto, nico instrumento internacional j concebido para lidar com o maior desafio ambiental da histria: o aquecimento global. O consenso entre pesquisadores, ambientalistas e diplomatas que Kyoto representa mais um sucesso diplomtico que ambiental. O acordo, que pretende cortar a emisso de gases causadores do efeito estufa, um triunfo do multilateralismo representado pela Organizao das Naes Unidas (ONU). Mas deixa de fora o maior poluidor do planeta, os Estados Unidos da Amrica (EUA). Folha de S.Paulo, 16/2/2005, p. A15 (com adaptaes). Tendo as informaes contidas no texto IV como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao Protocolo de Kyoto. I Como acontece com qualquer tratado internacional importante, o Protocolo de Kyoto somente entrou em vigor a partir do momento em que todos os pases integrantes da ONU o ratificaram.

II O texto enfatiza que, mais do que habilidade diplomtica, o que determinou a aprovao do protocolo foi a conscincia generalizada, entre povos e governos, de que o planeta precisa ser salvo. III H consenso de que, sendo uma criao dos homens em sua ensandecida vontade de produzir mais e mais riquezas, o efeito estufa no pode mais existir, sob pena de transformar a Terra em um planeta gelado e sem condies de vida. IV A queima excessiva de combustveis fsseis compromete perigosamente o planeta ao aqueclo de maneira anormal, razo pela qual o Protocolo de Kyoto volta-se para a reduo da quantidade desses gases lanados na atmosfera. V Os EUA foram proibidos de participar do protocolo justamente por serem, como afirma o texto, o maior poluidor do planeta. A quantidade de itens certos igual a

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

12 - Q101309 ( Prova: CESPE - 2005 - SEAD-PA - Procurador / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; Sustentabilidade; )

Segundo o texto IV, a aprovao do Protocolo de Kyoto um triunfo do multilateralismo representado pela ONU. Com relao ao papel representado por esse organismo na Histria Contempornea, assinale a opo correta.

a) Criada no imediato ps-Segunda Guerra Mundial, a ONU tem na busca da paz e da segurana internacionais uma de suas finalidades essenciais, o que foi decisivo para impedir a multiplicao de conflitos locais e regionais nos diversos continentes. b) Depois do fim da Guerra Fria e da ascenso de George W. Bush ao governo dos EUA, a ONU se fortaleceu profundamente e, diferentemente do que ocorria antes, transformouse no nico plo de poder mundial.

c) O fato de ser um organismo multilateral faz da ONU refm de alguns poucos pases, as chamadas potncias mundiais, as quais controlam rigidamente os principais setores da instituio. d) O Brasil se desligou da ONU em represlia posio norte- americana, apoiada em seguida por outras potncias, de impedir a ampliao do nmero de membros permanentes no Conselho de Segurana e) A atuao da ONU tende a ser mais produtiva e eficaz em setores como sade, educao, cultura, alimentao e meio ambiente, entre outros, os quais no atingem diretamente interesses polticos, militares e estratgicos das grandes potncias.

13 - Q101310 ( Prova: CESPE - 2005 - SEAD-PA - Procurador / Atualidades / Conhecimentos Gerais; Texto V questes de 11 a 14 O nmero de indigentes em proporo da populao no Brasil de hoje j no o que foi h 50 anos. Pequeno consolo. O desconsolo aumenta quando observamos que mesmo esse nmero poderia ser muitssimo menor se, durante os ltimos 33 anos, tivssemos crescido como os tigres asiticos. H 40 anos, os organismos internacionais acreditavam que a Coria do Sul estava condenada pobreza. Erraram no julgamento. O pas tornou-se um fenmeno de crescimento sustentado e reduo da pobreza, como outros pases asiticos. A pergunta agora se a frica poderia se tornar palco de um novo milagre se tivesse ajuda externa e polticas econmicas adequadas. Suas deficincias estruturais so notrias: baixa produtividade agrcola, altos custos de transportes, doenas tropicais, AIDS e baixa difuso de tecnologia. Mais grave ainda que, durante os ltimos anos, a frica tem enfrentado mais guerras internas que outras regies. Os genocdios Ruanda em 1994 e Darfur em 2004 so apenas as histrias mais trgicas de conflitos perenes. Para escapar desse crculo vicioso de guerra e pobreza, a regio precisa de assistncia. Clculos estratgicos guiam o interesse crescente dos EUA e da Europa na frica. Nesses clculos, entram a abundncia de recursos naturais (inclusive urnio) em um Congo conturbado, a combinao petrleo-islamismo na frica Ocidental, a proliferao de armas no continente e a migrao descontrolada e incontrolvel.

Economia Internacional; Poltica - Internacional; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Eliana Cardoso. fricas. In: Valor Econmico, 20/1/2005, p. A2 (com adaptaes). Considerando as informaes contidas no texto V, assinale a opo correta relativamente Coria do Sul.

a) O ritmo de desenvolvimento sul-coreano bastante semelhante ao verificado em alguns pases latino- americanos, entre os quais o Brasil e a Argentina. b) O texto claro ao conferir educao papel decisivo para que a Coria do Sul deixasse para trs a pobreza e se transformasse em uma das mais prsperas economias contemporneas. c) O elogiado nvel de desenvolvimento sul-coreano no constituiu fato isolado na regio em que se localiza, sendo acompanhado por outros pases vizinhos. d) Organismos internacionais especializados em economia tiveram confirmados seus prognsticos positivos em relao capacidade de se desenvolver apresentada pela Coria do Sul h algumas dcadas e) Infere-se do texto que, conquanto tenha se enriquecido, a Coria do Sul no conseguiu aumentar sua renda per capita, razo pela qual no diminuiu seus elevados ndices de desigualdade social.

14 - Q101311 ( Prova: CESPE - 2005 - SEAD-PA - Procurador / Atualidades / Desigualdade ;

Comunidades indgenas e quilombolas; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; Civilizao Brasileira; )

Tendo por referncia o texto V, assinale a opo correta.

a) Proporcionalmente ao conjunto da populao, o nmero de pobres ou indigentes no Brasil permanece praticamente o mesmo de cinco dcadas atrs, clara demonstrao de que o pas no aumentou sua riqueza nesse perodo. b) Uma das principais razes para que haja nmero to elevado de indigentes no Brasil , para a maioria dos analistas, a dificuldade de acesso dos mais pobres ao ensino fundamental, faixa de escolaridade formalmente obrigatria no pas. c) A ausncia de atrativos econmicos na frica explica a pouca ou quase nenhuma atrao que o continente exerce sobre as potncias capitalistas, como os EUA e pases europeus. d) O texto sugere que a ajuda externa a pases pobres, como os africanos, tambm se subordina a uma lgica em que no faltam clculos, riscos e interesses.

e) A leitura atenta do texto leva concluso de que o nico caminho que resta frica para se desenvolver a adoo de polticas internas inovadoras e progressistas.

15 - Q101312 ( Prova: CESPE - 2005 - SEAD-PA - Procurador / Atualidades / Economia - Internacional;

Tendo o texto V como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da economia globalizada dos dias de hoje, assinale a opo incorreta.

a) Entre os problemas estruturais apresentados pelo continente africano, a baixa produtividade agrcola inscreve-se entre os mais graves, inclusive por tambm contribuir para os casos freqentes de fome na regio. b) O estgio alcanado pela economia contempornea reala a importncia do conhecimento cientfico e da aplicao das mais diversas tecnologias no sistema produtivo. c) No Brasil, a expanso do agronegcio se deu em razo de mltiplos fatores, a despeito de o pas ainda no contar com um setor de pesquisa cientfica voltado para a agricultura. d) Relativamente ao comrcio mundial, o Brasil tem se queixado de mtodos de concorrncia considerados desleais, a exemplo dos subsdios agrcolas que pases ricos oferecem a seus produtores. e) A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) um organismo multilateral que tem entre suas finalidades essenciais a formulao e a aplicao de regras a serem seguidas no competitivo mercado global.

16 - Q101313 ( Prova: CESPE - 2005 - SEAD-PA - Procurador / Atualidades / Conhecimentos Gerais;


Definies; )

Conceitos,

Ao se reportar a genocdios, o texto V se refere a uma realidade que, moralmente condenada, o mundo contemporneo reiteradamente pratica. Assinale a opo que oferece uma correta conceituao de genocdio.

a) Guerra de conquista empreendida por um pas poderoso contra um ou mais pases pequenos, incapazes de garantir sua prpria defesa. b) Ato sistemtico ou deliberado de extermnio, total ou parcial, de uma comunidade, grupo tnico, racial ou religioso. c) Uso de armas de destruio em massa contra determinada populao que no queira se subordinar autoridade constituda.

d) Uso continuado de tortura, fsica ou moral, contra seguidores de doutrinas filosficas ou religiosas contrrias ao Estado. e) Ao terrorista motivada por crenas religiosas e que tem por alvo seguidores de outras religies.

17 - Q101265 ( Prova: CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Poltica - Internacional; Segurana; )

TEXTO

O G4 (Grupo dos 4), formado por Brasil, Alemanha, ndia e Japo, vai tentar mudar a posio dos pases africanos de no apoiar sua proposta de reforma do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU). A frica detm 53 dos 191 votos da Assemblia Geral da ONU e, sem o aval do continente, o projeto do G4 fica praticamente inviabilizado, j que so necessrios dois teros dos votos para sua aprovao. A proposta j enfrenta oposio dos Estados Unidos da Amrica (EUA), da China e dos 11 pases reunidos no grupo Unidos pelo Consenso, que tm sua prpria sugesto de reforma do Conselho. Folha de S. Paulo, 6/8/2005, p. A14.

Referido no texto V, o Conselho de Segurana da ONU um rgo decisivo na estrutura da ONU, justamente por tratar de questes que afetam a segurana e a paz internacionais. Hoje, o Conselho formado por 15 membros temporrios e por 5 permanentes, que tm direito a veto. Assinale a opo que identifica corretamente os Estados a que pertencem os membros permanentes do referido conselho.

a) EUA, Reino Unido, Alemanha, Itlia e Japo b) Rssia, EUA, Frana, Japo e Reino Unido c) Argentina, EUA, Rssia, Alemanha e Dinamarca d) Canad, Mxico, EUA, Rssia e Noruega e) EUA, Rssia, China, Reino Unido e Frana

18 - Q101266 ( Prova: CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; Poltica - Internacional; )

TEXTO

O G4 (Grupo dos 4), formado por Brasil, Alemanha, ndia e Japo, vai tentar mudar a posio dos pases africanos de no apoiar sua proposta de reforma do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU). A frica detm 53 dos 191 votos da Assemblia Geral da ONU e, sem o aval do continente, o projeto do G4 fica praticamente inviabilizado, j que so necessrios dois teros dos votos para sua aprovao. A proposta j enfrenta oposio dos Estados Unidos da Amrica (EUA), da China e dos 11 pases reunidos no grupo Unidos pelo Consenso, que tm sua prpria sugesto de reforma do Conselho. Folha de S. Paulo, 6/8/2005, p. A14.

Com base nas informaes contidas no texto V e relativamente proposta de reforma do Conselho de Segurana da ONU apresentada pelo G4, no qual se inclui o Brasil, assinale a opo correta.

a) Os EUA apiam a proposta por acreditarem que, com ela, a ONU se fragiliza, o que amplia o poder mundial norte-americano. b) O interesse da China em ver o Conselho de Segurana modificado atende sua estratgia de conquistar novos mercados para sua crescente produo industrial. c) A crnica pobreza da frica, que submete o continente necessidade de ajuda constante dos pases ricos, retira de seus Estados qualquer fora eleitora nas votaes ocorridas na ONU. d) Para o Brasil, ser membro permanente do Conselho de Segurana da ONU significa, entre outros aspectos, maior visibilidade e reconhecimento internacional para o pas. e) O pleito brasileiro de ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurana apoiado coletivamente pela Amrica Latina, a comear pelos seus parceiros do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

19 - Q101267 ( Prova: CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Conflitos frica; )

O G4 (Grupo dos 4), formado por Brasil, Alemanha, ndia e Japo, vai tentar mudar a posio dos pases africanos de no apoiar sua proposta de reforma do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU). A frica detm 53 dos 191 votos da Assemblia Geral da ONU e, sem o aval do continente, o projeto do G4 fica praticamente inviabilizado, j que so necessrios dois teros dos votos para sua aprovao.

A proposta j enfrenta oposio dos Estados Unidos da Amrica (EUA), da China e dos 11 pases reunidos no grupo Unidos pelo Consenso, que tm sua prpria sugesto de reforma do Conselho. Folha de S. Paulo, 6/8/2005, p. A14. Personagem central do texto V, a frica um continente marcado por graves problemas estruturais agravados por crises peridicas. Com referncia a esse cenrio dramtico vivido pela frica contempornea assinale a opo incorreta.

a) Fenmenos naturais, como secas devastadoras e ataques de gafanhotos, destroem plantaes, inflacionam os preos dos alimentos e fazem da fome presena constante na regio. b) A inexistncia de riquezas minerais em solo africano potencializa a fragilidade econmica do continente, tornando-o pouco atrativo aos capitais internacionais. c) Elevados nveis de corrupo entre elites governantes africanas contribuem para a manuteno do dramtico quadro social e, muitas vezes, subtraem dos realmente necessitados a ajuda internacional que chega ao continente. d) Estudiosos da questo africana afirmam que a ajuda financeira externa ser infrutfera para resolver o problema estrutural da frica se no for acompanhada de projetos emergenciais de desenvolvimento sustentvel. e) Entre as dificuldades encontradas pelos pases africanos para a superao do atraso e da misria esto os interesses locais e nacionais exacerbados, que dificultam, inclusive, o desenvolvimento do comrcio regional.

20 - Q101268 ( Prova: CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Economia - Internacional; )

A morte do rei Fahd, da Arbia Saudita, teve efeito relmpago no mercado de petrleo. Em uma primeira reao emocional porque Fahd era aliado dos EUA, para desgosto de muitos pases rabes , os contratos futuros da commodity atingiram recordes durante os preges. Em Nova Iorque e em Londres, o barril para entrega em setembro superou os US$ 60. Carta Capital, 10/8/2005, p. 20 (com adaptaes).

A partir das informaes contidas no texto acima e considerando os mecanismos de funcionamento da economia de mercado, assinale a opo correta.

a) A cotao internacional de um produto estratgico como o petrleo no est imune ao dos especuladores, que puxam os preos para auferirem mais lucros. b) Os EUA esto isolados no tenso Oriente Mdio, solitariamente atrelados a uma histrica aliana com Israel. c) Cada vez mais o petrleo perde sua importncia na economia contempornea, substitudo por fontes de energia menos danosas ao meio ambiente. d) Na defesa de seus interesses, os Estados rabes agem coletiva e solidariamente, o que lhes confere maior poder no cenrio poltico internacional. e) A morte do rei Fahd pe em risco a sobrevivncia da democracia nos moldes ocidentais que a Arbia Saudita pratica h dcadas.

GABARITOS: 11 - A 12 - E 13 - C 14 - D 15 - C 16 - B 17 - E 18 - D 19 - B 20 - A

Previous 1 2 3 Prximo

21 - Q101269 ( Prova: CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Judiciria / Atualidades / Segurana;

Sabe-se que, alm dos mltiplos fatores que alimentam a violncia no Brasil, ela tambm se nutre da dificuldade do Estado em prevenir e combater a criminalidade. Relativamente a esse aspecto, assinale a opo incorreta.

a) Alm do nmero insuficiente de seus efetivos, a polcia brasileira, em geral, mal treinada, recebendo formao precria. b) O poder de fogo do armamento usado pelos policiais , no raro, inferior ao que utilizado pelos criminosos.

c) Apesar das deficincias, a polcia brasileira consegue fazer investigao cientfica na maioria dos casos, elucidando-os com rigor e celeridade. d) Entre os problemas existentes no sistema penitencirio brasileiro, destaca-se a falta de programas de ressocializao. e) A aprovao do Estatuto do Desarmamento uma das tentativas em curso para a reduo da violncia e da criminalidade no pas.

GABARITOS: 21 - C

Previous 1 2 3 Prximo

2006

1 - Q170159 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) O final de 2005 e os primeiros meses de 2006 foram marcados, na Amrica Latina, por relevantes processos eleitorais que levaram ao poder, em alguns pases, presidentes com idias polticas um pouco diferenciadas em relao ao iderio poltico que predominou na regio na dcada passada. A propsito dessas eleies e seus impactos, julgue os itens subseqentes. A eleio do boliviano Evo Morales se deu com a manuteno das polticas econmicas do consenso de Washington.

( ) Certo

( ) Errado

2 - Q170160 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) No Mxico, a eleio de Felipe Caldern por ampla maioria de votos, sem contestao e sem desafio de nenhum outro candidato, demonstrou a fora do nacionalismo antiamericano no seio da sociedade mexicana.

( ) Certo

( ) Errado

3 - Q170161 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) No Chile, a chegada de Michelle Bachelet ao poder demonstra que houve, no Cone Sul, uma opo poltica de ruptura completa com o liberalismo econmico.

( ) Certo

( ) Errado

4 - Q170162 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) A eleio de Alan Garcia, no Peru, significou, em alguma medida, a conteno da influncia que o presidente Chvez, da Venezuela, tentou impor aos peruanos.

( ) Certo

( ) Errado

5 - Q170163 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) A diplomacia brasileira, ante a delicadeza das eleies em vrios pases da regio, vem mantendo certa distncia e evitando interferncia nesses processos eleitorais.

( ) Certo

( ) Errado

6 - Q170164 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) As rebelies em presdios paulistas, conduzidas recentemente por grupos criminosos organizados, despertaram a sociedade brasileira, que ficou atnita ante as limitaes do sistema de proteo e segurana dos seus cidados. A propsito desses aspectos, julgue os prximos itens.

A vida nas grandes cidades, inspiradoras de sonhos dos que deixaram o campo nas ltimas dcadas de urbanizao desenfreada no Brasil, deteriora-se de forma crescente no que concerne segurana das pessoas.

( ) Certo

( ) Errado

7 - Q170165 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) A segurana cidad, embora um item cada vez mais presente nas agendas polticas de candidatos aos Poderes Legislativo e Executivo, no mereceu ainda um tratamento profissional e eficaz no combate violncia urbana no Brasil.

( ) Certo

( ) Errado

8 - Q170166 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) Acompanhando a experincia internacional, a tica da fora pela fora e da via nica da violncia de Estado deve ser a nica poltica pblica brasileira de combate aos referidos grupos.

( ) Certo

( ) Errado

9 - Q170167 ( Prova: CESPE - 2006 - MPE-TO - Analista - Psicologia / Atualidades ) Mesmo com uma boa base de pessoal envolvido e at mesmo com uma remunerao adequada para as hierarquias mais elevadas das corporaes, a segurana pblica no Brasil no vem conseguindo realizar sua tarefa fundamental de proteo do cidado de bem.

( ) Certo

( ) Errado

10 - Q101355 ( Prova: CESPE - 2006 - DETRAN-PA - Procurador / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Poltica - Internacional; )

O texto acima registra os tempos de insegurana internacional que vive o mundo atual. Com relao ao tema do texto e a suas implicaes no mundo contemporneo, assinale a opo correta.

a) O mundo vive uma fase de franco controle multilateral de tendncias beligerantes entre os Estados. b) O Conselho de Segurana das Naes Unidas no tem conseguido mediar de forma plena as tenses que envolvem os EUA com pases do Oriente Mdio. c) O Ir no pas signatrio do Tratado de No-Proliferao de Armas Nucleares e declarou claramente que quer construir sua bomba atmica para lan-la sobre os norteamericanos. d) A insegurana internacional do presente produto direto e exclusivo dos atentados terroristas do 11 de setembro de 2001.

