Anda di halaman 1dari 10

LEGISLAO TRIBUTRIA

1/10

Ponto 9 Extino do crdito tributrio

__________________________________________________________
ADVERTNCIA Este ROTEIRO no substitui a leitura da bibliografia bsica recomendada. Constitui simples roteiro do que foi tratado em sala de aula, com a finalidade de orientar o(a) aluno(a) sobre os tpicos abordados. Para o real aprendizado de qualquer disciplina imprescindvel que o(a) aluno(a) estude em livros e, sempre que possvel, procure conhecer a posio de mais de um autor. Habituese a adquirir livros bsicos de bons autores. RESPEITE O DIREITO DO AUTOR: NO USE CPIAS DE LIVROS.

ROTEIRO
9. EXTINO DO CRDITO TRIBUTRIO
9.1. Causas de extino do crdito tributrio - disciplina do CTN. 9.2. Enfoque especial sobre: compensao e restituio de tributos.

9. EXTINO DO CRDITO TRIBUTRIO


o Extino significa o desaparecimento definitivo de algo. No Direito Tributrio o desaparecimento da exigibilidade do crdito tributrio e do prprio crdito tributrio.

A enumerao das causas de extino do crdito tributrio taxativa? No, exemplificativa. H outras espcies previstas no Cdigo Civil (art. 381, 360), que podem ocorrer no Direito Tributrio, como confuso (a mesma pessoa se confunde na qualidade de credor e devedor - ente tributante tenha recebido herana jacente ou tenha estatizado empresas privadas); a morte do devedor, que no deixa bens; novao (quando o devedor contrai nova dvida para extinguir a anterior), nos termos do artigo 110 do CTN.

9.1. Causas de extino da exig. do crdito tributrio - disciplina do CTN.


o As causas de extino do crdito tributrio esto disciplinadas no artigo 156 do CTN, e so as seguintes:

I Pagamento: dever ser realizado em dinheiro (art. 162, inciso I do CTN c/c art. 655 do CPP), e a forma mais espontnea de extino do crdito tributrio (art. 157/162 do CTN). Caractersticas do pagamento: a) Prova do pagamento: recibo ou documento passado pela repartio pblica, bem como a CND faz prova da quitao de determinado tributo (art. 205 do CTN) e Certido Positiva com efeitos de Negativa (art. 206 do CTN); b) Lugar: regra geral: primeiro domiclio de eleio, caput do art. 127, depois as hipteses dos incisos I/III do art. 127 c/c art. 159 do CTN;
2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

2/10

c) Tempo: regra geral: fixado por Lei; exceo: quando a Administrao no fixar: 30 dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lanamento art. 160 do CTN; d) Forma: geralmente os pagamentos se do perante a rede bancria, mediante carns ou guias prprias (como DARF; GRERJ) preenchidas com o cdigo do tributo que o contribuinte pretende quitar. Todavia, h casos em que o pagamento tem formalidade prpria, o Fisco pode escolher o dbito a ser extinto (d.1), ou o sujeito passivo pode consignar ou repetir o indbito, como nas hipteses legais abaixo: d.1) Imputao em pagamento (art. 163 do CTN) d.2) Consignao em pagamento ( art. 164 do CTN); d.3) Repetio do pagamento indevido (arts. 165/169 do CTN). OBS.: O Fisco no pode interditar estabelecimentos ou apreender mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos, conforme: Verbete 70 da Smula do STF: inadmissvel a interdio de estabelecimento como meio coercitivo para cobrana de tributos. Verbete 323 da Smula do STF: inadmissvel a apreenso de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos. II Compensao prximo item deste ponto (art. 170/170-A do CTN); III Transao possvel em Direito Tributrio. A transao pode ocorrer, desde que autorizada por Lei: versa tanto sobre o quantum debeatur (valor do tributo e/ou penalidade tributria) ou sobre a forma de pagamento art. 171 do CTN. OBS.1: A transao implica concesses mtuas entre o sujeito passivo e o sujeito passivo. Seu objetivo a finalizao de litgios entre as partes, extinguindo o crdito tributrio. OBS.2: O parcelamento de dvida no deve ser considerado como transao, primeiro porque no extingue o crdito, segundo porque no ocorrem concesses mtuas, apenas a Administrao torna o pagamento mais vivel para o devedor dividindo o seu crdito em prestaes peridicas. IV Remisso perdo do crdito tributrio devido. o perdo total ou parcial do crdito tributrio (do valor do tributo devido e/ou penalidade tributria) decorrente da obrigao tributria principal relativo ao tributo, e somente nas hipteses dos incisos do art.172 do CTN . V Prescrio e decadncia (tabela); VI A converso do depsito em renda: Duas hipteses: a) No processo judicial: s ser convertido o depsito em renda aps o trnsito em julgado da deciso favorvel ao Fisco; b) No processo administrativo: se o depsito foi realizado no processo administrativo: a converso ocorrer 30 dias aps a notificao do devedor, desde que ele no recorra ao Judicirio. OBS.: Caso o depsito tenha sido integral, no h de se falar em correo.

