Anda di halaman 1dari 16

UNIARA- Centro Universitrio de Araraquara

Arquitetura e Urbanismo

MATERIAIS DE CONSTRUO Estudo do Projeto: Casa Acapulco- Flvio Castro


PARTE II Sistema Construtivo

Araraquara -SP 12/05/2013


1

MATERIAIS DE CONSTRUO II Estudo do Projeto: Casa Acapulco- Flvio Castro


PARTE II Sistema Construtivo

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Materiais de Construo II, como parte da avaliao do 2 bimestre.

Bruna Lopes Jssica Gomes Mayara Godoy Patrcia Pereira

n 10 n 20 n 32 n 80

Professor: Daniel Marostegan e Carneiro

Araraquara 19/06/2013
2

ndice
Introduo..............................................................................................................04 A composio do concreto armado........................................................................05 O cimento...............................................................................................................06 Os agregados.........................................................................................................07 A gua....................................................................................................................07 O conceito de concreto armado.............................................................................08 A armadura de concreto armado...........................................................................09 A histria do concreto armado...............................................................................09 Principais normas brasileiras para concreto armado.............................................11 Concreto armado aplicado em outras construes................................................12 Lajes............................................................................................................12 Vigas...........................................................................................................13 Pilares.........................................................................................................14

Tubulo de blocos de fundao..............................................................................14 Outra construo que utiliza concreto armado.....................................................15 Bibliografia............................................................................................................16

Introduo
A escolha do nosso projeto do primeiro bimestre foi a Casa Acapulco, localizada na cidade do Guaruj, litoral do Estado de So Paulo, Brasil. Construda pelo arquiteto Flvio Castro, onde alm de planejar toda sua arquitetura, tambm fez cada mnimo detalhamento, desde sua fundao, at a escolha dos mveis. A Casa Acapulco, uma construo de dois andares, repleta de panos de vidro para dar uma tima iluminao, com muita utilizao tambm de metal nos seus pequenos detalhes e tambm bem integrada ao ambienta exterior, com sua grande piscina, e seu diferencial, que seria sua sauna de telhado verde e a entrada submersa da mesma. Como foi proposta a segunda etapa do trabalho para o segundo bimestre, diante de nossas pesquisas, definimos que o material mais usado no sistema construtivo da Casa Acapulco foi o concreto armado. Sua parte externa feita de concreto armado revestido por alvenaria. Essa escolha fez com que essa casa recebesse uma aparncia luxuosa e bem resolvida. A estrutura de concreto que possui em seu interior, armaes feitas de barras de ao, chamada de concreto armado. Essas armaes so necessrias para atender a deficincia do concreto em resistir a esforos de trao e so indispensveis na execuo de peas como vigas e lajes.

A composio do concreto armado


Os primeiros materiais a serem empregados nas construes foram a pedra natural e a madeira, sendo o ferro e o ao empregados sculos depois. O concreto armado s surgiu mais recentemente, por volta de 1850. O concreto armado um material de construo considerado bom, onde apresenta duas caractersticas bsicas: resistncia e durabilidade. Diferente da pedra natural, que tem resistncia compresso e durabilidade muito elevadas, porm, tem baixa resistncia a trao. A madeira tambm razovel, mas tem durabilidade limitada. O ao tem resistncia alta, mas requer proteo contra a corroso.

Analisando as qualidades de cada material e tambm suas vulnerabilidades, foi criada a proposta de um novo material, onde atendesse a todos os requisitos numa coisa s, aliando as qualidade da pedra com as do ao, com as vantagens de poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e proporcionar a necessria proteo contra a corroso, criando assim o concreto armado. O concreto composto por cimento, gua, agregado mido (areia) e agregado grado (pedra ou brita), e ar. Pode tambm conter adies (cinza volante, pozolanas, slica ativa, e etc.) e aditivos qumicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades bsicas.

O Cimento
O cimento Portland um p fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ao da gua. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido ao da agua, o cimento Portland no se decompe mais. O cimento o principal elemento dos concretos e o responsvel pela transformao da mistura de materiais que compem o concreto no produto final desejado.

O cimento composto de clnquer e de adies, sendo o clnquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimento. O clnquer tem como matriasprimas bsicas o calcrio e a argila. A propriedade bsica do clnquer que ele um ligante hidrulico, que endurece em contato com a gua.

Os Agregados
Os agregados podem ser definidos como os materiais granulosos e inertes que entram na composio das argamassas e concretos. So muito importantes no concreto porque cerca de 70% da sua composio constituda pelos agregados, e so os materiais de menos custo dos concretos.

