Anda di halaman 1dari 2

Tema 1 Economia e Direito: uma proposta de reflexo para o desenvolvimento econmico. O coador da indstria (1860-1929). 1.

. As primeiras mercadorias, incipincia industrial e mercado industrial (acar, cacau, borracha, charque, couro, erva mate e caf). -> objetivo tanto para sustentar o prprio povo, mas tambm para exportar para outros pases com intuito econmico. 2. A estrutura da escravido e a mudana para locao de mo de obra (imigrantes). A ponte de Vargas (1930 1954). 1. O contexto das guerras e a reconstruo da Europa. -> O projeto moderno de modernizao industrial tinha nas colnias a fora motriz, a mo de obra e o trabalho para garantir o seu desenvolvimento pleno, ou seja, o regime era a fora e isso espelhou para a modernizao. 2. O mercado americano (excesso de oferta) e a produo europeia comprometida. 3. Necessidade de mudana na estrutura econmica. Planejamento no Brasil 1. Eixos na indstria (siderrgica, Petrleo (Petrobrs), Qumica (soda), Minrios (Vale)). A primeira base produtiva no estado brasileiro para as empresas estatais, no qual houve uma conformao ou um impulso na economia brasileira, e com isso, nasce o nacionalismo econmico. Anteriormente houve as indstrias nacionais (estatizadas) para posteriormente criar as empresas particulares (privadas). Planos econmicos 1. Financiamento publico do capitalismo brasileiro (capitalismo de Estado). 2. Plano Quiqueral (J.K). 3. Plano de metas (Joo Goulart) -> Reformas Base (educao), Reforma Agrria, Desenvolvimento infraestrutural. 4. Coalizo Poltica (empresariado nacional, sindicatos).

Milagre econmico e crise do petrleo 1. O Brasil, no incio dos anos 70, ter capital para investimento. O problema estaria na utilizao do referido capital. Em decorrncia da crise do Petrleo e do modelo econmico escolhido, o Brasil ficar mais uma vez, dependente do capital internacional. Ter que recorrer ao FMI. Est endividado nos prximas dcadas. Consequncias para os anos 80 e 90 1. A dcada de 80 ser conhecida como a dcada perdida dada a estagnao econmica em que o pas se encontrava. 2. O Direito (os direitos) nos anos 70 e 80 sofrer um golpe no que tange a possibilidade de proteo social, que estar sendo constituda, mas no ainda implementada. O porte alto ser a Constituio de 1988 e a entrada dos Direitos sociais. Anos 80: Dcada perdida 1. Conjuntura internacional: Estados Unidos e Inglaterra ideologia -> no h alternativa. 2. Inflao alta e instabilidade da moeda brasileira. Deve ser resolvida a curto prazo. 3. Instituio do processo de desenvolvimento nacional para projeto setorizado de desenvolvimento (polticas pblicas). 4. Papel do Estado enfraquecido e substitudo pela sociedade civil. Anos 90: privatizaes e desemprego estrutural 1. Reforma do Estado. 2. Conceitos de administrao privada na pblica (documentos, gesto, resultados, competncias). Anos 2000: Reforma do crescimento? 1. Poltica de transferncia de renda (Bolsa Famlia, Minha Casa Minha Vida). 2. Valorizao das commodities. 3. Minrios de ferro Direito econmico: resultado das referidas processos, em especial a inspeo de conceitos de administrao e da concorrncia valorizando do Direito. Principais temas: a) Agncias reguladoras b) Constituio e Ordem Econmica c) Proteo da concorrncia/ lei anti-triste. d) Monoplios Estatais e) Parcerias pblico/privada f) Direito Penal Econmico/ Direito Administrativo Econmico. Ordem Econmica (170 e SS da CF 1988)

Processo de substituio de importaes. 1. A partir da necessidade do estabelecimento de uma indstria, a competividade para ocupao de mercados traz consigo a responsabilidade de reproduo do sistema capitalista. A industrializao, em breve, necessitaria de um novo ciclo. Capital associado 1. A segunda industrializao no contar, dada velocidade para implementao, com o capital oriundo do fundo publico de uma poltica que incentiva a entrada de capital estrangeiro. O Capital associado (capital nacional + capital estrangeiro) financiar a industrializao.