GABARITOS: 1-E 2-E 3-E 4-C 5-C 6-C 7-C 8-E 9-C 10 - B

Previous 1 2 Prximo

11 - Q101356 ( Prova: CESPE - 2006 - DETRAN-PA - Procurador / Atualidades / Economia - Nacional; A chegada auto-suficincia petrolfera anunciada pela PETROBRAS

Energia; )

a) fato que contm mrito exclusivo do governo atual. b) retrata o novo quadro de profissionalismo dos dirigentes dessa empresa. c) reflete o esforo de longo prazo que data da campanha O Petrleo Nosso. d) expe o avano cientfico da empresa especialmente em guas rasas do mar.

12 - Q101357 ( Prova: CESPE - 2006 - DETRAN-PA - Procurador / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A Amaznia brasileira pode ser entendida, em toda sua complexidade, a partir da viso na qual

a) a floresta o nico centro da preocupao estratgica. b) seu destino est plasmado exclusivamente pelos desgnios do Estado nacional brasileiro. c) suas dimenses estritamente econmicas compem objeto de preocupao dos governos e sociedades da regio. d) a floresta, a sociedade local e nacional, o Estado nacional e os pases vizinhos possam convergir polticas de desenvolvimento sustentvel.

13 - Q101358 ( Prova: CESPE - 2006 - DETRAN-PA - Procurador / Atualidades / Seguranca Alimentar;

Pesquisa recente indica que o programa de transferncia de renda Bolsa Famlia pode reduzir 30% da freqncia da desnutrio entre crianas menores de 5 anos de idade. Essa foi uma das concluses da pesquisa realizada em cerca de 300 municpios da regio do semi-rido brasileiro, envolvendo aproximadamente 17 mil meninos e meninas. A respeito das questes do semi-rido brasileiro, assinale a opo incorreta.

a) A precariedade ecolgica do semi-rido brasileiro a razo nica das dificuldades de insero social dos seus habitantes. b) O semi-rido uma das regies que mantm elevado ndice de concentrao de pobreza no pas. c) A melhoria na sade das crianas de at 5 anos de idade, ante a reduo da desnutrio, ainda no garantia de um futuro promissor para todas elas. d) O nmero de refeies dirias tem relao direta com o padro de nutrio das crianas do semi-rido.

14 - Q101359 ( Prova: CESPE - 2006 - DETRAN-PA - Procurador / Atualidades / Cultura - Educao;

A cultura brasileira vem crescendo nos termos de sua presena global. Manifestaes culturais de toda ordem vm-se fazendo presentes, como, por exemplo,

a) nos concertos dirios de msica erudita brasileira em grandes salas de concertos europias. b) nas exposies de livros cientficos brasileiros no exterior. c) na divulgao da msica popular brasileira em vrias partes do mundo. d) na forte presena do cinema nacional, em condies competitivas, nas telas de cinemas norte-americanos.

GABARITOS: 11 - C 12 - D 13 - A 14 - C

Previous 1 2 Prximo

2007

1 - Q170581 ( Prova: CESPE - 2007 - PC-PA - Tcnico em Gesto Pblica - Cincias Contbeis / Atualidades ) Entre os elementos que melhor caracterizam a economia internacional contempornea, certamente se destacam os que se referem ao quadro geral determinado pela globalizao. A esse respeito, correto afirmar que o atual cenrio mundial assinalado pela

a) incessante aplicao das inovaes tecnolgicas no sistema produtivo, o que leva ao aumento da capacidade de produo e de comercializao de bens e mercadorias. b) reduo das facilidades de circulao de capitais pelos mercados mundiais como forma de impedir prticas criminosas, como a lavagem de dinheiro. c) expanso do conhecimento e do desenvolvimento cientfico- tecnolgico, simetricamente repartidos pelos diversos continentes. d) formao de blocos econmicos regionais, exceto na velha Europa, marcada por nacionalismos e incompreenses recprocas entre seus pases.

2 - Q170583 ( Prova: CESPE - 2007 - PC-PA - Tcnico em Gesto Pblica - Cincias Contbeis / Atualidades ) A preocupao com o meio ambiente um dos traos definidores do mundo contemporneo. Assim como ocorre no Brasil, em muitos pases e regies do planeta, Estado e sociedade se mobilizam no sentido de adequar o necessrio desenvolvimento manuteno de satisfatrias condies ambientais. Relativamente a esse tema, assinale a opo correta.

a) Voltada para as questes de segurana, que colocam em risco a paz mundial, a Organizao das Naes Unidas (ONU) ainda no atentou para a necessidade de atuar na delicada rea do meio ambiente. b) Uma das maiores crticas que a comunidade internacional faz ao Brasil a inexistncia, na estrutura do Estado brasileiro, de algum rgo voltado especificamente para o trato das questes ambientais. c) As poucas organizaes no-governamentais (ONGs) que atuavam em escala mundial na rea do meio ambiente foram desativadas recentemente graas s presses dos Estados nacionais, que se sentiam atingidos em sua soberania.

d) O aquecimento global da atmosfera terrestre, conhecido como efeito estufa, tem provocado o aumento de intensidade de fenmenos naturais que acarretam diversos e graves problemas, alm de preocupantes variaes climticas.

3 - Q168209 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao / Atualidades /
Economia - Internacional; )

Texto para as questes 15 e 16 Os industriais norte-americanos esperam convencer a Federao das Indstrias de So Paulo a juntar esforos buscando uma reduo maior de tarifas de importao do setor manufatureiro, na Rodada Doha de negociaes comerciais para a liberalizao do comrcio global no mbito da Organizao Mundial do Comrcio. Nos dois encontros ocorridos em maro, os presidentes Luiz Incio Lula da Silva e George W. Bush disseram que no vo aceitar nada menos que um acordo abrangente para Doha. Acho que nesse caso no h plano B. Ou temos um plano A ou no h acordo, disse Lula a Bush na residncia oficial de Camp David.

Tomando como referncia inicial o texto apresentado, assinale a opo correta relativamente ao desenvolvimento das negociaes da Rodada de Doha.

a) Iniciada em 2001 na capital do Catar, a Rodada de Doha vem avanando de forma rpida no sentido da liberalizao do comrcio internacional. b) Os produtos agrcolas, nas economias mais avanadas do capitalismo, tm tarifas de importao e polticas de subsdios semelhantes s dos produtos industriais. c) A fora da economia da China e seu protagonismo nas negociaes de Doha se justificam pelo fato de que esse pas se constituiu como uma potncia agrcola. d) O captulo agrcola nas negociaes da Rodada de Doha relevante para o desenvolvimento de pases menos industrializados e que gozam de menos privilgios no comrcio internacional. e) A inexistncia de polticas protecionistas nas economias do centro do capitalismo global um estmulo retomada das negociaes da Rodada de Doha no corrente ano.

4 - Q168210 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao / Atualidades /
Poltica - Internacional; )

Considerando o texto apresentado, assinale a opo correta relativamente ao papel do Brasil nas negociaes da Rodada de Doha e nas relaes com os Estados Unidos da Amrica (EUA).

a) O Brasil, seguindo as teses dos setores industriais norte- americanos, vem flexibilizando rapidamente suas tarifas de importao. b) Ao exercer papel de liderana nas negociaes da Rodada de Doha, o Brasil vem insistindo na necessidade de maior liberalizao comercial dos pases avanados, especialmente no captulo agrcola. c) Os EUA, porque tm hoje uma indstria bem consolidada, abandonaram completamente as polticas protecionistas nessa rea. d) Os encontros dos chefes de Estado do Brasil e dos EUA sinalizam a aceitao automtica pelo Brasil das teses norte- americanas para a Amrica Latina. e) O encontro de Camp David, nos EUA, entre os presidentes Bush e Lula, denota a existncia de forte tenso e de vises estruturalmente distintas dos temas econmicos globais entre os dois pases, particularmente em matria energtica.

5 - Q168211 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao / Atualidades /
Segurana; )

A segurana um item de crescente preocupao da populao brasileira. Esta preocupao resultante

a) da descoberta, apenas recentemente, da existncia de grupos econmicos e sociais envolvidos no comrcio ilcito das drogas. b) de uma onda episdica de acasos policiais que envolvem personalidades polticas nacionais. c) da percepo da sociedade brasileira da urgncia do tema bem como de suas causas profundas e imediatas, como a crise no prprio sistema de segurana do Estado. d) de uma viso passional e imediatista da populao brasileira em relao a problema global que atinge todo o mundo. e) de uma viso limitada do pas e manipulada pelos grandes conglomerados da comunicao nacional.

6 - Q168212 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao / Atualidades /
Sustentabilidade; )

O desenvolvimento sustentvel um assunto da ordem do dia em todo o mundo. H limites para o crescimento econmico poluente e degradante existncia humana. A respeito desse assunto, assinale a opo correta.

a) O meio ambiente infinito em suas possibilidades, no devendo estar sujeito s teorias econmicas da escassez. b) A conferncia mundial ocorrida no Rio de Janeiro no incio dos anos 90, auspiciada pelo Brasil, foi um alerta importante para a valorizao do conceito de desenvolvimento sustentvel. c) O crescimento do capitalismo global exige, natural e corretamente, a conteno das idias que militam pela preservao da natureza. d) A poluio ambiental gerada pelo gigantesco parque industrial norte-americano tem pouco impacto nos desequilbrios climticos registrados pelos cientistas nos ltimos anos. e) A China, pas com baixos ndices de poluio, est bastante avanada em processos econmicos que respeitam simultaneamente o desenvolvimento sustentvel e a proteo natureza.

7 - Q168213 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao / Atualidades /
Educao; )

A educao formal, contnua e completa da pessoa humana tem vrias funes no seio da sociedade. O acesso ao emprego e aos bens materiais pode ser uma resultante de uma boa educao. No entanto, a educao prioritariamente essencial

a) afirmao da cidadania no tecido social da nao. b) necessidade do controle dos processos produtivos. c) formao exclusiva das elites. d) entrada, de maneira exclusiva, dos pobres na sociedade assalariada. e) possibilidade de estabelecer, por meio do acesso a ela, o poder pelo poder.

8 - Q168214 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao / Atualidades /
Economia - Internacional; )

Euforia o nome para o que vem dominando os mercados financeiros mundiais nos ltimos meses. Mercado asitico nervoso, hipotecas imobilirias norte-americanas gerando desconfiana e dlar desvalorizado no Brasil compem a cena. A respeito desse tema, assinale a opo correta.

a) A economia global sempre previsvel e coerente no seu processo de expanso. b) A pujana da economia norte-americana no permite prever qualquer oscilao que envolva problemas com o sistema das hipotecas imobilirias. c) O Brasil, ante a valorizao do dlar, assiste a um imediato e crescente ganho aquisitivo, em propores elevadas, da populao mais pobre. d) O FMI, rgo regulador financeiro internacional, est aparelhado tcnica e politicamente para evitar qualquer crise de grande proporo nas finanas globais. e) A desregulamentao do setor financeiro internacional e a emergncia de plos novos de poder econmico global so elementos da imprevisibilidade que vem preocupando as finanas internacionais.

9 - Q168379 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Atualidades /
Segurana; )

Crimes com novos formatos vm sendo praticados no Brasil e no mundo. A respeito desse tema e com referncia ao Brasil, assinale a opo correta.

a) O uso do computador como um meio para a prtica de crimes vem crescendo de maneira significativa. b) Embora difundido no mundo, o planejamento de crimes pela Internet ainda insignificante. c) Crimes que envolvem trfico de armas e drogas so considerados novas modalidades de delito. d) A maneira como os crimes vm se diversificando torna impossvel a reao do poder pblico. e) As novas formas de crime apenas atualizam os velhos mtodos de transgresso da malandragem ingnua do passado, associados idia de jeitinho brasileiro.

10 - Q168380 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Atualidades /
Educao; )

Tomando-se o texto acima como referncia inicial, correto afirmar que

a) a educao nacional, em todos os nveis, alcana, progressivamente, nveis internacionais adequados. b) o mundo desenvolvido vem melhorando os nveis educacionais globais em ritmo prximo ao do Brasil. c) o esforo brasileiro de universalizao do acesso ao ensino fundamental ainda no mudou por completo o mapa da qualidade da educao bsica no pas. d) a situao do quadro educacional brasileiro vem piorando a cada ano. e) o ensino fundamental no Brasil no carece de novos investimentos, uma vez que todos os esforos necessrios j foram feitos pelos governos nacionais das ltimas dcadas.

GABARITOS: 1-A 2-D 3-D 4-B 5-C 6-B 7-A 8-E 9-A 10 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 Prximo

11 - Q168381 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Atualidades /
Educao; )

Ainda tomando como referncia inicial o texto acima, assinale a opo correta.

a) A forma de avaliao na educao deve ter um carter meramente punitivo. b) A educao tem como funo primeira formar a pessoa para o mercado de trabalho. c) Freqentar a escola e atender s tarefas bsicas suficiente para a formao educacional e cidad do indivduo. d) O entendimento pleno de um texto lido e a capacidade de crtica ao texto so competncias relevantes no processo educacional. e) A avaliao das competncias tem pouca relevncia para a funo da educao na sociedade contempornea.

12 - Q168382 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Atualidades /
Geografia; )

A regio amaznica est


a) completamente tomada por interesses e controles polticos de potncias estrangeiras. b) sujeita a tratamento especial das polticas voltadas para o tema do desenvolvimento sustentvel. c) circunscrita geograficamente apenas ao Brasil. d) na periferia de um importante debate mundial acerca dos regimes climticos e da sobrevivncia do planeta. e) fadada a um processo de desaparecimento rpido de suas florestas, de acordo com todos os estudos cientficos disponveis.

13 - Q168383 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Atualidades /
Conhecimentos Gerais; )

Ocorrido no Brasil durante os ltimos meses, o chamado apago areo

a) trouxe apreenso para a maioria dos brasileiros que viajam no pas, mesmo em transporte terrestre. b) um problema enfrentado por todos os pases do mundo. c) , sobretudo, um problema tcnico em processo de resoluo. d) no ganhou fora miditica e alcanou apenas os diretamente interessados no assunto. e) expe dificuldades de gesto, problemas trabalhistas e profissionais, obsolescncia tcnica e tenses polticas pouco desejveis em uma rea to estratgica para o pas.

14 - Q168384 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Atualidades /
Economia - Nacional; )

A economia brasileira

a) assiste momento de extrema vulnerabilidade a crises globais.

b) ainda apresenta taxas de juros relativamente altas quando comparadas s apresentadas por pases com caractersticas semelhantes s do Brasil nessa rea. c) est sujeita a um novo e iminente surto inflacionrio. d) faz que o chamado risco Brasil aumente diariamente. e) acarreta uma crescente valorizao do dlar em relao ao real.

15 - Q169193 ( Prova: CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo / Atualidades / Economia Internacional; )

Com referncia s idias e s estruturas do texto acima, e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens de 12 a 20. O avano do conhecimento cientfico, to caracterstico dos tempos atuais, barateia os produtos industriais, mas encarece a produo de alimentos oriunda do campo.

( ) Certo

( ) Errado

16 - Q169194 ( Prova: CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo / Atualidades / Economia Internacional; China; )

O aumento do consumo de alimentos pelos chineses amplia a demanda por esses produtos no mercado mundial, o que impulsiona a elevao de seus preos.

( ) Certo

( ) Errado

17 - Q169195 ( Prova: CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo / Atualidades / Economia Internacional; Economia - Nacional; )

Por dominar a tecnologia de produo de biocombustveis a partir da cana-de-acar, o Brasil busca ampliar sua presena no competitivo mercado global.

( ) Certo

( ) Errado

18 - Q169196 ( Prova: CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo / Atualidades / Economia Internacional; )

Uma das crticas que se faz aos biocombustveis o estmulo monocultura, o que reduziria a rea destinada produo de alimentos.

( ) Certo

( ) Errado

19 - Q169197 ( Prova: CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo / Atualidades / Economia Internacional; )

Segundo o texto, a alta dos preos dos alimentos envolve tanto regies e pases reconhecidamente ricos quanto os denominados emergentes.

( ) Certo

( ) Errado

20 - Q169198 ( Prova: CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo / Atualidades / Economia Internacional; )

Nos ltimos anos, o Brasil tem se destacado no setor do agronegcio, com uso intensivo de modernas tecnologias e significativo peso na pauta de exportaes do pas.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS:

11 - D

12 - B

13 - E

14 - B

15 - E

16 - C

17 - C

18 - C

19 - C

20 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 Prximo

21 - Q8630 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / America
Latina; )

Processos eleitorais consagraram, no ano de 2006, uma certa onda de governos com carter mais esquerda no espectro poltico na Amrica Latina. A respeito desse tema, assinale a opo incorreta.

a) A eleio de Rafael Correa, no Equador, evidencia a tendncia do eleitorado na direo de apoio a polticos com projetos sociais reformistas e vises voltadas mais para a integrao na regio sul-americana. b) A reeleio de Hugo Chvez, na Venezuela, sugere a continuao e mesmo o aprofundamento de seus programas de incluso das camadas mais baixas como as "misses sociais". c) Embalado pela reeleio, o presidente Chvez quer retirar do papel projetos de integrao sul-americana, como o projeto do gasoduto que uniria a Amaznia Patagnia. d) Os referidos governos tm a mesma matriz ideolgica e a mesma gesto polticoeconmica, caindo todos eles em tentao populista e de explcita irresponsabilidade fiscal e comercial. e) Uma das bases de sustentao social dos mencionados governos advm de maiorias populacionais de baixa renda, embora estejam, vrios deles, legitimados por parcelas importantes de vrias faixas de renda.

22 - Q8628 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Meio
ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O ano de 2006 foi marcado por fatos significativos no que se refere ao tema energtico no Brasil e no mundo. A respeito desse assunto, assinale a opo correta.

a) A nacionalizao do gs e do petrleo na Bolvia gerou um debate nacional restrito aos aspectos puramente econmicos acerca do tema energia. b) O gasoduto que integra a Venezuela Argentina tem como grande beneficirio o Brasil, mais especificamente as regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. c) A dimenso energtica e o crescimento econmico robusto no tm relao entre si. d) A Rssia, potncia energtica da Eursia, ampliou sua presena no cenrio internacional depois da Guerra Fria, por meio, entre outros fatores, da sua fora no campo energtico. e) O petrleo e seu preo internacional tm impedido que pases como a Venezuela possam agir de forma mais autnoma no cenrio internacional.

23 - Q8629 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Meio
ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A Amaznia amplamente marcada por enorme diversidade cultural, geogrfica e econmica. Atualmente, cresce a ateno governamental e da sociedade civil no Brasil para que

a) seu aproveitamento se faa em favor da preservao intacta do meio ambiente e por meio do privilgio da floresta em detrimento do homem. b) as conexes com os vizinhos sejam as mais profcuas, no interessando os produtos do intercmbio. c) o caminho a ser trilhado pela Amaznia seja o mesmo, do ponto de vista agrcola, que predomina no Centro-Oeste brasileiro. d) as notcias de infiltrao do trfico global que passam pela regio no sejam divulgadas. e) o aproveitamento de suas potencialidades seja feito respeitando o meio ambiente e seus habitantes, bem como os interesses estratgicos nacionais.

