Anda di halaman 1dari 23

SEMANA 1 EMENTA DA AULA: Administrao Pblica. Administrao Direta e Indireta. Estrutura, composio e princpios.

CONTEDOS: 12Administrao Pblica Brasileira 1.1 Estrutura 1.2 Estrutura setorizada (1, 2 e 3 setores) Administrao Direta 2.1 Conceito 2.2 Princpios 2.3 Composio Administrao Indireta 3.1 Conceito 3.2 Princpios 3.3 Composio

3-

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Compreender a dinmica e estruturao da Administrao Pblica Brasileira, conforme estabelecido pela Constituio de 1988; Identificar os setores que compem a estrutura da Administrao Pblica Brasileira; Solucionar questes que abordem os princpios que regem a atuao da Administrao Direta e Indireta.

CASO CONCRETO (XXXII Concurso para Ingresso Na Classe Inicial da Carreira do Ministrio Pblico) - Iniciado processo de execuo por quantia certa contra o Instituto de Proteo Social Estrela Solitria, autarquia federal, o exeqente requer a citao da executada para efetuar o devido pagamento no prazo legal e a penhora de bens, no caso de no ser aquela providncia adotada tempestivamente. O juiz defere a citao, mas indefere o pedido subseqente de penhora. O exeqente, ento, recorre dessa deciso indeferitria. Indaga-se: a) Merece provimento o recurso do exeqente? b) Foi acertada a deciso que determinou a citao da autarquia? c) Podem Municpios instituir autarquias? Resposta integralmente fundamentada.

QUESTO OBJETIVA (OAB) - Assinale a alternativa CORRETA: a) as entidades da Administrao Indireta so dotadas de personalidade jurdica de direito privado; b) as entidades da Administrao Indireta esto hierarquicamente subordinadas Administrao Direta; c) o rgo pblico pode ser definido como uma unidade, dotada de personalidade jurdica prpria, que rene competncias exercidas por agentes pblicos com a finalidade de expressar a vontade do Estado segundo as definies da ordem jurdica; d) para que o ato de algum seja imputado Administrao Pblica preciso, no mnimo, a aparncia de que o agente est investido de poder jurdico. SEMANA 2 EMENTA DA AULA: Administrao Indireta: Autarquias. CONTEDOS: 1. Introduo. Conceito. Referncias Normativas. 2. Personalidade Jurdica. 3. Criao, Organizao e Extino e Transformao. 4. Forma. 5. Objeto. 6. Espcies. 7. Patrimnio. 8. Prerrogativa Fiscal e Processual. 9. Exceo ao privilgio na execuo. 10. Regime Jurdico Funcional. 11. Justia competente para as causas Judiciais. 12. Atos e Contratos. 13. Responsabilidade Civil. 14. Controle. 15. Dirigentes. 16. Agncias Autrquicas Reguladoras. 17. Agncia Executiva.

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Contextualizar as autarquias no cenrio jus-politico brasileiro; Compreender as peculiaridades do regime jurdico aplicvel s autarquias; Identificar as diversas formas de autarquias, conforme disposto no regime pblico nacional; Solucionar questes relativas s caractersticas autrquicas.

CASO CONCRETO (OAB) A Cmara Legislativa do Municpio de Glorioso promulgou Emenda Lei Orgnica municipal incluindo entre as atribuies privativas da referida Casa Parlamentar escolha e aprovao, por voto secreto, aps argio pblica, dos presidentes de todas as entidades que integram a Administrao Pblica Indireta do Municpio. O Prefeito determina a argio de inconstitucionalidade da Emenda. Analise a constitucionalidade

do referido dispositivo legal, luz dos princpios que regem a atuao da Administrao Pblica Indireta e do regime jurdico das estatais. QUESTO OBJETIVA (OAB FGV) No ente da Administrao Indireta: a) b) c) d) sociedade de economia mista. empresa pblica. agncia reguladora. Secretaria de estado.