2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

3/10

VII Pagamento antecipado e a homologao do lanamento trata dos tributos sujeitos ao lanamento por homologao art. 150, 1 e 4 (nova contagem do prazo decadencial estabelecida pela LC118/2005); VIII A consignao em pagamento, nos termos do art. 164, 2 quando julgada procedente a ao de consignao em pagamento, a converso do respectivo montante em renda extingue o crdito tributrio; IX Deciso administrativa irreformvel (FAVORVEL AO SUJEITO PASSIVO); Caso ocorra vcio no processo administrativo, como por exemplo, o cerceamento de defesa do contribuinte, caber reabertura do processo para correo de vcio sanvel, tanto em sede administrativa quanto em sede judicial. X Deciso judicial passada em julgado ou transitada em julgado; Esta hiptese de excluso foi includa no rol de hipteses apenas com a finalidade de complementar metodologicamente a relao, pois a deciso judicial DEFINITIVAMENTE transitada em julgado, por si s j absoluta (art. 5, XXXVI da CRFB), no se sujeitando a alterao, mesmo em razo de lei, somente por meio de ao rescisria. XI dao em pagamento em bens imveis includa pela LC 104/2001; A DAO EM PAGAMENTO implica na entrega de bens pelo sujeito passivo (contribuinte ou responsvel) para a quitao de dbitos tributrios. Tendo em vista que a obrigao tributria sempre em dinheiro, faz-se a avaliao do bem para fins de imputao na dvida do contribuinte. Salientando que a dao em pagamento somente ocorre para bens imveis, aps o devido processo legal.

9.2. Enfoque especial sobre: compensao e restituio de tributos. COMPENSAO


o o Conceito: COMPENSAO o creditamento, dos valores que uma pessoa deve a outra, aos valores que esta deve quela. Disciplinada pelo art. 170 do CTN:

Art. 170. A lei pode, nas condies e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulao em cada caso atribuir autoridade administrativa, autorizar a compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos , vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda pblica. Pargrafo nico. Sendo vincendo o crdito do sujeito passivo, a lei determinar, para os efeitos deste artigo, a apurao do seu montante, no podendo, porm, cominar reduo maior que a correspondente ao juro de 1% (um por cento) ao ms pelo tempo a decorrer entre a data da compensao e a do vencimento. Art. 170-A. vedada a compensao mediante o aproveitamento de tributo, objeto de contestao judicial pelo sujeito passivo, antes do trnsito em julgado da
2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

4/10

respectiva deciso judicial. (Artigo includo pela LC n 104, de 10.1.2001) Este artigo veio acabar com o abuso de concesso de medidas cautelares satisfativas. Desta forma, o legislador termina com um artifcio que j se tornava freqente, de o contribuinte contestar judicialmente o pagamento de determinado tributo e j se creditar do mesmo valor, antes mesmo da deciso definitiva da lide (STJ: AgRg. no RESP 701627/PR, DJ 19/12/05). o Compensao instituto de Direito Civil est previsto nos artigos 368 do CC/02, tambm admitida no Direito Tributrio, por fora do artigo 110 do CTN: se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigaes extinguem-se, at onde se compensarem e 369 do CC/02, a compensao efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas fungveis. Diferenas entre a compensao do Direito Privado da compensao do Direito Pblico:

Direito Privado: independe de lei especfica, ocorre pelo interesse do devedor, ainda que sem anuncia do credor, e no abrange as dvidas vencveis; Direito Pblico na compensao tributria exige lei especfica do ente tributante, no pode ser oposta pelo devedor sem que a Fazenda Pblica analise sua possibilidade, e pode abranger crditos vincendos do sujeito passivo contra a Fazenda Pblica. o Requisitos da COMPENSAO:

- Lei especfica: autorizao legislativa para compensar; - mesmas partes; - crditos liquidados (lquido e certo), vencidos ou vincendos, e recprocos; - tributos da mesma espcie. Importante lembrar que a Lei do Estado do Rio de Janeiro: Lei 4.546, de 15/04/2005, que institui o Fundo de Aplicaes Econmicas e Sociais do Estado do RJ FAES e dispe sobre a extino do crdito tributrio na forma de compensao, em 03/08/2005 foi proposta pelo Procurador Geral da Repblica a ADI 3550, por ter o artigo 12 desta Lei tratado de vinculao de receita do ICMS com o fundo FAES, o que vedado pelo artigo 167, inciso IV, da CRFB/88. Outra Lei Estadual de Rondnia, Lei 1.142/02, tambm, tratou de compensao de crdito tributrio com precatrio judicial pendente de pagamento (ADI 2851). o Questes controvertidas:

o A) Somente tributos da mesma espcie podem ser compensados? Sim, o importante saber o que vem a ser tributos da mesma espcie. PRIMEIRO ENTENDIMENTO DO STJ: Tributos da mesma espcie so os que possuem a mesma destinao constitucional (REsp 727643 / SP, Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, DJ 22.08.2005; STJ/2005: REsp 685339 / SP, REsp 201432 / SP, REsp 739036 / PE, REsp 478995/MG DJ 14/08/06).
2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

5/10

SEGUNDO ENTENDIMENTO DO STJ: Tributos da mesma espcie so os que possuem a mesma competncia tributria: STJ/2005/2007: REsp 719252 / SP, REsp 726668 / PE, REsp 741031 / SP, RESP, RESP 881190. o B) Verbetes ns 212 X 213 da Smula do STJ : 212 a compensao de crditos tributrios no pode ser deferida por medida liminar. 213 o mandado de segurana constitui ao adequada para a declarao do direito compensao tributria. Esses verbetes aparentemente so conflitantes, no entanto, a jurisprudncia tem entendido que o Mandado de Segurana serve para declarar o direito para compensar, podendo inclusive ser declarado por liminar, o que no possvel fazer a compensao. Os dois verbetes esto em consonncia com o artigo 170-A, parte final, do CTN. o C) O artigo 170 do CTN prevalece sobre o 3 do artigo 16 da LEF (Lei 6.830/80), que veda a argio de compensao em sede de embargos execuo fiscal, porque o CTN tem status de Lei Complementar e a LEF tem natureza de Lei Ordinria (REsp 657053-RS, Relator Min. Jos Delgado, DJ 16.11.2004). Todavia, se em sede administrativa j foi extinta a exigibilidade do crdito tributrio, nos termos do artigo 156, inciso II do CTN, pode contribuinte nos embargos alegar a compensao (Ag Rg no REsp 659068RS, Relator Min. Francisco Falco, DJ 22.02.2005).

Pagamento Indevido e Restituio


o A legislao tributria, no art. 165 do CTN, prev vrias hipteses para que o sujeito passivo tenha direito restituio total ou parcial do tributo art. 165, incisos I, II e III do CTN. o Repetio do indbito: o contribuinte tem o direito de pagar s o que deve e o que for pago errado ou a maior (indbito tributrio) deve ser restitudo. o o Para pagamento totalmente devido no h direito de repetir o indbito efeito ex nunc; Para pagamento indevido h o direito de repetio do indbito efeito ex tunc ou seja, retroage. -

AO DE REPETIO DE INDBITO:
o o o Fundamento: vedao ao enriquecimento ilcito, que tem como base a justia e a eqidade. Art. 165 e seguintes do CTN. Quem pode propor:

- Doutrina: o contribuinte ou o responsvel;

2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

6/10

- STJ: o contribuinte, o responsvel e o terceiro interessado na extino do dbito que efetua o pagamento subroga-se em todos os direitos e aes que competiam ao credor (REsp 435575 / SP, EREsp 152044 / SP). o Em regra a Fazenda Pblica se recusa a restituir e nega os juros e a correo monetria. Verbete n 162 da Smula do STJ: na repetio de indbito tributrio, a correo monetria incide a partir do pagamento indevido. J os juros de mora aplica-se a taxa de 1% ao ms fixado nos termos do artigo 161 e 167 do CTN RESP 198632/MG Restituio de tributo indireto, art. 166 do CTN:

- STF editou o verbete n 546 em sua Smula: cabe a restituio do tributo pago indevidamente, quando reconhecido, por deciso, que o contribuinte de jure no recuperou do contribuinte de fato o quantum respectivo. (reduziu o rigor do verbete 71, ficando mais prximo do CTN) o Concluso: a legitimidade de quem recolheu a maior, ainda que tenha culpa pelo erro. A restituio de tributos que comportem, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. art.166 CTN. A relevncia desse artigo 166 do CTN, que trata da restituio do tributo porque de acordo com a redao do artigo o direito a obter a restituio daquele que de fato assumiu o encargo financeiro do imposto, a repercusso (contribuinte de fato), pois no licito ao contribuinte de direito, mero repassador do imposto indireto, repetir o indbito que no foi por ele assumido. Alguns tribunais vm reconhecendo o pedido de restituio feito pelo contribuinte de fato quando provado efetivamente que ele suportou o nus financeiro (STJ RESP 276469/SP: ICMS: venda de bebidas, a consumidora final tem o direito a pleitear a restituio do valor pago a maior, por ter assumido o encargo financeiro). o O QUE PODE SER RESTITUDO:

A) VALOR DO TRIBUTO E/ OU PENALIDADE TRIBUTRIA COM PAGAMENTOS EFETUADOS DE FORMA ERRADA (INDEVIDAMENTE) OU A MAIOR; B) CORREO MONETRIA: Verbete 162 da Smula do STJ; C) JUROS DE MORA: Verbete 188 da Smula do STJ. OBS.: Os nossos tribunais autorizam a atualizao do valor pela TAXA SELIC (Sistema Especial de Liquidao e Custdia), conforme artigo 39, 4 da Lei 9250/95. o Prazos: art. 168 e 169 e LC 118/2005:

Divergncia doutrinria sobre o prazo estabelecido do art. 168 do CTN se prazo decadencial ou prescricional: A) Aliomar Baleeiro diz ser prazo decadencial; B) Hoje em dia Paulo de Barros Carvalho, Hugo de Brito Machado, Leandro Paulsen, Ricardo Lobo Torres e Luciano Amaro entendem ser prazo
2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

7/10

prescricional, bem como a jurisprudncia, j que est expresso no artigo 168 do CTN direito de pleitear, entende-se direito de requerer tanto na esfera administrativa (cobrar a devoluo do dinheiro pago a maior ou indevidamente, a ttulo de tributo e/ou penalidade tributria), quanto na esfera judicial (ajuizar ao de repetio de indbito). OBS.: Antes da LC 118/2005: No caso de autolanamento ou lanamento por homologao (art. 150, CTN), a jurisprudncia predominante do STJ entendia que o prazo prescricional para o pedido de repetio ou de compensao iniciava a partir da homologao (expressa) pelo Fisco ou passado o qinqnio a este reservado para esta providncia (homologao ficta ou tcita), a partir da ocorrncia do fato gerador. Isto porque a extino do crdito tributrio ocorre no momento da homologao expressa ou tcita e no no momento do pagamento antecipado. Hoje o prazo prescricional de 5 anos conta-se da data do pagamento antecipado, e no mais das homologaes, conforme art. 3 da LC 118/2005. o Art. 169 do CTN: Optando pelo recurso administrativo e sendo este desfavorvel, o contribuinte tem 2 anos (regra especial que afasta o prazo legal de 5 anos da prescrio contra a Fazenda Pblica) para ingressar com ao anulatria da deciso administrativa, sob pena de prescrio. Este prazo prescricional interrompido pelo incio da ao judicial e seu curso recomea (prescrio intercorrente s verificada no caso de abandono da ao), pela metade (1 ano), a partir da citao. Todavia, STJ no aceita esta espcie de prescrio intercorrente: REsp 242836, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ 28.06.00, REsp 236232, Rel. Min. Humberto Barros, DJ 31.08.00. OBS.: O contribuinte pode optar pela restituio do valor indevido ou pela compensao, desde que esteja autorizada por Lei (art. 170, CTN).