24 - Q8627 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Conhecimentos Gerais; )

As relaes e estruturas familiares no Brasil e em vrias partes do mundo vm se transformando a passos rpidos. A respeito desse tema, assinale a opo incorreta.

a) No Brasil, a taxa de separao e divrcio aumenta gradualmente, embora isso no signifique que os casamentos perderam seu sentido social. b) O ingresso da mulher no mercado de trabalho alterou, de forma geral, prticas familiares tradicionais no Brasil, como a imagem da mulher associada de dona de casa. c) O decrscimo da quantidade de casamentos no Brasil est associado mais fortemente a fatores culturais do que econmicos. d) Na comparao com o passado remoto, a famlia brasileira de hoje tende a ser constituda por um nmero menor de filhos. e) Mesmo nos pases hegemonicamente islmicos, as estruturas familiares esto mudando com a mesma rapidez e na mesma direo de sociedades culturalmente ocidentais e laicas.

25 - Q8626 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia Poltica; )

Ainda acerca de aspectos da relao entre poltica e economia no Brasil contemporneo, assinale a opo correta.

a) A poltica brasileira atual recebe pouca influncia das preocupaes em torno de assuntos econmicos da vida nacional. b) O esforo de conteno da inflao criou no Brasil um ambiente poltico amplamente favorvel noo de que um crescimento econmico modesto , atualmente, necessrio e natural. c) As classes sociais mais baixas no Brasil, no ato do sufrgio, votam apenas em candidatos que oferecem prendas e brindes que os satisfazem no imediato. d) O oramento participativo um conceito contemporneo que vem sendo posto em marcha como experincia de gesto de demandas sociais e polticas. e) A fora do esquema de clientelismo poltico foi plenamente extinta no Brasil.

26 - Q8625 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia Poltica; )

Assinale a opo correta acerca de aspectos da relao entre poltica e economia no Brasil contemporneo.

a) Os meios disponveis para o crescimento sustentvel da economia, ainda que desejados por todos no Brasil, ainda no esto postos em marcha com velocidade desejvel e comparvel de pases continentais e emergentes. b) A carga tributria brasileira no gera nus ao projeto de crescimento de um pas com as caractersticas de emergente como o Brasil. c) A fora poltica do presidente Lula, reforada pelos votos obtidos na reeleio, condio suficiente para impulsionar um projeto de modernizao e crescimento acelerado nos nveis do modelo do nacional-desenvolvimentismo dos anos 60 e 70. d) A economia brasileira, crescendo atualmente em nveis comparveis aos de pases caracterizados como BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China), demonstra capacidade operativa para ultrapassar inclusive a China. e) Gastos pblicos, necessrios ao reforo do papel social e distributivo do Estado nacional, crescem atualmente em todas as economias globais, de capitalismo avanado ou de periferia.

27 - Q6916 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 001 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Texto para os itens de 25 a 35 1 Em meio a uma crise da qual ainda no sabe como escapar, a Unio Europia celebra os 50 anos do Tratado de Roma, pontap inicial da integrao no continente. Embora 4 sejam muitos os motivos para comemorar, como a manuteno da paz e a consolidao do mercado comum, os chefes dos 27 Estados-membros tm muito com o que se 7 preocupar. A discusso sobre a Constituio nica no vai adiante, a expanso para o leste dificulta a tomada de decises e os cidados tm dificuldade para identificar-se 10 como parte da megaestrutura europia. O Estado de S.Paulo, 25/3/2007, p. A20. Com referncia s estruturas e s idias do texto, bem como a aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os itens subseqentes.

No continente americano, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) mais uma tentativa de integrao econmica entre pases da regio, cujo primeiro passo foi dado pela aproximao entre Argentina e Brasil, quando governados por Alfonsn e Sarney.

( ) Certo

( ) Errado

28 - Q6917 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 001 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A perspectiva de maior aproximao entre a Unio Europia e o MERCOSUL mostra-se inevitvel e fadada a ocorrer no futuro imediato j que no h, at o momento, espcie alguma de ato contencioso ou de divergncia comercial entre ambos os blocos.

( ) Certo

( ) Errado

29 - Q6913 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 001 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

No atual estgio da economia mundial, comumente denominado globalizao, a formao de blocos tende a responder a determinados desafios, entre os quais se destaca a busca por melhor insero em um mercado bastante amplo e competitivo.

( ) Certo

( ) Errado

30 - Q6914 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 001 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

As origens mais remotas da atual Unio Europia encontram-se no imediato ps-Segunda Guerra Mundial, contexto de aproximao facilitado pelo fato de os grandes Estados europeus terem se aliado durante o conflito.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 21 - D 22 - D 23 - E 24 - E 25 - D 26 - A 27 - C 28 - E 29 - C 30 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 Prximo

31 - Q6915 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 001 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Texto para os itens de 25 a 35 1 Em meio a uma crise da qual ainda no sabe como escapar, a Unio Europia celebra os 50 anos do Tratado de Roma, pontap inicial da integrao no continente. Embora 4 sejam muitos os motivos para comemorar, como a manuteno da paz e a consolidao do mercado comum, os chefes dos 27 Estados-membros tm muito com o que se 7 preocupar. A discusso sobre a Constituio nica no vai adiante, a expanso para o leste dificulta a tomada de decises e os cidados tm dificuldade para identificar-se 10 como parte da megaestrutura europia. O Estado de S.Paulo, 25/3/2007, p. A20. Com referncia s estruturas e s idias do texto, bem como a aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os itens subseqentes. Apesar de inegveis avanos, sobretudo quanto aos aspectos jurdico-polticos, a Unio Europia ainda no conseguiu incorporar a maior parte dos Estados da Europa Oriental, em que pese a surpreendente rapidez com que admitiu a entrada da Turquia no bloco.

( ) Certo

( ) Errado

32 - Q6599 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Conhecimentos Gerais; Texto para os itens de 17 a 25 1 Crianas e adolescentes que trabalham no Brasil

somam 2,9 milhes, mais do que as populaes somadas de Rondnia, Amap, Acre e Roraima. O Nordeste a regio 4 que apresenta maior ocorrncia do trabalho infantil. L, 15,9% das crianas e adolescentes com 17 anos de idade trabalham. A menor taxa no Sudeste (8,6%). Concentram-se 7 no campo 76,7% das crianas ocupadas de 5 a 9 anos de idade. Em sua maioria, no recebem remunerao (64,4%) ou esto envolvidas na produo para consumo prprio (26,9%). 10 O percentual de garotos trabalhando (15,6%) quase o dobro do das meninas. Entre 2004 e 2005, cresceu 10,3% o nmero de 13 menores entre 5 e 14 anos de idade ocupados, apesar da proibio legal. Na faixa at 17 anos de idade, o aumento bem menor: subiu de 11,8% para 12,2%, interrompendo 16 tendncia de queda desde 1992. Jornal do Senado (Edio Semanal), 18-24/6/2007, p. 11 (com adaptaes). Considerando que o nmero de crianas e adolescentes com at 17 anos de idade que trabalham no Brasil seja igual a 2.899.800 e que a quantidade deles por regio brasileira seja diretamente proporcional ao nmero de unidades federativas da respectiva regio - so 27 as unidades federativas brasileiras, incluindo-seo Distrito Federal como unidade federativa da regio CentroOeste -, julgue os itens seguintes, tendo como referncia as informaes contidas no texto acima. Considere que, das crianas e adolescentes com at os 17 anos de idade que trabalham no Brasil, 20% tenham entre 5 e 9 anos de idade. Nesse caso, mais de 450.000 dessas crianas e adolescentes trabalham no campo.

( ) Certo

( ) Errado

33 - Q6594 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;

O texto sugere algo que est mostra de todos: quanto maior e melhor o ndice de escolaridade e de desempenho educacional em uma regio, maior o nmero de crianas e adolescentes que nela trabalham.

( ) Certo

( ) Errado

34 - Q6595 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;

Segundo o texto, o trabalho de crianas de 5 a 9 anos nas zonas rurais significativamente maior que nas reas urbanas.

( ) Certo

( ) Errado

35 - Q6596 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;

No Brasil, a legislao especfica para a proteo dos menores de idade, o Estatuto da Criana e do Adolescente, aplicado integral e eficientemente nas diversas regies do pas.

( ) Certo

( ) Errado

36 - Q6597 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;
Educao; )

Texto para os itens de 17 a 25 1 Crianas e adolescentes que trabalham no Brasil somam 2,9 milhes, mais do que as populaes somadas de Rondnia, Amap, Acre e Roraima. O Nordeste a regio 4 que apresenta maior ocorrncia do trabalho infantil. L, 15,9% das crianas e adolescentes com 17 anos de idade trabalham. A menor taxa no Sudeste (8,6%). Concentram-se 7 no campo 76,7% das crianas ocupadas de 5 a 9 anos de idade. Em sua maioria, no recebem remunerao (64,4%) ou esto envolvidas na produo para consumo prprio (26,9%). 10 O percentual de garotos trabalhando (15,6%) quase o dobro do das meninas. Entre 2004 e 2005, cresceu 10,3% o nmero de 13 menores entre 5 e 14 anos de idade ocupados, apesar da proibio legal. Na faixa at 17 anos de idade, o aumento bem menor: subiu de 11,8% para 12,2%, interrompendo 16 tendncia de queda desde 1992. Jornal do Senado (Edio Semanal), 18-24/6/2007, p. 11 (com adaptaes). Considerando que o nmero de crianas e adolescentes com at 17 anos de idade que trabalham no Brasil seja igual a 2.899.800 e que a quantidade deles por regio brasileira seja diretamente proporcional ao nmero de unidades federativas da respectiva regio - so 27 as unidades federativas brasileiras, incluindo-seo Distrito Federal como unidade federativa da regio CentroOeste -, julgue os itens seguintes, tendo como referncia as informaes contidas no texto acima. Na regio Nordeste, que formada por 9 unidades federativas, h mais de 6 milhes de crianas e adolescentes com idade de at 17 anos.

( ) Certo

( ) Errado

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 37 - Q6598 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Interpretao de texto;
Conhecimentos Gerais; )

Na situao apresentada, escolhendo-se aleatoriamente um indivduo entre os 2.899.800 referidos, a probabilidade de ele ser da regio Centro-Oeste ou da regio Sudeste superior a 0,2.

( ) Certo

( ) Errado

38 - Q6589 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Economia - Internacional;

O G8, que congrega os pases mais ricos da atualidade, aos quais se agrega a Rssia, no raro convida dirigentes de pases considerados emergentes, como o caso do Brasil, para participar de seus encontros.

( ) Certo

( ) Errado

39 - Q6590 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

O quadro africano explicita um dos aspectos centrais da globalizao econmica contempornea: o carter simtrico das oportunidades de desenvolvimento e de insero no mercado mundial.

( ) Certo

( ) Errado

40 - Q6593 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;

Infere-se das informaes do texto que as crianas que trabalham para consumo prprio no recebem remunerao.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 31 - E 32 - E 33 - E 34 - C 35 - E 36 - X 37 - C 38 - C 39 - E 40 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 Prximo

41 - Q6582 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Tecnologias; )

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Word 2002 com um texto em processo de edio, julgue os prximos itens, acerca desse software, do texto mostrado e de temas a este associados. Uma queixa recorrente de diversas empresas e corporaes de grande porte, que produzem e vendem em escala global, refere-se ao crescente volume de artigos pirateados, incluindo, por exemplo, artigos copiados, maquiados ou obtidos na rede de computadores de maneira ilegal.

( ) Certo

( ) Errado

42 - Q6578 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;

O Cdigo de Defesa do Consumidor, considerado legislao avanada para o comrcio convencional, mostrou-se totalmente inadequado para abranger as novas modalidades de transao comercial possibilitadas pelo advento da Internet.

( ) Certo

( ) Errado

43 - Q6579 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Tecnologias;

Propiciado pelo desenvolvimento cientfico-tecnolgico das ltimas dcadas, o avano das comunicaes exerce importante papel para a circulao de informaes e de capitais no mundo globalizado de hoje.

( ) Certo

( ) Errado

44 - Q6580 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Tecnologias;

Casos de pedofilia tm acontecido com preocupante intensidade, mas, como restringem-se ao mbito da rede mundial de computadores, podem ser mais facilmente descobertos e punidos.

( ) Certo

( ) Errado

45 - Q6581 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 002 / Atualidades / Tecnologias;

Como o sistema bancrio brasileiro est muito pouco informatizado, diversas modalidades de transaes, como o pagamento de impostos e tributos ou a transferncia de valores, deixam de ser feitas pela Internet.

( ) Certo

( ) Errado

46 - Q6456 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;

1 O sculo XX testemunhou o desenvolvimento de grandes eventos esportivos, tanto em escala mundial - como os Jogos Olmpicos e a Copa do Mundo - quanto 4 regional, com disputas nos vrios continentes. Regionalmente, inegvel que o principal so os Jogos Pan-americanos. Todos esses verdadeiros espetculos do 7 esporte internacional se caracterizam como espao de solidariedade e congraamento entre os povos, momento de paz e exemplo de um mundo onde adversrio no inimigo 10 e as batalhas entre os pases ocorrem sem derramamento de sangue. Nas Amricas, os jogos estimulam a reflexo sobre as possibilidades de um continente unido, pacfico, prspero, 13 com a construo de uma rede de solidariedade e cooperao por meio do esporte, uma das principais expresses do pan-americanismo. Fernando Vale Castro. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, ano 2, n. 22, jul./2007, p. 21 (com adaptaes). Em relao ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

O esporte adquiriu, no mundo contemporneo, caractersticas comerciais e tornou-se alvo de elevados investimentos, razo pela qual as competies internacionais eliminaram quaisquer conotaes nacionalistas ou polticas.

( ) Certo

( ) Errado

47 - Q6446 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Tecnologias;

A facilidade atual de circulao de capitais e mercadorias, possibilitada por modernas tecnologias, tambm observada no que diz respeito circulao de pessoas, o que garante emprego a nmero crescente de pessoas que migram dos seus pases de origem para regies mais ricas.

( ) Certo

( ) Errado

48 - Q6447 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Tecnologias;

Apesar dos nmeros mencionados no texto, no se pode dizer que o Brasil j tenha logrado universalizar o acesso de sua populao informtica e telefonia mvel.

( ) Certo

( ) Errado

49 - Q6448 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

1 O sculo XX testemunhou o desenvolvimento de grandes eventos esportivos, tanto em escala mundial - como os Jogos Olmpicos e a Copa do Mundo - quanto 4 regional, com disputas nos vrios continentes. Regionalmente, inegvel que o principal so os Jogos Pan-americanos. Todos esses verdadeiros espetculos do 7 esporte internacional se caracterizam como espao de solidariedade e congraamento entre os povos, momento de paz e exemplo de um mundo onde adversrio no inimigo 10 e as batalhas entre os pases ocorrem sem derramamento de sangue. Nas Amricas, os jogos estimulam a reflexo sobre as possibilidades de um continente unido, pacfico, prspero, 13 com a construo de uma rede de solidariedade e cooperao por meio do esporte, uma das principais expresses do pan-americanismo. Fernando Vale Castro. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, ano 2, n. 22, jul./2007, p. 21 (com adaptaes). Em relao ao texto acima, julgue os itens que se seguem. O autor do texto irnico ao comentar o esprito de solidariedade e congraamento entre os povos nas competies esportivas internacionais.

( ) Certo

( ) Errado

50 - Q6444 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Tecnologias;

Amplo domnio do conhecimento considerado vital para que um pas ou uma empresa tenha sucesso em sua insero na economia global dos tempos atuais.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 41 - C 42 - E 43 - C 44 - E 45 - E 46 - E 47 - E 48 - C 49 - E 50 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 Prximo

51 - Q6445 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Tecnologias;

A rapidez nas comunicaes, de que o acesso informao por meio da Internet exemplo marcante, pea-chave para assegurar dinamismo s transaes comerciais e financeiras no atual mercado mundial.

( ) Certo

( ) Errado

52 - Q6436 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Citados no texto, EUA e China so pases que, hoje, se equivalem em poderio econmico, poltico e militar.

( ) Certo

( ) Errado

53 - Q6438 ( Prova: CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 / Atualidades / Conhecimentos Gerais;

Infere-se do texto que, no mundo, os jovens costumam ter cerca de 258 amigos virtuais.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 51 - C 52 - E 53 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 Prximo

2008

1 - Q167726 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

Estudo oficial mostrou que um em cada quatro brasileiros recebe o Bolsa Famlia. O programa atinge 45,8 milhes de pessoas, considerando filhos, dependentes e cnjuges, correspondendo a 24,2% da populao de 189,5 milhes de habitantes. Levantamento feito mostra que metade dos beneficirios diretos no trabalha. O dinheiro repassado preferencialmente s mulheres. O Globo, 29/12/2007, p. 3 (com adaptaes) Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando

aspectos relevantes da realidade brasileira, julgue os itens de 16 a 25. O Bolsa Famlia um programa de transferncia de renda conduzido pelo governo federal.

( ) Certo

( ) Errado

2 - Q167727 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

Cerca de um quarto da populao brasileira beneficiria do Bolsa Famlia.

( ) Certo

( ) Errado

3 - Q167728 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

Por imposio legal, o Bolsa Famlia s repassa dinheiro para mulheres, como mostra o texto.

( ) Certo

( ) Errado

4 - Q167729 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

Segundo o texto, uma vez empregado, o beneficirio da Bolsa Famlia perde o direito a esse benefcio.

( ) Certo

( ) Errado

5 - Q167730 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

O Bolsa Famlia contribuiu significativamente para a erradicao do analfabetismo funcional no Brasil.

( ) Certo

( ) Errado

6 - Q167731 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

Embora em processo de reduo, a desigualdade caracterstica histrica marcante da sociedade brasileira.

( ) Certo

( ) Errado

7 - Q167732 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

Evaso e repetncia so problemas que afetam seriamente a educao brasileira.

( ) Certo

( ) Errado

8 - Q167733 ( Prova: CESPE - 2008 - SEDU-ES - Professor - Lngua Portuguesa / Atualidades )

No Brasil, a escolaridade obrigatria em todos os nveis que compem a educao bsica.

( ) Certo

( ) Errado

9 - Q150604 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-AM - Agente Tcnico - Jurdico / Atualidades )

Cerca de 2,4 milhes de alunos receberam o Bolsa Famlia em outubro e novembro de 2007 sem que o governo soubesse se eles freqentaram ou no a escola. O nmero corresponde a 16% dos 15,5 milhes de crianas e adolescentes entre 6 e 15 anos cadastrados no programa. Outros 2,3 milhes de alunos foram beneficiados sem terem comparecido pelo menos a 85% das aulas, principal requisito para continuar recebendo o dinheiro mensalmente. No bimestre, 84% dos estudantes cadastrados no programa foram fiscalizados. Estudo oficial mostrou que um em cada quatro brasileiros recebe o Bolsa Famlia. O programa atinge 45,8 milhes de pessoas, considerando filhos, dependentes e cnjuges, correspondendo a 24,2% da populao de 189,5 milhes de habitantes. O levantamento ainda mostra que metade dos beneficirios diretos no trabalha e que 33 mil contemplados tm nvel superior de escolaridade. O dinheiro repassado preferencialmente s mulheres.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos relevantes da realidade brasileira, julgue os itens que se seguem. Como poltica pblica que presta auxlio financeiro a famlias carentes, estimulando-as a manterem seus filhos na escola, o Bolsa Famlia a primeira iniciativa do gnero que o Brasil conheceu.