SEMANA 3 EMENTA DA AULA: Administrao Indireta: Fundaes e Associaes Pblicas CONTEDOS: 1. Fundaes 1.1. Introduo 1.2. A Polmica sobre a Natureza Jurdica das Fundaes 1.2.1. Conceito no Decreto-Lei n 200/67 1.2.2. O Tratamento da Matria 1.3. Caracterstica Fundamental 1.4. Objeto 1.5. Criao e Extino 1.6. Regime Jurdico 1.6.1. Prerrogativas 1.6.2. Privilgios Tributrios 1.7. Patrimnio 1.8. Pessoal 1.9. Controle 1.9.1. Controle Institucional 1.9.2. Controle do Ministrio Pblico 1.9.3. Controle Judicial 1.10. Foro dos Litgios 1.11. Atos e Contratos 1.12. Responsabilidade Civil Consrcios Pblicos 2.1 Fontes normativas; 2.2 Aspectos introdutrios; 2.3 Associaes Pblicas e Consrcios Pblicos de direito privado; 2.4 Caractersticas; 2.5 Objeto; 2.6 Aes dos consrcios; 2.7 Contrato de programa

2.

2.8 Procedimento; 2.9 Licitao das associaes pblicas. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Contextualizar as Fundaes e as Associaes no cenrio jus-politico brasileiro; Identificar as espcies de fundaes, inclusive diferenciando sua natureza jurdica; Analisar as espcies de Consrcios Pblicos e seus regimes jurdicos; Solucionar questes relativas s caractersticas fundacionais e consorciais.

CASO CONCRETO (OAB - FGV) O Municpio de Passa Quatro aprova lei complementar indicando a rea de sade como apta execuo de suas atividades por intermdio de fundao pblica de direito privado e, na seqncia, aprova a respectiva lei autorizadora de criao da mesma fundao, tudo nos termos do art. 37, XIX CF. Constituda, formalmente, a partir da autorizao legislativa, a fundao pblica de direito privado sobrevm um aviso de que essa mesma fundao estava procedendo contratao direta de profissionais de sade que passariam a integrar seu quadro, sob o regime da CLT. O Ministrio Pblico local instaura inqurito civil para apurar o ocorrido, e obtm do Presidente da Fundao a notcia de que, uma vez que a essa nova espcie organizacional se aplicam as regras prprias do direito privado, no lhe seria exigvel a realizao de concurso pblico. Examine a afirmao do Presidente, luz dos respectivos preceitos constitucionais. QUESTO OBJETIVA (OAB/ Exame Unificado 2010.) Assinale a opo correta acerca das fundaes. A) Fundao Pblica pessoa jurdica instituda por lei para o desempenho de atividade de natureza econmica, de interesse coletivo, mantida com recursos pblicos. B) A fundao pblica decorre da conjuno de esforos entre diversos sujeitos de direito, o que lhe confere a natureza associativa. C) Tanto as fundaes pblicas quanto as autarquias desempenham atividades de interesse coletivo que exigem a atuao de uma entidade estatal, por intermdio da aplicao de prerrogativas prprias do direito pblico. D) possvel o recebimento, pelas fundaes privadas, de incentivos e subsdios oriundos dos cofres pblicos, circunstncia que implicar a incidncia de instrumentos de controle de sua atividade. SEMANA 4

EMENTA DA AULA: Administrao Indireta: Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista Parte I CONTEDOS:

1. Colocao do Tema. 2. Surgimento das Estatais. 3. Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista: suas semelhanas e diferenas. 4. Criao e Extino. Subsidirias. 5. Personalidade Jurdica. 6. Forma de Admisso de Pessoal das Estatais. 7. Texto Mximo remuneratrio. 8. Prerrogativas Fiscais e Processuais. 9. Formao do Capital das Estatais. 10. Atos e Contratos. 11. Contratos e Licitao nas Exploradoras de Atividades Econmicas. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Contextualizar as Estatais no cenrio jus-politico brasileiro; Entender as principais caractersticas do regime jurdico prprio das Estatais; Resolver as questes que versem sobre Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista.

CASO CONCRETO (OAB) O prefeito de um determinado municpio est interessado em descentralizar o servio de limpeza urbana e pretende, para tanto, criar uma empresa pblica. Diante disso, formula consulta jurdica a respeito do regime a ser observado pela estatal em relao aos aspectos abaixo transcritos. Com base no relatado acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Qual o instrumento jurdico necessrio para a instituio de uma empresa pblica? b) Qual o regime de pessoal a ser observado e a respectiva forma de recrutamento e seleo? c) A empresa pblica em questo deve observar limite mximo de remunerao previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituio da Repblica? QUESTO OBJETIVA 1. (ENADE 2009) - A Constituio de 1988 assim dispe:

Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: [...] II - a sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios; [...] Em face dessa norma e de demais normas constitucionais pertinentes, correto concluir que: A) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista devem ser consideradas entidades privadas, desvinculadas da Administrao Pblica. B) Est vedado s empresas pblicas e sociedades de economia mista serem prestadoras de servios pblicos. C) As empresas pblicas e sociedades de economia mista ainda assim se submetem a determinadas regras de direito pblico, como, por exemplo, somente pagarem suas dvidas judiciais mediante precatrios. D) Na ausncia da lei a que se refere o 1, do art. 173, da Constituio, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero explorar atividade econmica. E) O regime de livre concorrncia, decorrente dos princpios constitucionais da ordem econmica, no incompatvel com a explorao direta de atividade econmica pelo Estado. SEMANA 5 EMENTA DA AULA: Administrao Indireta: Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista Parte II CONTEDOS: 1. Alienao na Forma Estatutria. 2. Diferenas da estatal que presta servio pblico da que presta atividade econmica. 3. Falncia das Estatais. 4. Responsabilidade Civil 5. Natureza jurdica dos bens das estatais. 6. Competncia para apreciar as contas das estatais. 7. Penhora e Execuo dos bens. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de:

Entender as diferenas entre as entidades privadas da Administrao Pblica Indireta, seu patrimnio, regime de seu pessoal e sua responsabilidade civil; Solucionar questes que envolvam as Estatais.

CASO CONCRETO (OAB/FGV) - Nos autos de ao de execuo em curso no Juzo da Vara Federal, o Juiz substituto Libhnius expede mandado de intimao e penhora de bens de sociedade de economia mista que explora servio pblico federal de transporte interestadual de passageiros, e, regime de ampla concorrncia, para efeito de garantir a execuo movida por gigantesco banco norte-americano. No cumprimento da ordem judicial, o oficial de justia efetua a penhora sobre todas todos os nibus da frota da estatal, bem como equipamentos utilizados para a manuteno das aludidas viaturas. Contra tal ato constritivo insurge-se o representante jurdico da estatal, alegando que deveria ser citada apenas para responder ao processo, no havendo base para penhora dos bens diretamente afetados execuo do servio pblico em questo, com base no princpio da continuidade do servio pblico (CRFB, art. 37, caput, in fine, Lei 8.987/1995, art. 6 e pargrafo 1). Em rplica, o representante jurdico do Banco alega que a estatal, por estar sujeita aos termos do art. 173, pargrafo 1, inciso II da CRFB, no poderia se opor contrio judicial, devendo os veculos e equipamentos serem praceados, para satisfazer a execuo; que se o constituinte no autorizou qualquer benefcio ou tratamento diferenciado, no poderia o judicirio faz-lo. Como voc se pronunciaria? QUESTO OBJETIVA 1. (CESPE/OAB) Em relao s sociedades de economia mista, pode-se dizer: I - so pessoas jurdicas de direito privado, com participao do Poder Pblico e de particulares no seu capital e na sua administrao. II - quando utilizadas para explorar atividades econmicas, devem operar sob as mesmas normas aplicveis s empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias. III - o seu pessoal no est sujeito contrao mediante prvia aprovao em concurso pblico. Quanto s afirmativas acima: (a) apenas I e II so corretas. (b) apenas I e III so corretas. (c) apenas II e III so corretas (d) todas so corretas SEMANA 6 EMENTA DA AULA: Servios Pblicos Parte I CONTEDOS:

1. 2. 3.

4.

5.

6.

Introduo Conceito Caractersticas 3.1. Sujeito Estatal 3.2. Interesse Coletivo 3.3. Regime de Direito Pblico Classificao 4.1. Servios Delegveis e Indelegveis 4.2. Servios Administrativos e de Utilidade Pblica 4.3. Servios Coletivos e Singulares 4.4. Servios Sociais e Econmicos Titularidade 5.1. Competncia 5.2. Regulamentao 5.3. Controle Princpios 6.1. Princpio da Generalidade 6.2. Princpio da Continuidade 6.3. Princpio da Eficincia 6.4. Princpio da Modicidade

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Compreender a noo de servio pblico como uma das atividades do Estado, a fim de oferecer comodidades e utilidades coletividade; Identificar as modalidades e espcies de servios pblicos existentes, sua titularidade e seus princpios; Resolver questes relativas ao assunto.

