Anda di halaman 1dari 2

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PBLICO Disciplina:

DIREITO ADMINISTRATIVO I Professor: LEONARDO MEDEIROS JUNIOR AULA 13 ATOS ADMINISTRATIVOS (cont.) 2.2. ANULAO OU INVALIDAO o desfazimento do ato administrativo por razes de ilegalidade. Efeitos: ex tunc STF - Smula 346 - A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Anulao dever ou faculdade da administrao? SERVIDOR PBLICO PROVENTOS DE APOSENTADORIA ATO ADMINISTRATIVO EIVADO DE NULIDADE PODER DE AUTOTUTELA DA ADMINISTRAO PBLICA POSSIBILIDADE PRECEDENTE Pode a Administrao Pblica, segundo o poder de autotutela a ela conferido, retificar ato eivado de vcio que o torne ilegal, prescindindo, portanto, de instaurao de processo administrativo (Smula 473, 1 parte STF). RE 185.255, DJ 19.09.1997. RE conhecido e provido. (STF RE 247399 SC 1 T. Rel. Min. Ellen Gracie DJU 24.05.2002 p. 00066) 2.2.1 CONVALIDAO o ato administrativo pelo qual suprido o vcio existente de um ato ilegal, com efeitos retroativos data em que este foi praticado. Ato de convalidao discricionrio ou vinculado? 1. DEFEITOS DO ATO ADMINISTRATIVO Defeitos ou vcios dos atos administrativos? Teoria das nulidades do Direito Civil aplicabilidade no mbito dos atos administrativos atos de direito privado X atos administrativos

Lei n. 4.717, de 29 de junho de 1965 Regula a ao popular Art. 2 So nulos os atos lesivos ao patrimnio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de: a) incompetncia; b) vcio de forma; c) ilegalidade do objeto; d) inexistncia dos motivos; e) desvio de finalidade. Pargrafo nico. Para a conceituao dos casos de nulidade observar-se-o as seguintes normas: a) a incompetncia fica caracterizada quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou; b) o vcio de forma consiste na omisso ou na observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis existncia ou seriedade do ato; c) a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo; d) a inexistncia dos motivos se verifica quando a matria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido; e) o desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. 1.1. INCOMPETNCIA - a incompetncia fica caracterizada quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou. a) usurpao de funo a pessoa que pratica o ato no foi por qualquer modo investida no cargo, emprego ou funo. Usurpao de funo pblica Art. 328 - Usurpar o exerccio de funo pblica: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa. Pargrafo nico - Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. b) excesso de poder ocorre quando o agente pblico dotado de atribuio legal, em determinao hiptese, a extrapola. Age alm das atribuies legais que lhe foram conferidas. Obs: excesso de poder desvio de poder -> abuso de poder (sentido amplo) c) funo de fato (exerccio de fato) a pessoa que pratica o ato est irregularmente investida no cargo, emprego ou funo, mas a sua situao tem toda a aparncia de legalidade.

Obs: o ato praticado por funcionrio de fato considerado vlido, com base na aparncia de legalidade que se reveste e e na preservao de direitos de terceiros de boa-f. ATENO INCAPACIDADE a) impedimento - presuno absoluta Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. b) suspeio - presuno relativa Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Obs no direito administrativo, tanto o impedimento como a suspeio, ensejam atos anulveis, passveis de convalidao por autoridade que no esteja na mesma situao de impedimento ou suspeio. 1.2. DEFEITO DE FORMA - o vcio de forma consiste na omisso ou na observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis existncia ou seriedade do ato. Obs: motivao do ato administrativo 1.3. ILEGALIDADE DO OBJETO - a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo - O objeto deve ser lcito, possvel (de fato e de direito), moral e determinado. 1.4. DEFEITO DE MOTIVO - a inexistncia dos motivos se verifica quando a matria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido. a) inexistncia atual de norma jurdica embasadora do ato; b) inexistncia do fato que levaria a edio do ato; c) inadequao entre os fatos e o direito, sobretudo quando os fatos no se enquadram na hiptese normativa. 1.5. DEFEITO DO FIM - o desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia desvio de poder ou desvio de finalidade

Teoria do desvio do poder construo francesa os poderes atribudos aos agentes visam ao atendimento do interesse pblico pertinente matria em que esses agentes atuam. No se destinam tais poderes satisfao de interesses pessoais, de grupos, de partidos, nem so instrumentos de represlia, vingana ou favorecimento prprio ou alheio. Indcios denunciadores do desvio de poder (Jos Cretella Jnior): motivao insuficiente; motivao contraditria; irracionalidade do procedimento, acompanhada da edio do ato; a contradio do ato com as resultantes do ato; a camuflagem dos fatos; a inadequao entre os motivos e os efeitos; e o excesso de motivao. 2. CONSEQNCIAS DECORRENTES DOS DEFEITOS Oswaldo Aranha Bandeira de Melo. o ato administrativo pode ser nulo ou anulvel. Ato nulo quanto capacidade da pessoa se praticado o ato por pessoa sem atribuio, por rgo absolutamente incompetente ou por agente usurpador da funo publica. Ser nulo quanto ao objeto, se ilcito ou impossvel por ofensa frontal lei, ou nele se verifique o exerccio de direito de modo abusivo. Ser nulo, ainda, se deixar de respeitar forma extrna prevista em lei ou preterir solenidade essencial para a sua validade. Ato anulvel quanto capacidade da pessoa, se praticado por agente incompetente, dentro do mesmo rgo especializado, uma vez o ato caiba, na hierarquia, ao superior. Celso Antnio Bandeira de Melo - atos nulos, anulveis e inexistentes. Atos nulos no podem ser convalidados. a) os atos que a lei assim declare; b) os atos em que materialmente impossvel a convalidao, pois se o mesmo contedo fosse novamente produzido, seria reproduzida a invalidade anterior. Atos anulveis a) os atos que a lei assim declare; b) os que podem ser praticados sem vcio. Atos inexistentes comportamentos que correspondem a condutas criminosas.

Anda mungkin juga menyukai