1. Livre iniciativa 2. Propriedade privada 3. Soberania nacional 4. Funo Social da propriedade 5. Defesa do consumidor 6. Plano de emprego * 7. Combate desigualdade regional e social * 8. Tratamento diferenciado a meio a pequena empresa * 9. Defesa do meio ambiente (sustentabilidade). Ordem Econmica (CF/1988 Arts.170 192) Princpios gerais da Atividade Econmica (princpios vetores limitadores e direcionadores). a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) Valorizao do trabalho e livre iniciativa. Liberdade de exerccio das atividades econmicas. Vida digna. Soberania nacional (para alguns autores, este um dos princpios mais importantes). Justia social. Livre Concorrncia. Propriedade privada e funo social da propriedade. Plano econmico. Defesa do meio ambiente. Defesa do consumidor. Reduo das desigualdades regionais e sociais. Tratamento diferenciado para empresas de pequeno porte.

Controle de abastecimento: de competncia exclusiva da Unio, atravs de Lei Delegada, o Estado realiza o controle de abastecimento para assegurar a livre distribuio de produtos essenciais ao consumo da populao a preos compatveis. O tabelamento de preos consiste na fixao e controle de privados, pelo Poder Publico, visando garantir a proteo dos consumidores na aquisio de bens e servios por valores mais compatveis com a realidade econmica. IMPORTANTE PARA A PROVA (5 questes discursivas) 1. (1808 1889) - ABERTURA DOS PORTOS DE D. JOO VI AT PROCLAMAO DA REPBLICA: Qual o modo de produo da economia brasileira? (escravocrata) Sua essncia era a economia escravocrata, mais tarde alimentada pelos amontoados de imigrantes, dada a alta demanda na lida rural. Quais as principais mercadorias exportadas? (acar, borracha, mate, cacau, charque e caf) Regio amaznica: borracha; Nordeste: acar e algodo; Bahia: cacau e fumo; Paran: erva-mate; Rio Grande do Sul: charque e couro; So Paulo e Rio de Janeiro: caf. O regime poltico influenciava na questo econmica? Imprio e, mais tarde, Repblica. A conjuntura da Constituio de 1891 expressa que modelo econmico? Economia agrrio-exportadora. Transao de importao e exportao de mercadorias impostos cobrados era a sustentao do Imprio, depois da Repblica, em seu incio. A mais importante mercadoria exportvel, o caf ganhava destaque; metade da produo industrial era brasileira. A industrializao, por sua vez, ia a passos midos, mantendo a produo que satisfizessem as necessidades prementes dos trabalhadores e, em nvel muito baixo de qualidade. Existiu liberalismo brasileiro? (prof. acha que existiu forte, e se existiu nesse perodo). Era fase bastante prematura do desenvolvimento industrial brasileiro, e neste aspecto foi nesse momento em que vivenciou-se o liberalismo no Brasil, vez que os latifundirios, sem qualquer interveno estatal na economia, podiam, se lhe aprouvessem, criar suas fabriquetas e investir os valores que necessitavam para o desenvolvimento deste feito. No entanto, aqui, ainda havia certo estmulo do Estado. Antes, porm, com a produo agrcola e, principalmente cafeeira, que ganhava progresso, havia total desorientao governamental. Em verdade, os produtores do caf se amontoavam cada vez mais, na esperana de lucrar. E s se lembravam que a crise externa atacava a interna, quando a superproduo gerava excedente e nem um ou outro produtor angariava com a sua colheita. Diante desse desolado cenrio econmico que os prprios latifundirios angariaram planejamento por meio de interveno governamental. Texto: Silveira Filho.

Interveno do Estado na Ordem Econmica Conceito a atuao do Estado na ordem Econmica apenas se apresenta legtima para proteger os princpios Constitucionalmente estabelecidos e corrigir os distrbios que passam afetar a ordem econmica como monoplios, cartis e trustes. Para DIOGENES GASPARIN trata-se de todo ato ou medida legal que restringe, condiciona ou suprime a iniciativa privada em dada rea econmica, em beneficio do desenvolvimento nacional e da justia social, assegurados os direitos e garantias industriais. Modalidades de interveno 1. Monoplio Estatal 2. Represso do abuso econmico 3. Controle de abastecimento 4. Tabelamento de preos. Monoplio Estatal: o monoplio consiste em exclusivamente na prestao de certa atividade ou favorecimento de determinado bem. O monoplio Estatal se d quando ocorre suspenso de uma atividade do regime da iniciativa privada imposta pelo Estado, em beneficio do interesse coletivo. Represso de abuso econmico: ocorre quando, (art.173, Pargrafo 4 CFR/1988), o Estado estabelece mecanismos de represso ao abuso do poder econmico que vise: a) Dominao de mercados b) Eliminao da concorrncia c) Aumento arbitrrio de preos.