( ) Certo

( ) Errado

10 - Q150610 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-AM - Agente Tcnico - Jurdico / Atualidades )

Ainda que tenha conseguido massificar seu sistema educacional, sobretudo no mbito do ensino fundamental, o Brasil encontra dificuldades para vencer a batalha da qualidade da educao.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 1-C 2-C 3-E 4-E 5-E 6-C 7-C 8-E 9-E 10 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 24 25 Prximo

11 - Q159502 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

No que concerne s relaes internacionais contemporneas e aos temas de segurana de Estado, julgue os itens que se seguem. As fronteiras contemporneas, cada vez menos porosas, exigem ateno moderada no campo da defesa nacional.

( ) Certo

( ) Errado

12 - Q159503 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Economia - Internacional; )

O peso do Estado, renegado, em parte, pelos liberais nos anos 1990, retornou no incio do sculo XXI com relevncia para a soluo dos descontroles gerados pelo mercado.

( ) Certo

( ) Errado

13 - Q159504 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

As relaes internacionais tm como centro e ator principal os indivduos.

( ) Certo

( ) Errado

14 - Q159505 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

As circunstncias do mundo que se descortina no sculo XXI so bastante adversas construo de consensos internacionais no campo do comrcio internacional.

( ) Certo

( ) Errado

15 - Q159506 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Os EUA, mesmo ante a crise financeira e a eleies presidenciais polarizadas, so, ainda, a maior economia do mundo.

( ) Certo

( ) Errado

16 - Q159507 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O meio ambiente tema de crescente interesse global, regional e nacional. A Amaznia, regio fundamental ao equilbrio de poder e econmico na Amrica do Sul, objeto crescente de preocupao. A respeito deste tema, julgue os itens a seguir. A Amaznia brasileira, embora geograficamente vinculada s partes amaznicas dos pases vizinhos, regio com particularidades geogrficas que a diferencia radicalmente dessas outras partes.

( ) Certo

( ) Errado

17 - Q159508 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A preservao do meio ambiente uma preocupao que se consolida no Brasil, notadamente no desenvolvimento de programas de infra-estrutura energtica.

( ) Certo

( ) Errado

18 - Q159509 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O regime de mudanas climticas, discutido pela ONU e por muitos pases, um modelo consensual entre os atores envolvidos.

( ) Certo

( ) Errado

19 - Q159510 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Sustentabilidade; )

Na Amaznia, o conceito de desenvolvimento sustentvel pressupe a manuteno da floresta, mas tambm a idia de soberania nacional e desenvolvimento equilibrado para as populaes da regio.

( ) Certo

( ) Errado

20 - Q159511 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Sustentabilidade; )

A fora da noo de desenvolvimento sustentvel reside na capacidade que os atores sociais e estatais possuem para prover bem-estar aos cidados e equilbrio na natureza trabalhada.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 11 - E 12 - C 13 - E 14 - C 15 - C 16 - E 17 - C 18 - E 19 - C 20 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 24 25 Prximo

21 - Q159512 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O meio ambiente tema de crescente interesse global, regional e nacional. A Amaznia, regio fundamental ao equilbrio de poder

e econmico na Amrica do Sul, objeto crescente de preocupao. A respeito deste tema, julgue os itens a seguir. A formulao diplomtica brasileira de desenvolvimento sustentvel, ainda que aprimorada na Conferncia da ONU no Rio de Janeiro no incio dos anos 1990, foi criada j nos anos 1970, na primeira conferncia onusiana que tratou do tema meio ambiente.

( ) Certo

( ) Errado

22 - Q159513 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Sociedade: aspectos
demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

O presidente brasileiro aproveitou a Cpula Ibero-Americana, em El Salvador, para criticar mais uma vez a nova poltica da Unio Europia para coibir a imigrao ilegal, um conjunto de medidas batizado de Diretiva de Retorno.

Tomando o texto como referncia inicial, julgue os seguintes itens, relativos ao tema migraes internacionais. O Brasil no afetado pelo problema migratrio, uma vez que um pas predominantemente de imigrantes, com baixa presena da emigrao na sua histria recente.

( ) Certo

( ) Errado

23 - Q159514 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Sociedade: aspectos
demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

No campo migratrio, as restries europias crescentes, como no caso da Espanha, podem ser consideradas atentado ao direito humano de ir e vir.

( ) Certo

( ) Errado

24 - Q159515 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Blocos Econmicos; )

A tenso entre funcionrios de migrao em pases europeus e visitantes latino-americanos quela regio do mundo vem reverberando na preocupao de dirigentes do MERCOSUL, como o caso do presidente brasileiro.

( ) Certo

( ) Errado

25 - Q159516 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Conhecimentos Gerais; )

O documento europeu batizado Diretiva de Retorno considerado um instrumento humanista de cooperao internacional entre os povos.

( ) Certo

( ) Errado

26 - Q159517 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Educao; )

Com relao ao tema educacional no Brasil, julgue os prximos itens. Embora nas ltimas dcadas tenha havido significativo esforo de incluso da populao mais jovem do pas no sistema educacional formal, as avaliaes internacionais indicam que os nveis de aprendizado ainda deixam a desejar.

( ) Certo

( ) Errado

27 - Q159518 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Educao; )

No que concerne a qualidade, a educao superior pblica mostra nveis pfios, quando comparada ao ensino privado.

( ) Certo

( ) Errado

28 - Q159519 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Educao; )

A educao universitria de graduao no Brasil apresenta, em todas as reas pesquisadas pelos organismos de controle internacionais, qualidade superior a dos outros pases do Cone Sul.

( ) Certo

( ) Errado

29 - Q159520 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Educao; )

No Brasil, o nvel de escolarizao decresceu com o passar dos anos, especialmente no Nordeste e no Norte do pas.

( ) Certo

( ) Errado

30 - Q159521 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-AC - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Educao; )

A educao dever do Estado, mas tambm uma fundamental obrigao das famlias e das comunidades.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 21 - E 22 - E 23 - C 24 - C 25 - E 26 - C 27 - E 28 - E 29 - E 30 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 24 25 Prximo

31 - Q162290 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Economia - Internacional; )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da realidade mundial contempornea, julgue os itens de 18 a 27. Uma das caractersticas essenciais do atual estgio da economia mundial, a globalizao, a acentuada interdependncia dos mercados, fato que contribui para que situaes de crise iniciadas em determinados locais causem impacto em cadeia, estendendo-se por considervel parcela das demais regies do planeta.

( ) Certo

( ) Errado

32 - Q162291 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O texto afirma que a atual crise de alimentos sria e que, em vez de um nico fator determinante para que viesse tona, um complexo de causas se conjugou para determinar a existncia do grave problema.

( ) Certo

( ) Errado

33 - Q162292 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Infere-se do texto que toda e qualquer produo de biocombustveis acaba por interferir perigosamente na produo de alimentos, sobretudo porque subtrai reas antes destinadas produo de gneros alimentcios.

( ) Certo

( ) Errado

34 - Q162293 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Economia - Internacional; China; )

Com gigantescas populaes e apresentando crescentes ndices de desenvolvimento econmico, pases como China e ndia ampliam a demanda por alimentos no mercado mundial, o que tambm pode estimular o aumento dos preos.

( ) Certo

( ) Errado

35 - Q162294 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Economia - Internacional; )

O texto sugere que o mercado financeiro, particularmente o movimento de capitais sem compromisso direto com a produo, isto , especulativos e volveis, no dispe de fora suficiente para influenciar a dana de preos dos alimentos.

( ) Certo

( ) Errado

36 - Q162295 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Economia - Internacional; )

So vrias as razes que fazem o preo do petrleo exercer forte influncia sobre o preo dos alimentos, j que ele est presente, por exemplo, nos fertilizantes e no combustvel, ambos essenciais, respectivamente, ao preparo da terra e ao transporte da produo.

( ) Certo

( ) Errado

37 - Q162296 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Provavelmente em face da vigorosa presso do movimento ambientalista internacional, o Brasil acaba de formalizar sua desistncia de produzir biocombustvel a partir da cana-de- acar, optando por ampliar os investimentos na explorao de petrleo.

( ) Certo

( ) Errado

38 - Q162297 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O desequilbrio ambiental pode influir negativamente na colheita de alimentos ao reduzir as safras, o que empurra os preos para cima.

( ) Certo

( ) Errado

39 - Q162298 ( Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas / Atualidades / Economia - Nacional; )

No Brasil, ao contrrio do previsto, a larga disseminao de programas oficiais de transferncia de renda, como o Bolsa Famlia, pouca ou quase nula repercusso exerce sobre o consumo de alimentos entre as camadas mais pobres da populao.

( ) Certo

( ) Errado

40 - Q150727 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar as obras de transposio do rio So Francisco. O projeto no deve ser paralisado, como apelou o bispo dom Luiz Flvio Cappio, h dias em greve de fome, com o apoio de organizaes da sociedade civil Conselho Indigenista Missionrio (CIMI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O governo federal avisou que no pretende paralisar as obras e anunciou a primeira licitao.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o tema que ele aborda, a questo ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue os itens de 31 a 40. O projeto de transposio das guas do rio So Francisco no recente e sua discusso comeou a ganhar intensidade j na primeira metade da dcada passada; desde ento, ele jamais deixou de suscitar polmicas, inclusive de ordem tcnica.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 31 - C 32 - C 33 - E 34 - C 35 - E 36 - C 37 - E 38 - C 39 - E 40 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 24 25 Prximo

41 - Q150728 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar as obras de transposio do rio So Francisco. O projeto no deve ser paralisado, como apelou o bispo dom Luiz Flvio Cappio, h dias em greve de fome, com o apoio de organizaes da sociedade civil Conselho Indigenista Missionrio (CIMI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O governo federal avisou que no pretende paralisar as obras e anunciou a primeira licitao.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o tema que ele aborda, a questo ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue os itens de 31 a 40.

A greve de fome do religioso citado no texto a segunda que ele faz com idntico objetivo: pressionar o governo federal a suspender, pelo menos temporariamente, as obras de transposio das guas daquele que j foi denominado, no passado, rio da integrao nacional.

( ) Certo

( ) Errado

42 - Q150729 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Entre os opositores do projeto, prevalece a tese de que a transposio, ao contrrio do que alegam seus defensores, no beneficiar a populao mais pobre da regio nordestina, mas atender, sobretudo, aos interesses de grupos empresariais e de particulares ricos.

( ) Certo

( ) Errado

43 - Q150730 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Se, para o governo federal, o que conta to-somente a transposio, para quem se ope ao projeto a questo prioritria no mais que assegurar o fluxo natural do rio So Francisco, mantendo-o nas condies em que se apresenta hoje.

( ) Certo

( ) Errado

44 - Q150731 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O governo se mantm firme na deciso de dar prosseguimento ao projeto porque dispe da inegvel simpatia dos chamados movimentos sociais e, sobretudo, sabe que conta com apoio incondicional do conjunto das bancadas com assento no Congresso Nacional.

( ) Certo

( ) Errado

45 - Q150732 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A principal justificativa do governo federal para levar adiante o projeto de transposio a imperiosa necessidade de minorar os dramticos efeitos da seca em regies nas quais as chuvas

so escassas e a seca prolongada, como ocorre, principalmente, no Maranho e no norte do Tocantins.

( ) Certo

( ) Errado

46 - Q150733 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A questo da desigualdade regional est historicamente presente no debate brasileiro; no por outra razo, ela est na raiz de movimentos que levantavam a bandeira da rediviso polticoadministrativa do territrio, de que seria exemplo notrio a prpria criao do estado do Tocantins.

( ) Certo

( ) Errado

47 - Q150734 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Mencionado no texto, o MST ampliou sua atuao pblica e, ao apoiar o bispo em greve de fome e externar claramente seu repdio ao projeto de transposio patrocinado pelo governo federal, resolveu, pela primeira vez em sua histria, agir em uma rea que no propriamente a da reforma agrria.

( ) Certo

( ) Errado

48 - Q150735 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A concesso de licenas ambientais para que determinadas e quase sempre grandiosas obras possam ser executadas tem gerado constrangimentos entre setores da prpria administrao pblica, como ocorreu no caso da transposio do So Francisco e, mais recentemente, no da construo de usinas hidreltricas no rio Madeira.

( ) Certo

( ) Errado

49 - Q150736 ( Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Se, ao longo da histria, o rio So Francisco integrou parte do Sudeste a parte do Nordeste, na atual paisagem brasileira o jovem estado do Tocantins caracteriza-se geograficamente como zona de transio e unidade federada que conecta as regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste do pas.

( ) Certo

( ) Errado

50 - Q58305 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Interno Tecnologia da Informao - Prova 1 /
Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; Energia; )

Na atual crise mundial de alimentos, o petrleo desempenha papel perifrico porque sua interferncia direta se circunscreve rea industrial, diferentemente do que ocorre com a produo de biocombustveis a partir do milho e da cana-de-acar, que tem influncia direta nessa crise, pois ocupa reas antes destinadas lavoura, como oficialmente reconhece o governo brasileiro.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 41 - C 42 - C 43 - E 44 - E 45 - E 46 - C 47 - E 48 - C 49 - C 50 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 24 25 Prximo

51 - Q58304 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Interno Tecnologia da Informao - Prova 1 /
Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O Brasil, considerado pas emergente, busca situar-se no mercado global altamente competitivo e tem no agronegcio um importante instrumento para melhorar seu posicionamento na economia mundial.

( ) Certo

( ) Errado

52 - Q57975 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Sade: Programas sociais;
combate s drogas e doenas; Eleies; Segurana; )

Na maioria das favelas do Rio, as eleies so demarcadas pelos estreitos e ameaadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votaro em outubro, vivem em territrios onde grupos criminosos impem candidatos e decidem quem tem livre trnsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptaes). Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptaes).. No Brasil, os analfabetos no podem votar.

( ) Certo

( ) Errado

53 - Q57974 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Eleies; )

Pela Constituio, o voto obrigatrio para todos, independentemente da idade da pessoa.

( ) Certo

( ) Errado

54 - Q57973 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Eleies; )

Na atualidade, a eleio do presidente da Repblica feita de forma indireta.

( ) Certo

( ) Errado

55 - Q57972 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Poltica - Nacional; Eleies; )

As prximas eleies brasileiras sero municipais, ou seja, elegero prefeitos e vereadores.

( ) Certo

( ) Errado

56 - Q57971 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Eleies; )

No prximo ms de outubro, o Brasil volta s urnas, mantendo a periodicidade eleitoral da democracia brasileira.

( ) Certo

( ) Errado

57 - Q57970 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

O narcotrfico, embora forte em alguns pases, no atua em escala mundial.

( ) Certo

( ) Errado

58 - Q57969 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

O clima de insegurana se agrava, entre outras razes, pela ao violenta das faces criminosas que, no raramente, entram em guerra por disputa de reas para atuar.

( ) Certo

( ) Errado

59 - Q57968 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

Especialmente na periferia dos grandes centros urbanos, organizaes criminosas tendem a assumir o papel que cabe ao poder pblico.

( ) Certo

( ) Errado

60 - Q57967 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Poltica - Nacional; Segurana; )

O narcotrfico uma das expresses mais conhecidas do chamado crime organizado.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 51 - C 52 - E 53 - E 54 - E 55 - C 56 - C 57 - E 58 - C 59 - C 60 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 24 25 Prximo

61 - Q57966 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

Na maioria das favelas do Rio, as eleies so demarcadas pelos estreitos e ameaadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votaro em outubro, vivem em territrios onde grupos criminosos impem candidatos e decidem quem tem livre trnsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptaes). Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptaes).. O quadro de violncia e de criminalidade, citado no texto, exclusivo do Rio de Janeiro.

( ) Certo

( ) Errado

62 - Q57965 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Poltica - Nacional; )

O pas terminou 2007 com a mdia de 33 mil novos telefones oficialmente grampeados a cada ms, segundo empresas de telefonia. Isso representa aumento de cinco vezes em relao mdia de 2004. Para o Congresso, os 409 mil grampos realizados no ano passado mostram que o pas perdeu o controle desse instrumento de investigao. A Polcia Federal s se considera responsvel por 48 mil grampos, vitais em casos de drogas e de corrupo, como o do banqueiro Daniel Dantas. Outros 361 mil grampos seriam dos estados, que mantm 60 centrais de interceptao.

O Globo, 13/7/2008, capa (com adaptaes). Citado no texto, Daniel Dantas dever renunciar ao seu mandato de senador da Repblica.

( ) Certo

( ) Errado

63 - Q57964 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

Aes da Polcia Federal tm se notabilizado nos ltimos tempos, inclusive por tambm atingirem pessoas de projeo no pas.

( ) Certo

( ) Errado

64 - Q57963 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

O texto assegura que apenas as autoridades federais podem fazer uso de interceptao telefnica em suas investigaes.

( ) Certo

( ) Errado

65 - Q57962 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

O denominado grampo telefnico um instrumento de investigao usado pelas foras policiais.

( ) Certo

( ) Errado

66 - Q57961 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Poltica - Nacional; Segurana; )

A Constituio brasileira garante o sigilo das comunicaes telefnicas, mas admite situaes em que a autoridade poder intercept-las.

( ) Certo

( ) Errado

67 - Q57960 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Segurana; )

Os itens a seguir constituem, seqencialmente, um texto adaptado do Editorial da Folha de S.Paulo de 4/8/2008. Julgue-os quanto correo gramatical. Sem prejuzo de outras variveis como reduo de desemprego, aumento de renda e campanhas de desarmamento, o envelhecimento da populao parece ser um dos poucos fenmenos que est atingindo o Brasil como um todo. Afigura-se, portanto como uma boa explicao para o fato de homicdios cairem tambm em reas aonde houveram poucos ou nenhum investimento em segurana pblica ou aonde o desemprego cresceu.

( ) Certo

( ) Errado

68 - Q57959 ( Prova: CESPE - 2008 - PM-CE - Soldado da Polcia Militar / Atualidades / Sociedade: aspectos
demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; Segurana; )

Outro fator relevante - menos bvio - para a queda dos homicdios a transio demogrfica. J se observou, em outros pases, que o envelhecimento da populao e o seu enraizamento, com o fim das grandes ondas de migrao que atingiram os centros urbanos, costumam significar maior paz social.

( ) Certo

( ) Errado

69 - Q52398 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Economia - Poltica; )

Infere-se do texto que, ante uma crise de grandes propores, os governos tendem a intervir na economia para salv-la.

( ) Certo

( ) Errado

70 - Q52397 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Economia - Internacional; )

At o momento, o Brasil ficou integralmente imune aos efeitos da crise econmica internacional.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 61 - E 62 - E 63 - C 64 - E 65 - C 66 - C 67 - E 68 - C 69 - C 70 - E

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 24 25 Prximo

71 - Q52396 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Economia - Internacional; )

Ao falar em perspectiva de recesso global, o texto refere-se possibilidade de queda generalizada da produo econmica.

( ) Certo

( ) Errado

72 - Q52395 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Economia - Internacional; )

A atual crise econmica teve sua origem nos Estados Unidos da Amrica ao atingir, em primeiro lugar, as indstrias.

( ) Certo

( ) Errado

73 - Q52394 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Segundo o texto, apesar da reduo dos investimentos, o consumo continua em alta na Europa.