CONSIGNAO EM PAGAMENTO:
o Versa somente sobre crdito que o consignante se prope pagar (art. 164, 1 do CTN).

o So CASOS, exemplos de consignao: a) de recusa de recebimento por parte da autoridade administrativa; b) quando a autoridade administrativa subordina o recebimento ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigao acessria; c) quando a autoridade administrativa subordina o recebimento ao cumprimento de exigncias administrativas sem fundamento legal; d) quando ocorre exigncia, por mais de uma pessoa jurdica de direito pblico, de tributo idntico sobre um mesmo fato gerador (bitributao). o Quanto aos EFEITOS da consignao em pagamento:

Os efeitos esto previstos no 2 do art. 164, CTN: se julgada procedente a consignao, o pagamento se reputa efetuado e a importncia consignada convertida em renda . Se julgada improcedente, no todo ou em parte, cobra-se o crdito acrescido de juros de mora, sem prejuzo das penalidades cabveis. o Os tribunais no vm admitindo consignao em pagamento mediante oferta de Ttulos da Dvida Pblica (TDAs) porque o art. 164 se refere importncia do crdito (ou seja, dvida em dinheiro) e

2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

8/10

tambm porque tais ttulos no tm efeito liberatrio, como meio de quitao de tributos. OBS.: A ao de consignao em pagamento no se confunde com o depsito: O depositante no quer pagar, quer discutir o valor do dbito e, se vencedor, recobrar o depsito. O sujeito passivo discorda de fazer o pagamento e tenta impugnar sua exigncia. O depsito pode ocorrer em sede administrativa ou judicial. O consignante no quer discutir o dbito, quer pag-lo e no est conseguindo. Sempre na esfera judicial.

PALAVRAS E EXPRESSESCHAVES

9.2.1

Extino da exigibilidade do crdito tributrio Modalidades de extino: o Pagamento; o Transao; o Remisso; o Converso de depsito em renda; o Deciso administrativa irreformvel; o Deciso judicial transitada em julgado, o Dao em pagamento em bem imveis. Enfoque especial sobre: o Compensao; o Consignao em pagamento; o Restituio de Tributos.

Decadncia e prescrio do crdito tributrio


o Estas duas modalidades de extino do crdito tributrio tm como pressupostos: a existncia de um direito exercitvel, o decurso do tempo e a inrcia de seu titular. No vigente direito positivo tributrio brasileiro tanto a decadncia como a prescrio podem ser reconhecidas de ofcio, uma vez que tm o mesmo efeito: ambas extinguem o crdito tributrio e, por conseqncia, a obrigao tributria principal, envolvendo, por isso norma de ordem pblica. O LANAMENTO O MARCO entre a decadncia e a prescrio, a maioria dos autores entende desta maneira. Decadncia: a perda do direito de ter o Direito, no caso, do direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio. Este Direito extinguindo-se aps 5 anos, contados de acordo com os incisos I e II do artigo 173 do CTN:

o o

2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

9/10

I do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; necessrio que a Fazenda Pblica tenha tomado conhecimento da ocorrncia do fato gerador, porque s assim poder efetuar o lanamento, por isso, que a doutrina entende que o prazo inicia da data do FG. II da data em que tornar definitiva a deciso que houver anulado o lanamento por vcio formal.
OBS.: Contagem do prazo decadencial (ver tabela) Caso Concreto.