CASO CONCRETO (OAB/CESPE) O Prefeito De Caxap-mirim do Norte decidiu aprimorar o sistema de iluminao de vias pblicas da cidade. Para isso, precisou abandonar o plano de construo do futuro e nico Hospital Pblico, j que no haveria verba suficiente para desenvolver os dois projetos. Os moradores ficaram revoltados com a escolha do nico trecho agraciado com os postes de iluminao: o trecho compreendia a sada da estrada principal da regio e a estrada secundria que se dirigia exclusivamente Fazenda do Prefeito, no beneficiando nenhum outro morador da localidade. Pergunta-se: 1) O administrador agiu corretamente? Explique. 2) Ele poderia paralisar uma obra em detrimento da outro hospital em outra regio? Explique. 3) O Poder Judicirio pode evitar a paralisao da primeira obra? Pode evitar a construo da segunda obra? Explique. Fundamente as questes de acordo com a lei, doutrina e jurisprudncia.

QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV) Os servios municipais de calamento se traduzem como: (A) individuais. (B) gerais. (C) administrativos. (D) industriais. (E) prprios. SEMANA 7 EMENTA DA AULA: Servios Pblicos Parte II CONTEDOS: 1. 2. Remunerao Usurios 2.1. Direitos 2.2. Deveres 3. Execuo do Servio 3.1. Execuo Direta 3.2. Execuo Indireta 3.2.1. Noo 3.2.2. Descentralizao 3.2.2.1. Delegao Legal 3.2.2.2. Delegao Negocial: Particulares em Colaborao 4. Novas Formas de Prestao de Servios Pblicos 4.1. Desestatizao e Privatizao 4.2. Gesto Associada 4.3. Regimes de Parceria 4.3.1. Regime de Convnios Administrativos 4.3.2. Regime dos Contratos de Gesto (as Organizaes Sociais) 4.3.3. Gesto por Colaborao (Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico) OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Identificar os usurios dos servios pblicos e a forma de remunerao; Entender a sistemtica de execuo dos servios pblicos, de forma direta e indireta; Perceber a tendncia de aproximar a sociedade organizada do Estado, a fim de conferir-lhe a execuo de alguns servios pblicos no exclusivos.

CASO CONCRETO (OAB/FGV) - Mrio, proprietrio de determinado imvel comercial, recebeu duas faturas, uma no valor de R$ 1.100,00, para pagamento do consumo de gua relativo ao ms de junho de 2009, e outra, no valor de R$ 1.250,00, referente ao consumo do ms de julho do mesmo ano. Desde a aquisio do imvel, em janeiro de 2008, Mrio sempre o manteve fechado, razo pela qual as contas de gua correspondiam s tarifas mnimas, em valor aproximado de R$ 70,00. Inconformado com os valores das faturas recebidas, Mrio ingressou com requerimento administrativo, no qual postulava o reconhecimento da inexistncia do aludido dbito, tendo anexado documentao comprobatria do fato de o imvel ter permanecido fechado durante os meses de junho e julho. A companhia de gua local realizou vistoria no hidrmetro, tendo constatado o seu bom estado de funcionamento, o que fundamentou o indeferimento do pedido administrativo formulado, com a conseqente manuteno do dbito. Com o propsito de obter o reconhecimento da inexistncia de dbito relativo aos meses de junho e julho, Mrio procurou auxlio de profissional da advocacia. Em face dessa situao hipottica, na qualidade de advogado (a) contratado(a) por Mrio, indique, com a devida fundamentao, a medida judicial cabvel ao caso. QUESTO OBJETIVA (OAB/ Exame Unificado 2009.3) A campanha de preveno dengue desenvolvida em todo territrio nacional pelo Ministrio da Sade, inclusive com a utilizao dos populares fumacs, podendo ser classificado como servio pblico A) Social autnomo. B) Uti singuli. C) Social vinculado. D) Uti universi. SEMANA 8 EMENTA DA AULA: Concesses e Permisses de Servios Pblicos Parte I CONTEDOS: 1. Introduo 2. Fontes Normativas 2.1. Fonte Constitucional 2.2. Fonte Infra-Constitucional 3. Concesso dos Servios Pblicos 4. Modalidades 4.1. Concesso de Servio Pblico Simples 4.1.2. Conceito 4.1.3. Objeto 4.2. Concesso de Servio Pblico Precedida de Execuo de Obra Pblica 4.2.1. Nomenclatura 4.2.2. Conceito

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

4.2.3. Objeto Concesses Especiais 4.3.1. Concesses patrocinadas 4.3.2. Concesses administrativas Natureza Jurdica do contrato de concesso Delegao legal e delegao negocial 4.3. Encargos do poder concedente Interveno na prestao do servio pblico Direito de reverso Extino da concesso Mutabilidade

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Compreender a concesso de servio pblico como medida de participao da sociedade na execuo de determinados servios pblicos no exclusivos do Estado; Entender a dinmica contratual das concesses, sua natureza jurdica e modalidades, bem como suas diferenas em relao s permisses.

