Anda di halaman 1dari 35

Mtodos Qualitativos de Pesquisa

Profa. Carolina Portugal Aula 1 Introduo Pesquisa Qualitativa

Metodologia Qualitativa
A pesquisa qualitativa so comumente usadas quando o cientista est interessado em obter conhecimento rico e detalhado sobre um fenmeno especfico.

Metodologia Qualitativa
um mtodo no qual no se busca estudar o fenmeno em si, mas entender seu significado individual ou coletivo para a vida das pessoas

Mtodo qualitativo
No o estudo direto do fenmeno que interessa aos pesquisadores, mas o significado de tal fenmeno para aqueles que o vivenciam. Ou seja, na pesquisa qualitativa o pesquisador que ir alm de entender aspectos quantitativos de um fenmeno, mas saber o porqu deste ocorrer, o como ele ocorre ou se manifesta. No se est preocupado em ver a regularidade de um fenmeno, uma observao, para toda uma populao, mas o porqu e como este importante para determinados indivduos selecionados

Caractersticas do Mtodo Qualitativo


Interesse do pesquisador pelo significado das coisas (fenmenos, manifestaes, ocorrncias, fatos, eventos, ideias, sentimentos) O ambiente natural do sujeito inequivocamente o campo onde ocorrer a observao sem o controle da varivel. O pesquisador o prprio instrumento de pesquisa, usando diretamente seus rgos do sentido para apreender os objetos em estudo

Caractersticas do Mtodo Qualitativo


O mtodo tem maior fora no rigor da validade dos dados coletados, j que a observao dos sujeitos pode ser acurada e sua escuta em entrevistas, grupos focais etc., por ser em profundidade, tendem a levar o pesquisador bem prximo a essncia da questo em estudo; Se a generalizao no possvel com os resultados obtidos, ela se torna possvel a partir dos pressupostos iniciais revistos, ou melhor, dos conceitos construdos ou conhecimentos originais produzidos.

Mtodos Qualitativos
Observao direta
Participante
Pesquisa Ao Pesquisa Etnogrfica

No participante

Entrevistas
Individuais Em grupo / grupos focais

Mtodos Qualitativos versus Mtodos Quantitativos


As pesquisas quantitativas lidam com nmeros, usam modelos estatsticos para explicar os dados ; As pesquisas qualitativas evitam nmeros, lidam com interpretaes das realidades sociais
Trata-se de uma pesquisa no numrica.

Mtodos Qualitativos versus Mtodos Quantitativos


Os mtodos qualitativos no so metodologias alternativas mtodos quantitativos. So metodologias complementares So formas de responder a outros tipos de questo no formuladas por mtodos quantitativos.

Mtodos Qualitativos versus Mtodos Quantitativos


A maior parte das pesquisas quantitativas est centrada ao redor de levantamento de dados (survey) e de questionrios e so apoiados por programas estatsticos. J as pesquisas qualitativas so realizadas para se verificar informaes que o levantamento, por exemplo, no consegue captar. H programas de anlise de contedo que podem auxiliar na interpretao das entrevistas e grupos focais, mas, so menos usados que programas estatsticos

Mtodos Qualitativos versus Mtodos Quantitativos


A finalidade real das pesquisas qualitativas no contar opinies ou pessoas (apesar de poderem fazer isso), mas explorar o espectro de opinies, as diferentes representaes sobre o assunto em questo. Nos mtodos qualitativos o no dito to importante quanto o dito.

Mtodos Qualitativos versus Mtodos Quantitativos


Estratgias Quantitativas Dados Anlise Prottipo Qualidade Nmeros Estatstica Pesquisa de Opinio Hard Qualitativas Textos Interpretao Entrevista em profundidade Soft

Fonte: GASKELL (2007)

Mtodos Qualitativos versus Mtodos Quantitativos


Enquanto nos mtodos quantitativos perguntar-se-ia, por exemplo:
Quantos policiais existem no policiamento comunitrio de BH? Qual a idade mdia destes policiais? Qual o nmero de viaturas em BH?

