Anda di halaman 1dari 5

QUESTES DE DIREITO PRIVADO

DIREITO DO TRABALHO FCC - 2013 - TRT - 12 Regio (SC) - Analista Judicirio - rea Judiciria 1. Hermes trabalhou como empregado da empresa "Olimpo Industrial Ltda." durante trs meses, sendo que no perodo foram contabilizadas quarenta faltas sem justificativa e no consecutivas, vinte e cinco atrasos no horrio de entrada, alm de ter recebido algumas advertncias por apresentar produo mensal bastante inferior, comparada aos colegas do setor que trabalham nas mesmas condies. Nessa situao, conforme previso do artigo 482 da CLT, est caracterizada a justa causa para resciso contratual pelo empregador na modalidade de a) abandono de emprego. b) ato de indisciplina. c) desdia no desempenho das respectivas funes. d) ato de insubordinao. e) incontinncia de conduta.

FCC - 2013 - TRT - 12 Regio (SC) - Tcnico Judicirio 2. O contrato individual de trabalho possui conceituao, classificao e caractersticas previstas na Consolidao das Leis do Trabalho. INCORRETO afirmar que : a) o contrato de experincia, que uma das modalidades do contrato por prazo determinado, no poder exceder noventa dias. b) o contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de um ano, podendo ser prorrogado no mximo duas vezes, dentro do limite de um ano, sob pena de vigorar por prazo indeterminado c) o contrato individual de trabalho poder ser acorda- do tcita ou expressamente, verbalmente ou por es- crito e por prazo determinado ou indeterminado. d) para fins de contratao, o empregador no exigir do candidato a emprego comprovao de experincia prvia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade. e) se considera como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada.

FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Administrativa 3. Em relao ao contrato individual de trabalho, de acordo com a CLT:

a) A mudana na propriedade da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. b) A alterao na estrutura jurdica da empresa afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. c) A alterao na estrutura jurdica da empresa afetar os direitos adquiridos por seus empregados. d) A responsabilidade das empresas integrantes de grupo econmico em relao aos direitos dos empregados subsidiria. e) Poder ser solidria ou subsidiria a responsabilidade das empresas integrantes de grupo econmico no formalizado nos termos da lei, pelos direitos dos empregados. www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


GABARITOS: 1-C 2-B 3-A

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


DIREITO PROCESSUAL CIVIL FCC - 2013 - AL-PB - Procurador 4. o da O pedido do autor delimita a jurisdio a ser prestada. O princpio processual que informa essa delimitao

a) durao razovel do processo. b) eventualidade. c) imparcialidade. d) adstrio ou congruncia. e) celeridade ou economia processuais.

FCC - 2012 - TRT - 20 REGIO (SE) - Juiz do Trabalho - Tipo 1 5. O Cdigo de Processo Civil prev que o comparecimento espontneo do ru aos autos supre a falta de sua citao. Nessa norma vislumbra-se o princpio processual a) da instrumentalidade dos atos processuais. b) da eventualidade. c) da congruncia ou adstrio. d) da persuaso racional. e) do livre convencimento do juiz.

FCC - 2012 - TRF - 5 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria 6. " defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado". No que se refere ao princpio processual civil trata-se a) da eventualidade ou especificidade. b) da correlao ou congruncia. c) do livre convencimento e persuaso racional. d) da legalidade e isonomia processuais. e) da inafastabilidade da jurisdio.

GABARITOS: 4-D 5-A 6-B www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


DIREITO CIVIL FCC - 2013 - TRT - 6 Regio (PE) - Juiz do Trabalho 7. A Lei n 2 disps sobre toda a matria de que tratava a Lei n 1; a Lei n 4 trouxe disposio incompatvel com a Lei n 3, a Lei n 6 expressamente revogou algumas disposies da Lei n 5 e a Lei Geral no 8 trouxe, sobre a mesma matria,disposies a par da Lei Especial n 7. Pode-se,ento, afirmar que: a) a Lei n 3 e a Lei n 7 sofreram revogao tcita. b) a Lei n 5 foi derrogada e a Lei n 7 no sofreu revogao parcial, nem total. c) a Lei n 5 foi ab-rogada e a Lei n 7 sofreu derrogao. d) a Lei n 7 foi revogada tacitamente e a Lei n 5 foi expressamente ab-rogada.

FCC - 2013 - AL-PB - Procurador 8. Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito. Esta norma jurdica consubstancia o princpio da obrigatoriedade: a) da jurisdio a ser prestada. b) da ao a ser proposta. c) da lei a ser aplicada. d) do impulso oficial por parte do juiz. e) do livre convencimento do julgador.

GABARITOS: 7-B 8-A www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


DIREITO EMPRESARIAL (COMERCIAL) FCC - 2013 - TJ-PE - Titular de Servios de Notas e de Registros - Provimento 9. O contrato social da sociedade limitada mencionar

a) as pessoas naturais ou jurdicas incumbidas da administrao da sociedade. b) as quotas, com ou sem valor nominal, de cada scio no capital social. c) se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. d) a firma social ou denominao, integradas pela palavra final limitada. e) as prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios.

FCC - 2013 - TRT - 6 Regio (PE) - Juiz do Trabalho 10. O plano de recuperao judicial poder prever, observada a legislao pertinente a cada caso, dentre outros meios de recuperao, a) a ineficcia dos contratos de alienao fiduciria. b) a alienao de bem objeto de garantia real, com a supresso da garantia, independente de aprovao expressa do credor titular da respectiva garantia. c) nos crditos em moeda estrangeira, o afastamento da variao cambial, independente de aprovao expressa do credor titular do respectivo crdito. d) a reduo salarial e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva. e) o parcelamento dos crditos tributrios no prazo mximo de quinze anos.

GABARITOS: 9-D 10 - D www.concursovirtual.com.br

Anda mungkin juga menyukai