CASO CONCRETO (OAB/FGV) Lei estadual concede gratuidade no pagamento de pedgio, em rodovia

concedida, aos condutores de motocicleta, sem previso de compensao concessionria. A empresa, inconformada, nega-se ao cumprimento da norma. Deduza argumentos jurdicos em favor da postura da concessionria.
QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV) Conforme dispe a lei geral de concesses, a encampao consiste A) no retorno dos bens pblicos aplicados na execuo do objeto do contrato de concesso ao poder concedente. B) na declarao de extino do contrato de concesso em face da inexecuo total ou parcial do contrato, desde que respeitados o devido processo legal, contraditrio e a ampla defesa. C) na retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. D) No fim do contrato de concesso, por iniciativa do concessionrio, quando houver descumprimento das condies do contrato pelo poder concedente.

SEMANA 9 EMENTA DA AULA: Concesses e Permisses de Servios Pblicos Parte II CONTEDOS: 1. Anlise da responsabilidade civil do Estado em relao s concessionrias de servio pblico 2. Garantias e Obrigaes da concessionria 3.Principais distines temporrias entre os institutos da concesso e permisso de servio pblico 4. Poltica Tarifria 5. Fontes de Receitas Alternativas 6. Equilbrio econmico- financeiro do contrato na concesso e permisso 7. Anlise da controvrsia acerca do Inadimplente do Usurio Posicionamento do STJ 7. Distino da concesso e permisso antes e depois da CF/88 8. Caractersticas que distinguem a permisso da concesso 9. Usurio e poder concedente: atores responsveis pela resciso contratual pelo concessionrio 10. Anlise da controvrsia acerca do Inadimplente do Usurio Controvrsia no STJ. 11. Controle dos Servios Concedidos OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Compreender a poltica tarifria que rege as concesses; Identificar os encargos do concessionrio e do Poder Concedente; Entender as diversas modalidades de extino das concesses de servio pblico e suas peculiaridades.

CASO CONCRETO

(OAB/FGV) Transvia, empresa de grande porte concessionria da explorao de uma das mais importantes rodovias federais, foi surpreendida com a edio de decreto do Presidente da Repblica excluindo as motocicletas da relao de veculos sujeitos ao pagamento de pedgio nas rodovias federais, medida que reduz substancialmente as vantagens legitimamente esperadas pela concessionria. Considerando a situao hipottica narrada, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso.

a) juridicamente possvel que o Poder Concedente estabelea unilateralmente benefcios tarifrios no contemplados originariamente no contrato de concesso? b) A empresa concessionria tem direito a alguma forma de compensao em decorrncia do impacto que o decreto produz na remunerao contratual?
QUESTO OBJETIVA (OAB/Exame unificado) Acerca do regime de cesso e permisso da prestao de servios pblicos, previsto no art. 175 da CF e regulado pela lei n. 8.987/1995, assinale a opo correta a) A subconcesso dos servios pela concessionria contratada pelo poder concedente de livre pactuao. b) A transferncia do controle societrio da concessionria sem prvia anuncia do poder concedente no atinge o contrato de concesso. c) Os contratos relativos concesso de servio Pblico precedido da execuo de obra pblica devero, adicionalmente aos demais requisitos previstos para os outros tipos de concesso, etipular os cronogramas fsico-financeiros de execuo das obras vinculadas concesso. d) O contrato de concesso, por constituir contrato administrativo, no pode submeter-se ao emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas, como, por exemplo, a arbitragem. SEMANA 10 EMENTA DA AULA: Intervenes do Estado na Propriedade Privada Parte I CONTEDOS:

1. 2. 3. 4.

A evoluo do conceito de propriedade como direito A disciplina da propriedade no ordenamento constitucional brasileiro Das modalidades de interveno. Limitaes administrativas. 4.1. Conceito e natureza jurdica. 4.2. Fundamentos. 4.3. Sujeito ativo e passivo 4.4. Distino entre limitao e servido administrativa 5. Indenizao. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de:

Compreender que a Constituio ao mesmo tempo garante o direito de propriedade, contudo limita e condiciona seu uso, gozo e disposio; Identificar os fundamentos que autorizam a interveno estatal na propriedade privada; Entender as diversas caractersticas da servido administrativa, como forma de interveno restritiva do Estado na propriedade privada.

