Anda di halaman 1dari 6

Variao lingustica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

variao de uma lngua o modo pelo qual ela se diferencia, sistemtica e coerentemente, de acordo com o contexto histrico, geogrfico e scio-cultural no qual os falantes dessa lngua se manifestam verbalmente. o conjunto das diferenas de realizao lingustica falada pelos locutores de uma mesma lngua. Tais diferenas decorrem do fato de o sistema lingstico no ser unitrio, mas comportar vrios eixos de diferenciao: estilstico, regional, sociocultural, ocupacional e etrio. A variao e a mudana podem ocorrer em algum ou em vrios dos subsistemas constitutivos de uma lngua (fontico, morfolgico, fonolgico, sinttico, lxico e semntico). O conjunto dessas mudanas constitui a evoluo dessa lngua. 1 A variao tambm descrita como um fenmeno pelo qual, na prtica corrente de um dado grupo social, em dada poca e em dado lugar, uma lngua nunca idntica ao que ela em outra poca e outro lugar, na prtica de outro grupo social. O termo variao pode tambm ser usado como sinnimo de variante.2 Existem diversos fatores de variao possveis - associados a aspectos geogrficos e sociolingusticos, evoluo lingustica e ao registro lingustico. Variedade ou variante lingustica se define pela forma pela qual determinada comunidade de falantes, vinculados por relaes sociais ou geogrficas, usa as formas lingusticas de uma lngua natural. um conceito mais forte do que estilo de prosa ou estilo de linguagem. Refere-se a cada uma das modalidades em que uma lngua se diversifica, em virtude das possibilidades de variao dos elementos do seu sistema (vocabulrio, pronncia, sintaxe) ligadas a fatores sociais ou culturais (escolaridade, profisso, sexo, idade, grupo social etc.) e geogrficos (tais como o portugus do Brasil, o portugus de Portugal, os falares regionais etc.). A lngua padro e a linguagem popular tambm so variedades sociais ou culturais. Um dialeto uma variedade geogrfica.3 Variaes de lxico, como ocorre na gria e no calo, podem ser consideradas como variedades mas tambm como registros ou, ainda, como estilos - a depender da definio adotada em cada caso. Os idiotismos so s vezes considerados como formas de estilo, por se limitarem a variaes de lxico. Utiliza-se o termo 'variedade' como uma forma neutra de se referir a diferenas lingusticas entre os falantes de um mesmo idioma. Evita-se assim ambiguidade de termos como lngua (geralmente associado norma padro) ou dialeto(associado a variedades no padronizadas, consideradas de menor prestgio ou menos corretas do que a norma padro). O termo "leto" tambm usado quando h dificuldade em decidir se duas variedades devem ser consideradas como uma mesma lngua ou como lnguas ou dialetos diferentes. Alguns sociolinguistas usam o termo leto no sentido de variedade lingustica - sem especificar o tipo de variedade. As variedades apresentam no apenas diferenas de vocabulrio mas tambm diferenas de gramtica, fonologia e prosdia.

Nenhuma lngua permanece a mesma em todo o seu domnio e, ainda num s local, apresenta um sem-nmero de diferenciaes.[...] Mas essas variedades de ordem geogrfica, de ordem social e at individual, pois cada um procura utilizar o sistema idiomtico da forma que melhor lhe exprime o gosto e o pensamento, no prejudicam a unidade superior da lngua, nem a conscincia que tm os que a falam diversamente de se servirem de um mesmo instrumento de comunicao, de manifestao e de emoo.

Celso Cunha Uma poltica do idioma4

A sociolingustica procura estabelecer as fronteiras entre os diferentes falares de uma lngua. O pesquisador verifica se os falantes apresentam diferenas nos seus modos de falar de acordo com o lugar em que esto (variao diatpica), com a situao de fala ou registro (variao diafsica) ou de acordo com o nvel socioeconmico do falante ( variao diastrtica).
ndice
[esconder]

1 Tipologia de variedades lingusticas 2 Definies 3 Tipo de variao 4 Referncias 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

Tipologia de variedades lingusticas[editar]