Prescrio: retira a possibilidade de a Fazenda Pblica de cobrar o seu crdito tributrio ( art. 174 do CTN) a perda do direito de exercer o Direito, de exercer o direito ao pretenso para cobrana do crdito tributrio. A contagem do prazo da prescrio mais simples, ocorre em 5 anos da data em que o Fisco constitui definitivamente o crdito tributrio (art. 174 do CTN). J, diferentemente da decadncia, na prescrio h causas de interrupo do prazo. A interrupo implica no reincio da contagem de todo o prazo, desprezando-se o perodo decorrido. As causas de interrupo do prazo prescricional esto estabelecidas nos seguintes incisos do artigo 174 do CTN: I pelo despacho do juiz que ordenar a citao em execuo (inciso modificado pela Lei Complementar 118 de 2005, em vigor desde 09.06.2005), anteriormente a esta LC interrompia-se o prazo pela citao pessoal feita ao devedor; II pelo protesto judicial; III por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; IV por qualquer ato inequvoco ainda que extrajudicial, que reconhecimento do dbito pelo devedor. importe em

H controvrsia doutrinria e jurisprudencial no sentido da existncia de suspenso do prazo prescricional. O CTN no trata expressamente a respeito, a Lei 6.830/80 trata nos artigos 2, 3 e no do artigo 40. Ricardo Lobo Torres entende existir esta suspenso, embora o CTN no cuide sistematicamente, alm de afirmar que as causas de suspenso do crdito tributrio (art. 151 a 155 do CTN) suspendem a prescrio, j Leandro Paulsen diz que a LEF ordinria o CTN considerado como LC e no pode uma lei ordinria se sobrepor LC, pelo princpio da hierarquia das normas, e tambm este o entendimento do STJ. Ento para o professor Ricardo Lobo Torres h prazos prescricionais de interrupo e de suspenso do crdito tributrio. Assim, interrompido o prazo prescricional recomea a contar por inteiro, como se nenhum prazo tivesse ocorrido, e suspenso o prazo computa-se o tempo decorrido, prosseguindo de onde parou.
OBS.: Segundo Ricardo L. Torres: No h prescrio intercorrente no processo tributrio administrativo, ou seja, entre o lanamento e a deciso administrativa no corre o prazo prescricional, porque a constituio definitiva do crdito tributrio se dar com a deciso definitiva do Conselho de Contribuintes.

OBS.: Contagem do prazo prescricional (ver tabela) Caso Concreto.


2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

10/10

o Diferenas entre decadncia e prescrio: Decadncia: a) impede o exerccio do poder de tributar, de constituir o crdito tributrio; b) perece o direito ( a perda do direito de ter o Direito de constituir o crdito tributrio); c) No se suspende nem interrompe o prazo; Prescrio: a) prejudica a cobrana do crdito j constitudo; b) perece a ao, a pretenso ( a perda do direito de exercer o Direito de propor a ao - a execuo fiscal); c) na prescrio h causas interruptivas previstas no CTN.

9.3.2. Prescrio de aes do contribuinte


o o o o As principais aes propostas pelo sujeito passivo (contribuinte ou responsvel), tambm, no tm prazo perptuo para ajuizar. O CNT estabelece expressamente o prazo prescricional de duas espcies de aes: Ao de repetio de indbito e Ao anulatria. Ao de repetio de indbito: prazo prescricional de 5 anos, nos termos do artigo 168 do Cdigo Tributrio Nacional. Ao anulatria: prazo prescricional de 2 anos, nos termos do artigo 169 do Cdigo Tributrio Nacional.

PALAVRAS E EXPRESSESCHAVES

Extino da exigibilidade do crdito tributrio o Decadncia e prescrio; o Contagem dos prazos (tabela anexa).

Referncias: MACHADO. Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 27. ed. So Paulo: Malheiros, 2006. PAULSEN. Leandro. Direito Tributrio Constituio e Cdigo Tributrio luz da doutrina e jurisprudncia. 4. ed. Rio Grande do Sul: Livraria do Advogado, 2008. ROSAS JR., Luiz Emygdio Franco da. Direito Financeiro & Janeiro: Renovar, 2009. Direito Tributrio . 22. ed. Rio de

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de Direito Financeiro e Tributrio. 17. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2010.

2012 Copyright Prof Elizabete Rosa de Mello

Anda mungkin juga menyukai