2. (1889 1930) - REPBLICA VELHA Como funcionava economicamente a Repblica Velha? Nesta fase, o governo era mais ativo diante das nuances econmicas: comprava excedentes, angariava emprstimos externos, cobrava impostos sobre a exportao para arcar com os emprstimos e suprimia a expanso das fazendas cafeeiras. Todas essas polticas eram mantenedoras da economia nacional. Com a segurana do setor que alguns latifundirios sentiram-se tentados a investir na indstria. O que era a denominada poltica do caf com leite? poca os grandes fazendeiros se confundiam com as autoridades governamentais; eram, em geral, quem comandava e determinava as polticas no pas. Como para o interior da nao, havia muito pouco movimento, at pela falta de transporte, as principais atividades se concentravam entre So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Rio, estava sediada a capital brasileira e, junto com So Paulo, formavam a cadeia dos maiores produtores de caf. Em Minas estavam os grandes produtores de gado leiteiro, sendo, portanto, estes os principais mandatrios da poltica brasileira. Qual crise projetou a necessidade do processo ou da substituio de importaes? Foi a crise de 1929, pois os grandes importadores do commoditties brasileiros eram os EUA e a Europa. A Europa, antes desta data, tentava se reerguer com as perdas da Primeira Guerra Mundial e os EUA muito se aproveitou dessa fragilidade, produzindo aos montes e vendendo quele continente. Assim, sua indstria se desenvolveu, a tecnologia cresceu e as empresas eram valoradas em papel aes, que borbulhavam de interessados. No entanto, a Europa conseguiu se reerguer e passou a no necessitar mais da oferta americana, o que fez com que quebrassem varias empresas naquele pas, tornasse muitos trabalhadores em desempregados e o excesso de produo foi armazenado sem haver quem a comprasse. Assim, os EUA deixaram de ver no Brasil um exportador, pois que lhe faltava possibilidade de compra. O Brasil, assim, teve que obter ajuda do governo em decorrente do excedente produtivo do caf, em especial, pois no havia planejamento interno para as crises. Portanto, foi necessrio estancar as importaes de alguns produtos com tributos altos, buscando incentivar as pequenas fabriquetas brasileiras, no intuito maior de subsistncia da populao interna. O que significa a expresso Capitalismo de Estado? Esta expresso quer dar nfase atuao estatal brasileira, altamente intervencionista, no processo de desenvolvimento do capitalismo no pas. Pois, foi o prprio Estado que teve que criar as possibilidades propcias aos investidores internos. Quais as condies estruturais (econmicas) da primeira industrializao brasileira? So muito precrias. Indstrias que produziam pouco e sem qualidade, apenas para abastecer o mercado interno, carente de qualquer tecnologia sua disposio. Grande problema eram as indstrias de base (energia, ao, combustvel, etc), que em sua ausncia, s prejudicavam o desenvolvimento dessas pequenas indstrias.

CNA Companhia Nacional de lcalis, CSN Companhia Siderrgica Nacional, CVRD Companhia Vale do Rio Doce, DOCENAVE. - Departamento de bens intermedirios. Qual o regime poltico adotado? Era o regime ditatorial, de cunho nacionalista progressista. Preparao do Estado para a indstria de base na segunda gesto de Vargas, em 1954, poca em que foi eleito democraticamente. Qual principal legislao ou principais legislaes sociais entram em vigor nesse perodo? (texto: CF 88...) Iniciada em 1930 e at meados dos anos 60, surgem leis que criam rgos importantes que vo gerir as polticas sociais e garantias trabalhistas. Houve avanos, em especial, na rea da sade e da educao, com expanso do atendimento populacional nestas reas. Os principais marcos legislativos no perodo foram: criao do Ministrio do Trabalho, responsvel pela Previdncia Social, criao do Salrio Mnimo, CLT, 1 Estatuto Consolidado dos Servidores Pblicos (tratando de Previdncia), criao do Instituto dos Servios Sociais do Brasil. Quais as consequncias dessa legislao no Estado brasileiro? Consequencialmente, a sociedade moldou-se em critrios de incluso e excluso, a partir do acesso ou no aos servios sociais ofertados. No havia viso de universalizao dos recursos como hoje h por intermdio da Constituio de 88. Alm disso, a implementao dessas aes deveu-se, tambm, a interesses polticos. Qual o principal interesse nacional na construo e planejamento da Petrobras? Esta s progrediu a partir do segundo governo de Vargas, coma finalidade de suprir a grande indstria de energia abundante. Era obter combustvel para abastecer as indstrias internas, dando a elas subsdios para que progredissem em suas pesquisas e desenvolvimento de produtos e formas de produo.

