Anda di halaman 1dari 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL

CURSO DE DIREITO 2 PERODO: TURMA A

PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO

Trabalho apresentada ao Curso de Direito do Instituo Luterano de Ensino Superior ILES/Ubra, Porto Velho-RO, para a disciplina de Introduo ao Estudo do Direito Hermenutica Jurdica II.

Discentes: Edevnio Estevo da Silva Otavio Augusto Landim Docente: Marcos Nunes Silva Verneck

Porto Velho 25, de Setembro de 2013. PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO Os princpios podem ser definidos como a base, o fundamento, a origem, a razo fundamental sobre a qual se discorre sobre qualquer matria. Trata-se de proposies mais abstratas que do razo ou servem de base e fundamento ao Direito. inegvel que os princpios gerais do direito no somente servem de orientao ao juiz, no momento de proferir a sua deciso, mas tambm constituem um limite ao seu arbtrio, garantindo que a deciso no est em desacordo com o esprito do ordenamento jurdico, e que suas resolues no violam a conscincia social. So mais do que um elemento da insegurana jurdica, na medida em que contribuem para dotar o ordenamento jurdico em seu conjunto de seguridade, tanto no sentido de assegurar que condutas que se ajustem justia no se vejam reprovadas pela norma positiva, como permitindo resolver situaes no contempladas em norma alguma positiva, mas que tenham relevncia jurdica. Como assinalado, eles podem ou no estar previstos no texto legal, todavia, todos so positivados, na medida em que possuem vigncia sociolgica. A grande parte dos princpios processuais constitucionais esto insculpidos no artigo 5 da Constituio Federal, inserido dentro do Ttulo Dos direitos e garantias fundamentais, demonstrando, assim, a sua importncia dentro do ordenamento jurdico Os princpios na acepo lgica, que se referem as cincias podem ser classificados das seguintes formas: 1 Omnivalentes / universais - comuns a todos os ramos do saber (cincia), como o da identidade, causa eficiente e o da no-contradio. 2 Plurivalentes / regionais - comuns a um grupo de cincias, estes, informam os aspectos em que se interpretam. Temos o exemplo do princpio da "causalidade" que aplicvel s cincias naturais (aquelas que agem sem a interveno do homem), e o princpio do alterum non laedere (no prejudicar a outrem), que aplicvel s cincias naturais e s cincias jurdicas. 3 Monovalentes - referem-se a um s campo de conhecimento; assim sendo cada cincia engendrada pelo esprito humano corresponde a um princpio monovalente. Temos como exemplo os princpios gerais do direito: ningum se escusa alegando ignorncia da lei.

1 DEFINIO So enunciaes normativas de valor genrico, que condicionam e orientam a compreenso do ordenamento jurdico, quer para a sua aplicao e integrao, quer para a

elaborao de novas normas. So ideias fundamentais e informadores do ordenamento jurdico; inspiram e lhe do embasamento Reale (1984:300).

2 FUNES Toda a vida do direito repousa sobre princpios, que so os alicerces e as vigas mestras do edifcio jurdico. Eles esto presentes na sua elaborao, interpretao, aplicao e integrao. Pode-se dizer que os princpios do consistncia ao direito, enquanto os valores do-lhes sentido.

3 MODELOS DOGMTICOS JURDICOS Cada modelo expressa, pois, uma ordenao lgica de meios e fins, assim, como, por exemplo, o modelo arquitetnico um projeto que antecipa e condiciona a construo de um edifcio. Coisa anloga ocorre com os modelos mecnicos, os matemticos e tambm os do direito. H duas espcies de modelos de direito: uns apresentam carter puramente terico e so chamados de modelos dogmticos ou hermenuticos. Outros, embora pressuponha uma elaborao doutrinria, possuem carter prescritivo e obrigatrio. Isso porque representam a opo por determinadas formas de organizao ou de conduta, consideradas em vigor pela autoridade que lhes confere coercibilidade. Neles sempre esto determinadas as consequncias que advm de seu adimplemento ou de violao. So os chamados modelos jurdicos stricto sensu.

4 NATUREZA E FUNDAMENTO A polmica dominante travada entre o positivismo e o jusnaturalismo, as duas grandes foras da filosofia do direito, resaltando, contudo, que h diversas maneiras de se conhecer o direito natural. 4.1 POSITIVISMO JURDICO Defende a tese de que os princpios gerais do direito so os consagrados pelo prprio ordenamento jurdico. Esto implcitos na legislao positiva, da qual so abstrados por um processo de induo e abstrao. , portanto, uma explicao dos princpios gerais em funo das normas jurdicas positivas, historicamente reveladas em cada pas.