Os agregados so classificados quanto origem em naturais e artificiais. Os agregados naturais so aqueles encontrados na natureza, como areias de rios e pedregulhos, tambm chamados cascalho ou seixo rolado. Os agregados artificiais so aqueles que passaram por algum processo para obter as caractersticas finais, como as britas originrias da triturao de rochas.

A gua
A gua extremamente fundamental no concreto, para possibilitar as reaes qumicas do cimento, chamadas reaes de hidratao, que iro garantir as propriedades de resistncia e durabilidade do concreto. Tem tambm a funo de lubrificaras demais partculas para proporcionar o manuseio do concreto. Normalmente a gua potvel a indicada paa a confeco dos concretos.

O conceito de concreto armado


O concreto um material que apresenta alta resistncia s tenses de compresso, porm apresenta baixa resistncia trao. Assim sendo, importantssimo a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistncia trao, com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir s tenses de trao atuantes. Com esse material, disposto convenientemente, resistir s tenses de trao atuantes. Com esse material composto (concreto e armadura barras de ao), surge ento o chamado concreto armado, onde as barras da armadura absorvem as tenses de compresso, no que pode ser auxiliado tambm por barras de ao. No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenmeno da aderncia, que essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois no basta apenas juntar os dois materiais para se ter o concreto armado. Para a existncia do concreto armado imprescindvel que haja real solidariedade entre ambos, o concreto e o ao, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta. Em resumo, pode-se definir o concreto armado como a unio do concreto simples e de um material resistente trao (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforos solicitantes.

A NBR 6118/03 (item 3.1.3) define: Elementos de concreto armado: aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderncia entre concreto e armadura e nos quais no se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materializao dessa aderncia. Armadura passiva qualquer armadura que no seja usada para produzir foras de protenso, isto , que no seja previamente alongada.
8

A Armadura do concreto armado


A armadura do concreto armado chamada armadura passiva, o que significa que as tenses e deformaes nela aplicadas devem-se exclusivamente aos carregamentos aplicados nas peas onde est inserida. Como armadura, deve ter um material com altas resistncias mecnicas, principalmente resistente a trao. A armadura no tem que ser necessariamente de ao, pode ser de outro tipo e material, como fibra de carbono, bambu, etc.

A histria do concreto armado


A cal hidrulica e o cimento pozolnico (de origem vulcnica) j eram conhecidos pelos romanos como aglomerante. O cimento Portland, conhecido hoje em dia, foi descoberto na Inglaterra por volta do ano de 1824, e a produo industrial foi iniciada aps 1850.

A primeira associao de um metal argamassa de pozolana remonta poca dos romanos. No ano de 1770, em Paris, associou-se ferro com pedra para formar vigas como as modernas, com barras longitudinais na trao e barras transversais ao cortante. Considera-se que o cimento armado surgiu na Frana, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela Histria sendo um barco, do francs Lambot, o qual foi apresentado oficialmente em 1855. O barco foi construdo com telas de fios finos de ferro, preenchidas com argamassa. Embora os barcos funcionassem, no alcanaram sucesso comercial.

A partir de 1861, outro francs, Mounier, que era um paisagista, horticultor e comerciante de plantas ornamentais, fabricou uma enorme quantidade de vasos de flores de argamassa de cimento com armadura de arame, e depois reservatrios e uma ponte com vo de 16,5 m. Foi o inicio do que hoje se conhece como Concreto Armado. At cerca do ano de 1920, o concreto armado era chamado de cimento armado.

10

Principais normas brasileiras para concreto armado


A principal norma para o projeto de estruturas de concreto armado e protendido a NBR 6118/2003 Projeto de estrutura de concreto Procedimento. Outras normas que regulamentam o projeto e a execuo de obras de concreto so: - NBR 6120/80 Cargas para o clculo de estruturas de edificaes Procedimento; - NBR 6122/96 Projeto e execuo de fundaes Procedimento; - NBR 6123/87 Foras devido ao vento em edificaes Procedimento; - NBR 6349/91 Fios, barras e cordoalhas de ao para armaduras de protenso Ensaio de trao Mtodo de ensaio; - NBR 7187/03 Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido Procedimento; - NBR 7188/84 Cargas mveis em ponte rodoviria e passarela de pedestres; - NBR 7189/85 Cargas mveis para projeto estrutural em obras ferrovirias; - NBR 7191/82 Execuo de desenhos para obras de concreto simples ou armado; - NBR 7477/82 Determinao do coeficiente de conformao superficial de barras e fios de ao destinados a armaduras de concreto armado Mtodo de ensaio; - NBR 7480/96 Barras e fios destinados a armaduras de concreto armado Especificaes; - NBR 7481/90 Tela de ao soldada Armadura para concreto Especificaes; - NBR 8522/84 Concreto Determinao do mdulo de deformao esttica e diagrama Tenso-deformao Mtodo de ensaio; - NBR 8548/84 Barras de ao destinadas a armaduras para concreto armado com emenda mecnica ou por solda Determinao da resistncia trao Mtodo de ensaio; - NBR 8681/84 Aes e segurana nas estruturas Procedimento; - NBR 8953/92 Concreto para fins estruturais Classificao por grupos de resistncia Classificao; - NBR 8965/85 Barras de ao CA 42S com caractersticas de soldabilidade destinadas a armaduras para concreto armado Especificao;