CASO CONCRETO (OAB/FGV) Suponha que chegue ao conhecimento de um Ministro de Estado que Mvio, proprietrio de uma fazenda na regio central do pas, vem utilizando sua propriedade para o cultivo ilegal de plantas psicotrpicas. Diante dessa notcia, a Unio Federal decide desapropriar as terras de Mvio. Com base no relatado acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) juridicamente possvel que a Unio Federal promova a desapropriao sem pagar a Mvio qualquer indenizao? b) Qual seria a destinao do bem desapropriado? c) Poderia o Estado da Federao em que estivessem situadas as glebas desapropri-las para fins de reforma agrria? QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV) A exigncia imposta por lei municipal, determinativa de recuo de certo nmero de metros na construo a ser levantada em terreno urbano, constitui a) limitao administrativa. b) servido predial. c) desapropriao parcial do terreno. d) servido administrativa. SEMANA 11 EMENTA DA AULA: Intervenes do Estado na Propriedade Privada Parte II CONTEDOS: Requisio 1. Conceito e fundamentos. 2. Natureza jurdica e objeto. 3. Sujeitos ativo e passivo. 4. Instituio. 5. Indenizao. 6. Extino Tombamento 1. Colocao do tema e disciplina normativa. 2. Fundamentos e objeto. 3. Sujeitos ativo e passivo. 4. Instituio do tombamento.

5. Espcies. 6. Indenizao. 7. Controle. 8. Cancelamento Ocupao temporria 1. Conceito e fundamentos. 2. Natureza jurdica e objeto. 3. Contedo. 4. Sujeito ativo e passivo. 5. Indenizao. 6. Extino OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Analisar as demais modalidades restritivas de interveno do Estado na propriedade privada, suas caractersticas e natureza jurdica;

CASO CONCRETO (OAB/ FGV) No curso de uma inundao e do aumento elevado das guas dos rios em determinada cidade no interior do Brasil, em razo do expressivo aumento do ndice pluviomtrico em apenas dois dias de chuvas torrenciais, o Poder Pblico municipal ocupou durante o perodo de 10 (dez) dias a propriedade de uma fazenda particular com o objetivo de instalar, de forma provisria, a sede da Prefeitura, do Frum e da Delegacia de Polcia, que foram completamente inundadas pelas chuvas. Diante da hiptese acima narrada, identifique e explicite o instituto de direito administrativo de que se utilizou o Poder Pblico municipal, indicando a respectiva base legal. QUESTO OBJETIVA (OAB) A desapropriao, a ocupao temporria e o tombamento apresentam, respectivamente, as seguintes caractersticas necessrias: A) transferncia compulsria da propriedade; limitao gratuita do imvel particular e proteo dos bens ambientais; B) constituio de servido administrativa; no atribuio de direito indenizao e restrio integral do direito de propriedade; C) atribuir direito indenizao prvia em dinheiro; constituir prerrogativa exclusiva da Administrao Pblica direta e conferir direito indenizao; D) gerar a perda do bem pelo particular; afetar a exclusividade do direito de propriedade do particular e impor restries ao exerccio pleno do direito de propriedade pelos prdios vizinhos. SEMANA 12 EMENTA DA AULA: Desapropriao Parte I

CONTEDOS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Consideraes iniciais. O direito de propriedade. Natureza jurdica e forma de aquisio. Os condicionamentos constitucionais da desapropriao. Bens suscetveis de desapropriao. Competncia para legislar, decretar e promover a desapropriao. Fases da desapropriao. Efeitos/conseqncias de decreto expropriatrio. Controle judicial. Interveno do Ministrio Pblico.

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Compreender o procedimento e as vrias questes conflitantes que regem a atuao estatal no que diz respeito a interveno supressiva da desapropriao.