Variedades geogrficas: dizem respeito variao diatpica e so variantes devidas distncia geogrfica que separa os falantes.5 Assim, por exemplo, a mistura de cimento, gua e areia, se chama beto em Portugal; no Brasil, se chama concreto. As mudanas de tipo geogrfico se chamam dialetos (ou mais propriamente geoletos), e o seu estudo a dialetologia. Embora o termo 'dialeto' no tenha nenhum sentido negativo, acontece que, erroneamente, tem sido comum chamar dialeto a lnguas que supostamente so "simples" ou "primitivas". Dialeto uma forma particular, adotada por uma comunidade, na fala de uma lngua. Nesse sentido, pode-se falar de ingls britnico, ingls australiano, etc. preciso tambm ter presente que os dialetos no apresentam limites geogrficos precisos - ao contrrio, so borrados e graduais - da se considerar que os dialetos que constituem uma lngua formam um continuum sem limites precisos. Diz-se que uma lngua um conjunto de dialetos cujos falantes podem se entender. Embora isto possa ser aproximadamente vlido para o portugus, no parece valer para o alemo, pois h dialetos desta lngua que soininteligveis entre si. Por outro lado, fala-se de lnguas escandinavas,

quando, na realidade, um falante sueco e um dinamarqus podem se entender usando cada um a sua prpria lngua. No que diz respeito ao portugus, alm de vrios dialetos e subdialetos, falares e subfalares, h dois padres reconhecidos internacionalmente: o portugus de Portugal e o portugus do Brasil.

Variedades diacrnicas: relacionadas com a mudana lingustica, essas variedades aparecem quando se comparam textos em uma mesma lngua escritos em diferentes pocas e se verificam diferenas sistemticas nagramtica, no lxico e s vezes na ortografia (frequentemente como reflexo de mudanas fonticas). Tais diferenas sero maiores quanto maior for o tempo que separa os textos. Cada um dos estgios da lngua, mais ou menos homogneos circunscritos a uma certa poca chamado variedade diacrnica. Por exemplo, na lngua portuguesa pode-se distinguir claramente o portugus moderno (que, por sua vez, apresenta diversidades geogrficas e sociais) e o portugus arcaico.

Variedades sociais ou diastrticas: compreendem todas as modificaes da linguagem produzidas pelo ambiente em que se desenvolve o falante. Neste mbito, interessa sobretudo o estudo dos socioletos, os quais se devem a fatores como classe social, educao, profisso, idade, procedncia tnica, etc. Em certos pases onde existe uma hierarquia social muito clara, o socioleto da pessoa define a qual classe social ela pertence. Isso pode significar uma barreira para a incluso social.

Variedades situacionais ou diafsicas: incluem as modificaes na linguagem decorrentes do grau de formalidade da situao ou das circunstncias em que se encontra o falante. Esse grau de formalidade afeta o grau de observncia das regras, normas e costumes na comunicao lingstica.

Definies[editar]

Dialetos: variantes diatpicas, isto , faladas por comunidades geograficamente definidas.

Idioma um termo intermedirio na distino dialeto-linguagem e usado para se


referir ao sistema comunicativo estudado (que poderia ser chamado tanto de um dialeto ou uma linguagem) quando sua condio em relao a esta distino irrelevante (sendo, portanto, um sinnimo para linguagem num sentido mais geral);

Socioletos: variedades faladas por comunidades socialmente definidas ou seja, por grupos de indivduos que, tendo caractersticas sociais em comum (profisso, faixa etria etc.), usam termos tcnicos, grias ou fraseados que os distinguem dos demais

falantes na sua comunidade. tambm chamado dialeto social ou variante diastrtica. 6

linguagem padro ou norma padro ou norma culta: variedade lingustica padronizada com base em preceitos estabelecidos de seleo do que deve ou no ser usado, levando em conta fatores lingusticos e no lingusticos, como tradio e valores socioculturais (prestgio, elegncia, esttica etc.). Corresponde variedade usualmente adotada pelos falantes instrudos ou empregada na comunicao pblica.

Idioletos: variedade peculiar a um nico indivduo ou o conjunto de traos prprios ao seu modo de se expressar.

registros (ou ditipos): o vocabulrio especializado e/ou a gramtica de certas atividades ou profisses

Etnoletos: variedade falada pelos membros de uma etnia (termo pouco utilizado, j que geralmente ocorre em uma rea geograficamente definida, coincidindo, portanto, com o conceito de dialeto.

Ecoletos, um idioleto adotado por um nmero muito reduzido de pessoas (membros de uma famlia ou de um grupo de amigos, por exemplo).