11

- NBR 9062/85 Projeto e execuo de estruturas de concreto pr-moldado Procedimento; - NBR 11919/78 Verificao de emendas metlicas de barras de concreto armado Mtodo de ensaio; - NBR 12141/92 Concreto Determinao da resistncia trao na flexo em corpos-de-prova prismticos Mtodo de ensaio; - NBR 14432/00 Exigncias de resistncia ao fogo de elementos construtivos de edificaes Procedimento.

Concreto armado aplicado em outras construes


Nas construes de concreto armado, sejam elas de pequeno ou de grande porte, trs elementos estruturais so bastante comuns: as lajes, as vigas e os pilares. Por isso, esses so os elementos estruturais mais importantes. Outros elementos, que podem no ocorrer em todas as construes, so: blocos e sapatas de fundao, estacas, tubules, consolos, vigas-parede, tirantes, etc. Laje

As lajes so os elementos planos que destinam a receber a maior parte das aes aplicadas numa construo, como de pessoas, mveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em funo da finalidade arquitetnica do espao fsico que a laje faz parte. As aes so comumente perpendiculares ao plano da laje, podendo ser divididas em: distribudas na rea (peso prprio, revestimento de piso, etc.), distribudas linearmente (paredes) ou foras concentradas (pilar apoiado sobre laje). As aes so geralmente transmitidas para as vigas de apoio nas bordas da laje, mas eventualmente tambm podem ser transmitidas diretamente aos pilares.

12

As lajes macias de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 cm a 15 cm, so comuns em edifcios de pavimentos e em construes de grande porte, como escolas, indstrias, hospitais, pontes, etc. De modo geral, no so aplicadas em construes residenciais e apresentam vantagens nos aspectos custo e facilidade de construo. Vigas

Pela definio da NBR 6118/03 (item 14.4.1.1), vigas so elementos lineares em que a flexo preponderante. As vigas so classificadas como barras e so normalmente retas e horizontais, destinadas a receber aes das lajes, de outras vigas, de paredes de alvenaria, e eventualmente de pilares, etc. A funo das vigas basicamente vencer vos e transmitir as aes nelas atuantes para os apoios, geralmente os pilares.

As aes so geralmente perpendicularmente ao seu eixo longitudinal, podendo ser concentradas ou distribudas. Podem ainda receber foras normais de compresso ou de trao, na direo do eixo longitudinal. As vigas, assim como as lajes e os pilares, tambm fazem parte da estrutura de contraventamento responsvel por proporcionar a estabilidade global dos edifcios s aes verticais e horizontais.

13

Pilares

Os pilares so elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as foras normais de compresso so preponderantes (NBR 6118/2003, item 14.4.1.2). So destinados a transmitir as aes s fundaes, embora possam tambm transmitir para outros elementos de apoio. As aes so provenientes geralmente das vigas, bem como das lajes tambm.

Os pilares so os elementos estruturais de maior importncia nas estruturas, tanto do ponto de vista da capacidade resistente dos edifcios quanto no aspecto de segurana. Alm da transmisso das cargas verticais para os elementos de fundao, os pilares podem fazer parte do sistema de contraventamento responsvel por garantir a estabilidade global dos edifcios s aes verticais e horizontais. Tubulo e blocos de fundao

Os blocos de fundao so utilizados para receber as aes dos pilares e transmit-las aos solos, diretamente ou atravs de estacas ou tubules. Estacas so elementos destinados a transmitir as aes ao solo, por meio de atrito ao longo da superfcie de contato e pelo apoio da ponta inferior no solo.

14

Outra construo que utiliza concreto armado:


Para destacarmos a utilizao do concreto armado, escolhemos mostrar uma das mais famosas obras de Oscar Niemeyer, o Congresso Nacional do Brasil, localizado em Braslia. A obra monumental, provida de muito concreto armado, tanto em vigas, pilares e lajes, principalmente por ser um edifcio de tantos andares.

15

Bibliografia:
http://www.tooluizrego.seed.pr.gov.br/ http://www.ufvjm.edu.br Concreto Armado eu te amo Manoel Henrique Campos Botelho http://www.niemeyer.org.br/

Imagens:
Google Imagens

16

Anda mungkin juga menyukai