CASO CONCRETO (OAB) Uma determinada Prefeitura Municipal X publicou edital declarando de utilidade pblica para fins de desapropriao o imvel sito naquela cidade. Poucos dias aps a publicao do edital, o proprietrio do referido imvel requer licena para proceder a edificao no terreno, tendo sido negada a licena sob o argumento de que a pretendida construo oneraria o Errio no momento do pagamento da indenizao. Qual a sua opinio a respeito? QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV) Assinale a alternativa correta sobre desapropriao: A) somente realizada pela via judicial; B) a desapropriao por utilidade pblica realizada quando o decreto expropriatrio publicado no Dirio Oficial, tendo por fim promover a justa distribuio de terras no produtivas; C) a desapropriao por utilidade pblica justificada para assegurar que a propriedade cumpra sua funo social, transferindo, mediante pagamento prvio e em dinheiro, a propriedade para o domnio pblico, possibilitando a reforma agrria; D) pode ocorrer pela via administrativa. SEMANA 13 EMENTA DA AULA: Desapropriao Parte II

CONTEDOS:

Imisso Provisria na Posse. 1. Introduo, conceito e fundamento. 2. Contedo. 3. Requisitos. 4. Espcies. Indenizao na Desapropriao. 1. Natureza jurdica da indenizao na desapropriao. 2. Procedimento administrativo e indenizao consensual. 3. Contencioso judicial. 4. Parcelas da indenizao expropriatria.

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Entender as vrias modalidades de desapropriao, bem como suas bases normativas e sua utilizao como medida de punio pelo uso inadequado da propriedade privada; Compreender o procedimento expropriatrio e suas fases.

CASO CONCRETO

(OAB) Em sede judicial, a Administrao prope ao para desapropriao de determinado imvel. Examinado o pedido, foi esse julgado procedente, fixando-se o valor devido e os consectrios legais. Transitou a sentena em julgado. Em fase de execuo, foi o depsito efetuado, sendo deferido o levantamento da quantia pelos expropriados.Decorridos 11 meses do depsito e 2 meses do levantamento, entendeu o Municpio pela revogao do Decreto expropriatrio, requerendo a desistncia em juzo. Aduz a Administrao ser tempestivo tal pedido, j que, apesar de efetuado o pagamento, o mesmo ainda no se integralizara, pois pendente estava a complementao relativa correo monetria. Dever ser homologado o pedido de desistncia? Fundamente. QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV) No que concerne desapropriao, a imisso provisria na posse de um imvel particular por parte de um determinado municpio : a) somente poder ser feita no prprio ato expropriatrio. e desde que tenha por objeto prdio urbano residencial;

b) dever ser requerida exclusivamente na esfera administrativa, desde que se deposite previamente o valor da indenizao; c) dever ocorrer no prazo de 120 dias, prorrogvel por igual perodo, contados da data do depsito em juzo da indenizao prvia, justa e em dinheiro; d) somente ocorrer aps a citao do ru e mediante o depsito integral do preo fixado pericialmente; e) depende, dentre outros requisitos, da declarao de urgncia de parte do expropriante, que no poder ser renovada. SEMANA 14 EMENTA DA AULA: Desapropriao Parte III CONTEDOS:

Direito de Extenso. 1. Definio. 2. Pressupostos. 3. Fundamento. 4. Momento da alegao. 5. Conseqncias. Desapropriao Indireta ou Apossamento Administrativo. 1. Da ao na desapropriao indireta. 2. Aes correlatas. 3. Transferncia da propriedade. 4. Prescrio. Desistncia da Desapropriao. Retrocesso. 1. Correntes doutrinrias. 2. A utilizao do bem expropriado. Casos Especiais da Desapropriao. 1. Desapropriao por rea contgua. 2. Desapropriao por zona. 3. Desapropriao para fins de reforma agrria. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Compreender as formas de extino da desapropriao, quer seja por vontade estatal, quer seja por irregularidade no procedimento; Analisar a retrocesso, sua natureza jurdica; o direito de extenso e as formas de tredestinao.