3. (1930 1954) Quais foram as principais indstrias estatais criadas nesse perodo?

4. (1954 1963) Por que o referido perodo considerado o perodo do planejamento brasileiro? Porque antes da Era Vargas, nada havia sido planejado, as crises que instigaram o futuro andar de uma carruagem mais cuidado com os percalos do caminho de pedras que a produo agrcola brasileira tinha que trilhar. A Era Vargas instituiu/praticou essa ideia, mas no havia um plano efetivo, pensado precedentemente s decises praticadas. Com a entrada de JK, aps Getlio, implantou-se o Plano de Metas, este que queria empreender o crescimento brasileiro, por meio de maior planejamento e com eficcia. Vargas j havia dotado o pas de alguns subsdios para tanto como, por exemplo, a criao do IBGE que iniciou o mapeamento das regies brasileiras, informaes capazes de mudanas profundas se bem utilizadas. Com JK, instituram-se polticas de manuteno de bases para a garantia de crescimento brasileiro atravs da instalao de empresas estrangeiras no territrio nacional, que com os benefcios ofertados eram estimuladas a produzirem arrojados produtos com a facilidade da produo ptria de bens de capital. Depois de JK, vieram Jnio Quadros e Jango, ambos com objetivo de corrigir o endividamento de JK, porm, na ausncia de planos a serem implementados.

((Era colocado em prtica o Plano de Metas. Era uma poltica financiada pelo capital internacional. Sem precedentes, JK, o pioneiro deste regime, lana mo dos investimentos externos e constri montante da dvida externa brasileira, em prol do desenvolvimento interno da ambiente cada vez mais propcio ao desenvolvimento. Depois das industrias de base, surgiu a necessidade de sua consolidao. A Petrobrs substituiu a importao de combustveis lquidos, por exemplo, e as estradas foram sendo pavimentadas no sentido de auxiliar o carregamento de produtos em todo o territrio nacional. Mas, para isso, um projeto audacioso e muito criticado teve de ser implementado a construo de Braslia que magnetizaria as ligaes entre os pontos nacionais.)) Quais os principais planos de governo e em que consistia cada um? JK Plano de metas. Jnio Quadros no via benefcios do governo anterior, s os pontos negativos absorvidos corrupo, endividamento e inflao. Sua meta, embora no planejada, era atacar estes pontos; mas, no apresentava plano que pudesse substituir o de Metas e ainda pleiteava mormente por um retrocesso descabido, de estmulo s exportaes primrias. Por isso, o ritmo de crescimento caiu e a inflao teve altos ndices. Pagamento de dvidas em troca de recesso, esse era custo. Joo Goulart tambm no tinha plano estruturado, mas substituiu Jnio aps sua renncia (apenas 7 meses no poder). Era antigo dissidente dos latifundirios, fazendeiro. Mas, no logrou xito em acatar as ideias por demais conservadoras de seus comparsas burgueses, ao invs possua certo instinto social, de tendncia esquerdista. Optou por um capitalismo nacional, tomando medidas de carter popular, querendo colocar ordem na industria brasileira, diminuindo os benefcios do capital estrangeiro. Ele, em geral, contrariava a tica latifundiria, mas sem embasamento planificado. Foi o que motivou o Golpe de 64. 5. (1964 1973) Por que dentro desse perodo acontece o milagre econmico? O que ficou conhecido como capital associado? Qual a principal diferena entre o modelo econmico antes da ditadura militar e na ditadura militar? (pergunta muito importante) Quais as consequncias positivas do milagre econmico? E quais as consequncias negativas? (pois, Brasil ficar endividado) Quais as principais razes da dvida externa brasileira? (PERGUNTA CABVEL EM QUALQUER ITEM) Essa tira e substituda pela 10. Portanto, esse tema no cai.

6. (1974 1985) Quais as principais consequncias da economia brasileira das decises dos anos 70? (inflao) 7. (Anos 2000) RETORNO DE UMA ECONOMIA DESENVOLVIMENTISTA? Ou no, endivida-se mais o Brasil? Quais os principais eixos das polticas de transferncia de renda (fome zero, bolsa escola, bolsa famlia, minha casa minha vida)? 8. Os princpios constitucionais da ordem econmica (art. 170, CRFB) Eros Grau, Jos Afonso da Silva (8 princpios), Barroso (11), etc. Dizer em quem se baseou para responder.

Anda mungkin juga menyukai