( ) Certo

( ) Errado

74 - Q52393 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Economia - Internacional; )

O texto deixa claro que o socorro s instituies financeiras em crise foi bem mais rpido do que o que se prope para o setor produtivo da economia.

( ) Certo

( ) Errado

75 - Q52392 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A totalidade dos pases que forma

81 - Q52386 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Sade: Programas sociais; combate s drogas e doenas; )

Especialmente na periferia das grandes cidades brasileiras, os narcotraficantes costumam contratar crianas e jovens para atuarem em suas atividades criminosas.

( ) Certo

( ) Errado

82 - Q52385 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Sade: Programas sociais; combate s drogas e doenas; )

O comrcio de drogas ilcitas atividade que propicia lucros elevados e se desenvolve em escala mundial.

( ) Certo

( ) Errado

83 - Q52384 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades /
Segurana; )

O narcotrfico desempenha papel significativo no cenrio de violncia que tem caracterizado alguns dos maiores centros urbanos do Brasil.

( ) Certo

( ) Errado

84 - Q41956 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Com relao ao processo de modernizao agrcola brasileira e suas implicaes, julgue os itens subseqentes. Os conflitos pela posse de terra no Brasil ocorrem tanto nas reas tradicionais de produo agropecuria como nas novas reas de expanso agrcola, a exemplo da regio Centro-Oeste.

( ) Certo

( ) Errado

85 - Q41955 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

No Brasil, as mudanas nos padres produtivos geram efeitos sociais, tais como o desemprego, o subemprego e a migrao inter e intra-regional.

( ) Certo

( ) Errado

86 - Q41954 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O desenvolvimento agrcola ocorrido no Brasil colocao como provedor de bens primrios para o mercado mundial, j que o pas apresenta incipiente nvel de industrializao.

( ) Certo

( ) Errado

87 - Q41953 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Resultante da maior insero do pas no contexto internacional, a modernizao agrcola, com a conseqente queda da necessidade de trabalho humano no campo, contribuiu para o processo de urbanizao no Brasil.

( ) Certo

( ) Errado

88 - Q41952 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Embora sejam evidentes os esforos de modernizao das atividades no campo, o aumento do volume da produo brasileira decorre do aumento da rea de terra cultivada.

( ) Certo

( ) Errado

89 - Q41951 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Perduram imagens obsoletas sobre a regio amaznica, verdadeiros mitos. No apenas os mitos tradicionais da terra extica e dos espaos vazios, mas tambm mitos recentes que obscurecem a realidade regional e dificultam a elaborao de polticas pblicas adequadas ao seu desenvolvimento. Nas ltimas dcadas do sculo XX, mudanas bem mais drsticas ocorreram na regio, tanto no que se refere a aspectos polticos e econmicos quanto no que diz respeito a polticas pblicas. As populaes regionais se organizam e se tornam atores polticos significativos, a cooperao internacional financeira e tecnocientfica assume influncia crescente, e o terceiro setor emerge como mediador de interesses diversos, reduzindo o papel do Estado. B. K.. Becker. Amaznia: nova geografia, nova poltica regional e nova escala de ao. In: M. Coy e Kohlhepp (Coords.). Amaznia sustentvel. Garamond, 2005, p. 23-4 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, acerca das transformaes poltico-econmicas que tm ocorrido na regio amaznica.

Na Amaznia, o avano da fronteira agrcola ocorre por meio da recuperao das reas degradadas utilizadas para o cultivo de produtos, cuja exportao representa uma forma de insero do Brasil no mercado internacional.

( ) Certo

( ) Errado

90 - Q41950 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Na regio amaznica, a desconcentrao da propriedade da terra, decorrente da ocupao desta por pequenos agricultores, direcionados por programas de assentamento implementados tanto pelo Estado, no caso do Programa Integrado de Colonizao, quanto pela iniciativa particular, tornou a estrutura fundiria da Amaznia diferente da de outras regies do pas, em que existem os conflitos agrrios.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 81 - C 82 - C 83 - C 84 - C 85 - C 86 - E 87 - C 88 - E 89 - E 90 - E

Previous 1 2 5 6 7 8 9 10 11 12 13 24 25 Prximo

91 - Q41949 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Perduram imagens obsoletas sobre a regio amaznica, verdadeiros mitos. No apenas os mitos tradicionais da terra extica e dos espaos vazios, mas tambm mitos recentes que obscurecem a realidade regional e dificultam a elaborao de polticas pblicas adequadas ao seu desenvolvimento. Nas ltimas dcadas do sculo XX, mudanas bem mais drsticas ocorreram na regio, tanto no que se refere a aspectos polticos e econmicos quanto no que diz respeito a polticas pblicas. As populaes regionais se organizam e se tornam atores polticos significativos, a cooperao internacional financeira e tecnocientfica assume influncia crescente, e o terceiro setor emerge como mediador de interesses diversos, reduzindo o papel do Estado. B. K.. Becker. Amaznia: nova geografia, nova poltica regional e nova escala de ao. In: M. Coy e Kohlhepp (Coords.). Amaznia sustentvel. Garamond, 2005, p. 23-4 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, acerca das transformaes poltico-econmicas que tm ocorrido na regio amaznica. O aproveitamento da vastido das terras da regio amaznica por meio da alocao de pequenos produtores rurais, na segunda metade do sculo XX, desencadeou intenso fluxo migratrio para a regio.

( ) Certo

( ) Errado

92 - Q41948 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A implementao de novas polticas regionais trouxe como conseqncia para a Amaznia a desarticulao dessa regio da dinmica socioeconmica no Brasil, prevalecendo, ento, os interesses locais, isto , da prpria regio.

( ) Certo

( ) Errado

93 - Q41947 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A forma de ocupao da amaznia mudou, e a valorizao de seus produtos extrativos no mercado internacional, que persiste na atualidade, determina a ocorrncia de novos ciclos econmicos.

( ) Certo

( ) Errado

94 - Q41946 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Conhecimentos Gerais; )

Ainda em meados do sculo XX, o Brasil era composto de manchas de adensamento econmico isoladas entre si e orientadas para o mercado exterior, o que revelava sua feio espacial herdada de um processo de ocupao que deixou marcas diferenciadas no extenso territrio nacional, conforme se desdobravam, com grande descontinuidade temporal e geogrfica, os diversos ciclos econmicos voltados para a exportao. IBGE. Brasil em nmeros, v. 14, 2006, p. 45 (com adaptaes). Acerca da organizao do espao brasileiro e das atividades econmicas desenvolvidas no territrio nacional, julgue os itens subseqentes. O padro de rede urbana encontrado no pas, hierarquizado segundo o tamanho das cidades, espelha a integrao e a articulao de todo o territrio nacional.

( ) Certo

( ) Errado

95 - Q41945 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas climticas,
Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

A "grande descontinuidade temporal e geogrfica" mencionada no texto explica-se pelo processo de ocupao territorial em que foi privilegiada a atividade agrcola, espalhada nas diversas regies do pas.

( ) Certo

( ) Errado

96 - Q41944 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

Sobre a "feio espacial herdada de um processo de ocupao", a industrializao promoveu a desconexo entre as regies brasileiras, acentuando a supremacia econmica do Sudeste.

( ) Certo

( ) Errado

97 - Q41943 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos; Sociedade:
aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

O sculo XX assistiu a um rpido crescimento da populao mundial, que partiu de 1,6 bilhes e alcanou 6,1 bilhes. No se prev uma estabilizao para o atual sculo, porm, para 2050, a expectativa de 9 bilhes de habitantes no planeta. Abaixo, o grfico mostra os dez pases que devero apresentar o maior incremento populacional no mundo.

Julgue os itens que se seguem, acerca das informaes do texto e do grfico acima apresentados, bem como dos assuntos a eles relacionados. Embora o crescimento populacional contribua para o aumento dos problemas ambientais, como a destruio da cobertura florestal e a poluio em suas vrias formas, a necessria intensificao na explorao dos recursos naturais ter a sua sustentabilidade ambiental e econmica assegurada por meio do desenvolvimento da tecnologia, j que esta implica o adequado aumento da produtividade.

( ) Certo

( ) Errado

98 - Q41942 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos; Sociedade:
aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

O Brasil, cujo aumento populacional registrado no grfico, evidencia uma mudana no perfil de crescimento a partir da queda observada na taxa de crescimento populacional do pas, do aumento da expectativa de vida e da diminuio da participao relativa de jovens no total da populao.

( ) Certo

( ) Errado

99 - Q41941 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos; Sociedade:
aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Em funo do aumento da populao mundial, a ruralizao - movimento migratrio da cidade em direo ao campo - um fenmeno significativo nos pases mencionados na tabela, diante da incapacidade da economia urbana de prover emprego, moradia, educao e sade.

( ) Certo

( ) Errado

100 - Q41940 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos;
Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Ao lado da perspectiva de crescimento populacional mundial, o movimento de pessoas cruzando fronteiras como imigrantes um aspecto relacionado ao processo de integrao global, fonte potencial de conflitos sociais.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 91 - C 92 - E 93 - E 94 - E 95 - E 96 - E 97 - E 98 - C 99 - E 100 - C

Previous 1 2 6 7 8 9 10 11 12 13 14 24 25 Prximo

101 - Q41939 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos;
Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

O sculo XX assistiu a um rpido crescimento da populao mundial, que partiu de 1,6 bilhes e alcanou 6,1 bilhes. No se prev uma estabilizao para o atual sculo, porm, para 2050, a expectativa de 9 bilhes de habitantes no planeta. Abaixo, o grfico mostra os dez pases que devero apresentar o maior incremento populacional no mundo.

Julgue os itens que se seguem, acerca das informaes do texto e do grfico acima apresentados, bem como dos assuntos a eles relacionados.

No grfico, observa-se que o aumento na populao mundial em sua maior proporo decorrer do aumento populacional em alguns pases cujos indicadores socioeconmicos apontam para a necessidade de melhoria quanto ao nvel de desenvolvimento social.

( ) Certo

( ) Errado

102 - Q41938 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Apesar da ampliao dos mercados, a globalizao da economia e o crescimento dos fluxos de mercadorias reafirmam a desuniformidade do espao terrestre e do visibilidade sua heterogeneidade e sua diversificao pela ao das sociedades que o modelam. In E. Castro. Geografia poltica, territrio, escalas de ao e instituies. Bertrand Brasil, 2006, p. 234. Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os assuntos por ele suscitados, julgue os seguintes itens. Para a insero de pases como o Brasil, o Mxico e a Argentina na nova realidade econmica mundial, as organizaes financeiras internacionais exigiram a reforma do Estado, para a ampliao da autonomia deste e para a garantia do crescimento econmico por meio da centralizao da tomada de deciso.

( ) Certo

( ) Errado

103 - Q41937 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A globalizao, como fenmeno em curso no mundo, caracterizada pela integrao de mercados, levando o crescimento econmico a todas as regies, articuladas segundo um processo equitativo de distribuio de riqueza.

( ) Certo

( ) Errado

104 - Q41936 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Em funo da busca da competitividade e da heterogeneidade do espao, as empresas se dirigem para locais onde haja mo-de-obra qualificada e barata e infraestrutura adequada.

( ) Certo

( ) Errado

105 - Q41935 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir. A ascenso do fundamentalismo teve origem nos conflitos inter-tnicos, particularmente freqentes em pases que abrigam diferentes povos, com diferentes religies.

( ) Certo

( ) Errado

106 - Q41934 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Entre as causas atuais para a existncia de conflito entre naes, ou em um mesmo pas, esto os problemas ambientais, que se tornaram tema de discusses e de acordos em fruns internacionais, motivando aes conjuntas. Um exemplo de ao mitigadora levada a efeito cooperativamente entre pases foi a conteno do petrleo derramado no mar por ocasio da Guerra do Golfo.

( ) Certo

( ) Errado

107 - Q41933 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

observada a formao de unies econmicas regionais pela reunio de pases geograficamente limtrofes ou no, onde perduram polticas de resistncia globalizao da economia, impedindo o comrcio com outros blocos econmicos e pases para concentrar o aumento de riqueza dos pases pertencentes ao prprio bloco.

( ) Certo

( ) Errado

108 - Q41932 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A atuao de organismos internacionais como o Fundo Monetrio Internacional e a Organizao Mundial do Comrcio tem eliminado as concentraes e os desequilbrios nas atividades econmicas, provocados pelo avano da globalizao.

( ) Certo

( ) Errado

109 - Q41931 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

As migraes internacionais ocupam parte importante das diplomacias e dos servios de defesa do Estado e dos cidados comuns que atravessam fronteiras diariamente, em todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes. A migrao forada ou enganosa, muitas vezes em forma de trfico de pessoas, ainda que seja um tema de impacto internacional, possui modesta implicao na segurana dos Estados nacionais neste incio de sculo.

( ) Certo

( ) Errado

110 - Q41930 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

O Brasil, pas marcado, no fim do sculo XIX e incio do sculo XX, pelas imigraes europias e asiticas, fator importante para a formao do Brasil contemporneo, mudou seu padro migratrio ao ter-se tornado tambm pas de emigrantes.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 101 - C 110 - C 102 - E 103 - E 104 - C 105 - E 106 - C 107 - E 108 - E 109 - E

Previous 1 2 7 8 9 10 11 12 13 14 15 24 25 Prximo

111 - Q41929 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

As migraes internacionais ocupam parte importante das diplomacias e dos servios de defesa do Estado e dos cidados comuns que atravessam fronteiras diariamente, em todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes. As migraes internacionais, amenizadas no continente africano diante do fim do ciclo belicoso interno das ltimas dcadas do sculo XX, deixou de ser um tema relevante das relaes interestatais afro-europias.

( ) Certo

( ) Errado

112 - Q41927 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

A criminalizao crescente das migraes econmicas e sociais denota que o direito de ir e vir da pessoa faz-se subalterno ao privilgio universal da livre circulao dos capitais.

( ) Certo

( ) Errado

113 - Q41928 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

Legislaes draconianas, como as que vm sendo adotadas pela Unio Europia, expem, por um lado, a noo de que a funo histrica da grande imigrao de africanos e asiticos para o trabalho nas indstrias europias do ps-guerra perdeu funo histrica e, por outro, que a reciprocidade internacional em relao Amrica Latina, formada em parte por imensas levas de desterrados europeus, perdeu valor de direito internacional ante o realismo poltico dos interesses nacionais e comunitrios europeus.

( ) Certo

( ) Errado

114 - Q41926 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

A permeabilidade das fronteiras, as modificaes operadas pela globalizao e a porosidade das relaes entre economia internacional e Estado nacional geraram novos desafios para a defesa e a segurana do Estado. A respeito desse tema, julgue os itens de 31 a 35. Os servios histricos prestados na segunda metade do sculo XX e no incio deste sculo, bem como a segurana institucional de estruturas organizacionais como CIA, KGB e Mossad, so amplamente reconhecidos, dada a confiana que os cidados de seus respectivos pases e do mundo depositam em tais corporaes.

( ) Certo

( ) Errado

115 - Q41925 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

A globalizao econmica trouxe consigo a possibilidade de aumento da interao entre os processos produtivos e o consumo, mas tambm a presena estratgica de grandes empresas globais vinculadas, direta ou indiretamente, ao aparelho poltico e estratgico de Estados nacionais que utilizam a internacionalizao para a realizao de seus interesses nacionais e para reforar suas capacidades decisrias.

( ) Certo

( ) Errado

116 - Q41924 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Segurana; )

Para garantir a segurana do Estado, no importa o regime poltico, devendo a eficincia e a eficcia dos servios de inteligncia sobre matrias relevantes, como o terrorismo internacional, prevalecer sobre o princpio da transparncia.

( ) Certo

( ) Errado

117 - Q41923 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Poltica - Nacional; )

Nos Estados democrticos, cresce a demanda pela formao e implementao de polticas governamentais voltadas para os controles e supervises dos servios de inteligncia.

( ) Certo

( ) Errado

118 - Q41922 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

Fatores que so apresentados como impulsionadores do declnio do Estado e da soberania, como o terrorismo internacional, o crime organizado, o narcotrfico e a ameaa de espionagem, so igualmente responsveis pela ampliao e expanso de estruturas de inteligncia sob comando estatal em quase todo o mundo.

( ) Certo

( ) Errado

119 - Q41921 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / America Latina; )

A Bolvia radicalizou a tese da volubilidade do Estado nacional at o incio do sculo XXI, afastando-se ela mesma da mdia de recomposio institucional dos demais

pases da Amrica do Sul. Os fatos bolivianos que assustam o brasileiro mdio nesses dias e as preocupaes naturais ante a iminncia do corte de suprimento de gs ou dos riscos de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o Brasil compartilha com aquele pas expem as dificuldades que permanecem para a formao de instituies do Estado moderno de direito do outro lado da fronteira. Jos Flvio Sombra Saraiva. Duas naes e um Estado imperfeito. In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptaes). Tomando o texto acima como referncia inicial, julgue os itens de 26 a 30, relativos instabilidade poltica na Bolvia, suas razes histricas e seus desdobramentos recentes, bem como suas conseqncias para o processo de integrao em curso na Amrica do Sul. A crescente importncia do Brasil e da Venezuela no cenrio sulamericano, inclusive no que se refere mediao entre partes em crises regionais, emana da modernizao econmica, da tranqilidade poltica e da projeo internacional de que gozam os dois pases, em igual proporo e legitimidade internacional.

( ) Certo

( ) Errado

120 - Q41920 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Poltica - Internacional; )

A dicotomia entre as elites economicamente poderosas do oriente boliviano e o governo central dos Andes pauperizado, quase artificial e inventada pelas prprias elites, no reflete plenamente a realidade boliviana, com baixos nveis de cidadania em todo o territrio e com migraes internas e intensas nos nveis de baixa escolaridade e elevada pobreza.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 111 - E 120 - C 112 - C 113 - C 114 - E 115 - C 116 - E 117 - C 118 - C 119 - E

Previous 1 2 8 9 10 11 12 13 14 15 16 24 25 Prximo

121 - Q41919 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / America Latina; )

A Bolvia radicalizou a tese da volubilidade do Estado nacional at o incio do sculo XXI, afastando-se ela mesma da mdia de recomposio institucional dos demais pases da Amrica do Sul. Os fatos bolivianos que assustam o brasileiro mdio nesses dias e as preocupaes naturais ante a iminncia do corte de suprimento de gs ou dos riscos de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o Brasil compartilha com aquele pas expem as dificuldades que permanecem para a formao de instituies do Estado moderno de direito do outro lado da fronteira. Jos Flvio Sombra Saraiva. Duas naes e um Estado imperfeito. In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptaes). Tomando o texto acima como referncia inicial, julgue os itens de 26 a 30, relativos instabilidade poltica na Bolvia, suas razes histricas e seus desdobramentos recentes, bem como suas conseqncias para o processo de integrao em curso na Amrica do Sul. A doutrina da no-interveno, tradicional na formulao jurdica de Estados novos e revivida na Amrica do Sul, focada na manuteno das soberanias polticas dos Estados nacionais, se traduz, na crise boliviana, no alheamento dos Estados responsveis pelo avano de proposies voltadas para o dilogo e no esforo de estabilidade do pas mais central da Amrica do Sul.

( ) Certo

( ) Errado

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

122 - Q41918 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / America Latina; )

A ausncia de uma sada para o mar - a Bolvia localiza-se entre os Andes e o mundo platinobrasileiro -, elites esgaradas e uma economia em franca retrao so fatores que justificam o conjunto de dificuldades que a Bolvia vem enfrentando desde 2003.