CASO CONCRETO

(OAB/FGV) O Poder Executivo municipal da cidade X resolve, aps longos debates pblicos com representantes de associaes de moradores, editar um decreto de desapropriao de uma determinada rea urbana, a fim de atender s exigncias antigas da comunidade local dos Pontinhos, que ansiava pela construo de um hospital pblico na regio. Entretanto, outra comunidade de moradores do mesmo municpio X, localizada a 10 km da primeira comunidade acima citada e denominada Matinhos, resolve ajuizar mandado de segurana coletivo contra o ato (decreto expropriatrio) praticado pelo Prefeito. A comunidade de Matinhos devidamente representada pela respectiva associao de moradores, constituda h pelo menos cinco anos e em funcionamento. A ao judicial coletiva objetiva, em sede liminar e de forma definitiva, sob pena de multa, a decretao de nulidade do decreto de desapropriao e a determinao de que o hospital seja imediatamente construdo na localidade de Matinhos. Argumenta a associao, ora autora da ao coletiva, que em sua campanha poltica o Prefeito prometeu a construo de um hospital na localidade de Matinhos e que, por razes de convenincia e oportunidade, o Poder Executivo municipal no deveria construir o hospital na localidade de Pontinhos, pois l j existe um hospital pblico federal em funcionamento, enquanto na localidade de Matinhos no h qualquer hospital. Diante da situao acima narrada e ao considerar que o decreto de desapropriao foi editado de forma vlida e legal, sem qualquer vcio de legalidade, explicite a possibilidade ou no de: a) anulao do ato administrativo de desapropriao pelo Poder Judicirio; b) determinao judicial de que o Prefeito deva construir o hospital na regio de Matinhos. QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV) Acerca da desapropriao, assinale a opo correta: A) Desapropriao indireta o fato administrativo por meio do qual o estado se apropria de bem particular, sem a observncia dos requisitos da declarao e da indenizao prvia. B) Na desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria, sero indenizadas por ttulo da dvida pblica no apenas a terra nua, mas tambm as benfeitorias teis e necessrias, sendo que as voluptuosas no sero indenizadas. C) Os bens pblicos no podem ser desapropriados. D) Na desapropriao por zona, devem ser includos os imveis contguos ao imvel desapropriado, necessrios ao desenvolvimento da obra a que se destina.

SEMANA 15 EMENTA DA AULA: Atuao do Estado no Domnio Econmico CONTEDOS: 1. Introduo 1.1. O Liberalismo Econmico 1.2. Modelo Interventivo 1.3. Constitucionalizao Normativa 1.4. Quadro Normativo Ordem Econmica 2.1. Fundamentos 2.1.1. Valorizao do Trabalho Humano 2.1.2. Liberdade de Iniciativa 2.2. Princpios Formas de Atuao do Estado Estado Regulador 4.1. Sentido 4.2. Natureza da Atuao 4.3. Competncias 4.4. Represso ao Abuso do Poder Econmico 4.4.1. Sentido 4.4.2. Formas de Abuso 4.4.3. Trustes, Cartis e Dumping 4.4.4. Normas e Meios Repressivos 4.5. Controle do Abastecimento 4.6. Tabelamento de Preos 4.7. Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Estado Executor 5.1. Formas 5.2. Explorao Direta 5.2.1. Regra Geral 5.2.2. Pressupostos 5.3. Explorao Indireta 5.3.1. Sentido 5.3.2. As Empresas do Estado 5.3.3. Regime Jurdico 5.3.4. Privilgios Fiscais Monoplio Estatal 6.1. Sentido 6.2. Natureza Jurdica 6.3. Monoplio e Privilgio

2.

3. 4.

5.

6.

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno dever ser capaz de: Compreender os princpios que autorizam e justificam a atuao do Estado no domnio econmico; Analisar as modalidades de atuao do Estado, bem como o alcance do monoplio estatal preconizado pela Constituio; Solucionar questes de concurso pblico e prova de qualificao da OAB sobre este tema.

CASO CONCRETO (OAB) Prefeito de certa municipalidade deseja saber se possui competncia para, em sua esfera, legislar sobre o Domnio Econmico. Desta forma o Prefeito espera, de voc, assessor jurdico, que elabore um parecer sobre o assunto para que possa ou no encaminhar projeto de lei sobre este assunto para a Cmara Municipal. Elabore o parecer sem se preocupar com as formalidades QUESTO OBJETIVA (PROCURADOR PE 2009) - Acerca da interveno do Estado no domnio econmico e dos princpios constitucionais da ordem econmica, assinale a opo correta. A) Constitui princpio geral da atividade econmica o tratamento privilegiado para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras, que tenham sua administrao em outro pas, desde que a sede seja no Brasil. B) O ordenamento jurdico nacional consagra uma economia descentralizada, de mercado, sujeita atuao excepcional do Estado apenas em carter normativo e regulador. C) A contribuio de interveno no domnio econmico tem por fundamento o exerccio, pelo Estado, de sua competncia para regular a ordem econmica, razo pela qual no possui natureza jurdica tributria. D) assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nas hipteses exigidas pela lei. E) O Estado no pode intervir no domnio econmico para exercer funo de fiscalizao e planejamento no setor privado, sob pena de afronta ao modelo capitalista de produo, fundado no princpio da livre iniciativa.

Anda mungkin juga menyukai