Anda di halaman 1dari 1

FICHA

001

Pavimento Trreo - Condensaes Internas DESCOLAMENTO DO REVESTIMENTO BASE DE PVC DO PISO DE UM PAVILHO GIMNODESPORTIVO DESCRIO DA PATOLOGIA
O revestimento base de PVC do piso trreo de um pavilho gimnodesportivo apresentava-se descolado e levantado, particularmente na zona das juntas. Aps o levantamento do revestimento na zona de uma junta, detectou-se uma forte humidificao na interface de colagem e a degradao da cola.

SONDAGENS E MEDIDAS
Realizaram-se sondagens para analisar a configurao do pavimento, tendo-se verificado que o revestimento se encontrava colado directamente sobre a camada de suporte, em beto. Tratava-se de um pavimento trreo constitudo por caixa de brita, camada de suporte em beto e revestimento base de PVC colado. Foi efectuada uma carotagem a seco na camada de suporte do revestimento e procedeu-se determinao do perfil de teor de humidade, tendo-se verificado que o beto se encontrava com o teor de humidade mais elevado superfcie que em profundidade. Efectuaram-se um conjunto de medies de forma a caracterizar as condies higrotrmicas: - Humidade relativa na interface de colagem do revestimento; - Temperatura das vrias interfaces do pavimento trreo; - Temperatura interior e humidade relativa da ambincia.

CAUSAS DA PATOLOGIA
A descolagem do revestimento base de PVC do pavimento deveu-se ocorrncia de condensaes internas na interface de colagem do revestimento, causadas pela ausncia de um pra-vapor eficaz e pelas flutuaes das condies higrotrmicas do ambiente interior do pavilho. Como o revestimento base de PVC do pavimento era muito pouco permevel ao vapor de gua, funcionou como um pra-vapor colocado na zona fria do elemento construtivo, durante a noite, quando a temperatura do solo era superior do ambiente interior. A condensao do vapor de gua deu-se na interface de colagem do revestimento do pavimento, originando a degradao da cola e o levantamento das zonas mais frgeis (juntas).

SOLUES POSSVEIS DE REPARAO


A correco da patologia implicaria a seguinte interveno (A): - Remoo do revestimento base de PVC; - Picagem da camada de suporte em cerca de 0,06 m; - Regularizao do suporte; - Aplicao de uma barreira pra-vapor com permencia Wp inferior a 2x1012 kg/(m2.s.Pa); - Colocao de um filme de polietileno de proteco; - Execuo de uma lajeta de beto, armada, com 0,05 m de espessura; - Colagem do revestimento base de PVC. Em alternativa, poderia substituir-se o revestimento base de PVC por um revestimento com um sistema de fixao no "sensvel" gua (B).

PALAVRAS-CHAVE

Pavimento Trreo, Revestimento base de PVC, Descolamento do Revestimento, Condensaes Internas, Barreira Pra-Vapor

AUTORES

Prof. Vasco P. de Freitas / Eng. Marlia Sousa

REVISOR

Prof. Fernando Henriques

Anda mungkin juga menyukai