( ) Certo

( ) Errado

123 - Q41917 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Poltica - Internacional; )

A Bolvia, apesar de isolada no contexto sul-americano, vem buscando desenvolver um sistema de alianas extracontinentais seguras com parceiros internacionais confiveis e apreciados por todas as lideranas polticas da UNASUL.

( ) Certo

( ) Errado

124 - Q41740 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A questo ambiental, tendo em vista suas implicaes sociais, econmicas e polticas, ganhou repercusso e passou a fazer parte das polticas nacionais e do frum de debate mundial. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqentes. Com a maior parte da populao brasileira vivendo em aglomeraes urbanas, a degradao da qualidade do meio ambiente urbano e dos recursos naturais tem sido motivo de conflitos e de proliferao de doenas nas cidades.

( ) Certo

( ) Errado

125 - Q41741 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Todos os pases, sejam eles pobres ou ricos, so responsveis pela degradao ambiental, o que explica a necessidade de acordos internacionais para a mitigao dos efeitos adversos e a resoluo de conflitos.

( ) Certo

( ) Errado

126 - Q41739 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

A distribuio espacial da indstria no Brasil tem passado por transformaes em decorrncia da evoluo das infra-estruturas de transporte e comunicao. Acerca dessa dinmica instaurada, julgue os prximos itens. Uma das conseqncias da desconcentrao espacial da indstria no Brasil foi a acelerao do crescimento das metrpoles nacionais, o que promoveu as invases urbanas e a criao de periferias nas cidades.

( ) Certo

( ) Errado

127 - Q41738 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

A descentralizao permite conter a concentrao geogrfica do crescimento econmico e evitar, dessa forma, as tenses sociais inter-regionais.

( ) Certo

( ) Errado

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 128 - Q41736 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

Como conseqncia do processo de descentralizao, os desequilbrios relativos concentrao de renda, em nvel regional, cederam lugar integrao territorial, que eliminou as disparidades.

( ) Certo

( ) Errado

129 - Q41737 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

Em conformidade com a descentralizao industrial, observa-se a ampliao dos mercados por meio do rompimento com as estruturas agroexportadoras existentes no passado.

( ) Certo

( ) Errado

130 - Q41735 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

O Estado contribuiu para o processo em curso de descentralizao da produo industrial no territrio brasileiro por meio de polticas de desenvolvimento regional, como, por exemplo, disponibilizando energia.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 121 - E 130 - C 122 - E 123 - E 124 - C 125 - C 126 - E 127 - E 128 - E 129 - E

Previous 1 2 9 10 11 12 13 14 15 16 17 24 25 Prximo

121 - Q41919 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / America Latina; )

A Bolvia radicalizou a tese da volubilidade do Estado nacional at o incio do sculo XXI, afastando-se ela mesma da mdia de recomposio institucional dos demais pases da Amrica do Sul. Os fatos bolivianos que assustam o brasileiro mdio nesses dias e as preocupaes naturais ante a iminncia do corte de suprimento de gs ou dos riscos de uma guerra civil na fronteira porosa, seca e imensa que o Brasil compartilha com aquele pas expem as dificuldades que permanecem para a formao de instituies do Estado moderno de direito do outro lado da fronteira. Jos Flvio Sombra Saraiva. Duas naes e um Estado imperfeito.

In: Correio Braziliense, 13/9/2008, p. 23 (com adaptaes). Tomando o texto acima como referncia inicial, julgue os itens de 26 a 30, relativos instabilidade poltica na Bolvia, suas razes histricas e seus desdobramentos recentes, bem como suas conseqncias para o processo de integrao em curso na Amrica do Sul. A doutrina da no-interveno, tradicional na formulao jurdica de Estados novos e revivida na Amrica do Sul, focada na manuteno das soberanias polticas dos Estados nacionais, se traduz, na crise boliviana, no alheamento dos Estados responsveis pelo avano de proposies voltadas para o dilogo e no esforo de estabilidade do pas mais central da Amrica do Sul.

( ) Certo

( ) Errado

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 122 - Q41918 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / America Latina; )

A ausncia de uma sada para o mar - a Bolvia localiza-se entre os Andes e o mundo platinobrasileiro -, elites esgaradas e uma economia em franca retrao so fatores que justificam o conjunto de dificuldades que a Bolvia vem enfrentando desde 2003.

( ) Certo

( ) Errado

123 - Q41917 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia / Atualidades / Poltica - Internacional; )

A Bolvia, apesar de isolada no contexto sul-americano, vem buscando desenvolver um sistema de alianas extracontinentais seguras com parceiros internacionais confiveis e apreciados por todas as lideranas polticas da UNASUL.

( ) Certo

( ) Errado

124 - Q41740 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A questo ambiental, tendo em vista suas implicaes sociais, econmicas e polticas, ganhou repercusso e passou a fazer parte das polticas nacionais e do frum de debate mundial. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqentes.

Com a maior parte da populao brasileira vivendo em aglomeraes urbanas, a degradao da qualidade do meio ambiente urbano e dos recursos naturais tem sido motivo de conflitos e de proliferao de doenas nas cidades.

( ) Certo

( ) Errado

125 - Q41741 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Todos os pases, sejam eles pobres ou ricos, so responsveis pela degradao ambiental, o que explica a necessidade de acordos internacionais para a mitigao dos efeitos adversos e a resoluo de conflitos.

( ) Certo

( ) Errado

126 - Q41739 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

A distribuio espacial da indstria no Brasil tem passado por transformaes em decorrncia da evoluo das infra-estruturas de transporte e comunicao. Acerca dessa dinmica instaurada, julgue os prximos itens. Uma das conseqncias da desconcentrao espacial da indstria no Brasil foi a acelerao do crescimento das metrpoles nacionais, o que promoveu as invases urbanas e a criao de periferias nas cidades.

( ) Certo

( ) Errado

127 - Q41738 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

A descentralizao permite conter a concentrao geogrfica do crescimento econmico e evitar, dessa forma, as tenses sociais inter-regionais.

( ) Certo

( ) Errado

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 128 - Q41736 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

Como conseqncia do processo de descentralizao, os desequilbrios relativos concentrao de renda, em nvel regional, cederam lugar integrao territorial, que eliminou as disparidades.

( ) Certo

( ) Errado

129 - Q41737 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

Em conformidade com a descentralizao industrial, observa-se a ampliao dos mercados por meio do rompimento com as estruturas agroexportadoras existentes no passado.

( ) Certo

( ) Errado

130 - Q41735 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Economia - Nacional; )

O Estado contribuiu para o processo em curso de descentralizao da produo industrial no territrio brasileiro por meio de polticas de desenvolvimento regional, como, por exemplo, disponibilizando energia.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 121 - E 130 - C 122 - E 123 - E 124 - C 125 - C 126 - E 127 - E 128 - E 129 - E

Previous 1 2 9 10 11 12 13 14 15 16 17 24 25 Prximo

131 - Q41734 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O Brasil um importante produtor agrcola que tem ampliado suas exportaes, principalmente as do agronegcio. Ganhos em produtividade so reconhecidos em todos os fatores da produo: terra, trabalho e capital. Tendo em vista o panorama da agricultura brasileira na atualidade, sua evoluo e caractersticas principais, julgue os itens que se seguem. A persistncia de conflitos agrrios no pas se deve excluso do pequeno produtor que cultiva para a sua subsistncia, j que o agronegcio apresenta maior rentabilidade.

( ) Certo

( ) Errado

132 - Q41733 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Um dos aspectos que compem o quadro de modernizao da agricultura brasileira a formao de complexos agroindustriais como aqueles ligados fruticultura.

( ) Certo

( ) Errado

133 - Q41732 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; Economia - Nacional; )

A maior participao do transporte fluvial no escoamento da produo agrcola no Brasil tambm um fator responsvel pela expanso da agricultura no pas.

( ) Certo

( ) Errado

134 - Q41731 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A expanso de rodovias no pas foi a principal responsvel por migraes intra e inter-regionais, fazendo surgir novas cidades nas reas de expanso da fronteira agrcola.

( ) Certo

( ) Errado

135 - Q41730 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A expanso agrcola, ao inaugurar novos plos de crescimento econmico e ao disseminar os programas de assentamento rural, ajudou a atenuar o problema da concentrao da propriedade de terras no pas.

( ) Certo

( ) Errado

136 - Q41729 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

A industrializao do pas responsvel pela modernizao do setor agrcola.

( ) Certo

( ) Errado

137 - Q41728 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos e
populacionais, culturais e religiosos; )

Com auxlio dos dados apresentados no grfico, que mostra a pirmide

etria brasileira no ano de 2000 e a sua projeo para 2020, julgue os seguintes itens. As mudanas apresentadas no perfil da pirmide etria brasileira esto relacionadas ao crescimento do emprego formal e eliminao da subnutrio no pas.

( ) Certo

( ) Errado

138 - Q41726 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos;
Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

O perfil da pirmide etria brasileira apresenta uma tendncia de se assemelhar ao da pirmide dos pases que j realizaram a transio demogrfica.

( ) Certo

( ) Errado

139 - Q41727 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos;
Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

As alteraes previstas para o quadro populacional brasileiro esto relacionadas com o decrscimo da fecundidade.

( ) Certo

( ) Errado

140 - Q41725 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos;
Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

A participao relativa dos jovens no conjunto da populao brasileira dever diminuir, enquanto a das pessoas com mais de 70 anos de idade dever aumentar.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 131 - E 140 - C 132 - C 133 - C 134 - C 135 - E 136 - C 137 - E 138 - C 139 - C

Previous 1 2 10 11 12 13 14 15 16 17 18 24 25 Prximo

141 - Q41724 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Interpretao de Grficos;
Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Com auxlio dos dados apresentados no grfico, que mostra a pirmide etria brasileira no ano de 2000 e a sua projeo para 2020, julgue os seguintes itens. Observa-se uma previso de diminuio da populao brasileira at 2020.

( ) Certo

( ) Errado

142 - Q41723 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

O mercado a instituio central do processo de globalizao. Um dado fundamental a evidncia de que o mercado se tornou mundial. Isso no quer dizer que tombaram os muros das fronteiras nacionais ou dos protecionismos, mas que nunca tantos produtos cruzaram oceanos e continentes. As barreiras estabelecidas pelos blocos nacionais ou pelos acordos comerciais visam mais normatizar a competio em favor dos interesses comerciais particulares de cada pas do que bloquear essa circulao. , pois, no mercado e nas expectativas de consumo que ele propicia que se materialize a globalizao. In E. Castro. Bertrand do Brasil, 2006, p. 233 (com adaptaes). Tendo em vista o tema da globalizao, tratado no texto acima, julgue os itens a seguir. Em relao ao Brasil, o processo de globalizao diminuiu a concorrncia entre produtos agrcolas no mercado internacional, o que impulsionou a modernizao da agricultura no pas.

( ) Certo

( ) Errado

143 - Q41722 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Com o desenvolvimento da tecnologia da informao, um dos vetores da globalizao, aumentam tambm as possibilidades de expanso das atividades do crime organizado, como o terrorismo, as mfias e o trfico de drogas ilcitas.

( ) Certo

( ) Errado

144 - Q41721 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Barreiras no-alfandegrias so exemplos de barreiras estabelecidas por blocos de pases, por meio das quais as questes ambientais, sanitrias e sociais assumem importncia estratgica no comrcio dos pases exportadores.

( ) Certo

( ) Errado

145 - Q41719 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A globalizao econmica produziu a segmentao do espao econmico mundial, expressa por meio da formao de blocos econmicos regionais como o MERCOSUL.

( ) Certo

( ) Errado

146 - Q41720 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

O dinamismo da economia, instaurado a partir do processo de globalizao e evidenciado pelo aumento da produo industrial, teve como vantagem o aumento jamais visto da demanda por mo-de-obra e, portanto, o pleno emprego nos pases ricos.

( ) Certo

( ) Errado

147 - Q41718 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Um dos fatores que impulsionam o fluxo de capitais o desenvolvimento tecnolgico, o qual tambm promove o crescimento da produo industrial.

( ) Certo

( ) Errado

148 - Q41717 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A globalizao um fenmeno puramente econmico-financeiro, fundamentado no alcance mundial do mercado, que aumentou os fluxos comerciais entre pases e blocos de pases.

( ) Certo

( ) Errado

149 - Q41716 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Energia; )

No que concerne s matrizes energticas e a sua relevncia no cenrio internacional, julgue os itens subseqentes. A viabilidade econmica e a sustentabilidade na oferta e distribuio do etanol em termos globais ainda ponto de discusso de polticas voltadas para o abastecimento de energia.

( ) Certo

( ) Errado

150 - Q41715 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Energia; )

H resistncias ao uso de novas energias na indstria automobilstica global, a qual ainda prioriza a fabricao de motores de automveis movidos por produtos derivados do petrleo.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 141 - E 150 - C 142 - E 143 - C 144 - C 145 - C 146 - E 147 - C 148 - E 149 - C

Previous 1 2 11 12 13 14 15 16 17 18 19 24 25 Prximo

151 - Q41714 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Energia; )

No que concerne s matrizes energticas e a sua relevncia no cenrio internacional, julgue os itens subseqentes. O Brasil, que tem demonstrado baixa capacidade de suprimento energtico interno, depende da Bolvia para abastecimento de todo o gs que consome.

( ) Certo

( ) Errado

152 - Q41713 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Energia; )

A questo da energia est exclusivamente relacionada escassez de suprimentos, sua produo e aos seus custos.

( ) Certo

( ) Errado

153 - Q41712 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicaes nos cenrios internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36. Nos ltimos anos, o continente africano tem vivido momentos de tranqilidade no que se refere a atentados terroristas contra infra-estruturas urbanas, sem mortandade de pessoas.

( ) Certo

( ) Errado

154 - Q41711 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Embora certas aes polticas de grupos religiosos radicais do Oriente Mdio e da sia possam ser caracterizadas como aes terroristas, no se deve associar mecanicamente o Isl ao fenmeno do terror poltico contemporneo.

( ) Certo

( ) Errado

155 - Q41710 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Os atentados contra as torres gmeas de Nova Iorque, embora classificados, poca, como atos terroristas, j no so assim considerados pela maioria da opinio pblica norte-americana.

( ) Certo

( ) Errado

156 - Q41709 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

H certo consenso na histria recente da Amrica Latina de que houve experincias, na segunda metade do sculo XX, tanto de mtodos terroristas de grupos polticos com carter reivindicatrio quanto de terrorismo de Estado.

( ) Certo

( ) Errado

157 - Q41708 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

O Brasil considera oficialmente como terroristas os grupos guerrilheiros das FARC, na Bolvia.

( ) Certo

( ) Errado

158 - Q41707 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

A definio do fenmeno atual do terrorismo, que consensual, est vinculada aos resultados da ao violenta empreendida por grupos insatisfeitos com seus governantes.

( ) Certo

( ) Errado

159 - Q41706 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Vale se debruar sobre a relao entre as dificuldades na reforma da ONU, e seus mtodos antiquados de tomada de decises, especialmente nos temas energticos, climticos e no

nevrlgico captulo das migraes internacionais. So todos exemplos que expem, em carne e osso, novas estruturas duradouras das relaes internacionais do sculo XXI. Jos Flvio Sombra Saraiva. Entre egosmos e frustraes. In: Correio Braziliense, "Opinio", 2/8/2008, p. 29 (com adaptaes). Tendo o texto acima apenas como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, acerca das relaes internacionais do fim do sculo passado e incio do sculo XXI. A ONU, criada em um momento bastante distinto do de hoje, assiste presso por reforma institucional para agregar mais legitimidade poltica ao sistema multilateral de segurana coletiva.

( ) Certo

( ) Errado

160 - Q41705 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

O declnio relativo dos Estados hegemnicos do Atlntico Norte e a transferncia do eixo de poder para pases do Pacfico e do ndico vm promovendo mudanas, no incio do sculo XXI, na geografia poltica das relaes internacionais.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 151 - E 160 - C 152 - E 153 - E 154 - C 155 - E 156 - C 157 - E 158 - E 159 - C

Previous 1 2 12 13 14 15 16 17 18 19 20 24 25 Prximo

161 - Q41704 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; Poltica - Internacional; )

Vale se debruar sobre a relao entre as dificuldades na reforma da ONU, e seus mtodos antiquados de tomada de decises, especialmente nos temas energticos, climticos e no nevrlgico captulo das migraes internacionais. So todos exemplos que expem, em carne e osso, novas estruturas duradouras das relaes internacionais do sculo XXI. Jos Flvio Sombra Saraiva. Entre egosmos e frustraes. In: Correio Braziliense, "Opinio", 2/8/2008, p. 29 (com adaptaes). Tendo o texto acima apenas como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, acerca das relaes internacionais do fim do sculo passado e incio do sculo XXI. Estados emergentes na sia, como a China e a ndia, vm engendrando capacidade de poder e tm agido pela via da obstruo em importantes questes globais.

( ) Certo

( ) Errado

162 - Q41703 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Poltica - Internacional; )

O fracasso das negociaes comerciais da Rodada Doha foi fato isolado no mundo contemporneo, que se caracteriza pela existncia de regimes internacionais e regras de previsibilidade.

( ) Certo

( ) Errado

163 - Q41702 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia / Atualidades / Relaes internacionais: guerras;
globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Os processos de integrao econmica e poltica, em grande parte das experincias desenvolvidas nas ltimas dcadas, passam por momentos de restries.

( ) Certo

( ) Errado

164 - Q29648 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Os trs religiosos paraenses ameaados de morte, segundo denncia da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Anistia Internacional, esto na linha de frente da luta pelos direitos humanos. Um deles, o bispo de Xingu, se destaca na luta pelos direitos indgenas e contra os grileiros que agem no sudeste do Par, principalmente em Altamira. As ameaas ao bispo de Abaetetuba vieram aps o religioso ter denunciado o caso da menina de 16 anos mantida em um crcere masculino. Outro religioso ameaado um frei, advogado da Comisso Pastoral da Terra em Xinguara, no sul do Par, h dcadas engajado na luta dos trabalhadores rurais sem terra por reforma agrria O Globo, 12/4/2008, p. 12 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele tratado, julgue os itens seguintes. I A questo da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do sculo passado, quando o tema da reforma agrria entrou na agenda poltica do pas. II Deduz-se do texto que os trs religiosos ora ameaados defendem uma soluo conciliatria, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos. III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no crcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade. IV A inexistncia de assentamentos rurais na regio amaznica funciona como estopim que incendeia o cenrio de tenso existente em vrias localidades, entre as quais esto o sul e o sudeste do Par. V H consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundirio na regio Norte e no pas exige a criao de rgo especfico da administrao federal para tratar da reforma agrria. A quantidade de itens certos igual a

a) 1.

b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

165 - Q29647 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Economia - Nacional; )

Surgida em 1969, a Superintendncia da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) impulsionou a economia amazonense, sobretudo a de Manaus, que hoje responde por mais de 50% do PIB do estado do Amazonas. A Zona Franca est em transformao; desde os anos 80 do sculo XX, vm sendo reduzidos os incentivos presentes na sua origem. Isso se deve, entre outras razes, contestao feita por outros estados s vantagens fiscais concedidas ao Amazonas. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta.

a) A maior vantagem obtida pela Zona Franca de Manaus sempre foi a iseno de impostos para a exportao de seus produtos. b) A contestao citada no texto pode ser entendida como parte da chamada guerra fiscal entre estados brasileiros. c) O Plo Industrial de Manaus tradicionalmente concentra-se na produo de bens primrios, como os alimentcios. d) A proliferao de hidreltricas na bacia amaznica estimula a industrializao no s em Manaus, mas tambm em outras cidades do Amazonas. e) Em geral, tal como ocorre no Amazonas, a populao da regio Norte desconcentrada, disseminada pelo interior.

