Anda di halaman 1dari 2

LISTA DE EXERCCIOS L1 AES E SEGURANA 2011 1.0 Responda as questes abaixo: a) possvel projetar uma estrutura totalmente segura?

ura? Justifique b) Qual a principal crtica quanto ao uso de mtodos semi-probabilstico na verificao da segurana das estruturas? c) Quais so as formas tpicas de ocorrncia dos estados limites ltimos e dos estados limites de servio em uma estrutura de ao? d) Como se classificam as aes em estruturas segundo a NBR 8800:2008? e) Caracterize as combinaes ltimas e as combinaes de servio. f) Diferencie os termos valor caracterstico, valor reduzido e valor de clculo de uma ao. g) Qual o papel dos fatores de combinao 0, 1 e 2 nas expresses de combinao de aes apresentadas pela NBR 8800:2008? h) Qual o papel dos coeficientes de ponderao das aes e das resistncias? i) O que diferencia uma combinao ltima especial de uma combinao ltima excepcional? 2.0 - Determine as combinaes crticas e as respectivas solicitaes mximas, considerando o estado limite ltimo, para as seguintes aes: ao permanente diretas: Ng1 = +20,0 kN (peso prprio de elementos metlicos) Ng2 = +15,0 kN (peso prprio de elementos construtivos em geral) Ng3 = +12,5 kN (recalque do apoio) aes variveis: Nq1 = +60,0 kN (equipamento 1 leve, cujo funcionamento caracterizado por movimentos rotativos) Nq2 = +25,0 kN (equipamento 2 leve, cujo funcionamento caracterizado por movimentos alternados) Nq3 = -45,0 kN (vento 1) Nq4 = +28,0 kN (vento 2) Obs.: As aes de vento no so simultneas 3.0 Determine as combinaes crticas e as respectivas solicitaes mximas no pilar de um edifcio industrial que est submetido s seguintes aes: ao permanente: Ng = +250 kN (peso prprio de elementos metlicos) aes variveis: Nq1 = +500 kN (ponte rolante 1 comandada de uma cabine) Nq2 = +200 kN (ponte rolante 2 comandada por controle remoto) Nq3 = +250 kN (vento 1) Nq4 = -600 kN (vento 2) Nq5 = -75 kN (variao de temperatura) Obs.: As aes de vento no so simultneas 4.0 Uma viga de piso de 8 metros de vo, biapoiada, de um edifcio comercial est submetida s seguintes aes: Peso prprio da viga metlica soldada (VS 550 X 64), onde a rea da seo transversal igual a 81 cm. Peso prprio da laje pr-moldada = 1,6 kN/m Peso prprio de uma parede de tijolos furados com 2,95 m de altura e 15 cm de espessura acabada (12 cm do tijolo e 1,5 cm de revestimento de cimento e areia em cada face) ao longo de toda a viga; Sobrecarga considerando a sala de leitura, de uma biblioteca, em uma das lajes (Vo da laje 8m) que se apia sobre a viga; Sobrecarga considerando a laje (Vo da laje 8m) de uma sala de escritrio de uso geral, que se apia sobre a viga.

Pede-se: a) Determinar os mximos esforos de clculo na viga, considerando os estados limites ltimos; b) Determinar a combinao mais desfavorvel e o valor de F ser, considerando o estado limite de servio; c) Qual o valor do deslocamento mximo (flecha) requerido para este caso? 5.0 Considere a torre para um reservatrio elevado mostrada na figura, cujas aes esto representadas no plano da figura. Pede-se: a) Os mximos esforos de clculo nos pilares da torre de sustentao do reservatrio; b) Os mximos esforos de clculo nos chumbadores que fazem a ligao dos pilares fundao. Dados: G = 23,5 kN (peso prprio da estrutura, toda metlica) Q = 175 kN (peso do lquido armazenado no reservatrio na sua capacidade mxima) W = 25 kN (vento, podendo agir em sentidos opostos, no simultneo) L=6m h=8m

Anda mungkin juga menyukai