Mtodos Qualitativos versus Mtodos Quantitativos


Nos mtodos qualitativos perguntar-se-ia, por exemplo:
Por que policiais que trabalham no policiamento comunitrio em BH trabalham neste? (quais motivos?) Quais as caractersticas do policiamento comunitrio? Como desempenhado o trabalho do policiamento comunitrio em BH? O que pensa a comunidade X, do bairro Y, sobre o policiamento comunitrio?

Pressupostos Mtodos Qualitativos


No h quantificao sem qualificao
necessrio ter uma noo das distines qualitativas entre categorias sociais antes que se possa medir quantas pessoas pertencem a uma ou a outra categoria. Ou seja, a pesquisa qualitativa pode ser usada previamente pesquisa quantitativa para se identificar caractersticas do objeto em estudo.

Pressupostos Mtodos Qualitativos


No h anlise estatstica sem interpretao
Os dados no falam por si mesmos, mesmo que processados cuidadosamente, com modelos estatsticos sofisticados. Ou seja, mesmo anlises quantitativas tem que ter uma teoria por trs, uma fundamentao terica, algo que possa identificar o porqu dos comportamentos das variveis.

Pressupostos Mtodos Qualitativos Pluralismo metodolgico dentro do processo de pesquisa: alm da lei do instrumento
Com o passar dos anos o status que adquiriu o processo de levantamento (survey) fez com que ele fosse visto como o mais importante mtodo de pesquisa social. Mas ele no o nico e nem sempre o mais adequado.

Pressupostos Mtodos Qualitativos versus Quantitativos

A ordenao do tempo
A pesquisa qualitativa, diferentemente da quantitativa encontra seus procedimentos pouco claros na literatura. Inicialmente era vista como um estgio exploratrio inicial, antes da pesquisa quantitativa. Hoje j vista como um importante instrumento de pesquisa.

Pressupostos Mtodos Qualitativos Discurso independente dos padres de boas prticas


As pesquisas numricas tem a vantagem didtica de clareza de procedimentos e tambm h um discurso de sua qualidade no processo de investigao. As pesquisas qualitativas tambm tem de procedimentos e padres claros processo de pesquisa.

tica na Pesquisa Qualitativa


Por ser pesquisa com nmero de respondentes menor a garantia do sigilo e do anonimato faz-se ainda mais importante. importante, tambm, garantir a privacidade dos participantes, j que a gravao de vdeo fundamental para a anlise.

Passos na Pesquisa Qualitativa (BAUER e GASKELL, 2007)


1.

2. 3. 4. 5. 6.

Delineie uma estratgia de seleo dos entrevistados ex. sexo, escolaridade, local de trabalho. importante maximizar o numero de pessoas a ser entrevistada, segundo as caractersticas que so importantes para o estudo. Selecione os entrevistados. Selecione o mtodo de entrevista ou da coleta de dados: individual, em grupo ou os dois Prepare o tpico guia (ou roteiro para a coleta de dados) Realize as entrevistas (ou a coleta de dados) Transcreva as entrevistas (ou os dados coletados) Analise o corpus do texto importante observar que estes passos no so lineares e que podem se mudar o mtodo de coleta de dados, os grupos selecionados etc.

Amostragem/Seleo Coleta qualitativa de dados


Segundo Bauer e Aarts (2007), a capacidade da amostra representativa incontestvel.
No entanto, em muitas reas da pesquisa qualitativa e textual (bibliogrfica e documental) a amostra representativa no se aplica, como em entrevistas especialistas, grupos focais, observaes diretas, entre outros.

Assim, amostragem em pesquisas qualitativas so no probabilsticas importante ter o cuidado para os resultados no serem enviesados.

Amostragem/Seleo Coleta qualitativa de dados


Na pesquisa qualitativa, no se fala em amostragem, fala-se em seleo de entrevistados.

Amostragem/Seleo Coleta qualitativa de dados


A amostragem, bem como a seleo, se refere a um conjunto de tcnicas para se conseguir a representatividade em relao ao seu universo em estudo. Ela se compe de uma lista especfica de unidades que so levadas em conta na seleo, de tal forma que as pessoas tem a mesma chance de serem selecionadas. Ex. lista de eleitores, moradores de um bairro, funcionrios de um setor/unidade, populao carcerria.