Distinguem-se os dialetos, idioletos e socioletos no apenas por seu vocabulrio, mas tambm por diferenas na gramtica, na fonologia e na versificao. Por exemplo, o sotaque de palavras tonais nas lnguas escandinavas tem forma diferente em muitos dialetos. Um outro exemplo como palavras estrangeiras em diferentes socioletos variam em seu grau de adaptao fonologia bsica da linguagem. Certos registros profissionais, como o chamado legals, mostram uma variao na gramtica da linguagem padro. Por exemplo, jornalistas ou advogados ingleses freqentemente usam modos verbais, como o subjuntivo, que no so mais usados com freqncia por outros falantes. Muitos registros so simplesmente um conjunto especializado de termos (veja jargo).

Tipo de variao[editar]

Variao histrica: acontece ao longo de um determinado perodo de tempo e pode ser identificada ao serem comparados dois estados de uma lngua. O processo de mudana gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivduos socioeconomicamente mais expressivos. A forma antiga permanece ainda entre as geraes mais velhas, perodo em que as duas variantes convivem; porm com o tempo a nova variante torna-se normal na fala,

e finalmente consagra-se pelo uso, na modalidade . As mudanas podem ser de grafia ou de significado.

Variao geogrfica: refere-se a diferentes formas de pronncia, s diferenas de vocabulrio e de estrutura sinttica entre regies. Dentro de uma comunidade mais ampla, formam-se comunidades lingusticas menores, em torno de centros polarizadores da cultura, da poltica e da economia, que acabam por definir os padres lingsticos utilizados na regio sob sua influncia. As diferenas lingusticas entre as regies so graduais, nem sempre coincidindo com as fronteiras geogrficas.

Variao social: agrupa alguns fatores de diversidade: o nvel socioeconmico, o grau de educao, a idade e o gnero do indivduo. A variao social no compromete a compreenso entre indivduos, como poderia acontecer na variao regional. O uso de certas variantes pode indicar qual o nvel socioeconmico de uma pessoa, e h a possibilidade de que algum, oriundo de um grupo menos favorecido, venha a atingir o padro de maior prestgio.

Variao estilstica: refere-se s diferentes circunstncias de comunicao em que se coloca um mesmo indivduo: o ambiente em que se encontra (familiar ou profissional, por exemplo) o tipo de assunto tratado e quem so os receptores. Sem levar em conta as graduaes intermedirias, possvel identificar dois limites extremos de estilo: o informal, quando h um mnimo de reflexo do indivduo sobre as normas lingusticas, utilizado nas conversaes imediatas do cotidiano; e o formal, em que o grau de reflexo mximo, utilizado em conversaes que no so do dia-a-dia e cujo contedo mais elaborado e complexo. No se deve confundir o estilo formal e informal comlngua escrita e falada, pois os dois estilos ocorrem em ambas as formas de comunicao.

As diferentes modalidades de variao lingustica no existem isoladamente, havendo um interrelacionamento entre elas: uma variante geogrfica pode ser vista como uma variante social, considerando-se a migrao entre regies do pas. Observa-se que o meio rural, por ser menos influenciado pelas mudanas da sociedade, preserva as variantes mais antigas. O conhecimento do padro de maior prestgio pode ser um fator de mobilidade social ascendente. Camacho observa que "alm de proporcionar ao aluno o nmero maior possvel de formas alternativas de expresso verbal, o professor poder torn-lo capaz de distinguir entre uma e outra, colocando-as em situaes diversas de comunicao, para que o indivduo discente possa aprender a selecionar sem a imposio do certo-e-errado, pondo-se de acordo, unicamente, com o grau de formalidade relativa da situao". 7

Referncias

1.

Jump up Dicionrio Houaiss. Verbetes: "mudana" (rubrica: lingstica) e "variao" (rubrica: lingstica).

2.

Jump up DUBOIS, Jean et al. Dicionrio de Lingustica. Editora Pensamento-Cultrix, 2011, p.609, 610.

3. 4. 5. 6. 7.

Jump up Dicionrio Houaiss: "variedade" 5 Rubrica: lingstica. Jump up "Variao lingustica". PEAD.UFRJ. Jump up lvarez, 2006; 23 Jump up Dicionrio Houaiss: "socioleto". Jump up CAMACHO, R. (1988), "A variao lingustica", In: Subsdios proposta curricular de lngua portuguesa do 1 e 2 graus. So Paulo: SE/ CENP/UNICAMP, 1988, v. I., p. 29 -41, apud MESSIAS, Rozana A. L. "A Linguagem Oral e o Ensino de Lngua Portuguesa"

Anda mungkin juga menyukai