166 - Q29646 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Sociedade: aspectos
demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Portaria publicada no Dirio Oficial da Unio - que obriga todas as entidades autorizadas a trabalhar em reas indgenas e de proteo ao meio ambiente a se recadastrarem em um prazo de 120 dias - permitir a expulso do pas das ONGs em situao irregular. Oficialmente, o governo no revela, mas j tem uma lista com cerca de 20 ONGs estrangeiras sob ameaa de expulso. Principalmente aquelas ligadas a grupos externos que pregam a internacionalizao da Amaznia.

Jornal

do

Brasil,

5/7/2008,

capa

(com

adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos do tema que ele aborda, assinale a opo correta.

a) Temeroso diante de eventual reao da comunidade internacional, o Estado brasileiro silencia-se diante da presena de organismos e instituies estrangeiras com atuao no territrio nacional. b) As ONGs expandiram-se no mundo contemporneo, especialmente na primeira metade do sculo XX, tendo por foco principal a luta pelo desarmamento e pelo fim dos conflitos regionais. c) No Congresso Nacional, parlamentares de diferentes correntes partidrias, sobretudo da regio Norte, tm-se manifestado criticamente quanto ao de ONGs que atuam junto a comunidades indgenas. d) A tese de internacionalizao da Amaznia, mencionada no texto, indita, tendo surgido no incio do sculo XXI em alguns dos principais centros dirigentes da economia mundial. e) Infere-se do texto que a exigncia de recadastramento das ONGs mera formalidade, j que no se tem notcia, at o momento, de indcios de irregularidade no funcionamento dessas organizaes.

167 - Q29645 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Economia - Nacional; )

Em geral, a regio Norte do Brasil tem sua economia baseada no extrativismo vegetal, a exemplo do ltex, do aa, da madeira e da castanha. No obstante, a regio muito rica em minrios. Exemplos disso so a serra do Navio, no Amap, rica em mangans, e a serra dos Carajs, no Par, de onde se extrai

a) a maior parte da produo aurfera brasileira. b) a maior concentrao de diamantes do pas. c) a totalidade da bauxita existente na Amrica do Sul. d) grande parte do minrio de ferro que o Brasil exporta. e) o combustvel que impulsiona as usinas de Angra dos Reis.

168 - Q29644 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O cultivo de gros na Amaznia - entre eles a soja, apontada como uma das vils do desmatamento - pode ser uma alternativa para a recuperao de reas j degradadas da floresta. Uma tecnologia desenvolvida pela EMBRAPA, que consiste na integrao de culturas como o cultivo de gros, a pecuria e o reflorestamento, comea a ser implantada em fazendas experimentais na regio Norte do pas. o chamado sistema integrado de produo. Folha de S.Paulo, 3/2/2008, p. A18 (com adaptaes) Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as implicaes do tema por ele focalizado, assinale a opo incorreta.

a) O comrcio de gros, no atual estgio da economia mundial globalizada, adquire importncia capital devido ao montante de recursos que movimenta. b) O Brasil tem no agronegcio, que faz da soja uma de suas estrelas, um de seus mais fortes instrumentos para insero no mercado mundial. c) A empresa estatal mencionada no texto torna o Brasil uma referncia internacional no campo da pesquisa cientfica vinculada ao campo. d) reas j degradadas da floresta, conforme se afirma no texto, podem ser as utilizadas pela pecuria, mas abandonadas pela exausto do solo usado pelo gado. e) Infere-se do texto que os lucros da ampliao de reas de plantio na Amaznia compensam os efeitos ambientais do desmatamento na regio.

169 - Q29643 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Poltica - Internacional; )

Projeto avaliado em 800 milhes de dlares, iniciado em 2005 e com previso de trmino para 2010, a Interocenica dinamizar a integrao entre vizinhos, ao partir de Assis Brasil, no Acre, para desaguar nos portos peruanos de San Juan e Ilo. A construo da estrada gera enorme expectativa para negcios entre os pases. Sero mais de 2,5 mil quilmetros, dos quais 60% j esto construdos em diferentes blocos, que ainda precisam ser conectados. Jornal do Brasil, 27/7/2008, p. E4 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o objetivo da obra nele mencionada, assinale a opo incorreta.

a) Com a construo da estrada, pretende-se facilitar o trnsito de mercadorias brasileiras em direo aos cada vez mais promissores mercados da costa do oceano Pacfico. b) A obra, j em andamento, com pouco mais da metade da construo concluda, impulsionar diretamente as relaes Norte-Sul no cenrio globalizado da economia mundial.

c) As atuais alternativas de exportao, como os portos de Paranagu e de Santos, representam custos muito elevados para produtos da regio Norte. d) Uma rodovia como a Interocenica facilitar a aproximao dos interesses comerciais brasileiros com o rico mercado da costa oeste norte-americana. e) Em sntese, a estrada a que se refere o texto possibilitar a ligao, por terra, entre os oceanos Atlntico e Pacfico, cortando a Amrica do Sul.

170 - Q29642 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O governo brasileiro anunciou sua inteno de, em 2009, licitar e conceder a explorao de 4 milhes de florestas pblicas situadas, principalmente, em Rondnia, Amazonas, Amap, Par e Acre. Ao afirmar que o modelo de gesto de florestas pblicas viabiliza a conservao das reas licitadas e torna economicamente vivel, socialmente justa e ambientalmente adequada a explorao, o poder pblico pretende aproximar-se de um modelo de desenvolvimento entendido atualmente como

a) integrado economia de mercado globalizada, que enfatiza os resultados econmicos. b) monitorado por ONGs e submetido s leis do mercado. c) refratrio ingerncia externa e s teses ambientalistas mais difundidas no mundo. d) sustentvel, em que a gerao de riquezas est associada preservao da vida no presente e no futuro. e) pragmtico, segundo o qual a necessidade e a viabilidade do progresso devem ser defendidas a qualquer custo.

GABARITOS: 161 - C 170 - D 162 - E 163 - C 164 - B 165 - B 166 - C 167 - D 168 - E 169 - B

Previous 1 2 13 14 15 16 17 18 19 20 21 24 25 Prximo

171 - Q29641 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Energia; )

A celeuma em torno de duas hidreltricas a serem construdas em Rondnia envolveu desde preocupaes ambientais at o modelo das linhas de transmisso de energia a ser utilizado, passando por disputa empresarial entre grupos interessados nas obras. Essas usinas, de Jirau e Santo Antnio, iro integrar o complexo hidreltrico do rio

a) Branco. b) Solimes. c) Madeira. d) Negro. e) Tocantins.

172 - Q29640 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Sociedade: aspectos
demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Nos anos 70 do sculo passado, cerca de 60% da populao do Centro-Oeste vivia no campo. Em 2006, aproximadamente 74% estavam nas cidades. A crescente mecanizao da agricultura, que libera mo-de-obra, e os fluxos migratrios vindos de outras regies brasileiras so fatores relevantes para o vigoroso processo de urbanizao observado nessa regio. A propsito dessa realidade, assinale a opo correta.

a) O xodo rural, que amplia consideravelmente a populao urbana, tambm reflexo da mecanizao das atividades rurais desenvolvidas no Centro-Oeste, as quais tm no denominado agronegcio, na atualidade, um de seus smbolos mais expressivos.

b) O significativo crescimento da populao urbana no Centro-Oeste fez dessa regio autntica exceo no conjunto do pas, ainda fortemente marcado pela fora econmica e poltica do campo, o que explica a lenta expanso dos centros urbanos brasileiros. c) Apesar da existncia de um Plano Piloto, com a maior renda per capita do pas, o DF, com seus dois milhes de habitantes, empurra para baixo os indicadores sociais e econmicos do Centro-Oeste, a comear pela taxa de escolaridade da populao. d) Ao contrrio da atual tendncia de interiorizao das atividades econmicas no pas, o desenvolvimento no Centro-Oeste concentra-se em torno das capitais, a comear pelo agronegcio. e) A ausncia da escravido no Centro-Oeste, no perodo colonial, e a implacvel perseguio histrica aos ndios explicam a inexistncia de afro-descendentes e de indgenas na composio demogrfica dessa regio.

173 - Q29639 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodovirio Federal / Atualidades / Meio ambiente: mudanas
climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o perodo colonial, de movimentos migratrios. No sculo XX, a construo da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos ltimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior nmero de imigrantes que chegam regio. Segundo o censo de 2000, de cada trs nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxlio dessas informaes e considerando o processo histrico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opo correta.

a) A grande extenso territorial do Centro-Oeste deriva do fato de a colonizao do Brasil ter-se iniciado nessa regio, conquistada aos espanhis, que dela se apossaram em conseqncia do Tratado de Tordesilhas. b) Sucessivas correntes migratrias, do sculo XVII ao presente, fizeram do Centro-Oeste a regio brasileira mais populosa proporcionalmente extenso de sua rea geogrfica. c) Bonito, em Mato Grosso, e o Pantanal Mato-Grossense, cortado pelo rio Araguaia, so dois dos mais expressivos exemplos de belezas naturais com que conta o Centro-Oeste para o desenvolvimento do ecoturismo. d) Incentivos oferecidos pelo regime militar, na dcada de 70, explicam o fato de que, mais recentemente, brasileiros provenientes do Sul e do Sudeste sejam os imigrantes que mais se dirigem ao Centro- Oeste.

e) Meta-sntese do programa de governo de JK, Braslia, alm das inovaes de seu projeto urbanstico e arquitetnico, contribuiu para a interiorizao do desenvolvimento brasileiro e tornou-se plo de atrao de imigrantes.

174 - Q22181 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes. Apesar de ainda intenso, o trfico de drogas ilcitas no Brasil mantm-se claramente afastado das conexes internacionais que sustentam o crime organizado em escala global.

( ) Certo

( ) Errado

175 - Q22180 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Com o objetivo de reduzir a violncia no trnsito do pas, o governo federal editou medida provisria que probe a comercializao de bebidas alcolicas ao longo das rodovias federais.

( ) Certo

( ) Errado

176 - Q22179 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Por presso da sociedade, o Estado brasileiro viu-se obrigado a banir dos meios de comunicao, especialmente do rdio e da televiso, peas publicitrias de bebidas alcolicas.

( ) Certo

( ) Errado

177 - Q22178 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

O texto sugere que a ausncia de mecanismos institucionais de presso dos estados sobre a Unio, na rea da sade, explica, em larga medida, os problemas vividos pelo setor.

( ) Certo

( ) Errado

178 - Q22177 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Os dados relativos aos custos da violncia para a rede pblica de sade apresentados no texto no podem ser considerados oficiais, pois foram calculados por uma organizao no-governamental.

( ) Certo

( ) Errado

179 - Q22176 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Infere-se do texto que a violncia, em suas mais diversas formas, adiciona aos efeitos humanos que acarreta, que vo da morte mutilao fsica e emocional, pesadas perdas financeiras que recaem sobre a sociedade.

( ) Certo

( ) Errado

180 - Q21576 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Arquivologia / Atualidades / Economia - Poltica; )

Uma das principais razes que explicam a formao dos atuais blocos econmicos, entre os quais se situam a Unio Europia e o Mercado Comum do Sul, o fato de oferecerem aos seus integrantes condies mais favorveis de insero no competitivo mercado global.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 171 - C 180 - C 172 - A 173 - E 174 - E 175 - C 176 - E 177 - E 178 - E 179 - C

Previous 1 2 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Prximo

181 - Q21575 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Arquivologia / Atualidades / Economia - Poltica; )

A "casca de banana" aludida no texto, referindo-se atual crise norte-americana, relaciona-se concesso irrestrita de crdito - sobretudo imobilirio - a consumidores que se mostraram sem condies de pagar como fator relevante para o desencadeamento de uma crise que afeta diversos setores da economia.

( ) Certo

( ) Errado

182 - Q21574 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Arquivologia / Atualidades / Economia - Poltica; )

Infere-se do texto que, na atual realidade econmica mundial, mais do que em qualquer outra poca, crescimento e inflao so faces da mesma moeda, em que uma no sobrevive sem a outra.

( ) Certo

( ) Errado

183 - Q21573 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Arquivologia / Atualidades / Economia Internacional; )

O fato de um pas poderoso entrar em crise econmica e arrastar consigo os demais parceiros risco real trazido pela globalizao, situao desconhecida nas etapas anteriores da evoluo histrica do capitalismo.

( ) Certo

( ) Errado

184 - Q21572 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Arquivologia / Atualidades / Relaes internacionais:
guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Ainda que China e ndia tenham ampliando consideravelmente a capacidade produtiva e incorporado bilhes de pessoas ao mercado consumidor, como assinalado no texto, no se pode afirmar que a globalizao ocorra de maneira simtrica, reduzindo as desigualdades entre os pases.

( ) Certo

( ) Errado

185 - Q21359 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Tcnico do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais;
Interpretao de Grficos; )

A tabela abaixo mostra, em porcentagens, a distribuio relativa da populao brasileira por grupos etrios, de acordo com dados dos censos demogrficos de 1940 a 2000.

Com base nos dados acerca da evoluo da populao brasileira apresentados na tabela acima, julgue os itens subseqentes. A populao com idade de 65 anos ou mais inclui a chamada populao economicamente ativa, composta de pessoas que esto trabalhando e que, portanto, so os principais contribuintes da previdncia social.

( ) Certo

( ) Errado

186 - Q21358 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Tcnico do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais; Sociedade:
aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

De acordo com os dados apresentados na tabela, os percentuais relativos populao brasileira com idade entre 15 e 64 anos formam uma progresso aritmtica de razo menor que 1.

( ) Certo

( ) Errado

187 - Q21356 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Tcnico do Seguro Social / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos
e populacionais, culturais e religiosos; )

Infere-se dos dados da tabela que, de 1940 a 1970, a populao brasileira apresentava-se distribuda uniformemente em relao aos trs grupos etrios.

( ) Certo

( ) Errado

188 - Q21357 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Tcnico do Seguro Social / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos
e populacionais, culturais e religiosos; )

O envelhecimento da populao, representado pela relao entre a proporo de idosos (65 anos ou mais) e a proporo de crianas (at 14 anos), passou de 10,5%, em 1980, para 18,2%, em 2000. Essa relao indica que, em 2000, havia cerca de 18 idosos para cada 100 crianas.

( ) Certo

( ) Errado

189 - Q21355 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Tcnico do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais;
Interpretao de Grficos; Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

grfico

seguir

ilustra

corretamente

as

informaes

apresentadas

na

tabela.

( ) Certo

( ) Errado

190 - Q21346 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Tcnico do Seguro Social / Atualidades / Sociedade: aspectos demogrficos
e populacionais, culturais e religiosos; )

Um dos indicadores de sade comumente utilizados no Brasil a esperana de vida ao nascer, que corresponde ao nmero de anos que um indivduo vai viver, considerando-se a durao mdia da vida dos membros da populao. O valor desse ndice tem sofrido modificaes substanciais no decorrer do tempo, medida que as condies sociais melhoram e as conquistas da cincia e da tecnologia so colocadas a servio do homem. A julgar por estudos procedidos em achados fsseis e em stios arqueolgicos, a esperana de vida do homem pr-histrico ao nascer seria extremamente baixa, em torno de 18 anos; na Grcia e na Roma antigas, estaria entre 20 e 30 anos, pouco tendo se modificado na Idade Mdia e na Renascena. Mais recentemente, tm sido registrados valores progressivamente mais elevados para a esperana de vida ao nascer. Essa situao est ilustrada no grfico abaixo, que mostra a evoluo da esperana

de vida do brasileiro ao nascer, de 1940 a 2000.

Com base nas informaes do texto e considerando os temas a que ele se reporta, julgue os itens seguintes. A esperana de vida ao nascer e indicadores de renda e de educao compem o ndice de desenvolvimento humano, usado para medir a qualidade de vida nos municpios e regies brasileiras e nos diversos pases do mundo.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 181 - C 190 - C 182 - E 183 - E 184 - C 185 - E 186 - E 187 - E 188 - E 189 - E

Previous 1 2 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Prximo

191 - Q21347 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Tcnico do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais;
Sociedade: aspectos demogrficos e populacionais, culturais e religiosos; )

Um dos indicadores de sade comumente utilizados no Brasil a esperana de vida ao nascer, que corresponde ao nmero de anos que um indivduo vai viver, considerando-se a durao mdia da vida dos membros da populao. O valor desse ndice tem sofrido modificaes substanciais no decorrer do tempo, medida que as condies sociais melhoram e as conquistas da cincia e da tecnologia so colocadas a servio do homem. A julgar por estudos procedidos em achados fsseis e em stios arqueolgicos, a esperana de vida do homem pr-histrico ao nascer seria extremamente baixa, em torno de 18 anos; na Grcia e na Roma antigas, estaria entre 20 e 30 anos, pouco tendo se modificado na Idade Mdia e na Renascena. Mais recentemente, tm sido registrados valores progressivamente mais elevados para a esperana de vida ao nascer. Essa situao est ilustrada no grfico abaixo, que mostra a evoluo da esperana de vida do brasileiro ao nascer, de 1940 a 2000.

Com base nas informaes do texto e considerando os temas a que ele se reporta, julgue os itens seguintes.

201 - Q21252 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Direito / Atualidades / Educao; )

Entre os 34 milhes de jovens de 18 a 29 anos de idade domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% tm o curso fundamental incompleto e 2,4% so formalmente analfabetos, o que faz pensar em quantos o sero de fato. A incidncia do analfabetismo e da evaso escolar difere entre estados e regies. Esses jovens excludos aparecem em maior proporo (35%) no Nordeste e menor (18%) no Sudeste. Esse quadro tem causas mais profundas do que as imaginadas pelo senso comum. A necessidade de trabalhar e sustentar a famlia o caso de 17% do 1,7 milho de jovens entre 15 e 17 anos de idade que abandonaram os estudos; 44% dos que

no estudam mais nessa faixa de idade tambm no trabalham. Ao justificar a razo pela qual abandonaram a escola, quatro em cada dez jovens disseram ter perdido o interesse ou a convico de que a escolaridade os ajudaria a conquistar um bom emprego. Mesmo a gravidez entre adolescentes vista como um elemento que dificulta a volta escola, e no propriamente como a causa de abandono. Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes. As razes para o baixo desempenho dos estudantes brasileiros nas distintas etapas da educao bsica podem incluir a inadequao entre o que a escola oferece e aquilo que os alunos esperam receber ou que imaginam importante para o seu cotidiano.

( ) Certo

( ) Errado

202 - Q20114 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Interpretao de texto; )

Julgue os itens a seguir, que versam sobre mercado de trabalho e sobre a complexidade e multirreferencialidade nos processos de formao profissional. Segundo dados do IPEA de 2006, o maior crescimento percentual da populao ocupada ocorreu na regio Norte, enquanto a regio Sul cresceu abaixo da mdia nacional.