4.1.1 Direito natural To somente em funo das normas jurdicas positivas, historicamente reveladas no Brasil e nas demais naes. Entendem que eles se legitimam como princpios de direito natural. Dividindo-se em: - Princpios gerais de direito imediato: expressam de maneira direta, os valores essenciais e conaturais a qualquer forma de convivncia ordenada. So considerados imediatos em relao s constantes axiolgicas de que promanam. - Princpios gerais de direito mediatos: se harmonizam com os primeiros e que a eles se subordinam, ou representam exigncias jurdicas caractersticas de todo um ciclo histrico, ou ento traduzem formas de compreenso que fundamentam o ordenamento jurdico de cada povo. Alguns princpios podem se destacar: PRINCPIO DA IGUALDADE OU ISONOMIA DAS PARTES O processo uma luta. Significa dar as mesmas oportunidades e os mesmos instrumentos processuais para que possam fazer valer os seus direito e pretenses, ajuizando ao, deduzindo resposta etc. Como explica Chiavario, essa paridade de armas entre as artes no implica um identidade absoluta entre os poderes reconhecidos s partes de um mesmo processo e nem, necessariamente, uma simetria perfeita de direitos e obrigaes. O que conta que as diferenas eventuais de tratamento sejam justificveis racionalmente, luz de critrios de reciprocidade, e de modo a evitar, seja como for, que haja um desequilbrio global em prejuzo de uma das partes. O princpio do contraditrio e o da ampla defesa so conseqncias do princpio da igualdade, deste modo, ambos so assegurados a todas as partes. A exigncia de defesa tcnica uma revelao da igualdade processual. No basta conferir s partes o contraditrio, este somente real quando se desenvolve em simtrica paridade. Alis, conforme se observa do art. 125, inciso I, do Cdigo de Processo Civil, a igualdade de tratamento das partes um dever do juiz e no uma faculdade. As partes e os seus procuradores devem merecer tratamento igual, com ampla possibilidade e oportunidade de fazer valer em juzo as suas alegaes. Mas, o que significa dar tratamento isonmico s partes? Em sua lio, NELSON NERY JNIOR afirma que dar tratamento isonmico s partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades. Para CINTRA, GRINOVER e DINAMARCO, a igualdade jurdica no pode eliminar a desigualdade

econmica, por essa razo que na conceituao realista de isonomia, busca-se a igualdade proporcional. Esta igualdade conferida s partes no uma igualdade cega como a conferida Themis, que, por no enxergar, trata a todos iguais, sem separar o rico do necessitado, o branco do negro. No a mesma igualdade daquela justia que quer ser justa, mas que por ser cega no pode. Dar armas iguais a cada parte significa reconhecer e respeitar as diferenas de cada uma, e trata-las assim; como diferentes. Em decorrncia disto, permite-se o prazo em dobro para recorrer conferido ao defensor pblico, justificado em virtude da falta de estrutura que normalmente caracteriza este tipo de servio.

PRINCPIO DO CONTRADITRIO Democracia no processo recebe o nome de contraditrio. Democracia participao; e esta se opera no processo pela efetivao da garantia do contraditrio. Este princpio deve ser visto como manifestao do exerccio democrtico de um poder. A mais moderna doutrina sobre o processo garante que este no existe sem contraditrio, princpio consagrado no art. 5, LV, da Constituio Federal. Como se v tais princpios se destinam ao processo em geral, tanto o civil quanto o penal e ainda o processo administrativo, que, no Brasil, de natureza no-judicial. Significa dizer que o processo exige que seus sujeitos tomem conhecimento de todos os fatos que venham a ocorrer durante seu curso, podendo ainda se manifestar sobre tais acontecimentos. Para demonstrar a veracidade dessas informaes, basta lembrar que, proposta uma ao, deve-se citar o ru (ou seja, informa-lo da existncia de um processo em que este ocupa o plo passivo), para que o mesmo possa oferecer sua defesa. Da mesma forma, se no curso do processo alguma das partes juntar aos autos um documento qualquer, preciso informar a parte adversa, para que esta, tomando conhecimento da existncia do documento, possa sobre ele se manifestar. Podemos, assim, ter como adequada a afirmao de Aroldo Plnio Gonalves, para quem o contraditrio (em seu aspecto jurdico) pode ser entendido como um binmio: informao + possibilidade de manifestao. Esta garantia desdobra-se em duas facetas. A faceta bsica, que reputamos formal, a da participao; a garantia de ser ouvido, de participar do processo, de ser comunicado, poder falar no processo. Isso o mnimo. De acordo com o pensamento clssico, o magistrado efetiva, plenamente, a garantia do contraditrio simplesmente ao dar ensejo ouvida da parte, ao deixar a mesma falar.