Amostragem/Seleo Coleta qualitativa de dados


Segundo Gaskell (2007), muitas vezes difcil de se fazer uma pesquisa de forma censitria. De outro modo, segundo o autor, mais entrevistas no melhoram necessariamente a qualidade ou levam a uma compreenso mais detalhada. H tambm a questo de quanto mais entrevistas/grupos feitos, mais informaes, devero ser analisada. Cada pesquisador, segundo o autor, deve fazer entre 15 e 25 entrevistas individuais e de 6 a 8 discusses em grupo. Mas o pesquisador pode tambm optar por fazer um conjunto de entrevistas, fazer as anlises e fazer um outro conjunto. Por outro lado, importante que o material obtido pelo pesquisador seja suficiente para a compreenso do fenmeno em estudo e todos os significados referentes a este que so relevantes.

Amostragem/Seleo Coleta qualitativa de dados


Faz-se a seleo de entrevistados ou de documentos, para uma pesquisa qualitativa, segundo diversos fatores que so importantes para o estudo que se est fazendo: idade, sexo, posio na hierarquia, local de trabalho ento deve-se procurar selecionar a amostra de entrevistados ou compor grupos que contenham integrantes com as caractersticas diversas. Essa seleo deve feita a partir das caractersticas da populao alvo, antes da construo do roteiro. O foco da investigao, contudo, no a diferena entre idades, sexos, mas a variedade de percepes que advm com estas caractersticas

Amostragem/Seleo Coleta qualitativa de dados

O roteiro ou o tpico guia ser construdo tendo como foco a populao do estudo. Se for para estudar uma questo tcnica com mdicos (ex. consumo de drogas), ter-se- que utilizar linguagem tcnica. Diferentemente se for uma pesquisa com foco em uma populao com menor escolaridade

Amostragem/Seleo Coleta qualitativa de dados


Corpus = populao; amostra representativa O corpus na pesquisa qualitativa diz respeito aos resultados da coleta de dados, que devero ser analisados. Ou seja, so todas as informaes coletadas.

Tipos de Amostragem

Probabilstica

Aleatria simples Sistemtica Estratificada Por conglomerado Intencional Censitria Acidental Por voluntariado

No Probabilistica

Amostragem Intencional
os elementos da populao que fornecero os dados para a pesquisa so selecionados intencionalmente. So muito utilizadas em estudos de caso e em pesquisas qualitativas. Na prtica Estudo de caso da satisfao com o processo de compras de um rgo: faz-se as pesquisas com os fornecedores, os servidores responsveis pelo processo de compras e queles aos quais se destina os materiais comprados.

Amostragem Censitria
Todos os elementos da populao faro parte da sua amostra.
Na prtica utilizada para se fazer estudos organizacionais (sobre motivao) de uma empresa que no seja muito grande.

Amostragem Acidental
Respondentes so escolhidos ao acaso, sem a preocupao com a igualdade de chance para toda a populao. Normalmente pouco representativa da populao Deve-se ter muito cuidado ao analisar os resultados e fazer generalizaes

Amostragem por voluntariado


Somente voluntrios respondem. Pode no ser representativa da populao (ex. se somente pessoas com um determinado grau de escolaridade resolverem responder)

Carta de Apresentao em Pesquisas Qualitativas


importante para todos os tipos de pesquisa. Ela em alguns casos escrita e entregue aos entrevistados. Em outra, como nas entrevistas em profundidade, ela falada no incio da entrevista Se a inteno for falar com os respondentes, por telefone ou pessoalmente aconselhvel ter a apresentao por escrito para evitar que a quantidade de informaes dadas a um ou a outro respondente seja a mesma. Em resumo deve conter:

Explicar por que a pesquisa est sendo aplicada (o que se pretende e para qu; Enfatizar a importncia da resposta; Dar o nome da pessoa ou da instituio responsvel pela pesquisa; Dar o nome e telefone da pessoa que deve ser contatada em caso de dvida; Garantir sigilo, anonimato Agradecer ao respondente.

Anda mungkin juga menyukai