( ) Certo

( ) Errado

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 203 - Q20113 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Economia - Nacional; )

Vislumbra-se que o aumento do emprego no Brasil e no mundo vir dos segmentos organizados da economia, como a indstria e a agricultura.

( ) Certo

( ) Errado

204 - Q20111 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais; )

Os trabalhadores menos escolarizados vm perdendo espao no contingente total de ocupados, j que tem aumentado o grau de exigncia e seletividade do mercado de trabalho brasileiro com relao escolaridade.

( ) Certo

( ) Errado

205 - Q20112 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais; )

Classifica-se como desempregado no Brasil, de acordo com critrio do IBGE, a pessoa desocupada, maior de idade e saudvel, que no est trabalhando e encontra-se disponvel para trabalhar, independentemente de ter tomado alguma medida efetiva para conseguir trabalho.

( ) Certo

( ) Errado

206 - Q20110 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais; )

Os jovens de 15 a 24 anos de idade vm experimentando uma queda quase contnua na taxa de participao no mercado de trabalho desde a dcada passada, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD).

( ) Certo

( ) Errado

207 - Q20109 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais; )

No Brasil, o desemprego possui como agravante a migrao de pessoas de uma regio para outra, como o caso dos migrantes do Nordeste para o Sudeste.

( ) Certo

( ) Errado

208 - Q20108 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Conhecimentos Gerais; )

O desemprego estrutural, vivenciado no setor industrial do Brasil, pode ser caracterizado como desemprego cclico.

( ) Certo

( ) Errado

209 - Q20007 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Educao; )

Entre os 34 milhes de jovens de 18 a 29 anos de idade domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% tm o curso fundamental incompleto e 2,4% so formalmente analfabetos, o que faz pensar em quantos o sero de fato. A incidncia do analfabetismo e da evaso escolar difere entre estados e regies. Esses jovens excludos aparecem em maior proporo (35%) no Nordeste e menor (18%) no Sudeste. Esse quadro tem causas mais profundas do que as imaginadas pelo senso comum. A necessidade de trabalhar e sustentar a famlia o caso de 17% do 1,7 milho de jovens entre 15 e 17 anos de idade que abandonaram os estudos; 44% dos que no estudam mais nessa faixa de idade tambm no trabalham. Ao justificar a razo pela qual abandonaram a escola, quatro em cada dez jovens disseram ter perdido o interesse ou a convico de que a escolaridade os ajudaria a conquistar um bom emprego. Mesmo a gravidez entre adolescentes vista como um elemento que dificulta a volta escola, e no propriamente como a causa de abandono. Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes. Os nmeros apresentados no texto reiteram a viso consensual de que a necessidade de trabalhar, inclusive para auxiliar na manuteno da famlia, a razo preponderante para que os adolescentes e jovens brasileiros no permaneam na escola.

( ) Certo

( ) Errado

210 - Q20006 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Educao; )

Os dados citados no texto comprovam ser a gravidez precoce o fator determinante e essencial para que adolescentes brasileiras engrossem as fileiras da evaso escolar, sobretudo no ensino mdio.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS:

201 - C 210 - E

202 - C

203 - E

204 - C

205 - E

206 - C

207 - C

208 - E

209 - E

Previous 1 2 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Prximo

211 - Q20005 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Educao; )

Entre os 34 milhes de jovens de 18 a 29 anos de idade domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% tm o curso fundamental incompleto e 2,4% so formalmente analfabetos, o que faz pensar em quantos o sero de fato. A incidncia do analfabetismo e da evaso escolar difere entre estados e regies. Esses jovens excludos aparecem em maior proporo (35%) no Nordeste e menor (18%) no Sudeste. Esse quadro tem causas mais profundas do que as imaginadas pelo senso comum. A necessidade de trabalhar e sustentar a famlia o caso de 17% do 1,7 milho de jovens entre 15 e 17 anos de idade que abandonaram os estudos; 44% dos que no estudam mais nessa faixa de idade tambm no trabalham. Ao justificar a razo pela qual abandonaram a escola, quatro em cada dez jovens disseram ter perdido o interesse ou a convico de que a escolaridade os ajudaria a conquistar um bom emprego. Mesmo a gravidez entre adolescentes vista como um elemento que dificulta a volta escola, e no propriamente como a causa de abandono. Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

Para alm das conhecidas assimetrias no campo econmico, o texto indica que tambm na rea educacional reproduz-se o quadro de desigualdade que acompanha a experincia histrica brasileira, inclusive, em termos regionais.

( ) Certo

( ) Errado

212 - Q20004 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Educao; )

Infere-se do texto que, com crescente intensidade, consolida-se, entre as camadas mais simples da populao brasileira, a crena na educao como o meio lcito mais eficiente para se alcanar uma vida melhor, inclusive em termos materiais.

( ) Certo

( ) Errado

213 - Q20003 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Atualidades / Interpretao de texto; )

Depreende-se do texto que a universalizao do acesso ao ensino fundamental, j praticamente conquistada pelo Brasil, no assegura, por si s, a permanncia do aluno na escola nem garante o desempenho satisfatrio em sua trajetria escolar.

( ) Certo

( ) Errado

214 - Q18777 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica; )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes. No Brasil dos dias atuais, o programa Bolsa Famlia corresponde a um tipo de poltica pblica voltada para a transferncia de renda para os segmentos mais carentes da populao.

( ) Certo

( ) Errado

215 - Q18776 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

H consenso entre os especialistas de que a fome no mundo decorre de uma incontornvel realidade: a produo de alimentos demasiado pequena em relao ao nmero de habitantes do planeta.

( ) Certo

( ) Errado

216 - Q18775 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Meio ambiente:
mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

Embora disponha de terras em abundncia para o plantio, o Brasil ainda no dispe de tecnologia que lhe permita apresentar-se como importante produtor de biocombustvel.

( ) Certo

( ) Errado

217 - Q18774 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica; )

Infere-se do texto que a utilizao de produtos como o milho para a produo de energia reduz a oferta de alimentos e acarreta a conseqente elevao dos preos dos gneros alimentcios.

( ) Certo

( ) Errado

218 - Q18773 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Meio ambiente:
mudanas climticas, Agricultura e Desenvolvimento sustentvel; )

O uso generalizado do petrleo no sistema produtivo do mundo contemporneo contribui para o agravamento dos problemas ambientais, razo adicional para a busca de fontes alternativas de energia.

( ) Certo

( ) Errado

219 - Q18772 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica; )

O texto destaca o impacto exercido pelo petrleo na composio do preo final dos gneros alimentcios, estando presente desde a preparao do solo at a chegada ao consumidor final.

( ) Certo

( ) Errado

220 - Q18771 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica; )

Por serem elemento central no sistema produtivo contemporneo, os preos do barril de petrleo no mercado mundial tendem estabilidade, no estando sujeitos a oscilaes na dcada atual

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 211 - C 220 - E 212 - E 213 - C 214 - C 215 - E 216 - E 217 - E 218 - C 219 - C

Previous 1 2 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Prximo

221 - Q18770 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia Internacional; )

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes. China e ndia se assemelham no apenas quanto ao desenvolvimento econmico, mas tambm se identificam na adoo de regimes polticos claramente autoritrios.

( ) Certo

( ) Errado

222 - Q18769 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia Internacional; )

Infere-se do texto que h correspondncia entre ampliao do poder aquisitivo das populaes e aumento da demanda por gneros alimentcios.

( ) Certo

( ) Errado

223 - Q18768 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia Internacional; )

Os dois pases citados no texto - China e ndia - so considerados economicamente emergentes, apresentando expressivos ndices de crescimento anual e crescente participao no mercado global.

( ) Certo

( ) Errado

224 - Q18662 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Poltica Internacional; )

Estaramos entrando na era dos autocratas? certamente tentador pensar assim depois de ver a recente surra dada pela Rssia na Gergia. Essa invaso marca com clareza uma nova fase na poltica mundial, mas seria um erro pensar que o futuro pertence mo pesada do russo Vladimir Putin e aos seus colegas dspotas. Estou pessoalmente interessado em discernir o formato do novo momento internacional, porque em 1989 escrevi um ensaio intitulado O Fim da Histria? Nele, eu argumentava que as idias liberais haviam triunfado de maneira conclusiva com o fim da Guerra Fria. Mas, hoje, o predomnio dos Estados Unidos da Amrica sobre o sistema mundial est fraquejando; Rssia e China se oferecem como modelos, exibindo uma combinao de autoritarismo e modernizao que claramente desafia a democracia liberal. Eles parecem ter grande nmero de imitadores. Francis Fukuyama. Democracia resiste a novo autoritarismo. In: O Estado de S.Paulo, 31/8/2008, p. A24 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da realidade mundial contempornea, julgue os itens que se seguem. Na Colmbia de hoje, a luta contra insurgentes, como as FARC, faz-se dentro dos marcos clssicos da democracia representativa, com eleies peridicas e funcionamento regular das instituies.

( ) Certo

( ) Errado

225 - Q18661 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; Economia - Poltica; )

Alm de limitaes econmicas, parte significativa da frica est hoje submetida a governos considerados autocrticos e, em determinadas regies, a conflitos tnicos de elevada dramaticidade, como atesta o caso de Ruanda.

( ) Certo

( ) Errado

226 - Q18660 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Poltica Internacional; )

Ao mencionar o grande nmero de imitadores do modelo poltico autocrtico, o texto se refere ao atual cenrio sulamericano, caracterizado por governos fortes, alados ao poder pela fora das armas, ainda que com respaldo popular.

( ) Certo

( ) Errado

227 - Q18659 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Poltica Internacional; )

Encerradas h pouco, as Olimpadas de Pequim foram usadas pela China para demonstrar ao mundo pujana, vigor e capacidade de realizao do pas, no que introduziu indito sentido poltico a uma competio que desconhecia esse tipo de procedimento.

( ) Certo

( ) Errado

228 - Q18658 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Poltica Internacional; )

Para ser aceita na comunidade internacional, especialmente na Organizao Mundial do Comrcio, a China viu-se impelida a promover sensvel abertura poltica e aproximar-se do modelo liberal do Ocidente.

( ) Certo

( ) Errado

229 - Q18657 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Especificamente em relao China, a modernizao a que se refere o texto situa-se fundamentalmente no campo econmico, com alguma abertura iniciativa privada e crescentemente vigorosa participao no mercado global.

( ) Certo

( ) Errado

230 - Q18656 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Interpretao de
texto; )

O autor reconhece que, na atualidade, o poder mundial norte-americano no se manifesta de maneira inequvoca e emite sinais de algum tipo de fragilidade.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 221 - E 230 - C 222 - C 223 - C 224 - C 225 - C 226 - E 227 - E 228 - E 229 - C

Previous 1 2 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Prximo

231 - Q18655 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia Poltica; )

Estaramos entrando na era dos autocratas? certamente tentador pensar assim depois de ver a recente surra dada pela Rssia na Gergia. Essa invaso marca com clareza uma nova fase na poltica mundial, mas seria um erro pensar que o futuro pertence mo pesada do russo Vladimir Putin e aos seus colegas dspotas. Estou pessoalmente interessado em discernir o formato do novo momento internacional, porque em 1989 escrevi um ensaio intitulado O Fim da Histria? Nele, eu argumentava que as idias liberais haviam triunfado de maneira conclusiva com o fim da Guerra Fria. Mas, hoje, o predomnio dos Estados Unidos da Amrica sobre o sistema mundial est fraquejando; Rssia e China se oferecem como modelos, exibindo uma combinao de autoritarismo e modernizao que claramente desafia a democracia liberal. Eles parecem ter grande nmero de imitadores. Francis Fukuyama. Democracia resiste a novo autoritarismo. In: O Estado de S.Paulo, 31/8/2008, p. A24 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da realidade mundial contempornea, julgue os itens que se seguem. Ao contrrio do que se previa h duas dcadas, o fim da Guerra Fria fez recrudescer as tenses do sistema bipolar mundial, ampliando a rivalidade americano-sovitica, como se v nos atuais incidentes envolvendo a Gergia.

( ) Certo

( ) Errado

232 - Q18654 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Interpretao
de texto; )

Infere-se do texto que o episdio militar citado no primeiro pargrafo circunscreve-se regio em que se situou, o Cucaso, sendo irrelevante para a compreenso do atual cenrio internacional

( ) Certo

( ) Errado

233 - Q18653 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Poltica Internacional; )

A recente interveno militar russa mencionada no texto foi justificada por Moscou como de apoio separatista Osstia do Sul, alvo de ataque por parte do poder central da Gergia.

( ) Certo

( ) Errado

234 - Q18534 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Atualidades
policiais; Relaes internacionais: guerras; globalizao; blocos econmicos; conflitos territoriais e terrorismo; )

Tendo o texto de O Globo como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da realidade brasileira contempornea, julgue os itens subseqentes A despeito de problemas que ainda no foram superados, a existncia do MERCOSUL indica o esforo do Brasil e de seus parceiros de bloco para a insero mais vantajosa da regio na economia mundial globalizada.

( ) Certo

( ) Errado

235 - Q18533 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Interpretao
de texto; )

O texto sugere que a ausncia de mobilidade social e o fraco dinamismo da economia emperram a ampliao do mercado consumidor brasileiro.

( ) Certo

( ) Errado

236 - Q18532 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Interpretao
de texto; )

Depreende-se do texto que programas oficiais de transferncia de renda, dos quais o Bolsa Famlia exemplo, contribuem para a dinamizao da economia brasileira.

( ) Certo

( ) Errado

237 - Q18531 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica;
)

Mencionado no texto, o agronegcio corresponde a um conjunto de atividades econmicas ligadas ao campo que, nos dias de hoje, desempenha importante papel na pauta de exportaes do Brasil.

( ) Certo

( ) Errado

238 - Q18530 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica;
)

O modelo de desenvolvimento econmico adotado pelo Brasil repete, na atualidade, a prtica consagrada no incio da industrializao, ou seja, a concentrao das atividades em poucas regies e em algumas capitais.

( ) Certo

( ) Errado

239 - Q18344 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Em uma inesperada e rara condenao pblica violncia no Tibete e falta de liberdade de imprensa na China, o presidente do Comit Olmpico Internacional classificou como crise as manifestaes populares ocorridas em Londres, Paris e So Francisco, por onde passou a tocha olmpica. Ele deixou claro o desagrado da comunidade esportiva internacional com a

represso ao Tibete e apelou China para que cumpra o compromisso moral de respeitar os direitos humanos. O Parlamento Europeu sugeriu um boicote abertura dos jogos e exortou os lderes dos 27 pases da Unio Europia (UE) a tomar uma deciso conjunta. O Globo, 11/4/2008, capa (com adaptaes Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas ramificaes do tema por ele abordado, julgue os itens subseqentes. Em tempos de globalizao, as disputas esportivas, sobretudo aquelas que envolvem as modalidades de maior apelo popular, tambm se subordinam aos mecanismos da economia de mercado, o que implica altos investimentos, grandes estruturas e possibilidades de lucros expressivos.

( ) Certo

( ) Errado

240 - Q18343 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Os acontecimentos que envolveram a passagem da tocha olmpica pelas diversas cidades mencionadas no texto expressam uma forma de posicionamento poltico de setores da sociedade contempornea em face de determinadas situaes, a exemplo da condenao ao terrorismo e da crtica aos rumos da globalizao e ao desrespeito aos direitos humanos.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 231 - E 240 - C 232 - E 233 - C 234 - C 235 - E 236 - C 237 - C 238 - E 239 - C

Previous 1 2 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Prximo

241 - Q18342 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica;
)

Em uma inesperada e rara condenao pblica violncia no Tibete e falta de liberdade de imprensa na China, o presidente do Comit Olmpico Internacional classificou como crise as manifestaes populares ocorridas em Londres, Paris e So Francisco, por onde passou a tocha olmpica. Ele deixou claro o desagrado da comunidade esportiva internacional com a represso ao Tibete e apelou China para que cumpra o compromisso moral de respeitar os direitos humanos. O Parlamento Europeu sugeriu um boicote abertura dos jogos e exortou os lderes dos 27 pases da Unio Europia (UE) a tomar uma deciso conjunta. O Globo, 11/4/2008, capa (com adaptaes Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas ramificaes do tema por ele abordado, julgue os itens subseqentes. Por ser um bloco bastante homogneo, cujos integrantes se equiparam quanto ao estgio de desenvolvimento econmico e s prticas polticas democrticas, a UE conduz uma poltica externa consensualmente aprovada pelo Parlamento Europeu, cujas decises tm fora de lei e carter impositivo.

( ) Certo

( ) Errado

242 - Q18341 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Sede das Olimpadas de 2008, a China atravessa fase de excepcional crescimento econmico, ampliando seus nveis de consumo e participao no mercado global, ao mesmo tempo em que mantm um regime poltico forte que no se identifica com o modelo ocidental de democracia.

( ) Certo

( ) Errado

243 - Q18340 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Interpretao de
texto; )

Infere-se do texto que, na atualidade, ao contrrio do que ocorria no passado, h indita apropriao poltica de eventos esportivos de grande repercusso junto opinio pblica, como o caso dos Jogos Olmpicos.

( ) Certo

( ) Errado

244 - Q18339 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica;
)

A escalada nos preos dos alimentos diante da forte demanda no mercado mundial mobiliza autoridades em todo o planeta. Desde o ano passado, os preos de alimentos subiram em mdia 40%. Nos ltimos trs anos, a alta foi de 83%. O presidente Lula, na Holanda, disse que necessrio produzir mais em nvel mundial, mas que no se pode culpar o investimento nos biocombustveis pela presso. Segundo ele, o aumento dos preos de alimentos se d pelo fato de "as pessoas pobres estarem comeando a comer" em lugares como China, ndia e Amrica Latina. Para o representante da Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO) no Brasil, a crise mundial de alimentos fruto de ataque especulativo. Jornal do Brasil, 11/4/2008, p. A17 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos significativos do atual panorama da economia mundial, julgue os itens que se seguem. Um exemplo de ataque especulativo que atinge o setor de alimentos, na linha argumentativa utilizada pelo representante da FAO no Brasil, seria a ampliao dos investimentos para a compra de commodities agrcolas.

( ) Certo

( ) Errado

245 - Q18338 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica;
)

Depreende-se das palavras do presidente Lula que o Brasil fez a opo estratgica de ampliar seus espaos no comrcio global mediante o aumento da capacidade brasileira de produzir etanol ainda que s expensas da reduo das reas de plantio de alimentos.

( ) Certo

( ) Errado

246 - Q18337 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica;
)

No atual cenrio mundial, China e ndia se apresentam como pases que emergem vigorosamente na economia mundial, o que prova estar em franco declnio a acentuada competitividade que sempre caracterizou a globalizao.

( ) Certo

( ) Errado

247 - Q18336 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Conhecimentos
Gerais; )

Infere-se do texto que pases ricos, emergentes ou pobres, alm de organismos multilaterais e de especialistas em geral, concordam quanto identificao da causa comum determinante para o quadro de inflao dos alimentos hoje existente no mundo.

( ) Certo

( ) Errado

248 - Q18335 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa / Atualidades / Economia - Poltica;
)

Independentemente das razes que levaram atual escalada nos preos dos alimentos, correto afirmar que da natureza das economias de mercado a majorao do preo de mercadorias quando a demanda por elas maior do que a produo existente.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 241 - E 242 - C 243 - E 244 - C 245 - E 246 - E 247 - E 248 - C

Previous 1 2 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Prximo

Anda mungkin juga menyukai