Quanto ao momento da sua observncia, o contraditrio pode ser prvio, real ou simultneo, e, finalmente, diferido ou prorrogado. A CF no faz qualquer restrio quanto ao momento do exerccio do contraditrio, o que no seria razovel, dada a infinidade de situaes de fato possveis de acontecerem. Mas h ainda o elemento substancial dessa garantia. Segundo a doutrina alem, este aspecto essencial denomina-se poder de influncia. No adianta permitir que a parte participe do processo; que ela seja ouvida. Apenas isso no suficiente para que se efetive o princpio do contraditrio, necessrio que ela tenha condies para influenciar a deciso do magistrado. O contraditrio pode ser imediato (direto) ou diferido. O primeiro ocorre quando a prova produzida sob o imprio da participao das partes (por exemplo, a oitiva de testemunhas). Mas existem provas que so produzidas sem o contraditrio imediato: so as chamadas provas cautelares, como as provas periciais. Neste ltimo caso, fala-se em contraditrio diferido. Importante salientar que este princpio no se aplica fase do inqurito policial, segundo a majoritria doutrina. Por essa razo que a condenao no pode ser proferida com base em provas colhidas durante o inqurito, salvo quando se trata de prova com valor judicial. Tampouco admite-se contraditrio no interrogatrio policial. bem verdade que o art. 6 do CPP manda aplicar o art. 185 e ss. do mesmo manual no que diz respeito ao interrogatrio. Interpretao sistemtica e lgica nos conduz, entretanto, a no aceitar o contraditrio na fase policial, que regida pelo princpio inquisitivo. Sublinhe-se ademais que o juiz no pode levar em conta esse interrogatrio policial na sua sentena. E a questo das liminares (decises tomadas antes da oitiva do ru)? No h ferimento, pois estas se justificam por causa do perigo que o ru representa. Alm disso, no so decises definitivas, podendo ainda ser submetidas ao contraditrio e ampla defesa. aquele que fundamenta a existncia da ampla defesa, isto , que a torna possvel; so princpios complementares.

PRINCPIO DA AMPLA DEFESA Este princpio contm duas regras bsicas: possibilidade de se defender e a de recorrer. A primeira compreende a autodefesa e a defesa tcnica. Dispe o art. 261 do CPP que nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, ser processado ou julgado sem defensor. Complementa o art. 263: Se o acusado no o tiver, ser-lhe- nomeado defensor pelo juiz, ressalvando o seu direito de, a todo tempo, nomear outro de sua confiana, ou a si

mesmo defender-se, caso tenha habilitao. A segunda parte est garantida pelo art. 5, inc. LV da Constituio Federal. Defesa ampla a mais abrangente e ampla possvel. No pode haver cerceamento infundado, sob pena de nulidade do processo. Segundo a smula 523 do STTF: No processo penal, a falta de defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficincia s o anular se houver prova de prejuzo para o ru. Notando o juiz que a defesa vem sendo absolutamente deficiente, o correto tomar a iniciativa de reputar o acusado indefeso, intimando-o para constituir um outro defensor ou nomeando um, se o acusado no poder constitu-lo. Assim, podemos concluir que a ampla defesa envolve a autodefesa ou a defesa-tcnica, defesa efetiva e a defesa por qualquer meio de prova (inclusive por meio de prova ilcita, desde que seja pro reo). A defesa o mais legtimo dos direitos do homem. A defesa da vida, a defesa da honra e a defesa da liberdade, alm de inatos, so direitos inseparveis de seus respectivos objetos. Por decorrncia deste princpio o acusado no est obrigado a praticar nenhum ato que lhe desfavorea, podendo, por exemplo, inclusive mentor durante o interrogatrio ou, se preferir, calar-se, como assegura o art. 5, inciso LXIII, da Constituio Federal. No h, de outro lado, o crime de perjrio no Brasil.

Anda mungkin juga menyukai